sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Inquérito 2474 esclarecerá dúvidas não respondidas da Ação Penal 470?

O processo do Mensalão, denominado de Ação Penal 470, teve como pilar a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal por meio do Inquérito 2245. Ele foi a base para o julgamento e as condenações.
Entretanto, um segundo inquérito foi aberto em março de 2007, partindo das mesmas denúncias do MP-DF, sem que se soubesse ao certo os critérios para a cisão dos inquéritos. Desde que foi criado, o então relator do Inquérito, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, decretou segredo de Justiça. Agora, o presidente interino do STF, Ricardo Lewandowski, abrirá o Inquérito a público, em breve.
A seguir, alguns pontos  levantados pela blogosfera e que poderão ser conferidos quando os documentos ganharem divulgação:

Confira no Jornal GGN

Cinco mortos em três atentados contra a polícia no Cairo

Ao menos cinco pessoas morreram nesta sexta-feira em três atentados contra a polícia no Cairo, em plena campanha de repressão aos islamitas e na véspera do terceiro aniversário da revolta que derrubou Hosni Mubarak do poder.

Os ataques contra as forças de ordem aumentaram no Egito desde que o exército destituiu e prendeu em 3 de julho de 2013 o presidente islamita Mohamed Mursi. Desde então, tem reprimido violentamente toda manifestação de seus partidários.


Confira a notícia da AFP no UOL

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

No RS...

Governador recebe blogueiros e ativistas digitais no Palácio Piratini


Porto Alegre/RS - O governador Tarso Genro reuniu-se, nesta quinta-feira (23), no Palácio Piratini, com um grupo de blogueiros e ativistas digitais. Foi a terceira vez que o chefe do Executivo recebeu os ativistas das redes sociais. Durante duas horas, o governador respondeu perguntas sobre temas diversos, como investimentos na periferia, políticas para o público LGBT, Assembleia Nacional Constituinte, Copa do Mundo e asilo a refugiados políticos internacionais.

-Clique Aqui para continuar lendo. 

França vai devolver três pinturas roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra

A França vai restituir três pinturas roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, anunciou nesta terça-feira a ministra da Cultura, Aurélie Filippetti.

"Três obras serão restituídas sem demora", declarou a ministra. Trata-se de uma "Paisagem montanhosa" do pintor flamengo Joos de Momper, um retrato de uma mulher do século XVIII e uma pintura a óleo sobre madeira representando a "Madonna com a Criança".

Dois quadros estavam expostos no Louvre e o terceiro, no museu de Dijon (centro-oeste da França). (...)


Leia mais no Correio do Povo

Encontrado manuscrito de obra inédita de Lope de Vega

Uma cópia manuscrita da comédia inédita "Mujeres y criados", escrita há quatro séculos pelo dramaturgo espanhol Félix Lope de Vega e que acreditava-se perdida, foi descoberta na Biblioteca Nacional da Espanha (BNE), anunciaram nesta quarta-feira os especialistas.


Confira no Correio do Povo

Após começo tenso, encontro sobre a Síria terá uma pausa

A conferência de paz Genebra II sobre a Síria faz uma breve pausa nesta quinta-feira depois de um primeiro encontro entre representantes da oposição síria e do regime na Suíça. A encontro transcorreu nessa quarta em um ambiente de tensão e divergências entre o regime e a oposição, que deixou pouca margem para o otimismo visando as negociações previstas para sexta-feira. Reunidos na pequena cidade suíça, 40 representantes de países e organizações não tiveram que esperar muito para comprovar o fosso gigantesco que separa o regime de Bashar al-Assad e seus adversários no exílio.


Confira no Correio do Povo

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Grande história, grande livro: ‘Operação Banqueiro’ já nasce clássico

Se fosse um livro ficcional, ‘Operação Banqueiro’ teria mais chances de oferecer um final menos deprimente. Reportagem lastreada em fatos, portanto peça jornalística, da família editorial da não ficção, a obra do jornalista Rubens Valente apresenta um roteiro tão miserável quanto banal no Brasil: escrutina pecados, falcatruas e crimes pelos quais no fim ninguém paga.
Mas não é qualquer roteiro o do livro recém-lançado pela Geração Editorial. O premiado repórter da “Folha de S. Paulo” produziu uma das mais assombrosas radiografias do amálgama entre interesses privados e públicos na história republicana, ou pouco republicana, do país.
Sem eufemismos: exumou passagens horripilantes sobre como o capital se apropriou de patrimônio dos cidadãos, sobretudo nas grandes privatizações de companhias estatais, na derradeira década do século XX. Foram os negócios que o jornalista Elio Gaspari batizou como “privataria”.

Leia mais no Blog do Mário Magalhães

Após legalizar maconha, Uruguai pretende regular álcool e mídia em 2014

Depois de atrair a atenção da opinião pública mundial em 2013 com a legalização da maconha, o governo do Uruguai pretende dar continuidade à sua agenda de reformas sobre temas polêmicos. As duas principais prioridades da coalizão de José Mujica neste ano são a regulação da mídia e da venda de bebidas alcoólicas.

Entre as propostas da Frente Ampla estão o aumento do controle sobre a publicidade e os pontos de venda de álcool. Os legisladores governistas querem proibir, por exemplo, a realização dos “happy hour”, situações em que as bebidas são comercializadas com preços mais baixos.


Confira no Opera Mundi

Homens são detidos transportando vacas dentro de Kombi em Minas Gerais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou na madrugada desta terça-feira (21) uma situação inusitada durante uma fiscalização de rotina na BR-040 (que liga Brasília a Minas Gerais), próximo à cidade de Juiz de Fora (278 km de Belo Horizonte) ao abordar uma Kombi com quatro vacas e um bezerro no seu interior. Segundo a corporação, dois homens, o condutor e um passageiro, foram detidos e levados a uma delegacia da Polícia Civil de Minas Gerais. Um terceiro ocupante no caso conseguiu fugir durante a abordagem, conforme a PRF.


Leia mais no UOL Notícias