sábado, 24 de novembro de 2012



* Impunidade no governo do PT? Em mais uma operação por suspeita de corrupção,PF  investiga chefia de gabinete da Presidência da República em SP** Quando suspeitas de corrupção foram investigadas assim --e com tal alarido-- num governo do PSDB? Aliás, onde anda Paulo Preto?* Especial: o PT, o Direito e a Ação Penal 470 (leia nesta pág) ou clique no banner acima. 
  

Visto em CARTA MAIOR

 

PT: relatório da CPI do Cachoeira é “sereno, coerente e contundente”

O PT divulgou nota ontem, 6ª feira, rebatendo as declarações do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que tentaram desqualificar o relatório final da CPI do Cachoeira. Para o partido, Perillo “apenas revela uma tentativa desesperada de salvar seu mandato e seu governo, em razão dos vínculos estreitos e perigosos mantidos com a organização criminosa chefiada por Cachoeira”.

Veja a íntegra da nota no blog do Zé Dirceu


A ordem era matar quem foi a Cuba, diz Fonteles

Ao ligar documentos esparsos que encontrou no Arquivo Nacional, o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Claudio Fonteles, concluiu que havia ordem do regime militar para que militantes de esquerda trocados por diplomatas ou que fugiram para Cuba deveriam ser executados ao retornar ao Brasil.


Confira no blog Poder Online, do IG

EUA é o país com mais pobres do "clube dos ricos"

Segundo os números do censo, os Estados Unidos tinham 46,2 milhões de pobres em 2011, o equivalente a 15% da sua população. Em 2009, o nível era de 13,2%. De acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país mais rico do mundo é também, dentro do clube dos ricos, o que conta com a maior proporção de pobres.

Há várias faixas de renda para a definição de quem é ou não pobre nos EUA. Para um indivíduo e um casal com dois filhos, por exemplo, o nível de pobreza é definido por ganhos anuais de até US$ 11.702 e US$ 22.811, respectivamente. Rendas inferiores a 50% destas faixas configuram pobreza aguda ("deep poverty"), dentro da qual estão 6,6% da população - o equivalente a 20,4 milhões de pessoas - contra 6,3% em 2009.



Confira no Terra

Juiz da Monte Carlo acusa desembargador de impor constrangimentos e favorecer Cachoeira

Alderico Rocha Santos, juiz da Operação Monte Carlo, fez duros ataques ao desembargador Tourinho Neto, que cuida do caso no TRF-1, o Tribunal Regional Federal sediado em Brasília. Acusou-o de “impor constrangimentos” a ele e a outros dois magistrados que atuaram no processo em que figuram como réus Carlinhos Cachoeira e outras 80 pessoas. Acusou-o também de favorecer o bicheiro “criando fases processuais” não previstas na lei.



Continue lendo no blog do Josias de Souza.

Israel detém na Cisjordânia 2 parlamentares do Hamas

Forças do Exército israelense detiveram nesta sexta-feira (23) na Cisjordânia 28 palestinos, entre eles dois parlamentares do Hamas, informou o movimento islamita na Faixa de Gaza.

A batida aconteceu em Ramala, capital administrativa da Cisjordânia e sede do Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), presidida por Mahmoud Abbas, assim como em Qalkilia e Hebron.

Entre os detidos há pelo menos dois parlamentares islamitas do Conselho Legislativo da ANP e outros altos dirigentes do Hamas na Cisjordânia, indica um comunicado.


Notícia da EFE, vista no UOL

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Bolívia aceita convite para se tornar membro pleno do Mercosul


A Bolívia aceitou o convite oficial para se tornar um membro pleno do bloco sul-americano Mercosul e espera que os acordos referentes sejam assinados durante uma cúpula de líderes da região em dezembro, disse o presidente boliviano, Evo Morales, nesta quinta-feira.
Assim, a Bolívia seguirá os passos da Venezuela, que neste ano se tornou o quinto membro pleno do Mercosul, integrado originalmente por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, embora os paraguaios estejam suspensos temporariamente após um polêmico julgamento político que resultou no impeachment do ex-presidente Fernando Lugo.
"Esta proposta que nos fazem... para que sejamos membro pleno, estamos de acordo", disse Morales em discurso durante um ato militar transmitido ao vivo pela emissora de televisão estatal.

Mais no UOL Economia

De 2000 para cá, leishmaniose visceral matou mais que a dengue em nove Estados


Desde que a epidemia de dengue se intensificou no país, há alguns anos, todo mundo ouve o Ministério da Saúde anunciar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti. Mas pouca gente sabe o que tem sido feito para combater o Lutzomyia longipalpis, espécie de mosquito-palha responsável por uma doença que, de 2000 a 2011, causou mais mortes que a dengue em nove Estados – a leishmaniose visceral.
Também conhecida como calazar, a doença, que antes era limitada a áreas rurais e à Região Nordeste, hoje encontra-se em todo o território e, segundo especialistas ouvidos pelo UOL, está fora de controle. Levantamento feito com base em números do Ministério da Saúde mostra que, nos últimos 11 anos, a leishmaniose provocou 2.609 mortes em todo o país, enquanto a dengue foi responsável por aproximadamente 2.847 mortes (veja quadro abaixo).

Leia mais no UOL Notícias.

Leia também:

Índia enforca último militante que sobreviveu a ataque em Mumbai


A Índia executou secretamente o último sobrevivente de um esquadrão militante que matou 166 pessoas num ataque realizado há quatro anos em Mumbai.
O paquistanês Mohammad Ajmal Kasab se tornou um símbolo da ação militante que traumatizou a Índia e gerou temores de ações semelhantes em outras cidades estrangeiras.
Fotos do jovem vestindo camiseta preta e segurando um rifle AK-47 enquanto caminhava pela estação ferroviária de Mumbai foram publicadas no mundo todo.
Kasab foi enforcado em meio a grande sigilo, num sinal do caráter politicamente delicado que ainda envolve o massacre de 26 de novembro de 2008.

Mais no UOL Notícias

Lula recebe prêmio Indira Gandhi do presidente indiano Mukherjee

O presidente indiano, Pranab Mukherjee, entregou nesta quinta-feira ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o prêmio Indira Gandhi Pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento 2010.

O ato foi celebrado no Rashtrapati Bhavan (palácio presidencial) de Nova Déli, onde Mukherjee ressaltou que Lula merece o prêmio por sua defesa desses três princípios, que "foram os mesmos que defenderam Indira Gandhi e Mahatma Gandhi".

Segundo o site do Instituto Lula, "a cerimônia de entrega estava prevista para acontecer em 22 de novembro de 2011, mas o ex-presidente cancelou a viagem (...) para tratar do câncer que havia recém descoberto".


Após agradecer "de coração" a placa comemorativa com o reconhecimento, Lula destacou que o prêmio "não pertence a mim, mas ao povo brasileiro".
"O povo brasileiro soube compreender que sem a luta pela paz e a democracia não teria sido possível construir o Brasil que temos hoje em dia", explicou.

Leia mais, e confira as fotos, no UOL Notícias

Atentados matam 35 no Paquistão

Os talebans reivindicaram a maioria dos atentados de quarta-feira que mataram 35 pessoas e deixaram dezenas de feridos no Paquistão, onde começa nesta quinta-feira uma reunião de cúpula de oito países muçulmanos emergentes.


Os talebans paquistaneses, que integram a rede extremista Al Qaeda, são os principais responsáveis pela violenta campanha de atentados, em sua maioria suicidas, que provocaram mais de 5.200 mortes no país desde 2007.
As ações têm como alvos símbolos da autoridade do Estado, mas os xiitas também são alvos frequentes dos ataques.

Na quarta-feira várias bombas explodiram no país, uma delas durante uma procissão da minoria xiita, um ataque que deixou 23 mortos e 62 feridos em Rawalpindi, no subúrbio de Islamabad, onde nesta quinta-feira acontece a reunião de cúpula do D-8 (Desenvolvimento 8) com vários chefes de Estado e Governo, incluindo os do Irã e da Turquia.

Mais no UOL Notícias

Suprema hipocrisia


Visto em comentário no NASSIF ONLINE (22.11.2012)

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Jovem síria abre debate de costumes ao postar foto sem véu no Facebook


Páginas e discussões no Facebook em torno da revolta na Síria têm se multiplicado enquanto os embates entre rebeldes e o regime, que duram quase dois anos e mataram milhares, continuam.
Mas a jovem Dana Bakdounis, de 21 anos, aproveitou o momento para acirrar o debate sobre o direito das mulheres ao postar uma foto sem véu, justificando um desejo por "sentir a beleza do mundo, o sol e o ar".
Criada na Arábia Saudita, um dos países mas conservadores do mundo árabe, Dana decidiu retirar pela primeira vez o véu usado durante toda a vida em agosto do ano passado.

Jornalista de Gaza descreve como é ver pela TV cidade sob ataque


Acostumado a noticiar de Gaza os acontecimentos como os da última semana, o produtor da BBC na cidade Hamada Abu Qammar se viu do outro lado da notícia com a nova onda de violência na região.
Em Londres há cerca de um mês para um curso, ele descreve no texto abaixo a sensação de acompanhar à distância o bombardeio de sua cidade natal:
"Assim que você deixa Gaza e se encontra do outro lado da fronteira, você de repente se sente livre e fora da prisão. É assim que eu me sinto a cada vez que saio de Gaza.

Continue lendo o depoimento à BBC no G1

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Entre o lobby e a liberdade

Há cerca de dois meses, escrevemos que o Marco Civil da Internet, a principal proposta de estabelecimento de direitos civis na rede, estava na marca do pênalti (ver “Marco Civil na marca do pênalti“), pronto para ser cobrado. Prestes a ser tento comemorado pela sociedade brasileira. No entanto, dois lobbies econômicos muito poderosos conseguiram, além de alterar o ótimo texto do projeto de lei, impedir sua votação: o lobby da indústria autoral e o das empresas de telecomunicações. Na última quarta-feira (7/11), mesmo com a bola no pés, Governo e deputados não cobraram o pênalti. E, se tivessem cobrado, seria um chutão pra lua.


Confira no Observatório da Imprensa

Como um robô roubará seu emprego


Em uma visita à linha de montagem do injetor de combustível da Standard Motor Products na Carolina do Sul, o escritor da Atlantic Adam Davidson perguntou por que uma trabalhadora de lá, Maddie, estava soldando tampas nos injetores. Por que não usar uma máquina? É assim que muitas das outras tarefas da fábrica são realizadas, afinal. O supervisor de Maddie, Tony, tinha uma resposta pronta e direta: “Maddie é mais barata do que uma máquina.”
A complexa e provocativa matéria de Davidson, Fazendo na América, revelou alguns dados chocantes sobre para onde a fabricação norte-americana caminha. É uma questão de matemática pura e simples. A Maddie produz, em dois anos, menos do que uma máquina de US$ 100 mil custaria, então seu emprego está garantido — por enquanto.


Continue lendo no Gizmodo Brasil

Pesquisador diz que piadas racistas reforçam padrão colonial

Piadas sobre negros ainda são usadas para desqualificar e marginalizar essa parcela da população, critica o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Dagoberto José da Fonseca, que pesquisa o tema desde a década de 1980. "Esse tipo de piada, de brincadeira, que não é nada inocente, tem o objetivo de rebaixar, de inferiorizar, de desqualificar o negro, de mostrá-lo como um animal, incompetente ou estigmatizar uma situação de pobreza pela qual passa boa parte dessa população."



Continue lendo no Terra

Os ministros de STF e as suas sentenças; simples e ridículo assim

Enio Squeff


Parece haver um certo consenso de que o STF extrapolou, às raias de um golpe, no julgamento da ação 470. A data em que foi marcado o início e o fim do debate da ação, de modo a coincidir com o começo do primeiro e do segundo turno das eleições municipais, convenhamos, por si só, já configuraria uma aberração. Estranha-se que os advogados dos réus não tivessem insistido em adiá-lo. Para uma instituição, que se diz neutra, e que, pela Constituição, deveria sê-lo, o comprometimento político, a partir daí, deixou de ser uma hipótese. A condenação quase unânime dos réus não deveria, sob este aspecto, espantar ninguém. Já estava inscrito na escolha da data do julgamento. Os ministros brasileiros dali em diante inscreveriam seu juízo na máxima de Voltaire, eles "só se serviram do pensamento para autorizar as suas injustiças e só empregaram as palavras, para disfarçar seu pensamento".

Houve coisa igual em qualquer época democrática do Brasil?

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Gaza: “Guerra” é inadequado. Terrorismo de Estado soa melhor




Por Leonardo Sakamoto*

Desde o início da operação “Pilar Defensivo”, teriam sido mais de 90 palestinos mortos e 700 feridos na faixa de Gaza. Segundo a administração do território, 70% dos feridos e metade dos mortos eram civis. Pelo menos três civis israelenses tombaram no mesmo período, vítimas de mais de 80 foguetes que atingiram seu território dentre centenas lançados a partir de Gaza.

Por enquanto, dá 30 para 1, mas a tendência é aumentar. Número de mortes não deveriam ser comparadas, pois a dor não é algo mensurável. Mas isso serve para ranquear nossa ignorância e estupidez. Se fosse uma ação violenta da polícia carioca junto a favelas, mesmo as classes mais abastadas – muitas vezes lenientes com a morte dos mais pobres – já teriam chamado a situação de chacina ou massacre. Nesse caso, relutamos em falar em banho de sangue. O próprio recém-eleito Barack Obama saiu em defesa de seu aliado no Oriente Médio: “nenhum país do mundo toleraria uma chuva de mísseis sobre seus cidadãos”. Refere-se a Israel, mas poderia se aplicar à Palestina se os Estados Unidos a reconhecessem como país. (...)

CLIQUE AQUI para ler na íntegra.