sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Espanhóis querem regras mais duras para concessão de carteira de motorista a imigrantes


Um relatório da Associação de Vítimas de Acidentes de Trânsito e da Confederação de Autoescolas da Espanha dizem que imigrantes ao volante são "uma ameaça". De acordo com o levantamento, 50% dos motoristas ibero-americanos no país desconhecem as regras de trânsito locais. Os brasileiros ainda têm a barreira do idioma e confundem a nomenclatura.
A pesquisa, feita em conjunto pelas duas associações, conclui que é preciso endurecer as normas para emissão de carteiras a imigrantes, após apresentar testes com motoristas estrangeiros e estatísticas de acidentes.

Confira a notícia da BBC Brasil, reproduzida no UOL

Jornalismo da Record "amarela" para a Globo e perde audiência

O telejornalismo da TV Record cresce quando se diferencia da TV Globo.

Nas eleições 2010, cresceu. Mostrou o que a Globo escondia.

Em 2011, a audiência do noticiário da Record perdeu cerca de 20% de seu público.

Há uma enorme janela de oportunidade para a Record crescer. Jornalismo depende de credibilidade, e o jornalismo da Globo está muito ruim e se expondo demais. Não apenas manipula, mas também está errando muito, e deixando transparecer seu partidarismo demo-tucano com matérias confusas, elitistas, lobistas,  com seletivismo nas denúncias, forçando destaque para assuntos irrelevantes, e está chato igual àqueles pessimistas azedos que as pessoas gostam de evitar. Até telespectador conservador esclarecido não gosta de ser manipulado. 

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Hungria já não é “república” e pede a bênção de Deus

A Hungria entrou em 2012 com uma nova Constituição em que deixa de ser “república”, restaura o poder do velho nacionalismo e do confessionalismo e silencia a oposição na comunicação social. O IVA subiu para 27 por cento.


A nova Constituição define o modelo do regime de Viktor Orban e do seu partido de direita e nacionalista Fidesz, que obteve uma maioria de dois terços no Parlamento, onde ainda conta com o apoio da extrema direita fascista, que dispõe de milícias organizadas e autorizadas.
O preâmbulo da Constituição suprime a palavra “república” da designação do país, que passa a chamar-se simplesmente Hungria, e inclui a fórmula confessional “Deus abençoe os húngaros”.

Vejam mais em ESQUERDA.NET

Fundação Roberto Marinho é investigada por rombo de até R$ 13,8 milhões no Ministério do Turismo

A batata da ONG da Rede Globo está assando.

Uma solicitação de informações ao TCU (Tribunal de Contas da União) mostra que o Ministério Público Federal está investigando as relações da Fundação Roberto Marinho com os desvios de dinheiro público no Ministério Turismo, desbaratados na operação Voucher da Polícia Federal.


https://contas.tcu.gov.br/juris/AcompanharProcesso?p1=32398&p2=2011&p3=5
A operação Voucher, em agosto de 2011, prendeu diversos funcionários do ministério do Turismo, acusados de participarem de um esquema de fraudes envolvendo ONG's.



Vejam mais em OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

O jornalismo hipócrita da Rede Globo e da mídia nacional

No primeiro dia útil de 2012 a Rede Globo e a mídia brasileira noticiaram – de forma hipócrita – que o Irã, mais uma vez, desafiava o mundo ao fazer testes com mísseis de médio e longo alcance no Estreito de Ormuz, por onde passa a maior parte do petróleo consumido no Ocidente, fornecido por monarquias árabes corruptas e subservientes ao imperialismo e ao sionismo.  

O “jornalismo” da Globo tenta induzir a opinião pública a apoiar qualquer tipo de ação criminosa por parte dos EUA ou da Otan contra o Irã, para favorecer a política belicista e imperialista dos EUA e racista de Israel.

Vejam mais em PORTAL VERMELHO



Stuxnet é apenas uma de cinco "armas" digitais

O malware Stuxnet fez muito barulho no ano passado, ao infectar uma usina nuclear no Irã. Mas suas origens remetem a 2007, conforme pesquisas da Kaspersky Lab. E tem mais: ele não é o único programa malicioso criado como “arma virtual” de sabotagem. Segundo a empresa, a mesma plataforma que serviu de origem para ele também foi utilizada para criar outros quatro malwares, incluindo o Duqu, descoberto em outubro.




Leia mais no Adrenaline

Google, Facebook e Amazon ameaçam paralisar serviços por um dia em protesto

Como seria sua vida se, de repente, em um só golpe, você fosse impedido de acessar o Facebook, comprar produtos na Amazon e, de quebra, estar impossibilitado de fazer pesquisas de qualquer espécie no Google? Parece o fim do mundo, ainda mais neste ano de 2012, não?

Mas, enquanto a previsão do Apocalipse pelo calendário maia ainda é um objeto de descrença geral, os três pesos pesados da internet de fato estão ameaçando paralisar seus serviços. Ao menos por um dia, em protesto ao Stop Online Piracy Act- o "SOPA" -, as três empresas mais bem sucedidas da rede mundial anunciaram a intenção de "desligarem-se" por um dia.




Mais no Olhar Digital

Viúva de Carlos Prestes doa acervo pessoal ao Arquivo Nacional


Maria Prestes, viúva do líder comunista Luiz Carlos Prestes, doa nesta terça-feira (2) ao Arquivo Nacional, no Rio, o acervo pessoal do "cavaleiro da esperança".

São dez álbuns de fotografias e 27 pastas de cartas, telegramas e documentos, incluindo correspondências trocadas com lideranças comunistas de diferentes países e com os filhos. A doação acontece no dia em que ele nasceu, há 114 anos, em Porto Alegre.



A notícia é da Folha.com

Laboratório britânico é multado por testar vacina em crianças argentinas


A Justiça argentina determinou que o laboratório londrino GSK (GlaxoSmithKline) terá que pagar uma multa por graves irregularidades na obtenção de consentimento de pais de crianças do país sulamericano que participaram de testes de uma vacina.
A multa foi fixada em cerca de 230 mil dólares e a vacina pediátrica visava combater a pneumonia e otite aguda. Ao todo, 14 mil provas foram realizadas em menores de idade da Argentina, do Panamá e da Colômbia.


Confira no Opera Mundi

Filho negro de casal de espanhóis é expulso de restaurante em SP


O que era para ser uma viagem de férias no Brasil terminou em tristeza para a espanhola Cristina, de 42 anos. A mulher, que não quis ter o sobrenome revelado, veio ao país com o marido Jordi, também espanhol, e o filho de 6 anos, adotado há dois na Etiópia. Na sexta-feira (30), Cristina procurou a polícia alegando que seu filho, que é negro, foi expulso do restaurante Nonno Paolo, no bairro Paraíso, Zona Sul de São Paulo. O advogado do estabelecimento nega e diz que o menino saiu espontaneamente após ser abordado pelo proprietário.
O dono do restaurante confundiu a criança com um menino de rua, segundo seu defensor, José Eduardo da Cruz. O garoto, que não fala português, foi encontrado pela família a um quarteirão de distância do local.

Confira no Correio 24 Horas

Cuba tem menor taxa de mortalidade infantil da América


Um relatório divulgado pela imprensa oficial cubana nesta terça-feira (03/01) revelou que o país teve a menor taxa de mortalidade de todo o continente americano no ano de 2011.
De acordo com o relatório, reproduzido pelo jornal Granma, de cada mil bebês nascidos no país, apenas 4,9 morreram, em média. O índice coloca o país à frente de Estados Unidos, Canadá e do próprio Brasil.


Leia mais no Opera Mundi

Argentina reafirma seus direitos de soberania sobre as Malvinas

A chancelaria argentina emitiu um comunicado, na noite de segunda-feira, onde assinala que o governo de Cristina Fernández de Kirchner “reafirma mais uma vez os imprescritíveis direitos de soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas, Georgias do Sul e Sandwich do Sul, e os espaços marítimos circundantes, que são parte integrante de seu território nacional”. A declaração foi divulgada no momento em seu que se completam 179 anos desde que as Ilhas Malvinas foram ocupadas por forças britânicas (em 3 de janeiro de 1833).




Confira na Agência Carta Maior

A ameaça ao comércio transpacífico


Como se o solapamento das conversações mundiais da Rodada Doha da Organização Mundial de Comércio (OMC) não tivesse sido suficiente (a última reunião, realizada em Genebra, produziu, mal e mal, um resultado apenas passável, de raspão), os Estados Unidos potencializaram sua insensatez ao promover, vigorosamente, a Parceria Transpacífica (TPP, pelas iniciais em inglês). O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou-a ao lado de nove países asiáticos durante sua recente viagem à região.
A TPP está sendo vendida nos Estados Unidos a uma mídia obediente e a uma opinião pública imbuída de confiança como evidência da liderança americana na área de comércio. Mas o contrário é que é verdadeiro, e é relevante que os que atribuem importância ao sistema de comércio mundial saibam o que está acontecendo. É de se esperar que esse conhecimento desencadeie o que eu denomino de "Efeito Drácula": expor o que preferiria continuar escondido à luz do sol e que vai murchar e fenecer.
A TPP é uma prova da capacidade dos lobbies setoriais americanos, do Congresso e dos presidentes do país em confundir a política pública de governo. O entendimento predominante em amplos círculos atualmente é de que os acordos de livre comércio, sejam eles bilaterais ou multilaterais (entre mais de dois países, mas não entre todos) são erigidos sobre a base da discriminação. É por isso que os economistas normalmente os denominam acordos de comércio preferenciais. E é por isso que a máquina de relações públicas do governo dos Estados Unidos denomina "parceria" o que é, na verdade, um acordo de livre comércio multilateral discriminatório, invocando uma falsa aura de cooperação e espírito cosmopolita.

Este texto, do Valor Econômico, está disponível no "clipping" do Ministério do Planejamento

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Soldado brasileiro morre em acidente no Haiti

Um soldado brasileiro que integrava a Minustah (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti) morreu na última sexta-feira (30/12), em um acidente de carro em Porto Príncipe, capital do país caribenho. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Defesa, após confirmação de militares que integram o Brabatt 2 (Segundo Batalhão Brasileiro no Haiti).

Diego Mendes dos Santos fazia a segurança de uma viatura que deixava a base do Brabatt 2 quando, segundo informações da unidade, se desequilibrou e caiu do veículo, batendo a cabeça no chão.

Socorrido no hospital militar da ONU (Organização das Nações Unidas), o soldado acabou não resistindo aos ferimentos. De acordo com o batalhão, o militar morreu em decorrência de traumatismo cranioencefálico.




Leia mais no Opera Mundi

Médicos e empresas farmacêuticas fazem primeira greve de 2012 da Grécia

Médicos e funcionários de empresas farmacêuticas iniciaram nesta segunda-feira (02/01) a primeira greve da Grécia em 2012. O ato é uma resposta às mudanças no sistema de saúde estatal e à previsão de corte de custos de medicamentos. As informações são da BBC Brasil.




Mais no Opera Mundi

Nigeriano passa 17 anos no corredor da morte por erro judiciário

O pior dia na vida de Olaniyi Emiola foi 17 de março de 1998. Pelo menos para Olaniyi Emiola, 22, o comerciante de autopeças. Para Olaniyi Emiola, o assaltante, foi um golpe de sorte, uma vez que outro homem com o mesmo nome havia sido injustamente sentenciado à morte pelo crime que ele cometeu.

Neste dia, enquanto Emiola estava no banco dos réus do agora extinto Tribunal para Roubos com Armas de Fogo na cidade nigeriana de Ibadan, estado de Oyo, no sudoeste do país, ele não conseguia acreditar no que estava acontecendo. “Vários membros da minha família... estavam todos chorando. Eu estava chorando também. A coisa toda parecia um pesadelo para mim”, contou à IPS Emiola, hoje com 35 anos.

O seu calvário começou três anos antes quando a polícia o prendeu por assalto, um crime que na Nigéria acarreta a pena de morte. Isso aconteceu apesar de seu cúmplice ter contado repetidas vezes à polícia que eles haviam prendido o homem errado. “Mas a polícia ... disse que o assaltante estava tentando me acobertar”.






Leia mais no Opera Mundi

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cerca de 50 manifestantes do Occupy Wall Street são detidos em Nova York


Cerca de 50 simpatizantes do movimento Occupy Wall Street foram presos na madrugada deste domingo (01/01) em Nova York após enfrentamentos com a polícia. A razão dos distúrbios, segundo a polícia, era que eles ocupavam por horas a praça zucotti, ao sul da cidade, transformado em símbolo de seus protestos e que estava protegida por barricadas e sob proteção das forças de segurança desde novembro. Desde a primeira desocupação do local, as barracas estavam proibidas
 
"As pessoas estavam fartas das barricadas na praça e decidimos ocupá-la de novo para passar a noite de ano novo ali", afirmou Jason Amadi, porta-voz do movimento, que disse que a situação voltou a ficar "tensa" e culminou nos enfrentamentos.


Leia mais no Opera Mundi