sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Mais uma mentira de Yeda, os pobres pagam a conta

A governadora do RS, Yeda Crusius, está anunciando um corte linear (ou seja, um corte cego, burro, sem distinguir o fundamental do superficial) de 30% no custeio de cada secretaria do RS. Com isso, os serviços públicos do RS perderão qualidade. Por falta de serviços de saúde, gaúchos morrerão. Por falta de segurança, gaúchos morrerão. Por falta de educação, gaúchos não levarão o estado adiante.

Em campanha, a governadora prometeu melhorar os serviços à população. Ou seja, mais uma mentira. Além do sadismo. Além do horror ao povo típico do PSDB.

Ao mesmo tempo, a governadora pretende anistiar dívidas do ICMS de um pequeno grupo de empresas. É o velho amor à oligarquia e à (c)elite br(o)nca típicos do PSDB.

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Hélio Fernandes recomenda: LEMBREM-SE!

" [...]Todo o mérito a respeito do levantamento destes números cabe ao jornalista e pesquisador, VANDERLEY PEQUENO TEIXEIRA e à AGÊNCIA NOVAE. Ainda existe credibilidade, vontade, dignidade, independência e espírito público para produzir e distribuir dados como os que estão aí.

O cidadão-contribuinte-eleitor pode guardá-los, emprestá-los, copiá-los, divulgá-los, estudá-los. Só não poderá contestá-los. Estão acima de partidos, nomes, propaganda, marqueting, interesses ou ambições. Representam fatos, fatos, fatos, da lancinante ERA FHC."

(Esta exposição de tragédias foi feita por Vanderley no final de 2002, ou no apagão das luzes(?) daquele ano, o que é mais exato. Felizmente nós tínhamos guardado nas urnas o nosso Fiat Lux. - Nota de Jean Scharlau.)

"1 - O gás de cozinha subiu, nesses 8 anos, 472%.

2 - A energia elétrica subiu, em 8 anos, 368%.

3 - A tarifa de telefones fixos subiu, nos 8 anos, 3.700%.

4 - Água e esgoto subiram, em 8 anos, 420%.

5 - Transporte urbano subiu, nos últimos 8 anos, 300%.

6 - O dólar de US$ 0,80 cents, na edição do Plano real,
chegou a mais de 3 reais, quase 4.

7 - A dívida pública de 62 bilhões, em 1995, foi deixada em 819 bilhões de reais.

8 - Em 1994, nossa dívida externa era de US$ 148 bilhões. Nos últimos quatro anos, pagamos 126 bilhões, 226 milhões e 800 mil. Assim mesmo ela não parou de crescer. Devemos, hoje, 235 bilhões de dólares.

9 - O salário mínimo, mesmo reajustado acima da média dos demais salários, afasta-se cada vez mais dos míseros 100 dólares que foram prometidos por FHC.

10 - Temos hoje 12 milhões de pessoas desempregadas.

11 - Temos 53 milhões na indigência.

12 - Temos 21 milhões na miséria.

13 - Só nós e a Guatemala temos um salário mínimo tão pequeno no continente, superados pela Nicarágua, o Haiti, o Paraguai e demais vizinhos.

14 - Este ano de 2003, estaremos enviando para o exterior 101 bilhões de reais como pagamento dos juros da dívida externa.

15 - Essa dívida é multiplicada a cada 12 meses.

16 - As empresas públicas privatizadas têm suas tarifas aumentadas muito acima da inflação, várias vezes por ano, e o governo acabou de ressarci-las daquilo que não faturaram com o racionamento, por responsabilidade do próprio governo, nos últimos 8 anos. De FHC, claro.

17 - Todos nós pagamos obrigatoriamente a CPMF, mas quem especula na bolsa de valores está isento, nacionais e estrangeiros.

18 - Os bancos receberam auxílio do PROER mas o cidadão comum quando não pode pagar suas contas tem o nome no SPC, Serasa, as contas de luz, água e telefone cortadas, e pode ter sua casa tomada se for débito do IPTU.

19 - Os bancos obtiveram lucro de bilhões de dólares, no primeiro semestre.

20 - O cheque especial cobra juros de mais 200% ao ano."

"Um lembrete e um esclarecimento: tudo o que está aqui, representa aquilo que atinge DIRETAMENTE o cidadão-contribuinte-eleitor, diariamente. Multipliquem por quantas vezes quiserem, e então vai aparecer o terrível retrato digital, INDIRETO, da impressionante mistificação de FHC e sua equipe econômica. [...]"

Hélio Fernandes, em sua coluna na Tribuna da Imprensa, ontem, dia 2 de janeiro.