sábado, 11 de dezembro de 2010
Mídia Livre terá espaço no RS
Wikileaks: Com ajuda de José Serra, americanos de olho no pré-sal
Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DA PRESIDENTE DILMA
Sistemas de ensino vivem crise em todo o mundo, avalia especialista
Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgados esta semana, mostram que muitos países considerados referência em qualidade de educação não conseguiram melhorar o desempenho ou até mesmo pioraram – como o Reino Unido, a Holanda, França e Austrália. Para o especialista em educação e ex-representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil Jorge Werthein, os números mostram que “todos os países estão enfrentando uma crise em qualidade de educação”.
A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. Em 2009, participaram 65 países. O Brasil, apesar de ter melhorado seus resultados, ficou em 54° lugar. A média dos países-membros da organização ficou inalterada.
Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL
CD-Rom vai mostrar aos estudantes história das vítimas da ditadura
Montado a partir dos arquivos do projeto Direito à Memória e à Verdade, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e outros documentos e com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CD-ROM conterá mais do que a biografia dos perseguidos políticos. Abordará também a criatividade da cultura brasileira no períodoque vai de 1962 a 1985.
Trezentas canções - Através do material, professores e estudantes conhecerão melhor o contexto histórico e cultural do período com acesso a quatro mil fotografias e ilustrações. E mais trechos de 300 canções e filmes que remetem o espectador/ouvinte para uma viagem no tempo circulando por três décadas da história do país, desde o governo constitucional de João Goulart, passando pelo golpe militar, a consolidação do autoritarismo até o retorno da democracia.
Vejam mais detalhes em BRASILIA CONFIDENCIAL
Pascual Serrano: "O divórcio entre a realidade e o que chega às mídias é abismal"
O escritor e jornalista Pascual Serrano é assessor editorial da cadeia latino-americana TeleSur e colabora no Le Monde Diplomatique, além de co-fundador de Rebelión. Seu último livro, Desinformación. Cómo los medios ocultan el mundo (Ed. Península), chegou a cinco edições, apesar do apagão que supõe as zero resenhas que tem publicado as grandes midias espanholas.
P: Como surge este livro sobre a manipulação nas mídias?
R: Este livro surge depois de dois anos de trabalho na Telesur, de onde eu chego como diretor editorial com objetivo, chamemo-lo assim, de explicar o mundo. TeleSur é um canal internacional de notícias promovido por vários paises latino-americanos. Me dei conta de que tanto os padrões mentais dos jornalistas como o que chegava pelas agencias não servia para explicar a política internacional e então disse a mim mesmo que não se parecia com o que sucede no mundo e além disso não se sustenta. Tudo isso que quis fazer na TeleSur, que era entrevistar analistas especializados, buscar bibliografias muito especializa de determinadas questões complexas, buscar fontes originais, testemunhos de primeira mão, não estar submetido a pressões ou interesses, tudo isso levou ao livro e pude comprovar enquanto o desenvolvia como o divórcio entre a realidade, segundo contavam os conhecedores do Afeganistão ou da Colômbia, e o que realmente chegava às mídias era abismal; era algo que eu já imaginava. Tratava-se de tentar demonstrar de um modo sério e rigoroso essa tese que tantas vezes temos comentado para a qual fazia falta repassar ao mundo nos últimos anos, percorrer os cinco continentes e preencher as 600 páginas.
Vejam a entrevista em L'INFORMATIU
Kátia Abreu recebe a Motosserra de Ouro
Visto no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA
Tradução de comunicado do Wikileaks
A batalha entre a censura e a liberdade de expressão está escalando. Esta semana viu Amazon, Tableau, EveryDNS e Paypal abandonarem, em rápida sucessão, os serviços ao Wikileaks, ataques distribuídos de negação de serviço que fizeram com que o site saísse do ar múltiplas vezes e crescente pressão política dos governos dos Estados Unidos (2), da Austrália e da França.
LEIA A TRADUÇÃO: por Idelber Avelar (do original).
LEIA TAMBÉM:Wikileaks: O 1º preso político global da internet e a Intifada eletrônica
Don’t Look, Don’t Read
Os ataques dos EEUU no Yemen matam cinco vezes mais civis que combatentes
Mais uma guerra da qual nada nos contam
Londres, 9 dez (EFE).- Os Estados Unidos leva a cabo uma guerra secreta no Yemen que já matou cinco vezes mais civis que supostos terroristas, informa hoje o diário britânico The Times.
Nos últimos meses, os EEUU lançaram quatro ataques com mísseis cruzeiro contra objetivos da Al Qaeda na Península Arábica, onde mataram 200 civis mas somente 40 terroristas, disse o jornal. Os detalhes desses ataques se produzem depois da publicação pelo Wikileaks de documentos diplomáticos segundo os quais o governo yemeni tem fingido algumas vezes de ser o responsável por essas operações para proteger as costas de Washington.
Fontes do governo yemeni tem dado ao diário britânico detalhes dos ataques e o custo em vidas civis, algo que vinham suspeitando durante muito tempo grupos de defesa dos direitos humanos. Segundo os serviços de inteligência ianque, a Al Qaeda deslocou seu centro de operações da fronteira afegã-paquistaní ao Yemen.
Vejam mais detalhes em INSUBMISSIA
Vargas Llosa: la tumba de la dignidad
La dignidad humillada, la dignidad pisoteada, jamás hubiéramos imaginado tanta vileza.
Conocí al escritor peruano, hoy español, Mario Vargas Llosa en la Semana del Autor, realizada en el Instituto de Cooperación Iberoamericana de Madrid en el mes de mayo de 1984. En ese entonces con toda solemnidad fue presentado por el director del centro Luis Yañez Barnuevo, como uno de los más connotados escritores de la lengua hispana. Vargas Llosa iba vestido de punta en blanco, mancuernas de oro, corbata a la moda y zapatitos de cafiche italiano. El público desde tempranas horas abarrotaba el recinto ansioso por escuchar las palabras de uno de los profetas del boom latinoamericano.
(...)
Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
INDÚSTRIA: A PRODUÇÃO DE CARBONATO DE LÍTIO DISPARÁ EM 2011 COM A EXTRAÇÃO NO SALAR DE UYUNI (BOLÍVIA)
O término da obtenção de petróleo a preço barato tem provocado na indústria automobilística uma busca por uma alternativa mais econômica. E ainda aproveita para dar um aspecto verde: o automóvel elétrico. Atualmente não nenhuma opção definitiva, mas a indústria automobilística lançou-se em busca do lítio para o desenvolvimento de baterias lítio-íon. Este metal é um recurso encontrado especialmente na América Latina e, possivelmente, no Afeganistão. Sobre essas zonas tem-se lançado governos, empresas de minério e marcas de automóveis para assegurarem-se das reservas deste metal.
Vejam mais detalhes em PERIÓDICO DIAGONAL
Entidades pedem condenação de responsáveis pelo golpe em tribunal internacional
A comunicação pede claramente não só a investigação, mas também a condenação dos que perseguiram ou ordenaram a perseguição política de hondurenhos/as que se manifestaram pública e pacificamente contra o golpe de Estado. O documento também chama atenção para a contribuição dada por donos de meios de comunicação e por religiosos.
Brancaleone contra-ataca
Jay Rosen, conhecido por estimular o jornalismo cidadão e por denunciar conchavos na grande imprensa, afirma que a imprensa tradicional fracassou na tarefa de fiscalizar o poder e defender os valores democráticos. Funcionários, militares e outras pessoas que têm acesso a informações sensíveis preferem entregá-las ao WikiLeaks porque não confiam nos meios tradicionais.
A manifestação de Lula, convocando explicitamente a sociedade e principalmente a imprensa a defenderem Julian Assange em nome da liberdade de informação, ganhou destaque na imprensa internacional e citações nas primeiras páginas do Globo e do Estado de S.Paulo em suas edições de sexta-feira (10/12).
Vejam mais detalhes na REVISTA FÓRUM
Lançamento do filme O Grande Tambor
Dia 13, 20h, em Porto Alegre, no Cinebancários.
Dia 15, em Canela.
Dia 16, 21h, em Porto Alegre, no Odomodê.
Sinopse:
O filme narra a trajetória do Tambor de Sopapo, que carrega a história da diáspora africana no Rio Grande do Sul. Sua matriz vem pelas mãos e mentes dos africanos escravizados para a região das charqueadas, ao extremo sul do Brasil. É considerado sagrado, retumbando o som por séculos de um purificar religioso para os rituais de matança - realidade presente nas propriedades que produziam o charque entre os séculos XXVIII e XIX. Mas, a partir na década de 1950, inicia seu caminho no carnaval, quando surgiram as primeiras escolas de samba do estado. O Grande Tambor conta uma parte da história sobre a contribuição dos afrodescendentes na formação simbólica e cultural do povo do Rio Grande do Sul. Sobreviveu pelas mãos de Mestre Baptista, Griô, que preservou a memória e a arte da fabricação de um instrumento de som grave e marcante e que hoje é patrimônio brasileiro.
Assista ao trailler:
Esta é uma produção do Coletivo Catarse, com apoio do IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Cuba recuerda a Lennon con conciertos y exposiciones en toda la isla
En las ciudades de La Habana, Santa Clara, Santiago de Cuba y Holguín fueron programados varios espectáculos para interpretar la música de Los Beatles y celebrar el “legado cultural” de Lennon, una iniciativa que ya se ha hecho tradición en la isla por esta fecha.
El concierto central se realizaó en horas de la noche en La Habana, con el nombre de “Give peace a chance”, organizado por el Ministerio de Cultura, el Instituto Cubano de la Música y la Agencia Cubana de Rock.
Además, se cumple una década de la inauguración de la estatua de bronce dedicada a Lennon en el parque de La Habana que lleva su nombre, la cual fue descubierta en el año 2000 por el entonces presidente Fidel Castro.
Vejam em CUBADEBATE
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Rabinos israelenses proíbem aluguel de casas a cidadãos árabes
O líder do movimento é o rabino Shmuel Eliahu, da cidade de Tzfat, que publicou um decreto semelhante há um mês levando a população de sua cidade a se negar a alugar casas a estudantes árabes de uma faculdade local.
Leia mais na BBC.
O FMI adverte: "Algumas economias européias estão à beira do abismo"
"Algumas estavam na beira do abismo - como a Grécia e a Irlanda. Outras não estão longe da beira do abismo, mas sem dúvida tem que voltar a ter uma melho situação fiscal. Pelo que toda a zona do euro tem agora Algunas estaban al borde del abismo -esa es Grecia, es Irlanda. Otras no están lejos del borde del abismo, pero sin embargo tiene que volver a una mejor situación fiscal. Portanto, toda la zona euro tem agora que abordar a consolidação fiscal de médio prazo", afirmou na capital da India.
Vejam mais em URGENTE24
Já está disponível o primeiro browser para textos de Wikileaks
Esta ferramenta, realizada com a finalidade de que jornalistas e outros interessados obtenham com rapidez e de forma organizada os documentos, permite localizar palavras concretas nos 983 informes que estão disponíveis e inclusive eliminar termos na busca de resultados.
Assim, dá uma oportunidade aos internautas de buscar nos títulos ou na totalidade dos textos.
Destacável, sem dúvida, é que Cablesearch não está vinculada a WikiLeaks, de modo que as pessoas podem realizar doações através do PayPal ou MasterCard; serviços que já foram vetados ersonas sí pueden realizar donaciones a través de PayPal o MasterCard; servicios que ya fueron vetados para a organização de Julian Assange pelas próprias companhias.
O browser também dispõe de uma seção de notícias em inglês, de onde pode-se encontrar as últimas informações de diversos meios de comunicação relacionados com WikiLeaksVejam em LA HAINE.ORG
Sindicato homenageia memória do comandante Jonas
Em 2009 o Sindicato dos Químicos fez pedido formal pela continuidade na procura do corpo do trabalhador desaparecido, conjuntamente com a família e o grupo “Tortura Nunca Mais”. Na ocasião compareceu ao Sindicato o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, que se comprometeu com a continuidade da luta pela memória dos desaparecidos políticos.
Vejam o texto completo em CARTA MAIOR
Homenagem a John Lennon no 30o. aniversário de seu assassinato (+ vídeo de "Imagine")
No trigésimo aniversário do assassinato de Lennon em frente ao seu edifício de apartamentos em Manhattan, fãs tocaram sua música próximo a Strawberry Fields e colocaram flores sobre um mosaico que leva o nome de outra famosa canção de Lennon, "Imagine".
"Cresci ouvindo sua voz”, disse Marissa DeLuca, de 17 anos, que veio de Boston para Nova York com seu pai, Paul DeLuca, de 50.
Vejam mais detalhes em CUBADEBATE
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
#Wikileaks: Por trás do "escândalo sexual" contra Assange, uma "colaboradora" cubana da CIA
EEUU proibem falar de Wikileaks no Facebook ou no Twitter
Um correio eletrônico do Escritório de Serviços de Carreira, que saiu à tarde na sexta-feira, indica uma advertência oficial, informou um ex-aluno da universidade, de acordo com o portal do jornal The Huffington Post.
Vejam mais em CUBADEBATE
França julga a cúpula militar de Pinochet
Vejam mais detalhes em PÁGINA/12
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Israel reconhece que assassinou cientista nuclear iraniano na semana passada
“É a última operação do chefe do Mosad“, afirmaram satisfeitos os responsáveis pelos serviços secretos israelenses reunidos em sua sede de Gelilot, ao norte de Tel Aviv. Referiam-se ao assassinato do destacado cientista nuclear iranianoMajid Shahriari na semana passada, cometido, ao que parece, por agentes secretos israelenses. Outro destacado físico atômico iraniano, Fridon Abasi, acabou gravemente ferido em uma operação similar e simultânea.
Vejam mais detalhes em CUBADEBATE
Lula e os emigrantes no Itamaraty
O sol batia forte e pela sua testa escorriam gotas de suor, que ele enxugava com o lenço. Alguém lhe passou um boné para protegê-lo do sol e assim continuou sendo abraçado e abraçando, como se um Papai Noel de barbas mais curtas tivesse descido no Itamaraty para um distribuição de presentes.
Ligeiramente distante, eu observava o carinho com que ele retribuía a alegria de todos quantos chegavam perto, pedindo para fazer uma foto ao seu lado, naturalmente para depois colocar num porta-retratos ou num quadro na parede da sala de visitas.
Alguns minutos antes, ele me conseguira emocionar com seu improviso realçando como os pobres de seu país começam a ser mais numerosos que os filhos das classes abastada nas universidades e como os negros conquistarão em breve seu lugar na sociedade como dentistas, médicos, advogados e igualmente como diplomatas no Itamaraty.
Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO
Autora de queixa contra Assange escreveu manual de vingança sexual em blog
De acordo com as informações publicadas nesta terça-feira (7/12), a cubana Anna Ardin (cujo nome real seria Ana Bernardín) teria sido uma das primeiras a denunciar Assange por "abuso sexual" à polícia, junto à amiga sueca Sophia Wilén.
(...)
Anti-castristas
Segundo a TeleSur, ela também seria ligada ao ativista anti-castrista Carlos Alberto Montaner e ficou conhecida por escrever em websites financiados pela USAID (agência dos Estados Unidos para empréstimos a países subdesenvolvidos) e controlados pela CIA, como o Misceleanas de Cuba, do cubano Alexis Gainza Solenzal, que criticam o regime da ilha.
Montaner é co-autor, junto com o peruano Mario Vargas Llosa, do livro anti-esquerdista Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano (Bertrand Brasil, 1997). Nos anos 1960, chegou a ser preso em Cuba por acusações de trabalhar para a CIA em operações de sabotagem, até fugir da prisão e encontrar asilo na Espanha, então sob o regime franquista.
Vejam mais detalhes em OPERA MUNDI
Notícias do site Tribunal Iraque
Vejam mais em TRIBUNALIRAQUE-Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque
Stuart Angel ganha memorial em sua homenagem no Flamengo (RJ
Stuart era estudante de economia, militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Ele foi morto aos 26 anos, pela ditadura que dominou o país durante 21 anos. Campeão de remo pelo Flamengo, ele era filho da estilista Zuzu Angel que, em plena ditadura militar, utilizou sua arte para denunciar as desaparições que se faziam à época e tornar o assunto o mais público possível.
Vejam em Adital
“Es el momento de reconocer a Palestina como estado”
Leia na Página/12
O ceú de Ícaro e de Galileu
Por: João Torres de Mello Neto
A banda brasileira Paralamas do Sucesso, em sua bela canção ‘Tendo a Lua’, argumenta que o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu. Com duas filhas adolescentes em casa, essa questão, por vezes, adquiria premência nos longos cafés da manhã aos sábados. Supondo a possibilidade de quantificar o quanto de poesia determinado lugar tem, será que aquela afirmação é óbvia?
Como leigo em poesia, nem tenho certeza de que o ‘poético’ possa ser bem definido, mas suponho que todos tenham um sentimento do que é poético.
O céu de Ícaro é o céu dos mitos e do trágico. Ícaro é filho de Dédalo, que, entre outras coisas, como o labirinto do Minotauro, fez asas de penas e cera para voar. Ícaro as foi testar. Desdenhou da recomendação paterna em sua ânsia juvenil de explorar o desconhecido e se aproximou em demasia do Sol. O calor derreteu a cera, e, ao final de sua provocação desmedida, ele se espatifou no mar, morrendo. O final trágico de Ícaro, sua juventude ao se jogar ao Sol, sua insolência parecem-me poéticos.
Vejam mais em CIÊNCIA HOJE-SBPC
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Wikileaks divulga lista de locais 'vitais' para segurança nacional dos EUA
Além dos locais mais óbvios de infraestrutura estratégica, o documento contém ainda locais diversos como uma mina de cobalto no Congo, uma fábrica de soro antiofídico na Austrália e uma fábrica de insulina na Dinamarca.
No Brasil, o documento enviado pelo Departamento de Estado lista cabos de comunicação submarinos com conexões em Fortaleza e no Rio de Janeiro e minas de minério de ferro, manganês e nióbio em Minas Gerais e em Goiás.
Confira a notícia completa, da BBC Brasil, no UOL.
EUA e a “Estratégia dos 5 Pilares”, do Mossad, para o Irã
2/12/2010, Por Farhang Jahanpour, Informed Comment -- http://www.juancole.com/
Farhang Jahanpour é decano e ex-professor da Faculdade de Línguas da Universidade de Isfahã, Irã, e ex-pesquisador na Universidade de Harvard. É pesquisador-associado da Faculdade de Estudos Orientais e tutor para Estudos do Oriente Médio, do Departamento de Educação Continuada da Universidade de Oxford.
Vejam o texto completo em NOVAE
O terrorismo que não interessa à mídia "ditabranda"
No próximo processo judicial contra Luis Posada Carriles se apresentarão provas reunidas pelas autoridades cubanas e pelo FBI para mostrar o papel deste ex-agente da CIA em vários ataques com explosivos em Havana, afirma hoje o diário Nuevo Herald de Miami.
Pela primeira vez, também, um jurado ouvirá como evidência a entrevista gravada de Posada com uma jornalista do The New York times em que êle admite sua responsabilidade no planejamento dos ataques a hotéis em Havana em 1997.
Miami apresenta livro de memórias de Orlando Bosch nesta quinta-feira
Os anos que êle tem vivido, o livro do terrorista será apresentado nesta quinta-feira, 9 de dezembro, às 19:30 h, em Koubek Center, de Miami, com celebração e brindes incluídos.
A nota promocional assegura que "às 8 horas da noite começará a 'atividade' (o brinde). Às 9 o autor assinará os exemplares. O público em geral está convidado. Estacionamento grátis".
Orlando Bosch, terrorista convicto e um dos autores do atentado contra um avião cubano às costas de Barbados que custou a vida de 73 pessoas, goza da proteção das autoridades norte-americanas e da homenagem de certos setores da comunidade de Miami, aqueles que o glorificam como um herói.
Vejam mais notícias em CUBADEBATE
Estadão e Folha tentam usar Dilma para apedrejar Lula
Dilma não caiu na armadilha, e deixou claro que existe uma diferença. Ela apoia a política brasileira de buscar a construção da paz no Oriente Médio (ou seja, o caminho do diálogo e não da guerra), e não apoia apedrejamento.
É exatamente a mesma posição adotada pelo governo Lula e pelo Itamaraty. Tanto é que o Presidente ofereceu asilo no Brasil para Sakineh Ashtiani (mulher iraniana condenada à morte por apedrejamento).
Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA
A coisa fedeu no feudo do STJ
- Senhor, eu estou atrás da linha de espera. - foi a resposta, "em tom brando", como contou, ou "de forma muito educada", na confirmação da testemunha.
- Vá fazer o que tem que fazer em outro lugar! - esbravejou o homem em frente ao caixa eletrônico.
- Mas, senhor, minha transação só pode ser feita neste caixa...
- Fora daqui! - o grito, a essa altura, chamou a atenção de pessoas que passavam e aguardavam na agência.
E foi completada pelo veredicto, aos brados:
- Eu sou Ari Pargendler, presidente deste tribunal. Você está demitido, entendeu? Você está fora daqui, isto aqui acabou para você. De-mi-ti-do!
N.E.: Por que o SR. DO FEUDO não queria o jovem negro e pobre por perto?
domingo, 5 de dezembro de 2010
Bradley Manning
* Por Mauro Santayana
Gilberto Carvalho
“Se ela [Dilma] não tem o mesmo carisma desse Pelé da política que é o presidente Lula, ela tem muita competência de gerenciamento, com forte capacidade de gestão e de trabalho em equipe”, disse Carvalho, atualmente chefe de gabinete de Lula e que ocupará a Secretaria-Geral da Presidência da República a partir de janeiro. (...)