sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os "dissidentes" cubanos em Guadalajara não gostam de ser imigrantes

A ONG católica que os acolhe em Sigüenza os havia oferecido casas compartilhadas, algo que rechaçaram já que exigiam casas individuais.

O ex-preso cubano Mario Alberto Pérez Aguilera e sua familia, expatriados para a Espanha na semana passada, se instalaram nesta quinta-feira nos apartamentos propostos pela ONG Asociación Comisión Católica de Emigrantes de Castilla-La Mancha (ACCEM) de Sigüenza.

Pérez Aguilera e seus familiares haviam chegado para passar a noite da quarta-feira na rua, em frente ao albergue de Siguenza, de onde recusaram hospedar-se por entender que não reuniam as condições que lhes haviam prometido.


Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG (ou no espaço de comentários deste post)

O urânio empobrecido que a coalisão imperial deixa na Líbia poderia contamina-la por 40 anos (+vídeo)

Armas que utilizam urânio empobrecido, utilizadas na guerra contra a Líbia.

Experts militares estão acusando as forças da coalisão na Líbia de utilizar urânio empobrecido em seus ataques aéreos, de acordo com uma denúncia do expert Conn Hallinan entrevistado pelo canal RT, de Berkeley, Califórnia.

A substância mortal pode causar câncer e mutações físicas naqueles que entram em contato com ela. As acusações emergem enquanto a atual campanha liderada pela OTAN vai se intensificando, com um final obscuro à vista.

O periodista Conn Haliinan disse que Washington está vendendo bombas de urânio empobrecido a seus aliados da OTAN, e os efeitos nocivos da controversa arma se farão sentir na Líbia nas próximas décadas.

Vejam em CUBADEBATE

Lembram-se do Cabo Cason? Agora é prefeito de Coral Gables (+Vídeo)

James Cason, ex-chefe do Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Havana e um dos personagens mais patéticos que tem passado por aqui - seu mérito é sem dúvidas notável -, foi eleito como prefeito da cidade de Coral Gables, localizada no sul do Estado da Flórida.

O site www.miamidiario.com assinala que James Cason ganhou as eleições com 38,8% dos votos e o apoio de amigos da extrema-direita cubano-americana no estado da Florida.

Cason, segundo o diário, foi embaixador dos Estados Unidos mais desprezado em Cuba, por sua "mão aberta" no apoio financeiro aos chamados "dissidentes". Sua presença em Havana foi célebre por haver patrocinado e participado da fundação de um "partido político" local.

Seu oponente, Don Slesnick, atual chefe dessa cidade, ficou em segundo lugar nas eleições, com 34,6% dos votos.

Vejam a animação divertida transmitida pela TV cubana com o Cabo Cason como personagem central.




Vejam em CUBADEBATE

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Juiz boliviano ordena a prisão do militar que prendeu Che Guevara

Um juiz ordenou na Bolívia a detenção de Gary Prado Salomón, o militar que capturou Ernesto "Che" Guevara.

Prado é acusado de participar em 2009 de um suposto complô para atentar contra o presidente boliviano, Evo Morales.

A ordem de prisão foi emitida pelo juiz assim que o general não se apresentasse às audiencias do caso.

Ernesto "Che" Guevara foi executado no povoado de La Higuera, no sudeste da Bolívia, em outubro de 1967.

Vejam em CUBADEBATE

Tunísia opta pela paridade nas suas primeiras eleições

A revolução tunisina prossegue: foi decidido que as listas às primeiras eleições democráticas desde a independência, há 55 anos atrás, terão de respeitar a paridade entre mulheres e homens.

Segundo adianta o El País, não só as listas de candidatos contarão com o mesmo número de mulheres e homens como serão compostas alternando entre os dois sexos. Se as listas apresentadas não cumprirem os requisitos paritários serão consideradas inválidas.

Desde modo, a Assembleia Constituinte que terá em mãos a redacção da nova Constituição, contará com uma elevada participação feminina. As eleições estão marcadas para o dia 24 de Julho.

Vejam mais detalhes em ESQUERDA.NET

Programa secreto de armamento na instalação nuclear de Fukushima?

Yoichi Shimatsu
New America Media

Os confusos e inclusive contraditórios informes sobre a instalação nuclear de Fukushima I não podem ser unicamente consequencia dos desastres causados pelo tsunami, a torpeza ou a falta de informação. Os inexplicáveis atrasos e as incompreensíveis explicações da Tokio Electric Power Company (TEPCO) e do Ministerio da Economia, Comércio e Indústria (MECI) parecem ser fruto de algum fator que se tem tentado esguelhar.

A cortina de fumo sobre Fukushima 1 parece ocultar um firme propósito, uma vontade de ferro e uma tarefa sombria desconhecida para os de fora. A explicação mais lógica poderia ser quea indústria nuclear e as instancias governamentais estão lutando para evitar que se descubram umas instalações dedicadas à investigação de bombas atômicas escondidas dentro das instalações de energia nuclear civil do Japão.

Um programa secrecto de armas nucleares é como uma espécie de fantasma no maquinário, detectável tão somente quando o sistema de controle da informação falha ou se rompe. É necessário que dirijamos um olhar cuidadoso às disparidades entre o relato oficial e os inesperados sucessos.


Vejam o texto completo (em castelhano) em REBELION.ORG

Quem quer parar o Brasil e por quê?

Na visão da economista Leda Paulani, da USP, em conversa com Carta Maior, o Brasil materializou nos últimos anos um pedaço da sociedade prevista na Constituição Cidadã de 1988. Estavam delineados ali, no seu entender, alguns dos impulsos mais fortes à expansão do mercado interno, finalmente viabilizados nos últimos anos. No entanto, ressalta, "existe uma análise ortodoxa que acusa esse processo de conduzir a sociedade a um esgotamento de sua capacidade produtiva; como se a demanda avançasse além da oferta possível com o pleno emprego dos recursos e potencialidades disponíveis no sistema”. A terapia embutida nesse diagnóstico, critica, pode interromper esse processo.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

A polícia invade uma reunião de defensores de direitos humanos em Madrid

UATRO PESSOAS DETIDAS DURANTE NOVE HORAS

Um grupo de policiais invadiu uma reunião da Associação Marroquina de Direitos Humanos em Madrid (AMDH) no domingo passado e deteve quatro pessoas que questionaram a entrada policial no local onde se reuniam os militantes marroquinos.

El domingo pasado militantes de derechos humanos que estaban reunidos en el Centro Social Fé 10, en el barrio de Lavapiés, para constituirse como organización de ámbito internacional, fueron violentados por policías que aprovecharon para detener a varios de los militantes de la Asociación de Marroquí de Derechos Humanos (AMDH).


Vejam mais detalhes em DIAGONALWEB (ou no espaço de comentários deste post)

Mulheres galegas protestam nas ruas contra a machista Lei da Família

Galizalivre - Na tarde de ontem, 13 de abril, dúcias de mulheres galegas saírom à rua em Compostela e Vigo para protestarem contra a Lei de Família, umha iniciativa legislativa que segundo todo indica será aprovada nos próximos dias no Parlamento.

A Rede Feminista Galega e a Plataforma de Organizaçons Feministas fôrom as entidades que respeitivamente convocárom os actos num intento por visibilizar esta “nova ofensiva patriarcal”, que introduz um marco legal claramente regressivo e onde o peso das organizaçons ultracatólicas resulta mais que evidente.

Vejam mais detalhes em DIÁRIO LIBERDADE

[Vídeo] O preso político basco mais antigo foi recebido por centenas de vizinhos e vizinhas

[Tradução do Diário Liberdade] O preso político basco que mais tempo passou no cárcere saiu de Jaén (Andaluzia) às 9.05 e chegou a casa, em Zornotza (País Basco), depois de controlos da Guarda Civil e Polícia espanhola e do assédio final da Ertzaintza.

Depois de permanecer quase 31 anos em prisão, Jose Mari Sagardui Gatza, o preso político basco mais veterano, abandonou ontem o cárcere de Jaén. Saiu com o punho em alto enquanto escutava os gritos de apoio ("Euskal presoak Euskal Herrira", "Aupa Gatza'') de seus vizinhos e amigos de Zornotza, que viajaram de ônibus toda a noite para lá estarem.

Vejam mais detalhes em DIÁRIO LIBERDADE

Ao absolver Posada Carriles, Washington dá luz verde ao terrorismo contra a América Latina

Contrarrevolución
Jean-Guy Allard - Rebelión.- Ao se omitir de processar Luis Posada Carriles como terrorista e se negar a extradita-lo para a Venezuela que o reclama, como se procurasse que seja absolvido perante um tribunal cúmplice, Washington dá luz verde ao mecanismo terrorista que se identifica a este delinquente internacional e que conspira contra a América Latina progressista.

Observadores assinalam como, após uns poucos meses, o terrorista salvadorenho Francisco Chávez Abarca, o braço direito confesso de Posada na América Central, surgiu no aeroporto venezuelano de Maiquetía com falsa indentidade, para executar ações projetadas pela quadrilha ultra-direitista venezuelana encabeçada pelo ativista Peña Esclusa.

Chefe da UnoAmérica, confraria de corte neo-fascista que reune ultradireitistas de todo o continente, desde carapintadas da Argentina e viúvas do Plano Condor, até golpistas hondurenhos, o próprio Peña Esclusa foi preso imediatamente e está agora sendo acusado de posse de 900 gramas de explosivo C4, o favorito da máfia cubano-americana, descobertos em sua residência.


Vejam mais detalhes em CUBAINFORMACIÓN

O blogueiro pacifista e objetor de consciência egípcio Maikel Nabil Sanad foi condenado a três anos de prisão

Sección:Objeción de conciencia
Miércoles 13 de abril de 2011 0 comentario(s) 128 visita(s)

A Internacional de Resistentes à Guerra foi informada esta manhã que o blogueiro pacifista e objetor de consciência Maikel Nabil Sanad foi condenado a três anos de prisão ontem por "insulto aos militares". Ontem, perante um tribunal militar em Cidade Nasr no Cairo, sua familia e amigos disseram que o processo havia sido protelado (ver o co-alert, 10 de abril de 2011), enquanto que na realidade Maikel Nabil Sanad foi condenado a três anos de prisão, sem que sua família ou advogados estivessem presentes. Esta é uma indignante violação do direito a um processo justo de acordo com o artigo 14 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (PIDCP).

Maikel Nabil Sanad foi detido pela política militar na noite de 28 de março (veja o co-alerta, el 29 de marzo de 2011), e continua detido desde então. Maikel está detido desde então. Maikel é julgado num processo de via rápida em um tribunal militar, apesar de ser um civil.

Vejam mais detalhes em INSUMISSA

7.000 palestinianos fizeram no domingo greve da fome

13 de Abril de 2011

De acordo com o ministro palestiniano para os assuntos dos presos, Issa Qaraqi, mais de 7000 palestinianos presos nas cadeias de Israel fizeram um dia de greve da fome, no domingo passado, dia 10, em protesto contra as condições em que são tratados. Há neste momento cerca de 8000 palestinianos presos, entre os quais várias centenas de crianças. (Uruknet)


Vejam TRIBUNALIRAQUE-Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque

STF autoriza grupo a fazer tratamento em Cuba

Um grupo de pessoas portadoras de retinose pigmentar, que leva à perda progressiva da visão, vai poder fazer tratamento em Cuba. A decisão da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal negou provimento a um Recurso Extraordinário da União contra a autorização que já tinha sido dada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Leia AQUI.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Senado do Uruguai invalida lei que anistiava crimes da ditadura do país

O Senado do Uruguai invalidou nesta terça-feira (12) a Lei de Caducidade, que havia perdoado as violações dos direitos humanos cometidas durante a ditadura militar (1973-1985), abrindo assim as portas, sem exceção, aos juízos contra militares e policiais responsáveis por crimes no período.

O controverso projeto de lei foi aprovado após mais de 12 horas de intenso debate, com 16 votos a favor, todos da esquerdista e governista Frente Ampla (FA), e 15 contra, um deles do governo

Segundo o texto, os tribunais locais terão de reconhecer como protegidos pela Constituição todos os tratados internacionais em matéria de direitos humanos assinados pelo Uruguai e, desta forma, declarar inconstitucional a Lei de Caducidade de forma automática, fazendo-a inaplicável.


Confira mais no G1

Estado é conivente com as milícias, acusa deputado ameaçado

- Crime organizado só existe dentro do Estado, em qualquer lugar do mundo. O crime não se organiza nas áreas pobres. Na pobreza, tem muita arma, muita droga e muita miséria. Isso não combina com o crime organizado. Crime organizado é onde tem poder, onde tem dinheiro e isso está dentro do Estado, dentro das elites econômicas. O dinheiro do crime organizado não está nas áreas pobres. Está nas bolsas de valores, na especulação imobiliária - afirma, criticando o que considera conivência estratégica do poder público.

- É mais do que omissão. É conivência, porque a milícia acaba sendo interessante para alguns projetos políticos. Todo miliciano é base do governo.

Ele reclama que das 58 propostas apresentadas no relatório final da CPI para o enfrentamento desses grupos criminosos, "pouquíssimas" foram efetivamente aplicadas. Na visão do parlamentar, falta "coragem política".


Confira o texto completo e a entrevista do deputado Marcelo Freixo, no Terra Magazine

Peru vive onda de racismo pós-eleição

As manifestações eram semelhantes ao movimento no Twitter brasileiro contra os nordestinos que votaram na candidata Dilma Rousseff na eleição do ano passado.

Até os jornais peruanos entraram na guerra suja verbal. No editorial de ontem do jornal "Peru21", o diretor Fritz du Bois afirma: "É tão evidente a tentativa de Humala de se branquear e se apresentar como moderado, que é difícil dar resultados".

No diário "Correo", o diretor ultraconservador Aldo Mariátegui foi mais longe e disse que "já começou a operação de pentear o macaco".

Mais adiante, comparou Humala ao ditador alemão Adolf Hitler. "Isso me lembra quando a direita alemã tentou domar Hitler e o nomeou chanceler junto com o centrista Papen", escreveu. "A "lulificação" de Humala (...) não passa de uma miragem."

A onda de ofensas levou Gastón Acurio, o mais famoso chef peruano e um ídolo no país, a pedir calma em sua página no Facebook.

Os ataques a Humala geraram reações na parcela de centro-esquerda da população, que não votará em Keiko por considerá-la autoritária como seu pai -em um "autogolpe", Fujimori fechou o Congresso em 1992.


Confira na Folha.com

terça-feira, 12 de abril de 2011

Os 50 anos da fracassada invasão da Baía dos Porcos

Nesta "primeira grande derrota do imperialismo na América Latina" celebrada por Cuba, as forças comandadas por Fidel Castro venceram após 72 horas de sangrentos combates com os invasores que desembarcaram no dia 17 de abril de 1961 na Playa Larga e na Playa Girón, na Baía dos Porcos, a 200km ao sudeste de Havana.

"Voltem quantas vezes quiserem. Aqui os esperamos com fuzil na mão", disse à AFP Domingo Rodríguez, ex-combatente de 70 anos, na areia branca da Playa Larga, contando que ali mesmo Fidel afundou com um tiro de tanque o principal barco invasor.

Aprovada pelo presidente Dwight Eisenhower e assumida por seu sucessor John F. Kennedy, a operação começou no dia 13 de abril quando zarparam da Nicarágua os navios com os expedicionários da Brigada 2506, treinados em bases secretas neste país e na Guatemala.

Prelúdio da invasão, na manhã de 15 de abril seis aviões B-26 com falsas insígnias cubanas bombardearam duas bases aéreas em Havana e Santiago de Cuba (sudeste). A CIA esperava liquidar com esse ataque a força aérea cubana.

Na tarde de 16 de abril, no enterro de sete vítimas, em uma rua central de Havana, Fidel Castro, na época com 35 anos, declarou a natureza da revolução, após negar por anos que era comunista.



Texto completo disponível no blog do Luís Nassif.

Rússia celebra a conquista do espaço por Gagarin há 50 anos

Vários cosmonautas legendários, entre eles um veterano da missão americana Apolo e a primeira mulher a viajar ao espaço, foram recebidos nesta terça-feira pelo presidente russo no Kremlin, junto com a viúva de Gagarin, para celebrar o 50º aniversário do primeiro voo espacial- realizado em 12 de abril de 1961 por Yuri Gagarin.

Dmitri Medvedev condecorou ex-cosmonautas russos, europeus, japoneses e americanos, expressando sua satisfação com a cooperação internacional neste domínio.

Em 12 de abril de 1961 às 09H07 de Moscou, Yuri Gagarin decolou do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) a bordo de um foguete Vostok depois de pronunciar um "Vamos!" que entrou para a história.

Seu voo ao redor da Terra durou 108 minutos.


Continue lendo o texto da AFP, no UOL Tecnologia.

Ménard, fundador de Reporteros sin Fronteras, confiesa simpatía para partido ultraderechista

Robert Ménard, el fundador y jefe durante muchos años de la ONG francesa Reporteros Sin Fronteras acaba de confesar en una entrevista radiofónica con la importante cadena francesa RTL, su simpatía para el Frente Nacional (FN) de Marine Le Pen, el partido de extrema derecha que cosechó un sorpresivo 14,7% en las elecciones cantorales.
“No solo, les entiendo pero les apruebo”, se exclamó Ménard, repitiendo “¡Déjenme hablar!”.
“Apruebo sobre un cierto número de puntos el analisis de Marine Le Pen”, se apuró en matizar pero pudo reprimir un “¡Estoy harto de este desprecio que ustedes entretienen (acerca del FN)! Es el único partido que no tendría programa ni análisis…”
“Encuentro escandaloso que no haya un elegido del FN en un Consejo nacional”, dijo furioso.
Ante las protestas de sus interlocutores, Ménard quién nunca aceptó la contradicción, se exclamó:” Es un partido legal, no es un partido fascista ni vergonzoso”, antes de subrayar que Marine Le Pen resolvió el problema del discurso radicalmente antisemita de su padre y antecesor a la cabeza del FN, Jean-Marie Le Pen.
“Tuvo palabras… muy claras“ sobre el tema de los judíos que rectificaron las cosas, afirmó.
Y de repente, su anticomunismo visceral le salió al colaborador de la CIA: “Pienso yo que el partido Comunista y el (político de izquierda) Jean-Luc Mélanchon son tan peligrosos que el Frente Nacional”, lanzó frenéticamente.

Continue lendo do Contrainjerencia, via Luís Nassif

[Italia] Onda de detenções contra as redes anarquistas

Mar, 12/04/2011 - 11:40 — Lembas
5 detenções na Bolonha, 7 prisões domiciliares, 60 registros em toda a Itália

Em 6 de abril mais de 300 policiais participaram em uma operação "anti-terrorista" chamada "Operação fora-da-lei" que apontava contra os ativistas anarco-insurrecionistas. A operação foi levada a cabo em 16 cidades diferentes, entre as quais estava Bolonha, de onde a polícia deteve 5 ativistas próximo ao CSO Fuoriluogo e fechou o lugar. Outra pessoa foi detida nas proximidades da villa de Ferrara e liberada após sofrer um interrogatório. Outras 7 ficaram sujeitas a diferentes ordens que restringem seus movimentos e que também são investigadas (só para sua informação, estas medidas são adotadas normalmente quando há evidencias sérias de culpabilidade e pelo menos nos seguintes casos: risco de fuga, risco de alteração de provas e risco de que o delito se repita).


Vejam mais detalhes em ALASBARRICADAS.ORG (ou no espaço de comentário deste post)

Apoiem os manifestantes Iraquianos na Grande Revolução Iraquiana

Declaração Conjunta emitida pela Comissão Preparatória do dia 9.4.2011
12 de Abril de 2011
Vários Signatários
Fonte: Uruknet | Tradução de F. Macias
Após o sofrimento que durou oito anos, durante o qual as nossas vidas e dignidade foram violadas, os nossos bens e riqueza foram saqueados e a felicidade e o futuro dos nossos filhos roubados pelo fantasma da grande opressão, um período em que o povo iraquiano tem lidado com grande paciência e com a sua conhecida determinação para enfrentar crises; chegou o momento em que a Juventude do Iraque quebrou o silêncio, e decidiu optar por se manifestar, por lutar contra os opressores e corruptos e afirmar muito claramente que a sua paciência tem limites e que os direitos das nações não são para ser perdidos; assim a Grande Revolução da Ira nasceu e entronizou o movimento popular que durou anos.


Vejam o manifesto completo em TRIBUNALIRAQUE-Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque

Sinais de desespero: A França diz que não pode arcar com o essencial do "esforço" na Líbia

A França e o Reino Unido arcam com "o essencial" do esforço da coalisão imperial para fazer aplicar a resolução 1973 da ONU na Líbia, lamentou nesta terça-feira o ministro da Defesa francês, Gérard Longuet, perante a Assembléia Nacional.

“A OTAN não tem possibilidade neste instante de obrigar seus parceiros a participar nesta ação", ressaltou o ministro.

“Lamento por exemplo que a França e a Inglaterra supotem o essencial neste esforço, ainda que os Estados Unidos siga oferecendo um apoio de ambito aéreo indispensável, mas já não é atualmente um apoio de ataque em terra, sem o qual não é possível afrouxar o cerco que pesa sobre cidades assediadas como Misrata ou Zenten”, disse.

(Con información de AFP)

Vejam em CUBADEBATE

Os menores "anéis de casamento" do mundo são feitos com DNA

A tecnologia pode aproveitar a habilidade das cepas naturais de DNA para encaixarem-se. O professor Alexander Heckel e seu estudante de doutorado Thorsten Schmidt, da universidade Goethe, en Francfurt, foram capazes de criar anéis de DNA de somente 18 nanometros, e os tem enlaçados entre si como se fossem elos de uma cadeia.

Esta estrurura se chama catenan, um termo derivado do latim catena (cadeia). Schmidt, que se casou enquanto estava trabalhando nos nano-anéis vem dizendo, brincando, que são provavelmente os menores anéis de casamento do mundo.

De uma perspectiva científica, a nova estrutura é um marco no campo da nanotecnologia do DNA, já que os dois anéis de catenan, diferentemente da maioria de nano-arquiteturas de DNA já conseguidas, não constiturem uma formação fixa, senão que - dependendo das condições do meio ambiente - giram livremente. São portanto aproveitáveis como componentes de máquinas moleculares ou de um motor molecular.

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE (ou no espaço de comentários deste post)

1º Fórum da Igualdade


Painelistas não acreditam em liberdade sem igualdade

Porto Alegre/RS - O segundo dia do Fórum da Igualdade iniciou com o Painel Democratização da Democracia: Existe Liberdade sem Igualdade?, com o dirigente nacional do MST João Pedro Stédile e o professor Pedrinho Guareschi. Os debatedores foram o escritor Vito Gianotti e a jornalista Verena Glass.
 
O dirigente do MST João Pedro Stédile afirmou ser urgente e necessário que os movimentos sociais, as universidades, a opinião pública discutam os problemas históricos que nos tornaram uma sociedade tão desigual e injusta. Ele levantou o que identifica como os principais problemas da classe trabalhadora, fornecendo uma série de dados que comprovam que o Brasil está longe de ter igualdade. (...)
-Leia mais Clicando Aqui

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mulheres são presas no dia em que lei contra véu entra em vigor na França

Duas mulheres usando o niqab foram detidas em Paris nesta segunda, quando entrou em vigor a lei que proíbe o uso de véus islâmicos que cubram parcialmente ou totalmente o rosto de mulheres em locais públicos do país.

As duas participavam de um protesto contra a nova lei em frente à catedral Notre-Dame. Segundo a polícia, elas foram detidas porque participavam de uma manifestação que não havia sido informada previamente às autoridades, e que, portanto, não havia sido autorizada. Segundo a polícia, a detenção não estava ligada ao uso do niqab - véu islâmico que deixa apenas os olhos à mostra.

"A detenção ocorreu devido ao desrespeito da obrigatoriedade de informar sobre a realização de manifestações", afirmou o delegado Alexis Marsans, da seção responsável pela ordem pública.


Continue lendo, da BBC Brasil, no UOL Notícias.

Acesso desigual às TICs amplia o fosso entre ricos e pobres

Um novo relatório da União Internacional das Telecomunicações (UIT), divulgado nesta sexta-feira, 01/04, destaca o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicações na última década – presentes nas mais diferentes atividades humanas e com impacto direto nos demais setores econômicos – mas deixa claro que governos e reguladores devem agir para evitar que elas se tornem mais um fosso entre ricos e pobres.

Continue lendo na Convergência Digital

Na ONU, entidades defendem direitos humanos como princípio de regulação da internet

Em reunião das Nações Unidas (ONU) na Suécia, nesta quinta-feira, 31/3, foi lançado um documento pela proteção dos direitos humanos na internet. O documento, elaborado pela Internet Rights and Principles, sustenta princípios de rede aberta, acessível a todos e com respeito ao anonimato e a privacidade de dados pessoais.


Continua na Convergência Digital

Banda larga mais potente

Presidente Dilma Rousseff alterou o Plano Nacional de Banda Larga.

Em vez de conexões de até 600 Kbps (kilobits por segundo), ela exige 1 Mbps (megabit por segundo) pelo mesmo preço, R$ 35, informa a Folha.

Nos Estados que concederem isenção de ICMS nos pacotes vinculados ao PNBL, o preço será R$ 29,80.

Leia mais AQUI.

domingo, 10 de abril de 2011

Madrid impede 40.000 cidadãos bascos à candidatura (apesar de nunca terem sido condenados por qualquer coisa)

Apesar de não ter oficialmente nenhum de seus direitos civis e políticos restringidos, umas 40.000 pessoas não podem apresentar-se em nenhuma lista em que haja a suspeita de ser próxima à esquerda abertzale, porque poderiam provocar sua ilegalidade por haver sido no passado candidato interventor de partidos ou grupos ilegais.

Sr. I.U.U. «foi candidato pela coalisão Herri Batasuna às Eleições Autonomicas ao Parlamento Basco de 1986». Sra. A.T.M. «foi candidata pela coalisão HB nas eleições municipais de 1991». Do Sr. L.G.P. «consta sua intervenção na qualidade de interventor/representante pela coalisão HB nas eleições gerais celebradas em 1996»

As menções anteriores são exemplos de motivos pelo os quais o Tribunal Supremo sentencia que uma pessoa não pode participar em candidaturas que são consideradas próximas à esquerda abertzale. Argumenta que sua presença evidencia continuidade o sucessão de partidos ilegais. Os exemplos estão recolhidos do auto pelo qual se proibia a concorrência de D3M nas eleições autonomas de 2009.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

O povo da Islândia se nega pela segunda vez a resgatar aos bancos: Isto é democracia!

Os islandeses voltaram a rechaçar em referendo uma lei para indenizar 300.000 poupadores britânicos e holandeses, afetados pela quebra em 2008 do banco Icesav, segundo a recontagem inicial de um quarto de votos.
Depois da inversão da tendência ao "sim" nas prévias, o primeiro escrutínio da consulta, após o fechamento dos colégios eleitorais às 22:00 GMT de ontem, tem apontado um triunfo do "não" com 58 por cento dos votos frente aos 41 por cento do "sim". A confirmar estas cifras, a vitória do "não" seria ainda maior do que a apontada pelas sondagens prévias.
Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Exército Brancaleone dos orgânicos milita no Noroeste do RS

Na contramão da realidade regional, configurada por uma legião de agricultores que cultiva quase 100% da área de soja no Estado com variedades transgênicas, um pequeno, mas bravo, grupo de pequenos produtores de Santa Rosa leva a bandeira da oleaginosa orgânica com seriedade. Uma parceria da Cooperativa Central da Agricultura Familiar (Uniccoper) e da empresa Gebana Brasil, com sede em Capanema, no Paraná, garante a compra da produção. Assemelham-se, assim, ao Exército Brancaleone retratado no clássico filme italiano de Mário Monicelli.

O acordo comercial, com três anos, funciona tão bem que tem incentivado adeptos a migrar do cultivo convencional para o orgânico. Na atual temporada, 60 produtores dos 20 municípios da Grande Santa Rosa estão envolvidos, totalizando 280 hectares. Já em 2008/2009, eram 35, que plantavam 180 hectares. A estimativa para o próximo ano é que mais 20 entrem no projeto, sendo que os já cooptados devem aumentar sua área. Com isso, na próxima safra, serão 380 hectares de soja orgânica.

Leia MAIS.