sábado, 5 de abril de 2008

Casal que adotou bebê roubado na ditadura argentina é condenado


Um tribunal federal de Buenos Aires condenou à prisão nesta sexta-feira um casal que adotou ilegalmente a filha de desaparecidos durante o último governo militar da Argentina (1976-1983) e o ex-capitão do Exército responsável pelo seqüestro da menina.

A ação judicial foi iniciada pela filha adotiva do casal, María Eugenia Sampallo Barragán, de 30 anos, e é um marco na justiça argentina.

Sampallo nasceu em um centro clandestino de tortura na capital argentina. Seus pais verdadeiros estão entre as cerca de 30 mil pessoas que, calcula-se, foram mortas durante a chamada Guerra Suja.

O juiz sentenciou o pai adotivo de Sampallo, Osvaldo Rivas, a sete anos de prisão, e sua mulher, María Cristina Gómez Pinto, a oito. Eles foram acusados de falsificar documentos e esconder a verdadeira identidade da filha adotiva.

O ex-capitão do Exército Enrique Berthier foi condenado a 10 anos de prisão por ter tirado Sampallo dos pais verdadeiros e entregue a menina a Rivas e sua mulher, que registraram Sampallo como sua filha legítima.

Os três réus não deram declarações. Os advogados do casal pediam a absolvição, sob o argumento de que Rivas e sua mulher não tinham como saber da origem do bebê na época da adoção. O advogado de Berhier também negou que seu cliente fosse culpado.

Ação inédita

Esta é a primeira vez que um filho de desaparecidos durante o regime militar argentino entra com uma ação contra os pais adotivos.

Acredita-se que cerca de 500 crianças, filhas de prisioneiros políticos do regime militar, foram separadas de seus pais biológicos e entregues a casais simpatizantes do governo.

"Eles não são meus pais. Eles são meus seqüestradores", disse Sampallo.

Ela descobriu que não era filha biológica do casal em 2001, depois de fazer um teste de DNA.

Seus pais verdadeiros são Mirta Mabel Barragán e Leonardo Ruben Sampallo, militantes do Partido Comunista Marxista Leninista (PCML) presos pelo regime militar em dezembro 1977. Na época da prisão, Mirta Barragán estava com seis meses de gravidez.

Sampallo foi separada da mãe logo depois do nascimento, e é provável que seu pai verdadeiro nunca a tenha visto.

Depois de ser separada dos pais, Sampallo foi entregue ao casal que a adotou, com quem viveu sem suspeitar de sua origem. Seus pais verdadeiros nunca mais foram vistos.

Em 2001, o grupo Avós da Praça de Maio encontrou Sampallo e revelou sua verdadeira identidade.

Até hoje, cerca de 88 crianças que foram separadas dos pais desaparecidos durante o regime militar já foram identificadas.

Reações

Depois do julgamento, representantes de grupos de defesa dos direitos humanos afirmaram estar satisfeitos com o fato de os três acusados terem sido condenados, mas decepcionados com a pena imposta pelo juiz.

O advogado de Sampallo, Tomás Ojea Quintana, pedia a pena máxima de 25 anos de prisão para os três réus.

"O positivo é que houve uma condenação. Mas vamos apelar da sentença, porque acreditamos que não reflete a gravidade dos crimes cometidos", disse o advogado na saída do tribunal.

A vice-presidente das Avós da Praça de Maio, Rosa Tarlovsky de Rosimblit, também disse estar decepcionada com a sentença.

"Esperava uma sentença maior. Lamentavelmente, roubar uma criança não parece ser um crime grave em nosso país", disse.

A ativista afirmou, porém, que talvez o caso incentive outros filhos de desaparecidos adotados ilegalmente a processarem seus seqüestradores.

Segundo o correspondente da BBC Mundo em Buenos Aires, Max Seitz, analistas acreditam que o caso de Sampallo seja um importante precedente.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

PETROBRAS compra refinaria japonesa

A Petrobras anunciou dia 1º a conclusão da compra de 87,5% da refinaria japonesa Nansei Sekiyu Kabushiki, da ExxonMobil, por US$ 50 milhões. A estatal brasileira pela primeira vez entra na atividade de refino no mercado asiático. A negociação não envolveu os 12,5% das ações da Sumitono na Nansei, que agora passa a ser sócia da Petrobras no empreendimento.

A refinaria tem capacidade de processar 100 mil barris de petróleo do tipo leve por dia, produz derivados de alta qualidade e nos padrões do mercado japonês. Seu terminal de petróleo e derivados, com três cais, tem capacidade de armazenar 9,6 milhões de barris. "Está prevista a utilização da capacidade do terminal para impulsionar a comercialização de biocombustíveis no Japão e no mercado asiático, e complementar o atual comércio de petróleo e derivados no mercado asiático". Agência Brasil.

Desmatamento na Amazônia cresceu em fevereiro

De acordo com dados do Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter), apesar do período de chuvas na região, que dificulta a ação dos madeireiros, a área desmatada no período, calculada em 725 quilômetros quadrados, é 13,45% maior do que a registrada em janeiro desse ano, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contabilizou 639,1 quilômetros quadrados de novas áreas devastadas. Agência Brasil.

A despensa do Palácio

Qualquer governo que assuma o Estado deve saber como atuava o antecessor. Nas organizações privadas, o comportamento costuma ser o mesmo. O sucessor deve informar-se de como se encontra o patrimônio que lhe é entregue, e verificar como ele foi cuidado, quando menos a fim de alterar, se for o caso, práticas e hábitos.
Leia Mauro Santayana no JB.

Melhor início de ano desde 2003

A produção da indústria continua em forte expansão no país. Os indicadores industriais medidos em fevereiro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e divulgados ontem, revelam que o ritmo da atividade cresceu nos quatro indicadores avaliados em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento das empresas aumentou 11,5%, as horas trabalhadas na produção cresceram 8,8%, o emprego 4,9% e a massa salarial 7,2%. Mais no JB.

Aerolíneas Argentinas suspende todos os vôos

A Aerolíneas Argentinas suspendeu a saída de todos os vôos nacionais e internacionais por causa da renúncia do gerente de operações, Daniel Riva, informou ontem a Associação de Pilotos de Linhas Aéreas (Apla). Mais no JB.

Animais com paralisia voltam a andar

Danos graves causados à coluna espinhal podem causar, em muitos casos, paralisia permanente e perda de sensibilidade dos membros localizados abaixo da região afetada. Isto porque as fibras nervosas atingidas pelo dano não conseguem se regenerar. Na verdade, estas fibras têm capacidade de regeneração, mas são impedidas de crescer novamente por causa de cicatrizes que se formam ao redor da parte que foi afetada, bloqueando o processo.

Para resolver este problema, pesquisadores da Northwestern University, de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveram, por meio da nanoengenharia, um gel, que, ao ser aplicado em camundongos, foi capaz de impedir a formação das cicatrizes, permitindo que as fibras nervosas pudessem se regenerar sem obstáculos. Como resultado, os animais que receberam a aplicação foram capazes de movimentar novamente suas pernas e puderam voltar a andar. JB.

Teoria dos raios cósmicos em xeque

Cientistas britânicos produziram novas e convincentes provas de que a mudança climática atual não é causada por mudanças na atividade solar. A pesquisa contradiz a teoria dos céticos do aquecimento global, segundo a qual raios cósmicos vindos para a Terra – e não as emissões de carbono – determinam a quantidade de nuvens no céu e a temperatura no planeta. Leia mais no JB.

Sobre o DAE

Perdido em “rodas etílicas de discussões” no final de semana, esqueci-me da festa no DAE. Pra quem não é deste rincão DAE que dizer Departamento de Água e Esgoto, uma autarquia municipal. Na última sexta-feira o Diretor Geral do DAE Marcirio Silva (PDT) e o Prefeito Wainer Machado (PSB), chefe do “Governo de reconstrução” (?) reuniram autoridades, empresários e políticos para uma grande festa para inaugurar uma galeria de fotos dos ex-presidentes da autarquia, reforma da fachada do prédio e também de um sistema de informatização do órgão público. Também na oportunidade foram entregues “placas” e “diplomas” para homenagear autoridades. Vamos aos fatos...

- Caramba, esta introdução ficou parecida com matéria de “jornal”.

- O DAE gastará cerca R$1 milhão neste sistema de informática, colocando na WEB sua pagina institucional.

- A modernidade é bem vinda, entretanto a autarquia nestes três anos e meio não fez um metro de esgoto.

- Com o dinheiro gasto neste projeto de atendimento on-line, quanto esgoto poderia ser tratado?

- O atendimento on-line é pra quem mesmo? Para os 10% da população que tem internet? Neste rincão que tem um dos IDH mais baixo do país, parece piada.

- Com este valor se poderia custear mais da metade de uma nova estação de tratamento de esgoto. Ou vários km de coleta.

- E as homenagens, placas e diplomas? Quanto custou? O que estes homenageados fizeram pela “Água e Esgoto” de Livramento?

Os homenageados:

- Sabem quem é João Luiz Vargas? Ele é ex-deputado pelo PDT, hoje é diretor do TCE e também é um dos citados no escândalo do DETRAN em gravações da Policia Federal na operação Rodin.

- Afonso Mota ? Vice-presidente da RBS TV, também é do PDT e horas antes da festa lançou-se candidato a deputado num programa de rádio local e recebeu até apoio dos fiteiros.

- Rossano Gonçalves ? Deputado estadual do PDT

- Beto Albuquerque ? Deputado Federal e chefe do PSB no estado.

- Urbano Schmidt, Lair César Matias, Carlos Henrique Figueiró e Hugo Bessa? Respectivamente, Vice-presidente, Superintendente, gerente e ex-gerente do Banrisul.

- Belmiro Tadeu Krieger? Juiz Federal

- Luis Eduardo Pereira? Delegado da Policia Federal

- Coronel da Brigada Lauro Binsfield? Comandante Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO). Aquele que desocupou a fazenda da Stora Enzo em Rosário do Sul “invadida” por mulheres e crianças camponesas da Via Campesina.

- João Zazicki – Tenente Coronel da Brigada Militar

- Deivid Cunha – Diretor da rádio Cultura

- Antonio Badra – Diretor do jornal A Platéia

- Kamal Badra – Diretor da rádio RCC-FM

- Almir Ribeiro – Diretor da rádio Maratan

- Valdir Penedo – Diretor da rádio Líder

- Carlos Sabatini – Diretor da rádio Nova Aurora

- Vilmar Vila de Menezes – Diretor da rádio Querência

- Ilza Maria Percina – Diretora da rádio Band

Estas autoridades, políticos e empresários acima nominadas foram “homenageados” pelo Departamento de Água e Esgoto de Livramento, não me perguntem qual o mérito, ou o que dizia nas “placas”.

- Será que pagam à conta em dobro? Fazem doação ou trabalho de benemerência para a autarquia?

- Talvez os que aqui não residam estejam importando nossa água.

Também nesta “festividade” foi anunciada anistia para os devedores de água do DAE. Lei aprovada na câmara de vereadores dá anistia a todos que tenham dividas com a autarquia até o valor de R$ 830,00, ou seja o órgão deixará de receber cerca de R$ 1 milhão.

- Será que esta lei não contraria a LRF 101?

- Isto não caracteriza renuncia de receita? E se não, podemos presumir que esta anistia pode ser concedida também aos devedores do IPTU? E do ISSQN?

- Será permitido em ano eleitoral, conceder anistia em dividas públicas?

- Como o presidente do Tribunal de Contas do Estado foi um homenageado na festa, presumo que tudo isso seja possível e legal.

Ao menos podemos atestar que o DAE está com os cofres cheios, pois além de descartar R$ 1 milhão ainda sobra grana para festas e homenagens.

A única coisa que ainda fiquei intrigado é se houve “rodas etílicas de discussão”. Adoro este tema. E se houve porque não me chamaram? Pago regularmente em dia a conta de água. Na verdade, creio que os brindes tenham sido feitos com a melhor água do mundo. Ou não.


Direto da fronteira do Brasil com o Uruguai, do Blog do Gilmar da Rosa.

Supremo barra empréstimo de US$ 1 bi a governo gaúcho

O STF (Supremo Tribunal Federal) barrou uma tentativa do governo gaúcho de adquirir um empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco Mundial sem o aval do Ministério da Fazenda.

O governo de Yeda Crusius (PSDB), argumentando que passa por um dos "maiores desafios financeiros de sua história recente", pediu uma liminar ao STF para garantir o empréstimo, independentemente da posição da Secretaria do Tesouro Nacional. O STF negou.

O governo gaúcho teme que o Tesouro Nacional não autorize o empréstimo porque a operação descumpriria a Lei de Responsabilidade Fiscal, que regula o endividamento do setor público. O Rio Grande do Sul pediu autorização ao órgão no dia 10 do mês passado e ainda não recebeu resposta.

O ministro do STF Ricardo Lewandowski, que é o relator da ação, entendeu que a proposta contraria a legislação. Texto completo na Folha Online.

O silêncio e a calúnia - por Mino Carta

Pergunto aos leitores: em qual país democrático e civilizado a saída de um jornalista do peso de Paulo Henrique Amorim de um portal da importância do iG seria ignorada pelo resto da mídia? Na imprensa, a notícia só mereceu uma lacônica nota na Folha de S.Paulo, no vídeo o registro pela TV Senado de um discurso do senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, a lamentar o episódio e solidarizar-se com Amorim.
Leia na revista Nova-e, no Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, ou na Federação dos Bancários da CUT SP (em PDF).

Paulo Henrique Amorim, o Sistema Dantas de comunicações e o Comunique-se - 3

O jornalista Paulo Henrique Amorim respondeu à publicação da matéria “PHA acusa jornalistas de ligação com Dantas em blog hospedado por Demarco”. No texto, ele afirma que o Portal e a FSB Comunicações fariam parte de um “Sistema Dantas de Comunicação”. Para suportar esta afirmação, exibe o registro de domínio http://www.comuniquese.com.br/ (sem hífen) em que a FSB aparece como a entidade detentora do domínio.

Cabe aqui um esclarecimento:

Confira se o esclarecimento lhe convence no Comunique-se. Comentário: quem assiste ao programa Domingo Espetacular, na TV Record, sabe que Paulo Henrique Amorim também sabe interpretar a voz do patrão, mas é interessante ver os próprios veículos sendo notícia.

Paulo Henrique Amorim, o Sistema Dantas de comunicações e o Comunique-se - 2

O meu amigo Luís Roberto Demarco teve a infeliz idéia de dar uma entrevista ao assim chamado órgão de “imprensa” de nome “Comunique-se”.

. A “repórter” do acima citado órgão de imprensa me procurou e eu disse que não dava entrevista ao “Comunique-se”.

. Considero que o “Comunique-se” faz parte daquele seleto grupo de “órgãos de imprensa” que distribui “notícias” que não são exatamente notícias.

Veja mais no Conversa Afiada.

Paulo Henrique Amorim, o Sistema Dantas de comunicações e o Comunique-se - 1

PHA acusa jornalistas de ligação com Dantas em blog hospedado por Demarco

Carla Soares Martin

O conflito na Brasil Telecom pelo controle gestor teve seu fim, com o acordo entre o Citibank, os fundos de pensão e o Banco Opportunity, de Daniel Dantas, para consumar a compra da concessionária de telefonia para Oi (ex-Telemar) – a negociação depende da aprovação, em consulta pública, de uma mudança no Plano Geral de Outorgas (PGO) na Anatel. A paz, contudo, não chegou aos jornalistas, que continuam se acusando por uma suposta atuação a favor de Dantas na época da disputa pelo controle da Brasil Telecom e de seu ex-sócio, Luiz Roberto Demarco.

Desde que iG, mantido pela Brasil Telecom, rompeu contrato com Paulo Henrique Amorim, o jornalista passou a empreender uma campanha contra jornalistas por supostamente atuarem a favor de Dantas na disputa pela gestão da BrT, no blog hospedado por uma empresa de Demarco.

Cita apenas nominalmente, sem apresentar qualquer documentação, os jornalistas Leonardo Attuch, da Revista IstoÉ, e Lauro Jardim, da Veja. Apenas demonstra documentos supostamente verdadeiros contra site extinto NoMínimo e o jornalista Márcio Chaer, do Consultor Jurídico.

Attuch nega ligações com Dantas. Informa apenas haver descoberto que a Operação Chacal tinha interesses comerciais: "No início dessa história, houve a Operação Chacal da Polícia Federal contra duas empresas: Kroll e Opportunity. Quando 99% da imprensa embarcou no linchamento, eu fui contra a corrente e disse que não se tratava de uma operação policial qualquer, mas sim de uma operação comercial, de tomada de controle de uma empresa, a Brasil Telecom, com uso da força policial. Não se trata aqui de proteger ou acobertar ninguém, mas apenas de noticiar os fatos conforme eu os interpreto".

Veja o texto completo no Comunique-se.


quinta-feira, 3 de abril de 2008

AS VÁRIAS PASTAS DA MENTIRA

Os grandes veículos de comunicação noticiaram que o ex-marido de Ingrid Betancourt esteve com Lula e pediu ao presidente brasileiro sua intervenção direta para que a ex-senadora, prisioneira de guerra das FARCs-EP, seja libertada. Em tom dramático por pouco não derramaram lágrimas de crocodilo em torno do sofrimento de Ingrid na prisão.

Esqueceram-se de dar a notícia completa. Juan Carlos Lecompte, o ex-marido, em entrevista coletiva logo após a conversa com Lula (ou seja os grandes da mídia lá estavam e ouviram) criticou o governo da Colômbia e responsabilizou-o pelo fracasso das negociações até agora. Afirmou, de forma taxativa, que o assassinato do chanceler Raúl Reyes, principal negociador das FARCs foi um ato criminoso do governo de Álvaro Uribe e colocou em risco as negociações para libertar Ingrid. [...]

Ingrid Betancourt é o detalhe em todo esse processo. Querem beneficiar-se politicamente com sua libertação, beneficiam-se com a eventualidade de morte da ex-senadora. O xis da questão não é libertá-la, mas poder exibir ao mundo uma espécie de escalpo da senhora Betancourt, de qualquer forma, como for possível, para alcançarem objetivos maiores e nos quais Betancourt não está incluída. É um adereço. [...]

A disposição das FARCs-EP em libertar Ingrid Betancourt permanece e é possível que senhora seja libertada a despeito de tudo. Há uma diferença abissal entre as forças insurgentes colombianas, numa guerra civil que já dura 44 anos e o narcotráfico terrorista de Uribe aliado ao desvario fascista de Bush. E agora, às condições inaceitáveis do discurso do presidente francês Nicolas Sarkozy.

Para essa gente a vida humana nada vale e a família de Betancourt tem consciência disso.

Eu não sei como um sujeito execrável e repugnante como William Bonner pode chegar em casa e dormir tranqüilo com tanta mentira, com tanto ódio, com tanto mau caratismo destilado na farsa jornalística que chamam de JORNAL NACIONAL. Pensando bem, gente assim nem sabe o que é isso. São zumbis de um mundo de terror imposto pelo poder imperial dos Estados Unidos.

Das pastas que carregam só retiram mentiras e sujeiras. Betancourt é a bola vez. A caçapa só está esperando a tacada, para exibir o troféu e dividir a mesa em regabofes de mundo “real”.

Texto de Laerte Braga, no República Vermelha.

Álvaro Dias admite que foi fonte da Veja

Depois das pressões feitas em plenário na quarta-feira, 2, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) admite que foi uma das fontes de informação da revista Veja para a matéria que denunciou um levantamento do governo federal com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sua esposa, Ruth Cardoso. A atribuição do vazamento ao senador paranaense foi informada pelo Blog do Noblat.

Em conversa com Terra Magazine, Álvaro Dias sustenta que não há nenhum ilícito em "conversar com jornalistas". E que a revista tem outras fontes, não apenas ele:
- Uma das fontes é natural que eu tenha sido (...) (Mas isso) altera a responsabilidade do governo na confecção do dossiê? É evidente que não. Isso exime o governo de responsabilidade? É óbvio que não.
Leia a entrevista do senador do PSDB:

O senhor admitiu que viu as informações antes de elas serem tornadas públicas. Em que circunstâncias isso aconteceu?
Álvaro Dias - Olha, o jornalismo investigativo tem prestado um grande serviço ao País, seria muito pior a degradação das instituições, não fosse a competência e a ousadia do nosso jornalismo de investigação. E isso se dá em razão de fontes. O jornalista se utiliza de muitas fontes. Uma revista do porte da Veja, que só no escândalo do mensalão divulgou, se não me falha a memória, matérias de capa 17 vezes, não contou com apenas uma fonte. Certamente valeu-se de muitas fontes de informação. Eu tenho sido ouvido por muitos jornalistas, do Terra, de outros sites, de jornais, emissoras de TV e certamente outros parlamentares da mesma forma. Esse é o caminho para se produzir a informação.

O senhor então foi uma das fontes de informação desses jornalistas?
É evidente que é meu dever responder questões formuladas por jornalistas, e eu tenho feito. Obviamente, o que pretende o governo agora é tirar o foco, o governo não quer mostrar as suas contas. Mostra as do governo passado mas esconde as suas. E pretende exatamente desviar o foco do debate.

O senhor então foi fonte de informação do jornalista da Veja? Não a única, mas uma das?
(silêncio) Qual é a importância disso? Eu pergunto. Obviamente a Veja tem fontes no Palácio do Planalto... Qual é o ilícito em conversar com jornalistas, como eu estou conversando com você? Qual é o ilícito? Enfim, é surrealista essa história. Acho que o governo subestima a inteligência das pessoas, preparando uma estratégia como essa, tentando repassar responsabilidades. Se eventualmente contribuí com informações para que a matéria pudesse ser veiculada, altera a responsabilidade do governo na confecção do dossiê? É evidente que não. Isso exime o governo de responsabilidade? É óbvio que não. Então não há porque priorizar essa discussão, que a partir de ontem à tarde, priorizaram.

Texto do Terra Magazine, mas visto no República Vermelha.

El juego a la derecha


Reinaldo Sietecase

03.04.2008

Terminó el paro del campo. Hay un mes de tregua. Los productores se tomaron un respiro. Ahora podrán seguir con la cosecha y volverán los alimentos a llenar las góndolas de los supermercados.

¿Los dirigentes ruralistas salen fortalecidos? Protagonizaron una huelga prolongada con apoyo contundente en los pueblos del interior, pero utilizaron un método que muchos de ellos repudiaban cuando era protagonizado por otros sectores: cortes y piquetes. También regalaron imágenes lamentables: comida podrida y leche derramada a la vera de las rutas.

¿Están juntos o sólo amontonados? La unidad del campo fue en gran medida mérito del gobierno nacional que no discriminó entre chicos y grandes. Para la conducción económica, es lo mismo un pool sojero que Silvio Corti, que trabaja sobre 18 hectáreas en San Pedro. Unió el agua con el aceite –de soja. La Federación Agraria con la Sociedad Rural. Está claro que las dos entidades tienen orígenes distintos y representan intereses contrapuestos. En algún momento volverán a expresarse estas contradicciones. Bienvenidas.

El conflicto también parió nuevos protagonistas: los productores autoconvocados y dirigentes de base. Habrá que ver cómo se ubican. El entrerriano Alfredo De Angeli, por ejemplo, sabe que ahora puede mostrar los dientes y esto es más que una metáfora. Eduardo Buzzi tendrá tiempo para preguntarse por qué Cristina Kirchner reivindica a Francisco Netri, el primer presidente de la FAA, pero a él no quiere verlo ni en fotos.

La Presidenta de la Nación también podrá tomarse un respiro. Por lo pronto, no tendrá que dar un discurso cada 48 horas como hizo en la última semana. Ya no hay necesidad de apelar al miedo, ni propiciar antinomias. La amenaza real que sintió desde el Gobierno ante la confrontación abierta con un actor poderoso de la economía la llevó a agitar fantasmas falsos.

El sistema democrático no corre riesgos y el camino de la justicia para los asesinos y torturadores no tiene retorno. En ese rumbo el impulso dado por los Kirchner fue fundamental. Pero la bandera de los derechos humanos, que pertenece a todo el pueblo argentino, no puede ser enarbolada para evitar cuestionamientos legítimos.

Hasta cuando cada mirada crítica va a ser considerada por el poder como una manera de “hacerle el juego a la derecha”. Se pueden apoyar las retenciones e impugnar, a la vez, su forma de aplicación indiscriminada y la falta de coparticipación a las provincias y pueblos que producen la riqueza.

No abrir la discusión, no aceptar el debate, eso es hacerle el juego a la derecha. No ir a fondo contra los grandes grupos concentrados de la economía; no hacer una profunda reforma tributaria; no recuperar el control de la energía; no plantear una reforma agraria; pactar con la burocracia sindical y los intendentes mafiosos del conurbano, eso es hacerle el juego a la derecha.

Los gobernadores y dirigentes justicialistas que cuestionaron el manejo que tuvo el Gobierno en esta crisis también tendrán su momento de paz. Aguantaron demasiados días entre la espada de los productores y chacareros de su zona y la pared kirchnerista. Algunos se lamen las heridas y esperan su momento. Esperan como sólo se espera en el justicialismo.

Algunos medios de comunicación también podrán relajarse. Ahora sólo tendrán “piquetes malos” para cuestionar y medidas de fuerza “normales” en lugar de paros “históricos” para desplegar en sus crónicas. Y los oficialistas podrán sentirse satisfechos porque “a la hora de definirse” entre blanco o negro, con nosotros o contra nosotros, pensarán que hicieron lo correcto. Como si la realidad fuese tan simple.

En ambas trincheras periodísticas, estos colegas se consideran actores no testigos. Olvidaron que este oficio consiste en contar lo que pasa de manera honesta, con sus porqué y para qué, sin supeditar la información a intereses personales o empresariales.

Luis D’Elía también podrá descansar. Cómo será un fin de semana sin pechazos ni insultos. Lo propio hará Cecilia Pando y otros cavernícolas; deberán guardar sus megáfonos. Esta película fue un drama con pasos de comedia.

Ojalá que mientras todos nos tomamos un respiro se abra un tiempo para el pensamiento y la reflexión. Qué se hizo mal, en qué se acertó. Qué fue evitable y qué no.

Aunque no faltará quien opine que el pensamiento y la reflexión le hacen el juego a la derecha.

Governo diz que Álvaro Dias vazou dossiê para imprensa e quer nome de "espião" da Casa Civil


Severino Motta - Último Segundo

BRASÍLIA - O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) foi o responsável pelo vazamento de dados do suposto dossiê contra o ex-presidente FHC para a imprensa. De acordo com ele, cabe ao senador apontar quem foi o responsável pela confecção do material na Casa Civil.

As suspeitas contra Álvaro Dias começaram após matéria publicada num blog da internet, dando conta que o tucano havia vazado os dados do dossiê para a revista Veja. Ao se defender, na tribuna do Senado, Dias evitou negar com veemência que tenha distribuído os documentos.

Ele afirmou que obteve os dados antes da publicação pelos meios de comunicação e destacou que o responsável pela confecção do dossiê deveria ser punido. Dias comentou que no governo Lula, em todos os escândalos, um bode-espiatório é usado para que os grandes responsáveis sejam preservados.

Ao ouvir isso Jucá rebateu: "Ele espera que não seja punido o bagrinho. Se ele sabe quem é [o responsável] diga, para que seja punido o tubarão".

Jucá alegou que "leu nas entrelinhas" até mesmo uma admissão de culpa de Álvaro quando discursava no plenário. O senador disse, durante sua defesa, que a constituição lhe dá o direito de preservar fontes que lhe repassem informação.

"Foi uma confissão de culpa", disse Jucá.

Papel não voa
A líder do bloco de apoio ao governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), foi ainda mais dura com Álvaro. Ela disse que não é necessária nem mesmo a sindicância interna aberta na Casa Civil para apurar quem vazou os dados que criaram o dossiê.

"Nenhum papel voa (...) A melhor maneira de saber de onde veio o dossiê é saber quem o carregava. Álvaro Dias sabe quem trouxe [para o Congresso]", disse. "Está nas mãos do Álvaro Dias dizer quem forneceu os dados", completou.

O senador tucano ainda tentou se defender alegando que não sabe quem confeccionou o dossiê na Casa Civil, e se colocou a disposição para participar da sindicância criada para identificar o responsável.

Oposição
Os líderes do DEM e do PSDB no Senado, José Agripino (RN) e Arthur Virgílio (AM), não defenderam diretamente seu amigo do suposto vazamento dos dados para a imprensa. Alegaram que isso "pouco importa" e que o essencial é saber quem foi o responsável, dentro da Casa Civil, pela confecção do material.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Senador tucano admite que recebeu dossiê anti-FHC; petistas cobram nome de "espião"

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse nesta quarta-feira que recebeu o suposto dossiê elaborado por funcionários da Casa Civil com informações sobre gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PDSB) com cartões corporativos. Dias, entretanto, não admitiu ser o responsável pelo vazamento do dossiê para a imprensa.

Em seguida, argumentou que a Constituição Federal permite que os parlamentares usem dados que chegam às suas mãos como acharem mais conveniente, inclusive para repassá-los para a imprensa. "Os senadores não são obrigados a prestar informações sobre o que recebem. Se um parlamentar vazou informações para a imprensa, o fez dentro das suas atribuições parlamentares", afirmou.

Em nenhum momento do discurso no plenário do Senado, Dias admitiu o vazamento. Mas deixou claro, após ser questionado pelo senador Tião Viana (PT-AC), que a Constituição concede liberdade para que os parlamentares usem ou divulguem as informações que recebem.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o responsável pelo vazamento deveria dizer logo quem foi o autor do suposto dossiê. "Não quero acusar ninguém, porque é muito ruim você acusar sem saber. Hoje tem jornais que já dizem que teve senadores que participaram disso. Eu ainda não li a matéria, mas acho lamentável", disse Lula se referindo à reportagem publicada hoje pelo jornal "O Globo", que informa que o dossiê chegou ao Congresso antes da instalação da CPI dos Cartões.

"Nós estamos tranqüilos, obviamente que tristes, porque quem recebeu [o suposto dossiê] na imprensa sabe quem foi. Nós vamos ter que fazer uma investigação e, possivelmente, nunca saberemos quem foi que pegou documento de um banco de dados e vendeu como se fosse dossiê. Isso é lamentável para o país", afirmou Lula. "Só tem algumas pessoas que sabem: os jornalistas que receberam o tal do documento, que era do banco de dados e foi transformado em dossiê, e o cidadão, a cidadã, sei lá quem, que pegou esse documento."

Dias cobrou explicações do Palácio do Planalto sobre o vazamento dos dados que deram origem ao dossiê. "Eu tenho certeza absoluta que o senador [Tião Viana] não me imagina travestido de James Bond, forjando senhas e bisbilhotando computadores do governo. Essas virtudes hollywoodianas eu não tenho. Eu afirmei que tinha visto o dossiê. Mas por ordem da ministra Dilma Rousseff [Casa Civil] se elaborava um relatório de gastos do governo Fernando Henrique", afirmou.

Revanche

Líderes governistas no Senado afirmaram que as palavras de Dias mostram que o governo não é o "algoz" no episódio do dossiê, mas vítima da oposição que usou informações do banco de dados da Casa Civil montado para detalhar gastos da gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB) com cartões corporativos.

Os governistas desafiaram o tucano a revelar o nome da pessoa que lhe encaminhou o dossiê --que supostamente seria um funcionário da Casa Civil. "Não adianta o PSDB apresentar requerimento para acompanhar a comissão de sindicância do Palácio do Planalto [que investiga o vazamento de informações]. Está nas mãos do senador Álvaro Dias dizer quem lhe mostrou o documento, quem lhe deu o documento", disse a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC).

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que o banco de dados do governo sobre cartões corporativos foi "espionado". "Temos aqui um caso de espionagem. Se o senador Álvaro Dias não quer que se punam inocentes, acho que deveria declinar o nome da pessoa que vazou o material. Alguém do governo ou do Palácio do Planalto pegou os dados e repassou ao senador Álvaro Dias."

O tucano, por sua vez, negou ter conhecimento do funcionário que vazou as informações. "Se eu soubesse quem vazou, eu diria. Não sei quem vazou as informações. Mas eu sei quem é responsável maior, isso eu sei, por aqueles incluídos entre os suspeitos de vazar as informações. Eu não disse que foi a ministra Dilma responsável pelo vazamento, mas por administrar o setor", afirmou.

Da Folha Online. Aguardemos. Mas a princípio parece uma reviravolta e tanto...

PSDB e DEM dizem que relatório foi feito por petista para constranger oposição

PSDB e DEM dizem que relatório foi feito por petista para constranger oposição

Publicada em 02/04/2008 às 00h35m

O Globo Online

BRASÍLIA - Reportagem de Adriana Vasconcelos e Gerson Camarotti em 'O Globo' nesta quarta-feira mostra que o dossiê com gastos sigilosos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1998-2002) circulou pela mão de alguns parlamentares antes mesmo da instalação da CPI do Cartão Corporativo, no Congresso, no início de março. Pelo menos um senador de oposição recebeu o dossiê na ocasião. Na semana passada, numa reunião da bancada tucana, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) informou aos seus colegas que, no fim de fevereiro, já tinha em mãos o dossiê publicado na edição daquela semana da revista "Veja". Pelo menos três parlamentares tucanos confirmaram nesta terça essa versão. Procurado pelo 'Globo', Dias evitou comentários.

Dias explicou, em conversas reservadas, que o dossiê serviria para intimidar o discurso da oposição ao mostrar gastos semelhantes feitos pela Presidência nas gestões Fernando Henrique e Lula.

Nesta terça, havia três hipóteses em debate nos bastidores de governo e oposição sobre quem produziu e repassou o dossiê. Tucanos e democratas apostam em duas possibilidades: a produção do dossiê por um petista instalado no Planalto ou um parlamentar petista, com o objetivo de constranger a oposição; e a alternativa de um eventual "fogo amigo" do PT, para prejudicar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Já os governistas consideram mais provável a hipótese de algum tucano que ainda tem acesso a dados da Presidência ter montado o dossiê.

De O Globo Online.


terça-feira, 1 de abril de 2008

Os ataques à familia : Sufocada por Nassif, a Veja perde os limites

Os ataques à familia | Sufocada por Nassif, a Veja perde os limites 14:00 Saiu ontem no projetobr.com.br/web/blog/5. Nassif escreve - "Pela primeira vez, admito - esse pessoal da Veja conseguiu, finalmente, me atingir com suas baixarias. Hoje de manha (ontem) minha mulher desabou, com labirintite e fortes crises de choro. À noite ela tinha ido conferir o Blog de Veja. Lá, ataques de toda espécie, agora enveredando pelo lado familiar, com posts e comentários com insinuaçoes de 'corno'. A malta desvairada de comentaristas anônimos espalhando esgoto por todos os poros". 01/04 Blue Bus

"Ela me pergunta, chorando - como é possível alguém poder fazer tal coisa, por tanto tempo, envolvendo até a nossa família? Nao sei. O que podemos fazer. Nao sei. Sei o que nao irei fazer". 01/04 Blue Bus

"Quando comecei a escrever esta série, antes disso, quando comecei a ser alvo das baixarias da Veja, recebi inúmeras informaçoes sobre atividades profissionais da esposa de um diretor da revista, inúmeros episódios catárticos envolvendo o blogueiro da revista, tanto no seu tempo de Diário do Grande ABC quanto na revista República. Recebi emails de parentes próximos dos agressores. Circulo em um meio em que é fácil obter informaçoes. Algumas delas sao sobre amantes, preferências sexuais, ataques de histeria". 01/04 Blue Bus

"Dispondo de tais informaçoes, mais as demonstraçoes explícitas de desequilíbrio no Blog, seria facílimo traçar um perfil psicológico do personagem. Teria o direito de fazer isso, agora que estou sendo alvo de tamanha baixaria? É evidente que nao. Por que os atingidos seriam esposas e filhos que nada têm a ver com o desequilíbrio e a falta de escrúpulos dos pais". 01/04 Blue Bus

"Aliás, quando vejo minhas filhas perguntando por que a mae chora, penso nas filhas desses agressores. E me dá uma profunda pena. O grande teste, a ser superado, é nao ceder à tentaçao de enveredar pela trilha da crueldade". 01/04 Blue Bus

"Tive uma curta conversa com minha mulher, porque precisei sair correndo de casa para o trabalho. Tentei transmitir-lhe confiança. Vamos montar uma blindagem para que essas baixarias nao cheguem às nossas crianças. A luta continua. E sem sair da linha". 01/04 Blue Bus



Do Blue Bus, ou no Blog do Luís Nassif.


As dinastias midiáticas


Emir Sader (Carta Maior):

Na imprensa brasileira mandam as dinastias estamentais. Os pais proprietários entregam a direção dos jornais, das revistas, das rádios e das televisões – das suas empresas – aos seus filhos, que repassam para os netos, perseverando todos no direito que se auto-atribuíram de decidir quem é e quem não é democrático, quem fala e quem não fala em nome da nação!

Assim tem sido ao longo de toda a história da imprensa no Brasil. No momento mais decisivo da história do século XX, em 1964, essas dinastias pregaram e apoiaram o golpe militar, assim como a instalação de uma longa ditadura, que mudou decisivamente os rumos do nosso país. Enquanto os militares intervinham nos poderes Judiciário e Legislativo, enquanto suspendiam todas as garantias constitucionais, enquanto fechavam todos órgãos de imprensa que discordaram do golpe e da ditadura, enquanto a maior repressão da nossa história recente se abatia sobre milhares de brasileiros presos, torturados, exilados e mortos, enquanto isso, as dinastias da imprensa mercantil se calaram sobre a repressão e apoiaram o regime militar!

Eram estes mesmos Mesquitas, Frias, Marinhos, Civitas, estes mesmos que transmitem por herança – como se fosse um bem privado – seu poder dinástico, transferindo-o para os seus filhos e netos. Os júlios, os otávios, os robertos, os victor, vão se sucedendo uns aos outros, a dinastia vai se perpetuando. Que se danem a democracia e o país, mas que se salvem as dinastias!

Mas, hoje, elas estão vendo seu poder se esvaindo pelos dedos. Conta-se que um desses herdeiros, rodando em torno da mesa da reunião do conselho editorial, herdada do pai, esbravejava irado: “onde foi que nós erramos? onde erramos?”. Estava desesperado porque a operação “mensalão” não conseguiu derrubar Lula elegendo o tucano, da sua preferência.

Se ele tivesse olhado os gráficos escondidos na sua sala, teria visto que, nos últimos dez anos, as tiragens dos jornais despencaram. A Folha de São Paulo, por exemplo, que é um dos de maior tiragem, perdeu em 10 anos, de 1997 a 2007, quase cinqüenta por cento dos seus leitores! Depois de quase ter atingido 600 mil leitores, vai fechar o ano de 2008 com menos de 300 mil! Uma queda ainda mais grave se considerarmos que, nesse período, houve crescimento demográfico, aumento do poder aquisitivo, maior interesse pela informação e elevação do índice de escolaridade dos brasileiros.

Os leitores deste jornal de direita estão entre os mais ricos da população. Noventa por cento dos seus menos de 300 mil exemplares são destinados aos leitores das classes A e B, as mesmas que não atingem dezoito por cento da população brasileira. Em outros termos, nove entre cada dez leitores do jornal pertencem aos setores de maior poder aquisitivo e suas condições de vida estão a léguas de distância das do nosso povo – esse povo que gosta do programa bolsa família, dos territórios de cidadania, da eletrificação rural, dos mini-créditos, do aumento real do salário mínimo, da elevação do emprego formal, etc.

A última e mais recente pesquisa sobre o apoio ao governo Lula, que a imprensa dinástica procurou esconder, realizada pela Sensus, revela que Lula é rejeitado por apenas treze por cento dos brasileiros! É essa ínfima minoria, cinco vezes menor do que aquela dos que apóiam o governo Lula, que povoa os editoriais dessa imprensa, suas colunas, seus painéis de cartas dos leitores! Esse é o índice da influência real que a mídia mercantil – juntando televisão, rádio, jornais, revistas, internets, blogs – tem! Apesar de todos os instrumentos monopólicos de que dispõem, apesar das campanhas diárias para dominar a opinião pública, não conseguem nada além desse pífio resultado dos treze por cento que representam!

As dinastias podem continuar a ter filhos, netos e bisnetos, mas é possível que já não dirijam jornais. Esta pode ser a última geração de jornalistas dinásticos que, talvez exatamente por isso, revelam diariamente o desespero da sua impotência, assumindo o mesmo papel que ocuparam nos anos prévios a 1964. É o mesmo desespero da direita diante da popularidade de um Getúlio e do governo Jango. Nos dois casos, só lhes restou apelar à intervenção das Forças Armadas e dos EUA, estes mesmos EUA que nunca fizeram autocrítica, nem desta nem de qualquer outra das suas intervenções contrárias à democracia da qual pretendem ser os arautos! Depois de terem pedido e apoiado o golpe militar, porque ainda acreditam que podem dizer quem é democrático e quem não é?

Propaganda antecipada na internet pode gerar cassação, diz TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, disse nesta segunda-feira (31) que os candidatos que usarem a internet para fazer propaganda antes de 6 de julho – prazo previsto pela legislação eleitoral – estão sujeitos à cassação do registro.

“Que se faça propaganda a partir de 6 de julho, mesmo assim com cuidado, pois o uso abusivo dos meios de comunicação – e a internet é um meio de comunicação - pode implicar a cassação do registro e do próprio candidato”, disse o ministro, ao chegar à sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), do qual também faz parte.

Marco Aurélio informou que o TSE baixou uma resolução limitando esse tipo de propaganda à página do candidato, que deve ser registrada na Justiça Eleitoral. As sanções para quem desrespeitar a legislação, segundo ele, são o pagamento de multa e a retirada da propaganda. Mas o ministro lembrou que, segundo a Lei Complementar 64/90, o candidato pode ter o registro cassado se ficar comprovado que houve abuso do uso de meios de comunicação.

“Se começa desde já a implementar a propaganda, antes da época propícia. Isso está generalizado na internet. A única coisa que eu posso ponderar é que os candidatos coloquem as barbas de molho porque a conseqüência é em relação ao candidato, ao beneficiário da propaganda, ainda que implementada por terceiros”, complementou.

Reportagem veiculada pelo G1 no último dia 22 informa que, mesmo antes do início do período autorizado para a propaganda eleitoral, aspirantes a prefeitos e vereadores, militantes de partidos e eleitores simpatizantes aproveitam a internet para começar a colocar a campanha na rua, ou melhor, no ar.

Interessados em disputar cargos nas eleições deste ano são temas de inúmeras comunidades no site de relacionamentos Orkut e aparecem em vídeos no YouTube.

O texto completo no G1. É difícil ter uma idéia completa do que o ministro Marco Aurélio quis dizer, mas se realmente ele quer "patrulhar" a Internet à procura de "delitos", parece que ele não compreendeu a Internet, ou ele tem um grande espírito autoritário, ou talvez ambas as coisas. Aguardemos...

Como cultivar o mau jornalismo

Alberto Dines

Seja dossiê ou banco de dados, qualquer nome que se dê ao conjunto de documentos vazados da Casa Civil para a revista Veja sobre gastos com cartões corporativos no período FHC, a esta altura o que importa é saber como um material necessariamente sigiloso foi parar nas mãos de uma revista oposicionista.

É evidente que os jornalistas beneficiados pelo vazamento jamais revelarão a fonte. Mas os vazadores têm a obrigação de acabar com este contrabando que está convertendo Brasília na capital da contravenção jornalística.

O texto completo no Observatório da Imprensa. Revista oposicionista foi grifo deste editor, não do texto original.


Primeiros resultados mostram divisão nas eleições do Zimbábue

Autoridades do Zimbábue divulgaram nesta segunda-feira os primeiros resultados das eleições gerais realizadas no fim-de-semana, que indicam uma disputa apertada entre os dois principais partidos do país - pelo menos entre os votos para o Parlamento.

Os seis primeiros distritos apurados ficaram divididos igualmente entre o partido Zanu-PF, do presidente Robert Mugabe, e o Movimento para a Mudança Democrática (MDC, sigla em inglês), do opositor Morgan Tsvangirai.

A apuração completa das 210 cadeiras da Câmara baixa e das 60 do Senado deve durar alguns dias. Ainda não foram divulgados resultados referentes à eleição presidencial.

No fim de semana, cerca de 5,9 milhões de eleitores escolheram também entre quatro candidatos à Presidência e milhares de postulantes às 1,6 mil vagas para conselhos locais.

Se nenhum dos candidatos presidenciais superar 51% dos votos, um segundo turno será realizado em três semanas.


Texto completo na BBC Brasil.


Cuba: Governo bloqueia blog mais lido do país

Governo bloqueia blog mais lido do país

O governo cubano bloqueou no início desta semana (24/3) o acesso de internautas ao blog mais lido do país, o Generación Y, mantido pela blogueira independente Yoani Sánchez, de 32 anos. Em fevereiro, o sítio chegou a receber 1,2 milhão de visitas. "Os censores anônimos do ciberespaço tentaram me trancar em um quarto, apagar a luz e não deixar meus amigos entrarem", escreveu ela em seu blog, após conseguir burlar a censura para atualizar o sítio, que agora está hospedado em outros blogs cubanos e em um servidor alemão.

O blog de Yoani traz informações sobre seu cotidiano em Cuba e reflexões sobre as dificuldades econômicas e restrições políticas do país. Ultimamente, ela vinha criticando Raul Castro, que substituiu formalmente o irmão Fidel no mês passado, por suas vagas promessas de mudanças e passos mínimos para melhorar o padrão de vida dos cubanos. "Quem é o último na fila por uma tostadeira?" foi o título de um post recente em que Yoani ironizava a suspensão da proibição da venda de computadores, aparelhos de DVD e alguns eletrodomésticos (que não incluem, por exemplo, tostadeiras, que só serão vendidas na ilha a partir de 2010).

Em um país onde a mídia é, em grande parte, controlada pelo governo e em que a imprensa independente é sufocada pelas autoridades, Yoani e outros blogueiros encontraram na rede uma saída para expressar suas opiniões e pontos de vista. "Qualquer um com alguma habilidade com informática sabe driblar os censores", afirma. "O objetivo deles é bloquear o acesso em Cuba. Mas ainda existirão pessoas que nos lerão; não há censura que impeça alguém que realmente queira ter acesso à internet". Informações da Reuters [24/3/08].

Texto do Observatório da Imprensa.


segunda-feira, 31 de março de 2008

O desafio do terceiro tempo

Entrevista de Márcio De Chiara, no Estadão, com Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da FGV.

Neri trata a atual década como a da redução da desigualdade. Essa redução permitiu que a Classe C tivesse “crescimento chinês” (clique aqui).

Aliás, a questão demográfica e da renda passou a ser ponto central na definição dos novos grandes países. Só a miopia galopante de analistas tacanhos para não perceber a importância da Bolsa Família.

A questão é que esse caminho já foi desbravado. Como, anteriormente, foi resolvida a questão da estabilidade. Aí reside o grande nó político e o grande desafio para o pais: o que virá depois desses dois tempos?


Texto completo no Projeto BR, o blog do Luís Nassif.

Mídia Alternativa



Maria do Rosário reuniu-se com representantes da 'mídia alternativa'


A candidata do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Porto Alegre, deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) esteve reunida na manhã de hoje com setores representativos da chamada 'mídia alternativa'. O Encontro - que reuniu jornalistas, publicitários, representantes de jornais de bairros e blogueiros - ocorreu durante um concorrido 'café-da-manhã' realizado no Escritório Político do vereador petista Adeli Sell (de quem também partiu a iniciativa para sua realização), na rua Espírito Santo, 244, centro de capital. Assuntos relevantes sobre a democratização dos meios de comunicação e, em particular, sobre o papel da mídia alternativa no contexto político municipal, estadual, nacional e internacional e da luta contra o monopólio da mídia corporativa hegemônica foram amplamente debatidos.
Ao final do Encontro, Maria do Rosário agradeceu a participação de todos e comprometeu-se com várias propostas levadas pelos participantes do Encontro, algumas das quais deverão ser incluídas em seu Programa de Governo e defendidas já no transcorrer da próxima campanha eleitoral.
Ficou acordado ainda que outros encontros desse tipo deverão ocorrer no próximo período, bem como a realização de um 'fórum' específico que será amplamente convocado e divulgado sobre o tema 'mídia alternativa'.
*Do Blog do Júlio Garcia

Vaiado por 41 mil ontem na abertura do beisebol profissional

BLUE BUS:

O presidente Bush ja tem 65% de desaprovaçao segundo o Washington Post.

CASO QUEIRA VER O VÍDEO DA VAIA, CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Lula com 55% das preferências bate recordes, registra Datafolha

BLUE BUS:

Lula alcançou a maior popularidade em seus 5 anos e 3 meses de governo, diz a Folha. Índice supera o obtido por seus antecessores desde Fernando Collor, mostra pesquisa do Datafolha. O levantamento repete resultados do Ibope revelados na semana passada.

Operação de umbigo


CARTA CAPITAL:

Nirlando Beirão

A Globo está se anunciando a si mesma. Recrutou as estrelas de seu maior firmamento e, numa revoada alvar de sorrisos e figurinos, sai por aí festejando os méritos que ela própria se atribui. Antes, o Almanaque Capivarol. Hoje, a Rede Globo de Televisão.

É normal, mas, no caso da Globo, é também instigante. A cavaleiro de seu poderio quase hegemônico, vislumbrando aquela planície de concorrência zero, a emissora sempre se deu ao luxo de ser parcimoniosa na contemplação do próprio umbigo. Tem, claro, aquela coisa feérica de final de ano, os arrancos ufanistas do Galvão Bueno e os surtos periódicos do Pedro Bial, o biógrafo do patrão. Mas, olímpica no seu pódio de qualidade tecnológica e competência artística, à Globo bastava olhar em volta e descer sobre o território hostil o véu de sua superior indiferença.

Agora a Globo precisa reiterar e reiterar, além do surrado bordão da qualidade, seu angelical compromisso com conceitos como “liberdade de opinião” e “credibilidade”. Foi o que, com compreensiva incredulidade, este colunista julga ter ouvido enquanto bailavam à sua frente Regina Duarte, Tony Ramos, William Bonner, Fátima Bernardes.

A Globo domina um padrão artesanal de qualidade que é inegável. Aprendeu com o Boni, lá no passado, e ainda não conseguiu desaprender completamente. Por que, então, mentir no que diz respeito a uma pluralidade de opinião que ela jamais cultivou? Cidadania, democracia, liberdade, justiça social são assuntos que a Globo encaminha diretamente para o Departamento Comercial. Princípios, na Globo, vão dormir no setor de achados e perdidos.

Estará ela, então, reagindo ao bafo quente da Record, enfim uma concorrente à altura? A implacável perseguição da Globo e de seus alto-falantes aos evangélicos obedece a uma lógica humanitária ou
é que, de olho na Record, seus bolsos começaram a coçar? Enquanto isso, dá-lhe anúncio.

“Qualidade só se vê na Globo.” Não é bem assim, mas esperteza, pelo menos, a emissora dos Marinho ainda exercita. Convém reconhecer. Monopolista das transmissões esportivas no Brasil, ela parece ter entendido que futebol tem sutilezas que nem sempre a razão reconhece.

A notícia da semana é que a Globo vai transmitir, a partir de maio, a Série B do Campeonato Brasileiro. Brilhou na cabeça de alguém a óbvia idéia de que a graça do futebol, no Brasil, sempre estará onde o Corinthians está. A tal Série A, podem escrever, produzirá um sono de cemitério.

O resultado é que Luciano Huck passa a sair, aos sábados, meia hora mais cedo para dividir com Angélica os cuidados da prole. Perde uma fatia do seu programa sem drama, sem choradeira. Huck é o primeiro a saber que, no entertainment canarinho, a prioridade sempre há de ser aquela magia preto-e-branco.

La milicia indígena de Morales


EL PAÍS:

En la cultura andina, el rojo es un color solemne. Su uso es excepcional: sólo para la guerra o el matrimonio. Los ponchos rojos pertenecen en exclusiva a los mayores de 50 años, a varones que han ocupado puestos relevantes en su comunidad y han alcanzado madurez y sabiduría. Es entonces cuando se puede usar el poncho huayruru, el rojo con listas negras.

Los dirigentes del movimiento dicen que cuentan con 100.000 hombres armados

Estos ponchos son hoy en Bolivia el símbolo de una milicia indígena muy temida. Sus dirigentes dicen que cuentan con 100.000 hombres armados. Recientemente, el presidente Evo Morales convocó a esta milicia indígena a defender la unidad del país junto a las Fuerzas Armadas ante las aspiraciones autonómicas de provincias ricas como Santa Cruz. Públicamente, Morales ha dado a los ponchos rojos estatus militar y ha comparado su misión con la del Ejército regular boliviano.

La insólita propuesta presidencial puso los pelos de punta a muchos, tanto a empresarios y políticos santacruceños como a altos mandos militares. Todos coinciden en que grupos de milicianos como los ponchos rojos son ilegales e innecesarios. Ante tantas críticas, el presidente decidió que desarmaría a los indígenas, cambiándoles sus armas por alimentos.

El canje, que aún no se ha llevado a cabo, irritó a los ponchos rojos, agrupados mayormente en la provincia de Omasuyos (a 80 kilómetros de la ciudad de La Paz). Algunas de las armas que posee la milicia indígena proceden de una compra de fusiles checos realizada en los años treinta. Se adquirieron entre 30.000 y 80.000 y, según fuentes militares, casi todos son ya inservibles. También tienen viejos fusiles alemanes marca Mauser. El Ejército sospecha que unas 50.000 de estas armas circulan por el país, la mayoría son aún útiles.

"Estamos en peligro: nos van a desarmar y es una trampa. Gracias a nuestros Mauser, Evo Morales es presidente. Sin ellos no nos hubiésemos enfrentado al Ejército en Warisata [Omasuyos] el 10 de septiembre de 2003. Con esas armas hemos derrotado a Gonzalo Sánchez de Lozada [ex presidente de Bolivia derrocado en 2003]", dice el líder aymará Felipe Quispe, ex secretario ejecutivo de la Confederación Única de Trabajadores Campesinos de Bolivia (CSUTCB) y ahora secretario general del sindicato de su comunidad.

El enfrentamiento de Warisata se produjo cuando indígenas armados atacaron a una columna del Ejército que escoltaba a un grupo de turistas rescatados de un bloqueo campesino en Sorata. Fuentes militares reconocieron que el tiroteo de Warisata precipitó la caída de Sánchez de Lozada.

Quispe, adversario político de Morales, impulsó desde finales de los ochenta los ponchos rojos como "embrión de una lucha revolucionaria" dentro de su proyecto político de reconstituir el territorio aymara del Jach'a Uma Suyu (el Gran Omasuyos, el territorio del agua) que se extiende hasta Perú y el norte de Chile. En el grupo armado que derivó de esta iniciativa de Quispe, el Ejército Guerrillero Tupac Katari, militó y tuvo mando Álvaro García Linera, el actual vicepresidente.

En 1992 Quispe y García Linera fueron detenidos "pero los ponchos rojos permanecieron" y se extendieron a muchas más comunidades indígenas, y desde hace un lustro comenzaron a ejercer su poder en los poblados indígenas. No ha habido un sólo representante político designado desde el Gobierno que no se haya sometido a los dictados de los ponchos rojos.

El experto indigenista Pablo Mamani señala que la milicia "logró destruir en las comunidades todas las referencias al poder del Estado"; es decir, consiguió que la policía y los juzgados locales perdieran su poder real. Cada vez que los dirigentes de la milicia maniobran para socavar el poder público, ya sea a través de una huelga, de una protesta o una barricada, visten el poncho rojo con rayas negras. La prensa se refiere a los campesinos de "ponchos rojos y sombreros negros" como símbolo del mando indígena en el altiplano.

"Los aires de libertad ya hacían flamear nuestra bandera de siete colores, pero el Gobierno de Morales otra vez ha llenado de policías nuestros pueblos", se queja Quispe. Ni él ni ninguno de sus hombres han entregado las armas aún.

Bingo, deu na mosca, licitação do lixo de João Pessoa estava mesmo destinada a três empresas apontadas por Videversus

Bingo, deu na mosca, licitação do lixo de João Pessoa estava mesmo destinada a três empresas apontadas por Videversus

Não há dúvida. O site Máfia do Lixo (www.mafiadolixo.adm.br), editado pelo administrador Enio Noronha Raffin, e Videversus (www.videversus.com.br) estavam absolutamente certos quando publicaram, nesta quarta-feira, que o resultado da licitação do lixo de João Pessoa, capital da Paraíba, cujos envelopes foram abertos nesta quinta-feira, seria direcionado para as empresas Líder, Limpfort e Marquise. Abertos os envelopes, foi isto que se configurou. A previsão de Máfia do Lixo e de Videversus foi feita na madrugada anterior à abertura dos envelopes. As matérias destes dois sites causaram enorme repercussão na Paraíba. Não há mais dúvida de que foi uma licitação viciada.


Notícia vista no VideVersus, jornalismo de adjetivos. Sem fugir ao trocadilho, a questão do lixo é um assunto mal cheiroso faz horas. E não só no Brasil. Espera-se ação do Ministério Público.




TSE QUER CONTROLAR CAMPANHA NA INTERNET...

O TSE acaba de definir as condutas vetadas na campanha eleitoral de 2008. A grande novidade é que o Tribunal legisla sobre como deve ser a campanha no ciberespaço, transnacional e desterritorializado. A Internet é vista como um veículo broadcasting, como se fosse um canal de Rádio ou Televisão.

No artigo 18, da Resolução 22.718, que trata das restrições à campanha eleitoral na Internet, se lê: "A propaganda eleitoral na Internet somente será permitida na página do candidato destinada exclusivamente à campanha eleitoral."

Impressinante. O TSE estaria proibindo a campanha em blogs, fotologs, youtube, perfis no twitter, no orkut (onde é possível encontrar mais de 50% dos internautas brasileiros), no Facebook, no MySpace e em outros sites de relacionamento? Tudo aquilo que a Internet permite de incentivo ao relacionamento estaria vetado?

O TSE quer limitar as possibilidades de interação, na campanha eleitoral, entre os candidatos e os cidadãos a um site que deve necessariamente estar vinculado a um determinado domínio? A riqueza da esfera pública interconectada, tão comentada por pesquisadores como Yochai Benkler e Lawrence Lessig, não estaria sendo suprimida com uma resolução tão limitadora?

Texto completo no blog do Sérgio Amadeu, visto no novo RS Urgente.

domingo, 30 de março de 2008

A classe operária é internacional. O caso Nokia

Nunca o Capital esteve tão sob suspeita na Alemanha nos últimos tempos. O caso da empresa Nokia de telefones que anunciou em fevereiro o fechamento de suas portas em Bochum, causando 2.000 demissões e afetando indiretamente 5.000 famílias indigna o pais.

A empresa de telefonia Nokia, que detém 40% do mercado de telefones no mundo, com 65.000 postos de trabalho, está fechando suas portas em Bochum, Renânia do Norte até o meio de julho, embora a empresa tenha dado por aqui grandes lucros.

Os argumentos descarados são: estão fechando as portas aqui na Alemanha para produzir na... Romênia, onde a mão de obra é mais barata. Mais barata? E aquí dando lucro? Mas se aquí estava dando um lucrão, vendendo horrores para os alemães, para que se mudarem para a Romênia? Ainda por cima Nokia recebeu incentivos fiscais para montar a empresa em Bochum e agora está fechando? A indignação foi tão grande que as ações da Nokia despencaram 80% no dia arranhando consideravelmente sua imagem. Parece que somente as bolsas de valores que estavam solidárias com os trabalhadores, pois só assim se viu uma reação tão grande.

Texto completo em O Pensador Selvagem.

Colômbia diz ter encontrado urânio das Farc

O Ministério da Defesa da Colômbia disse que foi encontrado em Pasquilla, um povoado rural perto da capital, Bogotá, um carregamento de urânio empobrecido que pertencia ao grupo rebelde Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O povoado, a sudeste de Bogotá, fica em uma área próxima a uma região tida como reduto das Farc.

O Ministério da Defesa revelou que, no dia 20 de março, recebeu da inteligência militar uma amostra do mineral, que foi analisado por especialistas do Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas).


Texto completo na BBC Brasil. Isto torna factível o tal "urânio das FARC". Ou seja, as FARC não planejavam fazer uma bomba atômica na selva, muito menos uma "bomba suja". Queriam reforçar sua munição com urânio empobrecido, ou urânio exaurido, o tal "DU", ou "depleted uranium". Munição reforçada com isso dá mais poder de penetração, e gera mais calor quando penetra um blindado, matando seus ocupantes. Esta substância, o urânio empobrecido, é largamente utilizado pelas forças armadas americanas e britânicas. Podemos ficar tranqüilos. Estas mesmas forças armadas garantem que este material não é especialmente nocivo à saúde humana.


Há mais muçulmanos do que católicos no mundo, diz Vaticano


BBC:

O número de muçulmanos superou, pela primeira vez, o de católicos, fazendo com que o Islamismo seja a religião com maior número de adeptos no mundo, de acordo com o Vaticano.

Dados recolhidos em 2006 indicam que 19,2% da população mundial é formada por muçulmanos, enquanto 17,4% são católicos, disse o editor do Anuário Pontifício, monsenhor Vittorio Formenti, em entrevista publicada na edição deste domingo do jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano.

Formenti diz, contudo, que o número de cristãos pode chegar a 33%, se forem levados em conta também os adeptos da igreja ortodoxa, os anglicanos e os protestantes.

Entre os católicos, a proporção, 49,8%, está na América Latina, segundo o editor do anuário do Vaticano.

Presidente da Colômbia admite trocar reféns por rebeldes presos das Farc

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, autorizou nesta sexta-feira (26) a libertação de rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em troca da liberação dos reféns da guerrilha, entre eles a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt.

A decisão está contida em um decreto que o governante assinou na noite de quinta-feira (27) e que, segundo o alto comissário para a Paz, Luis Carlos Restrepo, é "um mecanismo imediato para o acordo humanitário".

"Basicamente, o único requisito para que se realize o acordo humanitário é a libertação dos seqüestrados", afirmou Restrepo na sede do Executivo em Bogotá. "Basta que a guerrilha liberte de maneira imediata a doutora Ingrid Betancourt" para que o governo considere que "o acordo humanitário se realizou".

O funcionário disse que basta que as Farc libertem os reféns que mantêm em condição de "passíveis de troca" ou os demais seqüestrados, mais de 700, para que "um número singular ou plural" de rebeldes presos seja libertado.

Notícia completa no G1. Luz no fim do túnel?

Ressentimentos motivam ação tibetana contra a China

Ressentimentos motivam ação tibetana contra a China

“O partido deve saber que os monges não vão mudar de idéia” sobre o Dalai Lama, afirmou Tsering Wangdu Shakya, um especialista em Tibete da Universidade da British Columbia. “Então, o objetivo desses encontros é intimidar os monges”.

Shakya afirmou que os líderes chineses devem estar perplexos diante dos protestos em Lhasa, pois acreditava-se que o Tibete estivesse pacificado sob a mão firme de Zhang. Em 2006, a China inaugurou a maior ferrovia do mundo, que custou US$ 4,1 bilhões e atravessa o platô tibetano para ligar a isolada Lhasa ao resto do país. Pequim descreve a ferrovia como uma ferramenta vital para a economia tibetana, a mais pobre da China.

Mas muitos tibetanos vêem as ferrovias como uma ameaça. A China tem colocado dinheiro no Tibete na esperança de incentivar o desenvolvimento econômico, e acreditando que rendas maiores conquistariam uma nova geração. Para muitas famílias tibetanas, a vida melhorou. Mas a China também encorajou um elevado número de imigrantes chineses, cuja presença diluiu a maioria tibetana.

“Essa é a maior fonte de ressentimentos”, declarou Shakya a respeito da imigração chinesa. Ele afirmou que os tibetanos acreditam que os chineses têm mais oportunidades de empregos, e o desemprego tibetano está alto. Pequim com certeza percebeu que a nova geração que ela pretendia conquistar estava protestando nas ruas de Lhasa.

O texto completo você encontra no G1.

Zimbábue barra entrada de observadores eleitorais

Zimbábue barra entrada de observadores eleitorais

O Governo do Zimbábue está convencido de que parte da comunidade internacional conspira para derrubar o presidente Robert Mugabe, no poder desde 1980, e decidiu não aceitar observadores eleitorais procedentes de alguns países.


Só 47 Estados, a maioria da África e do mundo em desenvolvimento, foram autorizados a enviar observadores eleitorais para o pleito deste sábado, o primeiro na história do Zimbábue a reunir disputas presidenciais, parlamentares e regionais ou municipais.


A lista de observadores autorizados inclui todas as nações africanas que mostraram interesse e, de outros continentes, Brasil, Venezuela, Nicarágua, Jamaica, Rússia, China, Índia, Malásia, Indonésia e Irã.


Também receberam autorização representantes de organizações regionais africanas e outras como a Comunidade do Caribe (Caricom).


"Aqueles que pensam que só há uma eleição livre e justa quando a oposição ganha foram excluídos", afirmou o ministro de Assuntos Exteriores zimbabuano, Simbarashe Mumbengegwi.


Os observadores designados, segundo o chanceler, se destacam pela "objetividade e imparcialidade" de seus países nas relações com Harare.

Veja mais no G1.

Conversa afiadíssima

[...] O Presidente Lula botou o esqueleto de FHC no seu próprio armário e deixou FHC aliviado.

. Fica feliz o presidente eleito José Serra.

. A Decidir.com, Inc, empresa da filha de Serra que Dantas financiou, é apenas um dos capítulos da tenebrosa relação entre Serra e Dantas.

. Ficam felizes José Dirceu (que trabalha para Dantas), o PT e sua bancada na Câmara – José Eduardo Cardozo à frente - e no Senado - porque Dantas tem eles na mão.

. E, em alguns casos, no bolso.

. Ficam felizes os tucanos na Câmara e no Senado, porque Dantas tem eles na mão.

. E, em alguns casos, no bolso.

. Ficam felizes os Fundos. [...] Leia o que mais diz o Paulo Henrique Amorim, que pelo jeito saiu do IG com a conversa mais afiada ainda.

Raúl Castro libera uso irrestrito de celulares em Cuba

Raúl Castro libera uso irrestrito de celulares em Cuba

Depois de permitir a venda de alguns aparelhos eletrônicos até então proibidos pelo Estado cubano, o novo presidente, Raúl Castro, anunciou nesta sexta-feira (28), de acordo com a agência de notícias Reuters, que irá liberar o uso irrestrito de telefones celulares a todos os habitantes da ilha.

Cuba tem hoje a menor taxa de uso de celulares na América Latina. Segundo a Reuters, a estatal ETECSA, que monopoliza o setor, anunciou que irá disponibilizar o serviço ao grande público nos próximos dias, num artigo publicado no jornal Granma.


Apenas alguns cubanos têm hoje o serviço de telefonia celular, por meio de estrangeiros ou em seus locais de trabalho.

Texto completo no G1. Comentário: aos poucos, parece que Raúl vai mesmo mudando certas coisas na ilha. Acredito que para montar a infra-estrutura para aumentar a rede de telefones móveis ele vai precisar aceitar investimentos de alguma empresa estrangeira em associação com a estatal cubana. Como ele já havia liberado os computadores, espera-se que em breve os cubanos tenham mais acesso à Internet, com toda a tecnologia que a China possa colocar à disposição de Cuba.


Gustavo Petro: "Colômbia repete fracasso dos EUA"

Gustavo Petro: "Colômbia repete fracasso dos EUA"

O senhor acredita que a política de segurança do governo, centrada nas Farc e no narcotráfico, está contribuindo para a internacionalização do conflito? Existe um problema estratégico no Plano Colômbia?
Claro. O Plano Colômbia é uma ajuda estrangeira para a guerra, que fracassou por ignorar que a maior fortaleza do narcotráfico no país, além de seu dinheiro, é sua relação com o poder político e o Estado colombiano. No último ano, porém, houve uma mudança nesse cenário, com o apoio de uma maioria democrata, ainda que com timidez, para aumentar a ajuda à justiça e à luta contra a impunidade na Colômbia - caminho que eu acredito que é muito mais eficaz como política anti-drogas, ao contrário do financiamento bélico. Falando da droga especificamente, é um projeto que se moveu ao redor da força militar e da fumigação da folha de coca. E hoje o preço da cocaína disparou em Nova Iorque, comparado com o de 2002 - quando o Plano Colômbia estava em seu auge. O que temos é um incremento da oferta de cocaína nos Estados Unidos, logo essa é uma política que fracassou, então temos que construir outra.

Como o senhor vê a situação das fronteiras da Colômbia não só com Equador e Venezuela, mas também com o Brasil, sobre a qual se fala pouco?
O mesmo Plano Colômbia, construído como fumigação armada, vem empurrando os cultivos de folha de coca para as fronteiras. E esses vão rio abaixo, penetrando a selva amazônica. Eu acredito que nesse momento já penetraram territórios amazônicos venezuelanos, brasileiros e equatorianos onde, em realidade, já estavam antes, mas se incrementaram. É um enorme perigo para a selva e, além disso, produz uma desestabilização das fronteiras. Por isso é que a luta anti-narcóticos tem que mudar e tem que ser hoje, fundamentalmente, assunto de um eixo sul-americano. E em relação às Farc, o Exército colombiano, mesmo sendo o maior da América do Sul, não consegue controlar o deslocamento interno da guerrilha. Menos ainda se pode pedir que outros Exércitos, menos fortes e com outras prioridades, controlem seus movimentos para fora do país. As Farc sabem disso e o utilizam como saída de retaguarda.

O senhor é a favor da proposta de Lula de criar de um Conselho Sul-Americano de Defesa?
Completamente. É preciso começar a construir com os demais países sul-americanos instituições e processos comuns ao redor de interesses comuns, que são muitíssimos. Mais ainda neste tema que tem a ver com conflito armado, narcotráfico e o papel desestabilizador que produzem no subcontinente. Mas há outros aspectos que afetam a segurança da América do Sul: o narcotráfico é um, o aquecimento global, que pode produzir a queimada da selva amazônica e sua conversão em deserto rapidamente, é outro. Não há nenhuma política comum ao redor deste que é um tema de impacto direto sobre as sociedades sul-americanas e o mundo. Além disso, como asseguramos a biodiversidade da região? Como equilibramos a questão local de energia, com países que têm recursos tão escassos, enquanto outros têm abundância de recursos? Enfim, há vários temas que permitiriam uma discussão coletiva dentro de um Conselho Sul-Americano de Defesa. A Colômbia tem que entrar para a discussão dessa política internacional.

O texto acima é parte da entrevista do senador colombiano Gustavo Petro, do Pólo Democrático, partido de oposição ao governo Uribe ao Terra Magazine. A entrevista completa, onde ele ainda fala da recente crise com o Equador, o envolvimento do Brasil na crise, os paramilitares colombiano, e outros assunto pode ser conferido no Terra Magazine. Esta entrevista termina com a seguinte frase:

Existem mais equilíbrios na Venezuela do que na Colômbia. A maior parte dos meios de comunicação que vêem ou escutam os venezuelanos é de oposição, e eles estão aí. Na Colômbia, você não verá nem escutará meios de comunicação que sejam oposição.

Onde o senador afirma que o quadro político na Venezuela é mais equilibrado do que na Colômbia, pois na Venezuela a grande mídia quase toda é contra Chávez, enquanto na Colômbia ela é quase toda pró-Uribe, que, dizem quer emendar a constituição colombiana novamente para tentar uma nova reeleição. Alguém por aí ouviu protestos contra um terceiro mandato de Uribe?

Entrevista completa, como já foi dito, no Terra Magazine

Darfur: Continuam ataques contra pessoal da ONU

Darfur: Continuam ataques contra pessoal da ONU

Os ataques contra trabalhadores de agências de apoio e ajuda no Sudão ocidental alcançaram níveis nunca vistos, pondo em perigo operações vitais de alívio na região de Darfur, declarou ontem Ameerah Haq, Residente da Organização das Nações Unidas e Coordenador Humanitário no Sudão.

Numa declaração feita em Khartoum e emitida pelo seu gabinete, Ameerah Haq disse que a comunidade humanitária operacional no Sudão condenou todos os atos de violência em Darfur, onde rebeldes têm estado a lutar com as forças do Governo e milícias aliadas há cinco anos, desde 2003.

Na segunda-feira Mohamed Ali, um motorista contratado pelo Programa Alimentar Mundial da ONU, foi morto a tiros e seu assistente seriamente ferido por assaltantes não identificados enquanto viajavam pela rota principal em Nyala, a capital de Darfur Sul.

Esse ataque seguiu o apunhalar mortal de dois outros motoristas do PAM no fim-de-semana em estado de Unity, Sul do Sudão, e é o último ataque numa série de seqüestros matanças no país em geral, e particularmente em Darfur.

Texto completo no saite da Agência Pravda.

Reestatizar foi o começo. Uma administração honesta faz o resto.

Desde a reestatização da Copel - Companhia Paranaense de Energia - pelo governo de Requião, no início de 2003, quando a Companhia estava à beira da falência em função da privatização promovida pelo governo anterior, a empresa acumulou lucro líquido de R$ 3,4 bilhões e investiu R$ 2,6 bilhões, além de ser a empresa com a menor tarifa de energia do país entre as companhias de grande porte.

Para Ghilarde, isso demonstra que "não é preciso cobrar caro para ter um bom lucro".

A recuperação da maior companhia de energia do Paraná, que atende a praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais, também permitiu que o Estado garantisse luz de graça para as famílias de baixa renda, através do programa Luz Fraterna. O programa já atendeu desde 2003 cerca de 280 mil famílias, ou cerca de um milhão de paranaenses.

Os resultados positivos da Copel e o baixo custo da energia também se refletiram no consumo, que cresceu 6,8% em comparação a 2006. No setor do comércio, esse crescimento foi de 9,2%. Nas indústrias, o aumento foi de 7,5% e o setor residencial registrou o melhor desempenho nos últimos 10 anos, elevando o consumo em 6,6%.

Informações do blog Fazendo media, em 23.3.08.