sábado, 3 de outubro de 2009

O laranja estava a serviço de quem?. A quem interessa o vazamento da prova do Enem?

Depois da notícia do vazamento da prova do Enem, ficou uma certeza para todos. Os dois moços, com ares de inocentes amadores, os laranjas, sabíam muito bem o que queríam. E não era dinheiro. Basta ler hoje a Folha de S.Paulo.Se, por um lado, a jornalista Renata Cafardo foi correta em avisar ministro da Educação, Fernando Haddad e não escandalizar o caso com manchetes sensacionalista, o mesmo não está fazendo a Folha, a dona da gráfica Plural, empresa responsável pela impressão das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) .

Que o vazamento foi político, é óbvio. Que os dois homens que tantaram vender a prova do Enem são laranjas, está mais que óbvio.Ninguém vai procurar um jornal oferecendo resultado de provas do Enem, vai querer vender para alunos,para cursinhos etc. Foram vender para um dos principais jornais de oposição ao governo Lula, isto sem dizer que a gráfica que vazou as provas é do grupo Folha de São Paulo. Este vazamento além do desgaste político do ministro, prejudicou milhares de alunos,e gerou um rombo ou seria melhor dizer um roubo nos cofres públicos de 30 milhões.Será que as gráficas vão receber este dinheiro novamente para fazer outra prova, e culpar o ministro pelo vazamento?. Concordo com o jornalista Nassif quando diz,"Foi uma operação paulistana, não brasiliense, embora não se descarte a possibilidade dos bandidos terem vindo de Brasília".


Vejam mais no blog Os Amigos do Presidente Lula

O Rio deve essa ao Lula

Lula poderia ter agido, como muitos de seus pares na política agiriam, com rancor e desprezo pelo Rio de Janeiro, seus políticos, sua mídia, todos alegremente colocados como caixa de ressonância dos piores e mais mesquinhos interesses oriundos de um claro ódio de classe, embora mal disfarçados de oposição política. Lula poderia ter destilado fel e ter feito corpo mole contra o Rio de Janeiro, em reação, demasiada humana, à vaia que recebeu – estranha vaia, puxada por uma tropa de canalhas, reverberada em efeito manada – na abertura dos jogos panamericanos, em 2007, talvez o maior e mais bem definido ato de incivilidade de uma cidade perdida em décadas de decadência. Vaiou-se Lula, aplaudiu-se César Maia, o que basta como termo de entendimento sobre os rumos da política que se faz e se admira na antiga capital da República. Fosse um homem público qualquer, Lula faria o que mais desejavam seus adversários: deixaria o Rio à própria sorte, esmagado por uma classe política claudicante e tristemente medíocre, presa a um passado de cidade maravilhosa que só existe, nos dias de hoje, nas novelas da TV Globo ambientadas nas oníricas ruas do Leblon.


Vejam mais no blog BRASILIA, EU VI, do Leandro Fortes

Armas dolorosas portáteis não deixam rastros de uso e podem virar assunto de polícia

Nós não temos papas na língua aqui no Gizmodo para apoiar as armas não-letais e as chamadas "menos que letais", mas a realidade é que elas são meio assustadoras. Especialmente quando começamos a ver armas portáteis de calor que podem ser usadas sem deixar nenhum traço de uso na própria arma.

Um bom tempo atrás nós ouvimos falar sobre a Inglaterra considerando realizar testes com armas não-letais de direcionamento de energia. Basicamente uma arma de raios que causaria uma sensação de queimação na vítima, mas sem de fato causar queimaduras ou deixar marcas na pele. É isso que a Joint Non-Lethal Weapons Directorate, JNLWD, tem explorado desde 2005. (...)

Continua no Gizmodo Brasil.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Netos de Yeda Crusius são autores de oito ações contra jornais e jornalistas

Os menores João Guilherme Crusius D’Ávila e Vinícius Crusius D’Ávila, com respectivamente 11 e 9 anos de idade, se transformaram, de repente, nos autores que, no menor espaço de tempo, ingressaram com o maior número de ações (oito) por dano moral provocadas por um único fato, com dois desdobramentos. Todas as ações já estão distribuídas a 1ª, 4ª, 9ª, 13ª e 14ª, Varas do Foro Central de Porto Alegre.

Na origem está uma manifestação feita, em 16 de julho passado, pelo Cpers Sindicato defronte à casa da governadora Yeda Rorato Crusius, avó dos menores.

(...)

* Proc. nº 10902372053 - Réu: André Machado - 13ª Vara Cível - Mesmos fundamentos da ação anteriormente referida.

Confira no RS Urgente.


Crise política revela a diferença de classes em Honduras, diz filha de Zelaya

Hortensia Xiomara Zelaya, filha do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, afirmou nesta quinta-feira (1º) que a crise política atual é também uma crise entre ricos e pobres. "Se você vê as marchas 'blancas' convocadas pelo regime e as manifestações da resistência (...) se nota que há uma diferença de classes", disse em entrevista ao UOL Notícias.

O texto no UOL Notícias.

Uma ótima análise jurídica do golpe em Honduras


Constituição foi usada pra legitimar golpe

(...)O Presidente, ainda trajando pijamas, foi colocado pelos militares em um avião que o levaria para a Costa Rica.

Naquele mesmo dia, o Congresso de Honduras ouviu a leitura de uma suposta carta de renúncia, que foi prontamente aceita. No entanto, o decreto, editado já no dia seguinte, destinado a formalizar a deposição do Presidente Zelaya, não citava a dita carta de renúncia (denunciada como falsa por Zelaya), mas a alegada violação de vários dispositivos constitucionais, sem, curiosamente, citar o famigerado artigo 239 da Constituição, adiante examinado. (...)

Melhor texto jurídico online que encontrei sobre a crise.

Texto completo aqui

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

É grave o estado de saúde de Mercedes Sosa

La laureada cantante argentina Mercedes Sosa, de 74 años, se encuentra internada en la unidad de cuidados intensivos de un sanatorio de Buenos Aires, con respiración asistida, informó la agencia oficial argentina Télam este jueves, citando a allegados de la artista.

Sosa ingresó en el sanatorio de La Trinidad hace 11 días debido a un problema hepático, que le afecta además a los riñones y los pulmones, y desde la noche del martes cuenta con la asistencia de un respirador artificial, señalaron las fuentes a Telam.

"Post" completo no blog do Luís Nassif.

Há uma atualização no UOL Música.

Assista ao vivo show do Unimúsica

Acesse o site da Catarse e assista a Richard Serraria em mais um show da série cancionistas do projeto Unimúsica da UFRGS.

CLIQUE AQUI.

Plenário ratifica convenção da OIT sobre negociação coletiva

vicentinho_22A Câmara aprovou nesta quinta-feira o PDC 795/08 que ratifica a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os deputados aprovaram, ainda, a Recomendação 159 da OIT, ambas de 1978. Os textos estabelecem normas para a negociação coletiva e garante a liberdade sindical no serviço público, além de reconhecer como instrumentos válidos para a solução de conflitos a mediação, a conciliação ou a arbitragem.

A convenção estende aos trabalhadores do serviço público as mesmas garantias e condições de associação e de liberdade sindicais asseguradas para os trabalhadores da iniciativa privada. As propostas serão enviadas para análise do Senado, antes de serem ratificadas pelo presidente da República. O deputado Vicentinho (PT-SP) (foto) elogiou a decisão do plenário. "A ratificação da Convenção 151 é um grande salto de qualidade na legislação trabalhista brasileira. Ela dá dignidade ao servidor público", afirmou.


Vejam em INFORMES - site oficial da liderança do PT na Câmara

Honduras. La revisión necesaria de la estrategia: todos somos una resistencia

El dirigente del Frente Juan Barahona dijo “esta lucha es pacifica, pero eso puede cambiar; en la medida que nos reprimen nos orillan a buscar otras formas de lucha”

Necesitamos ser dignos en la lucha. El valor es indudablemente una cualidad fundamental en todos aquellos que pretendemos llegar a la conquista de un mundo más justo. Sin embargo, el liderazgo en un proceso como este debe asumir la tarea de crear, perfeccionar y aplicar nuevas y diversas estrategias que obliguen al enemigo a mantener el desgaste.

La lucha en Honduras no luce fácil. Muy probablemente esto se alargará mucho mas allá del desenlace de la coyuntura actual. No se ve el camino hacia una victoria popular total que nos libere de la oligarquía que hoy nos oprime. Todo parece indicar que esto solo se podrá lograr mediante un dialogo sesgado a favor de los golpistas.


Vejam mais em LA HAINE.ORG

O que é bom para o Lula, é ruim para o Brasil?

A mídia mercantil (melhor do que privada) tem um critério: o que for bom para o Lula, deve ser propagado como ruim para o Brasil. A reunião de mandatários sulamericanos em Bariloche – que o povo brasileiro não pôde ver, salvo pela Telesul, e teve que aceitar as versões da mídia – foi julgada não na perspectiva de um acordo de paz para a região, mas na ótica de se o Lula saiu fortalecido ou não.
...
São pequenos, mesquinhos, só vêem pela frente as eleições do ano que vem, quando tentarão ter de novo um governo com que voltarão a ter as relações promíscuas que sempre tiveram com os governos, especialmente com os 8 anos de FHC. Não existe o Brasil, só os interesses menores, de que fazem parte as 4 famílias – Frias, Marinho, Civitas, Mesquita – que pretendem falar em nome do povo brasileiro.

Leia na CARTA MAIOR.

Ceará: cidade de Sobral revoltada com a Veja

Por Redação [Quinta-Feira, 1 de Outubro de 2009 às 11:07hs]

A sessão da última terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Ceará foi marcada por uma onda de protestos contra uma matéria sobre Sobral, publicada na última edição da revista Veja. Ao criticar a campanha insidiosa de revista contra a cidade, o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) chegou a rasgar um exemplar da revista em plena tribuna.


Vejam mais na Revista Fórum

Kátia perdeu!

Depois de ter seu requerimento de instalação lido nesta quarta-feira, 30, a CPI do MST foi cancelada por falta de assinaturas. Até ontem, a bancada ruralista, da senadora Kátia Abreu responsável pela proposta de investigar os sem-terra, contava com cerca de 190 assinaturas na Câmara; ao todo, são necessárias 171 para instalar a comissão mista de inquérito.Presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), disse que está triste com a retirada de assinaturas, mas que não vai desistir.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), está inconsolável. Ele atribui o cancelamento à postura de alguns colegas. "Membros da bancada pecuária e ruralista se portaram de maneira indigna, porque retiraram a assinatura, disse. Os Sem Terra, comemora.


Vejam no blog dos Amigos do Presidente Lula

A confissão de Micheletti

Clarín: ¿Fue la corrupción, la Constituyente o intentos de cambios sociales lo que llevó al golpe?

Micheletti: Lo sacamos a Zelaya por su izquierdismo y corrupción. El fue presidente, como liberal, como yo. Pero se hizo amigo de Daniel Ortega, Chávez, Correa, Evo Morales.

Clarín: Perdón...

Micheletti: Se fue a la izquierda, puso toda gente comunista, nos preocupó.

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA NO CLARIN.COM

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Canhão de som LRAD é usado contra manifestantes do G20 em Pittsburgh



Você pode desenvolver tecnologias militares pensando em usá-las contra inimigos internacionais em guerras longínquas, mas sempre chega o dia em que você precisa delas em casa mesmo. Os oficiais da cidade de Pittsburgh acreditam que o uso do Long Range Acoustic Device pelas suas forças policiais constitui a primeira utilização pública de um canhão de som.

Confira o post completo no Gizmodo Brasil, com direito a vídeo do novo dispositivo infernal de repressão.

A monocultura que vai terminar na pobreza

Uma cidade, Encruzilhada do Sul. Uma monocultura, eucaliptos. Uma situação insustentável. Miséria, favelas, pobreza e desilusão que tende a piorar. Basta conhecer, observar e conversar com as pessoas, com os agricultores e as agricultoras familiares do município para perceber o que está em curso. A monocultura dos eucaliptos modificou a paisagem, a economia e principalmente a estrutura social do município. Indo lá, vendo e conversando, observamos que a invasão dos capitalistas está desequilibrando rapidamente a paisagem da região e a estrutura social e econômica da cidade.

Quem ainda não vendeu suas terrinhas e insiste em ficar, convive com as visitas dos desesperados animaizinhos que fogem da invasão. São mulitas, mão-pelada, gato-do-mato, ratões e capivaras famintos que devoram tudo que veem pela frente. As plantações, os maciços estão cada vez mais absorvendo a paisagem e desalojando tudo que ali existe. As matas ciliares estão cercadas e desprotegidas pela baixíssima possibilidade de alguém conferir se está dentro ou não da lei ambiental.

Continua no RS Urgente.

Frigorífico deve ser envolvido em denúncia de tentativa de genocídio

De acordo a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal, o ataque ocorreu por volta da uma hora do dia 18, quando o grupo de índios dormia em um acampamento construído no dia anterior no km 10 da rodovia BR-463, ao lado da Fazenda Serrana, arrendada, de acordo com os índios, para o plantio de cana pela usina São Fernando.

O MPF, que foi ao local logo após o ataque, foi informado que cerca de oito pessoas, algumas armadas, teriam participado da ação. “A movimentação do grupo [de indígenas no dia 17] deve ter atraído a atenção do proprietário da fazenda [Serrana] ou de quem a arrenda para fins de plantio de cana. Os índios narram que já era madrugada, cerca de uma hora da manhã, quando começaram os tiros. No momento da investida, “foi uma correria”. Mães agarravam seus filhos pequenos e tentavam fugir. Duas pessoas saíram feridas (…). O barraco construído por eles foi

Confira no blog do Sakamoto.

Tragédia Filipina

“Manila, 30 de setembro de 2009

Queridos amigos e compatriotas, estou enviando essa mensagem a jornalistas, líderes de organizações e formadores de opinião em geral

É um questionamento e um apelo.

Porque a mídia mundial não está dando a devida atenção a tragédia filipina até então?

Lembro-me que por ocasião do furacão Katrina, toda a mídia voltou seus olhos para um desolado país, diante da tragédia que abateu os Estados Unidos, no entanto agora, essa mesma mídia se cala diante do desastre que ocorreu nas Filipinas. Gostaria de esclarecer que o tufão Ondoy, conhecido nternacionalmente como Ketsana foi imensamente mais destrutivo que o Katrina. Temos até agora quase 300 pessoas mortas e milhares de desaparecidos. Os desabrigados somam quase 500 mil e os afetados pelo desastre chegam a um milhão.

(...)"


Confira o "post" completo no blog do Luís Nassif.

Relatório da UE diz que Geórgia iniciou guerra contra Rússia

Um relatório da União Europeia (UE) sobre a guerra entre a Geórgia e a Rússia em agosto do ano passado concluiu que o conflito foi iniciado por um ataque injustificado de forças georgianas, após meses de provocação russa.

O estudo, feito por uma comissão independente a pedido da UE, indica violações da legislação internacional por ambas as partes.

Continua na BBC Brasil.

Sete morrem em novo ataque com mísseis dos EUA no Paquistão

Pelo menos sete pessoas morreram hoje e cinco ficaram feridas no terceiro ataque com mísseis supostamente cometido nos dois últimos dias por aviões não tripulados dos Estados Unidos no noroeste do Paquistão, informou uma fonte oficial.

Os mísseis atingiram na área de Mirali, na demarcação tribal do Waziristão do Norte, vizinha ao Afeganistão, segundo a fonte, citada pela cadeia privada "Dawn".

Os ataques de aviões espiões americanos são frequentes nas áreas tribais paquistanesas, especialmente no Waziristão do Norte e do Sul, redutos da insurgência talibã onde buscam abrigo membros da rede terrorista Al Qaeda.

Mais no UOL Notícias.

Concentração no campo se mantém e latifúndios somam 44% das terras, diz IBGE

A concentração na distribuição de terras não mudou muito entre 1995 e 2006, segundo dados do Censo Agropecuário 2006, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os minifúndios (áreas com até 10 hectares) representavam 2,2% da área total em 1995, e essa proporção chegou a 2,4% em 2006. Já os latifúndios significaram 44% da área total em 2006, ante 45,1% em 1995.

Em relação ao número de propriedades, porém, os estabelecimentos rurais com menos de 10 hectares representaram 47% do total. Já as propriedades com mais de 1.000 hectares corresponderam a apenas 0,91% do total.

Ao todo, eram cerca de 5,2 milhões de estabelecimentos agropecuários em 2006. Eles ocupavam 36,75% do território nacional e tinham como atividade mais comum a criação de bovinos.

Mais na Folha Online.

Uma explosão de livros

Quinta-feira, 1º de outubro. Outono. Cai folha, sai livro. Pouca folha. Muito livro. Mas muito livro mesmo. Nesse dia chegarão às livrarias de todo o Reino Unido nada mais nada menos que 800 títulos novos.

Evento que dá para figurar em outro livro, o Guinness de Recordes. Sim, sabemos todos, ainda faltam 3 meses para o Natal, quando dá briga de foice entre editores disputando o leitorado. Aqui, como em vários outros países, livro é o melhor presente, e não mero slogan. Lê-se. Onde houver visão e tudo que der pé.

Continua na BBC Brasil.

Polícia de Honduras prende 55 simpatizantes de Zelaya

As forças de segurança prenderam 55 simpatizantes do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, nesta quarta-feira (30), durante uma ação em um prédio que abriga trabalhadores agrários, disse um porta-voz da polícia à agência de notícias AFP.

O porta-voz da polícia, Ernin Cerrato, disse que foram detidas 55 pessoas, incluindo seis mulheres. "Vamos levá-los à procuradoria para verificar se cometeram algum delito", disse.

Soldados militares e policiais cercaram o Instituto Nacional de Reforma Agraria (Inra), que era usado por centenas de trabalhadores agrários como residência temporária para participar dos protestos na capital hondurenha, Tegucigalpa, contra o golpe de Estado.

Continua no UOL Notícias.

Guiné proíbe reuniões 'subversivas' e anuncia luto nacional

O governo militar da Guiné, no oeste da África, proibiu o que chamou de "reuniões subversivas" e anunciou dois dias de luto nacional depois que soldados do Exército dispararam contra uma manifestação da oposição matando mais de 150 pessoas.

Em um pronunciamento transmitido pela televisão, o líder da junta militar que governa o país, capitão Moussa Dadis Camara, afirmou que "agitadores" serão "punidos com severidade".

"Qualquer reunião de qualquer lado e natureza e com caráter subversivo está proibida. Peço a todas as autoridades religiosas, líderes de opinião, líderes de partidos políticos, organizações da sociedade civil e a imprensa que evitem declarações e atividades que perturbem a ordem pública", disse.

"Agitadores e seus aliados serão punidos severamente", acrescentou.

Camara afirmou que o país ficará de luto na quinta e sexta-feira, as bandeiras serão hasteadas a meio mastro e as estações de rádio tocarão apenas músicas solenes.

O texto continua na BBC Brasil.

Tsunamis deixam pelo menos cem mortos em ilhas do Pacífico Sul

Uma série de tsunamis provocados por um tremor matou pelo menos cem pessoas em várias ilhas do Pacífico Sul. As ondas gigantes deixaram ao menos 90 mortos nos arquipélago de Samoa e Samoa Americana, e dez em Tonga. Os tsunamis se formaram após um terremoto de 8 graus de magnitude. O epicentro do tremor foi identificado a cerca 190 quilômetros da costa do arquipélago.

Mais no UOL Notícias.

Mostra com foto de atriz nua aos dez anos gera polêmica em Londres



Uma exposição sobre arte pop que tem como destaque uma foto da atriz Brooke Shields nua aos dez anos de idade está causando polêmica antes mesmo de ser aberta na galeria Tate Modern, em Londres.

A obra do artista Richard Prince foi feita em 1983 a partir de uma imagem capturada pelo fotógrafo, Gary Gross, e mostra a atriz de Lagoa Azul nua, enquadrada do joelho para cima, usando maquiagem carregada e olhando diretamente para a câmera.

Continua na BBC Brasil.

Caixa de panfletos lançada de avião britânico mata criança

O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha está investigando a morte de uma menina afegã que teria sido atingida por uma caixa de panfletos lançada por um avião da Força Aérea Britânica (RAF, na sigla em inglês).

Os panfletos de informações foram lançados de um avião Hercules na província de Helmand, sul do país, no dia 23 de junho.

A caixa não se rompeu durante a queda, para liberar os panfletos, e caiu em cima da criança, que morreu depois em um hospital da região.

Continua na BBC Brasil.

Tremor na Indonésia provoca novos alertas de tsunamis

Um novo terremoto, que atingiu 7,9 na escala Richter, atingiu a região da ilha de Sumatra, na Indonésia.
O epicentro deste terremoto foi localizado a 50 quilômetros da costa, perto da cidade de Padang. Segundo as informações iniciais algumas casas e pontes desabaram e ocorreram vários incêndios.

Mais na BBC Brasil, com vídeo.

Titulação do primeiro Quilombo urbano do Brasil



A Catarse esteve na Festa de Titulação do Quilombo da Família Silva, o primeiro quilombo urbano titulado do Brasil, registrando este dia histórico para a sociedade brasileira.

Os suicídios na France Telecom

A France-Télécom implantou uma política de “mobilidade sistemática” de seus cadres (quadros técnicos e administrativos com cargos de chefia intermediária, no caso ). Por essa política, a cada 3 anos esses funcionários são transferidos de local de trabalho. Imaginem o que isso representa para as famílias. À parte isso, estabeleceu metas individuais de produtividade que geravam uma concorrência insuportável entre colegas de trabalho, metas aliás consideradas por trabalhadores e sindicalistas geralmente impossíveis de serem atingidas com os meios materiais disponíveis.

Resultado: o que a imprensa – inclusive a midiona, não só a imprensa sindical ou independente — chamou de uma “série negra”, em alusão à célebre coleção francesa de romances policiais, de que os homicídios costumam ser o recheio (assim chamada por causa da capa preta dos livros). Trata-se de uma verdadeira epidemia de suicídios: nada menos de 24 funcionários se mataram ultimamente, devido à pressão a que eram submetidos.

Leia mais no Luís Nassif.

O campeão da mídia brasileira

Informa el gobierno de facto de Honduras que no recibirá a agentes diplomáticos de nuestro país, lo mismo que de Argentina, España y Venezuela

Micheletti lanza ultimátum a México

El gobierno en Honduras de Roberto Micheletti dio un plazo de 10 días a México para que reconozca a las autoridades de facto y solicita que le devuelvan sus privilegios diplomáticos.

El mismo ultimátum fue lanzado para Venezuela, Argentina y España, a quienes se amaga con retirar de sus embajadas en suelo hondureño toda bandera o distintivos nacionales.

Confira no Luís Nassif.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Policial Militar é indiciado por crime intencional em São Gabriel

O delegado Laurence Teixeira, de São Gabriel, enviou na segunda-feira para a Justiça o inquérito policial indiciando o policial militar Alexandre Curto dos Santos, 38 anos, por homicídio doloso qualificado - com intenção de matar e sem dar chance de defesa à vítima - pela morte do sem-terra Elton Brum da Silva, 44 anos. A pena é de 12 a 30 anos de cadeia, em caso de condenação.

Mais no saite do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.

Repressão matou 87 na Guiné, diz Cruz Vermelha

CONACRI - A repressão ontem a um protesto pela volta da democracia a Guiné deixou 87 mortos, afirmaram funcionários da Cruz Vermelha. Hoje, médicos atendiam centenas de civis feridos, após soldados invadirem a área da manifestação e começarem a disparar na multidão. Automóveis incendiados eram observados nas ruas de Conacri nesta manhã, enquanto moradores temerosos não deixavam suas casas. Pelo menos duas delegacias de polícia foram incendiadas após a explosão de violência.

A notícia da Associated Press pode ser conferida na página do Estadão Online.

Lula se transforma em herói para apoiadores de Zelaya em Honduras

Uma centena de pessoas subia um morro em cortejo fúnebre, no último domingo, em Tegucigalpa, capital de Honduras. Dentro do caixão, uma jovem que teria morrido por complicações pulmonares após aspirar gás lacrimogêneo lançado por policiais - o que fazia do cortejo também uma marcha política contra o governo.

De repente, chega a notícia de que o presidente Lula tinha desafiado um ultimato do presidente golpista. A marcha grita, ainda em luto: "Viva o Brasil!". Para essas pessoas, Lula é um herói e o Brasil é o melhor país do mundo.

Continue lendo no UOL Notícias.

O mundo fora do aquário da mídia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber o prestigioso Prêmio Chatham House 2009 por sua contribuição à “estabilidade e integração na América Latina e por seu papel na resolução de crises regionais”, informou o centro de estudos britânico.

Lula receberá o prêmio em uma cerimônia prevista na capital britânica no próximo dia 5 de novembro, segundo o centro, que recompensa anualmente a figura política que fez “a contribuição mais significativa para a melhoria das relações internacionais no ano anterior”.

Confira o texto no blog do Luis Nassif.

Lula sanciona voto impresso

Lula sanciona minirreforma eleitoral com três vetos

Plantão | Publicada em 29/09/2009 às 20h32m
Maria Lima e Luiza Damé

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira, com três vetos, o projeto de minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso . Lula vetou a proposta que igualava as regras para debates entre os candidatos na web às regras da televisão e rádio.

Apesar do pedido do ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi mantida a exigência de impressão de votos em um percentual de urnas em todo o país. Jobim chegou a classificar a mudança de "retrocesso". O presidente também manteve a proposta de voto em trânsito para presidente da República. As novas regras entram em vigor nas eleições de 2010.

O relator da matéria na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ficou surpreso com os vetos do presidente Lula á lei eleitoral, especialmente com a manutenção do voto em trânsito e o voto impresso.

Continue a ler...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

“O GOVERNO COM AS ARMAS E NÓS AQUI ENTERRANDO NOSSOS MORTOS” – O “GOLPE DEMOCRÁTICO” SEGUNDO ARNALDO JABOR

Angela Cristina Alvarez acompanhou todo o percurso da passeata que levou o caixão com o corpo de Wendy Elizabeth Ávila, de 24 anos, morta em conseqüência de complicações respiratórias provocadas por bombas de gás lacrimogêneo disparadas contra manifestantes desarmados em Tegucigalpa, Honduras.


Wendy era estudante de direito, asmática, segundo Angela Cristina Alvarez , indignada após o sepultamento da estudante a “situação está insuportável , o governo com as armas e nós aqui enterrando nossos mortos”.


Na opinião do comentarista Arnaldo Jabor, “especialista” em democracia e consultor do alto tucanato brasileiro, o que houve em Honduras foi um “golpe democrático”.

Confira o texto de Laerte Braga, no Crítica Radical e Revolução Social.

TSE contra o voto impresso

Presidente do TSE pede veto a dois pontos do projeto que altera a lei eleitoral

Na noite desta sexta-feira (25), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, conversou com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para manifestar a sua expectativa do veto presidencial a dois pontos do projeto de lei que altera a legislação eleitoral: o voto impresso e o voto em trânsito.

---------------------------------------------------------

O Fórum do Voto Eletrônico lhe agradeçe pelo apoio e confiança ao assinar a petição Pela Auditoria Independente do Software nas urnas eletrônicas.

Conseguimos mais de 800 assinaturas em 5 dias e a petição será enviada ao Presidente Lula na manhã do dia 28 de setembro, segunda feira.

Para que a nossa pressão seja mais marcante solicitamos mais uma ajuda de sua parte, enviando uma mensagem pessoal ao próprio presidente por uma das duas vias disponibilizadas ao público:

1. pelo email do protocolo
protocolo@planalto.gov.br

2. pelo Fale com o Presidente: Entrar em
http://www.presidencia.gov.br/faleconosco/falegoverno/ identificar-se através de um breve formulário (clique aqui) e escrever a mensagem.

A mensagem pode ser curta e direta como, por exemplo, a seguinte:

Presidente LULA, por favor não vete o Art. 5º da Minirreforma Eleitoral. É direito do eleitor poder conferir o destino do seu voto com seus próprios recursos!

Temos poucos dias até a sanção da lei.

Fórum do Voto Eletrônico
www.votoseguro.org


Visite também: http://www.fraudeurnaseletronicas.com.br/

Governo interino de Honduras fecha rádio local pró-Zelaya

Após ter decretado a suspensão dos direitos constitucionais e alertado sobre a suspensão de meios de comunicação, o governo interino de Honduras mandou fechar uma rádio local nesta segunda-feira (28).

Segundo a agência de notícias France Presse, cerca de 20 policiais tomaram o edifício da Rádio Globo de Tegucigalpa às 5h30 horário local (8h30 de Brasília) e tiraram o sinal do ar, informou o jornalista Carlos Paz, que trabalha na emissora. Segundo o governo interino, a rádio defendia o presidente deposto Manuel Zelaya e divulgava suas convocações para protestos.

O canal de TV 36, que também tem linha oposicionista, estava cercado por militares e fora do ar, mas não havia confirmação de que suas instalações foram tomadas.

Continua no G1.

Brasil quer ampliar participação no âmbito da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern)

Protocolo de intenções assinado nesta segunda-feira, 28 de setembro, em Genebra, manifesta a intenção do país de criar uma associação mais formal e permanente com a instituição europeia

O documento firmado pelo ministro da C&T, Sergio Rezende, e pelo diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês), Rolf-Dieter Heuer, visa ampliar e consolidar as relações de pesquisa entre os cientistas brasileiros e a instituição.

Em entrevista ao JC, o ministro Sergio Rezende disse que o protocolo de intenções busca inserir o Brasil de forma mais sistemática no Cern. Atualmente, ressaltou o ministro, 71 cientistas brasileiros participam de experimentos no laboratório europeu, mas por meio de iniciativas isoladas das suas universidades e instituições de pesquisa.

Vejam mais em Jornal da Ciência-SBPC

Na sala de aula, notas quase iguais

Os alunos cotistas da Universidade de Brasília têm aproveitamento acadêmico semelhante ao de seus colegas não cotistas. Em alguns critérios sobre o desempenho discente, a diferença é até mesmo favorável aos cotistas. Os dados fazem parte de pesquisa da decana de Ensino de Graduação da UnB, Márcia Abrahão Moura. De acordo com os dados apresentados pela professora, o Índice de Rendimento Acadêmico dos alunos cotistas é de 3,58 contra 3,63 obtidos pelos não cotistas (a nota máxima é 5).

– É praticamente irrisória a diferença – observa Márcia. A decana destaca ainda outro dado positivo para os beneficiados pela ação afirmativa da UnB: há proporcionalmente menos cotistas desistentes dos cursos universitários do que os não cotistas. Os cotistas têm menos processos na comissão de acompanhamento e orientação acadêmica. Eles representam apenas 6,6% dos processos, menor que a proporção deles na universidade (em torno de 10%, 2.990 alunos).


Vejam mais no blog dos Amigos do Presidente Lula

Médicos afirmam que Dilma está livre do câncer

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, está "livre de qualquer evidência de linfoma", segundo nota divulgada nesta segunda-feira pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava se tratando há alguns meses.
...
Segundo a nota, o estado geral de saúde da ministra é excelente, podendo retornar para sua rotina normal.

AQUI.

Stallman sobre o bloqueio de Rebelion.org na Wikipedia

Charla de Richard Stallman: "Bueno, también hay problemas específicos en la Wikipedia en español. Veamos, la Wikipedia en español ha incluido en su lista de SPAM a un prestigioso sitio web de contenido político llamado Rebelión (www.rebelion.org), lo cual bloquea automáticamente todos los enlaces relacionados con ese sitio."

Artigo de Pascual Serrano: "La discusión sobre el veto al periódico alternativo Rebelion.org en Wikipedia protagonizó la primera jornada de la conferencia internacional de esta enciclopedia -la Wikimanía-, que se está celebrando en Buenos Aires y llegó hasta The New York Times, que se hizo eco del debate."

Discursos incendiários marcam cúpula África-América do Sul

Por Frank Jack Daniel e Fabian Cambero

PORLAMAR, Venezuela, 27 de setembro, 17:14 (Reuters) - Retórica anti-imperialista e ideias ambiciosas marcaram no domingo uma cúpula dominada pelos líderes esquerdistas sul-americanos e alguns dos mais conhecidos antigos combatentes anticoloniais africanos.

Ladeado por líderes como Robert Mugabe, do Zimbábue, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, o anfitrião da cúpula e líder socialista da Venezuela Hugo Chávez deu a impressão de sentir-se em casa enquanto ouvia uma multidão de propostas para promover a influência global dos países pobres.

Leia MAIS.

domingo, 27 de setembro de 2009

O ministro e a perereca

Na semana passada, um governador de estranhas maneiras declarou que tinha tanta raiva do Minc que, se ele desse sopa, ia correr atrás dele e estuprá-lo, porque ele era viado e maconheiro. Lembrei da cena do filme Os Sete gatinhos, do Neville de Almeida, com a Regina Casé magrinha, na época, fugindo de um deputado, o Maurício do Valle; ela de roupas íntimas, que tira, em volta da piscina. Imaginei, juro, o Minc no papel de Casé e o governador como o Maurício do Valle.

Nunca pensei que fantasias sobre homossexuais e de apreciadores da cannabis tivessem tal efeito erótico num governador do Mato Grosso do Sul. Oxe cara pervertido. Por via das dúvidas, recomendo aos maconheiros de Campo Grande não desmunhecar ao pegar no baseado; ou, aos homossexuais de lá, evitar maconha. Nunca se sabe, pode ter um governante tarado por perto. Felizmente, por aqui nos preocupamos apenas com a corrupção.

Veja o texto completo, inclusive explicitando a perereca, no Sítio do Sérgio Léo.


A Batalha de Honduras e a América Latina

Nos anos de 1980 Honduras serviu como um estágio para as operações anticomunistas de Ronald Reagan na Nicarágua, em El Salvador e na Guatemala, e como um portal para a Nova Direita Cristã derrotar a Teologia da Libertação. A cruzada anticomunista da América Central tornou-se algo como o esquadrão da morte do Código Da Vinci, agregando um bloco carnavalesco incluindo a primeira geração de neocons, torturadores latino-americanos, oligarquias regionais, cubanos anti-Castro, mercenários, ideólogos do Opus Dei e enormes púlpitos evangélicos.

A campanha para expulsar Zelaya e impedir sua restauração ao poder reuniu os velhos camaradas dessa batalha, inclusive figuras sombrias, como Fernando “Billy” Joya (que, nos anos 80 foi membro do Batalhão 316, uma unidade paramilitar hondurenha responsável pelo desaparecimento de centenas, e que agora trabalha como assessor de segurança de Micheletti) e os veteranos do Irã-Contras, como Otto Reich (que dirigiu o gabinete de diplomacia pública de Reagan, que malversou o dinheiro público para manipular a opinião pública a apoiar a guerra dos Contra contra a Nicarágua). Os generais hondurenhos que depuseram Zelaya receberam seu treinamento militar no auge da guerra suja, inclusive com cursos na notória Escola das Américas. E a atual crise revela uma química familiar entre as hierarquias católicas conservadoras e os Protestantes evangélicos que, com uma mão deram suporte ao grupo, e cristãos progressistas que estão sendo atacados pelas forças de segurança, pela outra.

O texto completo na Agência Carta Maior.

Callar es intervenir

Por Atilio A. Boron

En el día de ayer el Comité por la Defensa de los Derechos Humanos de Honduras (Codeh) hizo público un informe en el que responsabiliza al presidente de facto de ese país y líder de los golpistas, Roberto Micheletti, por las más de 101 muertes extralegales y sumarias perpetradas desde el 28 de junio hasta la fecha. La Codeh fue creada el 11 de mayo de 1981 por un grupo de ciudadanos hondureños preocupados por las graves violaciones a los derechos humanos que se estaban produciendo en ese país cuando el gobierno de Ronald Reagan decidió que Honduras sería la plataforma de operaciones desde la cual la Casa Blanca lanzaría su ofensiva en contra de la Revolución Sandinista, que acababa de triunfar en Nicaragua, y del Frente Farabundo Martí, que en El Salvador estaba progresivamente dirimiendo a su favor la lucha en contra del ejército salvadoreño y sus “asesores” estadounidenses. Como se recordará, Reagan dispuso que al frente de ese operativo estuviera John Negroponte, un hombre carente de escrúpulos morales y que no vaciló en organizar escuadrones de la muerte e involucrarse en el tráfico de armas y drogas de la Operación Irán-Contras dirigida por el Coronel Oliver North. La dura lucha de la Codeh y su intransigente defensa de los derechos humanos hizo que recién en noviembre de 1994 el gobierno de Honduras le otorgara un status jurídico legal.

Leia mais na Página/12.

Me joga no Google, me chama de pesquisa



As irmãs paranaenses Ana Elisa e Mariana, em tempos de Internet. Originalmente do YouTube, via InfoExame.