sábado, 23 de junho de 2012

Contrabando ideológico do Paraguai

Ao contrário de Lugo, Collor não foi deposto. Renunciou. Lugo tinha apoio popular, a tal ponto que um dos motivos para a pressa dos golpistas era impedir a chegada de seus aliados a Assunção. É trágico: para dar um golpe contra o povo, correram de populares.
As acusações contra Collor não foram histórias que cairam  céu contra um presidente fraco que, por falta de apoio parlamentar, foi despachado para casa.
Collor enfrentou um processo democrático, onde teve direito a ampla defesa.
Não tivemos nada disso contra Lugo. Não há um fiapo de prova de suas responsabilidades pelas 17 mortes num conflito agrária, que criou a comoção que ajudou os golpistas a criar um ambiente favorável a derrubá-lo.
Os outros quatro episódios são acusações vagas e genéricas. Em nenhum deles a culpa de Lugo está demonstrada. Sequer é descrita. Estamos falando aqui de um arranjo político, uma oportunidade. Lugo era um presidente incômodo, com ideias de esquerda – bastante moderadas, por sinal – e seus adversários não quiseram perder uma chance de livrar-se dele.
É o poder oligárquico em sua expressão extrema, anti-democrática e absoluta – tão poderoso que pode cumprir um simulacro de democracia para pervertê-la.


Confira a coluna de Paulo Moreira Leite sobre o golpe no Paraguai

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Burlas Eletrônicas no Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=0UBYXUdFaK0

Vídeo sobre a falta de confiabilidade do voto eletrônico e desmandos da "justiça" eleitoral.

Golpe: Fernando Lugo sofre impeachment relâmpago no Paraguai



http://revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_noticia.php?codNoticia=9941/golpe:-fernando-lugo-sofre-impeachment-relampago-no-paraguai

Fernando Lugo foi alvo de um processo relâmpago de impeachment, iniciado na quinta-feira (21) e concluído no começo da noite de sexta. Movido pelo Congresso, o pedido trazia cinco acusações contra Fernando Lugo. A principal delas é de mau desempenho de suas funções em uma ação de reintegração de posse na semana passada, que acabou com a morte de 11 camponeses e seis policiais. Além disto, havia acusações de que Lugo teria colocado militares às ordens de sem-terras, de que o presidente teria financiado um protesto de estudantes e que ele seria o responsável por uma “onda de violência” no país. A quinta acusação era de que a assinatura do Protocolo de Ushuaia 2, em 2011, feriria a soberania do país. O protocolo permitirá, caso ratificado, que a Unasul interfira em países-membros quando houver golpes de estado.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Chuva de balas na selva: operação antidrogas dos EUA em Honduras termina em matança

De acordo com o Informe de Investigação “Caso Ahuas” apresentado recentemente pelo COFADEH (Comitê de Familiares de Detentos Desaparecidos em Honduras), a maioria dos passageiros se lançou na água e mergulhou para se salvar. “Alguns conseguiram chegar ao leito do rio, outros foram alcançados pelas balas, que ou causaram graves ferimentos ou tiraram vidas”, detalha o relatório.

A operação conjunta de agentes do FAST (Equipe de Apoio Consultivo no Exterior), da DEA (agência antidrogas norte-americana) e da Equipe de Resposta Tática da Polícia Nacional de Honduras deixou um saldo de quatro mortos – Emerson Martínez Henríquez (21 anos), Hasked Brooks Wood (14 anos), Juana Jackson Ambrocio (28 anos) e Candelaria Pratt Nelson (48 anos). Foram pelo menos cinco os gravemente feridos. Juana e Candelaria estavam no quinto mês de gravidez.




Confira no Opera Mundi

EUA ajudam países vizinhos da Síria a armarem rebeldes contra Assad, diz NYT


Um grupo de agentes da CIA, a agência central de inteligência norte-americana, está ajudando a contrabandear armas para os rebeldes sírios pela fronteira com a Turquia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (21/06) pelo jornal The New York Times. A reportagem indicou a existência de uma rede de apoio à oposição síria, que há mais de 15 meses tenta derrubar o governo de Bashar Al Assad.
Turquia, Arábia Saudita e Catar financiam as armas e os oficiais norte-americanos escolhem para quem o material será distribuído, segundo o jornal. A responsabilidade dos Estados Unidos seria deixar os armamentos longe das mãos de grupos terroristas ou de aliados a Al-Qaeda, contou um oficial norte-americano ao NYT.
Os agentes norte-americanos teriam como objetivo conhecer os diferentes grupos opositores de Bashar al-Assad a fim de estabelecer novas relações de aliança no país, afirmou um oficial de inteligência árabe.


Confira no Opera Mundi

Rio Grande do Sul tem duas novas mortes por gripe A confirmadas

Chega a cinco o número de mortos por causa da gripe A no Rio Grande do Sul neste ano. Nesta quarta-feira, mais dois óbitos foram confirmados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Morreram por causa da doença uma mulher, de 44 anos, moradora de Guarani das Missões, na Região das Missões, e uma jovem, de 18 anos, do município de Maquiné, no Litoral Norte.

Conforme o CEVS, já foram notificados 11 casos da H1N1 no Estado. Ao todo, são 26 casos em 2012. As principais ações de enfrentamento à doença são a manutenção de medidas preventivas e o tratamento com antiviral Oseltamivir (Tamiflu), disponível na rede publica de saúde de todo o Estado para casos suspeitos de influenza internados ou ambulatoriais. 




Mais no Correio do Povo

terça-feira, 19 de junho de 2012

De volta ao lar

Os pumas (Puma concolor) não vivem em Oklahoma, Missouri e outros estados do meio-oeste americano desde o começo do século 20. Mas agora, de acordo com uma pesquisa publicada quinta-feira no The Journal of Wildlife Management, esses felinos estão voltando para seus antigos habitats e repovoando parte do meio-oeste




Confira na Scientific American

Com festa, moçambicano chega ao Rio e diz que foi ameaçado pela Vale


Impedido de entrar no Brasil na semana passada, o jornalista e ativista moçambicano Jeremias Vunjanhe foi recebido na noite da segunda-feira (18) com festa no aeroporto internacional do Galeão, na zona norte do Rio.
Cerca de cem pessoas do movimento Justiça Ambiental-Amigos da Terra, do qual ele faz parte, recepcionaram o jornalista.
O ativista, que foi impedido de entrar no Brasil pela Polícia Federal de São Paulo no dia 12, vai participar de debates na Cúpula dos Povos, um dos eventos paralelos da Rio + 20.


Confira na Folha.com

Charge do Jorge Alaminos

 

 Charge do Jorge Alaminos em