sábado, 9 de janeiro de 2010

Mais um imigrante é ferido por arma de fogo no sul da Itália

Segundo a Polícia, o imigrante foi atingido por vários tiros de chumbinho disparados de um veículo em um terreno do município de Gioia Touro, próximo a Rosarno.

O imigrante, que se soma ao outros dois feridos ontem por armas de fogo, foi levado para um hospital com ferimentos nas pernas e um braço. Mas, apesar disso, seu estado de saúde não é grave.

A Carabinieri (Polícia Militar) investiga os casos, que parecem ser resultantes de uma espécie de da "caça ao imigrante", como a imprensa do país definiu os distúrbios em Rosarno.

Confira a notícia da EFE, no UOL.

Venezuela manda interceptar avião dos EUA em seu espaço aéreo

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que mandou interceptar nesta sexta-feira um avião de guerra dos Estados Unidos que violou o espaço aéreo de seu país.

O mandatário afirmou que a aeronave P-3, procedente de Curaçao, entrou no espaço aéreo da Venezuela duas vezes.

"Estão lançando uma provocação (...) são aviões de guerra", disse Chávez em uma reunião com seus ministros.

Notícia da Reuters, no UOL Notícias.

O presente de Natal do Jornal Nacional

Para o JN, a escolha de um presidente brasileiro como "Homem do Ano" pelo Le Monde não é notícia. O assunto simplesmente não entrou na pauta do telejornal (ver aqui).

Direito a informação e censura

Qual seria a justificativa editorial do JN para, ao contrário dos outros telejornais brasileiros, sonegar de seus muitos milhões de telespectadores essa informação?

Seria pedagógico conhecer essas razões, já que o JN considera – e anuncia, inclusive, nas universidades brasileiras – que pratica o paradigma do "bom jornalismo", a ser seguido por todos nós.

Texto completo no Observatório da Imprensa.

Relatório pede pesquisa sobre nanopartículas nos alimentos

A escassez mundial de pesquisas científicas sobre o uso da nanotecnologia em alimentos significa que as autoridades de segurança alimentar são incapazes de regulamentar devidamente produtos que podem ser benéficos ou prejudiciais à saúde, afirmou um painel científico britânico na sexta-feira.

O comitê de ciência e tecnologia da Câmara dos Lordes britânica afirmou em relatório que o uso de nanopartículas em alimentos e embalagens de alimentos deve crescer dramaticamente nos próximos 10 anos, mas pouco se sabe sobre sua segurança.


Outra notícia da Reuters, no UOL Tecnologia.

Grupo diz que chamadas de celular são seguras contra hackers

Um grupo da indústria de telefonia móvel afirmou que conversas por celular estão protegidas contra grampos, mesmo depois que um especialista alemã em segurança divulgou um código para decodificar ligações feitas por telefones móveis no mundo inteiro.

Confira a notícia da Reuters, no UOL Tecnologia.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A doutrina Hillary: A gestação do argumento golpista

Em função da experiência acumulada durante uma década de derrotas, agora o inimigo ideológico e político se dá conta do erro em que incorreu quando sacralizou o sufrágio eleitoral e incentivou o movimento popular a desenvolver a luta de massas legalmente. E, obviamente, a reação não tardou. Os apologistas do processo eleitoral passaram a questioná-lo. Os argumentos que tiram da manga são de uma imoralidade que beira o ridículo. Dizem, por exemplo, que o que conta não são as eleições, mas sim a ação de governo; ou que o sufrágio contaminado de populismo é um engano (quando ganha a esquerda, é claro; não quando ganha a direita) e outras afirmações no mesmo estilo.

O que poderíamos definir como “doutrina desqualificadora da eleição” toma corpo em setores políticos, partidos, ONGs, elites intelectuais, grupos universitários, empresários, proprietários de meios de comunicação. Uma colunista venezuelana abordou o tema cruamente e afirmou: “É preciso entender que a democracia não é sobre eleições, mas sim sobre instituições”. E um prefeito envolvido em ações desestabilizadoras sentenciou: “Chávez usa a democracia para destruí-la”. Como estas há muitas outras expressões reveladoras do propósito de desqualificar o voto do povo, de questioná-lo, para atribuir-se o direito de julgar a democracia não por sua origem, mas sim pela opinião que os poderes fáticos, os grupos de pressão nacionais e transnacionais têm sobre ela. Ou seja, que a qualidade democrática e um governo dependeria de valorações de caráter subjetivo e seria alheia à origem do mesmo.

Texto completo na Agência Carta Maior.

Alexandre Garcia, porta-voz de golpistas

Por Altamiro Borges em 07/01/2010

Não foi só o âncora Boris Casoy que revelou seus piores instintos na virada do ano. Outro pulha da mídia, o apresentador da TV Globo Alexandre Garcia, também cometeu suas atrocidades no final de 2009. Em artigo publicado em vários jornais, ele defendeu na maior caradura os golpes militares em Honduras e no Brasil. Intitulado “Zelaya e Goulart”, o texto tenta desqualificar a atuação soberana e altiva da diplomacia brasileira na crise deste sofrido país da América Central.

Para o “jornalista”, que mais se parece um porta-voz dos golpistas, a política externa do governo Lula seria equivocada. “O Brasil insiste em ficar na contramão, considerando Zelaya presidente de Honduras. Insiste em dizer que houve um golpe”. Na sua visão direitista, que serve para justiçar atentados à democracia e mesmo torturas, assassinatos e censura, não houve um golpe, mas um “contragolpe”. E ele ainda tenta justificar seu raciocínio tacanho, de viés fascista.

Veja o texto completo em CONSCIÊNCIA.NET

Lincoln Gordon e a origem dos "desaparecidos" - A elite americana


Lincoln Gordon morreu há poucas semanas com a idade de 96 anos. Licenciara-se summa cum laude em Harvard aos 19 anos, doutorara-se em Oxford como bolsista Rhodes, publicara o seu primeiro livro aos 22 anos, com dúzias mais a seguir sobre governo, economia e política externa na Europa e América Latina. Entrou [como professor] na Faculdade de Harvard aos 23 anos. O dr. Gordon foi executivo no Gabinete de Produção de Guerra durante a II Guerra Mundial, administrador de topo dos programas do Plano Marshall na Europa do pós guerra, embaixador no Brasil, teve outras altas posições no Departamento de Estado e na Casa Branca, foi investigador no Centro Internacional Woodrow Wilson para Académicos, economista na Brookings Institution, presidente da Johns Hopkins University. O presidente Lyndon B. Johnson louvou o serviço diplomático de Gordon como "uma rara combinação de experiência, idealismo e julgamento prático".

Está a ver o quadro? O rapaz maravilha, intelectual brilhante, líder notável de homens, patriota americano destacado.

Abraham Lincoln Gordon foi também o homem de Washington no Brasil, e muito activo, como director do golpe militar de 1964 que derrubou o governo moderadamente de esquerda de João Goulart e condenou o povo brasileiro a mais de 20 anos de uma ditadura terrivelmente brutal.
(...)
Naturalmente, nem todos os nossos responsáveis pela política externa são como este. Alguns são piores.

E recorde as palavras do espião condenado Alger Hiss: A prisão é "um bom correctivo para três anos de Harvard".


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Carta do cineasta Silvio Tendler ao ministro Nelson Jobim

Carta encaminhada pelo cineasta Silvio Tendler ao ministro da Defesa, Nelson Jobim:

Ao Ministro da Defesa Exmo. Dr. Nelson Jobim

Invado sua caixa de mensagem pedindo atenção para um tema que trata do futuro, não do passado. O Sr. me conhece pessoalmente e lembra-se de que quando fui Secretário de Cultura de Brasília, no ano de 1996, o Sr. era Ministro da Justiça e instituiu e deu no Festival de Cinema Brasília um prêmio para o filme que melhor abordasse a questão dos Direitos Humanos. Era uma preocupação comum a nossa.
(...)
De qualquer maneira os golpistas de 64 protegidos pela lei de anistia não serão anistiados pela história. Fecharam e cercaram o Congresso Nacional. Inventaram a excrescência chamada de Senador Biônico para não perder, pelo voto, o controle do Senado em plena ditadura militar. Os chefes militares podem ficar tranqüilos que seus antecessores não irão para a cadeia pelos crimes que cometeram contra um país, contra uma geração inteira, a minha, que desaprendeu a falar e pensar em liberdade. Nada disso está em juízo. Vinte e cinco anos depois de iniciada a transição democrática, o que está em juízo não é o processo de anistia política.


Vejam a carta completa do cineasta na AGÊNCIA CARTA MAIOR

Feridos camponeses hondureños em violento desalojo

Tegucigalpa, 8 ene (Prensa Latina) Vários camponeses resultaram feridos hoje quando forças do regime de facto hondureño desalojaram de maneira violenta a centos de famílias do Vale do Aguán, na região atlántica.

Efetivos da polícia e do décimo quinto batalhão do exército lançaram bombas lacrimógenas, incendiaram caseríos e golpearam aos labriegos, com o saldo de ao menos 15 feridos e 40 presos, informou o dirigente Wilfredo Paz a Rádio Progrido.


Vejam mais em PRENSA LATINA-Agência Informativa Latinoamericana

Os aviões da FAB e os ventríloquos da mídia

"As turbulências do presidente"; "Os pés pelas mãos" - por si só os títulos dos editoriais nos quais os jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo trataram, neste início de ano, a questão da compra pelo governo brasileiro de um lote de novos caças para a Força Aérea Brasileira, indicam a indisfarçada torcida pela abertura de uma crise no governo federal.

A decisão vem sendo amadurecida há bastante tempo. Além das audiências públicas, consultas, relatórios técnicos e demais providências que uma decisão dessa envergadura envolve (dados seus aspectos políticos, militares e financeiros), há também um pesado jogo de pressões (internas e estrangeiras) que extrapolam os aspectos técnicos e financeiros e revelam o fundamental caráter geopolítico do que está em jogo.


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Bolivia será el único país del mundo que elegirá por voto a las autoridades judiciales

El vicepresidente boliviano, Álvaro García Linera, anunció que Bolivia será el único país en el mundo que elegirá por voto a sus jueces y magistrados con el afán de mejorar el sistema judicial en la nación andina.

"La Constitución Política del Estado (CPE) establece una revolución del sistema judicial para los cual los encargados de la administración de justicia a niveles jerárquicos serán escogidos con el voto del pueblo por primera vez en Bolivia y el mundo", señaló.

Vejam mais em REBELIÓN.ORG

Armas de uranio, dosis bajas de radiación y malformaciones en bebés

Paul Zimmerman
Global Research

Traducido del inglés para Rebelión por Sinfo Fernández


Los doctores que trabajan en Faluya (Iraq) últimamente vienen informando de un aumento espectacular en el número de bebés con defectos de nacimiento [1]. Una de las posibles causas de esta alarmante situación es la exposición de la población a la radiación provocada por las armas de uranio. La comunidad internacional especializada en protección radioactiva descarta esta valoración como no razonable por las siguientes razones: 1) Porque la dosis de radiación que sufre la población de Iraq es demasiado baja, y 2) Porque no se informó de defectos de nacimiento entre la prole nacida de supervivientes de las bombas atómicas de Hiroshima y Nagasaki. Esta supuesta explicación científica es profundamente inquietante ya que no está al corriente de la actual base de conocimientos. Existen pruebas abundantes que demuestran claramente que hay niveles de radiación en el entorno, considerados seguros por la comunidad para la protección radiactiva, que provocan defectos de nacimiento. A la luz de estos conocimientos, no puede descartarse de forma sumaria la contaminación por uranio como factor de riesgo para los no nacidos.


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Dictadura hondureña impulsa medidas económicas contra los sectores sociales más débiles

(...)
Según el Frente de Resistencia, la dictadura está aplicando medidas económicas que cargan sobre el pueblo pobre hondureño los costes del golpe de Estado y acaban con las medidas sociales que desarrolló Zelaya durante su gobierno, "se han aumentado las tarifas del agua, los precios de la canasta básica, se han vaciado las reservas internacionales y los ahorros de empresas estatales como la ENEE u Hondutel, se modificó la fórmula para calcular el precio de los combustibles en función de beneficiar a las grandes compañías transnacionales y constantemente se realizan contratos para favorecer a los empresarios implicados en el golpe de Estado. De la misma manera, se tienen planificadas otras medidas como la reducción real del salario mínimo, la derogación del estatuto del docente, la cancelación de la matrícula escolar gratuita, la devaluación del lempira, la privatización de las empresas nacionales y los fondos de pensión de los empleados públicos, entre otros."

Vejam mais em REBELIÓN.ORG

O senador Joseph McCarthy, o cineasta Uribe e os sinais de fumaça de Macondo

O incrível desta história é que a "inteligência" colombiana se inteirou da existência do documentário "FARC-EP: A insurgência do século XXI"... pela internet!

Uribe em seu labirinto

Pobre povo de Macondo! Quando deixará de estar em solidão?

Todo mundo sabe que hoje existe um tema prioritario na Colômbia e na América Latina: as sete bases militres cedidas por Uribe ao Exército dos EEUU. Com elas os norteamericanos converterão a Colômbia numa cópia de Israel para a América Latina. Ponta de lança dos EEUU contra a Venezuela, as bases militares também apontam ao domínio estadunidense dos recursos naturais, a biodiversidade e a Amazônia, além de avançar na guerra contrainsurgente. Esse é "o tema". Tudo o mais é cortina de fumaça.

(...)

Nas relações internacionais, o governo de Uribe sofre um crescente isolamento, não somente por seus detratores explícitos da Venezuela, Equador, Cuba ou Nicarágua, mas inclusive por governos timidos e moderados cujos presidentes tomam distancia e não querem nem serem fotografados com êle. Uribe hoje padece um desprestigio generalizado como violador dos direitos humanos e aparece envolto em suspeitas crescentes por seus prolongados vinculos com paramilitares e narcotraficantes.

Com esse panorama tão pouco alentador, Uribe sai desaforado e transtornado (como é seu estilo) a contestar... uma película documental!

E não somente se aborrece com a película. Pretende algo mais. Ajudado por... seu ministro da cultura? Não! por seu ministro da defesa..., se propõe a perseguir a qualquer cineasta do mundo que se anime a projeta-la. Terrível delito! Projetar um documentário! (Adolfo Hitler, tomando cerveja alemã e piscando um ôlho, manda uma saudação do além).

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG



Lula, os caças, os chatos e as viúvas da Ditadura

Por André Balocco

Esta cantilena sobre a compra dos caças para a Força Aérea Brasileira tem cheiro de viúva - viúva dos milicos que comandaram este país com mão de ferro e que, se por um lado, nos levaram ao desenvolvimento industrial, por outro nos submeteram à humilhação da opinião única, da tortura e da insensatez. O comandante em chefe das Forças Armadas, o general mais importante, o brigadeiro que manda, o almirante que realmente dá ordens, neste país, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, se chama, neste momento, Luiz Inácio Lula da Silva. E ponto final. Não me venham os senhores militares, a quem gosto de respeitar por demais, nacionalista que sou, tentarem constranger o 'sapo barbudo'. Aliás, será que vocês ainda acreditam nesta história de que o Lula é um sapo barbudo que se engole e se expele na hora certa? Era só o que me faltava...Quanto atraso!

Vejam o texto completo no JBOnline

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Com robôs voadores, EUA agem como promotor, juiz e executor

Com seus drones, só muito raramente os EUA terão de responder por seus assaltos, mas a taxa de sucesso sempre poderá ser considerada alta, porque, caso um ou outro inimigo pressuposto não esteja onde o drone foi mandado para matá-lo, lá sempre estará qualquer outro ser vivo que, sim, será efetivamente morto.

Em termos globais, os EUA converteram-se em Estado líder dos assassinos globais – juiz, jurado e carrasco-executor, acima de qualquer força à qual deva explicações. Os mísseis teleguiados não tripulados fazem de nós mesmos juiz e assassinos. É evolução terrível. Para 2010, o número de mísseis teleguiados não-tripulados aumentará muito. Boa medida de precaução será observar atentamente quais outros países cuidarão de produzir seus próprios mísseis teleguiados, seguindo os passos da estrada que os EUA estão abrindo. Vivemos tempos em que todos os desenvolvimentos tecnológicos logo se espalham pelo mundo – e muito depressa.

Texto completo no Vi o Mundo, do Luiz Carlos Azenha.

Morre o coronel Erasmo Dias. Uma pena

O coronel Erasmo Dias morreu, ontem, aos 85 anos. Entendo a alegria de todos os que, durante a ditadura militar, foram atropelados pelos seus cavalos ou torturados sob sua responsabilidade. Mas não deixo de dar meus pêsames pela nossa incompetência, por não conseguirmos fazer com que esse arauto da retrocesso respondesse por tudo aquilo que fez.

Confira a análise do blog do Sakamoto.

2009: Uma Niágara no jornalismo pátrio

Chegou a hora de escolher a maior cascata de 2009! São 13 concorrentes ao troféu virtual King of the Kings e você pode votar na enquete aí do lado em até 3 opções. A votação termina em 5 de fevereiro. Abaixo, para dar uma refrescada na memória, vão os resumos das cascatas concorrentes. Não deixe de votar! (Podem ficar tranqüilos que não vou chatear vocês para votar tanto quanto o Ancelmo Gois, que abusa da paciência dos leitores pedindo para votarem nos tais mulatos e mulatas).

Confira mais no blog do Luís Nassif.

COP15: o odor pútrido do capitalismo

O que o encontro de Copenhague deixou claro é que o capitalismo imperialista não está disposto a ceder em sua acelerada carreira por mais e maiores beneficios.

O Encontro da ONU sobre a Mudança Climática em Copenhague terminou em fracasso total. O acordo meramente formal alcançado a última hora (que a Venezuela, Cuba, Bolivia, Nicarágua e Sudão se negaram a subscrever) não obriga aos firmantes, nem volumes concretos de redução das emissões de gases de efeito estufa (que ficam pendentes de posteriores compromissos "voluntarios"), nem estabelece prazos. Foi o presidente dos EEUU, Barak Obama, o primeiro a declarar na capital dinamarquesa que o documento, quando ainda estava sendo redigido, não seria vinculante. O mesmo secretário executivo do encontro, Ivo de Boer, qualificara-o de "declaração de intenções". O anunciado objetivo de limitar a elevação das temperaturas em dois graus com respeito a 1900 fica assim em mera fantasia.
(...)
Mas as potencias imperialistas distorcem os fatos para exigir aos paises pobres que "compartilhem" a mesma responsabilidade que elas e façam mais "contribuições". Em Copenhague, essas potencias imperialistas, meras representantes dos interesses depredadores de suas grandes transnacionais, se negam a comprometer-se a reparar parte do dano que tem causado à sobrevivência da vida no planeta.
(...)
O que tem deixado claro o encontro de Copenhague é que o capitalismo imperialista internacional não está disposto a ceder em sua acelerada carreira
por mais e maiores beneficios, ainda que isso ponha mesmo em perigo a sobrevivência da vida no planeta. A alternativa continua sendo socialismo ou barbárie.


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Lula x FHC: por que os tucanos evitam as comparações


Por Marcos Verlaine*

O ano de 2009 se foi. 2010 começa com muito otimismo e esperança de que o Brasil será melhor que nos anos anteriores. As eleições e a Copa do Mundo são os dois ingredientes que apimentarão este final de década do segundo milênio. Previsões de jornalistas escolhidos pelo diário britânico Financial Times dão conta que a seleção brasileira de futebol será campeã na África do Sul e que Dilma será vitoriosa na batalha à Presidência da República. Ótimas previsões!
(...)

Dois projetos estarão em jogo. Um conservador e elitista que levou o Brasil à bancarrota. Outro mudancista, que permitiu ao País trilhar novos caminhos, com a inclusão de grande massa do povo no processo produtivo.

No debate será inevitável as comparações entre o atual governo e a era FHC. Mas será essa comparação que permitirá ao povo definir com mais clareza sua escolha. Se quer voltar ao passado ou se quer avançar rumo ao futuro.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Emir Sader: A guerra e a paz na Colômbia

Em um pequeno espaço de tempo – desde o Natal – a Colômbia presenciou cenas como o seqüestro e morte do governador de Caquetá e uma ofensiva militar contra a organização guerrilheira que - segundo o governo, com dados sempre inflacionados, que costuma esconder a morte de população civil -, teria provocado cerca de 45 mortes de guerrilheiros, entre eles três dirigentes. A primeira ação foi muito audaz, dado que o governador já tinha sido seqüestrado algumas vezes e era um alvo óbvio da guerrilha. A segunda demonstra a disposição do governo de atuar de forma rápida e fulminante para demonstrar capacidade de ação.

Vejam o texto completo do prof. Emir Sader em PATRIA LATINA

O grande buraco negro e o futuro do dólar

Durante meses o governo dos EUA insistiu em que o pior da "recessão" está chegando ao fim e que os primeiros sinais da retomada estão à vista. A realidade é o oposto. A crise financeira que começou em agosto de 2007 no pequeno segmento de "sub-prime", ou de alto risco, relativo ao mercado de dívidas hipotecárias de US$ 20 milhões de milhões, está agora se espalhando, legalmente, para o segmento "prime", ou de alta qualidade. A economia da única superpotência mundial está a tornar-se cada vez mais parecida com a do Império Romano no século IV, quando este colapsou em anarquia, dívidas e caos.

As nações do mundo estão tomando medidas para se afastar da dependência do dólar. China, Rússia, Brasil e Cazaquistão estão em busca de uma nova moeda para as reservas. A China está silenciosamente fazendo acordos bilaterais de swap de moedas com parceiros comerciais asiáticos, assim como a América Latina e os antigos países da União Soviética. A principal moeda comercial da Área de Livre Comércio China-ASEAN [1] provavelmente não será o dólar. Na América Latina, os países da ALBA [2] estão mudando do dólar para o sucre como divisa do comércio, a partir de janeiro de 2010. O Mercosul passará a recusar o dólar no comércio exterior em 2011.

Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Al Qaeda se infiltra en círculo íntimo de la CIA en Afganistán

El 30 de diciembre, un atentado acabó con la vida de siete agentes. El responsable del ataque era un jordano, identifcado como doble agente.

Elterrorista suicida que hace una semana logró penetrar en una base de la CIA en Afganistán y matar a siete agentes de los servicios secretos de Estados Unidos, así como a un jordano, era un espía doble jordano que trabajaba para Al Qaeda.
El médico jordano Humam Jalil Abu-Mulal al-Balawi conocía de primera mano el terreno, ya que desde hace casi un año colaboraba con los servicios de inteligencia tanto de Jordania y de Estados Unidos. Por esta razón, pudo acceder hasta la reunión que le situó –con el cuerpo repleto de explosivos– frente a algunos de los más altos cargos de la Agencia Central de Inteligencia en la zona, entre los que se encontraba la jefa de la misión, que murió en el ataque.


Vejam mais em elPeriódico de Guatemala

Militantes assassinados durante eleções em Honduras

Há pilhas de cadáveres de ativistas em Honduras. A mídia está calada, em Honduras e em todo o mundo, enquanto crescem as redes de amigos e conhecidos que se unem pelo boca a boca, com notícias de mais uma morte, e são muitas, de compañeros e compañeras.

Por Joseph Shansky*

O mundo foi "informado" pelo jornalismo dominante das grandes cadeias comerciais, como o The New York Times, de que houve eleições “limpas e justas” dia 29 de novembro (eleições e noticiário orquestrados pela junta de golpistas apoiados pelos EUA atualmente no poder), mas a violência só fez aumentar, mais rápida do que temida.

Os alvos específicos da matança têm sido os que o establishment golpista vê como maiores ameaças ao golpe. Os mais ousados e, claro, os mais vulneráveis: membros da Resistência Popular contra o golpe. Seus amigos. As famílias. Todos quantos oferecem comida e abrigo à Resistência. Professores, alunos, cidadãos comuns que apenas veem a falácia de haver regime não eleito no governo do país. Todos os associados à Resistência têm enfrentado violência crescente contra a coragem de protestar contra o golpe.

Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO

Entidades dos Garis movem três ações contra Boris Casoy e Band

Charge do Gervásio

Jornalista será processado criminalmente e Band também terá que responder na justiça; garis que apareceram no noticiário passaram dias escondidos, com vergonha

O Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores de Empresa de Prestação de Serviço de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo) e a Fenascon (Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes) informaram ao R7, por meio de sua assessoria, que entraram com três ações judiciais nesta quarta (6/1) contra o jornalista Boris Casoy e a Band.

As ações foram motivadas pelos comentários feitos pelo jornalista no Jornal da Band do último dia 31, quando ele ofendeu em rede nacional toda a categoria de trabalhadores.

Vejam mais no PORTAL VERMELHO

CADÊ A GRIPE A?


Berna (Suiça) - A ministra francesa da Saúde tomou coragem e anunciou na televisão ter anulado a compra de 50 milhões de vacinas contra a gripe A, enquanto o apresentador da televisão suíça abria o telejornal com a pergunta - « Mas onde está a gripe A? »

Nada de se estranhar que, alguns dias depois, a diretora da Organização Mundial da Saúde, Margareth Chan, chinesa com curso de medicina no Canadá, se negasse a uma entrevista coletiva com a associação dos correspondentes da ONU em Genebra, preferindo selecionar apenas oito entre 150, provocando reações logo controladas.

Pudera, ela mesma, campeã da campanha de mobilização mundial contra a gripe A, só se vacinou no dia 30 de dezembro, faz portanto sete dias, o que já é quase por si só um escândalo.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Os EUA e a "pacificação presidencial" na América Latina

Barack Obama é o quarto presidente estadunidense a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, unindo-se a outros dentro de uma longa tradição de pacificação que desde sempre serviu aos interesses dos EUA. Os quatro presidentes deixaram sua marca em nossa “pequena região” ("nosso quintal"), que "nunca incomodou ninguém", como caracterizou o secretário de Guerra, Henry L. Stimson, em 1945. Dada a postura do governo de Obama diante das eleições em Honduras, em novembro último, vale a pena examinar esse histórico.

Vejam o texto completo com o histórico preparado pelo Chomsky na AGÊNCIA CARTA MAIOR

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Sobrevivente das duas bombas atômicas morre aos 93 no Japão

A única pessoa oficialmente reconhecida como sobrevivente das duas bombas atômicas jogadas pelos Estados Unidos sobre o Japão ao final da Segunda Guerra Mundial, em Hiroshima e em Nagasaki, morreu aos 93 anos, de câncer no estômago.

Confira a notícia da BBC, reproduzida no UOL.

Retrocesso

Justiça suspende anistia a camponeses do Araguaia

O juiz José Carlos Zebulum, da 27ª Vara Federal do Rio de Janeiro, suspendeu o pagamento das indenizações aos 44 camponeses do Araguaia anistiados pela Comissão de Anistia em 2009, informa o presidente da Comissão, Paulo Abrão. Trata-se de uma liminar, com efeito suspensivo, a partir de uma ação popular interposta por um assessor ligado ao gabinete do deputado Flávio Bolsonaro (PP-RJ), filho do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). “Este mesmo cidadão ingressou com outra ação popular que suspendeu a anistia de Carlos Lamarca que concedemos em 2007”, revela Abrão. Em mais de 8 anos de existência da Comissão, trata-se dos dois únicos casos em que uma decisão judicial suspendeu decisão da Comissão de Anistia concessiva de direitos (as indenizações variam de R$ 83 mil a R$ 142 mil).

“O juiz concedeu a liminar sem sequer ouvir previamente a Comissão. Estamos recorrendo da decisão,” diz Abrão. Segundo ele, a Comissão continuará a apreciar os demais requerimentos de anistia de camponeses do Araguaia. (...)

*Leia matéria completa no blog RS Urgente: http://rsurgente.opsblog.org/

ENERGÍA-TANZÂNIA: Alternativas de barro

Dar es Salaam, 05/01/2010, (IPS) - A rede elétrica da Tanzânia é alimentada por gás, diesel e energia hidráulica. Mas, nos últimos anos este país sofreu severos apagões e medidas de racionamento de energia em áreas urbanas devido às secas.

Vendo como os rios secavam em sua região natal de Kilimanjaro, Estomih Sawe decidiu buscar alternativas para os tanzanianos. “Apenas 10% dos moradores do país têm acesso à eletricidade. As pessoas como nós são afortunadas”, disse Sawe, sentado em seu escritório com ar-condicionado na capital da Tanzânia. “Em áreas rurais, onde vivem mais de 80% das pessoas, apenas 5% têm acesso à eletricidade. Assim, pode-se imaginar a grande tarefa que temos pela frente”, acrescentou.


Vejam esse interessante texto em IPS.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A lei Luciano Huck, de Cabral

Também é muito provável que, em outros casos, essas mesmas autoridades tenham sido simplesmente subornadas. Até a segunda-feira (4/1), os jornais ainda escondiam, por exemplo, que em junho de 2009 o governador do Rio liberou as regras para construções em áreas de preservação ambiental em Angra e outras regiões do Estado. O decreto, de número 41.921, é conhecido como “lei Luciano Huck”, porque teria sido feito para beneficiar o apresentador da televisão. Quando busca as causas das tragédias que se repetem regularmente, nesta época do ano, a imprensa costuma escorregar pelos chavões das chuvas recordes e da inadequação das construções. Mas nunca se aprofunda na investigação dos processos de ocupação de áreas de risco ou de áreas de proteção ambiental por propriedades privadas. Praias fechadas por condomínios ou casas particulares são parte dessas irregularidades. Quando os morros deslizam, revela-se não apenas a precariedade das construções. Revelam-se também o descaso das autoridades e a omissão da imprensa.

Veja o texto completo no blog do Luís Nassif.

Suicida que matou agentes da CIA era agente triplo, diz mídia

O homem bomba que matou sete agentes da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, no Afeganistão, na semana passada, era um agente triplo da Al-Qaeda, segundo informações da mídia americana.

Segundo os relatos, ele seria o jordaniano Humam Khalil Abu-Mulal al-Balawi, de 36 anos, um médico recrutado pelo serviço de inteligência da Jordânia para se infiltrar na rede extremista.

Abu-Mulal seria simpatizante da Al-Qaeda e teria sido preso pela inteligência jordaniana há um ano. Ele teria sido então recrutado pela Jordânia e pela CIA, que acreditavam ter conquistado o apoio do médico, para uma missão de encontrar líderes da rede como informante.

Ele teria trabalhado disfarçado no leste do Afeganistão por algumas semanas antes de detonar uma bomba na base americana Chapman, na província de Khost.

Continua na BBC Brasil.

A CIA e os novos contornos da guerra imperial

Na semana da mudança de ano, o The New York Times e a revista Timestories dedicadas ao papel cada vez mais importante e operacional que a CIA vem assumindo nas guerras desenvolvidas pelos Estados Unidos da América. A morte de membros da agência em território afegão foi o principal ponto de partida para essas análises, mas já horas antes a crescente tensão bélica no Iêmen revelara alguns aspectos do trabalho fulcral que a CIA está desenvolvendo no apoio às forças governamentais deste país.
(...)
Daí que tanto o New York Times como a Time considerem que a CIA se tem se transformado numa organização paramilitar sobretudo depois das acusações contra a sua ineficácia nos atentados de 11 de setembro e também no Afeganistão e no Iraque, onde a agência teria sido manipulada por grupos de pressão e tendências expansionistas político-militares em torno da existência de armas de extermínio em território iraquiano.

Tudo leva a crer que a CIA esteja incrementando uma atividade assente em duas direções: uma com o objetivo de interligar a operacionalidade de decisão e execução; outra para criar condições capazes de proporcionar maior capacidade às forças locais, poupando assim as tropas norte-americanas às tarefas de maior risco.


Vejam o texto completo na REVISTA FÓRUM

Saudação de fim de ano

Ao finalizar este ano de 2009, queremos estender nossa saudação entusiasmada, patriótica e plena de optimismo nas possibilidades e no futuro libertário da nossa pátria, a todas as estruturas de guerrilheiros integrantes das FARC-EP, Milicianos Bolivarianos, militantes do Partido Comunista Clandestino, integrantes do Movimento Bolivariano, Redes Urbanas, aos prisioneiros de guerra que no país e no exterior enfrentam com dignidade a repressão do Estado, aos simpatizantes das FARC-EP na Colômbia e no mundo e, antes de tudo, ao nosso povo, a todo o povo colombiano que, com o seu apoio, colaboração e participação de diferentes formas, nos tornaram possível sustentar no alto as bandeiras da luta pela dignidade nacional, a pátria e a esperança de uma Colômbia em paz e melhor para todos os colombianos.


Vejam mais em RESISTIR.INFO

¿Por qué mataron al gobernador Luis Francisco Cuéllar en Colombia?

En Colombia siguen apareciendo datos irrebatibles sobre la complicidad con el paramilitarismo del gobernador de Caquetá ejecutado días atrás, lo que debería abrir una línea de investigación en ese sentido a la hora de buscar a los responsables del crímen.
(...)
Paradójicamente, el Gobernador asesinado representaba una amenaza para otros
sectores paramilitares, en la lucha por la posesión del territorio
colombiano. El Caquetá es un departamento selvático y muy extenso en el que,
antes de su cargo de gobernador, Cuéllar había sido alcalde del municipio de
Morelia y diputado departamental. Dos pesos pesados de la política caqueteña
involucrados con los paramilitares del Bloque Central Bolívar que llegaron
a esa región desde 2001 (el ex representante a la Cámara Luis Fernando
Almario y el ex gobernador Juan Carlos Claros, el ex alcalde de Florencia
Arnoldo Barrera y al senador Oscar Reyes) pactaron entregarles parte del
presupuesto público de gobernaciones y alcaldías a los paramilitares a
cambio de contar con la financiación de las autodefensas para las elecciones
del 2004. 20 millones de pesos de aporte de las Autodefensas y un fuerte
proceso de intimidación a la población no fueron suficientes. Según un ex
jefe paramilitar que está colaborando con la justicia, dijo que la presión
se hizo más fuerte en el municipio de Morelia, también en veredas como La
Liberia, Fuente Hermosa, Puerto México, y la Rochela en el corregimiento de
Bolivia donde Luis Francisco Cuellar, candidato opositor de Claros para las
elecciones, tenía gran acogida.



Vejam o texto completo em RESUMEN LATINOAMERICANO

Rumo a terceira intifada

"O indicador mais visível de que Israel prepara-se para novo ataque é um novo muro de aço, uma muralha que o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA está construindo para cercar toda a área na qual se estima que haja 1.500 túneis operados por palestinos – ao longo dos 14 quilômetros da fronteira Sinai-Gaza. Em janeiro de 2008, milhares de árabes palestinos conseguiram entrar em território egípcio – no momento em que pelo menos um governo árabe conseguiu manifestar alguma solidariedade com o sofrimento dos palestinos que se acumulavam na fronteira à espera de água, comida, remédios, socorro médico. Imediatamente, Israel fechou todas as fronteiras. Então os palestinos começaram a construir túneis."

Um ano depois do massacre israelense a Faixa de Gaza que o mundo fez questão de assisitir calado em prol do ano novo e das férias de verão, Israel volta carga construindo um muro ainda mais cruel. E de novo, tudo que resta é silêncio.

Aqui, no site da Carta Maior.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Boneco de Obama é ‘enforcado’ em cidade natal de Jimmy Carter

O Serviço Secreto dos Estados Unidos abriu uma investigação depois que um boneco representando o presidente Barack Obama foi encontrado enforcado em uma pequena cidade da Georgia, Plains, a cidade natal do ex-presidente americano Jimmy Carter.

Imagens de TV mostraram o boneco pendurado em uma forca em frente a uma placa em branco, azul e vermelho onde se lê: “Plains, Georgia. Cidade de Jimmy Carter, nosso 39º presidente”.

Testemunhas disseram que o boneco tinha o nome de Obama preso nele.

O boneco foi retirado por bombeiros.

Mais na BBC Brasil.

EUA suspendem proibição da entrada de infectados pelo HIV

Os Estados Unidos suspenderam nesta segunda-feira a proibição da entrada no país de portadores do vírus HIV, que já durava 22 anos.

O presidente Barack Obama justificou a medida dizendo que a proibição não era compatível com o desejo do país de ser um líder mundial na luta contra a Aids.

Os Estados Unidos serão os anfitriões de uma reunião de cúpula bienal sobre a doença em 2012.

Continua na BBC Brasil.

Crackers mostram que grampear celular GSM é mais fácil do que se pensa

Os celulares que utilizam o modelo de comunicação GSM, usados pela maioria das pessoas no mundo, podem ser grampeados com apenas alguns milhares dólares de hardware e algumas ferramentas gratuitas e com código aberto, segundo pesquisadores de segurança de computadores.

Em uma apresentação realizada nesta semana na Chaos Communication Conference em Berlim, na Alemanha, o pesquisador Karsten Nohl disse ter compilado 2 terabytes de dados que podem ser usados como um tipo de agenda telefônica reversa para identificar a chave de codificação utilizada para preservar o sigilo de conversas ou mensagens de texto em uma linha GSM.

Notícia completa no IDGNow!

Lula e a chantagem verde-oliva

O civil Nelson Jobim, fantasiado de soldado. Sonho de infância?
Em setembro de 2007, o alto comando do Exército lançou uma nota oficial para contestar a disposição do Governo Federal de abrir a caixa preta da ditadura de 1964/85, expressa em discursos e entrevistas de autoridades presentes no lançamento do livro Direito à Memória e à Verdade — um dossiê oficial sobre como foram assassinadas centenas de resistentes durante o regime militar.
A preocupação dos fardados era com a aventada possibilidade de revogação da Lei de Anistia.

Vejam o texto completo em CONSCIÊNCIA.NET

O caso de amor de Michael Moore com o capitalismo

O novo filme de Michael Moore, "Capitalism: A Love Story" , revela muito do carácter criminoso do actual sistema económico dos EUA. E faz isso no seu habitual estilo popular. Mas o filme também reflecte o facto de que Moore ainda não ultrapassou o seu caso de amor com o capitalismo.

Em "Roger and Me," "Bowling for Columbine" e "Sicko," Moore demonstrou uma vontade real de revelar a cupidez do titãs das companhias automobilísticas dos EUA, a violência que permeia o próprio tecido da sociedade imperialista estado-unidense e a barbárie do seu sistema de cuidados de saúde em comparação aos cuidados de saúde proporcionados no Canadá, Inglaterra, França e, mais espantosamente, Cuba. Igualmente impressionante tem sido a sua capacidade de retratar estes assuntos de uma maneira que o povo dos EUA possa entender e admitir. Como filho de um trabalhador reformado da cidadela histórica da General Motors, Flint, Michigan, Moore tem um sentimento excepcionalmente bom daquilo que culturalmente mantém os trabalhadores dos EUA leais aos seus mestres corporativos. E os seus filmes contêm elementos visuais dramáticos e acontecimentos político-sociais que ajudam a destroçar os nós que unem a população dos EUA ao imperialismo estado-unidense.

Vejam mais em RESISTIR.INFO

Sobrevivente do Holocausto faz greve de fome por Gaza

Hedy Epstein, uma norte-americana de 85 anos, participa no Cairo do protesto contra a decisão do governo de Mubarak de impedir a entrada de auxílio ao território palestino. "Chega um momento na vida em que é preciso dar um passo extraordinário", diz.

A veterana ativista, cujos pais morreram no campo de concentração de Auschwitz em 1942, diz que com o seu gesto quer pressionar o governo egípcio "que está impedindo que 1.400 pessoas de 42 países entrem em Gaza".


Vejam mais na REVISTA FÓRUM

Boris Casoy e os garis, por Latuff


Latuff em NOVAE

Nelson Jobim: Um Golpista

Sua atitude irresponsável busca desgastar a candidatura de Dilma. Imagina-se candidato a presidente pelo PMDB ou no mínimo vice de Serra

(...)

Dilma chegou a sua vez

Fontes ligadas às Forças Armadas desde o final de novembro de 2009 informavam que o ministro Nelson Jobim estava apenas esperando a apresentação do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos para lançar a “suspeita”, contra a ministra Dilma, de que sua candidatura e possível eleição seria o instrumento para o revanchismo contra os militares.

A imprensa paulista, principal interessada em evitar a instalação de uma Comissão que iria investigar sua participação e colaboração com o Golpe de 1964, já estava municiada de informações a respeito.

Vejam o texto completo no NOVO JORNAL

domingo, 3 de janeiro de 2010

Carta aberta de Alipio Freire a Paulo Vannuchi

Carta aberta a Paulo Vannuchi, Ministro, Cidadão Brasileiro, Companheiro e Amigo

Caro Paulo,

acabo de tomar conhecimento da notícia (abaixo) sobre a ameaça de pedido de demissão do ministro da Defesa Nelson Jobim, e dos seus patronos, os comandantes das Três Armas, e da negociação encaminhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A indignidade e o golpismo desses setores representados pelo ministro Jobim e os três comandantes não nos surpreende. Não nos surpreende sequer a escolha dos momentos de maior desmobilização (como as festas de final de ano) para que façam suas chantagens e gerem crises: entre outras medidas, o Ato Institucional Número 5 também foi anunciado na noite de uma sexta-feira, às vésperas das festas de final de ano de 1968 (13 de dezembro).
(...)
A verdade, porém, é que a cúpula atual das nossas Armas, em sua grande maioria, pouco difere daqueles energúmenos que rasgaram a nossa Constituição com o golpe de 1964, e instalaram o Terror de Estado, para garantir os privilégios da elite econômica, o esbulho da classe trabalhadora e do nosso povo, e instituir consignas aviltantes, do tipo "O que é bom para os Estados Unidos, é bom para o Brasil". Assim, por maior que sejam a minha boa vontade e meu esforço nesse sentido, não há como nos orgulharmos de instituições comandadas por políticas desse tipo. Mas, um dia as mudaremos, também.


Vejam o texto completo da carta na AGÊNCIA CARTA MAIOR

A longa despedida da ditadura


(No flagrante, Brilhante Ustra, símbolo de uma
época que implora para deixar de existir)

Ainda não surgiu, infelizmente, um ministro da Defesa capaz de tomar para si a única e urgente responsabilidade do titular da pasta sobre as forças armadas brasileiras: desconectar uma dúzia de gerações de militares, sobretudo as mais novas, da história da ditadura militar brasileira. A omissão de sucessivos governos civis, de José Sarney a Luiz Inácio Lula da Silva, em relação à formação dos militares brasileiros tem garantido a perpetuação, quase intacta, da doutrina de segurança nacional dentro dos quartéis nacionais, de forma que é possível notar uma triste sintonia de discurso – anticomunista, reacionário e conservador – do tenente ao general, obrigados, sabe-se lá por que, a defender o indefensável. Trata-se de uma lógica histórica perversa que se alimenta de factóides e interpretações de má fé, como essa de que, ao instituir uma Comissão Nacional da Verdade, o governo pretende rever a Lei de Anistia, de 1979.


Essa Lei de Anistia, sobre a qual derramam lágrimas de sangue as viúvas da ditadura em rituais de loucura no Clube Militar do Rio de Janeiro, não serviu para pacificar o país, mas para enquadrá-lo em uma nova ordem política ditada pelos mesmos tutores que criaram a ditadura, os Estados Unidos. A sucessão de desastres sociais e econômicos, o desrespeito sistemático aos Direitos Humanos e a distensão política da Guerra Fria obrigaram os regimes de força da América Latina a ditarem, de forma unilateral, uma saída honrosa de modo a preservar instituições e pessoas envolvidas na selvageria que se seguiu aos golpes das décadas de 1960 e 1970. Não foi diferente no Brasil.

Vejam o texto completo no blog BRASILIA, EU VI