sábado, 13 de fevereiro de 2010

Josetxo Ezcurra em REBELIÓN

Uruguai (e Argentina) na estratégia imperial

Na América Latina, como em todas as partes, a estratégia imperial não foi traçada de uma vez para sempre, questão que seria impossível por causa das permantentes mudanças de relação de forças que se produem em cada área país da rtegião. Tampouco há um "centro" imperial, no sentido de um reduzido espaço donde um grupo também reduzido de pessoas desenha objetivos e taticas para alcança-los. Na medida que o império esteja conformado por duas logicas diferente, mas convergentes (territoriais e capitalistas, contrôle territoria e fluxos de capital), resulta impossível qualquer planificação férrea e centralizada. De modo que vamos compreendendo las estratégias do imperio a medida que se vão desdobrando.

(...)
Enquanto nos anos 90 a prioridade do impérioera o Consenso de Washington, com os anos a prioridade passou a ser a contenção do Brasil quando se acelera a decadência estadunidense. Nessa estratégia, alguns paises sulamericanos converteram-se em peças chaves, seja por sua capacidade de gerar instabilidade (conflitos Colômbia-Venezuela e Colômbia-Equador) para instalar bases militares formando um cerco sobre o Brasil (Colômbia, Peru e Paraguai) ou para instalar uma cunha entre os principais aliados estrategicos. Esse papel de "Estado tampão" entre Argentina e Brasil foi desenhado há quase dois seculos pela diplomacia britanica quando criou o n cerco sobre Brasil (Colombia, Perú y Paraguay) o para instalar una cuña entre los dos principales aliados estratégicos. Ese papel de Estado tapón entre Argentina y Brasil fue diseñado hace casi dos siglos por la diplomacia británica cuando criou o estado uruguaio.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG


(Nota: o trecho em destaque é de responsabilidade deste editor.)

Intervenção federal no DF é pouco provável, dizem juristas

Luciana Lima

Repórter da Agência Brasil

Brasília - Na opinião de juristas renomados, é pouco provável que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida pela intervenção federal no Distrito Federal, pedida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, na última quinta-feira (11), devido às denúncias de corrupção envolvendo o governador José Roberto Arruda (ex-DEM, atualmente sem partido), membros do seu governo e integrantes do Legislativo e do Judiciário local.

De acordo com o constitucionalista Mamede Said, professor da Universidade de Brasília (UnB), trata-se de uma medida excepcional e que traz consequências para o próprio poder federal que, durante o tempo em que vigorar a intervenção, fica impedido de fazer mudanças na Constituição, por exemplo.

“Trata-se de uma medida que mexe no princípio da autonomia dos entes federados, no qual o poder mais amplo interfere, assumindo o comando do poder menos amplo. A União pode interferir no estado e o estado pode interferir no município, com poderes plenos. Na atual condição, acredito ser muito difícil que o Supremo acolha o pedido feito pelo procurador”, considerou Said, lembrando ainda que nunca houve uma intervenção no período democrático.

Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

Haití - Médicos de Cuba: a solidariedade silenciada

Aproximadamente 400 cooperantes da Brigada médica cubana no Haiti foram a mais importante assistência sanitária ao povo haitiano durante as primeiras 72 horas após o recente terremoto. Essa informação foi censurada pelos grandes meios de comunicação internacionais.
A ajuda de Cuba ao povo haitiano não começou por ocasião do terremoto. Cuba atua no Haiti desde 1998 desenvolvendo um Plano Integral de Saúde(1), através do qual já passaram mais de 6.000 cooperantes cubanos da saúde. Horas depois da catástrofe, no dia 13 de janeiro, somavam-se à brigada cubana 60 especialistas em catástrofes, componentes do Contingente "Henry Reeve", que voaram de Cuba com medicamentos, soro, plasma e alimentos(2). Os médicos cubanos transformaram o local onde viviam em hospital de campanha, atendendo a milhares de pessoas por dia e realizando centenas de operações cirúrgicas em 5 pontos assistenciais de Porto Príncipe. Além disso, ao redor de 400 jovens do Haiti formados como médicos em Cuba se uniam como reforço à brigada cubana(3).
Os grandes meios silenciaram tudo isso. O diário El País, em 15 de janeiro, publicava uma infografia sobre a "Ajuda financeira e equipamentos de assistência", na qual Cuba nem sequer aparecia dentre os 23 Estados que havia colaborado(4). A cadeia estadunidense Fox News chegava a afirmar que Cuba é dos poucos países vizinhos do Caribe que não prestaram ajuda.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

A Polônia capitalista pretende dar lições de dignidade

A ditadura capitalista polaca decretou uma lei que irá retirar as aposentadorias de milhares de ex-policiais, guardas fronteiriços, funcionarios de prisões e outros empregados publicos que serviram ao sistema comunista porque não havia outro. Para as organizações de direitos humanos (entenda-se: direitos humanos dos ricos) desse país, a lei faz "justiça" com as vitimas do comunismo, que segundo dizem, viviam na pobreza, uma pobreza que não os permitia ter um automóvel de luxo, mas uma residência, comida, saúde e educação gratuitas.

Polônia não é, atualmente, um país melhor que antes, como insistentemente repetem. No que concerne à informação "plural", optaram pela ditadura midiática adornada com multiplas vozes, mas todas defendendo um único "valor" capitalista. Quanto à liberdade individual, desencadearam, interessadamente, os instintos mais baixos e brutais do ser humano, que se toleram enquanto não forem perigosos para o sistema. A sociedade capitalista, culpada da morte de milhões de pessoas por fome e enfermidades e cuja riqueza -, gerada pela exploração - que é repartida entre poucos, não pode dar lições de nada a ninguém.

Vejam mais LA HAINE.ORG

Cobertura em LA HAINE. Dresde: 10.000 antifascistas impedem desfile nazista


[Vídeos y Fotos] Milhares de antifascistas impedem a saida da marcha nazi. Varias pessoas feridas nos disturbios.


Vejam a cronologia da manifestação, os videos e as fotos em LA HAINE.ORG

Milhares de jovens venezuelanos dão nascimento à Frente Bicentenario

Neste 12 de fevereiro, Dia da Juventude na Venezuela, nasceu a Frente Bolivariana de Juventudes 200, uma organização disposta a estudar, lutar e trabalhar pela Revolução socialista e antimperialista
CARACAS.— Nasceu a Frente Bolivariana de Juventudes 200, disseram os jovens ao entregar ao Comandante Presidente Hugo Chávez Frías o documento que dá vida a essa organização disposta a estudar, lutar e trabalhar pela Revolução socialista e antimperialista.

Vejam mais em KAOSENLAREDE.NET

Iraque expulsa 250 ex-agentes da Blackwater

O Ministro do Interior do Iraque ordenou a expulsão de 250 seguranças privados por causa do seu envolvimento com a Blackwater, empresa responsável pelo tiroteio sangrento de 2007, em Bagdade.


Vejam mais em ESQUERDA.NET

Editorial da CARTA MAIOR

1] Por que a exemplo do que fez tantas vezes com o PT, a mídia não parte do fato policial para resgatar o passado e o presente das relações políticas do demo José Roberto Arruda? 2] Por que esquece --ou esconde?-- entre outras coisas, que Arruda foi nada menos que líder de FHC na Câmara Federal? 3] Por que a mesma amnésia subtrai ao leitor que Arruda era a grande --e única-- 'revelação administrativa' dos demos [sobretudo depois do fiasco Kassab], e nome natural' para ocupar a vice-presidência na coalizão demotucana liderada por Serra?


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Direita midiática conspira em São Paulo

No dia 1º de março, no Hotel Golden Tulip, na capital paulista, as estrelas da direita midiática estarão reunidas num seminário cinicamente batizado de “1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão”. Não faltarão críticas a Conferência Nacional de Comunicação, sabotada pelos donos da mídia, e às idéias democratizantes do Plano Nacional de Direitos Humanos. O presidente Lula ficará com a sua orelha ardendo. Será rotulado de autoritário, populista e de outros adjetivos. O evento tentará unificar o discurso da mídia hegemônica para a disputa presidencial de 2010.

Os inscritos que desembolsarem R$ 500 poderão ouvir as opiniões de famosos reacionários sobre as “ameaças à democracia no Brasil” e as “restrições à liberdade de expressão”. Marcel Granier, dono da golpista e corrupta RCTV, que teve sua outorga cassada pelo governo venezuelano, fará a palestra de encerramento. A lista de palestristas convidados causa náuseas: o fascistóide Denis Rosenfield, o racista Demétrio Magnoli, o pitbul Reinaldo Azevedo, o bravateiro Arnaldo Jabor, o líder da seita xiita Opus Dei, Alberto Di Franco, além de vários comentaristas da TV Globo.


Vejam mais em PRAVDA.RU

EUA libertam fotógrafo iraquiano que mantinham preso há 17 meses

O exército dos EUA no Iraque libertou esta quarta feira Ibrahim Jassam Mohammed,um jornalista independente iraquiano que trabalha para a Reuters, após o terem mantido em prisão durante 17 meses, sem acusação.


Vejam mais em TribunalIraque.info

Você está preparado para a chegada do colapso econômico e da nova Grande Depressão?

“Já é matematicamente impossível liquidar a dívida nacional dos EUA”. Quem argumenta é o site The Economic Collapse*, especializado em economia: “Se o governo dos EUA tomasse todos os dólares, centavo a centavo, de todos os bancos, negócios e contribuintes, ainda assim não seria capaz de liquidar a dívida nacional. E se assim fizesse, obviamente a sociedade estadunidense cessaria de funcionar porque ninguém teria mais dinheiro para comprar ou vender fosse o que fosse”. (1)

O site também revela que não é o governo dos EUA quem emite a divisa (quem imprime seu dinheiro), “quem o faz é o Federal Reserve”. E explica que o Federal Reserve é um banco privado, portanto com o objetivo de lucro, instituído e operado por um grupo muito poderoso da elite dos banqueiros internacionais (“homens brancos de olhos azuis”, diríamos em boa alegoria). Basta darmos uma olhadela numa nota de dólar para vermos que se trata de uma “Federal Reserve Note”, pertence, portanto, aos donos do Federal Reserve.



Vejam o texto completo em PRAVDA.RU

Ricos perderam compromissos, pobres com suas casas invadidas

"Os paulistanos das classes altas reclamam mais da chuva que os pobres - 54% da classe A dizem que foram prejudicados pelos temporais, contra 37% na classe B, 36% (D) e 27% (C), segundo pesquisa que será divulgada pela H2R. Enquanto metade dos mais ricos reclama de ter chegado atrasado ou perdido um compromisso por causa dos temporais, para 13% dos entrevistados da classe D o principal problema foi ter suas casas invadidas pelas enchentes".

Blue Bus

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Raúl Castro e o chanceler russo inauguram a Feira de Livro Cuba 2010

Mais de 200 escritores, editores e intelectuais russos, assim como a ganhadora do Nobel Nadine Gordimer e Margaret Atwood, contemplada com o Premio Príncipe de Asturias.

Havana. O presidente cubano, Raúl Castro, e o ministro de Assuntos Exteriores da Federação Russa, Serguei Victorovich Lavrov, presidiram hoje aqui a abertura da Feira Internacional do Livro Cuba 2010, dedicada a esse país europeu.

Vejam mais em LA JORNADA

Aécio deixa o país, fugindo ao assédio para aceitar a vice

O governador de Minas Gerais, ex-presidenciável e suposto vice-presidenciável do PSDB, Aécio Neves, licenciou-se do cargo por 11 dias. Seguirá para um carnaval prolongado no exterior, a passeio, em local não revelado. Há quem diga que foi a forma encontrada por Aécio para fugir ao assédio se seus correligionários tucanos que querem vê-lo como vice do governador paulista, José Serra, na chapa presidencial oposicionista.


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Ataques a Dilma negam humanidade de ministra e protagonismo das mulheres

por Luiz Carlos Azenha

Eu acho que vocês, mulheres, poderiam montar um blog para colecionar os ataques com tons machistas e sexistas que os tucanos e o PSDB estão disparando contra a ministra Dilma Rousseff.

Não se trata apenas de uma crítica política a que Fernando Henrique Cardoso e o senador Tasso Jereissati estão fazendo à ministra. É uma tentativa mal disfarçada de desqualificar a pessoa, como se ela fosse apenas "reflexo" de um líder (nas palavras do ex-presidente) ou uma "candidata de silicone", nas palavras de Jereissati. As duas críticas negam humanidade à ministra. E negam também protagonismo. As duas críticas tentam pintar Dilma como um pedaço de geléia, inerte, sem vontade própria -- características que muitos homens brasileiros gostam de ver em "suas" mulheres, mas que não são boas em uma líder.

Vejam o texto completo em VI O MUNDO

O rescaldo do episódio do tiro pela culatra

Por Celso Lungaretti em 11/02/2010

O tiro disparado pelo general Maynard Marques de Santa Rosa contra a Comissão da Verdade saiu pela culatra: não atingiu o alvo e só vitimou o atirador inepto, que mirava alto e acabou acertando o próprio pé. O noticiário desta 5ª feira (11) nos permite entender melhor o porquê da escolha deste momento para a provocação do militar linha dura — ao qual, exatamente por suas trapalhadas, referi-me num texto anterior como o incrível general Brancaleone, fazendo blague com o filme clássico do diretor italiano Mario Monicelli, O Incrível Exército Brancaleone.

É que o Gen. Maynard está prestes a passar à reserva. Em data emblemática, o próximo dia 31 de março, ele vai concluir 12 anos de generalato e terá de trocar a farda pelo pijama.

Vejam o texto completo em CONSCIÊNCIA.NET

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CIA envolvida em caso de terrorismo na Bolívia

La Paz, 11 fev (Prensa Latina) O militar húngaro Istvan Belovai, encarregado de elaborar documentos para uma célula terrorista neutralizada na Bolívia em 2009, dava informações à estadunidense Agência Central de Inteligência (CIA).

Segundo novos detalhes da investigação, oferecidos hoje pelo promotor Marcelo Soza, a cargo do caso, a documentação era utilizada pelo chamado Conselho Supremo que financiava as ações do grupo irregular abatido em um operativo em abril de 2009.

No dia 16 de abril do 2009, a Unidade Tática de Resolução de Crise da Polícia boliviana invadiu o hotel As Américas, em Santa Cruz, e surpreendeu um comando paramilitar.


Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Tributação, democracia e distribuição da riqueza no Brasil

A eterna gritaria da classe dominante brasileira contra a elevada carga tributária no país visa manter a pressão para que ninguém se aventure a alterar substancialmente o modelo vigente, que, segundo estudo do Ipea, é um dos maiores obstáculos para a redistribuição da riqueza no Brasil. Todas as iniciativas do governo Lula para impor maior progressividade ao sistema foram derrubadas no Congresso por uma cerrada barreira dos setores conservadores, capitaneada pelo PSDB. O artigo é de Hideyo Saito.

Pesquisa recentemente divulgada pela imprensa indicou que a elevada carga tributária no Brasil é considerada, pelo eleitor de baixa renda, como o maior obstáculo para que ele possa consumir mais. Segundo matéria de O Estado de S. Paulo, 67% de entrevistados desse universo, com renda familiar de até R$ 465, “dizem preferir um presidente que reduza os impostos dos alimentos para que se compre comida mais barata a um que aumente o Bolsa-Família” (1). Ainda de acordo com o jornal, esses entrevistados concordam que o “melhor para a população pobre é que o governo reduza impostos e tenha menos funcionários, com isso o preço dos produtos cai".


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

PSDB já utiliza imprensa estrangeira para atacar Dilma

Com a perda de espaço na mídia nacional por falta de credibilidade em seu discurso, FHC tenta utilizar imprensa internacional

Um artigo do colunista Andres Oppenheimer publicado nesta quinta-feira (11) no jornal americano “The Miami Herald”, traz uma entrevista com Fernando Henrique Cardoso, na qual o ex-presidente classifica a possível candidata do PT nas eleições presidenciais deste ano, Dilma Rousseff, como uma pessoa “autoritária”, “dogmática” e mais próxima da esquerda do que o presidente Lula.



Vejam mais no NOVO JORNAL

Editorial da Carta Maior

"a erosão do candidato demotucano enseja entre seus pares um tipo de discurso que já não se distingue do udenismo lacerdista de 1964. Depois de pontificar ataques ao Presidente Lula na obsequiosa mídia nativa, FHC escolheu o direitista confesso, Andres Oppenheimer, colunista preferido dos exilados cubanos em Miami e porta-voz do golpismo latinoamericano, para nova investida contra a ministra Dilma Rousseff, agora na esfera internacional.(...)"



Vejam a íntegra do editorial em CARTA MAIOR

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Camex autoriza retaliação de US$ 560 milhões em produtos norte-americanos

Brasília - A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou hoje (9) a lista dos produtos norte-americanos que sofrerão retaliação comercial do Brasil. A relação dos itens, no entanto, ainda passará por ajustes e só será divulgada nas próximas semanas.

Segundo a secretária executiva da Camex, Lytha Spíndola, a lista será divulgada até 1º de março. Ela não confirmou a quantidade final de produtos que serão incluídos, nem quais os bens retirados. Apenas informou que o valor da retaliação, em bens, chega a US$ 560 milhões.


Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

Filme revela mártir vietnamita e suas anotações sobre a guerra

Comemorando os 80 anos do Partido Comunista do Vietnã, a Embaixada do país no Brasil e o PCdoB promoveram uma exibição especial, na última segunda-feira (08), do filme "Não queime o diário". A produção vietnamita, dirigida por Dang Nhat Minh, conta a história real de Dang Thuy Tram, uma jovem médica de Hanói, responsável pelo hospital militar da comuna de Duc Pho, que segue como voluntária para o campo de batalha.

Duc Pho localiza-se na província de Quang Ngai, que suporta dia e noite ataques e bombardeios do exército americano durante a Guerra do Vietnã. Em seu diário, a médica registrava os acontecimentos, seus pensamentos e desejos para o futuro. Vivia atormentada com a morte de seus companheiros e do seu povo devido aos ataques, à insuficiência de medicamentos e às instalações.


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Um balanço dos casos mais emblematicos da corrupção neo-liberal

Pedro Ortega Ramírez

William Grigsby relembra o que significou o roubo de 18 milhões de cordobas

Durante o segmento De Frente que transmite Multinoticias, Canal 4, o periodista William Grigsby fez uma breve e substancial recapitulação de como os governos neoliberais em 16 anos foram construindo um sistema vorazmente corrupto que causou muitos danos aos nicaraguenses.

O balanço foi feito pelo comunicador a partir da intenção da direita na Assembléia Nacional de outorgar-se uma anistia que praticamente deixe impune o roubo de 18 milhões de cordobas, fazendo com que a população caia na extrema pobreza e no analfabetismo.

William asegurou que ante a desfaçatez da classe política corrupta, convem
recordar que a história de semelhantes atrocidades começou em 1990, quando a Frente Sandinista foi derrotada nas eleições desse ano e quando assume a presidência a senhora Violeta Barrios de Chamorro.

O comunicador recordou que a partir desse momento inicia a depredação do Estado, e a figura do genro da senhora Violeta, Antonio Lacayo, se converte no principal embrião da corrupção.



Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Nossa América - Uma Universidade para a integração da América Latina

A criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) consolida a política brasileira de abertura ao continente, de resgate das identidades comuns e da busca de soluções autênticas para os problemas sociais da América Latina, com o respeito à diversidade cultural. A UNILA já é realidade, deixou de ser um projeto desafiador ou uma utopia daqueles que pensam e vivem o continente latino-americano. É uma grande novidade e deve ser motivo de orgulho e entusiasmo. O artigo é de Gisele Ricobom.

No último dia doze de janeiro o governo brasileiro deu um passo histórico e irrevogável no caminho da integração latino-americana. A sanção da Lei que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA consolida a política brasileira de abertura ao continente, de resgate das identidades comuns e da busca de soluções autênticas para os problemas sociais da América Latina, sempre com o respeito à diversidade cultural.


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Escola Florestan Fernandes completa cinco anos

Em janeiro de 2005 nasceu a primeira Universidade Popular do Brasil: a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). A escola nasceu como iniciativa do MST em construir uma instituição de educação superior com cursos técnicos mas que também proporcionasse uma formação crítica voltada para a realidade do campo e para as diversidades sociais e culturais do Brasil. O objetivo é que os estudantes saiam da universidade com capacidade de pensar e articular ações que se contrapusessem ao status quo. Amanhã, 6, ocorrerá uma série de atividades em comemoração ao aniversário da Escola (ver abaixo).


Vejam mais na REVISTA FÓRUM