sábado, 23 de outubro de 2010

Aumenta para 196 o número de mortos por cólera no Haiti

O governo do Haiti confirmou hoje (23) a morte de pelo menos 196 pessoas em decorrência do surto de cólera no país. Mais de 2,5 mil pessoas estão internadas sob suspeita de infecção pela doença, que provoca febre alta, diarreia, vômitos e desidratação. O presidente haitiano, René Preval, informou que são tomadas as providências para que a cólera não ultrapasse as regiões de Artibonite e Plateau Central – no Norte do país.

As informações são da BBC Brasil. As agências humanitárias afirmam, entretanto, que já foram registrados casos da doença fora desse foco central e que ela pode estar chegando à fronteira da República Dominicana. Especialistas dizem que essa é a primeira epidemia de cólera em um século, por isso a população não tem qualquer imunidade contra a bactéria.


Continua na Agência Brasil.

Na Isto É os santinhos de uma guerra suja

A campanha eleitoral rasteira deste ano é um marco na história do País. A onda de mensagens preconceituosas pulverizada na internet pelos grupos ultraconservadores agora aliados dos tucanos debocha do poder de dicernimento do eleitorado. Recorrendo a artimanhas subterrâneas, foge ao debate de questões vitais para o avanço do Brasil. O volume e a rapidez de propagação de falsidades são inéditos. E não há dúvida de onde partem: após o primeiro turno, numa reunião da cúpula tucana em Brasília, foi distribuído um panfleto com instruções de como propagar uma campanha anti-Dilma na internet. Num dos trechos, há recomendação para que militantes visitem o site do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, um dos fundadores da TFP (Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade), um dos grupos mais arraigados ao conservadorismo no País.


Confira o texto completo, fartamente ilustrado, em Seja Dita Verdade.

Serra por ele



Alternativamente, eis o linque: http://www.youtube.com/watch?v=zlab_bAtD5U&feature=player_embedded

Via blog do Luís Nassif.

Às favas a verdade factual

O recorde em matéria de brutal entrega à veia ficcional cabe, de todo modo, à manchete de primeira página de O Globo de quinta 21, obra-prima de fantasia ou de hipocrisia, de imaginação desvairada ou de desfaçatez. Não custa muito esforço constatar que o jornal da família Marinho acusa a PF de trabalhar a favor de Dilma, com o pronto, inescapável endosso do Estadão. Texto da primeira página soletra que, segundo “investigação da PF, partiu da campanha de Dilma Rousseff a iniciativa de contratar o jornalista”. Aqui a acusação se agrava: de acordo com o jornalão, o diretor da PF, Luiz Fernando Corrêa, a quem coube apresentar à mídia os resultados do inquérito, é mentiroso.

Seria este jornalismo? Não hesito em afirmar que nunca, na história das eleições brasileiras pós-guerra, a mídia nativa permitiu-se trair a verdade factual de forma tão clamorosa. Tão tragicômica. Com destaque, na área da comicidade, para a bolinha de papel que atingiu a calva de José Serra.


Do editorial de Mino Carta, na CartaCapital, que deve circular a partir deste final de semana.

Direitos humanos em Honduras opõem congressistas e Casa Branca

O governo dos EUA disse que insistirá na volta de Honduras à OEA (Organização de Estados Americanos), em resposta a uma carta de congressistas americanos pedindo que a medida seja condicionada ao fim das violações dos direitos humanos no país centro-americano.

"Achamos que as duas coisas devem caminhar juntas --melhorar a performance democrática do governo [hondurenho] é vital, mas reintegrar Honduras à comunidade de nações democráticas deste hemisfério também é", disse o porta-voz do Departamento do Estado, Jim Crowley.

A carta, assinada por 30 membros do Congresso, foi enviada nesta quinta-feira à secretária de Estado Hillary Clinton. O documento menciona "relatórios confiáveis" de organizações de direitos humanos que enumeram "assassinatos, prisões arbitrárias, espancamentos e ameaças de morte" de ativistas da oposição desde o golpe que depôs o presidente Manuel Zelaya, em junho do ano passado.


Continua na Folha.com . Destaque do editor.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A farsa: como a Globo tentou fazer o brasileiro de otário

Mauro Carrara

Nas ruas, nas praças, nas construções: a Rede Globo de Televisão causa estarrecimento, repulsa e vergonha alheia.

Nesta eleição presidencial, seguindo o exemplo dos jornais Folha de S. Paulo e Estadão, bem como dos veículos midiáticos da editora Abril, a empresa da família Marinho transformou sua programação em complemento desesperado e mal disfarçado da propaganda de José Chirico Serra e do PSDB.

Ao perceber o crescimento de Dilma Rousseff na preferência do eleitorado, o comando tucano resolveu tentar soluções “heterodoxas”, isto é, gerar fato novo que desviasse a atenção das vulnerabilidades da campanha serrista, como o caso Paulo Preto e a entrega anunciada de Itaipu, Banco do Brasil e Petrobrás a piratas de agência de pilhagem como a Warburg Pincus.

1) Obviamente, a encenação foi realizada no Rio de Janeiro, com o apoio tático e logístico de Cesar Maia, especialista na criação de factoides dessa natureza. Em 2007, apresentei na rede inúmeros testemunhos de que o ex-prefeito do Rio havia tramado o episódio das vaias a Lula na abertura do Pan.

Vejam mais detalhes em NOVAE

Nicolelis: 'Crime contra a liberdade de expressão'

Um dos cientistas mais importantes do mundo diz que não lê mais Estadão nem a Folha e os chama de “democratas de meia tigela”.

São Paulo – “Um absurdo. Um crime contra a liberdade de expressão. É inconstitucional.” Esta é a opinião de Miguel Nicolelis sobre a censura à Revista do Brasil. Um dos cientistas mais importantes do mundo na atualidade, o neurocientista brasileiro, professor e diretor de um centro de pesquisas na universidade americana de Duke, na Carolina do Norte, se diz indignado com a liberdade de expressão que não vale para todos e não poupa críticas à conduta ética dos “grandes” jornais na abordagem jornalística.

“Como podem esses democratas de meia tigela, que reclamam estar sob censura, demitir uma articulista (a psicanalista Maria Rita Khel) por expressar a própria opinião num artigo assinado?”, questiona, emendando: “Embora eu tenha sido alfabetizado lendo a Folha (de S.Paulo), não a leio mais e praticamente não falo com gente de lá”, afirma.

Vejam mais detalhes em REDE BRASIL ATUAL

Dutra acusa PSDB de comandar central de espionagem

São Paulo - O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirma que o PSDB mantinha uma central de espionagem ligada ao deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ). A declaração foi resposta à acusação de Sérgio Guerra, presidente do PSDB, de que os petistas estariam tentando obstruir a divulgação de informações sobre o inquérito da Polícia Federal sobre a violação de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao candidato à Presidência da República José Serra (PSDB).

"O que o Sérgio Guerra não quer levantar é que o depoimento do Amaury fala que começou a investigar esse assunto porque tinha uma central de espionagem comandada pelo PSDB e pelo Marcelo Itagiba", declara em entrevista ao Terra Magazine. A resposta ocorre em meio a uma nova investida da oposição com afirmações sobre a ação do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que teria oferecido um dossiê ao PT. Ele teria afirmado à Polícia Federal que o deputado estadual Rui Falcão (PT-SP) copiou os dados de um computador portátil do jornalista.

Vejam mais detalhes em REDE BRASIL ATUAL

Biotecnologia, esperança de milhões

Marianela Martín González y Mayte María Jiménez
JR


José Miyar Barrueco, ministro da Ciência, Tecnología y Meio Ambiente, destacou que la biotecnología cubana tem como pilares a investigação e o desenvolvimento de produtos que potenciem, junto ao sistema de saúde, índices de mortalidade menores, com o tratamento e prevenção de enfermidades e sofrimento frequentes e perigosos.

Mais de 287 milhões de seres humanos no mundo sofrem atualmente de diabetes, uma enfermidade que causa úlcera do pé diabético, doença que pode ocasionar por sua vez amputações e inclusive a morte. Sem embargo em Cuba, graças ao desenvolvimento da indústria biotecnológica, foi concebido um novo produto chamado Heberprot-P, com o qual já foram tratados mais de 17.200 pacientes.

Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG

Morte no checkpoint

A trágica história de Nabiha Jassim, uma mulher grávida que foi morta pelas tropas ianques quando ia para um hospital dar a luz.

"B/3-187 reported that a white 2X door hatchback vehicle entered the coalition forces (CF) only lane in close proximity to the OP inherently forcing soldiers manning battle positions (BPs) to increase their force protection level to safeguard personnel and equipment. B/3-187 reported that the soldiers graduated their levels of response to the threat perceived by the vehicles movement toward CF resulting in disabling shots being fired to bring the vehicle to a halt before it could reach CF positions at the BPs and within the OP. "

O registro acima é dos militares ianques a respeito da morte da mulher grávida baleada pelos soldados no checkpoint enquanto ela se dirigia ao hospital maternidade.

Nabiha Jassim tinha 35 anos de idade quando foi morta na cidade de Samarra, a 110 km ao norte da capital do Iraque, Bagdá. Ela se dirigia para o hospital em companhia de seu irmão, Khalid, quando seu carro se aproximou de um posto militar ianque de checagem (checkpoint) recentemente estabelecido.


Vejam mais detalhes em ALJAZEERA

Furo da AL-JAZIRA: Wikileaks denuncia que 285.000 pessoas morreram na guerra do Iraque e 1.300 foram torturadas

O site na internet informará neste sábado que 63% dos 109.000 mortos no conflito iraquiano entre 2003 e 2009 eram civis.

A web difundirá 400.000 documentos militares secretos dos EEUU sobre o conflito bélico.



Vejam mais detalhes em elPERIÓDICO.COM

Propaganda suja made in USA

Em Nevada, o candidato democrata Harry Reid foi acusado na propaganda de ser o "melhor amigo" dos imigrantes ilegais, enquanto que em Illinois, o republicano Bill Brady foi apelidado de "assassino de cachorros".

A menos de duas semanas das eleições que prometem retirar dos democratas a maioria na Camara dos Representantes, os eleitores estão implorando para que voltem as propagandas na tv sobre automóveis e comida para gatos. Isso porque a cascata de spots políticos são os mais desagradáveis dos últimos tempos. Esta situação se fez recorrente na campanha eleitoral deste ano devido ao relaxamento das regras para financiamento relaxadas pela Suprema Corte, o que deu carta branca para a doação das corporações. Com esse dinheiro, os grupos midiáticos podem transmitir propagandas a favor de um ou outro candidato.

Vejam detalhes em PÁGINA/12

Comida por voto: esse é o argumento da campanha de Serra no interior do Rio Grande do Sul?

A Polícia Rodoviária Estadual do Rio Grande do Sul, em uma ação articulada com a Polícia Federal e com o Ministério Público, prendeu no final da tarde desta quinta-feira um caminhão da campanha de José Serra (PSDB) e três pessoas (dois homens e uma mulher) que foram flagrados distribuindo sacolas com alimentos no bairro Cohab, município de Coxilha, próximo a Passo Fundo. Há alguns dias, um caminhão de som da campanha de Serra foi visto circulando em Passo Fundo carregando sacolas com alimentos. Militantes da campanha de Dilma Rousseff (PT) conseguiram fotografar o caminhão transportando ranchos e comunicaram a polícia e o Ministério Público Eleitoral.


Vejam mais detalhes e fotos no blog do MARCO WEISHEIMER

OVNI existe e quis pousar na cabeça do Serra

Para quem não crê em objeto voador não-identificado (OVNI), José Serra, hoje, no Rio de Janeiro, foi testemunha fidedigna da sua existência (do OVNI e não dele mesmo, apesar de até ele duvidar - dele mesmo, não do OVNI). E o melhor: uma câmera do SBT gravou tudo, assim a gente passa a crer na coisa também.

Eis que estava o Sr. Serra alegre e feliz em meio aos seus partidários quando, repentinamente, do nada, sem querer e aquém da compreensão humana rompeu-se um vavavá. Daí o Sr. Serra adentra uma loja, dá um tempinho, mas em seguida volta às ruas. Entre um entra-e-sai e outro do Sr. candidato em abrigos disponíveis contra a gentama conturbada, o OVNI aparece em cena, dirigindo-se à lateral direita da calota craniana superior do Sr. Serra, sem que nada ou ninguém pudesse (ou quisesse) detê-lo. Simples, de surpresa, impávido que nem Muhammed Ali, infalível como Bruce Lee.

O troço vem, vem, vem, pumba na cabeça do Sr. Serra, dá uma quicada velocíssima e sai de cena, sem sombra de dúvida indo parar nas profundezas da terra, no espaço sideral ou simplesmente na calçada. Ainda não se sabe. Jamais saberemos.


Ler mais: http://namarianews.blogspot.com/2010/10/ovni-existe-e-quis-pousar-na-cabeca-do.html#ixzz137JtccMi

CENSURADO SITE QUE APONTOU MANIPULAÇÃO DA GLOBO

Serra e a fita crepe: questionada autenticidade de vídeo da Globo

Professor de jornalismo gráfico desmonta vídeo quadro a quadro e aponta truque de compressão de imagens
—-
(CENSURADO SITE QUE APONTOU MANIPULAÇÃO DA GLOBO)

Urgente (22/10, 12h16): Desde o final da manha desta sexta (22/10), o site do professor José Antonio Meira da Rocha (http://meiradarocha.jor.br) foi bloqueado pela empresa que o hospeda — no que pode ser um caso grave de censura na internet. Em decorrência, as imagens que sustentavam a hipótese levantada por ele desapareceram, em dezenas de blogs que reproduziam suas informações.
O material foi republicado, em seguida, no blog Marxismo On-Line, de Leonardo Arnt — de onde foi reproduzido por Outras Palavras


Vejam mais detalhes (e a sequência de "fotogramas") em GRUPO BEATRICE

Contratista da USAID apadrinhou homenagem a Orlando Bosch em Miami

A homenagem a Orlando Bosch, o ex-chefe do grupo terrorista CORU, organização responsável por centenas de atentados no território norte-americano como no exterior, teve lugar no centro subdisiado pela agência americana de "ajuda e desenvolvimento internacional", a USAID.

o Instituto de Estudios Cubanos y Cubano-Americanos (ICCAS), da Universidade de Miami, sob subvenção do governo, concedeu uma “placa conmemorativa” ao terrorista que recebeu a homenagem do “Instituto de la Memoria Histórica Cubana”, na Sala Olga and Carlos Saladriga desse “instituto” cujo diretor, Jaime Suchlicki, é um ex-analista da Agência Central de Inteligencia (CIA).

Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A disputa de Gilmar e Inocêncio no IDP

Uma briga societária envolvendo o IDP (Instituto Brasiliense de Direito Pùblico) ameaça chacoalhar o mundo jurídico de Brasília.

De um lado, o Ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. De outro, seu sócio Inocêncio Mártires Coelho, ex-procurador geral da República, considerado dos grandes constitucionalistas do país.

As rusgas afloraram a partir de 2007, quando o IDP conseguiu terreno em Brasília para construir sua sede e passou a ganhar dimensão econômica. Ali começaram as disputas societárias, com Gilmar tentando afastar Inocêncio.

Há dois meses, Inocêncio ajuizou a primeira peça tentando fazer valer seus direitos. Venceu no Tribunal do Distrito Federal. Na noite de 11 de outubro, véspera de feriado, no entanto, um desembargador concedeu efeito suspensivo a Gilmar.



Continue lendo no blog do Luís Nassif.

Expansão da tecnologia diminui quantidade de empregos, diz economista

Profissões que não podem ser robotizadas como Jornalismo, Direito e Administração serão cada vez mais disputadas, segundo estudo.

Está difícil encontrar um emprego atualmente? A culpa é dos robôs, de acordo com uma tese do economista David Autor, da universidade norte-americana Massachusetts Institute of Technology (MIT), que analisou os efeitos dos avanços tecnológicos em relação a atividades de alta e baixa qualificação.


O texto continua no IDGNow!

Lady Gaga cancela shows na França devido à greve contra reforma da previdência

A equipe da cantora norte-americana Lady Gaga anunciou hoje (21/10) em comunicado o cancelamento de dois shows marcados para sexta-feira (22/10) e sábado (23/10) em Paris, na França, em razão da série de paralisações promovida para pressionar o governo do presidente Nicolas Sarkozy a cancelar a reforma da previdência. O projeto inclui aumentar de 60 para 62 anos a idade mínima de aposentadoria e de 65 para 67 anos a idade para aposentadoria integral.

“Como resultado das dificuldades logísticas provocadas pelas greves na França, foi anunciado que os shows da cantora Lady Gaga em Paris (...) foram adiados para 19 e 10 de dezembro de 2010”, informa comunicado no site da cantora, acrescentando que caminhões com equipamentos poderiam não chegar ao local das apresentações. A cantora também se desculpou ao fãs pelo adiamento dos shows.

O texto continua no Opera Mundi.

Nunca vi político sem amigo. Só o Serra...

- Você está confiante ?, pergunto.

- A boca do jacaré já abriu, companheiro.

- É, mas para mim, a melhor frase é a do Fernando Morais …

- Sim ! Belíssima ! Na testa do Serra ! Voto na Dilma porque conheço o Serra há trinta anos e sei do mal que ele pode fazer a este país !

- Um tiro no peito, não ?

- Se o Fernando encontrar com o Serra numa noite escura, o Serra crava o dente no pescoço do Fernando.


Confira o texto completo no Conversa Afiada.

Serra obriga Globo a ir a hospital e sustentar farsa da agressão

A farsa da suposta “agressão de militantes petistas” ao candidato à Presidência José Serra (PSDB) contou, nesta quarta-feira (20), com a mãozinha da TV Globo. É o que informa, em seu blog, o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ).

Por André Cintra

Ao chegar ao Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro (SP) — após ser atingido por uma bolinha de papel e iniciar uma patética encenação —, Serra cobrou a presença da emissora da família Marinho. Conforme o relado de Brizola Neto, o tucano viu que não havia veículo nenhum da grande mídia à porta do hospital para sustentar o embuste.



Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Jogo online "recria" ataque a Serra com bola de papel


Após o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, ser atingido por um objeto durante uma caminhada em Campo Grande, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (20), passou a circular na internet um jogo em que o tucano surge atrás da bancada do Jornal Nacional da Rede Globo e o objetivo do usuário é acertar o maior número de bolas de papel na cabeça do candidato em 30 segundos.


Vejam mais detalhes no JORNAL DO BRASIL

Dias que condensam décadas

A ilusão na política é uma péssima companhia. De modo geral, esse pecado é cometido não só pela incapacidade de an alisar a correlação de forças como também da ausência de conhecimento histórico. Há muito que comentar sobre essa campanha. Como o Serra conseguiu, de longe, ultrapassar o Collor no jogo baixo, sujo, próximo do gangsterismo, do banditismo, envolvendo não só o que o professor Giuseppe Cocco chamou de leilão das paixões tristes (machismo, sexismo, racismo), como também a montagem de um impressionante aparato clandestino de comunicação, um esquema nacional de telemarketing destinado a caluniar, mentir, difamar, tudo dirigido contra uma mulher, Dilma Rousseff.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

A farsa da bolinha de papel no Twiter e na web: envie sua seleção.

- Bolinha de papel: R$0,50, Consulta: R$150, Tomografia: R$600, Ver o #SerraRojas fingindo: Não tem preço.

- Ainda bem que foi uma bolinha de papel, se fosse bolha de sabão Serra diria que o PT usa armas químicas

- Mamãe dizia para tomar cuidado com papel, pois podia me cortar. Mas não falou nada de traumatismo craniano

- Autoridades chilenas alegam que o desmoronamento de mina foi causado por uma #bolinhadepapel.

- Estou preocupado com a segurança pulblica. Hoje é #bolinhadepapel amanha vai ser oque? Guerra de travisseiros?

- Fita crepe é o @$##! Meu nome é#bolinhadepapel ,*&^%!

- Alô sindicato, quero ganhar 30% de periculosidade já! Trabalho em escritório, tem papel pra todo lado!




Vejam mais tuitadas no BLOG DAS FRASES

:DILMA, AO VIVO, da Esquina Democrática - Porto Alegre

Participa:
http://dilmanarede.com.br/dilma-na-telinha/ao-vivo

Como reconhecer um candidato falso

Com a inestimável ajuda do Banco Central, divulgo a informação de como o eleitor pode identificar um candidato falso. Ele, o candidato, assim como as notas em circulação no Brasil, deve ter:

Marca d´água

Assim como às notas brasileiras se recomenda, “segure a cédula contra a luz, olhando para o lado que contém a numeração. Observe na área clara, do lado esquerdo, a marca d´água em tons que variam do claro ao escuro”, ao candidato falso não se deve bem suspendê-lo contra a luz pelas orelhas, para que deixe de mentir e ser cínico. Não. Isso é uma inútil e inusitada violência. Para o eleitor despertar para a falsidade, basta ver se o candidato possui número 45, e se, do seu lado esquerdo, existe a marca d’água do que fez quando esteve no poder. Nas cédulas verdadeiras de 100 reais, por exemplo, a marca d´água é a figura da República. Nas cédulas falsas, há duas cabeças, de dois professores por sala de aula.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Moniz Bandeira: Serra seria um desastre para a política externa

O que mudaria, na política externa do Brasil, se Serra fosse eleito presidente?
José Serra nunca teve nem tem a menor sensibilidade para a política internacional. Seria um desastre para a política exterior do Brasil e prejudicaria seu comércio com os países em desenvolvimento, sobretudo da América do Sul. Ele já deu as declarações, as mais absurdas, atacando a Argentina, a Bolívia, a Venezuela e outros países. Em manteria de submissão às diretrizes políticas dos Estados Unidos, o governo de José Serra seria muito pior, mil vezes pior, do que o do presidente Fernando Henrique Cardoso. E a mudança na política externa do Brasil teria graves implicações para a política de defesa nacional. Como presidente, José Serra, sem dúvida, acabaria com o programa de reaparelhamento e modernização das Forças Armadas, suspenderia definitivamente a fabricação do submarino nuclear e a reconstrução da indústria bélica no Brasil, tudo para atender aos interesses dos Estados Unidos, que precisam vender seus armamentos obsoletos. As reservas petrolíferas da camada pré-sal seriam entregues às companhias estrangeiras, a Petrobrás e o Banco do Brasil, privatizados. Muito possivelmente José Serra também alienaria territórios da Amazônia, onde atuam 100 mil ONGs, muitas das quais, com interesses ocultos, exercem atividades ilegais, como o tráfico de drogas, de armas e de pessoas, lavagem de dinheiro e até mesmo espionagem, sob o manto de que estão a defender os direitos dos indígenas. Essas atividades devem ser reprimidas, mas dificilmente as Forças Armadas brasileiras teriam condições de fazê-lo, se o candidato do José Serra fosse eleito, uma vez que a coligação PSDB-DEM alimenta a idéia de apequenar o Estado e de que, num mundo globalizado, não mais pode ser reconhecido o preceito da soberania nacional. O Brasil sofreria um enorme retrocesso.

Confira a entrevista na CartaCapital .

Confira também mais Moniz Bandeira, desta vez na Agência Carta Maior: "Serra representa Brasil submisso aos interesses dos Estados Unidos".

Semear ódio não ajuda

Há momentos de posições declaradas. E há limites para tudo. Segundo o video de Arnaldo Jabor, está sendo preparada uma ditadura, e os culpados seremos nós, se votarmos na Dilma. Isto com dramático acompanhamento musical, o Jabor parecendo aqueles antigos personagens do Tradição, Família e Propriedade dos anos 1960 anunciando a apocalipse política.

Caso mais sério, segundo a CBN, o futuro governo Dilma seria dirigido pelo José Dirceu, isto dito em tom pausado de reportagem séria. Nos e-mails religiosos aprendo que o futuro governo vai matar criancinhas. Quanto à Veja, não preciso ser informado, pois já a capa mostra um monstruoso polvo que vai nos engolir. E naturalmente, temos o aborto, último reduto da direita, instrumento político de profunda covardia, para quem sabe o que é a indústria do aborto clandestino. Aborto aliás já utilizado na campanha do Collor contra o Lula, anos atrás.

Argumentos patéticos desta mídia podem ser rejeitados como fruto de uma fase histérica de quem quer recuperar o poder a qualquer custo. Mas há uma dimensão que assusta. Muitos dos textos e vídeos exalam e estimulam um ódio doentio. E são produzidos e reproduzidos aos milhões, coisa que as tecnologias modernas permitem. Os grandes grupos da mídia, e em particular as quatro grandes familias que os controlam, não só aderiram de maneira irresponsável à fogueira ideológica, como jogam com gosto lenha e gasolina, ainda que sabendo que se trata de comportamentos vergonhosos em termos éticos, e perigosos em termos sociais. O poder a qualquer custo, vale a pena?


Continue lendo o texto de Ladislau Dowbor, na Agência Carta Maior.

Eletrobras desmente matéria da Folha (*) de amanhã

A Folha prepara para amanhã reportagem para destruir a Dilma.

Agora, é uma por dia.

Hoje, foi o tiro no pé do livro que o Amaury escreveu para proteger o Aécio do Serra e do Itagiba.

Clique aqui para ler “Advogado de EJ ajuda a Folha a produzir material para a campanha do Serra” e aqui para ler que a PF diz que livro do Amaury não tem nada a ver com a Dilma.

(Leiam também sobre a “matéria sórdida do jn sobre o assunto”)

A reportagem de amanhã da Folha envolve de novo Valter Cardeal, diretor da Eletrobrás – clique aqui para ler “Cardeal, da Eletrobrás, trucida “reportagem” da Folha” .

Amigo navegante, em que país vivemos: agora, se desmente reportagem ANTES !


Continue lendo no Conversa Afiada.

O dodói de Serra - o dossiê de Aécio

José FHC Serra resolveu caminhar por Campo Grande, Rio de Janeiro. Protegido por aquele esquema de segurança tucano, o mesmo que desrespeitou uma celebração religiosa em Canindé, Ceará, saiu em acenando para as pessoas como se as pessoas estivessem preocupadas em responder aos acenos de José FHC Serra.

No relato do jornalista Rodrigo Viana, TEVÊ RECORD, nas imediações do local escolhido por José FHC Serra fica o sindicato dos mata mosquitos. Foram demitidos pelo tucano quando esse era ministro da Saúde e resolveu cortar gastos. Quer dizer, cortar gastos com a saúde e aumentar gastos com sua campanha.


Continue lendo o texto de Laerte Braga, no Mídia Crucis .

Para republicano, muro de Berlim é exemplo para fronteira com México

Um candidato republicano ao senado dos Estados Unidos assegurou, durante ato de campanha no Alasca (noroeste), que o muro que separou as duas Alemanhas durante a Guerra Fria pode servir de modelo para assegurar a fronteira com o México.

Joe Miller, candidato pelo Alasca, expressou sua ideia em ato de campanha para o senado nas eleições de metade de mandato em 2 de novembro, citou o jornal Anchorage Daily News.

Miller disse que quando ele servia o exército dos Estados Unidos, passou uma temporada em uma região estratégica da fronteira alemã, perto de Frankfurt.

"Foi quando ainda existia o muro entre as Alemanhas do oeste e do leste", disse, segundo áudio disponível na página na internet do jornal do Alasca.

"A Alemanha oriental era perfeitamente capaz de reduzir os movimentos", disse, antes de acrescentar: "obviamente havia outros elementos em jogo, mas nós temos a capacidade, como uma grande nação, de assegurar nossa fronteira".


Notícia da AFP, disponível no Terra.

O dossiê de Aécio (III): Aécio nega ligação com jornalista responsável por dossiê

O ex-governador de Minas Gerais e senador eleito pelo Estado, Aécio Neves (PSDB), negou, em nota, nesta quarta-feira (20) que tenha ligação com o jornalista Amaury Ribeiro Jr. De acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, o jornalista, em depoimento de mais de 13 horas na semana passada, concedido à Polícia Federal, confessou que encomendou dados de lideranças tucanas ligadas ao presidenciável José Serra (PSDB).

Ainda de acordo com a reportagem, Amaury disse que iniciou os trabalhos de investigação sobre representantes do PSDB para "proteger" Aécio Neves. Na época, 2009, o então governador ainda pleiteava uma vaga de pré-candidato à Presidência da República.


Confira mais no Terra.

O dossiê de Aécio (II): Em nota, Itagiba nega ser araponga e fazer dossiês

O deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) respondeu, através de nota divulgada por sua assessoria de imprensa, as acusações de que teria comandado um grupo de espionagem para o candidato à Presidência José Serra (PSDB).

“Não sou araponga. Quando fui delegado fazia investigação em inquérito aberto, não espionagem, para por na cadeia criminosos do calibre desses sujeitos que formam essa camarilha inscrustrada no PT”, diz Itagiba na nota. Ele foi delegado da Polícia Federal e este ano não se reelegeu para a Câmara dos Deputados.


Confira mais no IG.

O dossiê de Aécio (I): PF diz que jornalista pagou para violar sigilo de tucano

Investigação da Polícia Federal (PF) aponta que o jornalista Amaury Ribeiro Jr. encomendou a quebra dos sigilos fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, da filha do presidenciável José Serra (PSDB), Verônica, do genro dele, Alexandre Bourgeois, e de outros tucanos entre setembro e outubro de 2009, época em que trabalhava no jornal Estado de Minas.

Em depoimento que durou 13 horas na semana passada, Amaury confirmou que pagou R$ 12 mil ao despachante Dirceu Rodrigues Garcia, que trabalha em São Paulo. No entanto, não contou de onde saiu o dinheiro.


Confira mais no IG.

Para você, eleitor indeciso

Esta mensagem é dedicada a você, eleitor consciente e crítico, cujo voto é fundamentado em argumentos, que ainda está indeciso.

Ela é dividida em tópicos para facilitar: você pode ir direto onde lhe interessa.

Tudo o que será exposto nesta mensagem terá dados e respectivas fontes (clique nos links), diferentemente de tantos spams eleitorais e correntes apócrifas que surgem por aí.

Se você discordar de algo - o que é perfeitamente legítimo - o debate poderá se dar em cima de evidências, em vez de boatos e achismos.

Os argumentos defendidos são:

Tópico 1: Não é verdade que houve "aparelhamento da máquina administrativa" na Era Lula;

Tópico 2: Não é verdade que "houve mais corrupção no governo Lula"; pelo contrário, os últimos 8 anos foram marcados por um combate inédito a esse mal;

Tópico 3: Não é verdade que "a economia foi bem no governo Lula só porque este não mudou a política econômica de FHC";

Tópico 4: Não é verdade que o governo Lula "enfraqueceu as instituições democráticas"; pelo contrário, hoje elas são muito mais vibrantes e sólidas;

Tópico 5: A campanha de José Serra é baseada nas fanáticas campanhas da direita norte-americana, daí o perigo de referendá-la com seu voto.


Confira o desenvolvimento em O Biscoito Fino e a Massa .

Pré-pago na saúde é furada

De olho nas classes Ce D que não têm como arcar com o custo mensal de um plano de saúde, mas também querem se livrar do SUS, há empresas no mercado que estão oferecendo um sistema pré-pago, a exemplo do cartão existente na telefonia e no transporte público. É preciso ficar atento porque esse modelo de pagamento pré-pago não é reconhecido como plano de saúde pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que o define como cartão de descontos. Ou seja, o consumidor que tiver problemas com o sistema fica desamparado. Cada consulta custa R$ 50 com os profissionais que aderirem ao sistema. E se precisar de hospital continuará dependente do SUS. É bom para quem?



Do blog da Maria Inês Dolci.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O caçador de partículas

Físico Alberto Santoro lidera grupo de pesquisadores brasileiros na frente internacional de trabalho no Grande Colisor de Hádrons (o LHC).

O físico Alberto Santoro costuma responder assim àqueles que lhe perguntam sobre seu local de trabalho: "É o lugar mais vazio do sistema solar. Há um vácuo monstruoso e a pressão é um décimo da encontrada na superfície da Lua. Dentro de um túnel correm os objetos mais rápidos do mundo - prótons que viajam a 99,9% da velocidade da luz e se chocam 40 milhões vezes por minuto. Além disso, é um dos locais mais frios do universo: -271ºC. Ao mesmo tempo, é um dos mais quentes. Bem mais que o Sol. Mas isso tudo é sempre pontual e muitíssimo rápido".

Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o amazonense Santoro lidera um grupo de pesquisadores brasileiros na frente internacional de trabalho no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), um túnel oval de 27 quilômetros projetado para o choque de partículas em velocidade, na divisa da Suíça com a França - um dos mais importantes experimentos da ciência contemporânea.

Vejam a entrevista no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

NOTA À IMPRENSA

Brasília/DF - Sobre as investigações para apurar suposta quebra de sigilo de dados da Receita Federal, a Polícia Federal esclarece que:

1- O fato motivador da instauração de inquérito nesta instituição, quebra de sigilo fiscal, já está esclarecido e os responsáveis identificados. O inquérito policial encontra-se em sua fase final e, depois de concluídas as diligências, será encaminhado à 12ª Vara Federal do Distrito Federal;

2- Em 120 dias de investigação, foram realizadas diversas diligências e ouvidas 37 pessoas em mais de 50 depoimentos, que resultaram, até o momento, em 7 indiciamentos;

3- A investigação identificou que a quebra de sigilo ocorreu entre setembro e outubro de 2009 e envolveu servidores da Receita Federal, despachantes e clientes que encomendavam os dados, entre eles um jornalista;

4- As provas colhidas apontam que o jornalista utilizou os serviços de levantamento de informações de empresas e pessoas físicas desde o final de 2008 no interesse de investigações próprias;

5- Os dados violados foram utilizados para a confecção de relatórios, mas não foi comprovada sua utilização em campanha política;

6- A Polícia Federal refuta qualquer tentativa de utilização de seu trabalho para fins eleitoreiros com distorção de fatos ou atribuindo a esta instituição conclusões que não correspondam aos dados da investigação.

Ouça a entrevista coletiva:

Por: Divisão de Comunicação Social

Tel.: (61) 2024-8142

www.dpf.gov.br/dcs

Vejam este documento no site da POLÍCIA FEDERAL

Crédito para curso superior sem fiador

Ótimas informações e o costumeiro bom humor do presidente Lula no lançamento da nova fase do Financiamento estudantil FIES. Ouça>>> http://bit.ly/dw8oZF

Vejam a 'ética' serrista em ação (II)















Telemarketing da baixaria invade telefones

Porto Alegre/RS -por Marco Aurélio Weissheimer, do blog RS Urgente - Desde segunda-feira à noite, multiplicam-se os relatos de pessoas que receberam, em Porto Alegre, ligações de um serviço de telemarketing com mensagens ofensivas contra a candidata à presidência da República, Dilma Rousseff (PT). Algumas pessoas conseguiram registrar os números de origem dessas chamadas. Os códigos de área são de São Paulo e de Florianópolis. Consegui contato telefônico com um desses números. Foi dar na Transit Telecom, uma empresa de telefonia sediada em São Paulo. Falei por telefone com um funcionário do departamento de marketing da empresa, que se mostrou totalmente surpreso com a notícia. Garantiu que a Transit Telecom não presta esse tipo de serviço e que o número em questão poderia estar sendo utilizado de modo irregular.

Sobre esse tema, o jornalista Rodrigo Vianna também relata, no Escrevinhador, que está em curso uma gigantesca operação de “telemarketing do mal” e de distribuição de panfletos com baixarias contra Dilma, especialmente nas áreas mais pobres do Nordeste, onde estariam sendo distribuídos de porta em porta. De ontem para hoje o jornalista também relata ter recebido – via twitter e também no blog – dezenas de mensagens de pessoas que receberam ligações. O site Dilma na Rede, rede social de apoio à candidata, pede que quem receber uma ligação desse tipo entre em contato com a central antiboato pelo email espalheaverdade@dilmanarede.com.br ou pelo telefone (61) 4062-0808 e por uma série de outros números que podem ser conferidos neste endereço. http://rsurgente.opsblog.org/

Edição deste blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

No Rio, artistas e intelectuais lançam manifesto de apoio a Dilma

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, recebeu na noite desta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, apoio de um grupo de artistas e intelectuais. Segundo a organização do evento, mais de 900 pessoas lotaram o Teatro Casa Grande, na Zona Sul da cidade.

Dilma agradeceu o apoio dos artistas e intelectuais. “As músicas que ouvi e os livros que eu li estão aqui, com todos esses cantores e artistas”, afirmou.


Mais no G1.

Atentado no Parlamento da Tchetchênia deixa 6 mortos

Três guerrilheiros, dois policiais e um civil morreram hoje na invasão seguida de atentado no Parlamento da Tchetchênia, informou o presidente dessa república russa, Ramzan Kadyrov.

Segundo Kadyrov, os guerrilheiros morreram na operação especial das forças de segurança.


A notícia, da EFE, está disponível no UOL.

Falta de combustível e distúrbios abrem novo dia de protestos na França

A escassez de combustível em um de cada seis postos de gasolina, uma forte mobilização estudantil, com direito a alguns distúrbios, e perturbações no tráfego aéreo marcavam nesta terça-feira o início da sexta jornada de greves e protestos contra a reforma da aposentadoria na França.

Mais de 2.500 postos de gasolina, dos 12.500 de todo o país, estavam sem combustível, no oitavo dia de greve nas 12 refinarias da França, segundo fontes do setor petroleiro.

O dia é chave na luta dos sindicatos contra o projeto do presidente conservador Nicolas Sarkozy de elevar de 60 a 62 anos a idade mínima para aposentadoria, e de 65 a 67 anos a idade para receber pensão completa.

A notícia, da AFP, está disponível no UOL.

Serra pediu 'segredo de Justiça' para censura à Revista do Brasil

Um dos aspectos mais curiosos do pedido do PSDB de censura à Revista do Brasil, segundo a nota do site do TSE de segunda-feira (18), foi o pedido de sigilo de Justiça. Ou seja, os tucanos tiveram medo (de que a opinião pública soubesse de sua tentativa de atentar contra a liberdade de imprensa), mas não tiveram vergonha (de recorrer ao Judiciário para se valer de tal expediente).Leia o editorial publicado hoje na Revista do Brasil


Conforme o blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

O melhor da ciência inútil

Ig Nobel premia com 10 trilhões de dólares (zimbabuanos) autores de façanhas como estudar a felação dos morcegos e provar a Lei de Murphy segundo a qual a torrada cai sempre com a manteiga para baixo

Em plena temporada do Nobel, o seu inverso: o Ig Nobel. Há 19 anos que ele existe, premiando pesquisas e façanhas científicas irrisórias, portanto pândegas e irrelevantes. Ou, como define quem o instituiu, pesquisas que provocam o riso e só depois a reflexão, acima de tudo sobre o alcance de sua desimportância. Ensinar pombos a diferençar um quadro de Picasso de um quadro de Monet, por exemplo. Tão inútil façanha já rendeu um Ig Nobel de Comportamento Animal a um trio de psicólogos americanos.

Vejam os premios e os interessantes inventos e estudos no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

SBPC e ABC entregam documento à Dilma Rousseff com propostas para C&T, inovação e educação

Documento também deverá ser entregue ao candidato do PSDB, José Serra, na próxima quarta-feira, 20 de outubro

A SBPC e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) entregaram na tarde da última sexta-feira (15/10) à candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, o documento "Agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Brasil". O texto reúne propostas das duas principais entidades acadêmicas do país para o próximo governo federal nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação.

Vejam mais detalhes (e o link do documento em PDF) no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

QUEM PAGA OS PANFLETOS DO BISPO BERGONZINI CONTRA DILMA?

Dois milhões e 100 mil panfletos contra Dilma Rousseff, com falsa chancela da CNBB, estavam sendo rodados em uma gráfica em SP, descoberta pelo PT. Os responsáveis pela Pana Editora e Gráfica afirmam que o material --apenas um lote de um total de 20 milhões de panfletos que estão sendo rodados em SP com o mesmo conteúdo-- foi encomendado pelo bispo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, da diocese de Guarulhos-SP. Perguntas que precisam ser respondidas: 1- Desde quando o bispo de Guarulhos tem dinheiro para imprimir 20 milhões de panfletos apócrifos? 2-Quem paga as gráficas? 3- De onde veio o dinheiro? 4- Em que conta da diocese ele foi depositado? 5-Quem orientou o texto a falsear a chancela da CNBB? 6-Dom Bergonzini conhece 'Paulo Preto', o homem acusado de sumir com R$ 4 milhões do caixa 2 da campanha de Serra -- que guarda segredos com força suficiente para obrigarem Serra a tratá-lo, alternadamente, num dia como 'factóide' e no outro, como 'competente e inocente' -- tudo isso num hiato de apenas 12 horas depois que Paulo Preto ameaçou Serra na Folha dizendo:' não se abandona um líder ferido na estrada; não cometam esse erro'. 7- Quem, afinal, está abastecendo o caixa da diocese de Guarulhos para transformá-la num bunker eleitoral anti-Dilma? Com a palavra, a operosa Polícia Federal de SP e a não menos operosa vice-procuradora do TSE, Sandra Cureaunull

Do BLOG DAS FRASES

Serra nega que haja irregularidade na impressão de panfletos

O candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, negou que haja irregularidade na impressão de panfletos contra a candidata petista Dilma Rousseff, os quais teriam sido encomendados pela Diocese de Guarulhos. O presidenciável participou de um encontro, nesta segunda-feira (18), na sede da Associação Médica Brasileira em São Paulo. A gráfica Pana, onde os folhetos foram produzidos, tem como sócia a irmã de Paulo Kobayashi, coordenador de infraestrutura da campanha do tucano paulista.

"O fato de a gráfica ser ou não ser de uma parente de alguém que está trabalhando na campanha é completamente irrelevante. A defesa é por conta da diocese e a diocese tem pleno direito de manifestar-se", afirmou o tucano. O candidato do PSDB disse também que não lembrava de Paulo Ogawa, pai do sócio de Arlete Kobayashi.

Serra ainda lembrou que é direito da igreja se manifestar sobre o que considera relevante e que há mobilizações na campanha adversária. "Isso não tem nada a ver com campanha. Há mobilização de muitas igrejas, inclusive apoiando a candidata Dilma".


Continue lendo no Terra.

Facebook admite problemas de confidencialidade com dados de usuários

O Facebook admitiu hoje que dados confidenciais de usuários foram transmitidos a empresas de publicidade e de rastreamento na internet, mas destacou que as acusações divulgadas pela imprensa são "exageradas".

A companhia respondeu assim à denúncia publicada no domingo (17) pelo jornal "The Wall Street Journal", em uma reportagem no qual revela esta violação da política de confidencialidade de dados da companhia.

Segundo o jornal, os nomes de dezenas de milhões de usuários e, em alguns casos, de seus amigos, foram transmitidos a empresas de publicidade e outras de rastreamento na internet.


Continua na Folha.com .

Censura: Serra pede suspensão de Jornal da CUT e da Revista do Brasil

Acabo de ser informado pelo Paulo Salvador, diretor da Rede Brasil Atual, que a coligação da candidatura Serra solicitou a suspensão do Jornal da CUT e da Revista do Brasil.

Não há outro nome para definir isso: censura.

Quero ver se a ANJ e/ou ANER vão se manifestar sobre a questão.


Mais no blog do Rovai, via blog do Luís Nassif.

CULTURA COM DILMA, AO VIVO

CENTENAS DE ARTISTAS PRESENTES, assista:
http://dilmanarede.com.br/dilma-na-telinha/ao-vivo

O FUTURO DOS EUA

22% dos adolescentes têm problemas psicológicos graves nos EUA

De modo geral, pelo menos 51% dos meninos e 49% das meninas de 13 a 19 anos têm problemas de comportamento, humor, ansiedade ou de consumo de drogas

Problemas de comportamento, humor e de ansiedade severos, que interferem na vida cotidiana, afetam quase um quarto dos adolescentes americanos, afirma um estudo divulgado na quinta-feira (14) nos Estados Unidos por uma revista especializada.

Mais AQUI.

Charge sem autoria


Charge vista em comentário no blog NASSIF ONLINE

Dilma concede coletiva no museu da língua portuguesa - SP (17 de outubro)



N.E.:Dilma nesta entrevista, muito melhor que no debate na Rede TV à noite. Talvez ela devesse ter descansado antes do debate. Aqui informações importantes quanto a fundamentos da educação, redução de impostos e respostas aos panfletos falseadores e acusações infundadas.

domingo, 17 de outubro de 2010

Em 2010 como em 2002, artistas e intelectuais repudiam o 'preparado' José Serra

Em 1 de setembro de 2002, 300 artistas e intelectuais reuniam-se no Rio de Janeiro para manifestar seu apoio ao então candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Naquele momento,o candidato metalúrgico era alvo de uma desesperada ofensiva de calúnias e boatos que visavam desqualificá-lo como alternativa política ao colapso final do governo dirigido pelo tucano Fernando Henrique Cardoso, entrevado num cipoal de crise cambial, apagão e desemprego.

Ontem, como hoje, mídia e candidato tucano operavam na cadência de um jogral reacionário. Se o petista vencesse as eleições –como de fato venceu e gerou 14 milhões de empregos até agora– o Brasil, de acordo com a pregação do medo, seria palco de uma inevitável tragédia econômico financeira, associada a devastadora desestabilização política. Lula na presidência cindiria o Brasil, traria o chavismo populista para dentro da sociedade brasileira, a exemplo do que já ocorria na Venezuela.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

E vamos a Luta!



Beto Almeida

A frágil democracia brasileira, que ainda precisa ser consolidada, está sendo alvo, uma vez mais, de um golpismo midiático comandado pelas forças conservadoras a serviço das oligarquias internacionais. Não se trata apenas de baixaria, de central de boatos, de retrocesso temático por uma característica da sociedade brasileira. Trata-se de uma agenda imposta, cuidadosamente escolhida, destinada a enfraquecer a candidatura de Dilma por ser representante de uma política de recuperação da soberania nacional, de valorização do trabalho e da produção e da integração dos povos da América Latina e do sul num novo equilíbrio mundial, sem vassalagem aos centros imperiais.

A agressividade da caudalosa ação midiática para demolir a imagem de Dilma Roussef, acusada de bandida, terrorista, assassina, incompetente, inexperiente, contrária aos valores da família, da ética, e da vida, é encontrada também em vários outros momentos de nossa história em que o Brasil estava, como agora, decidindo-se por um projeto político em que se afirma como Nação Soberana, contra o outro projeto, destinado a preservar os interesses sórdidos das oligarquias internacionais que vivem da rapina aos povos da periferia do mundo.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Anistia Internacional pede ajuda para segurança de jovens colombianos

Adital -
Na Colômbia, uma lista tem circulado pela internet com nome de mais de 90 jovens marcados para morrer. Três deles já foram assassinados. Diante da situação, a Anistia Internacional do Uruguai articula uma mobilização para pedir ao governo colombiano que garanta a segurança dos jovens ameaçados.

A ideia da ação é fazer com que pessoas, organizações ou entidades de vários países, interessadas em proteger a vida dos jovens ameaçados, encaminhem pedidos de providências para as autoridades colombianas, até o dia 22 de outubro.

Vejam mais detalhes em ADITAL

É abominável

Assim Maria José Rosado, da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, define a exploração política do aborto


Maria José Rosado, da ONG Católicas pelo Direito de Decidir, está chocada com o tratamento eleitoral dado ao tema aborto. “É abominável. Nossos corpos, nossas vidas, não podem ser objeto de barganha.” Segundo ela, o assunto não pode ser submetido a princípios religiosos. “É uma questão de saúde pública.”

CartaCapital: Como a senhora enxerga a discussão eleitoral sobre o aborto?
Maria José Rosado
: É claro que o aborto é um tema que interessa à sociedade. Grande parte da população brasileira é formada por mulheres em idade reprodutiva. E o aborto ilegal é a quarta causa de mortalidade de mulheres. Agora, não faz sentido tratar do assunto a partir de interesses meramente eleitorais. É algo abominável. Nossos corpos, nossas vidas, não podem ser objeto de troca, de barganha eleitoral. Considero, isso sim, um desrespeito à vida.

CC: O tema acaba tratado mais da perspectiva moral e religiosa do que de saúde pública.
MJR:
A discussão está malposta, quando o que interessa é saber se alguém é contra ou a favor do aborto. A opinião pessoal dos candidatos e os valores pelos quais pautam suas decisões individuais só dizem respeito a eles.

Vejam a entrevista e comentários em CARTA CAPITAL

Um convite à reflexão: dois projetos radicalmente diferentes

Durval Muniz de Albuquerque Júnior (*)

Estamos num momento decisivo da vida brasileira, onde qualquer omissão pode ser imperdoável. Eu, que faço parte da parcela ainda privilegiada de brasileiros que conseguiu concluir um curso superior e fazer uma formação pós-graduada, não ficaria com a consciência tranqüila se não viesse a público, neste momento, com o uso daquilo que sei fazer: refletir, pensar, para tentar contribuir no sentido de dar um mínimo de racionalidade a um processo eleitoral que, muito pela influência de determinados setores da mídia, mas infelizmente também com a participação decisiva de candidaturas como a de José Serra e Marina Silva, descamba para se tornar uma discussão obscurantista, rasteira, mistificadora e preconceituosa, sobre temas e aspectos nomeados genericamente de “valores”, que interessam de perto aos setores mais conservadores e retrógrados da sociedade brasileira, fazendo ressuscitar dos porões das almas, das mentes e do interior da sociedade forças e subjetividades microfacistas.

(*) Presidente da Associação Nacional de História


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Os envergonhados e os desavergonhados

Bernardo Kucinski

Rompo meu silêncio de três anos na Carta Maior por causa da minha mulher. Ela perguntou: você não vai fazer nada? Não vai participar da campanha? Eu não sou mais jornalista, respondi, sou ficcionista; não quero mais saber de política, chega, cinqüenta anos sendo usado, agora chega. Ela acabara de ler a história do bispo que mandou imprimir dois milhões de folhetos contra a Dilma. Eu lembrei ter dito a ela que a Igreja Católica estava traindo, já naquele dia em que soltaram o manifesto acusando Lula da fascista, com a assinatura do Dom Paulo. O pobre homem em estado avançado de Alzheimer, e arrancam dele essa assinatura.

A Igreja não está traindo, está fazendo o que sempre fez, ela respondeu. Nós acabávamos de voltar de uma viagem à Cartagena, na Colômbia, onde visitamos o museu da Inquisição. Os instrumentos de tortura ali exibidos, de fazer o DOI-CODI sentir vergonha, ficaram gravados fundo na nossa imaginação.

Está traindo sim, eu falei, está traindo em primeiro lugar porque usou um método traiçoeiro, o método das mentiras, da difamação, em segundo lugar porque está usando o dinheiro que arranca dos pobres para combater o governo dos pobres, e em terceiro lugar porque está usando uma eleição universal, republicana, para emplacar um dogma religioso, dogma dos mais nefastos, que só prejudica as mulheres pobres.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Tullius Detritus: um especialista da discórdia

A figura acima, caro leitor, lembra algum personagem da cena política brasileira?

Enquanto você pensa, explico que Tullius Detritus é para mim um personagem inesquecível. Dos 10 aos 14 anos, fui leitor fanático de Asterix. Montei, com meu irmão, a coleção completa das aventuras do herói gaulês. Coleção que – tenho o prazer de constatar – hoje é saboreada por meus filhos adolescentes.

Para quem não sabe: “Asterix” é uma série de quadrinhos, francesa, que conta a história de uma aldeia de gauleses (antepassados dos franceses) que teima em resistir ao invasor romano – enquanto toda a Gália já se rendeu. A aldeia de Asterix resiste graças a poderes especiais conferidos por uma poção mágica.

Depois de usar muitas técnicas para derrotar os “irredutíveis”, o imperador Julio Cesar tem uma idéia genial: infiltrar na aldeia o agente romano Tullius Detritus. Qual a especialidade de Detritus? Semear a discórdia, a cizânia. Roma tenta dividir os gauleses para vencê-los. Essa é a história de “Asterix e a Cizânia”.

Vejam o texto completo no blog do ESCREVINHADOR

TSE acata pedido do PT para apreender panfletos anti-Dilma

O Tribunal Superior Eleitoral concedeu, na noite deste sábado (16), uma liminar acatando uma representação da campanha da candidata à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), que considerou como propaganda irregular os panfletos encontrados na tarde de ontem em uma gráfica do bairro do Cambuci, região central de São Paulo. Os folhetos atacam o PT e estão creditados à Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Polícia Federal chegou à gráfica Pana, às 6h da manhã e está no local para fazer a busca e apreensão do material.

Entenda o caso

A carta, intitulada "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras", pede que nas próximas eleições os eleitores deem seus votos somente a candidatos ou candidatas de partidos contrários à descriminalização do aborto. A carta lembra que o PT manifestou apoio incondicional ao terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos, assinado pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no qual se reafirmou a descriminalização do aborto. Esse material seria distribuído neste domingo em igrejas dos bairros do Paraíso e da Barra Funda, em São Paulo, e na cidade de Guarulhos.

Vejam mais detalhes no JORNAL DO BRASIL

Brasileiro: acelerador está entrando em região nunca antes explorada

O projeto do maior instrumento científico já construído, o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider, ou grande colisor de hádrons) conta com a participação de diversos pesquisadores brasileiros. Segundo eles, apesar de ainda estar em uma fase inicial, o acelerador já teve resultados surpreendentes e está entrando num campo nunca antes investigado na prática.

"É uma região de energia que a gente nunca explorou em laboratório. Nós nunca fizemos esses tipos de reações em condições controladas. E o fato de a gente conseguir fazer isso já é um grande feito, já é uma grande conquista", diz Jun Takahashi, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Vejam mais detalhes no JORNAL DO BRASIL

Dona da gráfica que estava imprimindo panfletos contra Dilma é do PSDB

Já passava das 2 da manhã desse domingo. Na porta da gráfica Pana, no Cambuci, um grupo de 50 a 60 pessoas seguia de plantão – para evitar a distribuição dos panfletos ( supostamente encomendados pelo bispo católico de Guarulhos) recheados de mistificação religiosa e de ataques contra a candidata Dilma Rousseff. Mais um capítulo da guerra suja travada nessa que já é a mais imunda eleição presidencial, desde a redemocratização do Brasil.

Na internet, durante a madrugada, outro plantão rolava: tuiteiros, blogueiros e leitores de todo o Brasil buscavam informações sobre os donos da gráfica, e sobre as possíveis conexões deles com o mundo político.

Stanley Burburinho (ele mesmo!) e Carlos Teixeira fizeram o trabalho. Troquei com eles algumas dezenas de mensagens. E essa apuração colaborativa levou à descoberta: uma das sócias da gráfica Pana é filiada ao PSDB, desde 1991!

Trata-se de Arlety Satiko Kobayashi, vinculada ao diretório da Bela Vista - região central de São Paulo. Nenhum problema com a filiação de Arlety ao partido que bem entender. O problema é que a gráfica dela foi usada para imprimir panfletos aparentemente encomendados por um bispo, mas que “coincidentemente”, favorecem ao candidato do partido dela.Aqui, o contrato social da empresa – onde Arlety Kobayashi aparece como uma das sócias: contrato_social_grafica_pana[1]


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Ultraconservadores ganham força

O movimento ultraconservador do Tea Party superou o depreciativo status de folclore político para se tornar uma força real no cenário eleitoral norte-americano. Criado dentro do Partido Republicano, o grupo dissidente surgiu no ano passado, na forma de grupos locais e comunidades na Internet, e ganhou notoriedade quando seus integrantes organizaram protestos contra a reforma do sistema de saúde proposta pelo presidente Barack Obama.

Segundo análise do jornal New York Times, 33 candidatos apoiados pelo Tea Party concorrem em acirradas disputas para a Câmara e oito possuem boas chances de conquistar uma cadeira para o Senado. Entre os principais embates do seu programa estão o recuo das reformas da saúde e da regulação do sistema financeiro - recentemente aprovados pelo governo Obama - e uma maior redução de impostos.

Para o Partido Republicano, a ascensão do Tea Party provocou até agora mais danos do que benefícios. Republicanos moderados temem a radicalização do discurso do movimento. Além disso, em alguns estados, candidatos apoiados pelo movimento ganharam as indicações para concorrer a vagas no Congresso e a cargos de governador, derrotando republicanos com anos de carreira política e que contavam com o apoio do partido. Em Utah, o senador republicano Bob Bennett perdeu o direito de tentar a reeleição ao ser derrotado na primária pelo adversário do Tea Party, Mike Lee. Seu filho, Jim Bennett, coordenador de sua campanha, passou a trabalhar para o concorrente democrata.

Correio do Povo

Narcisismo nas redes sociais ajuda o Grande Irmão a vigiá-lo nos EUA

Um relatório do órgão federal americano, intitulado “Sites de redes sociais e sua importância para o Escritório de Detecção de Fraude e Segurança Nacional”, dá instruções completas para seus agentes. Desde como entrar nas redes sociais e expandir seus contatos a até detectar casos de falsos casamentos (atrás do “sonhado” Green Card).

“Em geral, as pessoas nesses sites falam honestamente na sua rede porque todos os seus amigos e família estão interagindo com eles via mensageiros instantâneos, blogs, etc”, destaca o relatório.

Outro trecho do documento beira a genialidade: “Tendências narcisísticas nessas pessoas alimentam a necessidade de ter um amplo grupo de amigos e muitas delas aceitam amigos que nem mesmo conhecem. Isso dá à FDNS [sigla do órgão] uma excelente vantagem para observar a vida diária de beneficiários ou peticionários suspeitos de fraudes.”


O texto completo está no Gigablog de Tecnologia.

PROFANAÇÃO

Dois milhões e 100 mil panfletos contra Dilma Rousseff, com assinatura falsa da CNBB, estavam sendo rodados em uma gráfica em SP, descoberta pelo PT. Os responsáveis pela Pana Editora e Gráfica afirmam que o material foi encomendado pelo bispo Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, da diocese de Guarulhos-SP. Perguntas que precisam ser respondidas: 1- Desde quando o bispo de Guarulhos tem dinheiro para imprimir dois milhões de panfletos apócrifos? 2-Quem pagou? 3- De onde veio o dinheiro? 4- Em que conta da diocese ele foi depositado? 5-Quem orientou o uso da assinatura da CNBB no panfleto? Quem está instrumentalizando a diocese de Guarulhos contra Dilma Rousseff em São Paulo? Com a palavra a operosa Polícia Federal de SP e a não menos operosa vice-procuradora-geral do TSE, Sandra Cureau.


CARTA MAIOR (16.10.2010)