sábado, 24 de agosto de 2013

Índia tem novo caso de estupro coletivo

Uma fotógrafa foi vítima de um estupro coletivo em Mumbai, em um caso muito similar ao ocorrido no fim de 2012 e que provocou comoção na Índia. Em um bairro de luxo, cinco homens atacaram na quinta-feira à noite a jovem de 23 anos que fazia fotos de edifícios antigos para uma revista, ao lado de um colega de trabalho. Ela foi hospitalizada com vários ferimentos internos. 


Confira no Correio do Povo

Documentário“Repare Bem” traz à luz memórias da ditadura

O primeiro filme premiado desta safra do Festival de Cinema de Gramado 2013 estreia nesta sexta-feira em Porto Alegre. É o documentário “Repare Bem”, que recebeu o kikito de Melhor Longa-metragem Estrangeiro. Com direção da portuguesa Maria de Medeiros, o filme conta a história de duas brasileiras, mãe e filha. A mãe é Denise Crispim, que, durante a ditadura militar no Brasil ficou grávida do companheiro, o guerrilheiro Eduardo Leite, conhecido como Bacuri. Ele foi assassinado na prisão. Após o nascimento de sua filha, Eduarda, Denise viveu um período no Chile e depois se radicou na Itália, onde refez sua vida. Eduarda, hoje adulta, mora na Holanda. Mãe e filha receberam do governo brasileiro, recentemente, Anistia e Reparação, o que também é apresentado no longa.


Leia mais no Correio do Povo

Rússia e EUA querem investigação objetiva da ONU na Síria

Os chefes da diplomacia da Rússia e dos Estados Unidos pediram nesta sexta ao regime sírio que coopere com os especialistas da ONU sobre um suposto ataque mortal com armas químicas, e aos rebeldes que garantam o acesso ao local, perto de Damasco. A nota do ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e do secretário de Estado norte-ameriacano, John Kerry, demanda "investigação objetiva" das Nações Unidas. 

Na quarta-feira, uma ofensiva na Ghuta oriental e em Muadamiyat al-Sham (setores dos subúrbios de Damasco nas mãos dos insurgentes) provocou um número indeterminado de vítimas. A oposição denunciou 1,3 mil mortes e acusou o regime de ter cometido atauqes com gases tóxicos.


Leia mais no Correio do Povo
Autoridades de inteligência dos Estados Unidos divulgaram na quarta-feira novos documentos mostrando que a Agência de Segurança Nacional (NSA) pode ter coletado involuntariamente até 56 mil e-mails de norte-americanos por ano, entre 2008 e 2011.

Os documentos foram revelados como parte de um esforço das autoridades para explicar como a NSA detectou e corrigiu problemas técnicos que levaram à coleta inadvertida dos e-mails sem mandado judicial.

Leia mais na Reuters.

Cameron ordenou cerco britânico a revelações de Snowden, dizem fontes

Dois assessores diretos do primeiro-ministro britânico, David Cameron, pressionaram o jornal The Guardian para entregar ou destruir arquivos digitais secretos fornecidos pelo norte-americano Edward Snowden, disseram fontes políticas nesta quarta-feira.
A revelação sobre o envolvimento de Jeremy Heywood e Kim Darroch, respectivamente chefe de gabinete e assessor de segurança nacional, coloca Cameron no centro da tempestade desencadeada pela resposta de Londres ao noticiário envolvendo Snowden, ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, hoje asilado na Rússia.

Cameron, que está de férias no sudoeste da Inglaterra, não se pronunciou.

Leia mais na Reuters

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Soldado que vazou dados dos EUA ao Wikileaks é condenado a 35 anos de prisão

O ex-analista de inteligência do governo americano Bradley Manning foi condenado a 35 anos de prisão nesta quarta-feira (21) por ter vazado arquivos confidenciais ao site Wikileaks.

A sentença foi proferida pela juíza-coronel Denise Lind, no tribunal de Fort Meade -- uma base militar nos arredores de Washington --, por volta das 10h20 do horário local (11h20 horário de Brasília). Manning foi exonerado do serviço militar e perdeu todos os subsídios da carreira. Além da condenação, a Corte determinou que Manning seja afastado com "desonra" das Forças Armadas.   



Continue lendo no UOL Notícias

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Brasileiro teve sorte de sair vivo, ironiza Independent lembrando Jean Charles

Um artigo publicado no jornal britânico Independent desta quarta-feira afirma que o brasileiro David Miranda, que ficou detido em Londres no último domingodurante nove horas, teve sorte de voltar vivo para seu país.
O texto, assinado pelo comentarista político Matthew Norman, lembra a morte do eletricista Jean Charles de Menezes, em 2005, e diz que, há oito anos, brasileiros de passagem pela capital britânica eram vítimas de execuções "patrocinadas pelo Estado".
"Ainda não está claro se Miranda percebeu como a Polícia Metropolitana de Londres avançou nestes oito anos, desde que alvejou seu compatriota. O fato é que, até agora, o ingrato não agradeceu à polícia por tê-lo deixado voltar vivo para casa. Honestamente, algumas pessoas não têm ideia de como têm sorte", ironiza Norman.

Tribunal egípcio determina libertação de Mubarak


Um tribunal egípcio determinou nesta quarta-feira (21) a libertação do ex-presidente Hosni Mubarak, disseram uma fonte judicial e outra de segurança, o que significa que ele poderá deixar a prisão uma vez que não existe mais base legal para sua detenção.
Um advogado disse à Reuters que Mubarak poderá ser solto na quinta-feira (22).

As 10 técnicas do kit semiótico de manipulação das multidões



Chamado de “século das multidões”, o século XX nos deixou como legado um verdadeiro kit semiótico completo de ferramentas de gestão do comportamento de grupos e multidões. Esse kit composto por 10 ferramentas é aplicado na sua totalidade ou em fragmentos por políticos, agências governamentais, líderes de seitas, jornalistas e publicitários. Desde as manifestações de rua anti-globalização de Seattle em 1999, observa-se uma crescente importância na manipulação das multidões. A sequência atual de manifestações em diversos países como Brasil, Egito e Turquia nos faria questionar se estariam sendo aplicados nestes eventos ferramentas desse kit. Por isso, vamos entender cada uma dessas dez ferramentas para que possamos reconhecê-las nas ruas ou nas mídias.

O poder das multidões para determinar mudanças políticas é um dos temas mais significativos da História. Mas certamente as manifestações anti-globalização em Seattle em 1999 e em Londres em 2001 foram o ponto de viragem na maneira como os poderes estabelecidos viam os protestos. Os manifestantes utilizaram novas tecnologias de comunicação como laptops, Internet e mensagens em SMS por dispositivos móveis. A partir de então as agências governamentais responderam com suas próprias tecnologia invasivas: redes de monitoramento através de câmeras e sistemas de gestão das multidões.  
 
Vejam mais em CINEGNOSE

É possível um outro sistema financeiro?

A natureza particular da atividade financeira transforma o setor em elemento que sintetiza as contradições sociais e econômicas de toda a sociedade. Ali estão presentes os aspectos mais marcantes do capitalismo contemporâneo. O sistema financeiro é intrinsecamente portador e reprodutor da desigualdade.

EXCLUSIVO: CHEGAM OS MÉDICOS CUBANOS


Nesta quarta-feira, como antecipou Carta Maior, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou o acordo com Cuba para a vinda imediata de 400  médicos ao Brasil. Outros 1.500 profissionais  cubanos desembarcam um pouco mais adiante, até completar quatro mil. A decisão reflete um novo momento do programa ‘Mais Médicos' que, progressivamente, furou o duplo bloqueio  da má vontade conservadora e do elitismo corporativista. Lançada em oito de julho, a iniciativa ataca fatores emergenciais e estruturais que multiplicam áreas desassistidas no país. O Brasil tem apenas 1,8 médico por mil habitante; a Argentina tem três. O governo quer elevar o índice brasileiro para 2,5 por mil. Precisará de mais  168.424 médicos. As escolas brasileiras formam cerca de 18 mil médicos por ano. Mais de 3.500 municípios aderiram ao programa. O ministro Padilha pretende acudir a emergência com a vinda imediata de profissionais estrangeiros; e corrigir o déficit estrutural incorporando as escolas de medicina à política da saúde pública brasileira. A clínica-geral será incentivada e a residência médica estará vinculada à prestação de serviço remunerado no SUS. O acordo com Cuba, bombardeado originalmente, foi revalidado pelo próprio boicote corporativista, que tornou explícita a indiferença das elites em relação aos segmentos mais vulneráveis da população. Foi obra da paciente argúcia política do governo. Hoje, mais de 54% dos brasileiros declaram-se favoráveis à vinda de estrangeiros para socorrer as regiões distantes e periferias conflagradas. Mais que uma vitória isolada, o Mais Médicos descortina uma nova família de políticas públicas, que convoca a universidade a se incorporar ao passo seguinte do  desenvolvimento brasileiro.(Leia mais: 1  , 2, 3, 4 e 5   
 
 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Após detenção de Badie, Irmandade Muçulmana nomeia novo guia espiritual

Após a detenção do líder espiritual Mohammed Badie na madrugada desta terça-feira (20), a Irmandade Muçulmana nomeou de maneira provisória Mahmoud Izzat como seu novo guia, informou a televisão estatal egípcia.

Badie foi detido nesta madrugada junto a outro membro da Irmandade Muçulmana, Talat Youssef, em um apartamento no bairro de Cidade Nasser, próximo à praça de Rabea al Adauiya, onde os islamitas estavam acampados até a sangrenta operação policial da última quarta-feira (14), que deixou um saldo de centenas de mortos.


Confira a notícia da EFE, no UOL

Alemanha cria 'terceiro gênero' para registro de recém-nascidos

A partir de 1º de novembro, a Alemanha oferecerá aos pais três opções para registrar seus filhos: "masculino", "feminino" e "indefinido".
A nova lei foi aprovada em maio, mas seu teor só foi divulgado agora. Com isso, a Alemanha passa a ser o primeiro país europeu a oficializar o terceiro gênero.
Essa mudança é uma opção para pais de bebês hermafroditas, que nascem fisicamente com ambos os sexos.

Confira no G1

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O ‘status quo’ se mobiliza

Uma pequena nota publicada pela Folha de S. Paulo na edição de sexta-feira (16/8) reflete mais intensamente o impacto provocado pelo fenômeno da Mídia Ninjado que as centenas de páginas já produzidas por intelectuais de várias grandezas, jornalistas e curiosos, em jornais, revistas e nas redes sociais digitais.
O texto em questão informa que o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB paulista, apresentou pedido de informações aos ministérios da Fazenda, Cultura e de Minas e Energia: ele quer saber se a Petrobras, o Banco do Brasil e entidades de apoio à cultura repassaram alguma verba para o coletivo de midiativistas que se notabilizou ao transmitir as manifestações que paralisam algumas das grandes cidades brasileiras desde junho.
A motivação do senador é explícita: “A Mídia Ninja fazcríticas à mídia tradicional, por isso quero saber de onde vêm os recursos dessa agência de notícias informal”, afirmou, segundo a Folha. Ou seja, ele se apresenta em defesa da imprensa que lhe dá o palanque.

Ameaçados: A mudança na vida de jornalistas que sofreram violentas represálias

O que pode acontecer na vida de um jornalista que sofre represálias? Como ele encara a profissão após ser ameaçado? Como fica o psicológico de quem passa por situações de extremo medo? Com histórico que reúne, pelo menos, 16 homicídios, sete tentativas de assassinato, 24 ameaças de morte, 2 sequestros, 41 agressões físicas e inúmeros processos judiciais, o ano de 2012, certamente, não foi um dos mais tranquilos para os profissionais de imprensa.
Diante de tantos casos graves, que foram noticiados e esquecidos, o Comunique-se foi em busca de três histórias que completaram ou vão completar um ano nos próximos meses. Mauri König, da Gazeta do Povo; Leniza Krauss, da Rede Record; e Monize Taniguti, de O Jornal, em Guaíra (SP), mostram os reflexos das ameaças na vida dos profissionais.

Confira no Comunique-se

Tratada com maconha, menina de 6 anos caminha e fala pela 1ª vez

Uma criança britânica que sofria milhares de convulsões toda semana está enfim se recuperando, depois que seus pais iniciaram um controverso tratamento com maconha medicinal. Médicos disseram a Paige e Matt Figi que sua filha, Charlotte, não teria muito tempo de vida depois de ser diagnosticada com uma condição rara de epilepsia. Depois de anos pesquisando uma forma de curar a doença, eles passaram a alimentá-la com doses controladas de cannabis sativa - parte de um procedimento que ainda não conta com ampla aceitação médica. As informações são do Daily Mail.


Confira no Terra

Irmãos esquartejam jacaré ameaçado de extinção e são soltos após multa

Dois irmãos foram apresentados à polícia na segunda-feira depois de capturar um jacaré vivo e esquartejá-lo em público na semana passada em Brejo Grande do Araguaia, no sul do Pará. O jacaré-açu de cinco metros morto pelos homens está ameaçado de extinção e é uma espécie protegida. Depois de identificada, a dupla foi multada em R$ 5 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), porém não houve prisão porque o crime ambiental é considerado de menor potencial ofensivo pela lei brasileira.


Leia mais no Terra.

domingo, 18 de agosto de 2013

Companheiro de jornalista que revelou espionagem dos EUA é retido em aeroporto

O companheiro do jornalista norte-americano Glenn Greenwald -- responsável por expor os programas secretosdos EUA de interceptação de dados vazados pelo ex-técnico da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden -- foi retido neste domingo (18/08) por nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres.
Com base em uma lei antiterrorismo, as autoridades britânicas pararam o brasileiro David Miranda, de 28 anos, durante uma escala. Ele ia de Berlim para o Rio de Janeiro, onde vive com Greenwald. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, divulgou nota em que classifica como "medida injustificável" a retenção do brasileiro.


Leia mais no Opera Mundi