sexta-feira, 29 de novembro de 2013

7 coisas que estão acabando e você nem sabia

Dificilmente passamos um dia inteiro sem ouvir sobre a pressão insustentável que estamos colocando nos recursos naturais. E, enquanto nos vêm à mente imagens de coisas como petróleo, água doce e carvão, a verdade é que muitos outros produtos também estão se esvaindo rapidamente.
Alguns desses produtos podem não ser tão cruciais quanto, digamos, a água potável, mas ainda assim eles são parte de nosso cotidiano. Então, com o Dia de Ação de Graças chegando, vamos parar um pouco para apreciar essas sete maravilhas do mundo moderno. É melhor você aproveitá-las enquanto pode.

Confira no Gizmodo Brasil

O STF e o dinheiro da Visanet

Ao ignorar os laudos técnicos no caso das verbas publicitárias da Visanet, e concluir que a verba publicitária total de 2003 e 2004 (R$ 73,8 milhões) foi desviada, a Procuradoria Geral da República e o Supremo Tribunal Federal criaram um imbróglio considerável.
Ora, havia laudos técnicos atestando que a verba foi aplicada nos veículos.

Leia mais no Blog do Luís Nassif.

Manifestantes invadem sede do Exército na Tailândia

Os manifestantes que exigem há semanas a saída do governo tailandês entraram à força nesta sexta-feira na sede do Comando das Forças Terrestres, indicou à um porta-voz militar. Há um mês, manifestantes organizam protestos regulares contra a chefe de Governo, Yingluck Shinawatra, e seu irmão Thaksin, ex-primeiro-ministro deposto em 2006 por um golpe de Estado, mas que continua no centro da política, apesar do exílio.

Mas esta semana a mobilização ganhou força com a ocupação de vários prédios oficiais, incluindo o Ministério das Finanças. Nesta sexta, os manifestantes forçaram o portão às 12h10min (3h10 no horário de Brasília) e entraram no complexo", mas não nos edifícios. Milhares de pessoas estavam presentes no local. Segundo os manifestantes, a intenção é pedir aos militares para que se juntem a eles.


Leia mais no Correio do Povo

'Diálogo Petista'


O 'Diálogo Petista' (articulado pelos integrantes da chapa 'Constituinte, Terra, Trabalho e Soberania' no PED do PT recentemente realizado)  lançou uma campanha contra a Ação Penal 470, em defesa do PT e dos Direitos Democráticos (11/2012). Agora o DP está convidando para  uma Plenária Nacional de Petistas a ser realizada dias  30 de novembro e 1 de dezembro, em São Paulo/SP, na sede estadual do Partido dos Trabalhadores. Estará em discussão o balanço do PED (Processo de Eleições Diretas do PT) e as lutas que estão colocadas “para agir como o PT agia”. 

A luta contra a AP 470 terá seu lugar destacado na pauta.


-Para saber mais  CLIQUE AQUI

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Manifestantes cortam a luz na sede da polícia nacional da Tailândia

Os manifestantes que exigem a queda do governo na Tailândia cortaram nesta quinta-feira a energia elétrica na sede da polícia nacional, em pleno centro de Bangcoc. "Os manifestantes cortaram a energia elétrica no quartel-general da polícia nacional. Estamos usando um gerador", explicou o policial Prawut Thavornsiri.

Quase mil manifestantes estão reunidos diante do edifício, o que impede o tráfego em uma das áreas mais movimentadas de Bangcoc. O hospital da polícia, ao lado da sede da corporação, foi afetado pelo corte de energia elétrica. A primeira-ministra tailandesa Yingluck Shinawatra voltou a fazer um apelo por negociação.


Confira no Correio do Povo

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Senado italiano cassa mandato de Silvio Berlusconi

O Senado italiano aprovou nesta quarta-feira (27) a cassação do mandato no Parlamento do ex-premiê Silvio Berlusconi por conta de uma recente condenção por fraude fiscal. Assim, o político fica sem imunidade parlamentar para enfrentar os vários processos que responde na Justiça.




Leia mais no UOL Notícias.

Comissão de Senado uruguaio aprova legalizar produção e venda de maconha

A Comissão de Saúde do Senado do Uruguai ratificou o projeto de legalização da compra e venda e cultivo de maconha que tinha sido aprovado anteriormente na Câmara dos Deputados, informaram nesta quarta-feira (27) à agência Efe fontes legislativas.
"A maioria dos artigos da lei foram aprovados por uma maioria de quatro ou cinco" em uma sessão da comissão e o projeto "deverá ser analisado terça-feira ou quarta-feira no plenário" do Senado, último passo para que a iniciativa se converta em lei, afirmaram as fontes.
O Uruguai caminha para se tornar o primeiro país do mundo a assumir o controle de todo o processo de produção e venda da maconha.

Leia mais no UOL Notícias

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Chile: a vitória de Pirro de Michelle Bachelet

Contudo, o que Bachelet e a direita chilena não ousam admitir em público, é que a grande vitoriosa da eleição de 17 de novembro foi a abstenção e que, portanto, os 6,0 milhões de votos amealhados em um universo de 13,5 milhões de eleitores, obrigam, sim, os partidos políticos chilenos a uma segunda leitura: a de que a maioria dos chilenos não se sente mais representada pelos poderes constituídos. Pior: sente-se, sim, excluída do tão decantado “modelo econômico chileno”, erguido pelo gal. Pinochet, cuja continuidade o decrépito ditador exigiu dos partidos democráticos da Concertación, com quem negociou a transição em 1990, que ampliada pelo Partido Comunista, na recente campanha apresentou-se como a coligação Nueva Mayoría.
São favas contadas entre observadores e analistas chilenos, que o preocupante índice de abstenção reflete duas causas principais: o desgaste da democracia amputada, engendrada e legada pelo gal. Pinochet, e o não atendimento das reivindicações dos movimentos sociais – com destaque para as mobilizações estudantis e contra o sistema de aposentadorias – pelo Executivo, mas também pelo ineficiente e desacreditado Legislativo.

Grandes potências mundiais chegam a acordo com Irã sobre programa nuclear

As grandes potências mundiais e o Irã alcançaram na madrugada de hoje (24) um acordo sobre o controverso programa nuclear de Teerã, anunciou o porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.
“Chegamos a um acordo”, escreveu no Twitter o porta-voz de Ashton, Michael Mann, citando a chefe da diplomacia europeia, sem avançar em detalhes. O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, também anunciou um acordo por meio do Twitter.

Confira na Agência Brasil

EUA caíram na armadilha do GPS

O GPS (Global Positioning System, na sigla inglesa) é um sistema de navegação por satélite, originalmente desenvolvido e implementado pelo Pentágono para as Forças Armadas dos Estados Unidos. O sistema inclui a constelação orbital de satélites Navstar. Hoje, o GPS é capaz de determinar no sistema mundial de coordenadas a localização de qualquer objeto em qualquer parte do planeta.
Cerca de um mês atrás, certos hackers, seja por diversão ou como aviso, inseriram no sistema de posicionamento da navegação civil as coordenadas de dois navios que não existiam na realidade. Ainda antes, no verão, alunos da Universidade do Texas desviaram de sua rota um moderno iate oceânico, imitando sinais de satélites GPS em seu laptop e transmitindo-os o sistema de bordo, bloqueando os sinais verdadeiros. Nem o capitão, nem os equipamentos se aperceberam da falsificação.
Aparentemente, existem exemplos mais graves de tais “brincadeiras”, porque representantes do Departamento de Defesa dos EUA começaram a falar do início do desenvolvimento de uma substituição do GPS. Pelo menos do seu componente militar.

O horrível segredo por trás dos novos estádios do Catar: violação de direitos humanos

Não odeie o estádio de Zaha Hadid para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, só porque ele parece uma vagina. Odeie porque provavelmente ele será construído com “escravidão moderna”, de acordo com um novo relatório da Anistia Internacional.
A internet ficou inflamada nos últimos dias por causa de algumas renderizações do Estádio Al Wakrah, uma arena de 45.000 lugares que ficará no deserto próximo a Doha, capital do Catar. Projetado por Zaha Hadid e AECOM, a estrutura do telhado é um pouco, digamos, anatômica. E, mesmo que as renderizações sejam bastante estranhas e divertidas, e de certa forma sensacionais (confira a foto que ilustra opost), há um lado muito mais sombrio por trás desta história.
O Catar planeja gastar US$ 140 bilhões para se preparar para a Copa do Mundo – e o Al Wakrah é apenas um dos nove estádios planejados pelo governo local para serem construídos durante os preparativos para o evento. E eles podem muito bem pagar por isso, já que o Catar é o país com maior riqueza per-capita do mundo. Mas o fato deles perpetuarem condições de trabalho extremamente abusivas fez com que o país entrasse no radar de organizações anti-exploração.

Leia mais no Gizmodo Brasil

O worm Stuxnet também tinha um irmão gêmeo maligno

Faz três anos desde a descoberta do worm Stuxnet, mas novas revelações continuam a impressionar a comunidade de segurança cibernética. E a mais recente é bem assustadora: o Stuxnet tinha um irmão gêmeo malígno.
Um relatório detalhado acaba de ser publicado pela Foreing Policy e conta a origem da primeira variação do Stuxnet, uma versão mais sofisticada e potencialmente mais poderosa do worm que infectou instalações nucleares iranianas a partir de 2007.

Leia mais no Gizmodo Brasil

OAB conclama advogados a participar da Reforma Política Democrática


Brasília – A Ordem dos Advogados do Brasil dá início, na próxima quarta-feira (27/11), à coleta de assinaturas para a apresentação deprojeto de lei de iniciativa popular para que seja feita a tão esperada reforma política. O Conselho Federal da entidade decidiu deflagrar, ao lado de outras entidades representativas da sociedade civil, o movimento Reforma Política Democrática. O movimento é composto pela CNBB, pela Fenaj e por mais de 50 entidades.
O primeiro ato do movimento será a coleta de assinaturas e terá início na próxima quarta. O objetivo do movimento é coletar 1,5 milhãode adesões até o dia 11 de agosto de 2014. O ato acontece em Brasília, a partir das 16h, partindo do Museu Nacional até a rodoviária.
Em carta assinada pelo presidente nacional Marcus Vinicius Furtado Coêlho, pelo presidente da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política, Cezar Britto, e pelo presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, a Ordem conclama os advogados a participar do movimento.
Clique aqui para conferir a íntegra do projeto de lei.

-Para continuar lendo,  CLIQUE AQUI

CPI pede que PF investigue casos de desaparecimentos de meninas no Rio

A Polícia Federal será acionada para auxiliar investigações de casos de desaparecimento de cerca de 20 meninas entre sete e 13 anos no Estado do Rio de Janeiro, em circunstâncias semelhantes. O pedido deve ser feito na terça-feira (26) pela CPI da Câmara dos Deputados, que investiga exploração sexual de crianças e adolescentes.

Confira a notícia da Agência Brasil no UOL

Antes do Black Friday, Procon aumenta 'lista negra' do comércio eletrônico

O Procon-SP acrescentou mais três sites em sua "lista negra" de sites de comércio eletrônico: Baratoajato.com.br, Myamivendas.com e Miamicelular.com. Com isso, sobem para 325 as páginas não recomendadas pelo órgão de defesa do consumidor.
O órgão diz ter recebido reclamações sobre esses sites, que foram notificados e não responderam ou não foram encontrados. Assim, foi impossível "qualquer tentativa de intermediação entre as partes", explicou o Procon-SP em seu blog.


domingo, 24 de novembro de 2013

Presidente do Egito assina lei que restringe protestos, diz TV

O presidente interino do Egito transformou em lei neste domingo (24) um projeto que, segundo grupos de direitos humanos, restringe os direitos de se reunir e protestar pacificamente dos cidadãos.
A TV estatal relatou que Adli Mansour assinou a lei que determina que manifestantes precisarão de permissão da polícia para se reunir.