quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Candidato Eduardo Campos morre em acidente aéreo em São Paulo

O candidato Eduardo Campos morreu, na manhã desta terça (13), em um acidente aéreo em São Paulo. A aeronave que o levava a uma agenda no litoral paulista caiu em uma rua da cidade de Santos, por volta das 10h. Segundo a Aeronáutica, outros seis passageiros, incluindo os dois pilotos, não sobreviveram. O motivo do acidente ainda é investigado. O Corpo de Bombeiros afirma ter dificuldade para encontrar os restos mortais, espalhados pelo impacto da queda. 
Consta na lista de vítimas divulgada pela Infraero Alexandre Gomes e Silva, Carlos Augusto Leal Filho, Geraldo da Cunha (piloto), Marcelo Lyra (fotógrafo), Marcelo Matos (piloto) e o ex-deputado Pedro Valadares Neto.
A candidata a vice-presidente, Marina Silva (Rede), não acompanhava Campos na aeronave. Seguno o PSB, a família de Campos encontrava-se em Recife no momento do acidente. A mãe do candidato, Ana Arraes, ministra do Tribunal de Contas da União, ficou sabendo da tragédia em Brasília, e partiu para Pernambuco logo em seguida.

Leia mais no Jornal GGN.

Trapalhada administrativa de Aécio resultará em 78 mil demissões em MG

Nesta terça (12), os trabalhadores da educação de Minas Gerais paralisam suas atividades para cobrar do governo do Estado uma solução para o desemprego iminente de cerca 78 mil trabalhadores da categoria. São diretores de escolas, supervisores, professores, cantineiros, vigilantes e auxiliares de serviços gerais que, há sete anos, foram efetivados como servidores estaduais sem prestar concurso público pela polêmica Lei 100/2007, do então governador Aécio Neves, hoje candidato pelo PSDB à presidência da República.

Leia mais na Agência Carta Maior

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cantor Roger xinga jornalista e debocha de perseguidos pela ditadura

O vocalista Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, usou o Twitter para atacar o jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, que há dez dias citou o líder do Ultraje durante uma participação na 12ª Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), em Paraty (RJ).
Paiva, que participava de uma mesa sobre os 50 anos do golpe militar, lamentou o fato de muitas pessoas não saberem sobre a ditadura que comandou o Brasil por mais de duas décadas. O escritor citou Roger como exemplo, questionando que se até o roqueiro, que antes escrevia músicas a respeito do movimento das Diretas Já e críticas ao regime militar, hoje se converteu ao conservadorismo, o que esperar de muitos jovens que não têm acesso à informação sobre o tema?
“É compreensível que você considere o comunismo legal. Mas daí a me usar de exemplo na Flip foi canalha de sua parte. E errado”, escreveu Roger, em mensagem que foi posteriormente deletada no Twitter nesta terça-feira.


Leia mais no Pragmatismo Político

Aécio, o “escândalo da Wikipedia” e a “posição independente” da imprensa mineira

“Eles acham que tudo pode e que são donos da história do país e, agora, da biografia de jornalistas e das pessoas. Eu sou grande vítima desta ação inescrupulosa de setores do governo que buscam alterar a biografia de pessoas que têm posição independente”, afirmou. “Senão está na hora dela [Dilma] mudar slogan de seu governo de um ‘Brasil para todos’ para Brasil de ‘eu não sabia de nada’.”
Seria surpreendente se ele não dissesse algo nesse teor, ok. Mas espera um pouco.
Durante sua gestão, Aécio e sua turma promoveram um arrasa-quarteirão na imprensa mineira. “Posição independente” não é sua especialidade.
Em seu mandato, denúncias foram asfixiadas ou publicadas de maneira tímida, na mais gentil das hipóteses. Não existe crítica na terra de Aécio. Matérias envolvendo amigos e aliados, como os Perrellas, também são apuradas até que um telefonema mande parar. Deu no que deu.


Confira o texto completo no Diário do Centro do Mundo

Supervisores da ONU advertem para risco de genocídio no Iraque

A minoria religiosa yazidi do Iraque enfrenta um possível genocídio, advertiram nesta terça-feira os supervisores de Direitos Humanos da ONU, que pediram uma ação global urgente para evitar um massacre. "Todas as medidas possíveis devem ser tomadas de forma urgente para evitar uma atrocidade em massa e um potencial genocídio em dias ou horas", declarou a especialista em direitos das minorias da ONU, Rita Izsak.

"Os civis precisam ser protegidos em terra e escoltados para fora de situações de extremo perigo", declarou Izsak em um comunicado conjunto com outros quatro supervisores. "Tanto o governo iraquiano quanto a comunidade internacional são responsáveis por proteger as populações em risco de sofrer crimes atrozes", ressaltou.


Confira no Correio do Povo

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Adolescente de Gaza vira sensação no Twitter

Quando as bombas começam a explodir em Gaza, a adolescente palestina Farah Baker pega seu celular ou laptop antes de buscar cobertura e disparara tuítes que capturam o drama do tumulto e medo que a cercam.

As publicações dessa garota de 16 anos no Twitter a tornaram uma sensação das mídias sociais durante o conflito na região. Antes uma desconhecida atleta colegial, os seguidores de Farah na internet saltaram de 800 para 166 mil.

Morar perto do hospital Shifa, na Cidade de Gaza, onde seu pai é cirurgião, dá a Farah a chance de escutar as escandalosas sirenes das ambulâncias, em acréscimo aos barulhos das explosões dos bombardeios de Israel.

Farah frequentemente registra esses sons e publica vídeos para fornecer a seus seguidores um relato pessoal da guerra.

Um tuíte de 1º de agosto incluía um link para um vídeo de uma rua escurecida, pontuado pelos sons de repetidas explosões. Em outro tuíte, Farah faz comentários sobre buscar abrigo da artilharia em um dos quartos de sua casa.


Confira no Terra.

domingo, 10 de agosto de 2014

Tayyip Erdogan vence eleições presidenciais na Turquia

Tayyip Erdogan tornou-se o primeiro presidente eleito da Turquia depois de vencer as eleições neste domingo, disse o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, em sua conta no Twitter.
"O presidente do Partido AK e primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tornou-se o primeiro presidente eleito pelo povo", escreveu Bozdag. Seu gabinete confirmou a mensagem publicada em sua conta oficial.


Reprodução de notícia da Reuters, no UOL