sexta-feira, 8 de maio de 2015

Os melhores filmes sobre o fim da Segunda Guerra

Cada nação envolvida da Segunda Guerra Mundial tem sua maneira própria de recordar os acontecimentos ao fim do grande conflito. Assim, para outros países o 8 de maio de 1945, dia da capitulação da Alemanha nazista, não é tema necessariamente central de exploração cinematográfica.
Já em 1946, Roberto Rossellini rodou o filme em episódios Paisà, em que encenava a libertação da Itália das tropas alemãs, com grande impacto. Dois anos depois, documentava suas impressões da Berlim bombardeada pelos Aliados. Em Alemanha, ano zero, o menino Edmund, de 12 anos, vagueia pela metrópole devastada para garantir sua sobrevivência e de sua família.
No entanto, o diretor italiano constitui uma exceção: a maioria dos cineastas do pós-guerra preferiu lançar o olhar sobre os destinos de seus próprios compatriotas. Entre eles, o celebrado Andrzej Wajda, que traçaria em seus próximos filmes um panorama da Polônia nos últimos meses da guerra.

Guerra destruiu figura do "homem herói" e consagrou mulher no trabalho

Elas não podiam andar por aí desacompanhadas, não podiam trabalhar se fossem casadas, mal estudavam e passavam boa parte da vida em casa, cozinhando e cuidando dos filhos. Isso não faz muito tempo e é difícil imaginar que assim viviam as mulheres ocidentais no início do século passado: carreira, dinheiro e poder eram exclusividade masculina. O homem sustentava uma imagem de "herói" onipotente, mas dois eventos devastadores, as Guerras Mundiais, fizeram ruir este modelo.

Tão impressionantes quanto o número de vidas perdidas e os horrores que a Primeira (1914-1918) e a Segunda Guerra (1939-1945) produziram são as mudanças de comportamento irreversíveis que elas provocaram nas décadas seguintes.

Se os homens foram convocados a defender suas pátrias nos campos de batalha, caiu sobre as mulheres a obrigação de ocupar o "vazio" que eles deixaram para trás.


Confira no UOL Notícias

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Empreiteiras do cartel doaram R$ 78 milhões a PT e PSDB em 2014

Empreiteiras que integram o "clube" investigado por formação de cartel e desvios na Petrobras doaram em 2014 - ano de eleições gerais e no qual o caso de corrupção foi descoberto - um total de R$ 78 milhões ao PT e ao PSDB.
As prestações de contas dos dois partidos, encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram que quase um terço do total das contribuições de empresas ao diretório nacional petista veio das construtoras sob suspeita na Operação Lava Jato.
No caso do PSDB, esse porcentual é ainda major: chega a 42%. Políticos das duas legendas são investigados por suposto envolvimento no esquema.

Confira no UOL Notícias