sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Editorial: Covardia Institucional

O atual presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, segundo o jornal Folha de São Paulo (texto acessível a assinantes da Folha ou do UOL), durante debate sobre “Democracia e o Estado de Direito”, realizado no estado de São Paulo esta semana, afirmou que o STF chegava a sentenças que, às vezes, contrariavam uma série de instâncias inferiores, porque podia acontecer que faltasse “coragem institucional” a estas instâncias. Ou seja, algumas vezes juízes de instâncias inferiores sofriam de “covardia institucional” ao darem suas sentenças.

Pois no julgamento do pleno do STF ontem (quinta-feira, 6 de novembro de 2008), em que se analisava a validade dos dois habeas corpus dados pelo ministro Gilmar Mendes ao banqueiro Daniel Dantas em menos de 48 horas, em julho passado, pareceu que os ministros do Supremo; com as exceções do ministro Joaquim Barbosa, que participava de atividade nos Estados Unidos; e do ministro Marco Aurélio de Mello, que estava no julgamento e julgou procedente o primeiro habeas corpus, mas não o segundo; manifestaram um extremado corporativismo, e uma aparente tremenda covardia institucional, pois pelo placar de 9 a 1, aprovaram a procedência dos habeas corpus expedidos pelo ministro Gilmar Mendes.

Pelo que foi possível ler até agora, só o ministro Marco Aurélio verificou os dois pedidos de prisão, prisão provisória e prisão preventiva, expedidos pelo juiz de primeira instância. Os demais, começando pelo relator, ministro Eros Grau, seguiram o espírito de corpo, avalizando o comportamento do colega presidente daquela notável corte. Ratificaram assim que, como o Presidente da República, os ministros de Estado, os deputados federais e os senadores, o senhor Daniel Dantas tem foro privilegiado para que sejam julgados os crimes de que é acusado.

Uma pena, e mais um momento triste de nossa república.

STF mantém habeas corpus para Daniel Dantas

O relator do caso, ministro Eros Grau, iniciou a sessão com voto favorável à manutenção do habeas corpus. "Em nome do Estado de Direito e contra o Estado autoritário", disse. Ele foi seguido por todos os magistrados presentes à sessão em relação à competência do STF para julgar o habeas corpus.

À época da prisão de Dantas, o ministro Gilmar Mendes concedeu dois habeas corpus ao banqueiro. "É absurdamente falso o argumento de que vossa excelência (Gilmar Mendes) teria inovado em relação à jurisprudência ao julgar esse habeas corpus", acrescentou o ministro Cesar Peluso, em referência às críticas de que o presidente do STF teria suprimido instâncias judiciárias ao libertar o banqueiro.

Em seus votos, os ministros Celso de Mello e Ellen Gracie concordaram que a concessão do habeas corpus a Dantas não suprimiu instâncias. O ministro Ricardo Lewandowski considerou, por sua vez, que o pedido de prisão preventiva "ameaça os direitos" de Dantas.

Vale a pena conferir o texto completo no Terra Magazine.

O PLACAR CORRETO NO STF: 9 A 1 PARA GILMAR MENDES E DANIEL DANTAS

O ministro Marco Aurélio Mello foi favorável apenas ao primeiro dos dois HCs concedidos a Dantas pelo Supremo Presidente do STF, Gilmar Mendes. Entendeu que entre a primeira e a segunda prisão ocorreram indícios de que Dantas teria tentado pagar propina a um delegado para se livrar da investigação. Marco Aurélio concordou, portanto, com a primeira liminar que libertou o banqueiro, mas discordou da segunda.

Texto completo no Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim.

O florescimento de um monstro

Não fosse trágico, seria hilário. Já escrevi uma vez que não se faz política sem uma dose de hipocrisia. Mas nesse jogo atual a dança da hipocrisia ficou gozadíssima. Grandes personagens, varões de Plutarco, pessoas solenes, todas ela brandindo grandes conceitos e deixando literalmente o traseiro de fora.

Na era da informação, o espaço para a hipocrisia tornou-se estreitíssimo e eles não perceberam. Jogam uma frase solene aqui, cai na sua cabeça um fato oposto ali. Manobram uma falsa verdade aqui, escancara-se uma mentira ali. Cá para nós: é uma baita dor de barriga ver o tamanho do buraco institucional em que o país se meteu. Mas o desvendamento desse jogo, na era da informação, é um espetáculo histórico.

Daqui a algumas décadas, já velhinhos, diremos a nossos netos e bisnetos: meninos, eu vi!

Texto completo, relembrando inclusive o delegado Edmilson Bruno, está no Projeto BR, do Luís Nassif.


O rescaldo do julgamento

À medida que o julgamento do HC de DD se desenrolava ficou evidente o "espírito de corpo" dos juízes do STF. Interessava a construção de um discurso de auto-preservação invocando seu papel na defesa dos princípios constitucionais, dos direitos individuais e da igualdade de todos perante à lei. Tal discurso era absolutamente abstrato, alienado até, porque tão somente era uma declaração de princípios e não se referia à nenhuma realidade concreta pois perderia seu objetivo: a defesa da corporação denominada STF. Por essa razão deixou-se de lado o motivo pelo qual a Corte havia se reunido: analisar a peça produzida pelo juíz de Sanctis. Todos os juízes devem ter lido com cuidado os motivos que levaram à decretação da prisão de DD expostos pelo juíz. Esses motivos e seu embasamento legal deviam ser tão contundentes que apropriar-se deles para refutá-los a partir de principios constitucionais, direitos individuais, igualdade perante a lei, etc., não seria possível, então optou-se pelo discurso abstrato. Isso ficou evidente na declaração de voto do min. Marco Aurélio.

O que está acima é parte de um comentário do Projeto BR, do Luís Nassif, que foi para o corpo principal do saite.

Trivial do juiz só

Na votação de quinta, mais uma vez Mello investiu contra o corporativismo e o efeito-manada. É um juiz de coragem.

A nota completa, no Projeto BR, do Luís Nassif.

O criminalista craque

Que o advogado Nélio Machado é um craque, essa caso Satiagraha confirma. Mais ainda a maneira como se valeu das relações firmadas por Daniel Dantas com publicações e jornalistas. É um verdadeiro plantador de argumentos.

Ouça o defesa oral dele, na sessão do STF, e confira as colunas de Diogo Mainardi e de outros jornalistas ligados a Dantas – que menciono no capítulo “O Lobista de Dantas”, na série “O Caso de Veja”.

Mais no Projeto BR, do Luís Nassif.


Yes, You did!!!
















(Cartoon roubado descaradamente do TUX VERMELHO que roubou descaradamente do Amsterdamize)

Condenados tres ex jefes de la Fuerza Aérea por violación de derechos humanos durante la dictadura argentina

Un tribunal argentino condenó a tres jefes retirados de la Fuerza Aérea por crímenes cometidos durante la dictadura en centros clandestinos de detención. Uno de los sentenciados, el coronel retirado Alberto Barda, ex jefe del Grupo de Defensa Antiaérea (GADA) de Mar del Plata, ha recibido una pena de cadena perpetua por crímenes de lesa humanidad, mientras que los ex brigadieres de la Fuerza Aérea Hipólito Mariani y César Comes recibieron 25 años de cárcel por los secuestros, torturas y desapariciones ocurridas en el centro conocido como Mansión Seré, desde el 24 de marzo de 1976 hasta igual fecha de 1978.


Vejam mais no EL PAÍS.com

Chefa paramilitar é detida na Venezuela

Caracas, 6 nov (Prensa Latina) A detenção de uma chefa paramilitar em Maracaibo, capital do estado Zulia, 700 quilômetros ao oeste de Caracas, ratifica hoje as denúncias de deputados e autoridades sobre a atuação destes grupos irregulares na Venezuela.

A imprensa regional de Zulia identificou a detida como Yesenia Dávila (comandante Camila), supostamente do grupo paramilitar Águilas Negras, infiltrado da Colômbia.

De acordo com denúncias de diversas fontes, entre eles o ex-vice-presidente do país José Vicente Rangel, grupos paramilitares estão envolvidos em planos de desestabilização política para as eleições regionais do próximo 23 de novembro.

Rangel, entre outros, alerta sobre a possibilidade que esses grupos operem com a proteção de autoridades desse estado ocidental venezuelano governado pelo opositor Manuel Rosales, que aspira agora à prefeitura de Maracaibo.



Vejam mais na PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana S.A.

Aniversário de uma provável fraude

Hoje completa 90 dias do aparecimento de uma provável fraude, talvez a maior já produzida pela moderna imprensa brasileira: o suposto grampo que Veja garante ter sido feito pela ABIN em uma conversa entre um Ministro do Supremo e um Senador da República.

90 dias depois, nenhuma das acusações da revista se confirmou. Nem que foi a ABIN, nem ao menos que a ABIN possuía maletas que permitissem grampo - aliás, a revista foi tão inconsequente que nem contava que a ABIN não dispunha de uma ferramenta óbvia para uma agência de inteligência.

Veja mais no Projeto BR, do Luís Nassif.


STF confirma liberdade ao banqueiro Daniel Dantas

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quinta-feira (6) a validade do habeas corpus concedido em caráter liminar, em julho, ao banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, preso durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal (PF). Foram nove votos a favor do banqueiro e um contra. Com a decisão, Dantas continuará em liberdade.

Notícia completa no G1.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Exclusivo: crônica de uma liberdade anunciada

Bob Fernandes

Os intestinos do Brasil.

Não existem coincidências.

Hoje à tarde, se não optar por um pedido de vistas, o Supremo Tribunal Federal julga o mérito do habeas corpus concedido pelo presidente do Tribunal, Gilmar Mendes, ao banqueiro Daniel Dantas. Decide, em resumo, se Daniel Dantas volta para a cadeia ou se fica solto. Terra Magazine tem informações que levam a esta crônica de um resultado anunciado: se o julgamento se concretizar, prevalecerá o habeas corpus. Daniel Dantas continuará solto.

Esta notícia continua no Terra Magazine.


Obama eleito; a história, afinal, não acabou

Afinal, a história não acabou, nem mesmo nos Estados Unidos, onde parece estar apenas começando. A eleição do negro e democrata mudancista Barack Hussein Obama para a Casa Branca, na votação mais concorrida da história do país – onde a abstenção maciça sempre foi uma reserva do conservadorismo – abre um capítulo novo na trajetória do país.

Em uma ironia final, o filósofo e economista nipo-americano Francis Fukuyama, autor da teoria neoconservadora do ''fim da história'', muito em voga nos anos 90, terminou, quem diria, votando em Barack Obama. Depois de se tornar um dos mais badalados neocons do país, e de colaborar com as administrações de Ronald Reagan a George W. Bush, Fukuyama anunciou seu voto na última quinta-feira (30).

Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

Para OAB, guerrilha não é terrorismo


Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil reage à declaração do presidente do Supremo

BRASÍLIA - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, afirmou ontem que guerrilhas de esquerda para depor governos ditatoriais, como ocorreu na ditadura militar, no Brasil, são atos legítimos e garantidos pela legislação internacional, chancelados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que não configuram terrorismo. "Entendemos que a manifestação contra governo ditatorial é legítima, faz parte da sobrevivência de um povo", disse ele. "A ONU tem admitido que o fato de resistir a uma ditadura, não é ato terrorista", acrescentou.


Vejam mais na Tribuna da imprensa online

Projeto quer proibir modelos muito magras em desfiles

Brasília - As modelos muito magras não poderão participar de desfiles de moda nem de qualquer outro tipo de evento com finalidade comercial ou promocional. O peso exigido será o correspondente ao Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 18. É o que determina o projeto de lei do senador Gerson Camata (PMDB-ES), aprovado hoje na Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação do Senado.



Vejam mais na Agencia Estado

Ecuador denuncia presencia de paramilitares colombianos

El ministerio de Defensa informó la víspera de la presencia de 20 miembros del grupo paramilitar denominado "Aguilas Negras" , quienes ingresaron el domingo armados a una discoteca de localidad de Borbón, en la zona costera de la frontera, en busca de un hombre no identificado para matarlo.



Vejam mais no ELESPECTADOR.com

Intervenção de Angola no Congo é inevitável, dizem analistas


Luanda, 5 nov (Lusa) - Uma interferência de Angola no conflito que está acontecendo na República Democrática do Congo (RD Congo, Ex-Zaire), entre o governo de Joseph Kabila e os rebeldes do general tutsi Laurent Nkunda, é vista como incontornável por analistas angolanos ouvidos pela Agência Lusa.

Graça Campos, diretor da revista Semanário Angolense, não tem dúvidas de que Luanda só aguarda pelo “apoio formal” da comunidade internacional para mandar unidades militares em apoio ao presidente congolês, Joseph Kabila.

Vejam mais na Lusa-Agencia de Notícias de Portugal S.A.

Estados Unidos: tragédias humanas em meio à crise financeira

No dia 4 de outubro de 2008, no setor Porter Ranch de Los Angeles, Karthik Rajaram, assediado por problemas financeiros, matou a tiro a mulher, a sogra e os três filhos, antes de apontar a arma contra si próprio. Numa das suas duas notas de suicídio, Rajaram escreveu que estava “falido” por ter sofrido perdas maciças na catástrofe econômica. “Creio que estava desempregado, as suas incursões na Bolsa tinham piorado de modo desastroso,” disse o chefe adjunto da Polícia de Los Angeles, Michel R. Moore.

Por Nick Turse*

A seqüela da atual crise das hipotecas subprime e da economia que lhe sucedeu afundou vidas no caos, em todo o país. Nos últimos dias, a Associated Press, a ABC News e outros, começaram a encarar a crescente quantidade de vítimas, especialmente suicídios, atribuídas à crise financeira. (Note-se que, há meses, Barbara Ehrenreich apresentou o tema em The Nation.)



Vejam mais no Vermelho

Nossa Carta a Obama

Se os EUA querem reconquistar o respeito dos outros povos do mundo, se querem resgatar a imagem, que se deteriorou, devem se considerar como um país entre outros, e a eles igual, não como uma potência eleita para a missão de impor a ordem imperial e os interesses capitalistas no mundo. Devem permitir que progrida o espaço de um mundo multipolar, em que todos os países participem das decisões fundamentais. (Essa carta está aberta a adesões de veículos da pequena grande imprensa alternativa de todo o mundo.)


Leiam o texto completo na Carta Maior

Bolívia: unidade de inteligência substituirá a DEA



La Paz, 5 nov (Prensa Latina) A Bolívia anunciou hoje a criação de uma unidade de inteligência para substituir a Agência Antidroga dos Estados Unidos (DEA), que deverá deixar o país em três meses, acusada de conspirar contra o governo.

Segundo explicou o vice-ministro de Defesa Social, Felipe Cáceres, essa unidade se subordinara à força Especial de Luta Contra o Narcotráfico (FELCN).

Cáceres explicou que a nova entidade se encarregará de proporcionar dados sobre o tráfico de drogas em nível internacional que requer a polícia para cumprir sua tarefa.


Vejam mais na PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana S.A.

Ataque aéreo no Afeganistão atinge casamento e causa dezenas de vítimas


Ainda não há números confirmados, mas várias fontes no local falam em dezenas de vítimas civis e pelo menos 10 mortos. O ataque foi no sudeste do Afeganistão e terá interrompido um casamento, deixando a própria noiva ferida. As sucessivas mortes de civis levaram o Presidente do Afeganistão a criticar as forças internacionais, defendendo que a guerra ao terrorismo não pode ser ganha desta maneira.
Há várias agências internacionais a avançar com a notícia deste ataque aéreo, mas ainda sem dados totalmente confirmados.

"As forças internacionais, pelo ar e pela terra, atacaram uma casa no distrito de Shah Walikot, durante várias horas, deixando mais de 10 mortos e ferindo outros dez, incluindo uma noiva" disse uma testemunha à Agência Chinesa Xinhua.

A Associated Press e a Reuters também dão conta deste ataque, reportando-se a testemunhas que falam de dezenas de mulheres e crianças mortas.



Vejam mais na Esquerda.Net

Cassado, Cassol alega inocência e diz que irá recorrer da decisão da Justiça

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Rondônia acatou o pedido de cassação do mandato do governador Ivo Cassol (sem partido), sob a suspeita de compra de votos na campanha de 2006, quando ele foi reeleito pelo PPS.

Por meio de sua assessoria, Cassol afirmou que está tranqüilo por ser inocente e disse que irá recorrer ao TSE.

A relatora do processo, a desembargadora Ivanira Feitosa Borges, também ordenou a realização de nova eleição para governador para o dia 14 de dezembro.

Mais na Folha Online.


Filha de Luther King afirma que pai estaria orgulhoso por Obama

Bernice King, a filha do líder da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos Martin Luther King Jr. (1929-1968), celebrou nesta quarta-feira a eleição de Barack Obama como o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e afirmou que seu pai "estaria orgulhoso".

Notícia completa na Folha Online.

Rússia colocará mísseis em enclave no Mar Báltico

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, anunciou nesta quarta-feira que vai colocar novos mísseis em um enclave no Mar Báltico, perto da Polônia, país que é membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Segundo Medvedev, os mísseis Iskander, de curto alcance, serão colocados na região de Kaliningrado, onde "neutralizariam" o sistema antimísseis americano planejado para ser implantado na Polônia e na República Checa.

"Naturalmente, nós também consideramos usar os recursos da Marinha russa com a mesma finalidade", disse Medvedev, em seu primero discurso sobre o estado da nação desde que assumiu o poder em maio.

A notícia completa na BBC Brasil.


quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleitores dizem que imprensa americana ajudou vitória de Obama

Para metade dos eleitores americanos, a imprensa colaborou para a eleição de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos. Pesquisa realizada pelo Instituto Rasmussen, publicada nesta quarta-feira (05/11), indica que 51% dos eleitores acham que a mídia deu um empurrão na escolha dos americanos, e apenas 7% acreditam que a imprensa foi favorável ao republicano John McCain.

Mais no Comunique-se.

Se não fosse o Brasil, jamais Barack Obama teria nascido

Na noite do dia 25 de setembro de 1956, estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a peça Orfeu da Conceição, do poeta brasileiro Vinícius de Morais (1913-1980). Esta peça é uma adaptação do mito grego do lendário cantor Orfeu, cuja lira, dotada de sons melodiosos, amansava as feras que vinham deitar-se-lhe aos pés. Filho da musa Calíope, ele resgatou a sua esposa Eurídice do Inferno, após ela ter sido picada por serpente. A história de Vinícius decorre numa favela carioca, durante os três dias de carnaval. Por Fernando Jorge. Leia no blog Em Defesa do Brasil. (Dica do Heitor Reis)

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Governo do Rio dá cinco dias para empresa explicar entrega de fuzis nos Correios

O governo do Rio de Janeiro enviou um ofício na tarde desta terça-feira (4) à indústria Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil) exigindo explicações sobre a entrega pelos Correios de 80 fuzis destinados ao Bope (Batalhão de Operações Especiais). A subsecretaria de Gestão Estratégica, responsável pela compra, pede cinco dias úteis para a empresa explicar porque entregou as armas nos Correios e não na sede do Bope, como ficou acordado. Caso uma resposta não seja dada, o governo afirma que abrirá um "procedimento administrativo" para apurar o fato.

Notícia completa no UOL Notícias.

Obama: os chineses estão chegando!

Quando se manifesta uma crise dessa dimensão, os programas sociais tão caros aos democratas (norte-americanos), por conseqüência os negros pobres, são os primeiros a sofrer com isso. Já com os asiáticos, é diferente. Apesar de o chinês-norte-americano não representar um problema social tão crítico, os países de origem se fortaleceram politicamente, na última década. Uma asiatização dos Estados Unidos é uma questão real, para a mais radical direita branca. Tanto Obama como McCain, vão ter que arrumar uma outra "guerra externa", com reflexos internos.

Texto completo na Comunidade do Blog do Luis Nassif.

SE GABEIRA FOSSE SÉRIO, IMPUGNAVA A ELEIÇÃO E ACABAVA COM A URNA ELETRÔNICA SEM PAPELZINHO

. Gabeira não foi um candidato.

. Foi uma instalação: clique aqui para ler o que disse o professor Wanderley Guilherme

. Para o PiG, Gabeira não era um candidato no Brasil: ele era o “Obama” !

. Se o Fernando Gabeira fosse sério, ele acabava com esse monstrengo, que só existe no Brasil: a urna eletrônica sem comprovante, sem o “papelzinho” do Brizola.

. Era muito simples: Gabeira invocava suspeição sobre o resultado de uma determinada urna.

. E pedia recontagem.

. E, aí, como é que se “reconta” voto no Brasil ?

Texto completo no Conversa Afiada, com o Paulo Henrique Amorim.


Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo convida o público a escolher o tema

A APOGLBT SP (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) convida a todos que prestigiam o Mês do Orgulho LGBT de São Paulo a, juntos, decidirem qual será o tema da 13ª edição que acontecerá em junho de 2009. Na próxima segunda-feira, dia 03 de novembro, às 18h30, haverá uma reunião na sede da entidade (Rua Pedro Américo, nº 32, 13º andar – Centro) entre a diretoria da ONG e o público do evento, a fim de levantar idéias e debater quais assuntos e reivindicações serão abordados

Em maio deste ano, durante sua 12ª edição, o tema trabalhado foi “Homofobia Mata! Por um Estado laico de fato!” retomando as discussões sobre a aprovação do Projeto de Lei Federal 122/06, ainda em tramitação no Senado, que criminaliza os atos de discriminação e violência de origem homofóbica, diante da resistência pela votação por parte das bancadas religiosas conservadoras do governo.


Vejam mais na Revista Fórum



Para Amnistía Internacional “Las ejecuciones extrajudiciales no son un tema nuevo”


El investigador para Colombia de Amnistía Internacional revela que esa organización venía denunciando lo que estaba pasando en materia de homicidios de civiles por agentes del Estado, pero que aquí no se aceptaba esa realidad. Habla Marcelo Pollack desde Londres.


Veja a entrevista completa no EL ESPECTADOR

Carta Capital: Havia mesmo uma espécie de “Sistema Dantas de Comunicação”?

Protógenes Queiroz: Havia, sim, em quase todos os jornais e revistas daqui e até no exterior. Eu me espantei, fiquei assustado, porque era uma coisa que eu jamais poderia imaginar, que uma pessoa teria o poder de manipular a mídia do Brasil. Levei logo o assunto ao conhecimento do procurador (Rodrigo de Grandis, do Ministério Público Federal de São Paulo) e ao juiz (Fausto De Sanctis, da Justiça Federal de São Paulo). Aquilo me causou uma repulsa muito grande e, no decorrer da investigação, isso foi se aprofundando a tal ponto que eu percebi que grandes veículos de comunicação estavam nas mãos do Dantas. Não as empresas todas, mas determinados jornalistas que fabricavam matérias para facilitar os negócios de Dantas, no presente e no futuro. Isso era uma coisa diária, a relação dele com esses jornalistas. Quando o interroguei, até disse a ele que ele seria mais feliz se comprasse um jornal ou uma rede de televisão, porque, como banqueiro, ele não é uma pessoa feliz.

Clique aqui para a íntegra da entrevista.

Chefe do Exército colombiano renuncia em meio a escândalo por execuções

Bogotá, 4 nov (EFE).- O chefe do Exército colombiano, general Mario Montoya, renunciou hoje ao cargo em meio a um escândalo devido às execuções extrajudiciais cometidas, aparentemente, por membros de sua instituição.
O alto oficial tomou a decisão cinco dias depois que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, anunciou a destituição de 27 oficiais e suboficiais do Exército, entre eles três generais, por causa de uma investigação devido ao desaparecimento e morte de cerca de 20 jovens nos arredores de Bogotá.

Último Segundo

Bolívia pede saída de equipe antidrogas dos EUA do país

A Bolívia notificou os membros da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês) que eles devem deixar o país. Segundo um comunicado tornado público hoje, o prazo para a saída dos funcionários é de três meses. O ministro de Relações Exteriores, David Choquehuanca, informou que um texto com os detalhes da retirada foi entregue ao DEA no sábado.

O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou no sábado que estava suspendendo o trabalho do DEA no país. Morales acusou o órgão de incentivar a violência entre os bolivianos, que terminou com 19 mortes, em setembro. "De hoje em diante, todas as atividades do DEA estão suspensas indefinidamente", disse Morales. "Pessoas da DEA apoiaram atividades de um malsucedido golpe de Estado na Bolívia."

LEIA A ÍNTEGRA.

Unicef: 60% dos 100.000 deslocados na última semana na RDC são crianças

Genebra, 4 nov (EFE).- O Fundo das Nações Unidos para a Infância (Unicef) denunciou hoje que 60% das 100.000 pessoas que abandonaram suas casas na última semana na região do Kivu Norte na República Democrática do Congo (RDC) são menores de idade.
Segundo a agência humanitária da ONU, nos últimos meses cerca de 250.000 pessoas foram obrigadas a deixarem suas casas fugindo dos combates entre as forças governamentais e os rebeldes tutsis no nordeste do país.
Atualmente, segundo a ONU, um total de um milhão de pessoas está na condição de deslocado interno na RDC, 20% da população da região do Kivu Norte.

Maquiavel e as eleições em São Paulo

Se Maquiavel estivesse vivo, certamente ficaria estarrecido com os resultados colhidos pelo PT em São Paulo. A vasta dianteira de Kassab sobre Marta naquela que é maior cidade brasileira sugere uma questão ainda sem resposta: o PT tem ou não tem condições de se manter no poder?

Texto completo no Terra Magazine.

Preço da cocaína aumentou 65% nos EUA, diz DEA

Mais um fracasso do governo Bush. Os norte-americanos continuam os maiores consumidores mundiais da cocaína e a demanda e a oferta continuam inalteradas. Isto mostra que as políticas de prevenção e repressão, que eles insistem em querer impor aos demais países, continuam a não produzir resultados.

O preço da cocaína no mercado norte-americano teria aumentado 65%, entre janeiro de 2007 e setembro de 2008. A conclusão saiu de uma reunião ocorrida no último final de semana em Bogotá.

Continue lendo no Terra Magazine.


Mulher apedrejada por adultério era menina estuprada

Uma menina de 13 anos foi apedrejada até a morte por adultério na Somália depois que seu pai disse que ela foi estuprada por três homens.


Segundo a organização de defesa dos direitos humanos, Anistia Internacional, Aisha Ibrahim Duhulow foi morta no dia 27 de outubro por um grupo de 50 homens em um estádio na cidade portuária de Kismayo, no sul do país, diante de mil espectadores.

A menina foi acusada de violar leis islâmicas e detida pela milícia al-Shabab, que controla a cidade.

O texto continua no Terra.

Marilza de Melo Foucher: Outono neoliberal no Norte, primavera no Sul? Nada será como antes

A crise financeira e econômica deslanchada no templo do capitalismo neoliberal, talvez seja salutar para a social-democracia e a esquerda democrática, e lhes levem a pensar na redefinição do papel do estado no socialismo democrático. O capitalismo, como previu Marx se fez universal e hoje assistimos a sua explosão. Entretanto, devemos tirar lições do acontecido no século passado e não ceder a certas falsas verdades, tendo em vista que devemos admitir que toda teoria pode ser contraditória, e que um pensamento deve estar aberto a outros pontos de vista, na perspectiva da consideração de suas contradições. O momento é de balanço e de busca de alternativas para o enfrentamento da globalização excludente. Isto vai depender da capacidade da esquerda de criar um novo universo político de transformação social de re-politização global da realidade.

A esquerda européia não deve se contentar de fazer o diagnóstico da crise financeira. Ela deve ter capacidade de reagir e fazer proposições face à desordem internacional deixada pela governança mundial, ditada pela doutrina neoliberal. Infelizmente durante os anos 1980/1990, durante os quais a democracia social esteve no poder em vários países europeus, a reação crítica à globalização econômica foi mínima. Tampouco houve oposição ao modo de governança mundial não compartilhada que será consolidada no inicio dos anos 1990 pelas grandes organizações internacionais, lideradas pelo FMI e Banco Mundial. Os governos das grandes potências mesmo ditos socialistas ou social democratas preferiram legitimar esse novo imperialismo que, operado em forma de consórcio internacional, passou a ditar normas diretivas como referencias maiores da doutrina econômica neoliberal. O novo imperialismo passou a ser multilateral (retomo o que já escrevi nesse sentido).
As agências multilaterais prescreveram o receituário da “boa governança” que refletia o poder hegemônico das finanças dos detentores do capital, principalmente americanos e em seguida europeus. Eles pretendiam administrar o aparelho de Estado dos países do Sul, pelo centro do sistema do capitalismo mundial, neutralizando desta maneira o poder dos Estados como entidades reguladoras. Os Estados do chamado Sul, incluindo os países emergentes passaram a ser mais e mais desconsiderados no cenário internacional.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Charge de Duke para o Super Notícia (MG)
















Copiado do Vermelho

Justiça paulista tira do ar blog de delegado crítico a Serra

Estranho. Muito estranho. A Justiça tirou do ar o blog Flit Paralisante, mantido pelo delegado Roberto Conde Guerra. Não conheço o delegado. Como jornalista, não costumo cobrir assuntos policiais todos os dias. Sei que, mesmo na polícia, há quem torça o nariz para algumas opiniões ou atitudes do delegado...

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador

Mas, qual a justificativa para tirar o ''blog'' do ar? Cometeu crime? É proibido delegado escrever na internet?

O mais estranho é que na sexta-feira ainda, poucas horas depois do despacho do juiz, gente da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ligou para as redações ''avisando'': olha o blog do delegado saiu do ar.

Por que tanta diligência, tanta pressa em dar a notícia? Esse é papel de Secretaria de Segurança? A decisão do juiz foi dada sob encomenda para o governo Serra? Por isso, a secretaria estava comemorando?

Estou apenas testando hipóteses — como faz uma conhecida escola do jornalismo serrista, a partir de sua cátedra no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro.


Veja mais no Vermelho

Brasil quer mudança no sistema financeiro mundial

GENEBRA - O Brasil quer que o próximo governo americano reconheça a necessidade de reformar o sistema de tomada de decisões nos organismos financeiros e vai pedir uma reforma do modelo de votos do Fundo Monetário Internacional (FMI). Essa será uma das propostas que o País poderá levar para a cúpula do dia 15 em Washington entre as maiores potências do mundo para definir novas regras para o sistema financeiro internacional. Segundo o chanceler Celso Amorim, o atual sistema de voto no FMI e no Banco Mundial não é "nem democrático nem correto".



Vejam mais no estadao.com.br

Bushland, capital: Abu Ghraib


Por Amir Labaki [Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2008 às 10:30hs]

“Procedimento Operacional Padrão”, o novo documentário de Errol Morris, chega às telas brasileiras estrategicamente neste final de semana, às vésperas da disputa que decidirá o sucessor de George W. Bush. Depois de vencer o Oscar ao dissecar, em “Sob a neblina da guerra” (2003), os principais equívocos da política externa dos EUA no pós-guerra, Morris concentra o foco desta vez no mais covarde episódio da corrente guerra do Iraque: as fotos de militares humilhando e torturando presos iraquianos na prisão de Abu Ghraib.

Um dos maiores triunfos do filme é esta precisa delimitação de tema. Menos é mais. Morris detalha os fatos e explica as causas do escândalo militar de Abu Ghraib.


Vejam mais na Revista Fórum (texto completo mais trailer do filme)

Descobertos os dois maiores números primos de sempre

Depois de mais de uma década na procura de um novo número primo de Mersenne, investigadores descobriram os dois maiores de sempre e com apenas 15 dias de diferença entre eles.

No dia 23 de Agosto, um computador da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), descobriu o 45º número primo de Mersenne, (2^43,112,609)-1, um número com 12,978,189 algarismos! Esta descoberta mereceu um prémio de 100 mil dólares atribuído pela Electronic Frontier Foundation's para a descoberta do primeiro número primo com mais de 10 milhões de algarismos.

No dia 6 de Setembro, Hans-Michael Elvenich, um engenheiro electrotécnico alemão, descobriu o 46º número primo de Mersenne, (2^37,156,667)-1, com 11,185,272 algarismos, em Langenfeld, perto de Colónia, na Alemanha.

Este é o primeiro número primo de Mersenne encontrado fora de ordem desde que Colquitt e Welsh descobriram (2^110,503)-1 em 1988. Caso Elvenich se tivesse antecipado, seria ele o vencedor do prémio de 100 mil dólares.

Ambos os investigadores estão ligados à rede voluntária mundial Grande Procura de Primos de Mersenne pela Internet (GIPMS). A rede GIMPS, que opera em cerca de 100.000 computadores espalhados pelo mundo, executa 29 biliões de cálculos por segundo.


Vejam o texto completo no Expresso

Ciclo de Vídeos dos 30 anos do Ói Nóis Aqui Traveiz

Durante a exposição Rondó da Liberdade: os 30 anos do Ói Nóis Aqui Traveiz, que está ocorrendo no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1031 - centro de Porto Alegre) até o dia 14 de novembro das 08 as 17 horas com entrada franca, também estará acontecendo o Ciclo de Vídeos que contam e mostram a trajetória de 30 anos desta tribo de atuadores teatrais. Tal atividade acontecerá nos dias abaixo a partir das 18h30min com entrada franca.

PROGRAMAÇÃO:
10nov - A TRIBO: O Atuador (5min); TVE Repórter (30min); Ostal – Palcos da Vida TVE (60min);

11nov – TEATRO DE RUA: clipes Amargo Santo (10min); clipe A Saga de Canudos (10min); Caminho para um Teatro Popular (IN DVD Kassandra - 10min); A Exceção e A Regra (90min);

12nov – TEATRO DE VIVÊNCIA: Documentário A Missão (10min); Kassandra (DVD)(60min);

13nov – VERTENTE PEDAGÓGICA: Documentário Projeto Laboratório para Imaginação Social (10min); Documentário Escola de Teatro Popular (5min); Vídeo abert. e filmagem Última Instância* (30min);

14nov (sex) – TERREIRA DA TRIBO: Homenagem em cena (para Paulo Flores) (5min); Documentário Caravana Funarte (10min); Visões (Processo de Criação Kassandra IN DVD KAS – 30min); Documentário Tupambaé – Terra Sagrada (50 min).

VEJA : ISTO É ÉPOCA MAIS FEIA QUE REINALDO AZEVEDO

Vejo com muito bom humor essa “linda” figura acima que é o jornalista Reinaldo Azevedo um tipo tão feioso que faz a minha feiúra ser tão pequena quanto a inteligência do horrendo Severino Cavalcanti.

Nessa nossa vida Severina o que há é muita falta de senso de humor. Pois, se visto com senso de humor, Reinaldão é inofensivo. Um “nerdezão” que arrumou um espaço e tanto para detonar petistas e congêneres. E o faz direito se formos pensar que alcança seus objetivos que é irritar os petistas a quem chama jocosamente de “petralhas”.

E o que fazem os petistas contra Reinaldão Nerdezão e o dandi Mainardi ?. Esperneiam , esperneiam mas não arrumam uma pena à altura para combater esses escribas que escrevem direitinho, principalmente o Nerdezão.Leia no blog do Ricardo Soares.

Livro discute desafios e perspectivas do Jornalismo Ambiental

O Núcleo de Ecojornalistas do RS lança na quarta-feira, 05.11, às 18h30, na Feira do Livro de Porto Alegre, o livro “Jornalismo Ambiental: desafios e reflexões”. A publicação, com 450 páginas, reúne 32 textos sobre peculiaridades, problemas e possibilidades da cobertura sobre meio ambiente. A obra foi organizada pelos jornalistas e pesquisadores Ilza Girardi e Reges Schwaab, integrantes da diretoria do NEJ/RS e sai pela Editora Dom Quixote, de Porto Alegre.

LEIA AQUI.

Unibanco e Itaú anunciam novo conglomerado financeiro


Os bancos brasileiros Unibanco e Itaú anunciaram nesta segunda-feira (3) que se unirão para formar um conglomerado com valor de mercado entre os 20 maiores do mundo. O novo banco deverá ser o maior do hemisfério sul, segundo comunicado oficial do banco Itaú.
Segundo a nota da instituição, a operação “surge em momento de grandes mudanças e oportunidades no mundo, particularmente no setor financeiro”. A operação precisa ser aprovada em assembléia extraordinária de acionistas, pelo Banco Central do Brasil e demais autoridades competentes.
Segundo as instituições financeiras, o novo banco resultante da fusão terá R$ 575 bilhões em ativos e patrimônio líquido de cerca de R$ 51,7 bilhões. Contará com aproximadamente 4,8 mil agências, representando 18% da rede bancária; e 14,5 milhões de clientes de conta corrente, ou 18% do mercado.
Mais aqui no G1.

Un virus afecta a 500 mil cuentas bancarias en el mundo

La inseguridad cibernética está en su momento de gloria debido a que un virus superpoderoso infectó computadoras de todo el mundo y robó detalles de unas 500.000 cuentas bancarias y tarjetas de crédito, informó la empresa RSA, especialista en servicios de seguridad a las 500 empresas más grandes del mundo.

El virus Sinowai fue caracterizado como "una de las piezas más avanzadas de ataques cibernéticos que jamás se haya creado", difundió el portal de la BBC.

CRÍTICA DIGITAL

Chávez diz que vai expropriar bancos em caso de crise na Venezuela


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assegurou no domingo (2) que, em caso de uma crise financeira no país, seu governo preferiria "expropriar" os bancos com problemas do que recorrer a planos de resgate como o fizeram alguns países ante a conjuntura econômica mundial.
“Se acontecer na Venezuela algo parecido (à crise financeira nos Estados Unidos e Europa) não tenham a menor dúvida de que eu não vou dar um centavo aos banqueiros, tiro-lhes os bancos, expropriando-os", alfinetou Chávez, durante um pronunciamento no estado de Barinas (sudoeste).
Mais aqui no G1.

“Aleijadinho é um personagem de ficção”


Em livro polêmico, pesquisadora mineira derruba mitos sobre a vida e a obra do artista barroco.
***

Polêmica no Barroco mineiro. A pesquisadora e professora da Universidade Federal de Ouro Preto Guiomar de Grammont está lançando um livro que derruba vários mitos sobre Antonio Francisco Lisboa (1730-1814), o Aleijadinho. Em Aleijadinho e o aeroplano – O paraíso Barroco e a construção do herói colonial (Civilização Brasileira, 322 pgs. R$45), ela questiona a paternidade do artista e até mesmo se ele seria tão deformado, já que não existem provas documentais ou materiais de sua doença, ou do impacto que ela teve no seu trabalho. Além disso, sua obra não foi tão vasta quanto se afirma, e muitas peças atribuídas a ele foram fruto de uma criação coletiva, de um ateliê. Um efeito colateral desse processo seria o ostracismo a que foram relegados diversos artistas da época, em prol do mito Aleijadinho. Guiomar mostra que o “personagem de ficção” Aleijadinho, como uma espécie de Quasimodo tropical, foi criado e recriado de forma fantasiosa desde sua primeira biografia, escrita por Rodrigo José Ferreira Bretãs em 1856, vinculada a um ideal romântico típico da época. Bretas teriainventado, por exemplo, um pai branco português para o artista, para torná-lo mais palatável como herói nacional do Segundo Reinado.
Continua aqui, no G1.

Partido Comunista dos EUA se fortalece diante da crise

Em meio à crise que assola o capitalismo, os membros do Partido Comunista americano (CPUSA) registram uma demanda crescente pelas teses marxistas-leninistas. Uma reportagem da agência France Presse (AFP) conferiu a movimentação no número 235W da rua 23, no bairro de Chelsea, em Nova York — é lá que fica a sede dos comunistas dos Estados Unidos.

“Recebemos cada vez mais ligações de pessoas que querem se informar e se interessam por nós devido à crise financeira”, confirmou o atual presidente do partido no estado de Nova York, Libero Della Piana, de 36 anos, filho de pai italiano e mãe afro-descendente. “Estamos em um momento de mudanças, e acredito que o Partido Comunista terá papel fundamental no período que se inicia."




Vejam mais no Vermelho

domingo, 2 de novembro de 2008

Relatos de estupro forçam mudanças no Congo


Moradores presenciam julgamento em Corte móvel, em Bunyakiri, na República Democrática do Congo (Foto: Jeffrey Gettleman/The New York Times)

Taxa de estupro na República Democrática do Congo é uma das mais altas.
Cortes móveis estão realizando julgamentos em vilas no meio da selva.
***
Honorata Kizende olhou para a platéia e começou com uma simples declaração.
“Não havia jantar,” disse ela.
“Eu era o jantar. Eu, porque eles me chutaram duramente para o chão, arrancaram todas minhas roupas, e entre os dois, seguraram meus pés. Um pegou meu pé esquerdo, o outro o direito. Então todos os cinco me estupraram.”
A platéia, que havia sido convocada por grupos de apoio internacionais e locais e incluía desde políticos importantes até garotos de rua sem calçados, olhou para ela em descrença.
A República Democrática do Congo, ao que parece, está finalmente encarando seu terrível problema relacionado aos estupros, que oficiais da ONU chamaram de 'a pior violência sexual em todo o mundo'. Dezenas de milhares de mulheres, possivelmente centenas de milhares, foram estupradas nos últimos anos nesta terra montanhosa e estranhamente bonita. E muitos desses estupros foram marcados por um nível de brutalidade chocante, até mesmo para os distorcidos padrões de um local assombrado por senhores da guerra e soldados infantis entupidos de drogas.
Após anos de negação e vergonha, o silêncio está sendo quebrado. Graças a esforços de organizações internacionais e do governo congolês nos últimos nove meses, os estupradores não podem mais contar com uma cultura de impunidade. É claro, inúmeros homens ainda ficam impunes ao atacar mulheres. Mas um número cada vez maior está sendo capturado, julgado e colocado atrás das grades.
A matéria completa aqui no G1.

Primeiro vírus disseminado pela internet completa 20 anos



Há 20 anos, às 18h do dia 2 de novembro de 1988, Robert Tappan Morris, estudante da Universidade Cornell, estava no MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) distribuindo o que seria considerado o primeiro código malicioso a se espalhar pela internet. O “Morris worm”, como ficou conhecido, alastrou-se rapidamente e inutilizou muitos sistemas que contaminou. Estimativas sugerem que a praga infectou 10% dos 60 mil computadores que formavam a rede mundial da época.
O "worm" pegou de surpresa os administradores e usuários da internet naquele ano, que nunca tinham visto um ataque parecido. Embora o vírus não tivesse nenhuma carga maliciosa, um problema em sua programação sobrecarregava alguns sistemas infectados, impedindo sua operação.
Continua no G1.

Como esses estúpidos selvagens chegaram a dominar Washington



Como se permitiu que se chegasse a esse ponto? Como a política nos EUA chegou a ser dominada por pessoas que fizeram da ignorância uma virtude? Foi a caridade que permitiu que um parente mais próximo do homem chegasse a gastar dois mandatos como presidente? Como foi possível que Sarah Palin, Dan Quayle e outros estúpidos do gênero chegassem aonde chegaram? Como foi possível que os comícios republicanos em 2008 fossem tomados por gritarias ignorantes insistindo que Barack Obama era um muçulmano e terrorista?

Quem responde é George Monbiot, em artigo publicado aqui, na Carta Maior.

Um dia na vida de um jornal

De como um dos maiores diários do país vem se especializando em inverter o sentido dos fatos. O jornal torce os fatos porque está torcendo pelos mesmos, em vez de tentar retratá-los com a maior precisão e contextualização possível.

O dia é quinta, 30 de Outubro de 2008. Mas podia ser qualquer outro. Nessa quinta, o desprezo da Folha pelos seus leitores superou-se com a reportagem “Luz para Todos não cumpre a meta de dois milhões". Minha mulher, que já vinha se aborrecendo com a Folha, fechou as páginas, irritada: “Esse jornal pensa que somos idiotas”.

Começa pela foto que encima a história, uma cena de escuridão no Congresso Nacional, que não tem nada nadinha a ver com o programa Luz para Todos. Depois vem o título, enorme, em quatro colunas, numa página nobre do jornal, chamando de fracassado um programa que os números da reportagem revelam estar sendo um dos maiores sucessos do governo Lula.


Veja o texto completo na Agencia Carta Maior

Chomsky: "Os EUA têm essencialmente um sistema de partido único"


Noam Chomsky. Foto de theiastminute, FlickRO linguista e intelectual Noam Chomsky tem sido, desde há muito tempo, um crítico do consumismo e imperialismo americanos. A [revista alemã] Der Spiegel falou com ele sobre a actual crise do capitalismo, a retórica de Barack Obama e o conformismo dos intelectuais.
Entrevista conduzida por Gabor Steingart

Professor Chomsky, as catedrais do capitalismo entraram em colapso, o governo conservador está a gastar os seus últimos dias em exercício com os planos de nacionalização. Como é que isso o faz sentir?

Os tempos são demasiado difíceis e a crise demasiado severa para cair em lamentações. Olhando em perspectiva, o facto de que iria haver uma crise financeira era perfeitamente previsível, tal como a sua natureza e até a sua magnitude. Os mercados são sempre ineficientes.


Vejam a entrevista completa no Esquerda.Net

Assessor de McCain acusado de participar da morte de Jango

João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart, denunciou à ANSA que um ex-assessor do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, participou da suposta conspiração para matar seu pai.

"Um assessor e companheiro de armas do senador John McCain participou da conspiração para matar o ex-presidente João Goulart durante o seu exílio" na Argentina, revelou em entrevista exclusiva o filho de Jango.

Frederick Latrash era "chefe do escritório da CIA no Uruguai em 1976, onde se resolveu eliminar o meu pai" e, anos mais tarde, "foi membro do gabinete do senador John McCain", detalhou o filho do ex-presidente que foi deposto pelo golpe militar de 1964.

Em 6 de dezembro de 1976, um mês depois da reunião secreta entre o chefe da CIA e agentes brasileiros no Uruguai, João Goulart morreu após sofrer um infarto em uma fazenda na província de Corrientes, nordeste argentino, próximo à fronteira do Brasil.

A família de Jango e uma subcomissão da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul suspeitam que o ex-presidente não morreu de causas naturais, mas sim envenenado, como uma parte do Plano Condor, a aliança político-militar entre os regimes ditatoriais sul-americanos nos anos 70.


Veja o texto completo no Vermelho