sábado, 19 de fevereiro de 2011

Buscando a verdade

As reformas ratificadas pelo congresso hondurenho que abrem caminho a um referendum sobre reeleição, evidenciam que o ex-presidente Manuel Zelaya foi derrotado por afetar interesses economicos e não por promover essa mesma mudança constitucional, disseram analistas. Nesta quinta-feira à noite os deputados declararam ratificado constitucionalmente o artigo 5 do plebiscito e referendum que abre as portas para a modificação dos artigos "pétreos ou imodificáveis", mudanças que até hoje constituiam delito de traição à pátria. (Fuente: AFP).

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os EEUU tem uma política hipócrita sobre a Internet, disse a Radio Nederland

Os Estados Unidos intensificará a nível mundial o acesso a Internet sem censura, disse a Secretária de Estado Hilary Clinton, enquanto em seu próprio país cresce a crítica a tal política, e os EEUU está a caminho de aprovar uma lei justamente para limitar a Internet, assegurou hoje a Radio Nederland.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Raposões do PIG no Congresso se articulam para tomar conta do galinheiro na Regulamentação da Mídia

O novo Marco regulatório das Telecomunicações já desperta movimentação no Congresso, mesmo antes do Ministério das Comunicações concluir sua elaboração.

As pessoas envolvidas no assunto tem a percepção clara de que parlamentares donos de rádios e TVs criarão dificuldades para mudanças na lei.

Um dos pontos previstos no projeto, que enfrentará resistências, é a proibição de parlamentares serem concessionários de rádio e TV, já previsto na Constituição, mas sem regulamentação clara.

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) aponta uma bancada do PIG de mais de 100 parlamentares, donos de canais de rádio e TV, direta ou indiretamente (através de parentes ou "laranjas").


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Novo Código Florestal


Novo Código Florestal só serve ao agronegócio

Os movimentos sociais que compõe a Via Campesina no Brasil divulgaram nota em que de criticam o projeto apresentado pelo deputado federal (PCdoB) Aldo Rebelo. No entender da Via Campesina a tentativa de revisão do atual Código Florestal interessa apenas ao agronegócio e às multinacionais.

"O Código Florestal é adversário do agronegócio, que precisa desmatar todas as espécies para implantar a monocultura e aplicar uma imensa quantidade de veneno. É impensável para o agronegócio conseguir produzir em sistemas diversificados, conservando áreas de florestas e fazendo sistemas agroflorestais", afirma a nota.

As entidades que assinam a nota conclamam a todos para se manifestarem contra o projeto de revisão do Código, que será votado na segunda quinzena de março. (...)
-Leia a íntegra da nota, oriunda do sítio Ambiente Já (via Blog do Júlio Garcia), Clicando Aqui


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Informação que sustentou guerra no Iraque desmentida por informador

Em entrevista ao jornalThe Guardian, Rafid Ahmed Alwan al-Janabi, a quem os serviços secretos norte-americanos denominaram “Curveball”, assumiu, pela primeira vez, que as informações relativas à existência de um programa de produção de armas de destruição massiva no Iraque eram falsas.

Segundo Rafid al-Janabi veio esclarecer, os agentes do serviço secreto alemão BND deram-lhe “a hipótese de fabricar uma versão da história que podia levar à queda do regime”, e que ele e os seus filhos estavam “orgulhosos” por terem “sido a razão que deu ao Iraque a hipótese de ter uma democracia”.

Vejam mais detalhes em ESQUERDA.NET

As mulheres egípcias reivindicam seu lugar na revolução

Uma onda de otimismo se extende entre as organizações feministas egípcias, após a participação massiva de mulheres na revolução popular. A experiência de liberdade vivida na praça de Tahrir e a possibilidade de envolver-se desde o princípio nas mobilizações, através de uma plataforma segura como é a internet, são algumas das causas que se escondem por trás desta nova situação.


Vejam mais detalhes em Diagonalweb

Do “poste” à governante encantadora

A mídia que tratou Dilma Rousseff como um poste durante o processo eleitoral enche a nova presidente de elogios, tenta apresentá-la como antagônica a Lula e cobra dela um programa de oposição, que foi fragorosamente derrotado ano passado. Para a imprensa de mercado, Dilma é comprometida com a austeridade e tem que resolver uma pesada herança deixada por Lula, “o gastador”

Um leitor desavisado poderia achar que Lula saiu derrotado das últimas eleições e não que fez a sua sucessora, escolhida pessoalmente. Que Dilma não foi eleita para prosseguir as políticas dos últimos oito anos, principalmente dos quatro últimos, de redução das desigualdades e erradicação da miséria. Estes são os principais compromissos de Dilma, reiterados constantemente e que guiarão o seu governo.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Corrupção na imprensa: Presidente da RBS é réu por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional

O barão da mídia Nélson Pacheco Sirostsky, presidente do grupo gaúcho RBS (conglomerado de TVs afiliadas à Rede Globo, rádios, jornais e tv a cabo), não é apenas indiciado como adiantaram o Cloaca News e o Conversa Afiada. Já é réu em ação movida pelo Ministério Público Federal por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, a partir da denúncia de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.

Caso começou com ação civil contra oligopólio do grupo em SC

Em 2008, o Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) propôs ação civil pública para anular a aquisição do jornal "A Notícia" pelo Grupo RBS, e para reduzir o número de emissoras de televisão do Grupo Rede Brasil Sul (RBS) ao máximo permitido por lei, que são duas.

Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O rei de Bahrein paga quase 2000 euros a cada familia para que não se manifestem

A oposição tem convocado manifestações, assim como sucedeu na Tunisia e no Egito, para a próxima segunda-feira.
No último intento de frear o descontentamento social em seu país o Rei de Bahrein, Hamad bin Isa al Jalifa, decidiu dar 1.000 dinares (quase 2.000 euros) a cada familia para que não acudam às manifestações previstas para la próxima semana.



Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

NOVA LINUX, sistema operacional cubano

A versão 3.0, do sistema operacional Nova Linux será apresentad0 durante a Convenção e Feira de Informática 2011 que começa nesta semana em Havana.

Desenvolvido por jovens da Universidad de Ciencias Informáticas (UCI), essa aplicação representa um passo de avanço nacional até a substituição de sistemas operacionais estrangeiros e custosos fundamentalmente Windows, cujo uso além disso, está vetado pelas leis do bloqueio.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

A mala diplomática de Obama: A Argentina apreende armas e drogas não declaradas em avião dos EEUU

Um avião militar ianque tentou introduzir um carregamento não declarado de armas de guerra, equipamentos de comunicação encriptada, programas de informática e drogas narcóticas e estupefacientes. Cristina Fernández ordenou abrir uma mala diplomática, que os ianques se negavam a entregar. O governo reiterou assim a negativa a militarizar o interior. As maras salvadorenhas e as favelas do Rio como modelo para as vilas argentinas.
(...)
Nenhum desses materiais coincide com as especificações que a embaixada enviou à Chancelaria sobre a índole do curso que deveria ministrar para o resgate de reféns. Logo após presenciar esses achados, os funcionários da embaixada decidiram se retirar, apesar do do pedido oficial para que permanecessem ali, e não assinaram a ata. pese al pedido oficial para que permanecieran allí, y no firmaron el acta. Na quinta-feira o coronel Alcott disse que não sabia que algo similar houvesse ocorrido em nenhum lugar do mundo. As armas e a mala diplomática não declarada foram requisitadas e na segunda-feira 14 deverá continuar a análise de seu conteúdo. Por exemplo, os antibióticos, anti-histamínicos, complexos vitamínicos, protetores solares e hormônios encontrados, estariam vencidos segundo a informação de seus invólucros.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Organizações de Direitos Humanos preparam denúncias de tortura contra Bush

Organizações internacionais de direitos humanos decidiram nesta segunda-feira (7) levar a público as acusações de tortura que estão sendo interpostas contra o ex-presidente estadunidense George W. Bush. A atitude foi motivada pelo fato de Bush haver cancelado sua viagem para a Suíça, onde participaria, no próximo dia 12, de um evento de acusação. Apesar da ausência na ocasião, as organizações de direitos humanos asseguraram que a denúncia o aguardará aonde quer que ele esteja.
(...)
"A asfixia simulada é tortura, e Bush admitiu, sem mostrar nenhum arrependimento que havia aprovado seu uso. (...) O alcance da Convenção contra a Tortura é amplo. Este caso está preparado e o esperará em qualquer parte. Os torturadores – ainda que sejam ex-presidentes dos Estados Unidos – têm que ser processados. Temos que acabar com a impunidade de Bush”, manifestou Katherine Gallagher, advogada do Centro para os Direitos Constitucionais.


Vejam mais detalhes em ADITAL

“É preciso respeitar a decisão do povo de cada país”

Em entrevista exclusiva à Carta Maior, o embaixador Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, analisa os recentes acontecimentos no Oriente Médio e norte da África e suas possíveis repercussões. O ex-chanceler chama a atenção para o fato de que as revoltas populares ocorrem em países considerados “amigos do Ocidente” que não eram alvo de nenhum tipo de crítica ou sanção. “Há algumas lições a serem tiradas destes episódios. A primeira delas é que é preciso respeitar os movimentos internos e não querer impor mudanças a partir de fora”, diz Amorim, defendendo a postura adotada pela diplomacia brasileira nos últimos anos.

Vejam a entrevista em CARTA MAIOR

Historiadora aponta fraude no processo que condenou Cesare Battisti à prisão perpétua

PARIS/FRANÇA (PRAVDA.RU) - A historiadora, escritora e arqueóloga francesa Fred Vargas acaba de colocar sob suspeita o processo que condenou o ativista italiano Cesare Battisti à prisão perpétua por assassinatos na Itália.

Segunda a historiadora, folhas assinadas em branco pelo ex-ativista foram usadas para forjar documentos, o que é negado pelo procurador do caso, Armando Spataro. Fred Vargas afirma que três procurações teriam sido fabricadas durante o auto-exílio de Battisti para permitir que ele fosse representado em seus julgamentos.


Vejam mais em PRAVDA.RU