sábado, 12 de julho de 2008

STF







View Current Signatures - Sign the Petition


--------------------------------------------------------------------------------


To: Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, Senado Federal, Presidência da República

Nós, cidadãos brasileiros, estarrecidos pelos acontecimentos da última semana, quando vários criminosos, entre eles DANIEL DANTAS, foram liberados graças à intervenção do Ministro GILMAR MENDES, do Supremo Tribunal Federal, exigimos a saída do Ministro GILMAR MENDES DO STF.
A prisão de DANIEL DANTAS, e dos outros, é necessária para que se realize a instrução criminal, conforme estabelece o CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, em seu artigo 312 (Art. 312. A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria. ). Portanto, O MINISTRO GILMAR MENDES descumpriu a Lei.
Toda a Nação Brasileira viu a “montanha” de dinheiro acumulada para ser subornado um agente da lei.
A saída do MINISTRO GILMAR MENDES DO STF é condição necessária para que se estabeleça novamente o respeito que os cidadãos brasileiros devem ter por seu tribunal supremo, que GILMAR MENDES desrespeitou, contrariando inclusive a jurisprudência do STF.
Queremos também prestar nossa solidariedade ao Juiz FAUSTO DE SANCTIS por sua firmeza no cumprimento de seu trabalho, ao Delegado PROTÓGENES QUEIROZ e à sua equipe de POLICIAIS FEDERAIS, que com maestria souberam driblar toda sorte de dificuldades para encarcerar os meliantes.

*Para assinar a 'petição on line', acesse o endereço abaixo:

http://www.petitiononline.com/w267x65/petition.html

Mais de 130 juízes federais protestam contra Gilmar Mendes, presidente do Supremo

Nós, juízes federais da Terceira Região abaixo assinados, vimos mostrar, por meio deste manifesto, indignação com a atitude de Sua Excelência o Ministro Gilmar Mendes, Presidente do Supremo Tribunal Federal, que determinou o encaminhamento de cópias da decisão do juiz federal Fausto De Sanctis, atacada no Habeas Corpus n. 95.009/SP, para o Conselho Nacional de Justiça, ao Conselho da Justiça Federal e à Corregedoria Geral da Justiça Federal da Terceira Região.

Não se vislumbra motivação plausível para que um juiz seja investigado por ter um determinado entendimento jurídico. Ao contrário, a independência de que dispõe o magistrado para decidir é um pilar da democracia e princípio constitucional consagrado. Ninguém nem nada pode interferir na livre formação da convicção do juiz, no direito de decidir segundo sua consciência, pena de solaparem-se as próprias bases do Estado de Direito.

Prestamos, pois, nossa solidariedade ao colega Fausto De Sanctis e deixamos clara nossa discordância para com este ato do Ministro Gilmar Mendes, que coloca em risco o bem tão caro da independência do Poder Judiciário.

O texto completo, desta sexta-feira, dia 11, no UOL Notícias.

PF acusa Mainardi e Veja

O relatório do delegado Protógenes Queiroz, encaminhado ao Juiz Fausto Martin de Sanctis - que serviu de base para o pedido de prisão de Daniel Dantas e outros réus – acusa diretamente as revistas IstoÉ Dinheiro e Veja e os jornalistas Leonardo Attuch, Lauro Jardim e Diogo Mainardi de colaborarem com uma organização criminosa. Mainardi é explicitamente apontado como “jornalista colaborador da organização criminosa”.

O nome do documento é “Relatório Encaminhado ao Juiz Federal Fausto Martin de Sanctis". É o Inquérito Policial 12-0233/2008. Nele consta Procedimento Criminal Diverso no. 2007.61.81.010.20817.


Vejam o texto completo no Blog do Nassif.

Maio de 2002 - o ovo da serpente estava chocando...

Em 8 de maio de 2002, quando GIlmar Mendes estava para ser nomeado por FHC para o STF, o jurista e professor Dalmo de Abreu Dallari foi profético, em artigo escrito na Folha de São Paulo:

SUBSTITUIÇÃO NO STF
Degradação do Judiciário

Nenhum Estado moderno pode ser considerado democrático e civilizado se não tiver um Poder Judiciário independente e imparcial, que tome por parâmetro máximo a Constituição e que tenha condições efetivas para impedir arbitrariedades e corrupção, assegurando, desse modo, os direitos consagrados nos dispositivos constitucionais.

Sem o respeito aos direitos e aos órgãos e instituições encarregados de protegê-los, o que resta é a lei do mais forte, do mais atrevido, do mais astucioso, do mais oportunista, do mais demagogo, do mais distanciado da ética.


Leiam o texto completo neste endereço.

Maierovitch: Gilmar Mendes está "extrapolando"

Para o juiz aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo, Wálter Maierovitch, o novo habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, ao banqueiro Daniel Dantas mostra que o presidente do STF está "extrapolando suas funções".

- Ele (Gilmar Mendes) está atuando com abuso de direito. Está extrapolando as funções dele. O Supremo virou ele - critica.

Presidente e fundador do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais, Maierovitch diz que já é hora de pensar num impeachment do presidente do presidente do Supremo.

- Para o presidente da Republicas tem impeachment, o ministro Celso Mello considera que pode haver impeachment para ministros do próprio Supremo. Está na hora de se pensar num impeachment do Gilmar Mendes.

Texto completo, com entrevista de Maierovitch, no Terra Magazine.


As herdeiras de Cicciolina

Silvio Sircana, porta-voz do ex-primeiro ministro Romano Prodi, posto no pelourinho da mídia porque foi fotografado enquanto conversava com um trans brasileiro numa rua de Roma. As conversas grampeadas de Salvo Sottile, porta-voz do ex-ministro do Exterior Gianfranco Fini, que discutia de "porquinhas autênticas" e "carne fresca" com amigos e companheiros de partido. O herdeiro do trono italiano, Vittorio Emanuele de Savoia, que, além de luvas milionárias, pretendia "una bella purchiacca" (me recuso a traduzir a palavra) como pagamento. A incansável atividade dos paparazzi, que nos mostram fotos do ex-presidente da Câmara Pierferdinando Casini pelado, e do atual presidente, Fini, se bolinando com a nova namorada.

Os adversários políticos do governo de direita estão desconfiados que o novo escândalo envolvendo Berlusconi pode até reforçar a popularidade do chefe do governo, num país pouco puritano nessas coisas como a Itália. Só o ex-juiz Antonio Di Pietro, do partido de centro-esquerda Itália dos Valores, não tem papas na língua: "temos um chefe de governo que se comporta como um gigolô".

Texto completo no Terra Magazine.


sexta-feira, 11 de julho de 2008

Farc: Libertação de Betancourt foi 'traição'

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) acusaram de "traição" os carcereiros da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e de mais 14 reféns que foram resgatados pelo exército da Colômbia na semana passada.


Leiam o texto completo na BBCBrasil.com

TRF divulga nota sobre divergências do Judiciário

São Paulo - A presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, Marli Ferreira, comentou em nota oficial divulgada hoje, o embate entre o juiz federal Fausto Martins de Sanctis e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, sobre a prisão e soltura do sócio-fundador do Banco Opportunity, Daniel Dantas. No comunicado, Marli recomenda que os juízes, de todas as instâncias, "nunca se verguem ante interesses subalternos". "Ceder à campanha que se arma para desonrar qualquer de seus membros é amesquinhar a função judicial", diz a desembargadora federal.


Veja o final do texto aqui.

Procuradores divulgam carta de repúdio a habeas corpus condedido por Gilmar Mendes

Da Folha UOL:

Leia a íntegra abaixo:

Carta aberta à sociedade brasileira sobre a recente decisão do
Presidente do Supremo Tribunal Federal no habeas corpus nº 95.009-4.

Dia de luto para as instituições democráticas brasileiras

1.Os Procuradores da República subscritos vêm manifestar seu pesar com a
recente decisão do Presidente do Supremo Tribunal Federal no habeas
corpus nº 95.009-4, em que são pacientes Daniel Valente Dantas e Outros.
As instituições democráticas brasileiras foram frontalmente atingidas
pela decisão liminar que, em tempo recorde, sob o pífio argumento de
falta de fundamentação, desconsiderou todo um trabalho criteriosamente
tratado nas 175 (cento e setenta e cinco) páginas do decreto de prisão
provisória proferido por juiz federal da 1ª instância, no Estado de São
Paulo.

2.As instituições democráticas foram frontalmente atingidas pela falsa
aparência de normalidade dada ao fato de que decisões proferidas por
juízos de 1ª instância possam ser diretamente desconstituídas pelo
Presidente do Supremo Tribunal Federal, suprimindo-se a participação do
Tribunal Regional Federal e do Superior Tribunal de Justiça.
Definitivamente não há normalidade na flagrante supressão de instâncias
do Judiciário brasileiro, sendo, nesse sentido, inédita a absurda
decisão proferida pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.

3.Não se deve aceitar com normalidade o fato de que a possível
participação em tentativa de suborno de Autoridade Policial não
sirva de fundamento para o decreto de prisão provisória. Definitivamente
não há normalidade na soltura, em tempo recorde, de investigado que pode
ter atuado decisivamente para corromper e atrapalhar a legítima atuação
de órgãos estatais.

(Continua no enlace acima.)

Portugal propõe instituição de formação policial no Brasil

Brasília, 10 jul (Lusa) - Portugal propôs nesta quinta-feira, durante a 3ª Reunião dos Chefes de Polícia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Brasília, a criação de uma instituição de ensino superior policial no Brasil, disse à Agência Lusa o diretor nacional da Polícia de Segurança Pública.


O texto completo pode lido na Lusa.

Parlamento Europeu censura política de Berlusconi para ciganos

O Parlamento Europeu aprovou uma moção em que pede ao governo italiano de Silvio Berlusconi que suspenda a recolha de impressões digitais dos ciganos, iniciada esta semana, e que não use as que já tiverem sido recolhidas, considerando que a medida é um acto de discriminação étnica. A resolução foi apresentada pelos grupos socialista, liberal, verde e da esquerda unitária, e foi aprovada por 336 votos a favor, 220 contra e 77 abstenções.


Veja mais no Esquerda.Net.

Amizade fraterna

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), famoso pelo apoio dado a Daniel Dantas nos tempos de mensalão, usou o Plenário do Senado nesta quarta-feira para mais uma vez defender o banqueiro. O senador classificou a Operação Satiagraha como “um propósito firme de Paulo Lacerda, magoado, ofendido e ferido”. Lacerda foi diretor-geral da Polícia Federal e atualmente comanda a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).


Continuação do texto na CartaCapital.

'Andar na linha' é única maneira de se livrar da PF, diz Lula

Declaração foi feita antes da nova prisão de Dantas; presidente, no entanto, alerta para PF evitar excesso.


Veja mais no Estadao.com.br.

Ibama multa Vale em mais de R$ 5 mi por madeira ilegal

Vale foi punida devido à venda ilegal de cerca de 9.500 m³ de madeira e pelo depósito ilegal de 612 m³ em toras.


Continue a ler o texto aqui.

Anima Mundi: animação dentro e fora do cinema


RIO - Use sua capacidade de abstração e tente imaginar projeções de luz feitas no ar com lanternas, que são filmadas e depois transformadas em desenhos animados. Ou uma galeria de arte nas quais os “quadros” são, na verdade, vídeos de animação criados por artistas plásticos. Coce os neurônios mais um pouquinho e visualize a si mesmo, capturado por uma câmera, contracenando com personagens virtuais.

A edição 2008 do festival Anima Mundi – que começa nesta sexta, ocupando o Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Casa França-Brasil, Odeon BR, Oi Futuro e Estação Botafogo até o dia 20 – vai trazer atrações paralelas radicalmente experimentais, que podem até deixar as sessões de cinema e vídeo em segundo plano.


Texto completo no JB Online.

Israel vai agir contra Irã em caso de ameaça, diz ministro

O ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, afirmou nesta quinta-feira que seu país está pronto para agir contra o Irã caso se sinta ameaçado.

Falando em Tel Aviv, o Ministro disse que Israel já "provou no passado que não hesitará em agir quando seus interesses vitais em segurança estiverem em jogo".

A declaração de Barack foi feita em resposta aos novos testes com mísseis realizados pelo Irã nesta quinta-feira.

Texto completo na BBC Brasil. Os tambores da guerra continuam tocando...


Ministro da Defesa diz não estar preocupado com frota marítima norte-americana

Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje (10) não estar preocupado com a reativação da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos.

“Não estamos preocupados com isso. Evidentemente, os norte-americanos podem fazer o que bem entenderem, mas fiquem certos de que nas 200 milhas brasileiras a Quarta Frota não participará [entrará]”, afirmou Jobim, ao ser questionado se a iniciativa poderia ser interpretada como um sinal de que o governo norte-americano pretende manter a América Latina sob sua área de influência, principalmente após as recentes descobertas de petróleo dentro das 12 milhas do mar territorial brasileiro.


O texto completo está na Agencia Brasil.

Já era: Senado aprova projeto de lei da Internet - prevê que todos os acessos deverão ser registrados e arquivados no provedor por 3 anos


Se o projeto lhe incomoda, pode ser hora de buscar influenciar diretamente o processo legislativo, buscando os deputados federais (o projeto está seguindo para a Câmara) que o representam e manifestando a eles sua opinião.

Da matéria da Folha: “O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (9) uma proposta que enquadra crimes cometidos pela internet, como a pirataria virtual e a pedofilia, e endurece a pena para os crimes já existentes. No total, o projeto, relatado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), cria 13 novos crimes.

Mais no BR-Linux. A sugestiva imagem veio de lá.

Procurador diz que presidente do STF deu foro privilegiado a Daniel Dantas

O procurador da República Rodrigo de Grandis disse hoje que, em sua opinião pessoal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes deu foro privilegiado ao banqueiro Daniel Dantas ao permitir sua soltura da prisão. Segundo ele, o habeas corpus concedido ontem por Mendes é ilegal e inconstitucional, pois ofendeu juízes de instâncias inferiores.

A notícia completa em O Globo Online.

QUEIROZ DÁ O DRIBLE DA VACA EM MENDES


. Daniel Dantas voltou para a cana onze horas depois de sair dela.

. Não sentiu o gostinho de um banheiro com papel higiênico de folha dupla.

. O Supremo Presidente Gilmar Mendes deu fuga a Daniel Dantas com o argumento de que as provas já tinham sido todas colhidas e não havia motivo para deixá-lo preso.

. O argumento central do novo pedido de prisão se baseia no fato de que, solto, Dantas continua a ter o poder de subornar políticos e jornalistas.

. A Justiça aceitou o argumento da Policia Federal.

O texto completo no Conversa Afiada.

Dantas e George Orwell

Manhã do dia 10 de julho de 2008. Manchete do jornal: "Supremo manda polícia soltar banqueiro Dantas". Voltarei ao tema. Preciso antes compartilhar outros fatos com o leitor.

Atuando num processo ano passado, com réu condenado, vi uma colega Procuradora da República recorrendo para absolver um réu acusado de pequeno tráfico de entorpecentes (ela o havia denunciado, mas concluiu não haver provas para a condenação no curso da ação). Sim, leitor, o MP deve atuar em favor do réu também se assim entender. É o que determina a Constituição. Dei parecer favorável. A condenação foi mantida.

Não discuto aqui a decisão que manteve a condenação: há se respeitar o entendimento do Poder Judiciário. Mas eu recorri a favor do réu ao STJ. O recurso foi admitido. Contudo, demora. Como demora. Porque ainda preso o réu, resolvi entrar também com um habeas corpus a favor dele no STJ (sim, leitor, o MP também pode entrar com habeas corpus a favor de réu para beneficiá-lo).

Eu entendia que sua prisão (já há quase 2 anos) não tinha fundamento jurídico (até porque o MP recorrera pedindo sua absolvição). A liminar foi indeferida. Passaram-se mais alguns meses.

Continue lendo o relato no Projeto Brasil, do Luís Nassif. Na citação do Zé Justino, abaixo, onde nos é informado que o Ministro (?) Gilmar Mendes deferiu habeas corpus para Daniel Dantas, eu comentei que pelo jeito a Polícia Federal deveria pedir os mandados de prisão diretamente ao STF, pois está acontecendo da Justiça em primeira instância mandar prender, e o STF mandar soltar. Assim, pede direto ao STF, que não defere o mandado de prisão, economizando recursos, e estamos conversados.

O Estado brasileiro contra o crime

A operação que prendeu Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta é simbólica – até pelo perfil dos três prisioneiros. Chegou-se ao centro do crime organizado, não especificamente pelos nomes envolvidos, mas pelas inter-relações que permeiam esse mundo complexo das finanças internacionais.

A primeira vez que se chegou perto desse mundo foi na CPI dos Precatórios. Inicialmente foi montada para senadores poderem atacar inimigos estaduais. Quando evoluiu, se percebeu que estava enveredando por terras nunca antes percorridas: o grande submundo do crime. Aí, a CPI recuou. O tema voltou a ser tangenciado na CPI do Banestado e volta agora, com essa operação da Polícia Federal.

Este texto é parte da Coluna Econômica do Luís Nassif, de 10 de julho de 2008.


quinta-feira, 10 de julho de 2008

50% dos presos esperam decisão dada a Dantas

Metade da população carcerária brasileira, de acordo com números oficiais do ministério da Justiça, espera decisão semelhante àquela que o banqueiro Daniel Dantas recebeu do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes. Do total de 422.373 presos em todo o País, mais de 211 mil estão em situação provisória - ainda sem condenação - e poderiam aguardar o julgamento em liberdade, como ocorrerá com Dantas.
...
Na decisão do ministro Gilmar Mendes a favor de Daniel Dantas, o presidente do STF alega que a coleta de provas já havia sido cumprida no período em que Dantas esteve preso ou sob investigação. Diz o ministro na decisão:

"Não se pode decretar prisão temporária com base na mera necessidade de oitiva dos investigados, para fins de instrução processual."

Traduzindo-se do juridiquês: ninguém pode ficar preso para ser questionado sobre os crimes que supostamente praticou. Ninguém. Continua o deferimento:

"O interrogatório constitui ato normal do inquérito policial, em regra levado a efeito com o investigado solto, ante a garantia fundamental de presunção de inocência".

Ou seja: todo cidadão é inocente até que se prove o contrário. Deve ser feito o interrogatório, portanto, segundo o presidente da Corte máxima brasileira, "com o investigado solto". Mais de 211 mil presos, em todo o País, devem concordar com o ministro.

Terra Magazine

'Quem é q julga 1 ministro do Supremo se ele estiver envolvido?'

BLUE BUS:

O que mais me chamou a atençao nesse imbroglio que, claro, nao vai dar em nada (já estao tirando o Caciola das férias em Mônaco para libertá-lo no Brasil), foi a desagradável coincidência entre um excerto do texto da PF - quando Daniel Dantas dizia para o seu enviado para subornar delegados da PF que estava preocupado apenas com a 1a instância porque "no STF, ele resolvia com facilidade". Logo em seguida, o ministro Gilmar Mendes dá uma declaraçao à imprensa criticando veementemente a quebra dos direitos dos envolvidos. Este seria um caso da chamada 'coincidência desagradável', nao é?

Talvez por isso, adiante, indicado para julgar o pedido de habeas corpus dos presos, o ministro do Supremo tratou de pedir mais informaçoes à PF. Espero que alguém, talvez um dos seus colegas da mais alta corte de Justiça do País, lhe tenha sugerido que a declaraçao foi a mancada do ano. Mas eu gostaria de perguntar, sem qualquer ilaçao com o caso, uma outra coisa - quem é que julga um ministro do Supremo, se ele estiver envolvido, de alguma forma, com as pessoas a quem deve julgar? 10/07 Cesar Oliveira

Vitória de Vietnã sobre EUA é motivo de orgulho, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que se sentiu "tão orgulhoso quanto os vietnamitas" pela vitória do Vietnã sobre os Estados Unidos na guerra que opôs os dois países nos anos 1960-70.
(...)
"A vitória de vocês foi a vitória do oprimido, e nós nos sentimos co-participantes e muito orgulhosos do significado para a humanidade da vitória de vocês."


Texto completo na BBCBrasil.com.

O perfil criminoso de Dantas

Relatório da PF diz que banqueiro corrompe, intercepta ligações e manipula a mídia

SÃO PAULO - Relatório de Inteligência Policial que dá suporte à ordem de prisão do banqueiro Daniel Dantas afirma que ele corrompe, faz espionagem empresarial - inclusive com interceptações telefônicas ilegais -, manipula a mídia e se prevalece de bom relacionamento com autoridades públicas para manter protegida a sua organização criminosa. "O grupo Opportunity possui longa história, marcada por diversos fatos controversos e questionáveis.

Texto completo na Tribuna da Imprensa.

Lula é a melhor opção para negociar acordo com Farc, diz ex-refém Clara Rojas

Bogotá (Colômbia) - Depois de passar seis anos no meio da selva, comendo pouco mais que arroz e mandioca, fazendo caminhadas intermináveis, sendo atormentada por bombardeios e passando por um parto complicadíssimo, Clara Rojas só quer saber de olhar para a frente, de cuidar do filho Emmanuel, nascido em 2004, de se preocuar com o meio ambiente e com os reféns que permanecem em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Se possível com ajuda do Brasil.

Texto completo na Agencia Brasil.

STF concede habeas a Daniel Dantas e outros 10

Portal Terra

SÃO PAULO - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, concedeu nesta noite habeas-corpus ao banqueiro Daniel Dantas e a outros 10 sócios e acionistas do banco Opportunity. Entre eles, está a irmã de Dantas, Verônica.


Vejam o texto completo neste endereço.

Lei seca reduz em 25% o número de acidentes no RS

Na capital gaúcha, a mudança de comportamento dos motoristas acompanha uma redução expressiva no número de acidentes de trânsito após a entrada em vigor da proibição do consumo de álcool. De 9 a 19 de junho foram registrados 813 acidentes. Nos 11 dias seguintes, com a lei seca em vigor, foram registrados 607 acidentes. Redução de 25%, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Notícia completa no G1.

Presidente do STF critica pedido de prisão contra jornalista da Folha

Nesta terça-feira (08/07), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, criticou os pedidos de prisão, busca e apreensão contra a jornalista da Folha de S.Paulo Andréa Michael. Os mandados foram emitidos pelo delegado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz, que acusou a repórter de divulgar informações sigilosas para advogados de Daniel Dantas, preso durante a operação Satiagraha.

"O pedido de prisão preventiva nesse caso já suscita inúmeras indagações. Por que a prisão preventiva num caso como esse? Ela poderia fugir? Ela poderia dar cabo às provas? Aqui os senhores já percebem claramente o abuso do próprio pedido de prisão preventiva. Prender um jornalista por revelar uma informação faz inveja ao regime soviético”, disse o ministro.

Notícia do Comunique-se. Fico imaginando a isenção do Ministro(?) Gilmar Mendes, se ele tiver que julgar esta causa no STF...

Depois de blog, Justiça proíbe jornal de comparar candidatos

O jornal O Estado de Tapajós, do Pará, está proibido de publicar matérias que comparem a gestão da atual prefeita com gestões anteriores. A decisão foi tomada pela juíza Betânia de Figueiredo Pessoa Batista, da 20ª Zona Eleitoral de Santarém, a mesma que emitiu liminar semelhante contra o Blog do Jeso.

A liminar foi pedida pelo PT, partido da atual prefeita da cidade e candidata à reeleição, Maria do Carmo. Pela decisão, a juíza permite que o jornal publique matérias criticando a prefeitura, mas determina que “abstenha-se de fazer reportagens onde se faça comparações entre a atual gestão e as anteriores, bem como aos partidos a que são filiados, enaltecendo o ex-gestor ou seu partido ou depreciando a atual gestora e seu partido, sob pena de multa de R$ 5 mil por exemplar vendido”.

Notícia do Comunique-se.


Após o Google ser obrigado a fornecer os logins dos usuários do YouTube à Viacom International, grupos de privacidade levantaram questões sobre o moni

Após o Google ser obrigado a fornecer os logins dos usuários do YouTube à Viacom International, grupos de privacidade levantaram questões sobre o monitoramento do serviço de vídeos.

No processo por direitos autorais iniciado pela Viacom em 2007, o Google pediu que os logs fossem anônimos para manter a privacidade dos usuários.

“O Google retém todos os termos de busca dos usuários do YouTube. Esta prática coloca os dados em risco”, disse o diretor executivo do Electronic Privacy Information Center (EPIC), Marc Rotenberg.

Notícia completa no IDGNow! .

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Polícia do Rio de Janeiro é a que mais mata no mundo

Nunca policiais fluminenses mataram tanto quanto neste ano. E se distanciaram ainda mais num ranking negativo: é a polícia que mais mata no mundo, como já mostravam dados de 2003. Um em cada cinco homicídios, como a execução do menino João Roberto, de 3 anos, no domingo, tem como autor um policial. Entre os Estados brasileiros e países que registram dados oficiais, os 1.195 autos de resistência - quando o agente alega ter matado em confronto - de 2003 já superavam todos os casos na Europa e na América do Norte.

Notícia completa no G1. Esta notícia contraria o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, que disse que os PM's assassinos eram uma "aberração". Disparar para matar parece estar sendo método de trabalho da PM carioca.

Justiça decreta prisão temporária de PMs envolvidos em morte de menino no Rio

A Justiça do Rio decretou a prisão temporária dos dois policiais envolvidos na morte de João Roberto Amorim, 3. O menino foi atingido por tiros na noite de domingo, durante ação da PM, e morreu na segunda-feira (7). O cabo William de Paula e o soldado Elias Gonçalvez da Costa Neto ficarão presos pelos próximos 30 dias, de acordo com a decisão.

Texto completo na Folha Online.

Irã testa míssil que pode alcançar Israel; assista

O Irã testou nesta quarta-feira uma nova versão do míssil de longo alcance Shahab-3, que tem capacidade para atingir Israel, afirmou a mídia estatal iraniana.

O míssil, que pode alcançar uma distância de dois mil quilômetros, foi um entre nove - entre mísseis de curto e médio alcance - a serem lançados em um local remoto no deserto.

O comandante da Força Aérea da Guarda Revolucionária Iraniana, Brig-Gen Hoseyn Salami, disse que o país está “pronto para defender a integridade da nação iraniana”.

Mais na BBC Brasil. Tambores da guerra...


ANJ se manifesta contra censura em blog no Pará

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou nota à imprensa protestando contra a decisão da juíza Betânia de Figueiredo Pessoa Batista, da 20ª Zona Eleitoral de Santarém, no Pará, de proibir o jornalista Jeso Carneiro de comparar no seu blog a atual prefeita Maria do Carmo (PT) com o ex-prefeito Lira Maia (DEM).

No comunicado, o vice-presidente da ANJ, Júlio César Mesquita, classifica a decisão como censura e afirma que “mais do que proibir o exercício do jornalismo e de inibir o exercício do direito de liberdade de expressão e de opinião, o que se pretende é determinar como o jornalismo deve ser feito”.

Notícia completa no Comunique-se.


Índios da Raposa Serra do Sol encerram viagem pela Europa para divulgar luta por terra em Roraima

Dois representantes da comunidade indígena Raposa Serra do Sol, que há meses vem lutando contra fazendeiros de arroz pela posse de suas terras no Estado de Roraima, encerraram nesta segunda-feira (07) uma turnê européia de 22 dias que realizaram com o intuito de denunciar as agressões sofridas pela sua comunidade nos últimos tempos, alertar para a futura decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a posse das suas terras e, fundamentalmente, para "criar uma nova relação com os indígenas brasileiros".

"Precisamos estabelecer uma nova relação com a Europa e com os brasileiros. Tivemos de sair do Brasil para ser conhecidos", disse com exclusividade ao UOL Pierlângela Nascimento da Cunha, da liderança Wapichana e Coordenadora da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir), em reunião realizada em Lisboa, Portugal, o último país visitado na Europa. "Nossa turnê foi positiva. Precisávamos que a voz do nosso povo pudesse ser ouvida em outro lugar e conseguimos Colocar o tema na agenda européia."

"Precisamos denunciar o que se passa na nossa reserva. Por isso estamos na Europa, para divulgar a notícia. Para que o mundo saiba de nós e assim o [presidente] Lula tenha apoio para nos ajudar", afirmou Jacir José de Souza, da liderança Macuxi do Conselho Indígena de Roraima (CIR) no Centro Universitário Padre Antônio Vieira, na capital portuguesa.

A notícia continua no UOL Últimas Notícias.

Novo líder das Farc propõe diálogo com governo

O novo líder do grupo rebelde Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Alfonso Cano, propôs em um comunicado a abertura de diálogo com o governo colombiano para negociar um acordo humanitário que prevê a libertação de reféns em poder da guerrilha em troca de guerrilheiros presos.

O comunicado, divulgado nesta terça-feira pelo canal de televisão RCN, teria sido elaborado antes do resgate de Ingrid Betancourt e de outros 14 reféns em uma operação do Exército colombiano, na última quarta-feira.

"Nossa proposta de nos encontrarmos com o governo para precisar os termos de um acordo continua vigente", diz o comunicado.

"Persistiremos em nossos esforços para alcançar a paz democrática pelas vias civilizadas do diálogo, tal como temos feito durante mais de 44 anos", diz o documento.

De acordo com o canal colombiano, o documento teria sido escrito por Cano e entregue pelo Secretariado das Farc aos mediadores Jean Paul Gontard, da Suíça, e Noël Saez, da França, que estiveram na selva colombiana pouco antes do resgate dos reféns.

Cano assumiu o comando das Farc após a morte de seu líder e fundador, Manuel Marulanda, em março deste ano.

Texto completo na BBC Brasil.


terça-feira, 8 de julho de 2008

Exclusivo:PF prende Dantas e organização criminosa

A prisão de Daniel Dantas é o desfecho, ou, melhor, um entreato da maior disputa societária da história do capitalismo brasileiro.

Para que se tenha uma idéia: algo como um bilhão e 900 milhões de dólares foram rastreados na investigação. Fortuna essa advinda de aplicadores e, quase sempre, a transitar por paraísos fiscais. Técnicos do Banco Central e da Receita Federal também trabalharam na megainvestigação pilotada pelo delegado Queiroz.

Poderia ser legalmente, e de origem legal, mas o contrário é também verdade e em relação a quantias abissais, como saberão ainda hoje, e aqui, os leitores.

Do que Terra Magazine conhece da ação deste 8 de julho e traz com exclusividade aos internautas deste portal Terra, é possível assegurar que trata-se do mais profundo mergulho nos intestinos do Brasil.

Das entranhas do que há de mais poderoso nos comandos financeiros, sociais e políticos - como conhecerão em detalhes os leitores de Terra Magazine nos próximos dias -, emerge o que a Polícia Federal, depois de 2 anos de investigações, trata como organização criminosa comandada por dois grupos distintos e dois "capos" - expressão da própria PF - que atuariam em consórcio, Daniel Valente Dantas e Naji Robert Nahas.

Dois anos de investigação, diga-se, em sua última etapa. A rigor, Satiagraha, a operação desta terça-feira 8 de julho, é filha da Operação Chacal, que em 2004 investigou e indiciou Dantas e os seus por espionagem. Com ele foi flagrada, então, a multinacional de investigações Kroll.

"Exclusivo" por provavelmente ser o primeiro informativo a noticiar os eventos de hoje. No Terra Magazine.



Betancourt: 'Colômbia está isolada na região'

BBC:

A ex-refém do grupo rebelde Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Ingrid Betancourt, disse que "a Colômbia está isolada na região" e que "não teria votado em (Álvaro) Uribe" por causa de suas diferenças políticas com o presidente da Colômbia.

Em entrevista exclusiva à BBC Mundo, em Paris, ex-refém disse que a Colômbia pode contar apenas com o Peru, presidido por Alan García. Mas fora isso, a Colombia "está isolada na região".

Abaixo assinado contra projeto de lei q pretende controlar a web

Está circulando por email convocaçao para assinar uma petiçao online contra o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo que pretende controlar a internet obrigando a identificaçao dos usuários antes de iniciarem qualquer operaçao que envolva interatividade. O abaixo assinado pede aos membros do Congresso que rejeitem o projeto substitutivo do senador porque ele "atenta contra a liberdade, a criatividade, a privacidade e a disseminaçao de conhecimento na internet brasileira". A votaçao está prevista para amanha. Até esta noite, 2,300 pessoas tinham assinado.

PARA ASSINAR CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

PF prende Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas

SÃO PAULO (Reuters) - A Polícia Federal informou nesta terça-feira que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity.

Um porta-voz da Polícia Federal em São Paulo informou que o banqueiro foi preso no Rio de Janeiro, em uma operação relacionada ao escândalo do mensalão.

O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas também foram detidos na mesma operação da PF, para a qual foram expedidos 24 mandatos de prisão e 56 de busca em quatro Estados.

(Reportagem de Eduardo Simões; Edição de Renato Andrade)

Italianos fornecem impressões digitais em solidariedade para com ciganos

Roma, 7 jul (EFE).- Milhares de pessoas forneceram hoje suas impressões digitais na rua em protesto contra a intenção do Ministério do Interior italiano de fazer um censo dos ciganos, segundo informaram os organizadores do ato.


A organização ARCI, de defesa dos direitos humanos, informou que milhares pessoas, entre elas políticos da oposição e intelectuais, passaram hoje perante a mesa colocada no centro de Roma para o ato de protesto.


Durante pouco mais de duas horas e em fila de dois, os voluntários forneceram suas impressões digitais para mostrar, assim, seu desacordo com a norma do Governo italiano.


O ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni, anunciou em 25 de junho que serão tomadas as impressões digitais de todos os ciganos, incluindo os menores, para criar um censo das pessoas que vivem em bairros periféricos e assentamentos.

Mais no G1.


Lapônia sedia 'Copa do Mundo' de países não reconhecidos

Começa nesta segunda-feira (7), sob o "sol da meia-noite" de Gällivare, na Lapônia sueca, a segunda Copa do Mundo de países não reconhecidos pela Fifa – a Viva Cup 2008. O campeonato terá participação de apenas cinco equipes – a anfitriã Lapônia, a dos arameus e ainda as de Padânia, Curdistão e Provença.

Na versão feminina, que acontece paralelamente, apenas Curdistão e Lapônia estão na disputa. Ainda assim, é prudente esperar o início do torneio para ter certeza de que não haverá desistências – na edição passada, disputada na Occitânia (sul da França), das 16 equipes esperadas, apenas três acabaram jogando efetivamente.

Notícia completa no G1.


Bolívia II: Evo Morales diz que voltará a cultivar coca se perder referendo na Bolívia

O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou que se perder o referendo revogatório de seu mandato em agosto retornará a Chapare - onde nasceu - para cultivar coca, anunciou a imprensa local nesta segunda-feira (7).

"Se confirmarem meu nome, terei mais dois anos e meio de mandato, mas caso contrário vou para Chapare, com meu 'cato' (superfície de 1.200 m2) de coca", afirmou o governante, que no dia 10 de agosto porá o cargo à disposição.


A resistência do então camponês Morales aos programas governamentais de erradicação da planta o elevou a líder local.

Notícia completa no G1.


Bolívia I: Referendo revogatório boliviano é aceito por mais um governador opositor

La Paz, 7 jul (EFE).- O governador regional do departamento (estado) boliviano de Pando, Leopoldo Fernández, se tornou hoje o quarto líder autonomista opositor a aceitar o próximo referendo revogatório, enquanto o de Cochabamba, Manfred Reyes Villa, ratificou sua rejeição à consulta.


Um porta-voz de Fernández disse à Agência Efe que "apesar de a lei do referendo revogatório ser injusta, o governador regional de Pando vai à consulta" da mesma forma que seus aliados de Santa Cruz, Rubén Costas, de Tarija, Mario Cossío, e de Beni, Ernesto Suárez.


Texto completo no G1.


Governo peruano pede apoio de Forças Armadas para conter protesto

Lima, 7 jul (EFE) - Os organizadores da greve nacional desta quarta-feira criticaram hoje a decisão governamental de pedir apoio às Forças Armadas para garantir a segurança no país, ao qualificá-la como um "excesso" e uma provocação.


O vice-presidente da Confederação Geral de Trabalhadores do Peru (CGTP), Olmedo Auris, disse ao site do jornal "El Comercio" que o Governo de Alan García quer provocar o povo e os trabalhadores com a decisão, levando em conta que "há decretos legislativos que amparam o Exército e a Polícia para poder atirar".


"O Governo pretende fazer ver que nós vamos transformar essa data (9 de julho) em uma atividade incontrolável, o que não é verdade", criticou Auris.


Sindicatos e organizações sociais convocaram uma greve nacional para quarta-feira em protesto contra a política econômica do Governo de García, frente à alta do custo da vida, em defesa do campo e para denunciar a crescente criminalização dos atos sociais por parte do Executivo.


O dirigente sindical assegurou que da parte dos manifestantes "não haverá qualquer ato de violência".


Notícia completa no G1.


Comentário considerado extremista leva blogueiro russo à prisão

Ele descreveu a polícia como uma ‘corja’ e defendeu a queima desses oficiais.
Autor do blog foi condenado a um ano de prisão; conteúdo polêmico já saiu do ar.
Veja a notícia completa no G1.

Polícia prende 21 estudantes em protesto no Timor Leste

A polícia na capital do Timor Leste prendeu 21 estudantes durante um protesto na capital Dili depois de usar gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.


A manifestação era contra planos do Parlamento de gastar US$ 1 milhão em carros novos para os deputados.


Segundo testemunhas, tratava-se de um ato pacífico em que estudantes com a boca tapada com fita isolante formaram fileiras em uma escadaria no campus da universidade nacional.

Mais no G1.


Dezenas de ativistas continuam com protestos contra G8 no Japão

Toyako (Japão), 7 jul (EFE).- Cerca de 150 pessoas protestaram hoje, em Date (Hokkaido, Japão) contra o Grupo dos Oito (G8, sete países mais ricos do mundo e a Rússia), em uma zona montada para o acampamento dos ativistas reunidos por ocasião da cúpula da organização, segundo disse à agência Efe uma testemunha da manifestação.


Os manifestantes protestaram de maneira pacífica em um dos acampamentos habilitados pelas autoridades japonesas, próximo de Toyako, e segundo a testemunha, não se registrou nenhum tipo de enfrentamento violento.


Os manifestantes protestaram contra o G8, as grandes desigualdades econômicas no mundo e o desenvolvimento da energia nuclear.


Mais no G1.


Israel fecha organização de caridade 'ligada ao Hamas'

Soldados israelenses fecharam os escritórios de uma organização de caridade palestina ligada ao grupo militante Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Os soldados confiscaram documentos e computadores durante a operação na cidade de Nablus, norte da Cisjordânia.

Segundo o correspondente da BBC no Oriente Médio Tim Franks, a operação dos soldados israelenses ocorreu pela manhã em uma escola, um centro de aconselhamento para mulheres e uma clínica médica.

Mais na BBC Brasil. Israel negocia com o Hizbollah, e pesa a mão contra qualquer coisa associada com o Hamas.


Israel assina acordo de troca de prisioneiros com Hezbollah

Israel confirmou nesta segunda-feira ter assinado um acordo formal com o grupo militante Hezbollah que prevê a troca de prisioneiros e a devolução de corpos de soldados israelenses e guerrilheiros mortos durante anos de conflitos entre os dois lados.

Segundo informações publicadas no site do jornal israelense Haaretz, o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, confirmou por meio de nota que o negociador-chefe de Israel, Ofer Dekel, assinou o acordo, mediado pela ONU, no domingo.

Na nota, o governo diz que a implementação do plano está sujeita a "alguns componentes", mas não especifica quais seriam as condicionantes.

Israel deverá libertar cinco prisioneiros libaneses, e o Hezbollah deverá devolver dois soldados seqüestrados em julho de 2006.

A captura de Ehud Goldwasser e Eldad Regev, na fronteira, detonou uma guerra no Líbano entre Israel e o grupo apoiado pelo Irã.

O Hezbollah não fez comentários sobre o estado de saúde dos dois soldados, mas em Israel a morte deles é dada como certa. A troca, portanto, seria pelos corpos de Goldwasser e Regev.

Segundo o Haaretz, entre os prisioneiros libaneses a ser libertados está Samir Kuntar, que está cumprindo prisão perpétua por matar um policial, além de um homem e sua filha de quatro anos, em 1979, na cidade de Nahariya.

Texto completo na BBC Brasil.

Britto García e Serrano afirmam que o governo da Colômbia interceptou liberação das Farc

Segundo a hipótese de ambos, respaldada em artigos da imprensa e declarações de Ingrid Betancourt, o grupo insurgente estava realizando uma entrega unilateral de reféns que foi interceptada pelo governo da Colômbia, como fizeram a meses atrás, quando capturaram os portadores de provas de vida de reféns que seriam entregues à Venezuela.

ANNCOL/YVKE Mundial

De forma independente, os intelectuais Luis Britto García e Pascual Serrano teorizaram nesta quinta-feira que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc-EP) estavam realizando nesta quarta-feira uma entrega unilateral de prisioneiros e seqüestrados, que foi interceptada pelo governo da Colômbia, possivelmente seguindo as comitivas internacionais que estavam dialogando com o grupo insurgente.

Lembram que a Colombia já fez algo parecido há alguns meses, quando o governo da Colômbia capturou pessoas que portavam provas de vida de retidos pelas Farc, que seriam entregues ao governo da Venezuela. O governo da Colômbia fez passar essas provas de vida como um “êxito” próprio e processaram aqueles que os portavam, vários deles mulheres alheias ao movimento guerrilheiro.

O texto completo está na Agência de Notícias Nova Colômbia.

La liberación de Betancourt fue producto de largas negociaciones

París, 7 Jul. ABN.- El portal MediaPart volvió a descartar, como ya lo hizo el pasado viernes, que la liberación de los 15 rehenes haya sido mérito de una operación militar de inteligencia.

MediaPart cita como fuentes a periodistas locales y asesores cercanos al que fuera el partido de Ingrid Betancourt, precisó la agencia DPA.

Vejam o texto completo na ABN-Agencia Bolivariana de Noticias.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Cerca de 80 mil portugueses poderão votar este ano em SP

São Paulo, 7 jul (Lusa) - Cerca de 80 mil portugueses estão aptos a votar nas eleições deste ano em todo o estado de São Paulo, segundo números não-oficiais.

Não há estatísticas oficiais sobre o número de portugueses aptos a votar, mas a estimativa é de que, apenas no estado de São Paulo, pelo menos 20% dos 400 mil portugueses estejam inscritos na Justiça Eleitoral.


Texto completo na Lusa: Agência de Noticias de Portugal.

Manuscrito de Pablo Neruda para amante é revelado ao público

Um grupo de poemas dedicados de próprio punho por Pablo Neruda a mais jovem e última amante do escritor, Alicia Urrutia, foi revelado no domingo (6) pelo proprietário do manuscrito — o advogado e colecionador Nurieldín Hermosilla. Os poemas foram escritos em 1969 pelo poeta e prêmio Nobel de literatura.


Vejam mais no Vermelho.

Porto Alegre: enquete aponta Manuela vencedora do 1º debate

Neste domingo (7), à noite, ocorreu o primeiro debate entre os candidatos que disputam a Prefeitura de Porto Alegre (RS). O debate, promovido pela TVCOM e Rádio Gaúcha, teve cinco blocos, quatro intervalos e durou aproximadamente 2 horas e 45 minutos. Apenas os candidatos que possuem representação na Câmara dos Deputados participaram. Segundo enquete realizada pela RBS, até às 18 horas e 15 minutos desta segunda (8), Manuela D'Ávila (PCdoB) venceu o debate com 32.97% da preferência dos internautas.


Texto completo no Vermelho.

Robert Redford llama a Bush "malévolo, miope y tirano"

Robert Redford, veterano actor y director estadounidense, ha calificado a George W. Bush como un "un líder malévolo, miope y tirano". Así lo ha publicado el número de este mes de la edición mexicana de la revista Playboy, donde aparece una entrevista con el protagonista de El Golpe.


Leiam mais no EL PAIS.com.

El cerco al MST y la crisis política local

Barometro Internacional

Análisis Político y Social Nacional e Internacional de Venezuela y el Resto del Mundo
Director: Diego Olivera. Jefe De Redacción: Miguel Guaglianone

El Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) tiene sus orígenes en las luchas por la tierra de los últimos años de la dictadura militar (1964-1985) en Brasil. Surgió de la cultura campesina del minifundio en el campo del estado más sureño, Rio Grande do Sul. Tiene ahí sus raíces y buena parte de sus líderes nacionales. Es justo en este estado donde sale el último plan para su desmonte, desde que el mayor movimiento de masas de la democracia brasileña fue creado.

No si trata del horror represivo como en las matanzas de Corumbiara (Rondônia, agosto de 1995) ni de Eldorado dos Carajás (Pará, abril de 1996) pero sí de un accionar montado desde el aparato jurídico-represivo. Sería digno de una película de Costa Gravas, más cercano a Z (1969, filmado en Grecia anterior al Golpe de los coroneles). Intentó ser un golpe contundente y no lo fue, justo porque en Brasil, aún la derecha orgánica es demasiado cortoplacista.

O texto completo está no Centro de Medios Independientes.

Aumenta a pressão contra marco regulatório para a internet

Cresce a mobilização na internet contra o projeto substitutivo 89/2003, de autoria do senador Eduardo Azeredo. A campanha já conta com um abaixo-assinado na rede com 1.590 assinaturas desde que foi criado, no domingo, 6. O projeto cria um marco regulatório para crimes na internet, mas acaba considerando ilícitas operações como redes P2P e pode criar um sistema de vigilância na rede.


Vejam o texto completo na Revista Fórum.

A Internet de Azeredo


Vejam mais na revista NOVAE.

Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira

Por estas razões nós, abaixo assinados, pesquisadores e professores universitários apelamos aos congressistas brasileiros que rejeitem o projeto Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo ao projeto de Lei da Câmara 89/2003, e Projetos de Lei do Senado n. 137/2000, e n. 76/2000, pois atenta contra a liberdade, a criatividade, a privacidade e a disseminação de conhecimento na Internet brasileira. (Completo AQUI.)

É assim que termina o texto do abaixo-assinado contra o PL do senador tucano Eduardo Azeredo que tenta, de todas as formas, criar uma lei que criminaliza o uso da Internet no Brasil. Seus autores
André Lemos, Prof. Associado da Faculdade de Comunicação da UFBA, Pesquisador 1 do CNPq, Sérgio Amadeu da Silveira, Prof. do Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, ativista do software livre, João Carlos Rebello Carbé, Publictário e Conslutor em Midias Sociais, entre outros, conclama às pessoas a se mobilizem e assinarem a petição contra esse monstrengo a ser votado dia 9 de julho de 2008.

A petição está disponível AQUI.

DE COMO APRENDER A AMAR YEDA

Ayrton Centeno

Embora às voltas com Laíres e Culaus e ouvindo seu vice pedir a abertura de uma nova CPI para investigar o Banrisul, Yeda teve mais manchetes positivas em Zero Hora que o governo Lula.
...
É assim que, nos seis primeiros meses do ano, ZH reservou 32,5% de suas manchetes de capa políticas para abordagens negativas relacionadas ao Governo Lula, suas políticas e suas alianças – no parlamento ou na sociedade - além do Brasil. E reservou somente 8,5% delas para enfoques positivos, percentual praticamente quatro vezes menor. O Governo Yeda, seus aliados, suas políticas e o Rio Grande receberam 31,3% de manchetes de capa favoráveis e 27,7% desfavoráveis. Um lucro de 3,6%. Nada mau se considerarmos que, em 2008, por obra da política – e não da física – o Rio Grande subverteu sua própria matéria, transitando do estado sólido ao gasoso. Nada mau para a gestora desta política que, aliás, já jogou ao mar boa parte do primeiro escalão no esforço de salvar a pele. Como os dois partidos que encabeçam uma e outra gestão polarizam a disputa eleitoral no país, é possível dizer que quase dois terços (63,8%) das manchetes de capa políticas no semestre favoreceram Yeda/aliados/políticas/Estado e desfavoreceram Lula/aliados/políticas/país.

LEIA MAIS CLICANDO NO TÍTULO DA POSTAGEM.

Três governadores rebeldes decidem ir a referendo revogatório na Bolívia

Os governadores opositores Rubén Costas (Santa Cruz), Ernesto Suárez (Beni) e Mario Cossío (Tarija) anunciaram, nesta sexta-feira, que participarão do referendo revogatório de mandatos das autoridades bolivianas em agosto, embora tenham anunciado sua rejeição à consulta, na semana passada.

"Definitivamente, vamos a esse referendo revogatório da imposição e do capricho do presidente da República (Evo Morales)", disse Costas, em uma entrevista coletiva, na cidade de Santa Cruz, 900 km ao leste de La Paz, após uma reunião com seu colega de Beni.


Essa posição surge depois que os dois governadores, mais os de Pando, Tarija e Cochabamba, já haviam decidido, na semana que passou, não participar do plebiscito convocado para 10 de agosto. A justificativa é que isso não resolveria a crise política boliviana.


Texto completo no G1. Ótimo! Embora não se saiba se isto resolverá o impasse político na Bolívia, melhor ver o que acontece no voto, do que na guerra civil, ou no golpe de estado.

Israel quer demolir casas de palestinos que atacaram Jerusalém

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, instruiu o Exército para que inicie um requerimento destinado a derrubar as casas de dois palestinos responsáveis por ataques em Jerusalém, o último deles na quarta-feira passada.

A ordem de Barak foi emitida depois que o assessor jurídico do Governo, Menachem Mazuz, declarou na quinta-feira que a destruição dos imóveis de terroristas é admissível de acordo com a lei israelense, informa a edição eletrônica do jornal "Ha'aretz".


Trata-se de uma medida de punição adotada no passado por Israel, principalmente contra casas das famílias de suicidas nos territórios palestinos, e condenada por organizações de direitos humanos.

Mias no G1. Ao terror dos atentados palestinos Israel insiste em opor seu terror de estado.

Egípcio detido injustamente na Suécia e entregue à CIA receberá indenização

O Governo sueco pagará uma indenização de 320 mil euros a um egípcio que foi detido em 2001 como suspeito de terrorismo e entregue a agentes da CIA (agência de inteligência americana).

Segundo declarou hoje o ministro da Justiça da Súecia, Goran Lambertz, seu departamento considera que o tratamento dado ao cidadão egípcio Mohammed Alzery foi "injusto e degradante".


Alzery tinha chegado a Estocolmo junto a outro compatriota como solicitante de asilo, cerca de três meses depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.


Os serviços secretos suecos detiveram ambos por suspeitas de que fossem líderes terroristas, e os entregaram no aeroporto de Bromma a membros da CIA, que, segundo a Anistia Internacional, os torturaram e posteriormente transferiram ao Egito.

Texto completo no G1. Relembrando os vôos secretos da CIA.

domingo, 6 de julho de 2008

Marta diz que recebeu resultado de pesquisa com humildade

Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

A candidata à prefeitura de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marta Suplicy, afirmou, sobre os resultados da pesquisa do instituto Datafolha divulgada hoje, que os recebeu "com muita humildade, alegria e vontade de trabalhar". A pesquisa apontou que a ex-prefeita lidera as intenções de votos à prefeitura da cidade de São Paulo com 38%. No caso de um segundo turno entre ela e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), a vantagem do tucano, que era de 10 pontos percentuais em maio, caiu pela metade, e, hoje, ocorre um empate, dentro da margem de erro da pesquisa, ou seja, o peessedebista obteria 50% e a petista ficaria com 45% dos votos.

Globo mantém a visão monopolista gerada à sombra da ditadura

Está indefinido o confronto em torno do Projeto de Lei 29, que trata da implantação da convergência digital no Brasil. É um choque travado, por ora, na Comissão de Comunicações da Câmara. De um lado, o Sistema Globo. Do outro, as empresas de telecomunicações, juntamente com a Record, a Bandeirantes e o Grupo Abril (TVA).
O confronto é duro. Se as telefônicas têm um poder econômico infinitamente maior, a Globo tem um poder político mais forte, entranhado no Congresso desde os tempos do regime militar, quando a emissora apoiava os generais.

Vejam mais no Vermelho.

Galeano: Colar de histórias

Nossa região é o reino dos paradoxos.

Brasil, peguemos alguns casos:
Paradoxalmente, Aleijadinho, o homem mais feio do Brasil, criou as mais altas belezas da arte da época colonial;
paradoxalmente, Garrincha, arruinado desde a infância pela miséria e pela poliomielite, nascido para a infelicidade, foi o jogador que mais alegria deu em toda a história do futebol;
e, paradoxalmente, já completou cem anos de idade Oscar Niemeyer, que é o mais novo dos arquitetos e o mais jovem dos brasileiros.

Vejam mais do Eduardo Galeano na Revista Fórum.

Humanidade tem 7 anos para estabilizar emissões, diz IPCC

O presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) da Organização das Nações Unidas, Rajendra Pachauri, afirmou que a humanidade tem apenas sete anos para estabilizar as emissões de gases que causam o efeito estufa.

Vejam mais na BBCBrasil.com.

O império Murdoch/Fox News contra-ataca

Quem acompanha os noticiários da Fox News Channel (FNC) sabe que o magnata Rupert Murdoch está outra vez determinado a apoiar uma guerra de Bush - agora contra o Irã, com suas enormes reservas de petróleo. Mas paralelamente o império Murdoch de mídia (News Corp), com veículos como o New York Post e o Wall Street Journal, mantém a linha habitual de ataques aos concorrentes.

O New York Times sempre foi um desses alvos pelas posições liberais que horrorizam o ultraconservador Murdoch. Ultimamente seu império está decidido a tomar do Times para o Journal, parte do mercado novaiorquino. Pretende ir muito além de economia e negócios. E nesse novo confronto o império Murdoch não hesita em usar, entre outras armas, a receita sórdida dos tablóides.


O texto completo está no blog do Argemiro Ferreira.