Os personagens principais do filme são os remanescentes daquele grupo: Agonalto Pacheco, Flávio Tavares, José Dirceu, José Ibrahin, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, Mario Zanconato, Ricardo Vilas, Ricardo Zarattini e Vladimir Palmeira. Também são ouvidos idealizadores do próprio seqüestro, como o historiador Daniel Aarão Reis e o jornalista Franklin Martins. Os que já faleceram estão presentes através de materiais de arquivo: Luís Travassos, Onofre Pinto, Rolando Frati, João Leonardo Rocha, Ivens Marchetti e Gregório Bezerra. Em entrevistas individuais, eles relatam as condições de atuação política no final dos anos 1960, a prisão, a libertação, a curta permanência no México e o período vivido em Cuba, terminando por avaliar a experiência da luta armada no Brasil. No Canal Brasil, hoje às 21 h. e amanhã, domingo, às 16 h. Historianet. (Dica de Jorge Branco)
sábado, 26 de abril de 2008
Filme para assistir e gravar, hoje no Canal Brasil
O presidente Lula, quando soube da descoberta e do volume de reservas possível, retirou do nono leilão, corretamente, 41 blocos que circundavam o campo de Tupi e eram dessa nova província. Certamente ele está sofrendo pressões fortíssimas para recolocar esses blocos em leilão. Acho que o povo, junto com as entidades representativas da sociedade, deve apoiar e ao mesmo tempo pressionar o governo para suspender os leilões e propor mudanças na Lei 9478/97, até porque ela é cheia de incoerências.
Saiba de outras informações cruciais nesta entrevista com diretor da Aepet (Associação Engenheiros da Petrobrás), Fernando Siqueira, no Correio da Cidadania. (Dica do Nelson Grohs)
Deputado tucano admite que pagou despesas da mulher
O deputado Paulo Renato Souza (PSDB-SP) afirmou nesta sexta-feira (25) que suas despesas na época em que comandava o Ministério da Educação (1995-2002) são "regulares e efetuadas no exercício da função". Mas afirmou que se algum órgão do governo federal encontrar irregularidade está disposto a devolver o dinheiro aos cofres públicos.
O senador João Pedro (PT-AM) divulgou que o tucano usou dinheiro das contas "tipo B" quando era ministro da Educação para pagar a hospedagem em hotéis no Rio de Janeiro e Minas Gerais da então namorada e hoje esposa Carla Grasso.
Texto completo no G1.
Ao contrário do que possa parecer, coloquei este texto aqui porque concordo com o direito do ministro de pagar sua hospedagem e de sua companheira com diária das então "contas B", o que equivaleria a pagar com os tais cartões corporativos hoje. Que murrinhagem! Ou por outra, temos mais o que discutir, do que se havia vinhos franceses no cardápio do Palácio da Alvorada, no governo FHC, ou a tapioca do ministro do esporte, no atual governo. Quem acha que há abusos, é só apontar o abuso e encaminhar ao Tribunal de Contas da União, e à Controladoria Geral da República, para que estes poderes constituídos informem se de fato é um abuso ou não!
Cavaco também esquece o passado. Ou faz por isso
Cavaco Silva é um dos últimos portugueses que podem demonstrar espanto perante aquilo que designa por «ignorância» dos jovens sobre os valores e personagens da «Revolução dos cravos».
Enquanto primeiro-ministro, Cavaco teve oportunidade de definir um rumo para o país. Dinheiro, meios, tempo. E escolheu o betão. Os fundos europeus para formação tiveram o destino que a história guardou e desses dias sobram alguns quilómetros de auto-estrada, hoje quase sempre em obras.
Texto completo no blog português Sobras.
Portugal celebra 34 anos da Revolução dos Cravos
A sessão solene, com início às 10h, vai contar com as intervenções dos representantes dos grupos parlamentares, pelos discursos e Jaime Gama e, por fim, de Cavaco Silva. Este é o segundo ano que Cavaco Silva preside às celebrações oficiais como Presidente da República.
Os festejos da Revolução dos Cravos vão percorrer as ruas da capital durante a tarde, através das iniciativas da Associação 25 de Abril, que promove um desfile entre o Marquês de Pombal e o Rossio, e os protestos de associações de militares. Na Avenida da Liberdade, os militares vão contestar o actual regime na Doença aos Militares.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
A canção do carrasco
Talvez ainda chegue o dia em que um prócer do Partido dos Trabalhadores proponha a inauguração de um busto do banqueiro Daniel Dantas em alguma praça importante do País. Não seria surpresa. Em nome dos “interesses nacionais”, que costuma justificar as maiores barbáries e falcatruas, o governo Lula prossegue incólume no propósito de patrocinar a compra da Brasil Telecom (BrT) pela Oi. É possível apontar muitos ganhadores nesta operação. Além de Dantas, os principais acionistas da Oi, Carlos Jereissati e Sérgio Andrade. Quanto aos interesses nacionais e os consumidores, restam dúvidas sobre quais vantagens levariam nesta.
Leia aqui a íntegra do editorial de Carta Capital sobre a grande negociata realizada à sombra do governo Lula
Secretário do Planejamento do RS sai de reunião com governadora e vai ter com um dos suspeitos da ladroagem no DETRAN
Algumas horas antes, Culau, o secretário, havia participado de uma coletiva com a governadora Yeda Crusius para anunciar as decisões da “força-tarefa” que ele coordenou para “estudar melhorias na gestão do Detran”. “O governo está adotando todas as medidas para garantir a continuidade dos serviços”, declarou o secretário que, horas depois, seria surpreendido bebendo chopp com um dos acusados de chefiar a quadrilha que atuava no órgão. Mais no RS Urgente.
A Casa da Dinda, da Irene, da Mãe Joana
Manipulação direta de corações e mentes
Carcará - pega, mata e come
Menos armas chinesas para o Zimbábue
"Dívida" pública CONTINUA SUBINDO
BC e COPOM - depois do lauto banquete, o arroto
O tigre no canavial - a Cosan compra a Esso
Com a compra a Cosan passa a ser a quinta maior varejista de combustíveis do país, com 7,2% do mercado e torna-se a primeira produtora de etanol integrada verticalmente, controlando desde o plantio da cana-de-açúcar até a distribuição e comercialização dos combustíveis no varejo e no atacado. Derrotada pela Cosan na disputa pela Esso, a Petrobras começa a olhar para a Texaco.
A gigante americana Exxon Mobil, proprietária da marca Esso, permanecerá atuante no Brasil, no setor de exploração e produção. (N.E. - É claro que não irão embora dos vastos e comprovadamente ricos campos de petróleo que compraram por algumas bananas e uvas de Lula e FHD) Leia mais no JB.
Os chacretes da Buzina dos Marinho - roda, roda...
O projeto, de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), unifica os horários da Amazônia ocidental atendendo às redes de TV e rádio, que tinham problemas com a classificação etária. JB.
Pedofilia cercada no Orkut
Apesar do vasto material, que conta com 6 mil screenshots (captura de tela) dos perfis dos internautas denunciados, os técnicos traçaram uma linha de investigação que deve fechar o cerco a 300 pedófilos na próxima terça-feira. Mais no JB.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Amy Winehouse agride dois homens e pede drogas
A cantora Amy Winehouse, 24 anos, envolveu-se em uma briga na noite de ontem, em Londres.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, a cantora do hit Rehab teria dado cabeçadas em um homem que a ajudou a chamar um táxi após sair de um bar.
Na seqüência, Amy teria agredido com um soco no rosto um segundo homem que tentou intervir na confusão.
A notícia continua no Terra.
E daí? Alguém há de perguntar, questionando o porquê de uma notícia sobre "celebridades" neste respeitável blogue de esquerda. Aí eu conto uma historinha.
Nunca prestei muita atenção ao noticiário sobre Amy Winehouse, equiparando-a cantoras pop enlatadas, produtos de marquetingui. Contudo, após um comentário do Guga Turck, resolvi conferir, e de fato a mulher tem uma bela voz. Eu não gostaria que se repetisse com ela a história de Janis Joplin.
A capa da Rolling Stone que ilustra este "post", veio do blog Vamos Falar de Música, via Google Imagens.
Nelson Jobim considera equívoco discutir demarcação de terras indígenas
Texto completo no Videversus, jornalismo de adjetivos.
Gilmar é o Mello Mellorado
. O Ministro Gilmar Mendes tomou posse da Presidência do Supremo.
. Falou mal das medidas provisórias e do MST.
. Pergunta: o que o Ministro Gilmar Mendes tem com isso ?
. O que o Presidente do Supremo tem com isso ?
. Nada.
. As medias provisórias e como evitá-las é um assunto do Executivo, que as emite, e do Legislativo, que as vota.
. Sobre o MST: por que o MST está na “fronteira da legalidade” ? – como disse Gilmar.
. Do lado bom ou do lado mau da fronteira ?
. O que o Presidente do Supremo tem a ver com isso ?
. Nada.
Mais no Conversa Afiada.
PARAGUAI NÃO CONFIA EM URNA ELETRÔNICA DO BRASIL
O moderador do Fórum do Voto Eletrônico e autor do livro “Fraudes e Defesas no Voto eletrônico”, Amílcar Brunazo Filho, confirmou ao Conversa Afiada nesta terça-feira, dia 22, que a Justiça do Paraguai se recusou a usar as urnas eletrônicas brasileiras na eleição para Presidente, que ocorreu no último domingo. Segundo Brunazo, partiu dos candidatos da oposição o pedido para que a Justiça eleitoral desprezasse as urnas brasileiras.
Brunazo disse também que os candidatos de oposição consideram que as urnas eletrônicas brasileiras não são seguras. “Eles não confiam na urna eletrônica do Brasil”, disse Brunazo.
Texto completo no Conversa Afiada.
Maracutaia a céu aberto e com bequiboni
. Rubens Glasberg, editor da Teletime, entrevistou recentemente o presidente de um desses fundos. Ele disse a Glasberg que fazia o acordo com Dantas na mesma situação do morador da favela que faz acordo com o líder do tráfico para poder viver em paz. No excelente Conversa Afiada.
Vampiros da dor
Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, optou por manter a privacidade em sua página no Orkut. Depois de receber mais de 100 mil recados (essas mensagens já deixaram de ser somadas pelo site), a bancária trancou seus álbuns de fotos, de vídeos e apagou todos os testemunhos. Na contramão, diversos internautas se aproveitam da comoção causada pela morte da menina para criar perfis falsos envolvendo os protagonistas dessa história -- já são dezenas dessas páginas e milhares de comentários nelas postados. A matéria completa aqui no G1.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Os limites da arte
Nas últimas semanas vem sendo repassado um abaixo-assinado na internet contra a participação do artista costa-riquenho Guillermo "Habacuc" Vargas em uma bienal da América Central. O motivo da petição on-line é uma instalação artística em que Habacuc supostamente deixa um cão de rua morrer de fome, à vista do público, o que causou revolta e protestos entre ativistas da causa animal.
Intitulado "Exposición nº 1", o projeto foi exposto em uma galeria da Nicarágua em agosto do ano passado, acompanhado de uma crescente polêmica. A obra foi inspirada na morte de um imigrante nicaragüense, Natividad Canda Mayrena, de 24 anos, devorado há dois anos por dois cães rottweilers de uma oficina de Cartago, cidade da Costa Rica. Esse ocorrido foi filmado por câmeras de TV, e policiais que estavam no local disseram que não poderiam intervir atirando contra os cães porque a vítima seria atingida.
Habacuc, um artista de 32 anos que tirou seu apelido de um profeta bíblico, "porque soa bonito", montou "Exposición nº 1" usando cinco elementos que remetiam à morte do imigrante: a gravação do hino sandinista (movimento político nicaragüense) tocado ao contrário, um "incensário" onde se queimaram pedras de crack e alguns gramas de maconha, um cachorro que ganhou o nome de Natividad na obra, comida para cachorro (com biscoitos que formavam a frase "Você é o que você lê") e a representação dos vários tipos de mídia.
A notícia completa aqui no G1.
Salve Jorge da Capadócia, o santo guerreiro
“Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.”
Trecho da oração de São Jorge, cujo dia comemora-se hoje, 23 de abril. Matéria completa sobre o assunto aqui no G1.
terça-feira, 22 de abril de 2008
A queda do samurai
Lee Kun-hee, presidente da Samsung anunciou sua renúncia em uma coletiva de imprensa transmitida ao vivo pela TV, menos de uma semana depois de ter sido indiciado pela justiça da Coréia do Sul por evasão fiscal e abuso de confiança.
O indiciamento de Lee e de outros executivos da Samsung foi anunciado na última quinta-feira, depois de três meses de investigações sobre corrupção no grupo, que é o maior conglomerado da Coréia do Sul.
As investigações foram iniciadas depois que o ex-advogado chefe da Samsung revelou que a corporação mantinha um fundo com cerca de US$ 200 milhões para subornar funcionários do governo, promotores e juízes. No entanto, a Justiça inocentou a empresa dessas alegações.
A empresa foi acusada de esconder mais de US$ 4 bilhões (cerca de R$ 6,6 bilhões) em bens e de criar um esquema para transferir o controle do grupo ao filho de Lee por meio de práticas contábeis ilícitas. A notícia completa aqui no G1.
Revista Retrato do Brasil: Venezuela
segunda-feira, 21 de abril de 2008
O desastre midiático
O jornalista espanhol Pascual Serrano construiu um "arquivo da vergonha jornalística", reunindo flagrantes demonstrações da deterioração de uma profissão que ameaça ruir. Hoje, a verdade informativa é quando toda a mídia (imprensa, rádio, televisão e Internet) diz a mesma coisa sobre um tema, diz que uma coisa é verdade… mesmo que seja mentira.
Epílogo do livro "Pérolas 2. Balelas, disparates e trapaças nos meios de comunicação", de Pascual Serrano.
Indispensável. Este é um livro indispensável para tomar consciência da amplitude do atual desastre midiático. E temos que agradecer Pascual Serrano pelo talento que esbanjou ao constituir o “arquivo da vergonha jornalística” conseguindo arrebanhar tão flagrantes demonstrações da deterioração de uma profissão que ameaça ruir.
PARA LER MAIS, CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.
Ataque, baby, ataque!
Um documentário produzido por um canal de televisão britânico mostra o circuito das lutas organizadas onde os competidores são crianças com idade a partir de quatro anos.
Intitulado Strictly Baby Fight Club (Clube de Luta Estritamente para Bebês, em tradução livre), o documentário conta a história de cinco crianças que são incentivadas e, por vezes, forçadas pelos pais a competir nas lutas de boxe tailandês organizadas especialmente para crianças.
A prática do Muay Thai, ou boxe tailandês, está se tornando cada vez mais popular na Grã-Bretanha, com cerca de 500 academias registradas. A notícia completa aqui no G1.
A 2ª guerra do Paraguai
O recém eleito presidente do Paraguai, o ex-bispo Fernando Lugo, além de renegociar o contrato de Itaipu (ele alega que os US$ 300 milhões pagos pelo Brasil anualmente são irrisórios quando na realidade deveria pagar entre 1,5 a 2 bilhões de dólares, a preço de mercado), tem também pela frente o desafio de solucionar ou amenizar os problemas sociais do país mais carente do Mercosul, que tem cerca de um terço da população vivendo abaixo da linha da pobreza. O número de crianças pedindo esmola e fora das escolas é alto no país. A notícia completa aqui no G1.
domingo, 20 de abril de 2008
Paraguai: ovelha Lugo negra vence Blanca ovelar
Mais de 50 mil pessoas se reuniram no centro de Assunção para festejar a vitória do ex-bispo, um seguidor da Teologia da Libertação que ganhou com o apoio de uma ampla coalizão, que inclui do tradicional Partido Liberal ao Partido Tekojoja, ligado aos movimentos sociais. Leia mais no Vi o mundo.
Surrealismo total? Horrível pesadelo, real: - Haiti.
– Aumentou o preço da terra. Um latão está custando US$ 1.50 – explica a assistente social da ONU, Marie Mandel. Comparado com os preços de outros alimentos - dois copos de arroz à 60 centavos, por exemplo – o biscoito de terra é barato.
– Carne, nem pensar – diz Mandel. – As poucas chances de se comer carne vinham das capturas de cães e pássaros. Mas até estes estão sumidos. Os ratos proliferam, mas são mais difíceis de pegar. E um rato adulto chega a US$ 1.
Mais detalhes da sórdida realidade no JB .
Ei, Lula! Que tal uma visita ao Haiti? Mas em vez de Aerolula, vai de navio, leva sementes de brotos e outras que cresçam rápido, muitas sementes, leva técnicos agrícolas, maquinário e muita polenta, farinha de mandioca, leva o pessoal que inventou a multimistura - puseste o Brasil a cuidar do Haiti, comprometeste os brasileiros, então faz alguma coisa, porra!
Má notícia para quem usa botox
Food and Drug Administration (FDA), agência americana que controla o uso de alimentos e remédios nos EUA, já havia emitido um comunicado a respeito de alguns problemas relatados a partir do uso do Botox, principalmente em crianças, que, em alguns casos, chegaram à morte. Leia no JB, três artigos, aqui, aqui e aqui.
Abelhas sem ferrão sucumbem a marimbondos de fogo
Deckdisc pretende fabricar discos em vinil
Você começou nos tempos do vinil, na Polygram (hoje Universal) e na EMI. [...] Para você, o som do vinil é melhor do que o do CD?
– Eu não acho o som do vinil melhor. Isso é científico: o som do vinil é muito melhor. A transformação de sons análogos em digitais comprovadamente inibe harmônicos importantes. As diferenças mais sentidas dizem respeito à profundidade do som. No CD, tudo fica chapado. Porém, essa diferença não justificaria abandonar o CD e voltar aos vinis. Há ouvintes para os dois. Leia no JB .
Crime infame e show de horrores
"O jornalismo televisivo está cada vez mais próximo das novelas, mas talvez possamos ampliar essa conceituação para os demais. A notícia é tratada como um enredo que o público ávido acompanha a cada instante, com diversos atores buscando o seu lugar ao sol: a suposta testemunha aqui, o promotor lá, a teatralidade de uma delegada acolá.
No entanto, é importante ressaltar que não estamos diante de uma novela, ou de um filme policial onde se disseca a vítima em público. A questão da violência, doméstica ou não, não pode ser tratada com essa falta de critério e de respeito. Não é um tema banal, pois essa forma de abordagem gera mais violência, fazendo com que nos tornemos indiferentes ao sofrimento do nosso próximo. Banaliza-se uma tragédia."
Artigo de José Gregori publicado na FSP. Leia a íntegra aqui, Luiz Nassif On line (19.04)
Em defesa da Procergs
Preocupados com a ameaça de desmonte, trabalhadores da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) lançaram uma campanha em defesa da companhia. Já está no ar o blog da campanha, o Tirem as Mãos da Procergs. A campanha é organizada pela Comissão de Trabalhadores da Procergs (CT/Procergs) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Sindppd/RS).
Isto é parte de um texto do RS Urgente.
As fotos secretas da guerrilha
A seqüência de imagens acima é o retrato de que o Brasil tem guerrilha. Esse conjunto de fotografias comprova o que a reportagem de ISTOÉ em sua edição de 26 de março deste ano, denunciou: homens estão sendo treinados no País para desfechar a luta armada. Agem sob o manto da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), uma organização radical de extrema-esquerda que adotou a “violência revolucionária” como estratégia para chegar ao poder. Com a omissão das autoridades federais brasileiras e o silêncio do resto do Brasil, esse grupo domina mais de 500 mil hectares de terra, espalhados por três Estados, em 20 acampamentos de sem-terras. As fotografias dos guerrilheiros com os rostos encobertos em pleno treinamento militar com fuzis FAL, de uso exclusivo das Forças Armadas, fazem parte de um relatório produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para o governo federal. A data do registro das imagens é mantida em sigilo por uma questão de segurança.
O texto e a foto vêm da IstoÉ, no Terra. Mais lá. Pode ser uma barriga. Pode ser uma mentira. Pelo sim, pelo não, acho que a Polícia Federal deveria dar uma conferida. Tudo que o Governo Lula não precisa é um Sendero Luminoso na Amazônia brasileira.