sábado, 26 de abril de 2014

ATO NACIONAL EM SP PELA CONSTITUINTE PARA FAZER A REFORMA POLÍTICA




Em junho e julho/2013, as manifestações populares exigiram mudanças profundas; a presidenta Dilma propôs uma Assembleia Constituinte para fazer uma reforma política.

Hoje, a maioria quer que as mudanças de fato aconteçam para ampliaras conquistas sociais, e declara intenção de votar pela  reeleição deDilma do PT!

Chega desse Congresso balcão de negócios. O Supremo Tribunal Federal prova a cada dia que está a serviço das elites. Essas instituições não nos representam.

No Plebiscito Popular de setembro, exigiremos uma Constituinte Exclusiva e  Soberana que faça a Reforma Política, para abrir caminho às aspirações populares.

-CLIQUE AQUI  para ler mais.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Prédio no Centro da Capital é símbolo da luta por moradia

No Centro de Porto Alegre, um prédio abandonado se tornou símbolo de luta por moradia para 40 famílias. O imóvel de sete andares localizado na rua Caldas Júnior foi ocupado quatro vezes, desde 2005, por famílias que se uniram ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM). Atualmente está instalada no local a Ocupação Saraí. Com correntes e um cadeado cerrando a entrada do prédio, as famílias reivindicam que o imóvel seja desapropriado e que no local seja executado o projeto original de construção de 40 apartamentos para famílias de baixa renda.

"Quando morar é um privilégio, ocupar é um direito." A frase pintada em vermelho nas paredes descascadas do prédio sinalizam a bandeira de luta, assim como as correntes grossas asseguram as portas de ferro sob vigilância constante. (...)


Confira no Correio do Povo.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

EUA enviam 600 soldados à Polônia e aos países bálticos para exercícios

Os Estados Unidos mobilizarão cerca de 600 soldados norte-americanos para a Polônia e para as repúblicas bálticas, em um gesto destinado a demonstrar seu compromisso com seus aliados da Otan no âmbito das tensões com a Rússia em relação à Ucrânia, anunciou o Pentágono nesta terça-feira (22).


Confira no G1

Cientistas descobrem no Brasil nova superbactéria resistente a antibiótico

Cientistas brasileiros e americanos identificaram no sangue de um paciente que morreu em São Paulo uma nova superbactéria que é altamente resistente ao antibiótico vancomicina, remédio comum e de baixo custo utilizado para tratar infecções causadas por bactériasStaphylococcus aureus resistentes à metilicina (SARM).

Um estudo sobre a nova cepa foi divulgado no último dia 17 na publicação científica “The New England Journal of Medicine” e relata que a nova linhagem isolada no país também pode ser encontrada fora de hospitais, principal local de contaminação, e ser transmitida principalmente por contato com a pele.
Segundo o estudo, indivíduos saudáveis podem contrair este tipo de infecção por estafilococos, e não apenas enfermos ou pessoas com imunidade baixa. Apesar do alarme, de acordo com a pesquisa, como existe apenas um caso documentado infecção, é cedo para dizer se a superbactéria pode ser considerada uma ameaça.

Confira no G1 Bem Estar.

Satiagraha: Gilmar Mendes processa repórter autor de livro

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na época da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, o ministro Gilmar Mendes ingressou com ação pública na Justiça de Brasília pedindo indenização ao jornalista Rubens Valente em virtude das citações feitas a ele no livro “Operação Banqueiro”.
 
A ação impetrada por Mendes contra o jornalista e a editora Geração Editorial, responsável pela publicação da obra, corre na 15ª Vara Cível do Distrito Federal, onde o ministro pede indenização de R$ 200 mil por danos morais em virtude de informações publicadas. 


Leia mais no Terra Magazine

Renovação da frota colocou o Brasil entre as quatro maiores indústrias navais

Mais um navio construído no Brasil foi lançado às águas nos últimos dias. Trata-se do Dragão do Mar, um suezmax (para o transporte de óleo cru) de 274 metros de comprimento, 51 de altura, 48 de largura e uma capacidade de transporte de 157 mil toneladas de porte bruto. Apesar da magnitude, a embarcação é extremamente ágil, atendendo, inclusive, as limitações do estreito Canal de Suez.
O navio foi o mais recente a ser lançado ao mar pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), criado em 2004 pelo Governo Federal. Há cerca de um mês atrás, foi a vez do panamax Irmã Dulce, que tem a mesma função dos suezmax, com dimensões menores.

Confira no Jornal GGN

Exposição no Arquivo Público de SP lembra 30 anos das "Diretas Já"

Para lembrar os 30 anos do movimento popular que reivindicou eleições diretas, redemocratizou o país e que ficou conhecido como "Diretas Já", o Arquivo Público do Estado de São Paulo apresenta, a partir desta quarta-feira (16), a exposição Povo, Praça e Participação: 30 anos das Diretas Já. A mostra, gratuita, vai até  o dia 16 de agosto e é uma parceria com a Fundação Padre Anchieta e o Memorial da América Latina.
O foco da exposição são as manifestações que pediam as eleições diretas e que levaram milhares de brasileiros às ruas em 1984, quando o país ainda vivia sob o regime militar.

Confira no Jornal GGN

Nepalês Sushil Koirala é o novo líder mais "pobre" do mundo

Com três telefones celulares como toda propriedade, o primeiro-ministro do Nepal, Sushil Koirala, é o líder mais "pobre" do mundo, posição que era ocupada até agora pelo presidente do Uruguai, José Mujica.
Koirala, 74, solteiro, foi nomeado primeiro-ministro em fevereiro após uma vida dedicada à política sem ter ocupado nenhum posto em uma administração.
Ao contrário de alguns de seus colegas de governo, milionários em alguns dos países mais pobres do planeta, Koirala não tem casa própria e nem carro.