sábado, 4 de abril de 2009
Procurador diz que já tem como denunciar Dantas
Na reta final do inquérito Satiagraha, o Ministério Público Federal vê "indícios mais do que suficientes, sólidos elementos" para apresentar denúncia formal contra o banqueiro Daniel Dantas e pedir abertura de ação judicial contra ele por crimes financeiros e lavagem de dinheiro. A informação foi dada ontem pelo procurador da República Rodrigo de Grandis, que investiga o controlador do Grupo Opportunity.
MAIS AQUI
O rival de Mendes é cassado
A primeira medida de Capistrano à frente do poder municipal foi realizar uma auditoria nas contas das gestões do prefeito anterior, Chico Mendes (PR), irmão mais novo de Gilmar. O relatório das irregularidades, recheado de compras superfaturadas e desvios de verbas, foi enviado, no início de março, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Vejam o texto completo na Carta Capital
Livro sobre Direitos Humanos é lançado em homenagem ao professor Fábio K. Comparato
Professor Fábio agradeceu aos organizadores que promoveram esta homenagem: a professora Maria Victoria Benevides, os professores Claudineu de Melo e Gilberto Bercovici.
Continue lendo no ONG Point.
'Calma, FH'...
Obama elogia Lula, FHC esperneia, Chico Caruso capta
Nunca antes na história deste país um presidente brasileiro foi tratado com tanta deferência no mundo. Só a mídia daqui com suas reporcagens, seus porcalistas de aluguel e de esgoto não reconhecem o trabalho do governo brasileiro. (...)
*Leia mais no Blog do Mello
http://blogdomello.blogspot.com
sexta-feira, 3 de abril de 2009
“Aqui não haverá Nüremberg...”, por Hamilton Pereira (Pedro Tierra)*
Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo
Professores planejam paralisação nacional para o dia 24 de abril
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, afirmou hoje, 3, durante reunião com representantes de sindicatos da categoria de todo o país, que os professores devem paralisar as atividades no dia 24 de abril. A categoria cruza os braços por 24 horas para exigir o cumprimento da lei que institui o piso do magistério no valor de R$ 950.
Vejam na Revista Fórum
quinta-feira, 2 de abril de 2009
General opositor é preso acusado de corrupção na Venezuela
A Diretoria de Inteligência Militar (DIM) da Venezuela prendeu nesta quinta-feira o general Raúl Isaias Baduel, ex-ministro da Defesa e atual opositor do governo de Hugo Chávez, sob a acusação de corrupção.
A detenção foi informada por um dos filhos de Baduel. Segundo ele, o general passava de carro com a mulher perto de casa, quando "foi fechado funcionários da DIM que, apontando armas de fogo contra eles e ameaçando-os para que não chamassem ninguém pelo telefone, os empurraram para dentro de um veículo" militar, disse à emissora privada de televisão Globovisión.
Mais no Terra.
"O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, está falando demais"
O senhor se refere às manifestações de juízes, procuradores, policiais federais, em resposta às manifestações do presidente do STF, Gilmar Mendes?
Exatamente. O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, está falando demais. Demais mesmo, muito mais do que seria prudente e desejável. Ele comenta todos os casos, principalmente os crimes que envolvem a elite. E não falo aqui sobre o conteúdo dos seus habeas corpus, das suas decisões como juiz, me refiro à maneira como ele tem se portado...
Que maneira seria essa?
Ele se porta como se fosse a maior autoridade no Brasil, coisa que ele não é. Ele é, circunstancialmente, presidente de um poder. E eu não vejo ele se pronunciar sobre essa mortandade, sobre essa matança toda no Brasil. Ele tem se pronunciado sobre, principalmente, casos que envolvem a elite.
A entrevista com o ex-ministro da justiça (governo Sarney) Fernando Lyra está no Terra Magazine .
Motorista transexual de Itu entra na Justiça para trabalhar de vestido e batom
Notícia no G1.
Protesto de estudantes termina em confusão no Chile
Mais no G1.
Polícia prende mais de 100 em dois dias de protestos em Londres
Polícia prende mais de 100 em dois dias de protestos em Londres
A polícia de Londres prendeu 111 pessoas até o meio-dia desta quinta-feira (horário de Brasília) devido aos protestos dos últimos dois dias relacionados à reunião de cúpula do G20 na capital britânica.
A maior parte foi presa na quarta-feira, durante o protesto na City londrina (o distrito financeiro da cidade), quando houve choque entre os manifestantes e a polícia.
Mais na BBC Brasil. Com vídeo.
DEBATE ABERTO- Ditadura: qual passado nos interessa revelar?
De fato, enquanto os parceiros do Mercosul avançam, o Brasil segue em sua posição acovardada frente à possibilidade de reconhecer, julgar e punir os criminosos da ditadura. Ministros comprometidos com a abertura dos arquivos do regime militar, como Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vannucchi (Direitos Humanos), sofrem forte pressão contrária na mídia e dentro do próprio governo. O Supremo Tribunal Federal permanece sentado sobre as tentativas de se abrir uma discussão revogatória da Lei da Anistia, fato que reflete a compulsão do Judiciário brasileiro em perdoar crimes cometidos por poderosos.
Vejam o texto completo no KAOSENLARED.NET
No dia em que a liberdade foi-se embora
Vejam o texto completo no Patria Latina
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Aos que fingem não entender a metáfora “gente branca de olhos azuis”, por Max Altman
Na verdade, a metáfora de Lula, de ínfimos 21 vocábulos, vale mais que um daqueles grandiloquentes e loquazes manifestos. Vou mais além: é a síntese moderna de um tratado de sociologia e política que as massas entendem e que define claramente os lados em disputa no atual cenário internacional.
Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo
Manobra tucana adia votação de projeto sobre cotas no Senado
Vejam mais no Vermelho
Brasil anistia Miguel Arraes, após 45 anos
Vejam mais no Correio do Brasil
Carta Maior lança debate: o Marxismo e o Século XXI
(...)
Mas o marxismo carrega nas costas o pesado fardo do estalinismo e do terror soviético, sem que os marxistas tenham, até hoje, revelado a capacidade de explicar, marxisticamente, a tragédia em que desembocou a revolução mais radical da era moderna. Não é suficiente a explicação materialista-vulgar de que todas as grandes revoluções comeram seus próprios filhos; tampouco justificar a cruel ditadura do georgiano – que na verdade já se ensaiava sob Lenin - pelas realizações técnico-científicas da ex-URSS: todos os marxistas nunca deveriam esquecer a lição do próprio Marx e dos frankfurtianos de que “progresso e barbárie” sempre formaram na história universal uma terrível unidade.
Vejam o texto completo na Carta Maior
Adeus liberalismo!
Realmente, o feitiço virou contra o feiticeiro! Enquanto os órgãos da ideologia liberal (principalmente dos Estados Unidos e da Europa) tentam (desesperadamente e sem nenhum êxito) dar adeus aos seus grandes críticos (como Lênin, por exemplo); a sua mais importante fonte ideológica – o liberalismo – dá (esse sim, mais uma vez) adeus.
Vejam o texto completo no Pravda.Ru
Bomba explode em estátua de Lênin
Bomba explode em estátua de Lênin em São Petersburgo
Uma bomba explodiu hoje na estátua do ex-líder soviético Vladimir Lênin, no centro de São Petersburgo, sem deixar vítimas, informou o Ministério para Situações de Emergência da Rússia.
"Perto das 4h30 (21h30, Brasília) aconteceu uma explosão que causou danos na estátua de Lênin", disse hoje um porta-voz do Ministério, citado pela agência de notícias local "Interfax".
Mais no UOL Notícias. Foto de Bene Palm, para a EFE, também no UOL.
terça-feira, 31 de março de 2009
Justiça manda despejar manifestantes que cercam governo na Tailândia
A ordem foi emitida com a finalidade de permitir que os ministros e funcionários públicos possam ter acesso ao palácio governamental. Líderes da Frente Unida pela Democracia e contra a Ditadura, que organizam a manifestação, cancelaram nesta terça-feira as manifestações nas Províncias e ordenaram a concentração de esforços em Bancoc, depois que conseguiram impedir que a entrada de Vejjajiva no gabinete.
Mais na Folha Online. A luta política continua na Tailândia. Agora os partidários do recentemente deposto ex-primeiro-ministro querem derrubar o novo governo.
Fim da Privacidade - II: Mulher pede divórcio após ver carro do marido estacionado em frente a casa de "amiga" no Google Street View
Mais (só um pouquinho mais) no BlueBus.
Fim da Privacidade - I : Espancamento de adolescente vai parar em saite de compartilhamento de vídeo
Sua filha foi agredida com socos e chutes na esquina da escola por outras três meninas, no dia 23, quando voltava para casa na companhia da irmã de sete anos. O motivo da briga seria ciúme e inveja.
Notícia completa no G1.
Caras Pintadas no Conversas Cruzadas da TV Com
O tema é a volta do movimento estudantil às ruas, agora contra a governadora Yeda.
O programa começa às 22h30 na TVCOM, canal 36.
Participem do programa, vamos mostrar que os Caras-Pintadas vieram para ficar!
Blog Caras Pintadas.
Substância cancerígena contamina leite materno
Do blog da Glória Reis.
Processem Bush, não Bashir, diz Chávez em cúpula árabe
"O recente processo contra o presidente sudanês Bashir é um desses casos ridículos. É uma farsa", disse Chávez em uma cúpula de países árabes e sul-americanos no Catar.
"Então, por que a corte internacional não processa o presidente Bush, que cometeu atrocidades durante oito anos, por exemplo, e aniquilou o povo iraquiano?", acrescentou.
TIM é multada em R$ 650 mil por descumprir regras do SAC; Oi é investigada
Veja mais no Consultor Jurídico.
Bolívia: muitos projetos e muitas dúvidas na YPFB
A indústria petrolífera estatal da Bolívia está paralisada e atravessa o pior caso de corrupção da história da YPFB (Jazidas Petrolíferas Fiscais Bolivianas), além disso, os especialistas têm dúvidas quanto às suas parcerias. Há mais projetos do que esperanças.
Carlos Miranda, ex-ministro de Estado e ex-superintendente de Hidrocarbonetos; Francesco Zaratti, ex-representante presidencial para a Revisão e Melhoria de Capitalização, e o engenheiro petroquímico Hugo Del Granado não consideram que as relações internacionais da YPFB sejam sólidas.
Miranda acredita que neste momento a YPFB está sozinha e "se vê dentro de um jogo que não sabe jogar; é triste, mas podemos afirmar que o país está isolado".
O texto continua no Terra Magazine.
A ideologia do livre mercado está longe de acabar
“Este espetáculo levanta, necessariamente, uma questão: se o estado pode intervir para salvar corporações que assumiram riscos impensados nos mercados imobiliários, por que não pode intervir para evitar que milhões de americanos sofram a execução de suas hipotecas?
Seguindo o mesmo raciocínio, se US$170 bilhões podem ser instantaneamente disponibilizados para compra da gigante dos seguros AIG, por que o seguro de saúde individual - que protegeria os cidadãos das práticas predatórias das empresas de seguro-saúde - parece ser um sonho inalcançável? E se cada vez mais corporações precisam dos fundos dos contribuintes para se manter, por que os contribuintes não podem reivindicar algo em troca - como limites de juros em pagamentos executivos ou uma garantia contra mais perdas de empregos?
Agora que ficou claro que os governos podem realmente agir em tempos de crise, será muito mais difícil alegar a impossibilidade de agir no futuro. Outra mudança potencial tem a ver com as esperanças do mercado em relação a futuras privatizações.”
O texto completo de Naomi Klein, está no Terra Magazine.
segunda-feira, 30 de março de 2009
45 Anos do Golpe no Brasil , por Caio Navarro de Toledo
Há 45 anos – no dia em que o imaginário popular consagra como o “dia da mentira” – era rompida a legalidade democrática vigente no país desde a derrubada da ditadura do Estado Novo (1937-1945).
Hoje, no Brasil, poucos serão aqueles que cometerão o despropósito de propor algum tipo de comemoração pública desta infausta data. Felizmente, nestes dias, em instituições acadêmicas e entidades culturais e políticas, em sindicatos de trabalhadores, em alguns jornais e revistas da grande imprensa e em blogs de jornalistas independentes deverão ocorrer debates que examinarão criticamente os significados e os efeitos do movimento de abril de 1964 na história política e cultural recente do país. Certamente, nenhum veículo da grande mídia nacional ousará afirmar que o pós-1964 no Brasil – comparativamente às ditaduras militares sul-americanas (“mais cruéis”, “mais sanguinárias” etc) – teria sido uma autêntica “ditabranda”. Quem fez isso recentemente, se deu muito mal...
Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo
Lula defenderá no G20 a extinção de paraísos fiscais--porta-voz
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defenderá na reunião do G20 a extinção dos paraísos fiscais, informou na segunda-feira o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.
O encontro, marcado para quinta-feira em Londres, servirá para os principais países desenvolvidos e em desenvolvimento debaterem formas para combater os efeitos da crise financeira global.
"O presidente acredita que os paraísos fiscais são uma maneira de escapar à regulação do sistema financeiro internacional, e portanto eles deveriam ser eliminados", destacou Baumbach.
Vejam mais na REUTERS BRASIL
A FILHA DE FHC – O “ROBERTO JEFERSON” DA HORA
Vejam o texto completo no Patria Latina
¿El fin de los prostíbulos fiscales?
(...)
Un de los mayores bancos brasileros pagó publicidad de apertura de la revista británica The Economist, la de mayor influencia en el mundo, anunciando en el pié de página que, entre otras localidades, tiene sede en un famoso paraíso fiscal. ¿Que sistema económico es ese que necesita prostíbulos, de lugares recónditos, por donde pasa gran parte del dinero producido por el comercio de drogas, de armamentos clandestinos que, fabricados por empresas de las grandes potencias mundiales, aquellas que dominan el Consejo de Seguridad, supuestamente preocupado de velar por la paz mundial, producen la gran mayoría de las armas que alimentan los conflictos que ellos deberían combatir?
Vejam o texto completo no Rebelion
Lech Walesa ameaça devolver o Nobel e deixar a Polônia
Walesa -- antigo líder do sindicato Solidariedade que derrubou o comunismo na Polônia em 1989 e o primeiro presidente pós-comunista do país, disse estar cansado de se defender contra as acusações de que ele teria cooperado com o regime comunista.