sábado, 23 de maio de 2009

Charge do Bessinha



A Charge foi copiada do blog do Nogueira (Brasil! Brasil!)

A decadência do PPS: longe do povo, ao lado do capital internacional

O PCB (Partido Comunista Brasileiro - não confundir com PCdoB e muito menos com o atual PPS), hoje, está na oposição ao governo Lula.

Em 2002 apoio Lula, mas em 2006 foi de Heloísa Helena no primeiro turno. No segundo turno decidiu pelo apoio crítico: votou em Lula contra o projeto demo-tucano de Alckmin. Mas mantém uma linha de oposição de esquerda, porém não tem parlamentares no Congresso.

Na passeata em defesa do pré-sal e da Petrobras, seus militantes e lideranças tiveram engajamento expressivo, sendo notadas várias bandeiras e o comparecimento do secretário-geral Ivan Pinheiro (tradicionalmente o posto mais importante dos partidos comunistas).

Esse fato me lembrou o triste papel que o PPS, nascido de um racha do PCB, desempenha hoje.


Vejam o texto completo do Zé Augusto no blog Amigos do Presidente Lula

Crise e identidade

Projeto Temático coordenado por István Jancsó, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, mostra que a nação brasileira não surgiu com a fundação do Estado, mas com a composição de um mosaico de identidades e projetos em pleno contexto de crise
(...)
– O Projeto Temático que o senhor coordena engloba uma ampla gama de estudos sobre a fundação do Brasil enquanto Estado e nação. Há um eixo central que perpassa toda essa produção acadêmica?

Quando começamos a discutir essas questões, nos chamou a atenção a extrema atualidade do período histórico que abordamos. Dois eixos específicos, embora ninguém falasse disso na época, eram de uma atualidade até mesmo angustiante: a importância da questão da identidade nacional e a absoluta centralidade do conceito de crise. Esses foram dois grandes vetores dos estudos. Eu diria que a macroquestão é: como se dá, em um período fundamental da formação da nação brasileira, a reorganização da tessitura do todo e das partes.

Vejam a entrevista completa no Jornal da Ciência(SBPC)

Otra amenaza cubana


En 2008 el Sydney Morning Herald daba cuenta de la “preocupación” de los gobiernos de EUA y Australia por la presencia de personal de salud cubano en el sur de Asia y el Pacífico.
En 2008 el Sydney Morning Herald daba cuenta de la “preocupación” de los gobiernos de EUA y Australia por la presencia de personal de salud cubano en el sur de Asia y el Pacífico.En 2008 el Sydney Morning Herald daba cuenta de la “preocupación” de los gobiernos de EUA y Australia por la presencia de personal de salud cubano en el sur de Asia y el Pacífico.
Es curioso que la potencia hegemónica mundial, embarcada en dos guerras coloniales en Asia, y su principal aliado en el Pacífico sur, se preocupen por un ejercicio de impecable solidaridad humanitaria de un pequeño país de poco más de 11 millones de habitantes, sometido, además, a la perenne hostilidad y la asfixia económica por la primera. A diferencia de las tropas y bases militares de Washington, los trabajadores de la salud cubanos están presentes para salvar vidas donde su concurso ha sido solicitado por los gobiernos nacionales, casi siempre en parajes remotos donde nunca ha ido un médico, sea porque la nación anfitriona carece del personal o porque este rehúsa trabajar en aquellos.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Periodistas cubanos ponen en marcha una plataforma de blogs como "alternativa a la información tergiversada y errónea sobre Cuba"

Los periodistas cubanos comprometidos con la revolución han puesto en marcha una plataforma cubana donde hospedar sus blogs, según afirman, como “íntimas trincheras virtuales de esa cyber-batalla ideológica” que se libra en Cuba.

Según señala Charly Morales en el portal Cubahora, “en crisis la prensa impresa, la interactividad que propicia la célebre Web 2.0 es hoy día el principal escenario del debate ideológico global: todos saben que en Internet se libra un gran pugilato de criterios”. Según Morales, “para combatir en igualdad de condiciones, o al menos reducir la desventaja, se hacía urgente que los bloggers cubanos pudieran defenderse desde "dentro", quitándose así la dependencia de plataformas foráneas, auspiciadas por sabe Dios quién…”.

El denominado "Blogs Periodistas Cubanos" (BPC) se gesta en el Centro de Información para la Prensa (CIP), cuyo equipo especial de programadores estuvo trabajando en el proyecto durante dos meses.

Vejam mais em Rebelion


Vietnã, sempre Ho Chi Minh

18 de mayo de 2009, 17:52Imagen de muestraHanoi, 19 maio (PL) Dezenas de milhares de pessoas, uns 20 mil por jornada, vão a ver ao tio Ho, e ainda que para os vietnamitas resulta algo natural ver filas de homens, mulheres e meninos, realmente impressiona. Este 19 de maio, em ocasião do 119 aniversário do natalicio de Ho Chi Minh, o grande mausoleo de Hanoi, ou quanto sitio honra-lhe ao longo e largo do país, parecem iguais de coincididos, ainda que diferentes porque na data se desbordan, mostras que semejan uma cita de amor.

É algo palpable, sem vislumbres de formalidad, os vietnamitas amam a seu líder histórico, seu hidalguía, modéstia, arrojo, sabedoria e entrega a um povo que soube o seguir com bravura indiscutida pelo caminho da independência e a salvação nacional.

Vejam o texto completo em Prensa Latina

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Israel faz da Cisjordânia sua lixeira

Por Mel Frykberg [Quarta-Feira, 20 de Maio de 2009 às 17:43hs]

O Estado judeu o faz “há anos, como uma alternativa mais barata e fácil do que processar esses dejetos perigosos em seu território, em locais adequados ao seu manejo”, disse à IPS o subdiretor da Autoridade Ambiental Palestina, Jamil Mtoor. Shuqbah, uma aldeia de cinco mil habitantes, encontra-se perto da linha verde que separa Palestina de Israel, e não está longe de Ramala, onde fica a Autoridade Nacional Palestina (ANP), que controla a Cisjordânia.

Vejam mais na Revista Fórum

Atriz e pecuarista, Regina Duarte também tem medo de índio

A atriz global e pecuarista Regina Duarte, em discurso na abertura da 45ª Expoagro, em Dourados (MS), disse que está solidária com os produtores e lideranças rurais quanto à questão de demarcação de terras indígenas e quilombolas no estado. “Confesso que em Dourados voltei a sentir medo”, afirmou a atriz, neste domingo (17), com referência à previsão de criação de novas reservas na região de Dourados.“O direito à propriedade é inalienável”, explicou ela,de forma curta, grossa e maravilhosamente elucidativa o que faz do Brasil um brasil. Em verdade, ela deve estar sentindo medo desde a campanha presidencial de 2002… (O deputado Ronaldo Caiado, principal defensor desses princípios, deveria cobrar royalties de Regina Duarte… Inalienáveis deveriam ser o direito à vida e à dignidade, mas terra vale mais que isso por aqui.)

Vejam mais em Patria Latina

Abraço à Petrobras reúne cinco mil manifestantes no Rio

Cerca de 5 mil manifestantes participaram nesta quinta-feira (21) pela manhã do ato público, no Centro do Rio de Janeiro, em defesa da Petrobras e por uma legislação que garanta o controle estatal e social das reservas de petróleo e gás. A manifestação, organizada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), MST, UNE e centrais sindicais, reuniu estudantes, sindicalistas, trabalhadores, militantes sociais, parlamentares e partidos políticos, reforçando a unidade nacional das frentes de esquerda em defesa da soberania nacional.

Vejam mais no Vermelho

Polícia do Rio matou seis vezes mais que a de São Paulo em 2008

A polícia do Rio de Janeiro matou seis vezes mais do que a polícia paulista em 2008, segundo dados das secretarias de Segurança dos dois Estados. No ano passado, 1.137 pessoas morreram em supostos confrontos com policiais fluminenses, uma média de 6,86 para cada 100 mil habitantes. Em São Paulo, no mesmo período, foram 431 mortes nos chamados "autos de resistência" (morte em confronto com policiais), ou seja, uma média de 1,04 por cada 100 mil habitantes.

Continue lendo no UOL Notícias.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Defesa e acusação insatisfeitas com o veredicto do Pirate Bay

Quando falamos do caso Pirate Bay, pode-se praticamente dizer que nunca existe uma semana calma. Na semana passada, os bancos congelaram as contas dos responsáveis pela “Baía dos Piratas” no cumprimento de uma ordem da agência pública sueca de cobrança de dívidas em falta que exigia o pagamento imediato de metade dos 2,7 milhões de euros em indemnizações
Como se isso não bastasse, EMI, Sony Music Entertainment, Warner Music e Universal Music não estão nada satisfeitas com o facto do site de BitTorrent continuar no activo a servir torrents a mais de 20 milhões de partilhadores mesmo apesar da sentença condenatória do passado dia 17 de Abril.

Leia o texto completo de Miguel Caetano no remixtures.

Blogueira "mais velha do mundo" morre aos 97, na Espanha

Uma espanhola tataravó, que se autointitulou como a "blogueira mais velha do mundo" e que ganhou diversos seguidores na internet, morreu na terça-feira (19), aos 97.

Maria Amelia Lopez, que foi introduzida à blogosfera por um de seus netos, usava uma mistura de humor e nostalgia para narrar sua vida durante a longa ditadura de Francisco Franco (1938-1975).

Notícia quase irrelevante na Folha Online.

Wikipédia usará licença Creative Commons "Attribution/Share-Alike" (CC-BY-SA)

Wikipédia usará licença Creative Commons "Attribution/Share-Alike" (CC-BY-SA), mantendo como secundária a licença FDL do GNU. A decisão, por 88% de votos da comunidade, baseia-se principalmente em simplicidade para reutilização de materiais da Wikipédia em outros documentos. A FDL do GNU requer que cada cópia da obra seja acompanhada do texto completo da licença, enquanto as licenças Creative Commons oferecem como opção simplesmente incluir o endereço da licença na internet.

Evo abre archivos de la dictadura

El 5 de mayo pasado, tres mujeres comenzaron una huelga de hambre en la sede de la Asamblea Permanente por los Derechos Humanos (APDH), en la ciudad de La Paz. Su manifestación no fue un suceso mediático, como la huelga encabezada por el presidente Evo Morales a inicios de abril para exigir la aprobación de la ley electoral. Pero la medida de presión instalada por Olga Flores, Martha Montiel y Hortensia de Flores se hizo conocida con el pasar de los días y reavivó una pregunta casi olvidada: ¿Dónde están los 170 desaparecidos de las últimas dictaduras militares de Bolivia? Ayer, el gobierno ordenó a las fuerzas armadas mostrar los documentos sobre lo sucedido en aquellos años. Sin embargo, las huelguistas continuarán sin probar bocado porque consideran que la respuesta de Morales es insuficiente.

Texto completo em Página 12

Reblog this post [with Zemanta]

Um resumo da sanha e façanhas da quadrilha que assaltou o Palácio Piratini e o estado do Rio Grande do Sul (e continua assaltando!)


" [...] Foi nesse mergulho que a PF gravou horas de conversas telefônicas que dão uma idéia de quanto foi desviado dos cofres públicos e como funcionava o esquema de fraude de licitações em obras públicas de saneamento, pavimentação e irrigação na Região Metropolitana e no Rio Grande do Sul. Estima-se que a cifra passe da casa dos R$ 400 milhões.

As investigações dos promotores públicos federais e da PF apontam para a participação dos deputados federais Eliseu Padilha (PMDB) e José Otávio Germano (PP), do ex-prefeito de Canoas, Marcos Ronchetti ( de onde vem o nome Solidária, uma referência a Administração do PSDB em Canoas), do secretário de Habitação e Saneamento, deputado estadual Marco Alba (PMDB); o secretário estadual de Irrigação, Rogério Ortiz Porto; o deputado estadual Alceu Moreira (PMDB); servidores públicos ligados à governadora, como Walna Villarins, sua principal assessora, [...]"
Leia mais no CeLEUmA

Ecad não pode cobrar por eventos sem fins lucrativos

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) não poderá cobrar direitos autorais sobre as músicas tocadas durante a comemoração do 190º aniversário da cidade de Pelotas (RS) e na Festa do Peixe. Ao negar o pedido do Ecad, a 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul observou que os eventos não tinham fins lucrativos e contaram com a participação dos próprios compositores das músicas. A decisão foi tomada na quarta-feira (13/5).
[...]
Em nota, o Ecad informou que vai recorrer da decisão. "Tal decisão, que leva ao prejuízo inúmeros titulares, é totalmente contrária ao posicionamento do Superior Tribunal de Justiça, que reconhece, de forma unânime, que independente da entidade ser pública ou privada e de haver venda de ingressos ou não, é necessária a obtenção de licença prévia através do Ecad para utilização pública de música."

Leia completo em http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/noticias/index.phtml?id_conteudo=195398

Petrobrax para iniciantes

A manchete da Folha de S.Paulo estampa: "Petrobras gastou R$ 47 bi sem licitação em seis anos". Tiro à queima roupa. Vamos, portanto, à CPI. Quem for brasileiro que siga Arthur Virgílio. Mas, aí, vem o maldito segundo parágrafo: "Amparada por decreto presidencial editado por Fernando Henrique Cardoso em 1998 e em decisões do Supremo Tribunal Federal, a petroleira contratou sem licitação....". Entre 2001 e 2002, no governo FHC, a empresa contratou cerca de R$ 25 bilhões sem licitações, em valores não atualizados. O artigo é de Leandro Fortes, no blog Brasília, eu vi.

Brunazo: Nova urnas não eliminam fraude

[...] Este vídeo corrobora a confissão e demostra a nova modalidade da compra de votos.
O problema é que esta nova forma de compra de votos é perfeitamente possível de ser aplicada também nas novas urnas biométricas.
Outras fraudes eleitorais, como o voto do mesário e a compra da abstenção também não serão impedidas pela urnas biométricas - ver:
http://www.brunazo.eng.br/voto-e/textos/urnas-b1.htm
Quer dizer, muito dinheiro público será gasto na compra de 500 mil novas urnas eletrônicas e as principais fraudes que hoje existem continuarão a ser praticadas apenas com algumas adaptações.


Leia o texto completo em Viomundo
e não deixe de visitar também o Sítio do Voto Seguro

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Bolívia: Morales ameaça processar Peru em Haia por asilo a ex-ministros

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou, nesta terça-feira, que seu governo pode entrar com uma ação contra o Peru na Corte Internacional de Justiça de Haia, devido ao asilo político concedido a três ex-ministros bolivianos que respondem a processos pelas mortes de 67 civis em outubro de 2003.

BBC

Entenda o conflito no Sri Lanka

Qual são as origens do conflito?

O Sri Lanka é um país multiétnico com uma população de cerca de 21 milhões de habitantes.

Antigo centro do budismo, o país também tem um número significativo de hinduístas, cristãos, muçulmanos e comunidades menores de outras religiões.

As origens do conflito remontam ao período em que a ilha se tornou independente da Grã-Bretanha, em 1948.

Embora os anos imediatamente posteriores à independência tenham sido de relativa paz, logo começaram as tensões entre a maioria cingalesa - que é majoritariamente budista - e a comunidade tâmil, que é formada por hinduístas e católicos romanos.

As duas comunidades falam línguas diferentes - cingalês e tâmil - e ambas afirmam que seus ancestrais são os habitantes originais da ilha.

A BBC Brasil explica, ou tenta explicar a guerra civil no Sri Lanka.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Dramas pessoais impulsionam luta contra impunidade policial e violência em presídios do ES

Com a foto do filho nas mãos, ela ainda transparece a dor e o inconformismo que a levaram a fundar a Associação de Mães e Familiares de Vítimas da Violência no Espírito Santo (Amafavves), entidade responsável pelas recentes denúncias de degradação e mortes violentas nos presídios do Estado.

"É um tremendo descaso do Estado. Porcos vivem melhor que os presos da Casa de Custódia de Viana. São torturados e vivem soltos no pavilhão. Caem fezes nos presos do pavilhão de baixo, quando dão descarga no de cima", descreve Maria das Graças. "Eu sei que não vou consertar o mundo, mas não vou aceitar coisas erradas na minha frente."

Veja a notícia completa no UOL Notícias.

Uribe é acusado de "retardar" a libertação de um refém colombiano

Para Gustavo Moncayo e sua esposa, a espera se tornou insuportável. Há onze anos e cinco meses que eles esperam pelo retorno de seu filho, Pablo Emilio, um suboficial do exército mantido refém pela guerrilha colombiana. Em 16 de abril, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, extrema esquerda) anunciaram sua intenção de libertar o jovem soldado.

A alegria do casal durou pouco: o presidente Álvaro Uribe se recusa a ceder às Farc, que exigem, para libertar Pablo Emilio, a presença da senadora da oposição Piedad Córdoba e de Moncayo pai. "Não vamos ceder à chantagem propagandista do terrorismo", afirmou Uribe, na segunda-feira (11), antes de denunciar o "show político" do qual as Farc e Córdoba poderiam se aproveitar.

Sua intransigência causa polêmica. "Pablo Emilio tinha 19 anos quando foi sequestrado, hoje ele tem 31", suspira seu pai. "Como entender que o presidente se preocupe com os 'riscos políticos' de sua libertação? Não tenho palavras para dizer o que sinto".

Notícia completa, do Le Monde, no UOL Notícias. É um texto que fala da Colômbia, de Uribe, de Ingrid Betancourt, ...

Esquerda radical assusta partidos tradicionais da Alemanha

Os Linke (“Die Linke”, o novo partido de esquerda alemão), que parecem os desiludidos da socialdemocracia e herdeiros dos comunistas da antiga República Democrática Alemã, querem se impor como o partido da justiça social. "Nós somos os únicos a realmente defender os trabalhadores e dizemos que os mais ricos devem assumir mais responsabilidade", afirma Klaus Ernst, vice-presidente do grupo parlamentar. "É o que se destaca em nosso programa para as legislativas".

No cardápio: a criação de um salário mínimo para todos de € 10 por hora, quando o SPD pede € 7,50, um aumento significativo na taxa de tributação para os altos salários, um imposto sobre a fortuna - "o imposto dos milionários", segundo palavras de Lafontaine. Ou ainda um terceiro plano de estímulo de € 100 bilhões para criar dois milhões de empregos.

Texto completo, do Le Monde, no UOL Notícias. “Itálicos” de esclarecimento do blogueiro.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

DJ Danger Mouse & Sparklehorse lançam CD virgem em protesto contra EMI

O DJ e produtor Danger Mouse é já nosso conhecido. Ele foi o responsável pelo seu álbum-mashup The Grey Album de 2004, que combinava as letras das músicas de The White Album dos Beatles com as rimas de The Black Album de Jay-Z. Os samples combinados de uma forma extremamente criativa fizeram com que esse disco elevasse os mashups à categoria de arte.
[...] Uma vez que não conseguiram obter junto da EMI todas as autorizações necessárias, Danger Mouse e Sparklehorse lembraram-se de uma solução bastante engenhosa de modo a evitar o batalhão de advogados da EMI: decidiram comercializar o álbum partir do site oficial do disco sob a forma de um CD-R em branco, isto é, sem incluir qualquer música, e segundo duas opções: uma que [...]


Leia o texto completo de Miguel Caetano em remixtures.

Justiça tira empresa de Clinton da lista negra de trabalho escravo do Brasil

A usina Brenco conseguiu um mandado de segurança na Justiça que impede o governo brasileiro de incluí-la na lista negra de trabalho escravo do Ministério do Trabalho, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Um dos sócios da usina é o ex-presidente americano Bill Clinton.

De acordo com a coluna, a Brenco foi acusada de manter, no Brasil, empregados em situação análoga à de escravo.

Mais na Folha Online.


TV estatal do Sri Lanka anuncia morte de líder rebelde

O líder do grupo rebelde Tigres de Libertação da Pátria Tâmil, Velupillai Prabhakaran, foi morto nesta segunda-feira, segundo informações do Exército divulgadas pela televisão estatal do Sri Lanka.

De acordo com o Exército, também foram mortos o chefe de inteligência do grupo, Pottu Amman, e o chefe do braço naval, Soosai.

Relatos não confirmados dizem que os três foram atingidos por tiros na cabeça em uma emboscada no distrito de Mullivaikal, enquanto tentavam fugir da zona de guerra em uma ambulância.

Notícia completa na BBC Brasil.

Sri Lanka pede ajuda para refugiados tâmeis

Após o governo proclamar a "derrota militar" da guerrilha tâmil, o secretário do Ministério de Assuntos Exteriores do Sri Lanka, Palitha Kohona, disse nesta segunda-feira que o Executivo receberá de bom grado qualquer ajuda internacional para os 250 mil tâmeis que, vítimas do conflito no nordeste do país, se encontram refugiados em campos do Governo.

Texto completo no UOL Notícias.

Noruega prospera e oferece lição de economia

Com uma espécie de resistência profundamente entalhada no caráter nacional, da mesma forma que os fiordes esculpem a paisagem acidentada do país, a Noruega prosperou ao trilhar seu próprio caminho. Enquanto outros ostentavam, o país economizava. Enquanto outros limitavam o papel do governo, a Noruega fortalecia seu Estado de bem-estar social com benefícios desde o berço até o túmulo.

Texto sobre a Noruega, do The New York Times, no UOL Notícias.

Advogado do Grupo CC é casado com desembargadora

A desembargadora Cecília Mello, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, é casada com o advogado Celso Cintra Mori, sócio gestor do escritório Pinheiro Neto e profissional atuante na vida das empresas do Grupo Camargo Corrêa em vários momentos. Cecília Mello é justamente a desembargadora que concedeu habeas corpus aos diretores da holding na Operação Castelo de Areia, que investiga crimes financeiros e lavagem de dinheiro. A proximidade dos dois configura uma situação certamente constrangedora.

Reportagem completa no Terra Magazine.


Política Bernardo: oposição quer privatizar Petrobras

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse hoje que a oposição, com a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na administração contábil da Petrobras, pretende "desmoralizar" a empresa com o intuito de privatizá-la. "O que o PSDB gostaria mesmo é de privatizar a Petrobras e eles não conseguiram fazer isso no governo Fernando Henrique (1995-2003)", disse. "Provavelmente vão querer desmoralizar a Petrobras para fazer isso no futuro, mas tenho certeza de que não vão conseguir."

MAIS AQUI.

América Latina: La ofensiva de la derecha

Como en toda gran crisis, junto a la radicalización de sectores de los explotados y oprimidos, se produce el recrudecimiento de las alas extremas de la derecha, que temen perder nuevas franjas de poder o deciden pasar a la ofensiva antes de que sea demasiado tarde, contando con sus fuerzas económicas, sociales y políticas para ganar posiciones.

Esa derecha no es abiertamente golpista sino ocasionalmente, porque la relación de fuerzas real no se lo permite, pero sí es destituyente, o sea que lleva la desestabilización de sus respectivos gobiernos y sociedades al límite del golpe de Estado. Su arma principal son los medios de información, con los cuales intenta reforzar su hegemonía político-cultural. Por eso asistimos a un golpismo mediático que se concreta por medio de la desinformación, de la tergiversación de los hechos, del uso de calificativos sin sustento, de la sátira malintencionada, de la creación de miedos a la inseguridad, a las pandemias, a la crisis económica, todas las cuales no serían resultado –¡faltaría más!– del sistema capitalista sino del populismo y de la ineficacia y corrupción de los gobiernos que no son simples peones del capital financiero (como, por ejemplo, el de Venezuela, el de Cuba, el de Bolivia, el de Ecuador y hasta el moderadísimo gobierno de Argentina).  

 

Vejam o texto completo em Rebelión

PONTO DE VISTA LIBERTÁRIO: CAPITALISMO COM ROUPAS REMENDADAS

As distâncias do Sistema Solar já não servem como referência aos números da crise. O novo pacote para reerguer o sistema bancário estadunidense pode chegar a 2 trilhões de dólares, muito além, por exemplo, da distância de Plutão ao Sol, que não chega a 6 bilhões de quilômetros. A diferença é de três dígitos. E uma coisa a ver com a outra? Nada, como a maioria das explicações dos economistas de plantão que parece não enxergar, ou não quer enxergar, ou quer esconder que o capitalismo não ruiu, mas mudou substancialmente de natureza após a crise.  

Subsídios, ajuda a banqueiros e industriais não é nenhuma novidade no vai-e-vem das crises do sistema. Mas desta vez – e esperamos – a dimensão das quantias envolvidas, a extensão do rombo mundo afora, mudou a natureza da crise, assim como os atentados de 11 de setembro modificaram as relações políticas internacionais. Ainda que o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, queira manter intacta a independência operacional dos bancos isto se torna muito difícil na prática diante do montante da ajuda estatal. Na década de 90 do século passado manchetes do mundo inteiro saudaram o fim da União Soviética, o fim da experiência apelidada de socialismo e o triunfo do capitalismo na versão neoliberal como o sistema do futuro. Não se passaram nem 20 anos – um lapso quase imperceptível em termos históricos – e o neoliberalismo vira um Titanic com os sobreviventes tentando como podem salvarem-se nas barcaças estatais.  
 
Vejam o texto completo em anarco.net

Brasil construirá submarino nuclear en 12 años

Río de Janeiro, 18 de mayo, RIA Novosti. Brasil podrá construir su primer submarino nuclear dentro de 12 años, comunicó una fuente de la Armada brasileña citada hoy por la prensa local.

La futura base de la flota submarina de Brasil se construirá en una de las islas próximas a la costa meridional del estado de Río de Janeiro. En el mismo lugar, en un área de 95.000 metros cuadrados, se creará el mayor astillero nacional para la construcción de sumergibles, tanto los convencionales como los de propulsión nuclear.  

  

Vejam mais em RIA NOVOSTI

Desempleo crece sin tregua en los EE.UU.

Washington.— Otros 637 000 ciudadanos norteamericanos solicitaron auxilio al Estado en la última semana, debido al cierre de puestos de trabajo generado por la crisis económica y financiera, con lo cual la cantidad de personas que siguen recibiendo asistencia por desempleo en Estados Unidos aumentó de 6,36 a 6,56 millones, un récord por 15 semanas consecutivas que supera los cálculos de los analistas, según la agencia AP.

De esta manera, la tasa de desempleo se disparó a 8,9%, el máximo desde septiembre de 1983, y probablemente no empezará a retroceder hasta que se afiance una recuperación económica.
 

A DIREITA VEM AÍ, FAMINTA

por Luiz Carlos Azenha

Ninguém é "de direita" no Brasil.  Ninguém assume ser de direita. Mas ela existe, se esconde sob diversos disfarces e representa uma aliança entre grandes interesses econômicos internacionais e grandes interesses econômicos nacionais subordinados àqueles. O tal pacto de elites. Elas fazem concessões pontuais para preservar o essencial: o controle da terra, do subsolo e dos recursos naturais.

O presidente Lula não representou um rompimento com isso. Ele costurou alianças em direção ao centro para garantir a "governabilidade". Hoje o agronegócio manda na agricultura e no meio ambiente, os banqueiros controlam o Banco Central e os recursos naturais do Brasil estão entregues a interesses privados -- da Vale do Rio Doce aos parceiros estrangeiros da Petrobras.  

  

Vejam o texto completo em VI O MUNDO

Brasil y China, contra el dólar

El presidente brasileño, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarca hoy en Pekín con el firme propósito de sellar un pacto estratégico entre Brasil y China que puede consolidar a ambos países como la punta de lanza de las potencias emergentes en el nuevo tablero global. Tras su paso por Arabia Saudí, Lula llega a China rodeado de una comitiva de 200 empresarios brasileños y varios de sus ministros, y repleto de proyectos, unos más realistas que otros, centrados principalmente en los ámbitos financiero, comercial y tecnológico. Se trata de la segunda visita oficial del mandatario brasileño al gigante asiático, y se produce en un momento inmejorable: el mes pasado, China se convirtió en el primer socio comercial de Brasil, desbancando por primera vez a EE UU.

Vejam mais no EL PAÍS.COM

Tucano_brax

Imagem cedida por Roberto Locatelli 

domingo, 17 de maio de 2009

Bogotá detém militares por mortes civis

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 17 DE MAIO DE 2009

Bogotá — Um tribunal colombiano ordenou a prisão de seis militares em função do desaparecimento e da morte de onze jovens da periferia de Bogotá. Os corpos foram levados para uma área de selva e registrados como 'guerrilheiros mortos em combate'. O caso colocou em xeque a legitimidade da guerra do presidente Alvaro Uribe contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A CPI da Petrobrax e a tucanalhada

Os tucanos queriam privatizar a Petrobrás, como parte dos acordos assinados com o FMI, trocaram o nome da empresa – orgulho e patrimônio nacional – para Petrobrax, para tirar essa marca de “Brasil”, negativa para eles, e torná-la uma “empresa global”, a ser submetida a leilão no mercado internacional. Não conseguiram. Seu ímpeto entreguista durou menos de 24 horas diante do clamor nacional. Se deram conta que naquele momento tinham avaliado mal os sentimentos do povo brasileiro, que tinham ido longe demais no seu ardor privatizante e entreguista. Tiveram que recuar, mas nunca abandonaram seu projeto, tanto assim que venderam 1/3 das ações da Petrobras na Bolsa de Valores de Nova York, como primeiro passo para a privatização da empresa.
  
 
Vejam o texto completo em Patria Latina

Lula amplia acordos estratégicos com Arábia Saudita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na noite deste sábado em Riad novos acordos com o rei da Arábia Saudita, Abdullah Bin Abdulaziz Al Saud, que abrangem "todos os setores econômicos como o petrolífero, industrial, de investimentos e turismo".

Os acordos foram assinados a portas fechadas no Palácio Real, residência do rei, e abrem a possibilidade de amplos investimentos mútuos nos próximos anos.  

  

Vejam mais na BBC Brasil