sábado, 21 de junho de 2008

MPF vai repassar documentos da Operação Rodin a integrantes do Ministério Público Estadual

Na próxima segunda-feira (23/06), às 14h, os integrantes da força-tarefa do Ministério Público Federal que investiga as fraudes nos contratos de prestação de serviços ao Detran gaúcho pela FATEC e FUNDAE, vinculadas à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vão repassar documentos e outras peças que integram o processo para os membros do Ministério Público Estadual.

O material, solicitado pelo Ministério Público Estadual, servirá de base para que o órgão possa seguir sua linha de investigação em relação aos envolvidos no esquema fraudulento que desbaratou a quadrilha responsável pelo desvio de aproximadamente 44 milhões de reais dos cofres públicos. Dentro do trabalho de cooperação entre as duas instituições, serão repassados áudios, vídeos e relatórios de inteligência apreendidos pela Polícia Federal.

A reunião entre os representantes das duas instituições inicia às 14h na sede da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, Praça Rui Barbosa, 57, 14º andar.

Polêmica por torturas a prisioneiros revive nos EUA

Washington, 20 jun (Prensa Latina) A polêmica sobre a responsabilidade do governo estadunidense nas torturas infligidas a supostos terroristas, toma força na opinião pública deste país depois de novas revelações ao respeito.

Investigações no Senado e evidências médicas dos maus-tratos e declarações de juristas, chamam a atenção de legisladores, meios de imprensa e cidadãos.

No centro dos debates colocam-se as críticas à administração do presidente George W. Bush, que opta pelo silêncio ou se defende do fogo cruzado com justificativas isoladas.

Continue a ler o texto aqui.

Un ritmo brasilero contra el racismo llegó a Venezuela

Un ritmo brasilero contra el racismo llegó a Venezuela

Caracas, 20 Jun. ABN.- Con casi 30 años de trayectoria, la agrupación musical brasilera Olodum llegó por primera vez al país para mostrar el poder que tienen sus tambores y su lírica para luchar en contra del racismo.

El grupo, que con sus tambores provoca, entre otros, un ritmo denominado samba-reggae, busca cambiar pensamientos incrustados en la sociedad Latinoamericana desde la colonización, y se vale de talleres a jóvenes para que asuman y defiendan las raíces africanas del pueblo brasilero a través de la percusión, el canto y la danza afroamericana.


Vejam mais na ABN.

SBPC e ABC apóiam idéia do governo de investir recursos do petróleo na Educação

"Evidentemente, parte desses recursos tem que se voltar para a sociedade brasileira. É positivo esse reconhecimento. Mais auspicioso é que a educação – que precisa de uma revolução nesse país, especialmente a básica –, deve ter prioridade nesses investimentos", diz Marco Antonio Raupp, presidente da SBPC

Em reunião no dia 16 de junho, com 35 destacados intelectuais, o presidente Lula apresentou a proposta de criação de um fundo para financiar políticas de educação com o dinheiro que será arrecadado com os royalties pagos por empresas que explorarão os campos de petróleos localizados na camada do pré-sal.

Veja mais aqui.

Ministro da Educação lança Portal do Professor como ferramenta para melhorar o ensino

Ao lançar nesta quarta-feira, 18, o Portal do Professor, na internet, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que não basta levar o computador e a banda larga às escolas, mas que é preciso cuidar dos conteúdos digitais e educacionais e da formação dos professores

"No ambiente virtual, o professor não será passivo. Ele vai construir seu plano de aula, pesquisar, trocar práticas pedagógicas com colegas, vai ter um mundo aberto à sua frente."

O ministro informa aos professores que o portal dá acesso a objetos de aprendizagem construídos por universidades do mundo todo e recolhidos por uma equipe de 50 professores e 150 estudantes de universidades públicas.


Continuação do texto aqui.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Geleiras desaparecerão nos verões

De olho nas oportunidades econômicas, Canadá e Rússia discutem domínio da região

A geleira do oceano Ártico está derretendo mais rápido do que no ano passado, apesar do inverno rigoroso. Informações do Centro de Dados de Geleira e Neve Nacional do Estados Unidos mostram que o ano começou com gelo cobrindo uma área maior que no início de 2007. Mas, desde que começou o verão, este mês, está abaixo do nível e superou o recorde de geleira perdida. Cientistas do projeto explicam que o gelo está tão fino que pode derreter facilmente, prevendo que, dentro de cinco a 10 anos, o oceano Ártico, talvez, não tenha mais geleiras durante o verão.

Vejam no JB Online.

PF prende 26 em esquema de desvio de recursos para obras do PAC Portal Terra RIO - A Polícia Federal prendeu 26 pessoas nesta sexta-feira acusadas d

Rio - A Polícia Federal prendeu 26 pessoas nesta sexta-feira acusadas de envolvimento em um esquema que desviou 700 milhões de reais de obras de construção civil. Outras 12 pessoas que tiveram prisão decretada ainda não foram detidas.

Vejam aqui.



Brasília - Senador Pedro Simon faz vigília no plenário do Senado enquanto aguarda mensagem presidencial que autoriza o estado do Rio Grande do Sul a contrair empréstimo junto ao Banco Mundial no valor de US$ 1,1 bilhão.


Vejam na Agência Brasil.

Na Argentina, protesto reúne cem mil pessoas contra os ruralistas

Diante de cerca de cem mil pessoas, a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, pediu nesta quarta-feira (18) “em nome da democracia, da Constituição e das leis”, o fim do protesto dos ruralistas, que bloqueiam as estradas do interior do país. “Deixem os argentinos produzirem e trabalharem”, afirmou.

Vejam na FÓRUM.

Professores de São Paulo votam pela continuação da greve


Após assembléia, ocorrida por volta das 14h de hoje, 20, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), os os professores decidiram pela continuidade da greve, decretada na sexta-feira, 13.

Vejam na Revista FÓRUM.

Mostra em Londres exibe nova arquitetura brasileira; veja


Uma exposição a ser aberta ao grande público na segunda-feira vai trazer os novos talentos da arquitetura brasileira para Londres como parte do London Festival of Architecture, o festival de arquitetura da cidade.

A mostra Raw – Nova Arquitetura Brasileira, com curadoria do arquiteto brasileiro baseado em Londres Ricardo de Ostos, vai mostrar os projetos de novos arquitetos ao lado do trabalho de figuras já consagradas.

Aqui na BBCBrasil.

Taí o novo jeito



Segundo o Kayser.

O governo Yeda já acabou

De tudo só há duas certezas:

1. O governo Yeda Crusius acabou. E a governadora, para o bem do Estado que a adotou - Yeda é paulista de nascimento - deveria renunciar imediatamente. Cada dia a mais no Piratini é um afronte aos gaúchos. A governadora deve sair pela porta da frente enquanto é possível. E deixar o Rio Grande se reorganizar conforme as leis democráticas.

2. Yeda não tem a menor chance de ser reeleita. Seu "novo jeito de governar", como bradava a campanha política, revelou-se um fracasso retumbante. Se os gaúchos sempre votam na oposição, agora essa certeza é ainda maior.

O triste episódio Yeda-Feijó deve servir para um crescimento político da população. Não se pode votar em amadores. Política é para profissionais. E as coligações equivocadas, mais cedo ou mais tarde, se tornam um golpe direto no estômago da governabilidade.

Texto completo no Terra Magazine.


Entra em vigor trégua entre Israel e o Hamas

Um acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo militante palestino Hamas entrou em vigor nesta quinta-feira, apesar de ser antecedido por alguns ataques através da fronteira.

Pelos termos do acordo, Israel vai relaxar o bloqueio à Faixa de Gaza. Serão ainda retomadas conversações para a libertação do soldado israelense, Gilad Shalit, em mãos do Hamas desde junho de 2006.

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, advertiu que a trégua, iniciada às 03h00 GMT (00h00, hora de Brasília), será frágil.

Pelo menos 40 foguetes e morteiros foram lançados da Faixa de Gaza em território israelense na quarta-feira, e Israel realizou bombardeios.

Texto completo na BBC Brasil.


Anistia: Mais de mil tibetanos estão desaparecidos

Mais de mil tibetanos detidos durante os protestos pró-independência, que ocorreram em março, na China, continuam desaparecidos, aponta um relatório divulgado nesta semana pela Anistia Internacional.

O documento afirma que há denúncias de casos de abuso nas prisões e que, enquanto detidos, os tibetanos teriam apanhado e ficado sem comer.

Segundo a Anistia, dados oficiais do governo chinês contabilizam apenas os detidos que foram condenados , no que a organização chama de julgamentos "duvidosos".

Os confrontos – considerados os piores dos últimos 20 anos na região - estouraram no dia 10 de março quando a polícia e manifestantes entraram em choque nas ruas da capital, Lhasa. Várias pessoas foram presas durante os protestos.

Segundo números divulgados em maio pelo governo tibetano no exílio, que tem sede na cidade de Dharamsala, na Índia, centenas de manifestantes tibetanos ainda estariam detidos.

Com a passagem da tocha olímpica por Lhasa marcada para este sábado e o compromisso de Pequim em promover a liberdade de expressão, a Anistia Internacional pediu esclarecimentos do governo chinês sobre o paradeiro dos tibetanos desaparecidos.

Mais na BBC Brasil.


Exército nas ruas: Itália vira Colômbia

Não gosto de generalizar. Mas dá vontade de dizer que os políticos são todos iguais - só muda o idioma. Quando aparece uma pesquisa com altíssimo porcentual da vontade da população, eles não conseguem se conter.

Como sabem todos os revólveres, fuzis, capacetes e granadas, o Exército nas ruas para contrastar a violência urbana é pura ação marqueteira, de "fachada".

As formações, preparações, são diversas. E não venham com os exemplos de sucesso no Haiti, Kosovo balcânico e Albânia. Nesses locais as tropas militares colocaram os capacetes-azuis das Nações Unidas, ou seja, atuam de forma atípica (ou atuaram, no caso da Albânia), em missão de paz, diante de tragédias e calamidades. Aliás, um comandante brasileiro, no Haiti e em depressão, suicidou-se.

Os soldados são preparados para as guerras, ou melhor, para se moverem num teatro de guerra. Já os policiais, membros das polícias civil ou militar, são (ou deveriam, no Brasil) adestrados segundo uma cultura de mediação social e não de "morte ao inimigo".

Neste domingo, na Itália - cujo governo de Sílvio Berlusconi se sustenta numa coalizão com neofacistas e separatistas -, o ministro da Defesa Ignazio La Russa, da ultra-direita e adepto da tese da criminalização dos imigrantes clandestinos com pesado encarceramento, colocou na ruas 2.500 soldados. Eles auxiliarão no policiamento, em dez cidades: Roma, Milão, Torino, Florenza, Genova, Napoli, Bari, Bologna, Veneza e Palermo.

Mais no Terra Magazine.


Oposição diz ter encontrado corpos de ativistas no Zimbábue

O partido de oposição do Zimbábue, Movimento por Mudança Democrática (MDC), afirmou nesta quinta-feira que os corpos de quatro de seus ativistas foram encontrados perto da capital, Harare.

Segundo o partido, os quatro jovens foram seqüestrados e assassinados em um distrito ao sul de Harare.

O MDC afirma que eles foram levados por militantes do partido do governo, o Zanu-PF. Os corpos foram encontrados a vários quilômetros do local do seqüestro.

De acordo com o correspondente da BBC em Johanesburgo, Peter Greste, o corpo da esposa do prefeito eleito de Harare, que é do MDC, também foi encontrado queimado em meio a arbustos.

O MDC afirma que mais de 70 integrantes do partido já foram mortos e centenas estão desaparecidos nos incidentes ocorridos durante a campanha presidencial no país.

Robert Mugabe, atual presidente, disputa no próximo dia 27 o segundo turno da eleição contra Morgan Tsvangirai, líder do MDC.

Texto completo na BBC Brasil.


quinta-feira, 19 de junho de 2008

Firefox baixado mais de 8 milhoes de vezes

O Firefox 3 foi baixado mais de 8 milhoes de vezes nas primeiras 24 horas, segundo informaçao divulgada pela Fundaçao Mozilla. No pico, as maquinas estavam servindo 17,000 copias por minuto. Usuarios de cerca de 200 países fizeram downloads no dia do lançamento, na 3a feira. Para entrar para o Livro dos Recordes como 'maior numero de downloads em 24 horas', uma nova categoria a ser criada, o resultado terá que ser certificado pelo Guinness. Noticia da AP. 19/06 Blue Bus

Parlamento europeu aprova lei que facilita expulsão de imigrantes

Um polêmico conjunto de regras que harmonizará as políticas de repatriação de imigrantes nos 27 países da União Européia, recebeu nesta quarta-feira a última aprovação necessária pelo Parlamento Europeu para entrar em vigor em 2010.

Apesar da oposição da maioria dos partidos de centro e de esquerda, o conservador Partido Popular Europeu, com maioria na Câmara, conseguiu garantir a aprovação do pacote - conhecido como Diretiva do Retorno - sem a inclusão de uma série de emendas pedidas pelo Partido Socialista, que votou dividido.

Esta lastimável notícia pode ser conferida no UOL Notícias.

Firefox 3 bate recorde de downloads com folga


O objetivo da Fundação Mozilla de bater um recorde com o novo Firefox foi cumprido: foram mais de 7,9 milhões de downloads, marca muito superior aos 5 milhões planejados inicialmente para estabelecer o primeiro recorde de download de um software nas primeiras 24 horas após seu lançamento.

As primeiras horas após o lançamento da versão final de Firefox 3.0 não foram fáceis para os geeks da Fundação. O servidor travou poucas horas depois do início do Firefox Download Day, iniciativa anunciada há alguns meses com o objetivo de promover a idéia do recorde, e um bug deixou indisponível o software por ao menos duas horas, atrasando o lançamento das 14h (horário de Brasília) para as 16h.

Notícia completa no Terra Tecnologia.


ONG: Brasil é 3º em analfabetismo na América Latina

O Brasil é o terceiro país em índice de analfabetismo da América Latina, atrás apenas do Haiti e da Guatemala, segundo um relatório divulgado pela ONG Alfalit. De acordo com a ONG, os níveis de analfabetismo no País chegam a 11,4%, contra os 41,7% do Haiti e 30,9% da Guatemala.

Entre os países com menor porcentagem de pessoas que não sabem ler estão Chile, Argentina e Uruguai. "No Chile há dois milhões de pessoas que não sabem ler, número que significa 4,3% da população, antecedido por Uruguai (4%) e Argentina (2,8%)", disse David Forsberg, diretor internacional da Alfalit.

Notícia completa no Terra.


Empresa de segurança se fixa no limite EUA-México

As manifestações pela cidadania e a demanda legal apresentada pela cidade de San Diego não conseguiram barrar os planos da companhia de segurança privada Blackwater Worldwide de instalar-se na fronteira entre Estados Unidos e México. A controvertida empresa, com sede na Carolina do Norte e dedicada ao recrutamento, capacitação e serviço de segurança nos moldes militares de clientes públicos e privados, entre eles o governo federal dos Estados Unidos, fixou-se na região por interesses não revelados.

"Algo cheira mal quando vemos que uma empresa como a Blackwater quer instalar-se numa comunidade às escondidas, sem prestar satisfação e sem informar quais são seus verdadeiros propósitos", disse a Terra Magazine o jornalista norte-americano Jeremy Schaill, autor do livro Blackwater: The Rise of the Most Powerful Mercenary Army (Blackwater: a ascenção do exército mais podereoso e mercenário).

Texto completo no Terra Magazine.


quarta-feira, 18 de junho de 2008

O saldo líquido do ato pró-Yeda


Na segunda-feira, o PSDB gaúcho trouxe vários ônibus do interior para realizar um ato de apoio à governadora Yeda Crusius em frente ao Palácio Piratini. A manifestação reuniu cerca de 400 pessoas, vindas de várias cidades do Estado. Um grande caminhão de som (foto) puxou as palavras de ordem em apoio à governadora. Ao contrário do que já aconteceu em manifestações de protesto contra a governadora, o caminhão não foi incomodado pela Brigada Militar. Mas ele deixou uma herança para os moradores e freqüentadores da região do Palácio. Um cano estourou exatamente no local onde o caminhão ficou estacionado, provocando um grande vazamento de água que prosseguia aberto na manhã desta terça-feira. O coronel Mendes não foi chamado pelo governo do Estado para evitar danos ao patrimônio público.

Texto do RS Urgente.

A força-tarefa de Yeda


No final de semana, jornais de São Paulo anunciaram que a direção nacional do PSDB decidiu constituir uma “força-tarefa” para “salvar” o governo de Yeda Crusius. Uma das primeiras medidas da força-tarefa foi a publicação, na revista Veja, de uma matéria onde a governadora denuncia a existência de uma suposta “conspiração” contra seu governo e sugere que o ministro da Justiça, Tarso Genro e a Polícia Federal estariam envolvidos na mesma.

Mais no RS Urgente. Como diz o Marco, editor do RS Urgente, os tucanos, críticos da presença infantil nos movimentos sociais e suas manifestações, se socorreram de gente de toda idade para apoiar a governadora.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Israel e Hamas definem trégua na Faixa de Gaza

Israel e o Hamas decidiram nesta terça-feira uma trégua "multilateral e simultânea" na Faixa de Gaza que entrará em vigor a partir da manhã desta quinta-feira, informou um oficial egípcio à agência de notícias egípcia "Mena". Segundo a agência, os palestinos definiram com Israel começar a primeira fase da trégua a partir das 6h.

A fonte, que se diz acostumada às negociações de paz, disse que Israel e Hamas concordaram com uma trégua de seis meses. Um representante do Hamas disse que acredita que todos os integrantes do grupo em Gaza cumprirão o acordo, que foi obtido com esforço do governo do Egito.

Uma autoridade israelense confirmou a trégua, mas disse que Israel está "esperando para saber se ela é séria".

Veja mais em O Globo Online.


Otan prepara ataque a talibãs no Sul do Afeganistão e moradores fogem

Centenas de famílias fugiram nesta terça-feira do Sul do Afeganistão onde tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e soldados do Exército afegão preparam um ataque contra membros da milícia Talibã que tomaram diversas cidades na região. Cerca de 600 insurgentes dominaram na segunda-feira parte do distrito de Arghandab depois de libertar, no sábado, mais de 500 presos que estavam na principal cadeia de Kandahar. A polícia ainda procura os fugitivos.

- Há centenas deles (talibãs) com armas sofisticadas. Eles destruíram várias pontes e estão colocando minas por todas as partes - disse o taxista Mohammad Usman, depois de fugir de Kandahar com sua família.

Texto completo em O Globo Online.

Colombianos vêem Brasil como refúgio inacessível

Colombianos que fogem da volência interna vêem o Brasil como um lugar pacífico, onde gostariam de retomar sua vida, mas ainda de difícil acesso.

O braço das Nações Unidas para refugiados, o Acnur, estima que até 20 mil colombianos já tenham sido "expulsos" para o Brasil por causa da violência e das extorsões praticadas pelas guerrilhas marxistas e por grupos paramilitares.

Mas a barreira do idioma e a inóspita selva amazônica, que dificulta a travessia a pé, têm contido o fluxo de colombianos, que incluindo os destinos de Equador e Venezuela chega a 250 mil pessoas.

Talvez pelo desconhecimento gerado pela distância, o Brasil aparece como uma espécie de esperança ou sonho distante no imaginário de colombianos em situação de emergência.

Mais na BBC Brasil.

Número de refugiados atinge recorde, diz ONU

O número de refugiados cresceu pelo segundo ano consecutivo e bateu um recorde em 2007, revertendo uma tendência de queda que vinha sendo observada por cinco anos até 2005, revela um relatório das Nações Unidas divulgado nesta terça-feira.

Em 2007, o número de refugiados totalizou 37,4 milhões, dos quais 11,4 milhões estariam fora de seus países e 26 milhões seriam refugiados internos, afirmou o levantamento anual da agência das ONU para os refugiados (Acnur), com estatísticas de mais de 150 países.

O documento ressalta que o número de refugiados aumentou de 9,9 milhões para 11,4 milhões entre 2006 e 2007, enquanto o número de refugiados internos cresceu em 1,6 milhão no mesmo período.

Segundo a agência, o cenário atual apresenta uma série de fatores que contribuíram para o aumento no número de refugiados e podem causar ainda mais deslocamentos forçados.

Mais na BBC Brasil.


segunda-feira, 16 de junho de 2008

Polícia diz que os 11 militares já estão presos temporariamente

A polícia informou nesta segunda-feira (16) que os 11 militares suspeitos de terem participado da morte de três jovens detidos pelo Exército no sábado (14) no Morro da Providência, na Zona Portuária, já estão presos temporariamente.

A Justiça decretou a prisão temporária dos militares por 10 dias no domingo (15).

Segundo os agentes da 4ª DP (Praça da República) que investigam o caso, os mandados de prisão foram cumpridos na noite de domingo. Os suspeitos estão presos no 1º Batalhão de Polícia no Exército, na Tijuca, Zona Norte do Rio.

Texto completo no G1.


Karzai ameaça perseguir militantes dentro do Paquistão


O presidente afegão, Hamid Karzai, ameaçou neste domingo mandar tropas ao Paquistão para matar militantes do Taliban se eles continuarem realizando ataques no Afeganistão através da fronteira.

O Paquistão disse que qualquer ação contra os militantes em seu solo precisa ser realizada com suas próprias forças.

O auto-proclamado líder Taliban paquistanês, Baitullah Mehsud, e outras autoridades do grupos, prometeram nas últimas semanas mandar combatentes dentro do território afegão para duelas com as forças do país e estrangeiras.

"Isso significa que o Afeganistão tem o direito de se defender," afirmou Karzai quando solicitado para comentar as ameaças.

Texto completo na Reuters.

Aumenta prisão de blogueiros em todo o mundo, diz relatório

Mais e mais blogueiros estão sendo presos em todo o mundo por expor abusos dos direitos humanos ou criticar governos, segundo o relatório anual Acesso Mundial à Informação (WIA, na sigla em inglês), produzido pela Universidade de Washington.

Desde 2003, 64 pessoas foram presas por expor suas idéias em um blog, afirma o relatório, e no ano passado, o número de blogueiros presos por relatar questões políticas triplicou em relação ao ano anterior.

Mais da metade das prisões, desde 2003, foram realizadas na China, Egito e Irã, afirma o documento.

O relatório ainda reconhece que o número de presos pode ser muito mais alto, já que, em muitos casos, é difícil verificar se foi realizada uma prisão, e quais as acusações envolvidas.

Texto completo na BBC Brasil.


Pimenta nos olhos dos outros é refresco...

O ditado popular acima se aplica muito bem à nota do PSDB em defesa do governo gaúcho de Yeda Crusius, enlameado até o pescoço por conta das denúncias do vice-governador, que pertence ao DEM, tradicional aliado dos tucanos. Quando a denúncia é contra o governo Lula, o PSDB atira primeiro e pergunta depois. Já se o vice-governador revela o descalabro que se tornou a gestão de Yeda, não se pode prejulgar, pois não há nada que a desabone...

Falando em governo gaúcho e lembrando que o foco do escândalo está no Detran do Rio Grande do Sul, uma boa pauta que a imprensa de São Paulo está deixando de lado é o caso das carteiras de habilitação falsificadas no Detran paulista. Ora, os tucanos estão tomando conta da lojinha desde 1995, quando Mário Covas assumiu o governo do estado, mas a grande imprensa simplesmente ignora ou omite este fato quando são descobertas 200 mil carteiras de habilitação falsas. Se alguém cutucar um pouco, vai achar coelho neste mato...

Veja mais no Blog Entrelinhas.

domingo, 15 de junho de 2008

TV Cão



Do Blog do Kayser.

O "novo" jeito de espancar



Visto no RS Urgente. Espera-se a vinda de congressistas para "verificar" este caso de violência policial no Rio Grande do Sul. Confira no RS Urgente.

O Novo Jeito de Governar em Minas Gerais



Visto no RS Urgente. Há um texto lá.

Versão do Google Earth voltada a ONGs é lançada no Brasil

São Paulo - ONGs brasileiras poderão aplicar a ferramenta para aumentar a comunicação com a sociedade para questões sociais e ambientais.

O Google lançou na quinta-feira (12/06) uma tecnologia para auxiliar ONGs do Brasil a ganharem maior visibilidade. O Google Earth Outreach, ou Google Earth Solidário, permite que as organizações não-governamentais criem mapas e visitas virtuais aos seus projetos para que os usuários conheçam, se engajem e adotem a causa das ONGs.

Texto completo no IDGNow! .


Mugabe ameaça violência se perder eleição no Zimbábue

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, há 28 anos no poder, afirmou hoje que os veteranos da guerra da independência do país estão dispostos a pegar em armas se ele for derrotado no segundo turno das eleições presidenciais, no dia 27. Mugabe afirmou que os veteranos o procuraram após o primeiro turno das eleições, em 29 de março, ameaçando iniciar uma nova guerra se o opositor Morgan Tsvangirai, do Movimento pela Mudança Democrática (MMD), vencesse a votação. "Eu também estou preparado para aderir à luta", afirmou Mugabe a jovens partidários de seu partido, o Zanu-PF. "Não podemos deixar os britânicos nos dominarem por meio de seus fantoches", disse o presidente, em referência a Tsvangirai. "Um voto para a oposição é um voto para os britânicos."

Mais em A Tarde.

Violação de soberania emperra pacto com EUA, diz Iraque

O primeiro-ministro do Iraque, Nuri Al Maliki, disse na sexta-feira que as negociações para estabelecer com os EUA um novo pacto de segurança estão paralisadas devido a exigências norte-americanas que violariam a soberania iraquiana.

"Chegamos a um impasse, porque quando iniciamos as conversas descobrimos que as exigências dos EUA infringem enormemente a soberania do Iraque, e isso nunca podemos aceitar", disse Maliki, em árabe, a jornalistas durante visita à Jordânia.

Washington e Bagdá negociam um acordo que dê base jurídica para a permanência das tropas norte-americanas no Iraque a partir de 31 de dezembro, quando expira o mandato da Organização das Nações Unidas (ONU).

Notícia completa na Reuters.


Correa desmente que tenha sido alvo de complô

O presidente equatoriano, Rafael Correa, disse na quinta-feira que quatro homens presos sob suspeita de tramarem um magnicídio provavelmente eram apenas estelionatários tentando extorquir as autoridades.

O procurador-geral Washington Pezantes havia informado previamente que a polícia estava interrogando três colombianos e um equatoriano detidos perto do palácio Carandolet, em Quito, sob suspeita de prepararem um atentado contra o presidente, plano do qual as autoridades não divulgaram detalhes.

Mais na Reuters.

Análise: Incerteza política agrava crise alimentar no Haiti

A notícia de que o Parlamento do Haiti rejeitou novamente o primeiro-ministro apontado pelo presidente René Preval é mais um dos inúmeros obstáculos enfrentados pelo país na tentativa de resolver uma grave crise causada pela alta mundial do preço dos alimentos.

O Haiti está sem primeiro-ministro desde abril, quando Jacques-Edouard Alexis foi afastado pelo Senado depois de uma semana de protestos contra o alto preço da comida. Pelo menos seis pessoas morreram na ocasião.

A partir de então, agências de ajuda humanitária vêm alertando que o Haiti – que já é considerado o país mais pobre do Hemisfério Ocidental – está enfrentando uma crise alimentar gravíssima.

Texto completo na BBC Brasil.


Hamas admite explosão que matou quatro em Gaza

O Hamas admitiu nesta sexta-feira que uma grande explosão ocorrida na Faixa de Gaza na quinta-feira foi causada por militantes que preparavam um ataque contra Israel.

"Membros da Brigada Ezzedine Al-Qassam estavam preparando uma operação da Jihad quando a explosão ocorreu", disse um comunicado emitido pelo Hamas.

Pelo menos sete pessoas morreram – entre elas um bebê de quatro meses – e outras 50 ficaram feridas no incidente, que destruiu a casa de um importante militante do Hamas.

Texto completo na BBC Brasil.


Governo Yeda: A Violência e a Corrupção são duas faces do mesmo projeto

O Rio Grande do Sul vive um Estado de Exceção. Toda e qualquer manifestação social é reprimida com violência pela Brigada Militar sob ordens da Governadora Yeda Crusius. São freqüentes os episódios de trabalhadores e trabalhadoras algemados, feridos com balas de borracha e atingidos por bombas de gás lacrimogênio e pimenta. Professores, metalúrgicos, sem terras, desempregados... a violência do Estado contra os pobres é cotidiana nas abordagens da polícia para os trabalhadores, sejam nos bairros, sejam nos movimentos sociais.

Os episódios do dia 12 de junho são apenas a página mais recente desta história. Movimentos sociais que protestavam contra a alta do preço dos alimentos, antes de um ato contra a corrupção, foram cercados e feridos pela Brigada Militar. O objetivo da polícia gaúcha era evidente: impedir que os movimentos sociais denunciassem a corrupção que sustenta o Governo Yeda Crusius.

O texto continua na Adital.