sábado, 21 de julho de 2007

Conversa Afiada - AH, QUE SAUDADES DO BRIZOLA

“Quando eu sentar naquela cadeira, a primeira coisa que farei será questionar aquele monopólio.”

. Que outro político no Brasil teve a coragem de dizer isso ?
::iG - Conversa Afiada - AH, QUE SAUDADES DO BRIZOLA

Blogged with Flock

Na Idade Mídia, a dor alheia é motivo para demagogia barata

A comoção até pode justificar algumas dessas falas, mas só a demagogia barata justifica a utilização da profunda dor dos familiares das vítimas para tirar proveito político do episódio. Merval Pereira, colunista de O Globo, experiente que é, usou alguma sutileza mas praticamente acusou Lula de homicídio. Já Diego Casagrande, arremedo local de periodista, responsabilizou diretamente o governo federal pelo acidente. Até os colunistas mais medrosos, que geralmente dão uma no cravo e outra na ferradura, entraram na onda e disseram que o governo federal terá de convencer as pessoas de que a culpa não foi sua. Isso tudo no primeiro e segundo dias, antes que surgissem as imagens que mostram o avião numa velocidade muito acima do normal na pista e antes que se soubesse da falha no reversor. E agora Josés? Estamos assistindo aos tristes enterros das vítimas. E quase simultaneamente, o das versões.
RS URGENTE - UOL Blog

Blogged with Flock

Na Folha, um surto psicanalítico

É obvio que a mídia golpista deitou e rolou nos últimos dias, oferecendo ao público uma farofa que mistura o acidente da Gol com o acidente da Tam e mais a greve dos controladores e atirando tudo no colo do Lula.

Os objetivos da mídia a gente já sabe: enfraquecer o Lula de olho nas eleições municipais de 2008.

É a única explicação razoável para tanto exagero, distorção, omissão e mentira.
Vi o Mundo - O que você nunca pôde ver na TV

Blogged with Flock

Derrotado politicamente, ACM morre em São Paulo aos 79 anos — Agência Brasil de Fato

A morte do senador vem após um dos maiores reveses políticos da sua carreira. Em 2006, ACM apoiou a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), para a Presidência, e a de seu correligionário Paulo Souto, para o Governo da Bahia. Ambos perderam, mas a eleição de Jacques Wagner (PT) para governador interrompeu uma hegemonia político-eleitoral que remonta à ditadura militar. ACM comandou a Bahia em duas ocasiões durante os anos de chumbo, entre 1971 e 1975 e de 1979 a 1983. Durante o governo Lula, ACM fez oposição a um governo federal pela primeira vez em sua carreira política, apesar de inicialmente ter se aproximado deste governo.
Derrotado politicamente, ACM morre em São Paulo aos 79 anos — Agência Brasil de Fato

Blogged with Flock

Brasil permite que venenos mortais sejam despejados à vontade pelas petrolíferas

Outro fato que provocou o protesto das entidades socioambientais foi que a resolução específica não criou padrões para o despejo de outras substâncias tóxicas no mar, como o mercúrio, chumbo, arsênio etc. A existência da resolução específica previa estudos e trabalhos que deliberassem sobre essas normas.

“Não existe limites para a liberação dessas substâncias. Mesmo que haja uma quantidade absurda de qualquer uma delas no mar, não há padrões que regulem isso. A resolução apenas diz que deve ser feito o monitoramento”, lamenta Zuleica Nycz, conselheira do Conama pela sociedade civil.
Agência Carta Maior

Blogged with Flock

Pseudo-caos: O "pesar agradável" e a exploração da desgraça

O que os bons escritores já sabiam é que as desgraças podem ser bem exploradas por quem não tem escrúpulos. No Cândido, de Voltaire, também existem referências ao terremoto de Lisboa (cap. VI, De como se fez um belo auto-de-fé para evitar os terremotos, e de como Cândido foi açoitado):

Depois do tremor de terra que destruiu três quartas partes de Lisboa, os sábios do país não encontraram meio mais eficaz para prevenir uma ruína total do que oferecer ao povo um belo auto-de-fé; foi decidido pela Universidade de Coimbra que o espetáculo de algumas pessoas queimadas a fogo lento, em grande cerimonial, era um infalível segredo para impedir que a terra se pusesse a tremer.

O paralelo com o espetáculo midiático golpista é óbvio.
Pseudo-caos: O "pesar agradável" e a exploração da desgraça

Blogged with Flock

Fernando Rodrigues: Parecer técnico do IPT não encontra problemas na pista principal de Congonhas

Parecer técnico parcial n. 12792-301-ii realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) na pista principal do aeroporto de Congonhas não identificou restrições ao uso da mesma. O documento é datado de ontem (19/07/2007). O resultado desse parecer é baseado, entretanto, em dados coletados até o dia 18 de julho de 2007 e também antes do acidente de terça-feira.


Do Blog do Fernando Rodrigues no UOL.

Conversa Afiada: SRPV COMPROVA QUE CONGONHAS ESTAVA EM CONDIÇÕES NORMAIS

O Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo (SRPV) apresentou nesta quinta-feira, dia 19, dados para comprovar que a pista principal de Congonhas estava em condições de operar na hora do acidente com o avião da TAM (clique aqui para ver o vídeo).

O chefe do serviço de proteção, coronel Carlos Minelli de Sá, enfatizou que não havia nenhuma situação que pudesse colocar em risco a segurança dos vôos.“O movimento de controle da terminal de São Paulo era considerado normal. Os supervisores de órgão e controle tem 20, 30 anos de serviço, são profissionais competentes.”

De acordo com a Infraero, cerca de uma hora antes do acidente com o avião da TAM, aconteceram 40 pousos e decolagens na pista principal do aeroporto de Congonhas. Nenhum piloto das aeronaves que pousaram e decolaram pouco antes do acidente, relatou problemas na pista.



Continue lendo no Conversa Afiada.

Conversa Afiada: NA TV AMERICANA, “CASE CLOSED”

. Acabo de conversar por telefone com uma amiga – belíssima, por sinal – que está em Nova York e assistiu ontem à noite ao jornal das 11h00 da ABC e hoje de manhã ao Today, da NBC.

. Os dois mostraram a imagem da Infraero.

. Dizem os telejornais: o avião estava numa velocidade quatro vezes superior à normal.

. Assunto encerrado.

Mais no Conversa Afiada.

Conversa Afiada: ACIDENTE DA TAM: MP VAI ACOMPANHAR AS INVESTIGAÇÕES

O Ministério público do Estado de São Paulo quer saber como a TAM vai indenizar as vítimas do acidente aéreo que aconteceu no último dia 17, em São Paulo. A promotoria de Justiça do consumidor instaurou um procedimento para apurar e acompanhar o processo de indenização das vítimas (aguarde o vídeo).

O Ministério Público quer que a companhia aérea TAM pague as indenizações com base no Código de Defesa do Consumidor, que prevê indenização plena.

Leia mais no Conversa Afiada.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Pequena Mídia : Por quê vê-se tão pouco essas imagens na televisão?



Via Pequena Mídia.

Blog Cidadania.com

A leitura das últimas publicações do Eduardo Guimarães, em seu blog, são um oásis no deserto de idéias que infestam as editorias dos meios de comunicação de massa.
Abutres politiqueiros
Opinião e explicação
Dialética da mentira
Mercadores de sofrimento
Uma opinião abalizada
O liquidificador mental da Globo
Cautela e caldo de galinha
A única culpa de Lula

blog it

Cavalo-de-tróia seqüestra e cobra resgate

Um cavalo-de-tróia criptografa arquivos da vítima e cobra um resgate para devolvê-los.
Chamado Gpcode-AI, ou Sinowal-FY, o invasor também inclui um componente que se comunica com a internet e rouba informações confidenciais, como dados de contas bancárias e cartões de crédito.

Murió Roberto Fontanarrosa


El genial escritor y dibujante rosarino fue el creador de personajes como "Inodoro Pereyra" y "Boogie el aceitoso". También escribió cuentos inolvidables como "El Mundo ha vivido equivocado", "Palabras iniciales" y "19 de diciembre de 1971", entre otros. Tenía 62 años y sufría en los últimos años de una enfermedad neurológica.
Para leerla haga click en el siguiente link:
http://www.clarin.com/diario/2007/07/19/um/m-01460691.htm

Eu também sou culpado pela tragédia de Congonhas, duvida?

Você compraria um tênis se soubesse que ele foi fabricado por crianças? Você abasteceria seu carro em um posto de gasolina se soubesse que aquela marca provocou um enorme desastre ecológico? Você deixaria seu dinheiro em um banco se soubesse que ele subornou políticos? Você tomaria um leite se soubesse que o fabricante cometeu uma série de irregularidades financeiras? Você usaria uma operadora de telefonia se soubesse que ela grampeou altas autoridades do governo? Você votaria em um deputado se soubesse que ele responde na Justiça por crimes comuns?

É.

"Tudo serve na busca sôfrega de uma crise."

Pescado do Blog do Mino.

Avião da TAM tinha defeito, teve problema em Congonhas na 2a--JN

SÃO PAULO (Reuters) - O Airbus A320 da TAM que explodiu no pior acidente aéreo do país na última terça-feira estava com um defeito no reversor da turbina direita desde o dia 13, noticiou nesta quinta-feira o Jornal Nacional, da TV Globo.
O telejornal disse ainda ter apurado que o mesmo avião teve problemas para aterrissar em Congonhas um dia antes do acidente, num vôo vindo de Belo Horizonte, só parando no limite da pista.

Mais na Reuters Brasil.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

José Serra, especialista em aeronáutica

Paulo Henrique Amorim:
. O presidente eleito José Serra – que já falou sobre a tragédia da TAM mais do que falou sobre a cratera do Metrô, em que morreram sete pessoas (clique aqui para ler) – pois, o presidente eleito teve uma idéia genial (dessas com que ele fulmina Einstein...).

. O presidente eleito acha que uma maneira de evitar desastres em Congonhas é reduzir o trafego aéreo.. Inacreditável.

. Como não se tinha pensado nisso antes ?. Aliás, para levar o raciocínio à sua absoluta racionalidade, seria melhor dizer: A MELHOR MANEIRA DE EVITAR ACIDENTES EM CONGONHAS É REDUZIR A ZERO O TRÁFEGO NO AEROPOPORTO.
::iG - Conversa Afiada - SERRA É CONTRA O EXCESSO DE TRÁFEGO. UM GÊNIO !

Blogged with Flock

As grandes manobras

Boaventura de Sousa Santos - Agência Carta Maior - 19/07/07
A nova fase da globalização chama-se regionalização. Na Ásia, na África e na América Latina aprofundam-se os laços de cooperação entre os países com vista a melhor responder aos “desafios globais”. Todos estes movimentos ocorrem sob olhar atento das grandes potências.
No caso da África, a Europa tem uma dívida histórica, decorrente do colonialismo, a qual, para ser paga, obrigaria a uma política africana muito diferente da dos EUA. Para estes, os objetivos estratégicos na África são os seguintes: luta contra o terrorismo, controlo do acesso aos recursos naturais, contenção da expansão chinesa.
Angola destina-se a ser um grande ator na região. Para isso, é fundamental que se não repita em Angola o que está acontecendo na Nigéria, onde a produção petrolífera baixou para metade devido à violência política no delta do Níger provocada pela injustiça na distribuição da renda petrolífera.
 blog it

Professor é despedido por apresentar Kubrick aos alunos

Vejam só essa. Um amigo meu, professor de cursinho, foi despedido por exibir o clássico de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica, aos seus alunos. Isto aconteceu em Lages na Serra Catarinense.
Esquerda Festiva: PQP

Blogged with Flock

Usuários transformam a Wikipédia num megajornal

Quando ela nasceu, a proposta de seus dois fundadores era criar uma enciclopédia online escrita por seus usuários. Mas hoje, seis anos depois, a Wikipedia começa a dar sinais de que está fugindo do seu modelo original e tomando um rumo surpreendente.

A preocupação com a atualidade começou a se manifestar na Wikipédia em meados de 2005, primeiro nos atentados ao metrô de Londres, e depois no furacão Katrina, em Nova Orleans, Estados Unidos.

A atualização e diversificação constantes dos verbetes começa a dar ao projeto uma cara de megajornal. Ou seja, o conteúdo informativo começa a ganhar tanta relevância e procura ^quanto o material enciclopédico. Na prática, a diferença entre os dois formatos está diminuindo, o que é um passo a frente no processo de contextualização das notícias.

 blog it

boa noite pro porco: Diário da Cratera Urbana, cotas na UFSM

Para o Diário, a aprovação das ações afirmativas na UFSM inevitavelmente irá gerar conflitos. Sabiamente ressalva, no entanto, que é preciso encará-los e "expor os preconceitos que existem na sociedade", uma vez que "As cotas não criam preconceitos, apenas os evidenciam".

Afirma, ainda, que "O debate, assim como a luta, não se encerra na votação. As Ações Afirmativas precisam ser aprimoradas, no que a experiência será fundamental. Em breve teremos mais do que teoria para debater, teremos resultados. E, mais importante, haverá novos atores no debate, pessoas para as quais a Universidade, até agora, tinha fechado suas portas".
boa noite pro porco: Diário da Cratera Urbana

Blogged with Flock

nuestro vino: Douta ignorância (ou A confissão terceirizada)

Em reconhecimento à minha total incapacidade para avaliar, julgar e sentenciar qualquer pessoa ou fato envolvendo o acidente aéreo da TAM, aguardo, envergonhado pelas minhas limitações, devo confessar, o resultado das apurações técnicas - que certamente serão concluídas rapidamente graças ao numeroso contingente de conhecedores da aviação. Frente a esta minha ignorância, não emitirei comentários sobre possíveis causas e prováveis culpados, evitando, assim, que revoadas de urubus políticos disputem dividendos sobre quase 200 cadáveres. Seria irresponsável de minha parte sugerir hipóteses ou insistir em versões que possam levar a injustiças irreparáveis, levando-se em conta a ausência de conhecimento sobre aviação civil e acidentes aéreos de que padeço. Jamais poderia conviver com a culpa das prováveis conseqüências de especulações desmedidas.
nuestro vino: Douta ignorância (ou A confissão terceirizada)

Blogged with Flock

Conversa Afiada - ESSA MÍDIA NÃO QUER DEMOCRACIA

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.
::iG - Conversa Afiada - ESSA MÍDIA NÃO QUER DEMOCRACIA

Blogged with Flock

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Dinheiro público para a concentração privada — Agência Brasil de Fato

O BNDES – banco estatal de fomento às políticas públicas e governamentais – acaba de reduzir sua taxa de juro anual de 6% para 4,5% nos financiamentos destinados às empresas de comunicação social que estão incorporando a tecnologia digital ao sistema de TV. O SBT, de Sílvio Santos, já embolsou 9,2 milhões de reais do BNDES e tudo indica que a Globo, Bandeirantes, Record e Rede TV tenham conseguido algo parecido, mas sem divulgação pela imprensa.

[...] Finalmente, a sociedade precisa questionar porque os critérios adotados pelo BNDES são preenchidos facilmente pelos grandes grupos e não pelas emissoras isoladas. Tudo indica que a linha de crédito foi montada para favorecer a incorporação do padrão digital pelas principais redes de TV e deixar de fora as emissoras com poucos recursos patrimoniais e financeiros, as pequenas redes locais, universitárias e comunitárias. Uma das exigências do Programa de Apoio à Implementação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (PROTVD) é o valor mínimo do financiamento fixado em R$5 milhões, com garantias pessoais, algo completamente fora da realidade da grande maioria das emissoras isoladas de TV.
Dinheiro público para a concentração privada — Agência Brasil de Fato

Blogged with Flock

Nova pesquisa sobre a visão de classe média da masculinidade

“Ser homem, segundo eles, engloba: ser heterossexual; dar grande importância ao trabalho e ao papel de provedor na identidade masculina; permanência da divisão sexual do trabalho doméstico para os da geração de 1960; manter a dupla moral sexual (“homem pode, mulher não!”). Ao mesmo tempo, há novos conceitos em cena: maior expressão da subjetividade, com possibilidade de demonstrar seus sentimentos para homens e mulheres; nova visão das dimensões do masculino e do feminino; reconhecimento da sexualidade e do prazer femininos; nova abordagem das funções paternas; e, para os da geração de 1970 e 80 em diante, uma nova postura sobre a divisão sexual do trabalho, ainda que com limites colocados pela herança social e mercado. “A identidade de gênero não é mais vista como fixa, embora sua mobilidade não necessariamente indique que a aquisição de novos valores desbanque os antigos. Ao contrário, as ambigüidades surgem justamente porque convivem juntas numa mesma subjetividade e, logo, causam conflitos que esses sujeitos tentam superar nas suas reflexões e práticas”, analisa a pesquisadora.
Revista Pesquisa Fapesp

Blogged with Flock

CMI Brasil - Aracruz Celulose Criminaliza Ativistas da Rede Alerta Contra o Deserto Verde

O pastor Emil Schubert, o sindicalista Luiz Alberto (Betão), a professora Elza e a radialista Lígia Sancio, foram eleitos/as alvos da empresa. Contra eles e elas move um processo judicial, classificado de Interdito Proibitório, no qual impõe que indenizem a empresa por danos morais e físicos se não cessarem suas manifestações políticas, ou seja, estão tentando impedi-los/as ? por meio de uma medida judicial - de expressar sua posição política quanto às práticas irresponsáveis desta empresa.
CMI Brasil - Aracruz Celulose Criminaliza Ativistas da Rede Alerta Contra o Deserto Verde

Blogged with Flock

Surfando em cadáveres

Os blogs de direita estão adorando a tragédia de Congonhas e já acusam o presidente Lula por cada uma das mortes. É do jogo. Nessas horas, as pessoas revelam o seu caráter.

***
José Serra (PSDB) levou 4 dias para aparecer em público quando abriu a cratera na obra da linha 4 do Metrô de São Paulo, que matou nova pessoas. Naquele caso, não havia dúvidas: a responsabilidade era do governo de São Paulo. Ontem, Serra levou menos de duas horas para aparecer nas telinhas tentando culpar o governo federal pelo acidente com o avião da TAM. As primeiras informações, no entanto, não autorizam conclusão tão precipitada. Pode perfeitamente ser que a condição da pista nada tenha a ver com o desastre. E, ainda que tenha algo a ver, Serra devia pensar primeiro em prestar assistência às vítimas do acidente para só depois em lucrar politicamente com a tragédia. É uma questão de solidariedade humana, apenas, mas este não parece ser um sentimento muito presente nos atos do governador, conforme já atestava a sua inexplicável ausência no acidente do Metrô.
Notas do Blog Entrelinhas,
de Luiz Antonio Magalhães.

Na Globo, cobertura de desastres vincula-se à agenda midiocrática

Dessa vez a Rede Globo foi rápida. Diferente de quando houve o acidente da Gol. Naquele dia a Globo estava ocupada em prejudicar a reeleição do Presidente Lula com o dossiê tabajara que ajudaria Geraldo Alckmin. A Rede Globo agiu rápido não para notíciar, cobrar da CPI do apagão aéreo ou anunciar hipótese sobre a causa do acidente, mas sim para culpar o Presidente Lula. William Waack abriu o jornal da Globo, fingindo tristeza, enquanto disparava criticas sobre a pista do aeroporto, excluindo qualquer possibilidade de falha humana ou qualquer outro erro que possa ter causado o acidente
Os Amigos do Presidente Lula

Blogged with Flock

Leis que regulam comunicação no Brasil estão defasadas — Agência Brasil de Fato

O Brasil sofre nas mãos dos conhecidos latifúndios da comunicação, responsáveis pela concentração do setor. Hoje existem seis redes privadas nacionais que concentram 667 veículos, entre concessões de TV, jornais e rádios. A maior rede é a Globo, seguida da Bandeirantes, SBT, Record, Rede Vida e Rede Família.

Para a secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói (RJ), Jandira Feghali, o fato resulta numa televisão que exibe apenas o que ela mesma produz e exclui a participação da produção independente, responsável por mostrar a diversidade cultural brasileira.
Leis que regulam comunicação no Brasil estão defasadas — Agência Brasil de Fato

Blogged with Flock

Governo usa apenas metade dos recursos para quilombolas, aponta instituto — Agência Brasil de Fato

Metade do recurso destinado a políticas públicas nas comunidades quilombolas não foi efetivamente utilizada nos últimos três anos. É o que aponta levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).

De acordo com o estudo recém-concluído, entre 2004 e 2006, o governo federal deixou de investir cerca de R$ 100,62 milhões na promoção dos direitos das comunidades quilombolas e afrodescendentes. Estavam autorizados no orçamento R$ 202,5 milhões.

Na avaliação do Inesc, a tendência de baixa execução orçamentária deve se repetir este ano. Até 13 de junho, o governo havia gasto apenas 6,39% do orçamento de 2007 para ações em favor dos moradores de comunidades remanescentes de quilombo.
Governo usa apenas metade dos recursos para quilombolas, aponta instituto — Agência Brasil de Fato

Blogged with Flock

Blog do Alon: Voando ou derrapando? (18/07)

Duvido que alguém nesta altura dos acontecimentos tenha certeza do que causou o acidente com o avião da TAM em Congonhas. Lembro de quando caiu o outro avião da TAM, mais de dez anos atrás. Primeiro colocaram a culpa nas rádios piratas e nos telefones celulares. A turma que tem interesse no fechamento das rádios piratas trabalhou duro para consolidar sua versão, mas acabou derrotada pelos fatos, quando se concluiu que o mau funcionamento do reverso é que tinha derrubado o avião e matado seus passageiros e tripulantes.
Blog do Alon: Voando ou derrapando? (18/07)

Blogged with Flock

Denuncian privilegios de represores argentinos presos - Prensa Latina

Abogados querellantes en una causa por violaciones a los derechos humanos en Argentina denunciaron privilegios de represores encarcelados que salen de prisión tres veces por semana, confirmaron hoy fuentes judiciales.

Mediante un escrito, los juristas Mónica González Vivero y Rodolfo Yanzón pidieron al juez federal Sergio Torres que los detenidos cumplan en cárceles comunes del Servicio Penitenciario Federal.
Denuncian privilegios de represores argentinos presos - Prensa Latina

Blogged with Flock

Vaia, imprensa e esquerdismo

O debate político está interditado pelo “jornalismo-torcida”. O tratamento dado pela grande imprensa às vaias contra Lula no PAN aponta que ela segue firme na tentativa de sabotar o governo.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Democratas mandam colocar até camas no Senado para votar retirada do Iraque

A maioria democrata no Senado americano forçará hoje um debate prolongado de sua moção para que, em 120 dias, os Estados Unidos iniciem a retirada de suas tropas do Iraque.

O chefe da bancada democrata na casa, Harry Reid, eleito pelo estado de Nevada, já ordenou a colocação de camas em um salão anexo ao plenário do Senado para que os legisladores descansem enquanto durarem as discussões do projeto, que prevê a saída de quase todas as tropas americanas do país árabe até 30 de abril de 2008.

Jovem é arremessado de banheiro de ônibus no RS

Se viajar de ônibus, cuidado ao fazer xixi.
Um jovem de 16 anos caiu de um ônibus em movimento, pela janela do banheiro, na rodovia RST-287, próximo ao acesso a Candelária, no Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu na tarde do último sábado.

A monetização do pecado


A Igreja Católica Romana acha que vai expiar as suas culpas pagando dólares às vítimas dos padres deformados. Com a Inquisição, depois de centenas de anos de completo olho-branco, o Vaticano apenas pediu desculpas.

Agora, com o declarado e evidente exercício covarde da pedofilia, paga o pedágio. Como se a vergonha e o opróbrio da sexualidade antecipada e forçada fosse passível de monetização.

E tudo segue como dantes na Igreja de Abrantes. O problema é que a Santa Madre é uma espécie (cada vez menos, mais ainda é) de guia espiritual das classes dominantes, e isso a longo prazo (se houver longo prazo) pode conduzir o sistema para o abismo, sem justificação moral, sem sustentação ideológica, sem lenço de seda, sem documento nem carteira Louis Vuitton.

E assim caminha a nossa animalidade!

[Com o perdão dos demais animais.]

Cartoon alemao que mostra estatua com pinto de fora nao entra nos EUA

A editora americana Boyds Mills Press desistiu de levar para os EUA uma serie de livros infantis da escritora Rotraut Susanne Berner, sucesso em outras culturas, em outros países, como o Japao. Nao conseguiu que a autora concordasse com algumas modificaçoes que tinha achado necessarias para que os livros ficassem adequados ao gosto do publico americano, nao apenas ao das crianças mas também dos pais delas.

Rango

Edgar Vasques no Blog da GRAFAR.

A igreja pede perdão

A pedofilia não é um problema só da Igreja Católica, e outras instituições precisam reconhecer e combater tal "perversidade" em suas fileiras, disse o Vaticano na terça-feira (17), um dia depois de uma corte de justiça dos EUA confirmar o pagamento de cerca de R$ 1,2 bilhão a vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes.

O padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, disse também que o acordo entre a arquidiocese de Los Angeles e vítimas de abusos sexuais, envolvendo o valor recorde de mais de US$ 600 milhões, é uma tentativa de "fechar um capítulo doloroso e olhar para frente."
"A Igreja está acima de tudo claramente machucada pelo sofrimento das vítimas e de suas famílias, pelas profundas feridas causadas pelo grave e indesculpável comportamento de alguns de seus membros", disse Lombardi.
"O problema do abuso da infância e da sua proteção adequada certamente não diz respeito apenas à Igreja, mas também a outras instituições, e é correto que estas tomem as decisões necessárias também", afirmou o padre, segundo quem a Igreja pretende ser "um protagonista na luta contra a pedofilia". Aqui no G1 a notícia completa.

Cara e Coroa

Depois de 13 anos em Nova York, fiquei três trabalhando no Rio de Janeiro e voltei a Nova York para mais três anos de atuação como correspondente.
Só mais recentemente estive envolvido de perto com a cobertura da política brasileira.
Na minha opinião, tem sido um espetáculo da aplicação de dois pesos e duas medidas.

Uso de Firefox aumenta na Europa

O navegador Firefox, da Fundação Mozilla, está ganhando mais território no continente europeu de acordo com um estudo realizado com aproximadamente 96 mil sites durante uma semana.

Bottup - Más de 5.000 internautas piden llevar a Aznar a jucio por la guerra de Irak

Más de 5.000 interautas se han aderido hasta el momento a la plataforma ‘Juicio a Aznar’. Esta iniciativa surge impulsada por el Comité Ejecutivo del PCE, que en Febrero anunció que apoyarían “todas las iniciativas internacionales” que persiguiesen sentar en el banquillo al “trío de las Azores” por crímenes de guerra y contra la Humanidad por “su apoyo directo a la invasión, destrucción y ocupación de Irak”. De manera específica han anunciado que “impulsarán una iniciativa legal para que el ex presidente José María Aznar fuera juzgado como criminal de guerra”.
Bottup - Más de 5.000 internautas piden llevar a Aznar a jucio por la guerra de Irak

Blogged with Flock

Questão agrária: 22 indígenas assassinados no MS em 2007

Representantes de movimentos sociais de Mato Grosso do Sul ocuparam o centro de Campo Grande na manhã deste sábado, dia 14, para pedir basta na violência que só em 2007 tirou a vida de 22 indígenas no Estado. A maioria das mortes está relacionada com disputas fundiárias na região sul, onde no domingo, dia 6, foi assassinado o líder indígena guarani-caiuá Ortiz Lopes, 46 anos.
Tupiniquim - Blog sobre Povos Indígenas

Blogged with Flock

Microsoft patenteia um processo para "despiratear" música

A Microsoft entrou com o pedido de uma patente que se propõe a "despiratear" músicas ilegais em formato digital. O sistema detectaria a condição de "pirata" do arquivo e, depois de três audições, bloquearia acesso a ele. Ao usuário seria oferecida a opção de pagar pela obra, neutralizando o bloqueio e legalizando o arquivo.

EUA nega visto para ameríndios convidados pela CIDH

No JB Online: "WASHINGTON - A embaixada dos Estados Unidos em Bogotá negou o visto a vários indígenas do povo colombiano dos u'was que tinham sido convidados para uma audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em Washington.
Tupiniquim - Blog sobre Povos Indígenas

Blogged with Flock

CMI Brasil - Forte repressão policial durante a Guelaguetza popular em Oaxaca, México.

Na manhã dessa segunda-feira, 16, a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca,(APPO), deu continuidade nas atividades da Guelaguetza popular, iniciadas no dia 12 de Julho. Após a marcha sair do centro da cidade e chegar próxima da "celebração oficial", organizada pelo governador Ulises Ruiz Ortiz, os participantes foram reprimidos com brutalidade por diversas forças policiais. [...] A repressão teve um saldo de ao menos 46 feridos, 62 detidos e 1 morto pelo impacto de uma bomba de gás lacrimogêneo.
CMI Brasil - Forte repressão policial durante a Guelaguetza popular em Oaxaca, México.

Blogged with Flock

Bottup - El Mediterráneo es el mar con el fondo más sucio del planeta

Greenpeace presentó este lunes un informe en el cual se desvela que el Mediterráneo posee en sus fondos la mayor cantidad de basura de todos los mares del planeta.El informe "Contaminación por plásticos en los océanos del mundo", presentado por la organización ecologista a bordo de su barco "Rainbow Warrior", sostiene que 6,4 millones de toneladas de basura alcanzan los océanos cada año, de las que entre el 60 y el 80 por ciento son plásticos.El Programa de Naciones Unidas para el Medio Ambiente (Pnuma), estimaba en 2005 que existían hasta 13.000 fragmentos de plástico por kilómetro cuadrado en los océanos.
Bottup - El Mediterráneo es el mar con el fondo más sucio del planeta

Blogged with Flock

Escolha seu jornal pelas palavras que ele escolhe

Robert Fisk:
"não leio nenhum jornal que utilize a palavra terrorismo. utilizar esta palavra é o mesmo que dizer: tenha medo."
implicante

Blogged with Flock

HIp, hip, hip... Hertz!

O funcionamento de rádios comunitárias sem autorização não é crime, segundo entendimento de uma decisão da Turma Recursal dos Juizados Especiais Criminais, esta semana, em São Paulo. Por dois votos a um, os juízes decidiram que a operação da Rádio Comunitária Dimensão e da Rádio Heliópolis, “embora possa ser considerado ilícito administrativo, não configura crime”.

A pena máxima, em caso de crime, poderia chegar a dois anos de reclusão para o responsável pela rádio, além de apreensão do equipamento. Como ilícito administrativo, a rádio deve apenas pagar uma multa. Mais no blog do Júlio Garcia.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Tio Patinhas agora é comunista?


E se o Tio Patinhas começasse a ensinar o marxismo? E ainda contando com o auxílio do Mickey, do Patolino, do Pernalonga, dos Flinstones, do Frajola, dos Três Porquinhos e muitos outros personagens clássicos do cartum?

Sim, essa turma toda está ilustrando o Manifesto Comunista de 1848, aqui. São só 8 minutos de vídeo. Legendas em português.

Monsanto recebe mesmo de agricultores que evitam seus produtos

Momentos antes de chegar ao cais do Porto de Paranaguá, no Paraná, maior terminal graneleiro da América Latina, os transportadores da soja brasileira exportada parecem sabotar a própria carga. Sobre os caminhões repletos lançam uma sacai de grãos geneticamente modificados, o que invariavelmente levará o carregamento a ser classificado como transgênico e obrigará o produtor a pagar royalties pelo uso da tecnologia.

A mistura proposital dos grãos tem sido, para uma parcela crescente de agricultores, um atalho perverso para o escoamento da produção. O produtor que se declara usuário de semente transgênica paga 2% de royalties, enquanto os apanhados de surpresa pelo teste na entrada do porto são taxados em 3%, mais as despesas da análise. Como mesmo quem tenta se manter no cultivo tradicional não consegue ter garantias de que as sementes usadas estão livres de contaminação, boa parte opta pelo caminho menos burocrático, o de maquiar a soja para escapar da cobrança mais agressiva do royalty.
Agência Estadual de Notícias - Manchetes - Porto de Paranaguá - Paraná ganha com restrição à exportação da soja transgênica

Blogged with Flock

Sobre frangos e globalização

As partes dos frangos, produzidos e abatidos mundialmente com as mesmas estruturas industriais, são vendidas para Ásia, América do Sul e Europa, conforme o gosto do consumidor. Pode acontecer que, enquanto se come peito de frango em Colónia, alguém está comendo a cabeça do mesmo frango em Hong Kong e a coxa em Acra (Gana).

Qual é a peculiaridade do frango como exemplo de globalização?

Não existe até agora nenhum outro produto agropecuário, cujas etapas (criação, produção, processamento e comercialização) sigam, mundialmente, as mesmas regras. O "frango global" mostra a unilateralidade da agropecuária do futuro, pois as especificações de raças, tamanho de gaiolas em bateria, tempo de criação, aplicação de medicamentos, abate e preços são os mesmos em todo o mundo.
pimenta negra: O frango global: um livro sobre a produção industrial de aves

Blogged with Flock

Em debate, o bloqueio na TV digital

A data oficial da estréia do sistema digital de TV no Brasil é 2 de dezembro. A operação comercial terá início na cidade de São Paulo. Para as capitais dos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais, a data é julho de 2008. Enquanto não é dada a largada da nova tecnologia, as discussões ficam a cada dia mais acaloradas. Como é de praxe, não há consenso sobre alguns pontos cruciais para o início das transmissões. Se, nos primeiros instantes, a briga era para decidir que padrão de TV digital o Brasil adotaria (acabou vencendo o japonês, que tinha maior apoio das emissoras de TV), agora as discussões giram em torno de preço de equipamentos e bloqueios de gravação para os clientes.

Mino sobre a laje tucana

Estou impressionado com a cara-dura tucana. [...] Não se fartam de apresentar-se como varões de Plutarco e a gente os pega com as mãos na massa. [...] E o ex-governador e candidato à presidência da República, Geraldo Alckmin, cantado em prosa e verso como exemplo de lisura administrativa? A CPI da Nossa Caixa, sobre o uso político das verbas de publicidade do banco durante o governo Alckmin, está emperrada desde o ano passado. Suspeita-se que jornais e revistas favoráveis à candidatura do ex-governador em 2006 tenham sido favorecidos pela publicidade da Caixa.
Blog do Mino

Blogged with Flock

Condições para o desenvolvimento sustentável

O fato é que o desenvolvimento sustentável não pode ser tratado apenas como uma questão restrita a políticas ambientais e tecnológicas. Os problemas da desigualdade social e do modo de produção atual são os obstáculos para se alcançar uma forma de desenvolvimento capaz de preservar o meio ambiente e, ainda assim, proporcionar melhores condições de vida as pessoas excluídas do sistema de trabalho. Um modelo sustentável só será possível a partir da mudança dos modos de produção e de consumo da sociedade.
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais - Brasil

Blogged with Flock

As vaias ao presidente teriam sido ideia do prefeito, veja video do ensaio

Teria sido do prefeito Cesar Maia a ideia de 'contratar' 15 mil figurantes para a plateia da abertura do Pan, encarregados da tarefa de vaiar o presidente Lula toda vez que aparecesse.

Liberação de milho transgênico pode ser anulada

A controversa liberação comercial do milho transgênico Liberty Link pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que já havia sido suspensa pela Justiça há duas semanas, pode estar prestes a sofrer um novo revés. Dois importantes órgãos de fiscalização ligados ao governo federal - a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) - apresentaram recursos ao Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS) pedindo a anulação da decisão da CTNBio.
Aldeia Gaulesa: Ibama e Anvisa pedem anulação da liberação de milho transgênico

Blogged with Flock

Vaiando e Andando e Seguindo a...

Em poucas e escassas palavras, não foi apenas o Presidente Lula que foi vaiado. Foi o modelo de governo que vigora no Brasil de hoje, um Brasil que sofre até mesmo com incontáveis apagões aéreos, provocando brigas e tumultos nos principais aeroportos do país e que Martha Suplicy manda os passageiros ‘relaxarem e gozarem’.

(Fonte: Direto da Redação, coluna de Roberto Porto.)

Lula diz que ficou triste com vaia no Pan

Presidente afirmou que 'estava preparado para uma festa'.
Mas disse que reação não vai mudar sua relação com o Rio.


Em seu programa semanal de rádio ‘Café com o presidente’, nesta segunda-feira (16), Lula afirmou que “a vaia e o aplauso são dois momentos de reação do ser humano”, mas confessou ter ficado triste com a recepção do público.
“A única coisa que eu, particularmente, fico triste é que eu fui preparado para uma festa. É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença lá”, afirmou Lula.
O presidente disse que, depois de deixar o Maracanã, algumas pessoas afirmaram que o protesto teria sido organizado e que poderia ter acontecido por causa do sistema de distribuição dos convites para o evento.
Lula disse ainda que acha que a manifestação não reflete o pensamento do povo carioca sobre seu governo “Isso não muda um milímetro o meu comportamento com o Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro, poderíamos dizer, continua lindo, e merece que o governo federal faça o que for possível para o Rio de Janeiro”, declarou. Deu no G1.





Aumenta a dissidência entre soldados estadunidenses, inclusive no Iraque

GI resistance is continuing to grow even as the popular opposition to the occupation of Iraq does. Below are some updates on ongoing cases and some new resisters, including one in Baghdad.
GI dissidence spreads to Baghdad

Blogged with Flock

Blogueiros detidos no Egito

O blogue Egyptian Watchman traz a notícia [AR] que Ahmed El Geizawy do blogue ana Bahebek ya Masr[AR] (Eu te amo Egito) e Moataz Adel do blogue Manfa[AR] foram detidos hoje.Os dois blogueiros estavam a caminho da cobertura uma seção de um tribunal militar da Irmandade Muçulmana No Egito. O blogue Egyptian Watchman está conclamando que todos os envolvidos com liberdade de expressão se manifestem a favor dos dois blogueiros presos.Ele comentou a detenção dizendo “parece que a segurança (departamentos) está preocupada com a cobertura feito por blogueiros de julgamentos políticos, trabalho que eles têm feito de uma forma excelente.”
Global Voices em Português » Blog Archive » Egito: Dois blogueiros são detidos

Blogged with Flock

As vaias não foram merecidas

-Primeiro porque não foram expontâneas, foram organizadas pelo César Maia. Ele foi o único aplaudido, interessante, não?
-Segundo porque se o governo federal não tivesse injetado dinheiro no PAn ele não teria acontecido no Rio.
-Terceiro porque ter educação é bom.Há problemas, sem dúvida. Imaginar que os tucanos e pefelentos (e suas empresas) se beneficiaram de dinheiro público em projetos super faturados, chantageando o governo, é péssimo. O Lula devia ter fechado a torneira e deixado o PAn no Rio virar um fiasco. Mas aí teríamos perdido um espetáculo maravilhoso que foi a abertura dos jogos...

Madeira moçambicana contrabandeada para a Tanzânia

Diário de um sociólogo: O saque da nossa madeira continua

Blogged with Flock

Caco Barcellos sobre a Idade Mídia

SOBRE ESTE SHOWRNALISMO VALE A PENA REPRODUZIR UM TRECHO DA ENTREVISTA DO REPÓRTER CACO BARCELLOS NO ÚLTIMO NÚMERO DA REVISTA CULT.
CULT - Porque tanto interesse por livros-reportagens?
Caco Barcellos - Sobretudo no Brasil, os jornais deixaram de fazer reportagem. Essa onda do jornalismo declaratório, do fuxico, da falação, da pouca apuração criteriosa, as pessoas têm necessidade de ler reportagem. Mesmo na televisão, teve um tempo em que havia muito mais. Acho que é a única razão para o pessoal gostar tanto de livro-reportagem.
Blog Ponto de Vista » Blog Archive » A direita sempre tem espaço

Blogged with Flock

domingo, 15 de julho de 2007

Os aumentos salariais na visão da Idade Mídia

Deu na Folha de São Paulo de 22/12/2006:O reajuste do salário mínimo para 380 reais (trágico comparado às cifras acima), rendeu um editorial na Folha de São Paulo com o título: “Mínimo irracional". A Folha considerou o aumento do salário mínimo uma exorbitância, pois “trata-se de comprometer antecipadamente, com gastos estéreis, 12% das escassas verbas que deveriam estimular a economia...”.
Pequena Mídia: 07/01/2007 - 08/01/2007

Blogged with Flock

EUA e a paz no Oriente Médio

tabula gaza

Blogged with Flock

Curso de tucanês

O método é o seguinte: Veja as palavras chaves na tabela abaixo. Escolhe-se ao acaso, um número qualquer de três algarismos e se busca a palavra correspondente a cada algarismo em cada uma das três colunas. Por exemplo: número 3-1-6 produz “planificação operacional coordenada”: e o número 7-4-0, produz “instrumentação estrutural sistemática”. Qualquer delas pode ser referida em conversas, com indiscutível autoridade.
REPÚBLICA VERMELHA: APRENDA TUCANÊS

Blogged with Flock

2.o Fórum Social Nordestino

<<< Portal do Fórum Social Nordestino >>>

Blogged with Flock

Família de Jango fala a língua que os EUA entendem

Altamente pertinente e politizada a ação judicial bilionária que a família do ex-presidente João Goulart move contra o Departamento de Estado dos EUA. Objeto da ação: provar que a CIA financiou o golpe militar de 1964, que acabou com o governo constitucional e democrático do presidente Jango, garantindo a implantação e institucionalização de um governo militar impostor, repressor e que suprimiu as liberdades democráticas e o chamado Estado de Direito no Brasil, por mais de 20 anos.
BRASIL! BRASIL!: Família de Jango move ação contra os EUA

Blogged with Flock

Censura a camisetas nos EUA

Legisladores estatales votaron el lunes para promulgar nuevas leyes para impedir la venta de camisetas contra la guerra con los nombres de soldados muertos – una medida que según un veterano abogado mediático es “inconstitucional de tres o cuatro maneras diferentes.”
Rebelion. Un año de cárcel por vender camisetas con los nombres de los soldados muertos en Iraq

Blogged with Flock

A zelite dedando os compatriotas para O Grande Pai Branco de Washington

Não é novidade na História do Brasil as nossas elites advertirem Washington sobre o "antiamericanismo" de governos que elas querem remover, em proveito próprio.
Blog do Alon: Americanismo (13/07)

Blogged with Flock

Os eventos no Paquistão e a ditadura sustentada pelos EUA

Durante los últimos días, las noticias de Pakistán han estado dominadas por el sitio de la Mezquita Roja, que terminó hace pocos días. [...]

[...] Desde que removió al presidente de la Corte Suprema de Justicia en marzo, un movimiento dirigido por abogados, periodistas y partidos de oposición exigió democracia en las calles de Pakistán. Mientras Musharraf enfrenta su mayor crisis, está desesperado por demostrar que es indispensable para Occidente en la guerra contra el terror.

[...] Los atentados suicidas y otras formas perniciosas de terrorismo solían ser poco comunes en Pakistán. Después de ocho años de dictadura militar, el radicalismo y el fundamentalismo crecen por todas partes. Los elementos radicales ven a Musharraf como un instrumento de Occidente en una “guerra contra el Islam” – no podría haber un mayor fracaso en la batalla por los corazones y las mentes.
Rebelion. Cuando los dictadores sirven los intereses de EE.UU.

Blogged with Flock