sábado, 22 de novembro de 2008

Em baixa | Ninguem mais aperta a mao de Bush

A 2 meses de deixar o cargo, o prestigio do presidente Bush está mesmo em baixa. A CNN mostrou um clipe dos lideres do G20 se alinhando para a foto oficial. A medida em que vao assumindo seus lugares para a pose, os presidentes e primeiros ministros vao cumprimentando uns aos outros, mas ninguém estende a mao para Bush. Clique na imagem abaixo para ver.

Blue Bus

Nota: Mais tarde a CNN se desculpou, informando que Bush já havia cumprimentado anteriormente todos os presidentes.

Tiro na bolsa, Itaú, Rede Globo

Para o acontecido na segunda-feira desta semana, qualquer apresentador de telejornais poderia ter anunciado: “Tiros na Bolsa”. Ou feito uma chamada de maneira mais extensa, evitando assim uma ambigüidade: “Operador tenta suicídio durante pregão da Bolsa de Mercadorias e Futuro”. E depois do anúncio, entraria no corpo do notícia:

“O operador de pregão da Corretora Itaú, Paulo Sérgio Silva, de 36 anos, tentou suicídio hoje, pouco depois das três e meia da tarde. No meio do pregão, ele disparou um tiro contra o próprio peito.

Leia no Sapoti da Japaranduba.

Objeto misterioso bombardea a la Tierra con electrones de alta energía

Moscú, 20 de noviembre, RIA Novosti. Un objeto misterioso situado cerca del Sistema Solar y compuesto, probablemente, por materia oscura bombardea a la Tierra con electrones de alta energía, según se desprende de un artículo publicado en la revista Nature.

"Es un gran descubrimiento. Es la primera vez que hemos visto una fuente de rayos cósmicos acelerados que sobresalen del trasfondo galaxial", declaró John Wefel, de la Universidad de Luisiana.


Vejam mais na RIA NOVOSTI

Entulho autoritário é usado em ataque virtual a Dilma

A internet foi infestada nesta semana por e-mails trazendo a reprodução de uma ficha policial dos tempos já longínquos em que a atual chefe da Casa Civil da Presidência da República militava na resistência à ditadura militar; Dilma Rousseff era apontada como ''terrorista/assaltante de bancos''.

por Celso Lungaretti*


Vejam mais no Vermelho

Juíza intimidada por Dantas não comenta caso

Citada no relatório da Polícia Federal (PF) como o segundo caso de intimidação "da quadrilha de Daniel Dantas", a juíza da 2ª Vara Empresarial do Rio, Márcia Cunha Silva Araújo de Carvalho, não fala sobre o assunto. Por meio da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Rio, a juíza afirmou que prestou o depoimento sob sigilo, pois o processo corre em segredo de Justiça e por este motivo ela não comentará o caso.


Vejam mais na Tribuna da imprensa online

Un informe de inteligencia alerta de la pérdida de influencia de EE UU

La influencia y el poder de Estados Unidos pueden dejar de ser determinantes como primera potencia mundial dentro de dos décadas, según el último informe de la Inteligencia estadounidense. El Consejo de Inteligencia Nacional (NIC, en sus siglas en inglés), un organismo dependiente de los servicios de inteligencia de EE UU y que periódicamente analiza el futuro de los contextos internacionales, reconoce que el dominio económico, militar y político de Washington desciende de manera alarmante.


Vejam mais no EL PAIS.COM

FRAUDE NOS EUA PODE SE REPETIR NO BRASIL

Acabo de ler dois livros imperdíveis para quem gosta de se informar sobre processos eleitorais: What went wrong in Ohio, The Conyers Report on the 2004 presidential election What Happened in Ohio? A documentary record of theft and fraud in the 2004 election Os dois livros oferecem provas factuais de que o secretário de Estado de Ohio, o republicano Kenneth Blackwell, usou sua autoridade para suprimir votos de eleitores democratas e pode ter agido para garantir a reeleição de George W. Bush em 2004. Esclareço: nos Estados Unidos as eleições são organizadas em nível estadual. E autoridades estaduais, independentemente de partido, organizam as eleições. Em Ohio, além de secretário estadual Blackwell era também co-presidente da campanha Bush-Cheney 2004.

Confira mais no Vi o Mundo.

Concurso Garota da Laje dá carro usado de 2001 de prêmio



Já se foi o tempo em que a musa do verão carioca era encontrada nas areias de Ipanema. Com menos visibilidade, mas não menos bronzeado, meninas que preferem a laje ou o quintal de casa na hora de pegar sol já tem uma chance ao posto na próxima estação. A Saara, mercado popular carioca, no Centro do Rio, promove o concurso Garota da Laje.

Nota completa no G1. Inscrições até 31 de janeiro de 2009.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sindicalista e esposa são executados na frente dos filhos em Araraquara



Casal chegava em casa com as três filhas, que não ficaram feridas. Eles foram baleados dentro do carro enquanto esperavam garagem abrir.

Mais no G1. O que significa esta execução?

Escola pública em área de risco vira entreposto do tráfico, diz sindicato



Trabalho do sindicato dos professores alertou para aumento de violência. Professora conta rotina de convivência com traficantes, armas e drogas.

Mais no G1.

O legado de George W. Bush para a América Latina

Quando se analisa o legado político dos dois mandatos de George W. Bush em termos de política externa na América Latina é necessário recorrer a um conceito cunhado por cientistas políticos norte-americanos e que indica uma inesgotável criatividade: benign neglect, ou, negligência benigna, remete a uma situação na qual uma sistemática falta de interesse culmina num cenário claramente positivo.

O texto completo no Terra Magazine.

Piratas receberam US$ 150 mi em resgates em 2007

Piratas somalis receberam mais de US$ 150 milhões em resgates ao longo do ano passado, afirmou o ministro de Relações Exteriores do Quênia nesta sexta-feira, pedindo que as empresas não paguem quando seus navios forem seqüestrados.

Continua no Terra. O risco é os piratas continuarem a ganhar quantias deste tamanho e começarem a constituir advogados, financiar políticos, ...

Marx, Engels,Trotsky, Lenin, Che, Mandel

Há vasta bibliografia marxista disponível no Arquivo Marxista na Internet, versão portuguesa do Marxists Internet Archive (MIA). Em português, com algumas versões em galego, podem ser encontradas obras de Lenin, Trotsky, Che e Mandel.

Os destaques, porém, ficam por conta da seção em português dos trabalhos de Marx e Engels e do Marx & Engels Internet Archive, no MIA.

Mas isso, claro, é só para quem já entendeu "O Capital", ou, no mínimo, não busca inspiração comum no socialismo com qualquer um.

Do blog La vieja bruja.

TSE cassa governador da Paraíba

DA REDAÇÃO - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou na quinta à noite o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e de seu vice, José Lacerda Neto. Os ministros negaram, por unanimidade, recurso protocolado pela defesa do governador contra decisão da Justiça eleitoral da Paraíba, que em julho de 2007 já havia cassado o mandato de Cunha Lima.

Reeleito em 2006, o tucano permanecia no cargo, até então, por força de uma liminar concedida pelo próprio TSE. Ainda cabe recurso contra a decisão, no próprio TSE. Porém, segundo o presidente do tribunal, Carlos Ayres Britto, Cunha Lima terá de deixar o cargo, que deverá ser assumido pelo senador José Maranhão (PMDB), segundo colocado na eleição de 2006.


Vejam mais no JB Online

Brasil destaca valor das eleições para reconstrução guineense

São Paulo, 20 nov (Lusa) - As eleições legislativas da Guiné-Bissau representam "uma etapa importante no processo de reconstrução nacional", disse o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Em um comunicado distribuído à imprensa, o Itamaraty salientou que a votação em 16 de novembro aconteceu de forma "livre e pacífica", segundo o testemunho de observadores internacionais, inclusive da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Mais no UOL Notícias.

Dissidentes desafiam poder de Chávez em eleição regional

Além da tradicional oposição venezuelana, os candidatos alinhados com o governo do presidente Hugo Chávez terão de enfrentar a dissidência chavista nas eleições regionais do próximo domingo.

Esta nova “oposição” pode representar uma ameaça à hegemonia do chavismo nos governos dos Estados e cidades do país.

Um destes grupos, o Partido Pátria Para Todos (PPT), ex-chavista, descarta o adjetivo de dissidente e afirma que está à esquerda do governo. "Somos os rebeldes do chavismo", disse à BBC Brasil o deputado José Albornoz, secretário-geral do PPT.

O PPT e o Partido Comunista da Venezuela (PCV) foram chamados de "traidores" e "contra-revolucionários" pelo presidente venezuelano Hugo Chávez quando se recusaram a se aliar ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), agremiação criada por Chávez em 2007.

O texto continua na BBC Brasil.


Palestinos publicam proposta de paz em jornais israelenses


Pela primeira vez na história do conflito entre israelenses e palestinos, a liderança palestina se dirige diretamente ao público israelense, publicando anúncios nos maiores jornais do país com os termos da iniciativa de paz da Liga Árabe.

O anúncio, publicado nos jornais Yediot Ahronot, Maariv e Haaretz, apresenta a proposta de 57 países árabes e muçulmanos, de normalizar suas relações com Israel em troca da retirada dos territórios ocupados durante a Guerra de 1967, a criação de um Estado Palestino e a solução do problema dos refugiados palestinos.

O departamento de negociações da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) assina os anúncios, que ocupam páginas inteiras nos jornais israelenses e são ilustrados com as bandeiras de todos os países árabes e muçulmanos, exceto o Irã.

Continua na BBC Brasil.


quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Astronautas norteamericanos siguen buscando la araña extraviada en la ISS


Moscú, 20 de noviembre, RIA Novosti. La araña que se extravió en la Estación Espacial Internacional (ISS) no ha sido encontrada todavía y no es venenosa, declaró hoy un portavoz de la NASA.

En la ISS se ha extraviado una de las dos arañas traídas el 17 de noviembre por el transbordador espacial Endeavour.

"Las arañas debían participar en un experimento para saber si pueden tejer sus redes en estado de ingravidez, y no eran venenosas porque está prohibido llevar animales o insectos venenosos al espacio", dijo el portavoz.

El diario británico The Times escribió hoy que se ha perdido una araña en la estación orbital y que se supo cuando los astronautas abrieron el contenedor traído por el Endeavour.


Veja na RIA NOVOSTI

O lapso de um jornalismo relapso

Este artigo foi originalmente escrito para o Observatório da Imprensa. Publicá-lo, com versão ampliada em Carta Maior, é uma forma de aumentar os espaços de discussão para os que ainda acreditam que um outro jornalismo é possível. Aqueles profissionais que recusam, na medida do impossível, qualquer prática jornalística que solicite desvios éticos, distorcendo a realidade e caluniando quem considera adversário político. Uma aposta difícil, mas irrecusável.
Quando a imprensa abre mão de ser uma instância de afirmação republicana – e é preocupante a freqüência com que isso vem ocorrendo diariamente – não comete apenas um grande desvio: deixa mesmo de ser imprensa para se tornar departamento de negócios diversos.


Vejam mais no Partido dos Trabalhadores-Diretório Nacional

Mulheres são favoritas em eleição socialista na França

Paris - Os socialistas franceses votam amanhã para escolher um novo líder para o dividido Partido Socialista. Duas mulheres estão na frente na disputa. A ex-candidata à presidência Segolene Royal tem vantagem em relação à Martine Aubry, autora da lei que estabelece 35 horas semanais de trabalho. O prefeito de Paris, Bertrande Delanoe, também concorre à liderança do partido.

O vencedor da votação deverá ser o principal adversário do presidente conservador Nicolas Sarkozy, na próxima eleição presidencial da França, em 2012. Mais de 200 mil membros do partido devem participar da votação. Se nenhum dos três candidatos obtiver mais de 50% dos votos, o que é provável, uma outra votação pode ser realizada na sexta-feira. (AE-AP)


Veja na Agência Estado

DUPLICA/RS ACIONARÁ BOMBA-RELÓGIO

Denise Nunes, para Correio do Povo

Além da polêmica inerente a pedágios, o projeto Duplica/RS contém uma bomba-relógio para o usuário. É o que diz o secretário da Associação dos Usuários de Rodovias (Assurcon/Serra), Agenor Basso. Segundo ele, a proposta tornará os cidadãos reféns permanentes das concessionárias, que, após aplicarem os valores previstos, condicionam investimentos posteriores a aumentos de pedágio ou novas prorrogações. 'Eis aqui o maquiavelismo e a insanidade do Duplica/RS', argumenta ele. Basso cita o pólo rodoviário de Caxias do Sul como o mais prejudicado. 'As obras serão feitas até 2012 num valor estimado de R$ 71 milhões, tendo a Convias uma arrecadação histórica acima de R$ 1 bilhão. Por outro lado, teremos que esperar 16 anos para que o contrato de concessão termine para termos novas obras', afirma. Nos demais, a espera seria de 11 a 14 anos. 'Armaram uma bomba-relógio que será acionada pelos deputados estaduais, caso aprovem o projeto', alerta o dirigente.

Discriminação nas escolas e nos livros prejudica desempenho de alunos negros

Os negros são maioria no contingente de analfabetos do país - somando 9 milhões do total de 14 milhões – e estão mais atrasados nos estudos do que o restante da população.

Para o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade de Brasília (UnB), Nelson Inocêncio, a diferença no rendimento reflete uma escola e um sistema de ensino que não acolhe a população negra.

“A escola diz que o grupo do outro [dos brancos] é a grande referência para a humanidade. Foi o grupo do outro que construiu, ele representa a civilização. E o meu grupo [negros] não representa nada. Isso é colocado de forma persistente nos livros, nas lições, e o aluno vai obter reações muito negativas em relação ao processo. Ele se pergunta: na medida em que a escola não me reconhece, que sentido faz eu estar na escola?”, aponta.

Mais na Agência Brasil.

CCJ do Senado aprova proposta que torna obrigatória licença-maternidade de seis meses

A concessão do período de seis meses de licença-maternidade pode deixar de ser opcional e passar a ser obrigatória para todas as mulheres que trabalham, em todos os setores da economia, e que contribuem para a Previdência Social.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19) um projeto que altera o artigo 7º da Constituição, passando de 120 dias para 180 dias o período de licença maternidade.

Mais no UOL Notícias.

Brasil reduz desigualdade de renda de trabalhadores, mas é campeão em mortes violentas, aponta Ipea

O Ipea (Institudo de Pesquisas Econômicas Avançadas) comparou o desenvolvimento dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), África do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Espanha, Alemanha, México e Argentina e constatou que destes, apenas Brasil, África do Sul, México e Alemanha reduziram desigualdades de renda entre os trabalhadores de 1990 a 2005.

O estudo "Desenvolvimento e Experiências Internacionais Comparadas" foi apresentado na manhã desta quarta-feira na sede do Ipea, em Brasília, e mostrou também que em dez dos 11 países, as doenças cardiovasculares e os diversos tipos de câncer são as principais causas de morte. Com exceção da África do Sul, onde dispara a Aids. Na Índia, destacam-se as doenças parasitárias e infecciosas. O Brasil é o primeiro em mortes violentas; a Alemanha, a última.

Mais no UOL Notícias.

Brasil potência desperta 'agressividade' em vizinhos, diz 'Newsweek'

O desenvolvimento do Brasil como potência econômica mundial despertou animosidades em países vizinhos, diz um artigo da revista americana Newsweek desta semana.

"Na medida em que o Brasil se torna um país mais poderoso, seus vizinhos se tornam mais agressivos", diz a revista.

"Estes dias, os imperialistas falam português", diz o artigo, afirmando que agora o país "marca o passo econômico da América Latina e está se tornando cada vez mais o alvo nº 1" - posição que a Newsweek diz ter sido ocupada no passado pelos Estados Unidos.

Mais na BBC Brasil.


Polícia do México prende representante da Interpol no país

Um juiz no México ordenou a prisão do mais alto representante da Interpol (agência policial internacional) no país como parte de uma investigação sobre supostas ligações entre as autoridades e poderosos cartéis de narcotraficantes, denominada "Operação Limpeza".

Ricardo Gutiérrez Vargas foi colocado sob prisão domiciliar, onde pode ser mantido por até 40 dias enquanto as alegações contra ele são investigadas.

O caso contra Gutiérrez Vargas foi levantado depois de informações obtidas pela promotoria com a prisão, em janeiro, de Alfredo Beltrán Leyva, um dos líderes do cartel de Sinaloa.

Notícia completa na BBC Brasil.


Processo por assassinato de jornalista russa acontecerá a portas fechadas

O juiz do tribunal militar da região de Moscou, Yevgeny Zubov, decidiu que o julgamento pelo assassinato da jornalista russa Anna Politkovskaya, que começa hoje, acontecerá a portas fechadas.

Segundo informou a agência oficial "Itar-Tass", o juiz argumentou sua decisão com o fato de que os júris se negam a entrar na sala na presença da imprensa.

Continua no G1.


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Terrorismo de Estado, por Deisy Ventura

Urge repelir a idéia de que a anistia "vale para os dois lados". Primeiro, pelo descalabro técnico. Depois, pela infâmia política

Esquentam as mãos do ministro Eros Grau, no Supremo Tribunal Federal, dois processos que marcarão a cultura política e a imagem internacional do Brasil.

Como relator da ação em que a OAB questiona a interpretação da Lei de Anistia, Grau pediu vista dos pedidos argentino e uruguaio de extradição do general Manuel Cordero, um dos protagonistas da iniciativa supranacional de repressão política denominada Operação Condor.


Vejam mais no Portal da Fundação Perseu Abramo

CCJ retira projeto que sustava demarcação de quilombos

Brasília - Um acordo de última hora permitiu retirar de pauta o Projeto de Decreto Legislativo apelidado antiquilombola, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. De acordo com informações da Agência Câmara, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), e o ministro da Secretaria de Promoção de Políticas para Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, firmaram um acordo para "paralisar" a tramitação do projeto. De autoria de Colatto, o Projeto de Decreto Legislativo suspende o decreto presidencial 4887/2003 que regulamenta a demarcação e titulação de terras destinadas a remanescentes de comunidades quilombolas.


Vejam mais na Agência Estado

ONU debate como enfrentar a crise

Por Thalif Deen

A economia norte-americana e as européias caíram na recessão, os bancos comerciais e de investimento estão em colapso, aumenta o desemprego, o público reduz o consumo, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU se vêem ameaçados e a Islândia está praticamente na bancarrota.


Vejam mais na Revista Fórum

Desemprego no país atinge 2o menor patamar da história, anuncia IBGE

A taxa de desemprego nas 6 maiores regioes metropolitanas do país voltou a cair em outubro e atingiu o 2o menor patamar já registrado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta 4a feira. Com Reuters. 19/11 Blue Bus

PSOL faz ato em apoio a Protógenes e De Sanctis em Brasília

O PSOL realiza nesta quarta-feira, a partir das 12h30, uma manifestação em apoio ao delegado federal Protógenes Queiroz, que coordenou a Operação Satiagraha e depois foi afastado do caso pela cúpula da Polícia Federal, e ao juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal.

O ato ocorrerá em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal), no dia em que encerra-se o prazo de defesa do banqueiro Daniel Dantas na Justiça. "Momento em que nos uniremos perante o STF para pedir a sua condenação e para referendar o trabalho executado pelo delegado Protógenes e pelo juiz De Sanctis", informa o PSOL.

Mais na Folha Online.


Novo caso de morte de trabalhadores rurais no Pará

Na noite de 12/11, oito pistoleiros atacaram a tiros o acampamento Sardinha, no município paraense de Redenção, onde vivem 30 famílias de sem terra. Um agricultor morreu.


Vejam mais no Pulsar Brasil

China impõe regras para tentar evitar demissões em massa

As empresas de duas províncias chinesas foram avisadas que precisam obter aprovação oficial se quiserem demitir mais de 40 pessoas.

Veja mais na BBC Brasil.

STJ nega liminar a Dantas para tirar processo da 6º Vara e cancelar audiência com De Sanctis

O banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, sofreu nova derrota na Justiça. O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Arnaldo Esteves Lima negou o pedido de reconsideração de liminar em habeas-corpus requerida pela defesa para evitar o comparecimento dele na audiência marcada para amanhã. A defesa pedia ainda reconhecer a incompetência do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal, para o caso.

A notícia continua na Folha Online.

Observações sobre o desastre econômico

Por Ricardo Musse

Os desdobramentos da crise financeira são ilustração exemplar da explicação feita por Marx do capitalismo

1. A partir dos anos 1970, os EUA introduziram paulatinamente uma série de alterações no funcionamento do sistema econômico internacional que, na prática, subverteu o modelo anterior firmado no pós-guerra. As políticas anticíclicas que permitiram a expansão conhecida como os “30 anos dourados” foram desmontadas uma a uma.

Os excedentes monetários, até então sob o controle parcial dos Estados, passaram a ser geridos pelo mercado, com a concomitante redução da participação dos salários na renda nacional e dos benefícios conquistados como direitos sociais. O controle de capitais pelos Estados nacionais, outra peça-chave do arcabouço anterior, cedeu lugar à livre circulação inclusive de capitais de curto prazo, propiciando os movimentos especulativos que moldam atualmente o mercado de dinheiro.

Ao longo desse processo, os Estados passaram por alterações substanciais não só com a restrição de sua participação direta como agente econômico, mas sobretudo com a redução significativa de suas atividades de planejamento e regulação.


Vejam o texto completo no Trópico

Office online funcionará nas plataformas Mac, iPhone e Linux

São Paulo - Blog da Microsoft informa que serviço online será compatível com o Safari e Firefox e irá funcionar independente de plataforma.

O Microsoft Office Web Applications, serviço online da Microsoft, vai funcionar em outras plataformas além do Windows. Qualquer plataforma com um navegador compatível será capaz de rodar pacote de produtividade na web, de acordo com o blog da companhia.

O Office Online irá rodar em browsers como Safari e Firefox. Desse modo, será possível usar o serviço também no iPhone e em sistemas Linux com Firefox. "Não importa qual sistema operacional esteja em uso, desde que você use um browser compatível", diz o blog.

Mais no IDG Now! .

A receita oculta de Yeda para o déficit zero

(...)

- Suplementação das despesas com publicidade em 55,01%.

Esse último ingrediente é fundamental para que essa receita não seja publicada nos meios de comunicação. Sem isso, o bolo do déficit zero desandaria.

Texto completo no RS Urgente.

A vigarice de Simon e Fogaça

Do Terra Magazine: “Um projeto do deputado Flávio Dino (PCdoB/MA) pretende criar uma janela de 30 dias para que parlamentares federais, estaduais e vereadores possam trocar de partido, entre setembro e outubro do ano anterior às eleições que pretendem disputar. A idéia, segundo o autor da matéria, é permitir a mudança em casos de perseguição política. Contrário à proposta, que tramita no Congresso, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) declarou:

- Isso é um escândalo, é oficializar a vigarice.

Simon foi o articulador da troca de partido do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, um ano antes da eleição municipal. Fogaça deixou o PPS, partido pelo qual havia sido eleito em 2004, e voltou para o PMDB. Uma vigarice, nas palavras do senador.

Texto do RS Urgente.

CNJ adia julgamento sobre possível desvio de conduta do juiz De Sanctis

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) adiou para a próxima semana o julgamento da ação que trata sobre suposto desvio funcional de conduta do juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

O ministro-relator da ação, Gilson Dipp, disse ter pedido o adiamento porque prefere tratar do assunto sem ocupar a presidência do conselho.

"Prefiro relatar quando estiver na minha bancada", afirmou Dipp, informando que se "sente mais à vontade" quando o ministro Gilmar Mendes, que também é presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), estiver no comando da sessão.

Na próxima semana, os conselheiros vão analisar a reclamação disciplinar encaminhada pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE). Na reclamação, o deputado questiona se houve "desvio funcional de conduta" e se cabe "processo legal administrativo disciplinar" contra De Sanctis.

Mais na Folha Online. O que quer o deputado Raul Jungmann?


Natalino Guimarães renuncia ao mandato de deputado estadual

Com isso, ele evita processo de cassação e pode se candidatar de novo.
Parlamentar é acusado de comandar milícia na Zona Oeste.

Notícia no G1.

Ação da Abin contamina inquérito, afirma Jobim

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que o inquérito da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, está "contaminado" pela participação de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) na investigação.

"É uma questão constitucional. Na Constituição, quem tem poder de investigação criminal são as polícias. A participação de entidades que não tenham competência constitucional de investigação policial é uma distorção de função", afirmou Jobim, que participou ontem de seminário em Buenos Aires.

Mais na Folha Online. Jobim deveria deixar o governo Lula.


Em sentença, desembargador acha normal fazer cópias de software para uso interno

Uma decisão da Justiça de Santa Catarina considerou normal uma empresa fazer cópias para uso interno de produtos da Microsoft. O caso teve início quando a Microsoft moveu um processo contra a malharia Brandili por usar cópias de seus produtos sem possuir licenças para todos eles. O caso foi avaliado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que pediu uma perícia nos escritórios da malharia.

A Microsoft pedia como indenização que a empresa pagasse, segundo valores atuais, o preço de cada licença de software usado, na sua opinião, de forma indevida. Ao receber o relatório da perícia, no entanto, a 3ª Câmara de Direito Civil do Tribunal entendeu que a empresa não fere a lei.

Pela interpretação da Câmara, só há pirataria quando o usuário vende cópias para terceiros. No caso da malharia, houve uso interno de cópias usadas legitimamente.

Mais no BR-Linux.


terça-feira, 18 de novembro de 2008

Bolívia proíbe agentes da CIA em seu território

O governo da Bolívia afirmou, nesta sexta-feira, que "está proibida" a presença de agentes da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) em seu território.

O anúncio foi feito oficialmente duas semanas após a expulsão, sob acusação de espionagem, da agência antidrogas americana (DEA) - cujos equipamentos, como armas e veículos foram estatizados - e três depois de o presidente Evo Morales ter dito que também tinha a CIA "na mira".

"Não existe nenhuma norma que habilite a presença desses agentes no território nacional e verificar sua presença no país seria um gravíssimo atentado a nossa soberania", disse hoje em entrevista coletiva o vice-ministro boliviano de Coordenação com os Movimentos Sociais, Sacha Llorenti.

A notícia continua no Terra.


CPI das Milícias indicia 226 envolvidos com grupos armados

Relatório final será apresentado à Anistia Internacional.
Deputados apresentaram propostas, como o desarmamento dos bombeiros.

No relatório final da CPI das Milícias, apresentado nesta sexta-feira (14), o presidente e o relator da comissão, deputados Marcelo Freixo e Gilberto Palmares, pediram o indiciamento de 226 pessoas suspeitas de envolvimento com grupos paramilitares.

Continue lendo no G1.

MPF isenta Protógenes e aponta novo suspeito por vazamento na Satiagraha

O procurador de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público Federal, Roberto Dassié Diana, apontou o delegado da Polícia Federal Carlos Eduardo Pellegrini Magro como suspeito pelo vazamento de informações da Operação Satiagraha à imprensa, segundo reportagem publicada no Globo desta sexta (14/11). Esse vazamento à "imprensa" refere-se fundamentalmente à TV Globo, das Organizações Globo.

Em manifestação de memorial enviada ao juiz Aliz Mazloum, o procurador do MPF, Roberto Dassié Diana, isenta o delegado Protógenes Queiroz e lança dúvidas sobre a isenção do delegado Amaro Ferreira, que investiga o caso e que apontou Protógenes como sendo o vazador.

“Há algo de muito estranho nisso tudo e deve ser completamente esclarecido”, diz o procurador no documento.

A notícia continua no Comunique-se.


Pesquisa sobre homofobia será apresentada em três capitais

A primeira etapa da pesquisa "Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil, Intolerância e respeito às diferenças sexuais nos espaços público e privado" será apresentada em Florianópolis, Porto Alegre e Belém. Gustavo Venturi, sociólogo responsável pela pesquisa, fará as apresentações.

Na capital catarinense, o evento está marcado para o próximo dia 25 de novembro, com participação de três núcleos de pesquisa (antropologia, psicologia e estudos de gênero) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Local e horário ainda serão definidos.

Em Porto Alegre, a apresentação será feita o dia seguinte, 26 de novembro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, envolvendo três programas da UFRS (educaçao, antropologia e ciência política) e movimento GLBT. Também falta definir local e horário.


Vejam mais no Portal da Fundação Perseu Abramo

Cuba estudará nanociências e nanotecnologias

O governo cubano criará o Centro de Estudos Avançados de Cuba (Ceac), destinado ao estudo das nanociências e da nanotecnologia, anunciou Fidel Castro Díaz-Balart, filho do ex-presidente cubano Fidel Castro.

Castro Díaz-Balart, assessor científico do Conselho de Estado de Cuba, disse que seu país investirá nas nanociências com o apoio de suas conquistas na biotecnologia, na tecnologia da informação e nas comunicações, além do avanço das ciências básicas, destacou o jornal Granma.


Vejam mais no Vermelho.



segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Parlamentares criam bancada em defesa do piso nacional para os professores

Os professores ganham, na próxima quarta-feira (19), um aliado na defesa do piso salarial da categoria. Trata-se da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Piso Nacional dos Professores, composta por deputados e senadores com o objetivo de se contrapor à ação movida pelos estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, que questionam o piso de R$ 950.

Mais no UOL Educação. Nem tudo é notícia ruim vinda do Congresso.

Piratas capturam petroleiro saudita na costa africana

A Marinha dos Estados Unidos afirma que piratas tomaram controle de um petroleiro saudita no Oceano Índico, na costa do Quênia.

O petroleiro Sirius Star foi capturado 724 milhas náuticas ao sudeste do porto queniano de Mombasa no sábado, segundo Nathan Christensen, porta-voz da Marinha americana.

Mais na BBC Brasil. Piratas de verdade!...


Citigroup anuncia corte de mais 52 mil empregos

Uma das maiores instituições financeiras dos Estados Unidos, o Citigroup, anunciou nesta segunda-feira que planeja cortar mais 52 mil empregos em todo o mundo em resposta à crise financeira mundial.

O grupo tem 375 mil funcionários no mundo todo e já havia anunciado o corte de outros 23 mil empregos. Com o anúncio desta segunda-feira, o total de cortes no banco pode chegar a 75 mil vagas.

O Citigroup tem operações em mais de cem países e, por muitos anos, foi o maior banco americano.

A instituição foi criada a partir da fusão do Citicorp com o Travelers Group há pouco mais de dez anos. Ao longo da última década, o grupo se expandiu rapidamente para outros países.

Mas, ultimamente, críticos afirmavam que o Citigroup cresceu mais rápido do que investiu e isso teria tornado o banco incapaz de lidar com a pressão gerada pela atual crise financeira mundial.

Mais na BBC Brasil. Os bancos recebem incentivos e, em troca, demitem funcionários.


Wikipedia é bloqueada na Alemanha

A versão alemã da Wikipedia foi bloqueada por ordem judicial, atendendo ao pedido de um político do país.

A página inicial da enciclopédia, no endereço Wikipedia.de, traz uma mensagem dizendo que a justiça ordenou que o domínio não seja linkado ao conteúdo da enciclopédia enquanto ele trouxer “certas declarações”.

A ordem judicial foi expedida pela corte de Luebeck, no Norte da Alemanha, em nome de Lutz Heilmann, membro do Parlamento alemão, segundo o texto.

O texto continua na INFO Exame. É um alívio, ou um pesadelo, saber que não é só o judiciário brasileiro que toma decisões sem noção...


Bomba mata chefe de família mafiosa em Tel Aviv

Yacov Alperon, considerado o chefe da maior família ligada ao crime organizado em Israel, foi assassinado nesta segunda-feira, quando uma bomba explodiu no carro em que estava, em uma das ruas principais de Tel Aviv.

A bomba explodiu ao meio-dia, hora local (8h em Brasília), em uma rua no centro da cidade. Alperon, de 53 anos, morreu imediatamente e três pessoas que passavam no local ficaram levemente feridas.

Durante a manhã, Alperon havia ido acompanhar seu filho, Dror, ao Tribunal de Tel Aviv. Dror responde na justiça a acusações de crimes de extorsão, chantagem e ameaças.

Segundo a polícia, a bomba foi instalada no carro alugado de Alperon no próprio estacionamento do Tribunal e explodiu poucos minutos depois que ele saiu dirigindo do local.

Mais na BBC Brasil.

Toda crise tem sete fases.

Fase 1. Não há problema na economia, diz a autoridade econômica, é tudo boato.
Fase 2. Sim, temos um problema mas tudo está sob controle.
Fase 3. O problema é grave mas medidas corretivas já foram tomadas.
Fase 4. O problema é muito grave mas as medidas emergenciais surtirão efeito.
Fase 5. Pânico geral e salve-se quem puder.
Fase 6. Comissões de inquérito e caça aos culpados.
Fase 7. Identificação e prisão dos inocentes.

Os Estados Unidos e a Europa estão na fase 5. Brasil, China e Índia estão na Fase 3. Precisamos nos proteger contra a possibilidade de chegarmos na Fase 5, quando basta um entrevistado na televisão afirmar “que esta crise é igual ou pior que a de 1929”, como vários já falaram, ou escrever no jornal “as conseqüências da crise chegaram definitivamente no Brasil”, como já foi publicado, e gerar pânico por aqui.

Não, a crise ainda não chegou no Brasil, ainda estamos na Fase 3 e mesmo se crescermos 0% este ano, o que ninguém prevê, toda empresa irá vender a mesma coisa no ano que vem. Sua promoção pode estar em risco mas não o seu emprego.

Leia todo o artigo de Stephen Kanitz, aqui. (Dica do Luciano Rodrigues)

Fidel Castro critica cúpula do G20

HAVANA (Reuters) - O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, criticou na segunda-feira a reunião do G20 sobre a crise financeira global, feita em Washington, afirmando que sua declaração final não tocou "nem com a pétala de uma flor" nos temas que atingem a economia mundial.

Os líderes do G20, que inclui países industrializados e em desenvolvimento, foram convocados no sábado pelo presidente norte-americano, George W. Bush, para discutir sobre a crise financeira mundial.

"Favorece ao império (Estados Unidos), que não recebe crítica alguma a seus métodos abusivos. No meu ponto de vista, não foram tocados nem com a pétala de uma flor os privilégios do império", disse Fidel em um artigo publicado no Granma, o jornal oficial do partido comunista.

Fidel criticou o comunicado final do encontro.

"No documento, não é dita uma palavra sobre o absurdo da política de transformar alimentos em combustível que move os Estados Unidos e a troca desigual de que nós, os povos do Terceiro Mundo, somos vítimas", afirmou.

Leia MAIS.

domingo, 16 de novembro de 2008

DANIEL PAZ & RUDY

Como são pagas as casas - uma suspeita, outra do Povo.

Eu vejo que esse projeto de prolongar o prazo dos pedágios é uma FACHADA que a governadora achou sobre a questão do duplique RS. Para mim, esta Casa aprovar esse projeto, deputado Aloísio Classmann, é assinar um cheque em branco para as concessionárias governarem nossas rodovias por mais 20 anos.[...]

Eu vejo que esse projeto da ampliação e mais prazo de pedágios no Rio Grande do Sul, deputada Zilá, é um compromisso eleitoral que a governadora tem com as concessionárias que financiaram a sua campanha dois anos atrás. Não tem outra explicação.[...]

E outra: - essa questão de dizer que vai abaixar o preço, PODE ABAIXAR NO BOLSO DA GOVERNADORA, porque anda por aí de helicóptero, de avião.

Leia a transcrição do pronunciamento do deputado Dionilso Marcon (PT), sobre o projeto da governadora Crusius, para ampliar os pedágios, aqui. Veja o vídeo publicado por Kiko Machado aqui.

Islamistas chicoteiam 32 na Somália por dança mista


Somália

Insurgentes islamistas puniram com chicotadas 32 pessoas por participarem de uma dança tradicional no sul da Somália.

Um porta-voz islamista na cidade de Balad, ao sul da capital, Mogadício, disse que o grupo - formado por 25 mulheres e sete homens - ignorou várias advertências de que dançar em conjunto é proibido pelo islamismo.


Vejam mais na BBCBrasil.com



Neto de João Goulart diz que anistia é "desagravo público"


Natal - O neto no ex-presidente João Goulart, deposto pela ditadura militar em 1964 e reconhecido hoje (15) pelo governo como anistiado político Cristhofer Goulart afirmou que o ato representa um “desagravo público para um presidente constitucional que foi deposto por um golpe inconstitucional”.


Vejam mais na Agência Brasil

Redford defende papel da arte nas transformações sociais

O diretor premiado com o Oscar Robert Redford está preocupado com a possibilidade de que as verbas para a arte venham a secar em meio à crescente crise financeira global e defende para as artes um papel maior nas transformações da sociedade.


Vejam mais no Vermelho

Jango recebe anistia 44 anos após ser derrubado pela ditadura

A viúva do ex-presidente, Maria Teresa Goulart, também foi anistiada. Esta é a primeira vez que um ex-presidente da República é anistiado por perseguição política.

O fato torna-se histórico também pelo fato de a deposição de Goulart ter sido o marco do início da ditadura militar que se estabeleceu no país por cerca de 20 anos. O pedido de anistia a João Goulart foi feito por Maria Teresa Goulart e inclui um pedido de reparação econômica.


Vejam mais no estadao.com.br


Rede de intrigas de Dantas mira Lula

Vasconcelo Quadros, JB Online

BRASÍLIA - Em guerra desde que foi deflagrada a Operação Satiagraha, Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) estão de acordo em pelo menos um ponto: o banqueiro Daniel Dantas, controlador do Grupo Opportunity, construiu uma grande rede de intrigas para dividir e constranger o governo e continua conspirando para tornar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alvo de desgaste. Segundo informações e análises que chegam a Lula, a estratégia de Dantas é salvar os negócios afetados pela ação da Polícia Federal e criar ambiente para tentar livrar-se das condenações judiciais que serão anunciadas ainda em novembro.

Dantas espalhou dossiês entre parlamentares do DEM e do PSDB, segundo fontes do congresso, para forçar uma investigação política que leve a familiares do presidente. Seu alvo principal é o filho de Lula, Fábio Inácio Lula da Silva, o Lulinha, sobre o qual, nos bastidores, diz ter coisas que até agora não mostrou. Em janeiro deste ano, diante dos rumores sobre uma suposta parceria informal entre Lulinha e os negócios agropecuários do dono do Opportunity no Sul do Pará, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Felix, levou o assunto a Lula. Cauteloso, o general informou o presidente sobre comentários de viagens de Lulinha à região de Marabá. Tranqüilo, Lula teria rechaçado a hipótese com um desafio.

– Quero que investiguem e, se ele tiver culpa, que responda. Ele me garantiu que não deve nada e não tem negócios na região. Se foi ao Pará, deve ter sido por outros motivos – teria dito o presidente, segundo fonte ligada ao GSI.

Lula não gostou das insinuações, mas ficou profundamente irritado com a ousadia do banqueiro em assediar correligionário do PT e Lulinha com a clara finalidade de constranger o governo. A guerra foi motivada pelo controle das teles, iniciada assim que Lula assumiu o governo, em janeiro de 2003. Agora ela está sendo intensificada porque o banqueiro teme perder uma fortuna vinculada ao Opportunity.


Vejam o texto completo no JB Online