sexta-feira, 24 de maio de 2013

Brasil e África mantêm cooperação não opressiva, afirma Dilma


A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (24) que as relações entre Brasil e África são baseadas em uma cooperação de vantagens mútuas e valores compartilhados. A presidente chegou no início desta tarde a Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar das comemorações dos 50 anos da União Africana. A presidente não quis comentar assuntos da agenda nacional, como a indicação de Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal (STF).
"Eu acho uma deferência o Brasil ter sido convidado para falar em nome da nossa região nesse Jubileu de Ouro (da União Africana). Eu acho que (isso) reflete o fato e o reconhecimento da importância que o Brasil atribui à África", afirmou a presidente, ao chegar ao hotel onde está hospedada, depois de se encontrar com o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn. Segundo Dilma, Brasil e África mantêm uma cooperação "que não seja opressiva, que seja baseada em vantagens mútuas e valores compartilhados".

Conselho Federal de Medicina propõe alternativa à 'importação' de médicos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) lança uma última cartada para tentar convencer o governo a desistir do plano de recrutar médicos estrangeiros para trabalhar em áreas consideradas prioritárias. O documento propõe uma estratégia alternativa, com alterações no Programa de Valorização de Atenção Básica, o Provab, o que traria mais atrativos para médicos formados no Brasil a trabalhar nesses locais. 
A proposta condiciona a abertura de vagas à instalação de infraestrutura adequada, oferta de insumos, equipamentos de diagnóstico e terapias. A proposta sugere que profissionais recrutados tenham vínculo contratual com o Ministério da Saúde, uma jornada de 40 horas semanais; direito a licença-maternidade e auxílio-doença, férias e aviso prévio de desligamento de 30 dias. 
O Provab foi criado em 2011 para tentar atrair médicos para áreas consideradas de difícil provimento: periferias de grandes cidades e postos em municípios afastados. Na edição deste ano, dos 13 mil profissionais solicitados pelas prefeituras, 3.800 assinaram contrato, o equivalente a 29% das vagas abertas. No documento o CFM diz ser essencial que médicos recrutados no exterior sejam submetidos ao Revalida, um exame para validação do diploma, e um teste de fluência em português.


Notícia do IG.  Destaque do editor do blog.

O alerta do Bolsa Família: quem sabe faz a hora

 



Uma dimensão negligenciada do boato sobre a extinção do Bolsa Família foi a mobilização instantânea de 900 mil pessoas, detentoras do benefício em 13 estados.

O alarme falso, de natureza e origem ainda indefinidas, foi orquestrado, sobretudo, no Norte e Nordeste do país.

Mais de R$ 150 milhões em benefícios seriam sacados nessas regiões.

Tudo em 48 horas; num fim de semana.

O valor significativo mereceu destaque.

As suspeitas quanto à origem da mentira produziram vapor.

Mas o potencial político da mobilização de dezenas de milhares de pessoas tocadas pela ameaça a um direito adquirido, persistiu na sombra.

Não deveria. 

Vejam mais no BLOG DAS FRASES-CARTA MAIOR

"Devemos agradecer aos comunistas por resgatar a arte do balé"

Acompanhando temporada no Brasil, vice-diretor do Balé Nacional da Rússia explica por que os russos ainda são os melhores bailarinos do mundo e denuncia a “tragédia” das companhias particulares de balé.

Alex Solnik, especial para Gazeta Russa

Vladímir Viatkin/RIA Nóvosti
"Lago dos Cisnes", de Piotr Tchaikovsky
"Lago dos Cisnes", de Piotr Tchaikovsky, será apresentado em pelo menos 19 cidades brasileiras até 19 de junho 

Sucesso de público e de crítica, o Balé Nacional da Rússia está realizando a sua maior temporada no Brasil, iniciada no último dia 11 de maio, em Brasília. Até o último dia de apresentação, que acontecerá em 19 de junho na cidade de Joinville, o grupo percorrerá 20 cidades de todas as regiões brasileiras.

Poucos acreditaram quando o cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Mikhail Troiânski, plantou as primeiras sementes. Nas cidades de Brasília, São Luís, Recife e Olinda, onde já foram apresentados “O Lago dos Cisnes”, de Piotr Tchaikovsky, e “Giselle”, de Adolphe Adam, os espetáculos foram aplaudidos de pé pelo público brasileiro, que lotou as salas de espetáculo.  


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Povo russo condena Gorbachev e Yeltsin, e aprova Lênin e Stalin

Lênin: 55% dos russos aprovam seu governo, quase 90 anos depois.

 Uma pesquisa realizada na Rússia, divulgada nesta terça-feira (22) pelo Instituto Levada Center, de Moscou, revela algumas coisas importantes na memória histórica do povo russo.

Por José Carlos Ruy


A primeira delas é a valorização dos governantes russos que, ao longo do século 20, defenderam a nação; a outra é a alta aprovação dos governantes comunistas; finalmente, transparece a condenação e o repúdio daqueles que traíram a Pátria e o socialismo.

Os números são expressivos. O tzar Nicolau, que governou até a revolução russa de 1917 e conduziu o país durante duas guerras de grande envergadura (a guerra russo-japonesa de 1905 e a Primeira Guerra Mundial), foi visto de maneira positiva por 48% dos entrevistados, mesmo depois de 95 anos do fim de seu reinado.  


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dilma indica Luís Roberto Barroso para ser o novo ministro do STF


A presidente Dilma Rousseff escolheu Luís Roberto Barroso para ser o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O advogado substituirá Carlos Ayres Britto, que deixou a Corte em novembro do ano passado, após sua aposentadoria. O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta quinta-feira (23). 
 
Como antecipou Terra Magazine, Barroso era o favorito de uma lista final de três nomes. A indicação será publicada no Diário Oficial, mas o nome ainda precisará ser aprovado pelo Senado, após sabatina. 
 
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é mestre pela Yale, nos EUA, e doutor pela UERJ, o novo ministro do STF é professor titular de Direito Constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação da UERJ e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e sócio de um grande escritório de advocacia, que leva seu nome.


Leia mais no Terra Magazine.

EUA admitem que drones mataram quatro norte-americanos

O governo dos Estados Unidos admitiu formalmente que seus ataques com drones (aviões não-tripulados) no Iêmen e no Paquistão mataram ao menos quatro norte-americanos. Em documento divulgado nesta quarta-feira (22/05) pelo jornal The New York Times, o procurador-geral Eric H. Holder Jr assume a responsabilidade pela morte do clérigo muçulmano Anwar al-Awlaki, em setembro de 2011.


Leia mais no Opera Mundi.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Robô lunar soviético volta a fazer ciência depois de 43 anos

O Lunokhod-1, o primeiro robô espacial controlado remotamente, enviado pelos soviéticos à Lua em 1970, "falou" novamente - ou, pelo menos, repetiu o que recebeu.


Confira no Inovação Tecnológica.

Repressão começou antes da luta armada, reforça Comissão da Verdade

Em evento de balanço, CNV revelou documentos que comprovariam que a tortura era praticada pelo regime militar desde seu início, antes de existirem as organizações armadas de oposição; que ministros tinham o comando direto do aparato de repressão; e que a Marinha ocultou da presidência da República, já no período democrático, as informações que tinha sobre mortos pela repressão.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Mercado reage diferente com empregos nos EUA e no Brasil

Em abril foram criados 196 mil empregos no Brasil contra 165 mil nos Estados Unidos  

Mauricio Athayde
A reação do “mercado” surpreende pela capacidade de conduzir as informações de acordo com seus interesses, interpretando indicadores econômicos a seu bel-prazer e conveniência. A prova disso são os números de criação de emprego nos Estados Unidos no mês de abril, que ficou em 165 mil novos postos de trabalho, baixando um pouco a taxa de desemprego para 7,5%. A informação foi motivo de comemoração, com bolsas subindo, declarações animadas de investidores, economistas e lobistas. No Brasil, no mesmo período, foram criados cerca de 196 mil novos postos de trabalho, aproximadamente 16% a mais do que nos Estados Unidos, e, surpreendentemente, o mercado reclama. Nossa taxa de desemprego está em absurdos 5,7%. 

Vejam mais no JORNAL DO BRASIL

Uma Escola de Defesa para a América do Sul

Um encontro no Equador, dia 5 de maio, apresentou uma proposta histórica: a criação de uma Escola de Defesa Sul-americana. Ela se contrapõe à célebre Escola das Américas, que, com sede no Panamá, serviu à conspiração golpista contra governos democraticamente eleitos, e para o treinamento de repressores por oficiais do Exército dos EUA.

Discretamente, como convém, estreita-se a cooperação de defesa sul - americana. Anteontem, em Lima, no Peru, reuniram-se os vice-ministros de 12 países, entre eles o Brasil, no âmbito do Conselho de Defesa da América do Sul, para discutir a cooperação, com ênfase na transparência no processo de aquisição de armamentos, e em monitoramento conjunto da situação continental.

Em Quito, no Equador, no dia 5 de maio, já ocorrera outro encontro, para a discussão de uma proposta histórica: a criação de uma Escola de Defesa Sul-americana. Ela se contrapõe à célebre Escola das Américas, que, com sede no Panamá, serviu, durante muitos anos, à conspiração golpista contra governos democraticamente eleitos, e para o treinamento de repressores por oficiais do Exército norte-americano. 

Vejam mais em CARTA MAIOR

Filme palestino é aplaudido de pé por cinco minutos em Cannes

A tensão sofrida pelos palestinos sob ocupação de Israel tomou conta das telas em Cannes nesta segunda-feira. Uma história de amor e traição foi aplaudida de pé por cinco minutos após o fim da sessão. "Omar" foi exibido na categoria "Certain Regard", com obras provocativas de diretores emergentes.


Leia no Correio do Povo.

Lula governou o Brasil com inteligência para não alarmar o império e receber seus golpes

Pedro Echeverría V.

1. Luiz Inácio Lula da Silva -ex-presidente do Brasil- converteu-se em figura internacional. Diz o jornal La Jornada depois de entrevistá-lo: "é um ser prático, intuitivo, que busca a resolução concreta dos problemas. Foi em boa medida graças a essa capacidade, que se desenvolveu no Brasil um complexo processo de articulação política que tornou possível a prioridade do social e a promoção de políticas igualitárias, a soberania externa e a recuperação do papel ativo do Estado na construção dos direitos dos cidadãos". No entanto, Lula teve que enfrentar as direitas e esquerdas no Brasil e no mundo pela força que teve em seu mandato. Não debochar de seu governo, nem tampouco bajulá-lo, assim pode trabalhar mais para o povo.  

Vejam uma tradução livre completa em NEBULOSA.DE.ORION

Informe sobre a tortura no Estado espanhol no ano 2012: 851 pessoas afetadas

Os soldados do exército espanhol torturaram prisioneiros no Iraque. Nada justifica estas ações. 

A Coordenadora para a Prevenção e Denúncia da Tortura (CPDT) é uma plataforma integrada por organizações que lutam contra a tortura e em defesa dos Direitos Humanos, agrupadas com o objetivo principal de velar pela aplicação e o seguimento dos mecanismos internacionais de prevenção da tortura no Estado espanhol. 
 
O informe desvela que continuam as mortes sob custódia nos cárceres do Estado espanhol, sabe-se que quatro presos foram mortos nos cárceres da província de Álava, de Nanclares e Zaballa, no último ano.    
  

Vejam uma tradução livre completa em NEBULOSA.DE.ORION

Em 2012, mais de 150 jornalistas foram agredidos na Colômbia

periodismo

Em 2012 registraram-se 158 agressões contra jornalistas na Colômbia, o número mais alto dos últimos quatro anos, segundo dados difundidos pela Fundação para a Liberdade de Imprensa.

Até agora, desde o início de 2013, oito repórteres foram objetos de ameaças no departamento nortista de Valledupar.

A ele se une o atentado de 1° de maio contra o jornalista da revista Semana, Ricardo Calderón, que investiga as irregularidades existentes no cárcere de 
Tolemaida. Trata-se de um recinto penitenciário nas proximidades dessa capital, onde os militares presos por delitos de lesa humanidade desfrutam de privilégios como cabanas especiais, em lugar de calabouços, entradas e saídas à vontade e passeios de espairecimento. 

Vejam uma tradução livre completa em NEBULOSA.DE.ORION

'A Monalisa' esconde em seus olhos um código misterioso

'A Monalisa', a famosa obra de Leonardo da Vinci, esconde em sua pupila esquerda a chave da identidade da modelo na qual o pintor se inspirou, afirmam os experts.

Segundo o historiador italiano Silvano Vinceti, presidente da comissão nacional de patrimônio cultural de seu país, citado pelo diário britânico 'The Guardian', o pintor renacentista traçou letras e números minúsculos nas pupilas da mulher retratada.  

Vejam uma tradução livre completa em NEBULOSA.DE.ORION

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ensaio sobre vítimas de abuso sexual

Hoje, 18 de maio, é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Fotocorreio traz um ensaio da fotógrafa Grace Brown, chamado Project Unbreakable (Projeto Inquebrável), que trata justamente sobre esse problema que atinge muitas pessoas, destrói futuros e traumatiza severamente suas vítimas. Grace já fotografou mais de 400 pessoas que sofreram abuso sexual e também já recebeu mais de mil inscrições de outras vítimas que querem ajudar.
Nas fotografias de Grace, as mulheres seguram cartazes com frases ditas por seus abusadores. Há, também, frases de reações dos familiares e amigos quando descobriam o abuso.
Quem quiser ver mais sobre o projeto, Grace criou um site que reúne fotos, histórias, links e vídeos de todo o trabalho, basta clicar aqui.


Fotos no Fotocorreio, e também no Project Unbreakable, acima.