sábado, 24 de abril de 2010

Campanha pela Memória e pela Verdade - José Mayer interpreta David Capistrano



Visto na Periferia do Império.

URL do vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=8iuME1ahNX4&feature=player_embedded

Serra tira os sapatos para os EUA

O presidenciável demotucano José Serra vai aos poucos soltando suas asinhas. Quando sua pré-candidatura foi oficializada, no início de abril, ele se fingiu de bonzinho. Evitando se confrontar com a alta popularidade do presidente Lula, afirmou que manteria o que há de positivo no atual governo e lançou o bordão adocicado “O Brasil pode mais” – que logo foi encampado pela TV Globo numa desastrada propaganda subliminar. Mas o “Serrinha paz e amor” não se sustenta. É pura estratégia eleitoral, coisa de marqueteiro esperto para embalar um produto falsificado.

Na semana passada, num evento com empresários de Minas Gerais, José Serra começou a fazer a demarcação dos projetos em disputa da eleição de outubro. Ele criticou o Plano de Aceleração do Crescimento, o que reforça a confissão à revista Veja do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, de que o PAC será extinto. Também afirmou que irá “rever o papel” do BNDES. O que chamou a atenção no seu discurso, porém, foi o ataque ao Mercosul. Para ele, o bloco regional “atrapalha as relações comerciais do Brasil”. O discurso deve ter agradado aos seus amos dos EUA.


Vejam o texto completo em NOVAE

Combinação explosiva

O que acontece quando juntamos a fraqueza da gravidade com a estranheza do vácuo? A resposta é um novo efeito físico descrito por dois brasileiros na ‘Physical Review Letters’.

Terça, 20 de abril, véspera de feriado. Final da tarde. Meu programa de correio eletrônico indica nova mensagem, com arquivo PDF anexo. Leio o breve resumo. Percebo de saída ser coisa grande na área de física. Ligo imediatamente para a pessoa que me enviou a dica. Ele corrobora minha impressão inicial.

Sim, é importante. Sérá publicado na prestigiosa Physical Review Letters.

São dois autores. Dois brasileiros: Daniel A. T. Vanzella e William C. C. Lima, ambos do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo. O artigo sai depois de amanhã.

Vanzella e Lima perceberam as consequências (inusitadas) de se juntar a fraqueza da gravidade com a estranheza do vácuo. Na opinião de especialistas, é um dos melhores resultados dos últimos tempos na interface entre gravitação e física quântica.

Vejam mais em CIÊNCIA HOJE

Jornal da Ciência - notícias recentes

CNPQ e Capes financiam projeto de pesquisa em ciencias humanas e sociais

Investimento será de R$ 8 milhões


Com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento do país, no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, mediante o financiamento de projetos de pesquisa com mérito científico, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançaram o Edital 02/2010, nessa terça-feira (20/4).


Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) debate política de defesa nacional

12ª edição do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (XII SIGE), acontece entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro

O evento, de âmbito internacional, tem por objetivo criar um ambiente adequado à troca de experiências entre representantes de setores da sociedade civil e militar que atuam nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, em particular naquelas de interesse da Defesa Nacional.

Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC



Os filhotes da ditadura


A TV Globo surgiu no auge da ditadura militar, quando assinou um acordo com a Time-Life para instaurar seu canal de televisao no Brasil, que rapidamente se tornou o órgão oficial da ditadura militar. Gozando do monopólio de fato e das graças do regime mais brutal que o país conheceu, fundado no terrorismo de Estado, conquistou a audiência que lhe permitiu consolidar-se economicamente.

Terminada a ditadura – contra as resistências da própria Globo -, a empresa foi pega em flagrante no caso da Proconsult, tentando fraudar a vitória de Brizola nas eleições para governador, em 1982, assim como tentou desconhecer a campanha das diretas e aquela pela derrubada do Collor (seu candidato). Revelava como não tinha mudado desde os tempos da ditadura.

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR-Blog do Emir

O EIXO DO MAL DO JORNALISMO


Durante muitos anos, a Rádio Jornal do Brasil – AM, do Rio, ficou conhecida pelo slogan “música e informação” , que consistia em, para cada sequência musical de três canções, um intervalo com as duas ou três notícias mais importantes do momento. De hora em hora um boletim de notícias de 5 minutos atualizava as últimas informações. E o carro-chefe da emissora, O Jornal do Brasil Informa, um noticiário completo com 15 minutos de duração, entrava em quatro edições diárias, 7:30, 12:30, 18:30 e 00:30.

Uma programação simples, onde entretenimento e informação conviviam harmoniosamente e em doses certas.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

(FOTOS) Honduras: Exigen restitución inmediata con vida de Oscar Flores, desaparecido por la policía

Exigimos la restitución inmediata con vida de oscar flores!!!! La policia Nacional Hondureña ha desaparecido a Oscar Flores

Según la información que logramos recoger, Oscar Flores hizo una última llamada desde su celular, denunciando que había sido secuestrado por la Policía. La llamada fue abruptamente interrumpida y fue imposible comunicarse nuevamente con él.

Las organizaciones de derechos humanos iniciaron de inmediato una búsqueda en todas las estaciones de la Policía, sin mayores resultados.

Oscar Flores ha participado en todas las movilizaciones organizadas por el FNRP, llevando una pancarta en la que va sumando los días de resistencia. Pocos días antes de las elecciones del pasado noviembre sufrió un intento de secuestro por parte de militares, del cual logró escapar.

Responsabilizamos al gobierno ilegitimo de Porfirio Lobo Sosa por la desaparición de Oscar, y exigimos su inmediata restitución con vida!!!


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

Registrados quase oito milhões e meio de eleitores cubanos

Havana, 23 abr (PL) Oito milhões 468 mil 144 cubanos estão convocados a participar nas eleições que elegerão os delegados às Assembleias Municipais do Poder Popular (governos locais) quando faltam hoje dois dias para esse exercício democrático.


A presidenta da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Ana María Mari, explicou que essa será a cifra oficial de eleitores no momento do começo das eleições passadas amanhã às 7:00 hora local.

Estes terão segundo turno no seguinte domingo 2 de maio naquelas circunscrições onde nenhum dos 34 mil 776 candidatos nominados obtenha mais do 50 por cento dos votos válidos emitidos.

Dessa pedreira sairão os 15 mil 93 delegados à referida instância, que depois de ser selecionados nas urnas permanecerão em seus cargos durante dois anos e meio sem receber remuneração alguma.

Vejam mais em PRENSA LATINA-Agência Informativa Latinoamericana

Jovens venezuelanos solicitam ajuda dos EEUU para derrotar Chávez

A Venezuela celebrou o início de seu bicentenário nesta segunda, 19 de abril, com atos comemorativos por todo o país, com a presença de varios mandatarios da América Latina. Simultaneamente, jovens venezuelanos, opositores do Presidente Hugo Chávez, andavam pelo mundo pedindo uma intervenção estrangeira em seu país para derrotar seu governo.

Em Jacarta, Indonésia, estudantes venezuelanos de extrema direita participaram da Sexta Assembléia do Movimento Mundial pela Democracia, uma organização criada pela National Endowment for Democracy (NED), entidade governamental dos Estados Unidos que recebe seu financiamento do Departamento de Estado. O Movimento Mundial para a Democracia (WMD) foi estabelecido como um mecanismo de agrupar varias organizações internacionais que compartilham a agenda de Washington para promover mudanças de regimes em paises considerados inconvenientes para os interesses imperiais.


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Caso de atleta nos EUA levanta polêmica sobre culpa na transmissão do HIV

á não se ouve mais tanta coisa sobre a Aids nos Estados Unidos. As poucas manchetes são reservadas para relatos do mundo em desenvolvimento, onde os jovens morrendo ainda têm apelo de partir o coração.

Mas a Aids persiste bem aqui nos Estados Unidos: nossas clínicas estão explodindo de pacientes e novos casos aparecem diariamente. Um milhão de histórias não são contadas, mas elas não são as tragédias gregas com as quais nos acostumamos.


Uma interessante narrativa sobre o HIV, a AIDS e os Estados Unidos, do The New York Times, no UOL Ciência e Saúde.

Sobe para 58 o número de mortos em atentados antixiitas em Bagdá

Pelo menos 58 pessoas morreram e 118 ficaram feridas em uma série de atentados antixiitas realizados nesta sexta-feira (23) em Bagdá, capital do Iraque, num momento em que o país amplia sua luta contra a Al Qaeda.

Dois atentados com carro-bomba contra uma instalação do movimento radical sadrista e um mercado em Sadr city, um bairro xiita pobre do norte da capital, deixaram 39 mortos e 56 feridos.

(...)

Um combate entre a Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf) e insurgentes ontem à noite na província oriental de Lagar resultou na morte de dois soldados norte-americanos e cinco talibãs, informou hoje a força da Otan.

Confira o texto completo no UOL Notícias.

Comissão da Verdade é criada em Honduras em meio a críticas da resistência


A recém criada Comissão de Verdade e Reconciliação em Honduras já provoca um intenso debate no país centro-americano, cenário de um golpe de Estado que destituiu o presidente Manuel Zelaya em junho de 2009. O impasse reside sobre uma das cláusulas da iniciativa: todos os documentados coletados na investigação deverão permanecer sob segredo por 10 anos.

Instituída na terça-feira (13/4) por meio de decreto assinado pelo presidente Porfirio Lobo, a comissão será formalmente instalada em 4 de maio. O objetivo, segundo revela um trecho do documento, é o de esclarecer "os acontecimentos antes, durante e após o dia 28 de junho de 2009", a fim de identificar as ações que levaram à crise que atualmente divide a sociedade hondurenha.

Continua no Operamundi.


Candidato verde à presidência na Colômbia se consolida na segunda posição, diz pesquisa



O ex-prefeito de Bogotá e candidato do opositor Partido Verde à presidência da Colômbia, Antanas Mockus, chegou a 27,1% das intenções de voto e se consolidou na segunda colocação para o pleito de 30 de maio, de acordo com pesquisa divulgada hoje (22/4).

O levantamento da Universidade de Medellín indica também que o postulante governista do Partido Social da Unidade Nacional, Juan Manuel Santos, se mantém na liderança com 34,4% das preferências.


Confira o texto completo no Operamundi.

Outro texto do Operamundi sobre as eleições colombianas aqui.


Explosões e três mortes agravam crise política na Tailândia

Três pessoas morreram nesta quinta-feira em uma série de explosões na capital tailandesa, Bangcoc, agravando a crise política que vive o país.

Pelo menos cinco granadas foram detonadas perto de onde soldados armados se concentram para conter os manifestantes oposicionistas da UDD (Frente Unida pela Democracia contra a Ditadura, na sigla em tailandês), apelidados de "camisas vermelhas".

O governo afirma que os oposicionistas lançaram as granadas, mas os "camisas vermelhas" negaram a acusação.

Continua na BBC Brasil.

Governo acata decisão da OEA e vai indenizar membros do MST por grampo ilegal


A decisão do tribunal da OEA (Organização dos Estados Americanos) é de julho de 2009, mas foi só nesta quinta-feira (22/4) que o Diário Oficial da União publicou decreto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aceitando decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos, diz que o governo vai pagar indenização a cinco membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que tiveram ligações telefônicas grampeadas ilegalmente.

(...)

O caso dos integrantes do MST ocorreu em maio de 1999, na cidade de Querência do Norte, no Paraná. O então major Waldir Copetti Neves, oficial da Polícia Militar do Paraná, solicitou à juíza Elisabeth Khater, da comarca de Loanda, noroeste do estado, autorização para grampear linhas telefônicas de cooperativas de trabalhadores ligadas ao MST. A juíza autorizou a escuta e não notificou o Ministério Público.

O pedido de interceptação foi feito pela Polícia Militar, o que tornou a ação ilegal, já que, de acordo com a legislação, apenas a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Ministério Público podem solicitar a quebra de sigilo telefônico.


Confira no Operamundi.

Quem tem medo do Ministério Público?

Em reação a essa inovação, está tramitando no Congresso Nacional um projeto de lei visando a intimidar o Ministério Público, pretendendo que, sob ameaça de punição pelo estrito cumprimento do dever constitucional, os membros da instituição não atuem com muito rigor e sejam condescendentes com os corruptos. Com efeito, foi proposto um projeto de lei que, pelos antecedentes de seu autor, já se sabe que está muito longe de ter objetivos moralizadores ou de resguardo do interesse público. De fato, o proponente é o deputado paulista Paulo Maluf (PP) que, quando prefeito de São Paulo, cometeu tantos e tais abusos que a imprensa o consagrou como corrupto notório.

(...)

Por tudo isso, causa estranheza o tratamento que vem sendo dado ao assunto nos últimos dias pelo jornal O Estado de S.Paulo. Com efeito, esse jornal foi sempre dos mais veementes na denúncia da corrupção no governo Maluf e na afirmação de Paulo Maluf como "corrupto notório". No entanto, em editorial do dia 12 de abril, investe contra o Ministério Público e proclama, com evidente satisfação, que a instituição, que já tem sido objeto de restrições no Legislativo, poderá sofrer "outro baque, que é a aprovação, dada como certa, do projeto do deputado Paulo Maluf, que pune membros da corporação que agirem com má-fé, buscando promoção pessoal ou visando objetivo político".


Confira o texto completo, de Dalmo de Abreu Dallari, no Observatório da Imprensa.

O Spaghetti Western e a Revolução

ERA UMA VEZ A REVOLUÇÃO

Um dos gêneros cinematográficos que mais falou da revolução para plateias amplas foi o western italiano. Poucos, hoje, sabem disso.

Nascido em meados da década de 1960, o spaghetti-western foi também muito caro para a minha geração noutro aspecto: lavou a alma de todos que gostávamos dos bangue-bangues, mas não da caretice dos estadunidenses.

Teve surpreendente sucesso nas bilheterias: O Dólar Furado (1), p. ex., chegou a ficar em cartaz durante cerca de um ano num cinema de São Paulo. Isto se deveu não só a ter ocupado um espaço vazio, já que os norte-americanos haviam deixado de fazer westerns, como também a haver trazido um novo enfoque e uma nova moldura para o gênero. Leia o artigo no blog Náufrago da utopia, de Celso Lungaretti.

A Idade Mendes

No fim das contas, a função primordial do ministro Gilmar Mendes à frente do Supremo Tribunal Federal foi a de produzir noticiário e manchetes para a falange conservadora que tomou conta de grande parte dos veículos de comunicação do Brasil. De forma premeditada e com muita astúcia, Mendes conseguiu fazer com que a velha mídia nacional gravitasse em torno dele, apenas com a promessa de intervir, como de fato interveio, nas ações de governo que ameaçavam a rotina, o conforto e as atividades empresariais da nossa elite colonial. Nesse aspecto, os dois habeas corpus concedidos ao banqueiro Daniel Dantas, flagrado no mesmo crime que manteve o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda no cárcere por 60 dias, foram nada mais que um cartão de visitas. Mais relevante do que tudo foi a capacidade de Gilmar Mendes fixar na pauta e nos editoriais da velha mídia a tese quase infantil da existência de um Estado policialesco levado a cabo pela Polícia Federal e, com isso, justificar, dali para frente, a mais temerária das gestões da Suprema Corte do País desde sua criação, há mais cem anos. Leia mais no blog Brasília, eu vi.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mãe e filha são expulsas da Disney por se vestirem como princesas

A inglesa Natasha Narula, de 35 anos, bem que tentou dar um dia de princesa para sua filha, Drew, 8, mas foi impedida de realizar o sonho da jovem em visita ao parque da Disney em Paris.

Mãe e filha compraram fantasias de princesa para festejar o aniversário de Natasha por três dias no parque francês.

Assim que entraram na Disney, a alegria durou menos de uma hora. A dupla foi parada por seguranças, que pediram que Natasha e Drew voltassem para o hotel e trocassem suas roupas.

Mais, e fotos, no G1.


Grupo ameaça criadores do South Park por mostrarem Maomé em episódio

Um grupo islâmico baseado nos EUA disse em seu site que os criadores do desenho animado South Park podem sofrer represálias por mostrarem o profeta Maomé com uma fantasia de urso em episódio recente.

Apesar da habitual irreverência com temas polêmicos, os criadores do programa, Matt Stone e Trey Parker decidiram censurar o episódio, colocando o papai noel com fantasia de urso, emitindo um bipe quando as palavras profeta Maomé foram ditas e mostrando, na mesma cena, a palavra "censurado", informou o jornal britânico "The Guardian".


Continua no Folha Online.


Conferência de Cochabamba: Soluções de países ricos não resolvem mudança climática e prejudicam mais pobres

As soluções propostas pelos países ricos para combater o aquecimento global, como os mecanismos de comércio de cotas de emissão de carbono, são paliativas e vão prejudicar as nações mais pobres, segundo cientistas reunidos na Conferência Mundial dos Povos para a Mudança Climática, em Cochabamba, na Bolívia. A ciência do clima ocupou o centro de metade dos painéis realizados no primeiro dia do evento, na terça-feira (20/4).

Continua no Operamundi.

Quilombo de Palmas cercado pelos ruralistas

A Comunidade do Quilombo de Palmas, na região de Bagé/RS, está sofrendo pressão de fazendeiros, que estão em vigília na entrada do quilombo há 15 dias. Representantes do Movimento Negro denunciaram ao Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa RS, ao Ministério Público Federal e Estadual, além de outros órgãos, esta presença ostensiva em via pública gerando constrangimentos e impedindo, inclusive, a entrada do INCRA para a realização do trabalho de demarcação da área.

Leia mais AQUI.

A invasão do site do PT e a nova era da comunicação

Numa época de tantas novidades, em que a interação das pessoas tem se dado em grande parte pela Internet, o jogo político também tende ser cada vez mais “virtualizado”. Frequentemente tenho falado - em debates, entrevistas e conversas – sobre os benefícios desta nova era da comunicação, porém toda mudança vem acompanhada de demandas altamente necessárias.

Com a recente invasão do site do PT Nacional, em meio ao boom de ações do Partido nas redes sociais on-line, uma coisa me chamou a atenção: a banalização das relações sociais e políticas na Internet. É o mesmo que alguém chegar e colocar fogo em um comitê, sede de Partido, carros e demais estruturas políticas físicas.

O compromisso do PT e de todos os militantes deve ser o contrário desta política suja que alguns vêem desempenhando na Internet. Em nossa “guerra” virtual não há ataques aos nossos adversários e sim a desmistificação de mentiras e ações desenvolvidas por eles.

A Internet deve ser um local de paz, liberdade, encontros e troca de informações. Estimulamos nossos militantes a se comportarem na WEB 2.0 como nos comportamos em nossa casa, nosso trabalhos etc, ou seja, com educação e politização.

Vejam o texto completo no PORTAL DO PT-PARTIDO DOS TRABALHADORES

Charge do Tomy


Vejam em REBELIÓN.ORG

Nuestra experiencia en Cuba

Del 27 de febrero al 6 de marzo de este año un grupo de alumnos de la Facultad de Ciencias Políticas y Sociología de la Universidad Complutense de Madrid realizamos un viaje de una semana a Cuba

Decidimos hacer este viaje con la esperanza de observar con nuestros propios ojos y aprender cómo se vive en Cuba. Queríamos hacer un viaje completamente distinto de los que suelen hacer otros estudiantes, puesto que, como analistas que queremos ser en un futuro, necesitábamos observar y aclarar la realidad de este país, bastante difuminada debido al minucioso trabajo llevado acabo por los medios de comunicación que, en su afán por aislar a la República caribeña, vierten constantemente mentiras y calumnias sobre Cuba. Nuestra estancia en la isla ha supuesto una experiencia inolvidable, tanto a nivel personal (dónde cada uno hará sus reflexiones y llegará a las debidas conclusiones que le sirva para formarse como politólogo y cómo persona) y a nivel colectivo (que es el enfoque del que tratará este ensayo, mediante un análisis con conclusiones generales sobre nuestras experiencias e impresiones acontecidas durante nuestra semana allá).



Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Serra quer fim do Mercosul e promete desmontar legado de Lula

O pré-candidato tucano à presidência da República, José Serra (PSDB) saiu do armário esta semana em Minas Gerais e, durante encontro com empresários prometeu desmontar o legado de Lula. O candidato do conservadorismo nativo afirmou o seguinte:

a) o PAC não existe –‘é uma lista de obras’-- logo, não será continuado;

b) todos os contratos federais assinados durante o governo Lula serão revistos, logo, vai paralisar o Estado e o país;

c) o Mercosul só atrapalha; logo, vai desmontar a política externa que mudou a inserção subordinada e dependente do país herdada de FHC;

d) criticou a Funasa atual, logo, vai repetir o que fez quando foi ministro da Saúde de FHC, entre 1998 a 2002. E o que fez condensa em ponto pequeno o que promete agora repetir em escala amplificada, se for eleito.

Vejam mais em CARTA MAIOR

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Stop ACTA


Se você ainda não sabe o que é o ACTA, esta mais do que na hora de saber e de saber quais as implicações dele no seu dia a dia, para isto estamos convocando uma blogagem coletiva neste dia 21/04/10, no mesmo dia em que o texto secreto do ACTA será disponibilizado ao público.

O Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA, em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement) é um tratado comercial internacional que está sendo negociado, com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para o cumprimento da legislação de propriedade intelectual, entre os países participantes. De acordo com seus proponentes, como resposta “ao aumento da circulação global de bens falsificados e da pirataria de obras protegidas por direitos autorais”.

Continue a leitura no blog Mega Não.

Marcadores: #stopacta, #noacta, #actano,

terça-feira, 20 de abril de 2010

Honduras: seguidores de Zelaya bloqueiam estradas e pedem Constituinte

Milhares de seguidores do ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, deposto por um golpe de Estado em 2009, bloquearam nesta terça-feira estradas de diferentes partes do país, para exigir a convocação de uma Assembleia Constituinte.

Nos arredores da capital, Tegucigalpa, cerca de 3 mil pessoas, em maioria membros da "zelayista" Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), bloquearam as estradas em direção ao sul do país, na localidade de Germania, pedindo que a população assine uma declaração a favor da formação de uma Assembleia Constituinte.

Ex-ditador argentino é condenado a 25 anos por torturas e sequestro


O último ditador argentino, Reynaldo Bignone (1982-1983), de 82 anos, foi condenado nesta terça-feira (20) a 25 anos de prisão por torturas e sequestros. Bignone é acusado pelos crimes de privação ilegal de liberdade e de aplicação de torturas a prisioneiros políticos, entre outros delitos, cometidos no Campo de Mayo, principal centro de detenção clandestino do regime militar.

Confira no UOL Notícias.

Ativista norte-americana Dorothy Height morre aos 98




A ativista norte-americana de direitos civis Dorothy Height, presidente do Conselho Nacional das Mulheres Negras, morreu na terça-feira em Washington, aos 98 anos.

Assistente social de formação, Height começou a militar pelos direitos civis e a igualdade de gênero na década de 1930, atuando para evitar linchamentos, proibir a segregação nas Forças Armadas dos EUA, reformar o processo penal e promover o livre acesso a acomodações públicas no país.

Ela morreu de causas naturais no Hospital Universitário Howard, segundo uma porta-voz da clínica.


A notícia, da Reuters, está disponível no UOL.

Foto originária do Flickr.


Marcadores: "Dorothy Height"

Venezuela celebra bicentenário da independência

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, celebrou nesta segunda-feira o bicentenário da independência do país com uma série de eventos na capital, Caracas.

A comemoração teve início diante do túmulo de Simón Bolívar, onde Chávez depositou flores no Panteão Nacional, incluiu uma grande parada militar e civil, com diferentes grupos da sociedade venezuelana como estudantes, indígenas e esportistas, e terminará com uma cúpula extraordinária da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba).

Também participaram das celebrações o líder cubano, Raúl Castro, a presidente da Argentina, Cristina Kircher, da Bolívia, Evo Morales, da Nicarágua, Daniel Ortega, e da República Dominicana, Leonel Fernández.

Continua na BBC Brasil.


Marcadores: "independência", "independência da América Latina"


Americanos querem restabelecimento das relações com Cuba



Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (19/4) indicou que a maioria dos americanos deseja que Washington restabeleça as relações diplomáticas com Cuba e permita que as empresas deste país realizem operações na ilha.

A pesquisa realizada pelo grupo Cuba Business Bureau/ Insider Advantage (CBB) indicou que o apoio ao restabelecimento dos vínculos com o Governo de Havana é de 58%.

Conforme os dados, 33% dos consultados expressaram que se opõe à medida e 9% assinalaram que não tem opinião formada sobre o problema.

Continua no Operamundi.


Em Madrid foi denunciada a existência de aproximadamente mil presos politicos no Estado espanhol

Umas vinte mil pessoas, segundo os organizadores, desfilaram no sábado passado em Madrid reivindicando a Terceira República.

Para a mídia oficial não houve manifestação, com algumas excessões como a agência EFE que a resenhou para subestima-la, citando a presença de centenas de pessoas e tergiversando as cifras facilitadas pelos grupos que convocaram a marcha. A atitude servil da mídia - inclusive o "progressista" diaŕio Público - como era de se esperar, a ninguém deve surpreender.

Vejam mais em LA HAINE.ORG

A esperança e o preconceito: as três batalhas de 2010

Simone de Beauvoir disse que "a ideologia da direita é o medo". O medo foi o grande adversário de todas as campanhas de Lula. Desta vez, o fato de Lula ser governo desfaz grande parte das ameaças que antes insuflavam o temor entre os setores populares. O grande adversário dessa campanha não é mais o medo; tampouco é Serra, candidato de poucas alianças, sem programa e que esconde seu oposicionismo no armário. O grande adversário são os que estão por trás do tucanato e o utilizam como recurso político de uma guerra elitista, preconceituosa, autoritária e desigual. O artigo é de Arlete Sampaio.

Serra é o anti-Lula e não o pós-Lula


[Altamiro Borges] A estratégia está na rua, nas capas do grandes jornais, nas comunidades apócrifas, nos ataques covardes na Internet. O "anjo" Serra decidiu se transvestir de “pós-Lula” para que possamos esquecer todas as suas maldades do passado. O que nos resta é desconstruir esta farsa. Isto que vai significar avançar ou retroceder como nação.


Vejam mais em NOVAE

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dilma Rousseff defende software livre e Marco Civil em lançamento de blog

O blog da pré-candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff , foi lançado nesta segunda-feira (19/4), por meio transmissão ao vivo viastreaming, com a presença de Dilma.

Mediada pelo coordenador de sua campanha na web, Marcelo Branco, e pela jornalista Helena Chagas, a sessão contou com perguntas enviadas pelos internautas - em vídeo - sobre assuntos diversos, como política para mulheres, educação, questões sociais e internet.

Neste quesito, Dilma afirmou que as "redes sociais são instrumentos fundamentais para propiciar a participação política" e que o diálogo na rede é saudável para a democracia.


Continue lendo no IDGNow!

Oi se oferece para universalizar banda larga. Por R$ 27 bilhões

Governo: Dona Oi, tô querendo levar banda larga mais barata pra todo mundo. Ia colocar a Telebrás pra cuidar disso, mas dá um trabalho danado... Dona Oi: O senhor se preocupa não, senhor governo. Eu faço o silviço pro senhor. Governo: Ufa! Dona Oi: Mas ó. Não é muito barato não. Somando as diárias, mais os 3 pedreiros, dá 27 BILHÕES DE REAIS.Governo: Mas aí nesse preço a internet fica de graça pra todo mundo, né? Dona Oi: Fica não. Fica R$ 35 por cabeça. Governo: Mas você já cobra R$ 40! Dona Oi: Sem chorar. Vai querer que eu faça o serviço ou não?

Pois é. Continue lendo no Gizmodo Brasil.

Número de mortos por terremoto chega a quase 2 mil na China

O número oficial de mortos do terremoto que atingiu uma região remota tibetana, na semana passada, chegou a 1.944 nesta segunda-feira, mas equipes de resgate socorreram mais dois sobreviventes que ficaram soterrados sob os escombros durante mais de 100 horas.

Outras 216 pessoas estão na lista de desaparecidos depois que o tremor atingiu a região na quarta-feira, informou a agência oficial de notícias Xinhua. As operações de resgate na cidade destruída de Gyegu, município de Yushu, na província de Qinghai, estão sendo reduzidas para concentrar os esforços na distribuição de assistência humanitária.


Confira a notícia completa, da Reuters, no UOL.

Bush promove guerra online contra Venezuela, Cuba, Irã e Rússia



Enquanto no próximo dia 19 de abril começa a celebração do bicentenário da independência na Venezuela, nos Estados Unidos essa data será utilizada para coordenar estratégias de guerra cibernética contra a Venezuela, Cuba, o Irã, a Rússia, a China e a Síria.

O Instituto George W. Bush e a organização estadunidense Freedom House convocaram um encontro de "ativistas pela liberdade e pelos direitos humanos" e de "especialistas em Internet", para analisar o "movimento global de ciberdissidentes".

Participarão do encontro, que se realizará dia 19 de abril em Dallas (Texas), Rodrigo Diamanti, da organização Futuro Presente, da Venezuela; Arash Kamangir, do Irã; Oleg Koslovsky, da Rússia; Ernesto Hernández Busto, de Cuba; Isaac Mao, da China; e Ahed Alhendi, da Síria. (...)


Continue lendo no Operamundi.

Marcadores: "NED"


Em Bagé: conflito que se desenha por área de quilombolas deflagra mais do que o aparente

(...)Por já 13 dias, aqueles ruralistas estariam fazendo barricadas em via pública, impedido o trabalho de um órgão federal como o INCRA, constrangido não só trabalho da Procuradoria do MPF, mas a vida de todas aquelas pessoas que passam por ali, amigos, parentes ou simplesmente passantes, e absolutamente nada foi feito no sentido de se resolver a situação.
Fossem os "times" trocados, fosse o movimento social no lugar dos ruralistas e certamente, no primeiro dia, até helicópteros da Brigada Militar estariam sobrevoando o local - esta era a visão unânime de todas as lideranças presentes na reunião.


- clique aqui para ler a íntegra no site da Catarse

CONFERENCIA CLIMÁTICA MUNDIAL ALTERNATIVA EN BOLIVIA

La convocatoria de Evo fue un éxito

El cónclave tiene miles de inscriptos de todo el mundo. Piden que los países ricos paguen el desastre originado por la emisión de gases, entre otros puntos.

Leia em Crítica Digital.

O Griô é um caminhante, cantador, poeta, contador de histórias, genealogista, mediador político. Negro.


- confira matéria no site da Catarse, clique aqui

Comprovada fraude no Datafolha: plano amostral apresentado ao TSE foi fraudado


Ao registrar sua pesquisa de março no TSE (protocolo 6617/2010) o Datafolha apresentou informações falsas, que não corresponderam à verdade.

Informou à Justiça Eleitoral:

Plano Amostral:


"... Os dados utilizados para definição e seleção da amostra são baseados no IBGE (censo 2000 e estimativas 2009)..."

Não foi isso que foi feito.


Vejam mais no blog Os Amigos do Presidente Lula