sexta-feira, 31 de maio de 2013

Bon Jovi reduz preços de ingressos em show na Espanha devido à crise

Diante da crise que asfixia a Espanha, o roqueiro americano Jon Bon Jovi decidiu reduzir drasticamente os preços dos ingressos de seus shows e, inclusive, se apresentar sem cobrar em Madri no dia 27 de junho, segundo o jornal El Mundo.


Confira no Correio do Povo

Desemprego na Eurozona volta a subir e bate recorde com 12,2%

O desemprego da Eurozona continua aumentando e em abril alcançou um máximo histórico de 12,2% (mais de 19 milhões de pessoas), um dos símbolos mais dramáticos da crise europeia, que atinge, sobretudo, os mais jovens.


Em um ano, 1,644 milhão de pessoas perderam seu trabalho na Eurozona e 1,673 milhão na União Europeia, indicou o escritório de estatísticas europeu, Eurostat.

O desemprego no bloco de 17 países subiu um décimo em abril em relação ao mês anterior, disse. E 23,5% dos jovens, com menos de 25 anos, estavam sem trabalho neste mês, acrescentou. Sobretudo em Espanha (56,4%), Portugal (42,5%) e Itália (40,5%).

Entre os Estados membros, as taxas mais elevadas de desemprego foram registradas na Grécia (27,0% em fevereiro de 2013), na Espanha (26,8%) e em Portugal (17,8%). Por outro lado, Áustria (4,9%), Alemanha (5,4%) e Luxemburgo (5,6%) registraram os índices mais baixos.

E os analistas não acreditam que esta tragédia europeia tenha fim em um futuro próximo, com países como Espanha afundados na recessão, com sete trimestres consecutivos de queda. (...)



Leia mais no Correio do Povo

Fome já ameaça meio milhão de pessoas no Reino Unido

Informe da Oxfam e da Church Action on Poverty adverte que mais de meio milhão de britânicos dependem de bancos de alimentos de organizações não governamentais para evitar a fome. Segundo organizações, número de pessoas que recorre a estes bancos de alimentos triplicou por causa da reforma do sistema de seguridade social aplicado pela coalizão conservadora liberal-democrata do primeiro ministro David Cameron. Por Marcelo Justo, de Londres.

Exército sírio mata três mercenários estrangeiros em Idlib

O exército sírio acabou com a vida de três mercenários ocidentais, entre eles uma mulher ianque e dois britânicos, que lutavam junto a grupos armados opositores contra o governo de Damasco, na província de Idlib.

A televisão estatal síria informou nesta quinta-feira que Nicole Lynn Mansfield, de 33 anos de idade e do estado de Michigan, e outros dois britânicos eram membros do grupo 'Frente al-Nusra', vinculado a Al-Qaeda.

Os três mercenários estrangeiros morreram abatidos numa emboscada das forças de ordem quando viajavam num automóvel através de Idlib. 

Vejam a tradução completa no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Síria : O Exército Sírio Livre massacrou os cristãos de Al-Duvair

O Exército Sírio Livre, que tomara o controle de Qusayr, há quase um ano,  tinha expulsado a população cristã e confiscado suas casas. Ele é caçado pelo exército árabe sírio auxiliado pelo Hezbollah.

Em sua fuga, o exército Sírio livre massacrou todos os habitantes cristãos da aldeia de Al-Duvair (próxima da fronteira libanesa), em 28 de maio de 2013.

Considerado como islâmico "moderado", o exército Sírio livre é apoiado pela OTAN e o CCG (Conselho de Cooperação do Golfo). 

Visto em RED VOLTAIRE (trad.livre com auxílio do gTranslator)

Conselho de Segurança da ONU inclui a Frente Al-Nusra em sua lista negra de sanções


O Conselho de Segurança das Nações Unidas(CSNU) incluiu nesta quinta-feira a 'Frente al Nusra', um dos grupos opositores armados que luta contra o governo sírio, em sua lista negra de sanções, ao considera-la um ramo do grupo terrorista Al-Qaeda. 
 
Segundo a representação diplomática ianque ante a ONU, nenhum dos membros do CSNU se opuseram a sua inclusão na lista negra de entidades associadas à rede Al-Qaeda.   
 
Vejam a tradução completa no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Polícia turca apreende 2 kg de gás sarin da Frente Al - Nusra

Como parte de sua investigação sobre os ataques de Reyhanlı (11 de maio de 2013), a polícia turca realizou, segunda-feira, 27 de maio de 2013, uma série de investigações entre os militantes da frente de Al-Dhanub, Adana e Mersin. 12 suspeitos foram presos.

2 kg de sarin gás foram encontrados.

A frente Al-Nusra é um ramo da Al-Qaeda. Os militantes estavam se preparando para usar o gás sarin tanto na Turquia como na Síria. O gás sarin é uma arma química proibida pelas Nações Unidas em 1991. 

Vejam tradução completa no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

«Sob os nossos olhos» - Os mistérios da Maratona de Boston


Duas semanas após os atentados de Boston, as autoridades norteamericanas fornecem um a um os indícios que teriam descoberto. A questão gira à volta da origem chechena dos «culpados» e das conclusões que se deveriam daí retirar. Pelo seu lado os Internautas e a imprensa russa surgem com uma outra história, na qual o principal «culpado» é um agente da CIA.
  «Jeff Bauman», será Nick Vogt ?


Visto em RedVoltaire

Para os amigos, tudo. Para o adversário político, a força da lei.

Janio de Freitas, escreveu  ontem em sua coluna na Folha "O Tribunal Superior Eleitoral recebeu representação, encaminhada pela vice-procuradora-geral Sandra Cureau, com pedido de multa à presidente da República e ao PT. Os dois estão acusados de propaganda eleitoral antecipada na forma dada a três inserções da propaganda gratuita do partido na TV. 
Ou a procuradora se lembra de fazer pedido semelhante para os programas muito mais explícitos de Aécio Neves / PSDB e Eduardo Campos / PSB, ou não escapará à desconfiança de que agiu por motivação pessoal. Sandra Cureau candidatou-se publicamente à substituição do procurador-geral Roberto Gurgel. Foi preterida por Dilma Rousseff."   
 

quinta-feira, 30 de maio de 2013

CONSPIRAÇÃO CONTRA A PÁTRIA


O Jornal do Brasil mantém a confiança nachefia do estado Democrático


O mundo inteiro passa por uma crise econômica e social, decorrente da ganância dos banqueiros, que controlam o valor das moedas, o fluxo de crédito, o preço internacional das commodities. Diante deles, os governos se sentem amedrontados, ou cúmplices, conforme o caso e poucos resistem.

A União Europeia desmantela-se: o fim do estado de bem-estar, o corte nos orçamentos sociais, a desconfiança entre os países associados, a indignação dos cidadãos e a incapacidade dos governantes em controlar politicamente a crise, que tem a sua expressão maior no desemprego e na pauperização de povos. Se não forem adotadas medidas corajosas contra os grandes bancos, podemos esperar o caos planetário, que a irresponsabilidade arquiteta.

A China, exposta como modelo de crescimento, é o caso mais desolador de crescente desigualdade social no mundo, com a ostentação de seus bilionários em uma região industrializada e centenas de milhões de pessoas na miséria no resto do país. Isso sem falar nas condições semiescravas de seus trabalhadores – já denunciadas como sendo inerentes ao “Sistema Asiático de Produção”. Os Estados Unidos, pátria do capitalismo liberal e neoliberal, foram obrigados a intervir pesadamente no mercado financeiro a fim de salvar e reestruturar bancos e agências de seguro, além de evitar a falência da General Motors.
Neste mundo sombrio, o Brasil se destaca com sua política social. Está eliminando, passo a passo , a pobreza absoluta, ampliando a formação universitária de jovens de origem modesta, abrindo novas fronteiras agrícolas e obtendo os menores níveis de desemprego de sua história.

Não obstante esses êxitos nacionais, o governo está sob ataque histérico dos grandes meios político-financeiros. Na falta de motivo, o pretexto agora é a inflação. Ora, todas as fontes demonstram que a inflação do governo anterior a Lula foi muito maior que nos últimos 10 anos. 

O Jornal do Brasil, fiel a sua tradição secular, mantém a confiança na chefia do Estado Democrático e denúncia, como de lesa-pátria, porque sabota a economia, a campanha orquestrada contra o Governo – que lembra outros momentos de nossa história, alguns deles com desfecho trágico e o sofrimento de toda a nação.

Visto no JORNAL DO BRASIL

DE GOLPES E LABAREDAS

      
(HD)- Certa militante de partido da oposição usa a internet para divulgar “golpe comunista” em 2014. Estudante pernambucano de 19 anos, para ridicularizar o gesto, cria, pelo mesmo meio, a frase “Eu Vou. Golpe Comunista em 2014. Os reacinhas piram!”, ilustrada com a foice e o martelo, e consegue milhares de “apoiadores” para  manifestação fictícia marcada para o começo do ano que vem. O banner passa a ser reproduzido em sites de direita e de extrema direita, como se tratasse de  ameaça real. Um farmacêutico de 34 anos “reage”, criando página no Facebook, sob o título “Golpe Militar 2014”.
        Desta vez, no entanto, não se trata de uma “brincadeira”. Trata-se, sim, segundo ele, de “testar o apoio a um golpe militar no Brasil”, e de defender a tese de que “nenhuma solução virá das urnas”. A página, ilustrada com fotos copiadas de um site oficial do Exército, torna-se desaguadouro de comentários radicais.   


Vejam mais no blog do MAURO SANTAYANA

OS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO SUL

(HD)-A Presidente Dilma Roussef acaba de voltar da Etiópia, onde assistiu, como convidada, à Cúpula Presidencial do 50ª Aniversário da União Africana. Lá, além de reiterar os laços culturais e econômicos que nos ligam àquela região, ela anunciou, também, a eliminação de antigas dívidas de 12 países africanos com o Brasil, no valor de 980 milhões de dólares.
             Aqui, muita gente ficou sem entender o gesto, assim como muitos ainda desconhecem as razões que justificam a nossa política africana. A aproximação estratégica do Brasil com a África, como um todo, vem desde o regime militar. Nos anos 1970 e 1980, era para a África e o Oriente Médio que iam milhares de brasileiros, para forjar seu futuro, trabalhando para empresas como a Mendes Júnior no Iraque e a Mauritânia, entre outros países. Para lá exportávamos, antes da destruição da indústria bélica brasileira, tanques da Engesa e da Bernardini, mísseis da Avibrás e armas portáteis.   
Vejam mais no blog do MAURO SANTAYANA
        

Oftalmologia cubana já recuperou a visão de quase 3 milhões de pessoas fora de Cuba

Quinta-feira, 30 de maio de 2013 

Iris de Armas Padrin - AIN.- Com o funcionamento da Mission Milagro, idealizada pelo líder da Revolução cubana Fidel Castro, em julho de 2004, a oftalmologia na Ilha levou a luz e a esperança a diversos povos do mundo, afirmou a doutora Cristina Luna.

Na inauguração do XV Congresso Nacional e VII Internacional da especialidade, realizados no Palácio das Convenções em Havana, a vice-titular do Ministério da Saúde Pública (MINSAP) destacou que desde esta data foram recuperadas ou melhoradas gratuitamente a visão de quase três milhões de pacientes de diversas latitudes, inclusive de Cuba.  

Vejam a tradução livre completa em NEBULOSA.DE.ORION

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Drone dos EUA mata número 2 do Taleban paquistanês, dizem autoridades

Um ataque de avião teleguiado dos EUA matou o número dois do Taleban paquistanês, Wali-ur-Rehman, na região do Waziristão do Norte, nesta quarta-feira, disseram três autoridades de segurança, no que seria um golpe decisivo na luta contra a militância.


Notícia da Reuters, disponível no UOL

Três Nobel de economia surram neoliberais


Um prêmio Nobel incomoda muita gente.
Dois Nobel incomodam muito mais.
Três Nobel incomodam, incomodam, incomodam…
Aí não tem preço.
Paul Krugman, Joseph Stiglitz e Amartya Sen têm muitas diferenças e dois pontos interessantes e divertidos em comum: ganharam o prêmio Nobel de economia e vivem surrando neoliberais desavisados e redundantes.

Alô Polícia Federal, segue mapeamento da ação na Internet contra o Bolsa Família

A Interagentes é uma empresa especializada em análise de redes que trabalha em parceria com a Publisher Brasil, editora responsável pela Fórum. Seu responsável técnico é o sociólogo Tiago Pimentel, que acaba de me enviar um relatório produzido a partir da análise que realizou dos termos relacionados ao Bolsa Família, nos dias em que houve a boataria que levou milhares de pessoas às agências da CEF. A análise do Tiago corrobora a tese de que houve uma ação offline antes da história ganhar a rede. Segue o relatório da Interagentes com o incremento de algumas observações realizadas por este blogueiro.

Atividade suspeita na rede

Desde a quarta-feira (15) circulava no Twitter uma mensagem curta e enigmática: ‘Bolsa família começa sexta’. A mensagem, que dizia apenas isso, foi postada por um perfil que vamos denominar aqui de líder e foi retuitado por 14 outros perfis que pareciam pertencer a uma rede de perfis falsos destinados a retuitar todas as mensagens do perfil líder, cujos indícios apontam ser  da Paraíba. Curiosamente, a Paraiba é o mesmo Estado que, dias depois, voltaria a aparecer em nossa pesquisa como o primeiro a espalhar os boatos do fim do Programa Bolsa Família.
Os perfis dessa rede não estão sendo revelados porque a suspeita não comprova o crime e também por zelo à investigação que a Polícia Federal deve estar realizando, mas caso haja interesse de agentes públicos sobre o que foi apurado, a Interagentes se compromete e entregar os resultados deste trabalho.
A mensagem original do perfil líder foi postada na quarta-feira (15)às 18:39:40, portanto três dias antes do início da grande movimentação nas agências da Caixa Econômica Federal. Ainda mais intrigante é que depois dos boatos o perfil líder foi deletado do Twitter e reapareceu no último dia 25 com o número 1 acrescentado ao seu nome e iniciou a rearticulação da sua rede fake. Só para recordar, na quarta-feira, o perfil líder anunciou: “bolsa família começa na sexta”. E a boataria começou na sexta, mas não pela internet.
  
Vejam mais no blog do ROVAI

Cuba rebate com números dúvidas sobre a capacitação de médicos formados no país





Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A polêmica gerada pela disposição do governo de contratar cerca de 6 mil médicos de Cuba para trabalhar na atenção primária à saúde nas regiões mais carentes do país é estimulada, entre outras razões, pela dúvida sobre a formação profissional deles. Mas o governo cubano rebate as dúvidas com números. Em Cuba, há 25 faculdades de medicina, todas públicas, e uma Escola Latino-Americana de Medicina, na qual estudam estrangeiros de 113 países, inclusive do Brasil.  

Vejam mais em PATRIA LATINA

terça-feira, 28 de maio de 2013

'Ninguém admite que foi homofobia', diz vítima de agressão após beijo gay


André Barbosa, 22, viu sua vida mudar depois de ser espancado por dois seguranças em uma boate no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, após beijar outro homem. Em depoimento ao UOL às vésperas da Parada Gay de São Paulo, que terá protestos contra violações dos direitos conquistados pelos homossexuais,  Barbosa afirma que seu caso é visto como conduta inadequada e não como um crime de homofobia. "O que me deixa chateado são as justificativas de alguns políticos e dos donos da casa noturna e de muita gente da cidade: 'Ah, ele estava pegando na genitália do outro jovem', ou então 'ele teve comportamento inadequado'".
O jovem diz que não houve excesso em sua conduta. "Foi um beijo normal, nada explícito, sem 'pegação' nem nada. Senti um cutucão no ombro e quando me virei já levei uma cotovelada no peito. O agressor tinha um crachá de funcionário da casa noturna", diz.

Confira no UOL Notícias.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Morre Roberto Civita, presidente do conselho de administração do Grupo Abril

Morreu às 21h41 deste domingo, em São Paulo, aos 76 anos, o empresário Roberto Civita, devido à falência de múltiplos órgãos. Civita estava internado no Hospital Sírio-Libanês há três meses para a correção de um aneurisma abdominal. O velório acontece nesta segunda-feira, das 11h às 17h, no Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, São Paulo.

(...)

Ele assumiu a presidência do Grupo Abril em 1990, após a morte de seu pai, e, sob seu comando, diversificou os negócios da empresa, tornando-a um dos maiores conglomerados de comunicação da América Latina, com atuação nas áreas de mídia (revistas, conteúdo e serviços online, TV segmentada, e-commerce e database marketing), educação (livros didáticos e sistemas de ensino), gráfica, distribuição e logística. Atualmente, o Grupo Abril emprega mais de nove mil funcionários e em 2012 sua receita líquida foi de R$ 2,98 bilhões.


Confira o necrológio completo, da Agência Estadão, no Correio do Povo

A elegante resposta de Dilma e a verdade sobre boatos do Bolsa Família


Image

Elegante e firme, a resposta da presidenta Dilma Rousseff em relação aos boatos sobre o falso fim do programa Bolsa Família está à altura do cargo que ela ocupa. Nós não temos esse limite, essa injunção do cargo, e dizemos com todas letras aqui no blog o que foi aquela irresponsabilidade: sabotagem com objetivos políticos e eleitorais.

A boataria espalhada há uma semana provocou corrida bancária e tumulto em 13 Estados e levou 920 mil dos 13,5 milhões de famílias beneficiárias do programa a sacar R$ 152 milhões.  A presidenta Dilma afirmou que os boatos sobre o Bolsa levam o governo federal a aprimorar o sistema de fiscalização do benefício. "O que a gente pode tirar de bom disso? Ficar sempre mais atentos para essa possibilidade (de boatos), porque durante 10 anos nunca houve isso", afirmou a presidenta.

Vejam mais no blog do ZÉ DIRCEU

Um julgamento de ribalta não produz segurança jurídica

Passados meses do fim do espetáculo do julgamento do “mensalão”, fica cada vez mais evidente que o STF sucumbiu à mídia e acabou se tornando o protagonista de uma onda de comoção criada para uso político. Por Maria Inês Nassif

As outrora libertárias suecas adotaram um feminismo radical em que o pênis é um inimigo

Quer entender o que está acontecendo com Julian Assange, um dos maiores inovadores do jornalismo em toda a história, um titã da transparência e do combate a governos e corporações corruptas?

Leia Uma Breve História do Sexo Sueco — como a nação que nos deu o amor livre redefiniu o estupro e declarou guerra a Julian Assange. O autor é Oscar Swartz, um guru sueco de TI de 53 anos e um libertário em todas as esferas, da política ao sexo.

Torço para que alguma editora brasileira já esteja traduzindo. Meu exemplar comprei na Amazon, e comecei a ler depois de um simples clique para comprar e baixar o livro.

Swartz facilitou ao máximo nossa vida. Fez uma linha do tempo. Seu relato vai dos anos dourados do sexo na Suécia àquilo em que ela se transformou hoje – um inferno para os homens. 

Vejam mais no DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO

Aécio utiliza Folha para justificar atentado contra Novojornal

Após a publicação de denúncia da utilização indevida da PGR-MG para monitorar o Novojornal a serviço de Aécio, ele justificar-se em artigo na Folha

“Só mesmo em pleno Regime Militar as instituições da República foram utilizadas de maneira indevida para instaurar procedimentos investigatórios fundamentados na quebra da segurança Jurídica e das garantias individuais constitucionais, como vem ocorrendo em Minas Gerais. Novojornal, desde 2006 denuncia este fato e já havia sido vítima deste esquema em 2008, o que novamente ocorre, desta vez através da PGR-MG.

Chegou à redação do Novojornal, no início do mês de fevereiro deste ano, uma denúncia de que, desde o final do ano passado, através de uma representação do ex-procurador da república e advogado do senador Aécio Neves, Dr. João Batista de Oliveira Filho, que se encontrava em andamento na Polícia Federal sobre a classificação de “Sigiloso”, um procedimento investigatório contra o Novojornal e seu diretor responsável Marco Aurélio Carone.

Vejam mais em NOVOJORNAL

domingo, 26 de maio de 2013

Governo da Colômbia e Farc chegam a acordo sobre questão da terra

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste domingo que chegaram a um acordo sobre a questão da terra, primeiro ponto da agenda pactuada para os diálogos de paz que ocorrem em Cuba.

O acordo foi divulgado em um ato formal no Palácio de Convenções de Havana no qual estiveram presentes os negociadores do governo e da guerrilha, e representantes dos países fiadores do processo (Cuba e Noruega) e dos acompanhantes (Venezuela e Chile).


Notícia da EFE, disponível no UOL

Mulheres participam da Marcha das Vadias em Porto Alegre


Faixas, cartazes e seios à mostra marcam na tarde de domingo a segunda edição da Marcha das Vadias em Porto Alegre. O grupo de mulheres saiu do Monumento ao Expedicionário, noParque da Redenção. De acordo com a Brigada Militar, mais de três mil pessoas participaram da caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares. O movimento pede o fim da violência contra a mulher, a equiparação salarial e a legalização do aborto.
- Tivemos muitos avanços, como a Lei da Maria da Penha, mesmo que ela não proteja todas as mulheres. Mas ainda buscamos mais, como o fim do machismo - relata a publicitária Maria Fernanda, responsável pela Marcha na capital gaúcha. 

Marcha da Maconha reúne milhares de pessoas em Porto Alegre

A Marcha da Maconha transcorreu de maneira pacífica em Porto Alegre. A manifestação pela legalização da droga começou no Parque da Redenção às 16h30 e reuniu cerca de 5 mil pessoas. A polícia não acompanhou a caminhada, que terminou no Largo Zumbi dos Palmares, nem por isso foi esquecida pelos manifestantes e frequentemente era provocada."Ei, polícia, maconha é uma delícia", gritavam. Quando um ônibus da Brigada Militar passou pelo grupo, foi recebido com vaias.



Confira no blog da Rádio Gaúcha