sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Wikileaks: governos fazem espionagem em massa de celulares e computadores

O site Wikileaks divulgou nesta quinta-feira (1) um sistema de espionagem em massa realizado por governos de diversos países em telefones celulares, computadores e também nos perfis de redes sociais de seus cidadãos. A prática, diz o documento, é adotada por ao menos 25 nações (entre elas o Brasil) por intermédio de 160 empresas de inteligência.

“Na prática, essa indústria [de espionagem] não é regulamentada. Agências de inteligências, forças militares e autoridades policiais podem, de forma silenciosa, em massa e secretamente, interceptar ligações e controlar computadores sem a ajuda ou conhecimento de empresas de telecomunicações. A localização física do usuário pode ser traçada se ele tiver um telefone celular, mesmo que o aparelho esteja em stand by”, afirma o documento do Wikileaks.


Confira mais no UOL Tecnologia

Metade dos gases estufa é gerada por 5 países; Brasil é o 6º emissor, diz relatório

Mais da metade de todas as emissões de carbono liberadas na atmosfera são geradas por cinco países, segundo um ranking de emissões de gases estufa publicado nesta quinta-feira (1) no qual o Brasil aparece na sexta posição.
China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão lideram o ranking, seguidos de Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irã, de acordo com a lista, divulgada durante as negociações climáticas da ONU em Durban, África do Sul.

Confira o texto completo da AFP no UOL Ciência e Saúde

A Alemanha confirma suas piores suspeitas sobre o auge do nazismo

A polícia já confiscou de grupos da extrema direita nos últimos dois anos mais de 800 armas

Desde que Alemanha tomou conhecimento, há um par de semanas, de que uma quadrilha nazista havia assassinado dez pessoas e cometido vários assaltos a bancos ao longo da década, uma suspeita começou a envenenar a aprazível vida política do país. Teriam cúmplices nos serviços secretos? A justiça alemã é cega do olho direito?
  O ex-vice-presidente do Partido Nacional
Democrata Alemão (NPD) em Turinga,
Ralf Wohlleben. :: EFE
Vejam o texto original em DIARIOVASCO ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

MARIA DA CONCEIÇÃO: 'JURO NO BRASIL SÓ SERVE AO RENTISTA. PODE BAIXAR O TANTO QUE QUISER'



"
Pode baixar os juros o tanto que você quiser. O juro não é para a poupança, mas para a especulação e para o rentismo. A poupança é para os pobres. Não é possível manter uma taxa de juros tão disparatada quanto a nossa.Assim é impraticável. Uma maneira de combater o déficit público é baixar os juros. Praticamente todo o déficit do Brasil é com juros. Nós temos superávit primário. O déficit nominal é todo resultante de juros. Tem que baixar" (Maria da Conceição Tavares; em entrevista a Maria Inês Nassif; nesta pág)

 
(Carta Maior; 6ª feira; 02/12/ 2011)

José Reinaldo Carvalho: Um retrocesso na política externa

Um dos pontos fortes do governo das forças democráticas brasileiras, desde o primeiro mandato do ex-presidente Lula, tem sido a política externa. Altiva, assertiva, soberana, em muito contribuiu para mudar a imagem do Brasil no mundo e elevar a autoestima dos brasileiros. 

Foi-se para sempre o famigerado complexo de vira-latas e o Brasil distinguiu-se no cenário internacional não mais pelas humilhações que sofria nem pelos gestos de subserviência com que governos anteriores favoreceram os potentados internacionais. Pertencem a uma era definitivamente pretérita frases como "O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil" (Juracy Magalhães), assim como gestos servis, como o de Otávio Mangabeira beijando a mão de Eisenhower ou um ex-chanceler obedecendo a ordens de tirar os sapatos emitidas por um meganha de aeroporto nos Estados Unidos. 

Vejam o texto completo em PRAVDA.RU

Amnistia Internacional apela à prisão de Bush




Amnistia Internacional publicou as razões
legais para que qualquer Estado detenha
Bush para julgamento 

Vejam mais em ESQUERDA.NET


Hungria condena sem abrigo a trabalhos forçados

Nova lei prevê a prisão por dois meses de quem for apanhado duas vezes a dormir na rua, ou o pagamento de multa de 480 euros. Associações dizem que governo devia atacar a pobreza, não os pobres.
Sem abrigo serão condenados a trabalhos forçados. Foto de Paulete Matos
Entrou em vigor esta quinta feira na Hungria uma lei aprovada em novembro, proposta pela bancada do partido Fidesz, do primeiro-ministro Victor Urban, que condena os sem abrigo “reincidentes” a dois meses de trabalhos forçados na prisão, ou 480 euros de multa.
São alvo desta lei todos os cidadãos apanhados a dormir em locais públicos duas vezes num espaço de seis meses. 

Vejam mais em ESQUERDA.NET

80 mil em Bruxelas contra a austeridade

Manifestação praticamente paralisa a capital belga. Centrais sindicais criticam “austeridade cega”, que “não é inevitável” e que só irá “agravar o problema”. Plano de cortes de 11 mil milhões de euros anunciado pelo novo governo que toma posse na próxima semana.
 
Cerca de 52 mil trabalhadores, segundo a polícia, e 80 mil, segundo os sindicatos, manifestaram-se esta sexta em Bruxelas, convocados por uma frente de centrais sindicais, contra as medidas de austeridade anunciadas pelo novo governo de coligação que deve assumir no início da próxima semana.
“Não à austeridade cega! Temos alternativas!”, dizia a faixa que abria a manifestação. 

Vejam mais em ESQUERDA.NET

As Guerras de Wall Street


Veterano de Faluja: “Eu servi o 1%”
27 de Novembro de 2011
Ross Caputi
Fonte: answercoalition.org | Tradução de F. Macias
Reflexões sobre o papel de veteranos no movimento Ocupa

Eu não servi o meu país no Iraque, servi o 1%. Foi em sua representação que eu colaborei no cerco de Faluja, ajudei a matar milhares de civis, ajudei a deslocar centenas de milhares de pessoas inocentes e a destruir uma cidade inteira. A minha “missão” serviu a Exxon-Mobil, Halliburton, KBR, Blackwater, e outras multinacionais no Iraque.
A minha família em Massachussets não ficou mais segura devido à minha missão, e os Iraquianos não têm mais liberdade. Eu ajudei a oprimir Iraquianos de uma forma muito mais brutal do que aquela que o movimento Ocupa tem sofrido às mãos da polícia de Nova Iorque e Oakland.
Vejam o texto completo em TribunalIraque

É Pentágono/OTAN versus BRICS

Poucos prestaram atenção, quando, semana passada, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA Victoria Nuland anunciou, em linguagem cifrada, que Washington “deixará de atender a alguns dos dispositivos do Tratado das Forças Militares Convencionais na Europa [ing. Conventional Armed Forces in Europe (CFE) Treaty], no que tenha a ver com Rússia.”[1]

Tradução: Washington deixará de informar a Rússia sobre deslocamentos de sua armada global. A estratégia de “reposicionamento” planetário do Pentágono virou segredo.

É preciso atualizar algumas informações de fundo. Esse tratado, CFE, foi assinado nos anos 1990 – quando o Pacto de Varsóvia ainda era vigente, e cabia à OTAN defender o ocidente “livre” contra o que então estava sendo pintado como um muito ameaçador Exército Vermelho. 


Vejam mais no blog GRUPO BEATRICE (01.12.2011)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Islândia é o primeiro país ocidental a reconhecer Palestina como estado independente

A Islândia tornou-se nesta quarta-feira (30/11) o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a Palestina como um Estado independente. A medida foi aprovada por 38 votos em um Parlamento composto por 63 assentos. A medida foi aprovada no mesmo dia em que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra o "dia anual de solidariedade" com o povo palestino. As informações são do jornal israelense Haartez.


Confira mais no Opera Mundi

Protestos levam 50 mil às ruas de Londres contra reforma da Previdência

Pelo menos 50 mil pessoas marcharam hoje (30/11) em Londres, desde o distrito de Camden, no norte da cidade, até Westminster, no centro, em meio à maior greve dos servidores públicos britânicos desde 1926. Todos tiveram o dia de trabalho descontado do salário. Durante o trajeto, houve conflitos esporádicos entre os manifestantes e a polícia.
A marcha foi uma resposta do servidores à reforma da Previdência, proposta pelo primeiro-ministro David Cameron, dentro de uma série de medidas de austeridade fiscal. Professores, estudantes, médicos e servidores da administração britânica participaram da marcha, que culminou, no fim da tarde, em um comício em frente ao Parlamento.

Leia mais e confira as fotos no Opera Mundi.

Gripe aviária criada em laboratório poderia matar metade da população mundial

Isto não é história de filme, nem de um livro de ficção científica: esta é a história real de um cientista que criou um vírus com o poder de matar bilhões de pessoas ao redor da Terra.
OK, calma, respire. Ou melhor, não respire: o vírus é transmitido pelo ar.
Em seu laboratório na Holanda, o virologista Ron Fouchier fez experimentos com o vírus da gripe aviária, o H5N1, para ver como ele poderia ficar ainda mais virulento. (Começou mal.) A pesquisa dele envolvia espalhar o vírus em uma população de furões, e ele percebeu que à medida que o vírus se replicava, ele se adaptava para se espalhar ainda mais rápido. (Piorou.) Mas você não se preocupa com gripe em furões, certo? Só que pesquisas anteriores mostram que quaisquer variações de influenza que se espalham entre furões podem se espalhar entre humanos. (Isso não melhora, não?) Dez gerações depois, os esforços do pesquisador criaram um vírus que se espalha pelo ar e que poderia matar metade da população mundial. (AI MEU DEUS!)
Fouchier, que conduziu a pesquisa no Erasmus Medical Centre, confessou que o novo vírus é “provavelmente um dos vírus mais perigosos que se pode fazer”.(...)


Continue lendo no Gizmodo Brasil

terça-feira, 29 de novembro de 2011

‘Causo’ da glicerina em debate da Globo irrita Collor

Em menos de um minuto, o produtor que por décadas atuou como manda-chuvas da Rede Globo jogou por água o esforço de mais de 22 anos da emissora para minimizar o apoio (para muitos descarado) para a eleição de Fernando Collor de Mello como presidente em 1989.
Em entrevista à GloboNews, canal pago da emissora, José Bonifácio Sobrinho admitiu que, durante os debates da campanha presidencial transmitidos pela Globo, tentou ajudar o candidato alagoano nos famosos embates contra Luiz Inácio Lula da Silva.


Continue lendo no blog de política da CartaCapital

Nova Lei de Direito Autoral pode ter efeitos nocivos à internet, diz professor

No final de outubro, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, enviou à Casa Civil a versão final do projeto da nova Lei de Direito Autoral (LDA), depois de quase um ano de polêmicas e debates interministeriais. Segundo reportagem do jornal "O Globo", "o conteúdo do projeto final surpreende pelo alto grau de semelhança com a versão que havia sido proposta pelo ex-ministro Juca Ferreira no fim de 2010." O ministério da Cultura (MinC) teria alterado apenas 15% dos artigos.
Essa versão do projeto - em breve, será remetido ao Congresso - daria ao MinC o poder de supervisionar as entidades de gestão de direito autoral, entre as quais o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). O direito à "cópia única" (de uma obra comprada legalmente, sem fins lucrativos) também estaria garantido. O texto ainda não foi divulgado, oficialmente, pelo governo.
Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o professor Carlos Affonso Pereira de Souza avalia, em entrevista a Terra Magazine, os pontos polêmicos do projeto da gestão de Ana de Hollanda, fundamentado no que se divulgou até agora na imprensa, e antevê efeitos nocivos para a internet, caso permaneça um dispositivo controverso. Ele ressalta que não teve acesso ao documento final e faz suas ponderações a partir do que está posto em reportagens, além de levar em conta as linhas principais do anteprojeto de Juca Ferreira.


Continue lendo no Terra Magazine

Funcionários de porto no Egito rejeitam toneladas de gás lacrimogêneo vindas dos EUA

Funcionários do porto de Suez se recusaram nesta segunda-feira (28/11) a assinar o recebimento de sete toneladas e meia de gás lacrimogêneo dos Estados Unidos, alegando que o gás seria utilizado contra os manifestantes da praça Tahrir.
Agencias de noticias locais publicaram o documento que identifica a carga de 479 barris programada para ser entregue ao Ministério do Interior. Os relatórios também informam que um segundo carregamento de 14 toneladas estaria previsto para ser entregue esta semana, totalizando mais de 20 toneladas do gás.


Leia mais no Opera Mundi

Capitão da PM que espirrou gás de pimenta em criança é promovido a major

Um dos oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro que chocou o país no começo do ano ao ser flagrado espirrando spray de pimenta em crianças foi promovido pela corporação. Capitão da PM na ocasião, Bruno Schorcht agora é major. Ele recebeu a promoção apesar de o Ministério Público Estadual ter solicitado a suspensão das suas atividades policiais em função da truculência na abordagem dos menores.


Leia mais no Jornal do Brasil

Cuba lidera combate ao cólera no Haiti

Desde outubro de 2010, quando uma missão médica cubana detectou o primeiro caso de cólera no Haiti, a doença já atingiu mais de 476 mil pessoas -quase 5% da população- e causou 6.600 mortes, no que a ONU considera ser a maior incidência mundial da moléstia.
A missão cubana tem sido elogiada por permanecer na linha de frente do combate ao cólera, e por realizar um esforço ainda mais amplo para reconstruir o combalido sistema haitiano de saúde.
Paul Farmer, representante-adjunto da ONU no Haiti e cofundador da ONG Parceiros na Saúde, disse que os cubanos ajudaram a mobilizar autoridades dessa área e a reduzir a mortalidade por cólera. Mais do que isso: como o auge das mortes aconteceu em dezembro, e a atenção mundial se dispersou para outros assuntos, "metade das ONGs já foi embora, e os cubanos continuam lá".


Continue lendo nas o texto do The New York Times, reproduzido na Folha de São Paulo, e disponível no Colagens do Umbigo e da Mosca Azul.

A morte como espetáculo

Da segurança dos interesses imperiais à insegurança de todos
Com o advento do Estado de Direito a forma castigo sofreu modificações. Foucault assinala que neste período passa-se de uma sociedade de espetáculo para uma sociedade disciplinária. Na primeira os castigos eram exibidos no espaço público como um show, o corpo era totalmente destroçado, desta maneira constatava-se o poder do soberano, isto é, do rei; por outro lado, o processo para chegar à execução era secreto, este não era importante, o principal e importante era o castigo. Na sociedade disciplinária, a lógica seria  distinta, oculta-se a execução atrás dos muros das instituições estatais e exibe-se o processo, "infestado" de garantias. Estas, entre muitas outras, são algumas das diferenças entre as formas de castigo do antigo regime e as do Estado de Direito.

Vejam o texto original em REBELION.ORG ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

EEUU: A corrupção inunda o Congresso

Nos EEUU alguns congressistas teriam se aproveitado das medidas de resgate financeiro para seu lucro pessoal, segundo um centro que vigia as relações entre políticos e interesses financeiros.

Sua investigação põe a descoberto vários parlamentares que inicialmente se apresentaram contra salvar os bancos e empresas importantes, mais tarde, de forma inesperada, mudaram de opinião e investiram nas empresas que iam receber ajuda financeira de bilhões de dólares dos fundos mantidos pelos contribuintes.

Vejam o texto original em PRAVDA LIBERATION-Paris 1871 ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Não insulte o rei tailandês via SMS, a não ser que você queira ir para a prisão


Todos nós já falamos pelo menos uma vez aquilo que não queríamos em um SMS. Mas quando um aposentado motorista de caminhão tailandês enviou um SMS insultando seu rei, a coisa ficou muito mais complicada. Por complicado, leia-se vinte anos de complicação.
De acordo com o New York Times, um juiz considerou as mensagens de texto de Ampon Tangnoppakul ofensivas demais à família real tailandesa e o sentenciou a 20 anos de prisão. Tangnoppakul, 61, foi sentenciado a 5 anos de prisão por cada mensagem ofensiva que ele enviou.
Só para deixar claro: ele não mandou as SMS para o rei. Ou para algum membro da família real. Mas pelas leis tailandesas, isso não importa. Penas enormes existem para insultos ou ameaças direcionados ao rei Bhumibol Adujyadej e sua família, mesmo em comunicações privadas.


Leia mais no Gizmodo Brasil

Homens gays e mulheres até 19 anos apresentaram maior risco de infecção pelo HIV


No Brasil, há 630 mil pessoas com Aids, e o maior risco de contágio está no grupo formado por mulheres jovens e o público gay masculino, informou o Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (28).
“O maior aumento [na preocupação específica em relação à vulnerabilidade] foi entre jovens gays, nas jovens travestis e nas mulheres de 13 a 19 anos. Isso chama muito atenção para nós”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O ministro se refere ao aumento dos casos das jovens de 13 a 19 anos, no ano de 2010, em relação aos meninos na mesma faixa etária. Este grupo de jovens foi o único no qual as mulheres ultrapassaram os homens, no ano passado, como infectadas pela doença: elas eram 2,9 por 100 mil habitantes ante 2,5 deles por 100 mil habitantes.

Leia mais no UOL Ciência e Saúde.

domingo, 27 de novembro de 2011

Líder indígena é assassinado por paramilitares na Colômbia

O líder indígena Luis Ever Casamachín foi sequestrado e assassinado por paramilitares na comunidade colombiana de Resguardo de Toribio, no departamento de Cauca, conforme denunciou essa semana a Associação de Conselheiros Indígenas da região. De acordo com o relato, quatro homens armados assassinaram o índio, de 45 anos.




Leia mais no Opera Mundi

Doc denuncia processo de genocídio de povo indígena


Foi lançado, nesta segunda (21), a versão para internet de “À Sombra de um Delírio Verde”, que mostra o lento genocídio do povo Guarani Kaiowá. Com a maior população no Brasil, ele trava uma luta desigual contra o agronegócio pela reconquista de seu território. O documentário é uma produção independente, assinada por produtores da Argentina, Bélgica e Brasil, que procura expor as violências vividas por este povo.
Vale lembrar que, na última sexta, o cacique kaiowá Nísio Gomes foi executado a tiros no lugar conhecido pelos indígenas como Ochokue/Guaiviry, nas proximidades da vila de Tagi, à beira da MS-386, entre Ponta Porã e Amambai. Seu corpo foi levado pelos pistoleiros.


Mais no Blog do Sakamoto