quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O PT E O JULGAMENTO DA AP 470





NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES  

O PT, amparado no princípio da liberdade de expressão, critica e torna pública sua discordância da decisão do Supremo Tribunal Federal que, no julgamento da Ação Penal 470, condenou e imputou penas desproporcionais a alguns de seus filiados. (...)


-CLIQUE AQUI para ler a Nota, na íntegra.

O roteiro da novela "mensalão" e seus próximos capítulos

Brasília - Se há uma linguagem que o brasileiro comum domina e aprecia é a da telenovela. Farta literatura acadêmica aponta a popularidade do principal produto cultural de exportação brasileiro como a razão que lhe confere alta efetividade na construção de consensos hegemônicos. Há exemplos consagrados de produções que inovaram padrões estéticos, alteraram costumes, reforçaram esteriótipos e interferiram no comportamento político da nação. Não por acaso, foi justamente o formato de telenovela o escolhido para dar corpo ao julgamento da ação penal 470, o “mensalão”, que invade os lares dos brasileiros há quase quatro meses, televisionado pela TV Justiça e reverberado em edições do estilo “melhores momentos” pelo noticiário.

Antes mesmo do julgamento ter início, os jornais já apresentavam a sinopse do enredo, a descrição dos personagens. Herói e vilão foram previamente fixados no imaginário coletivo, assim como quem seriam os protagonistas e os coadjuvantes do elenco escalado. A nomeclatura adotada não deixou nada a dever aos cohecidos roteiros da teledramartugia. O processo foi fatiado em “capítulos”. Os réus, agrupados em “núcleos”. Tudo ao melhor estilo “padrão globo de qualidade”.   

Vejam mais em CARTA MAIOR

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Chefe militar do Hamas é assassinado em ataque aéreo de Israel

O comandante do braço armado do Hamas, Ahmed Jaabari, morreu nesta quarta-feira (14/11) depois que seu carro foi atingido por um ataque aéreo israelense na cidade de Gaza.

Jaabari, que estava na lista das pessoas mais procuradas em Israel, de acordo com o jornal britânicoThe Guardian, era o chefe das Brigadas de Ezedin al-Qassam desde a invasão de Israel à Faixa de Gaza, há quatro anos. Além dele, outro integrante do movimento islamita também morreu no ataque, classificado por testemunhas como um “assassinato seletivo”.

As Forças Armadas de Israel confirmaram a sua responsabilidade pelo ataque. “A operação teve o objetivo de prejudicar o comando do Hamas, bem como a sua estrutura terrorista. Foi uma operação cirúrgica, realizada em conjunto com a inteligência israelense.”


Confira no Opera Mundi

Milhões fazem greve contra medidas de austeridade anticrise na Europa


Policiais e manifestantes entraram em confronto nesta quarta-feira (14) na Espanha, em Portugal e na Itália, num dia em que milhões de pessoas faziam greve para protestar contra as medidas de austeridade dos governos europeus contra a crise econômica na região.
Centenas de voos foram cancelados, fábricas e portos foram fechados, e o movimento de trens quase parou na Espanha e em Portugal, onde sindicatos fizeram sua primeira greve geral coordenada, de 24 horas, para protestar contra cortes nos gastos públicos.

Confira no G1

Governo dos Estados Unidos mantém embargo a Cuba

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Mesmo com a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) de suspender o embargo econômico, comercial e financeiro a Cuba, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Mark Toner, disse que o governo manterá a medida em vigor. Desde 1962, Cuba é submetida às restrições por parte dos Estados Unidos. Ontem (13), 188 países defenderam o fim do embargo, inclusive a delegação do Brasil.
"Nossa política continua em vigor. Nossa política está focada em criar melhores laços com o povo de Cuba", disse o porta-voz. “[O governo norte-americano] não vai mudar a política em relação ao país”.
A resolução da ONU, que recomenda o fim do embargo econômico, comercial e financeiro a Cuba, foi aprovada por 188 votos a favor, 3 contra ( Estados Unidos, Israel e a República de Palau) e 2 abstenções (Ilhas Marshall e Micronésia). Há 21 anos, a instituição condena a medida. 

Vejam mais em Agência Brasil

Cartazes da resistência às ditaduras militares estão registrados em livro

A obra foi lançada pelo Instituto Vladimir Herzog neste início de novembro e faz parte do projeto “Resistir é Preciso...”. Estão reunidos 300 cartazes políticos, documentos e fotografias dos países da América Latina.

Um pedaço da história da resistência às ditaduras militares e contra violações de direitos humanos na América Latina está registrado no livro “Os Cartazes desta História”. A obra foi lançada pelo Instituto Vladimir Herzog neste início de novembro e faz parte do projeto “Resistir é Preciso...”. Nela estão reunidos 300 cartazes políticos, documentos e fotografias dos países da região.
Segundo o Instituto, os destaques são para os materiais gráficos sobre a luta contra a ditadura no Brasil e a rearticulação da sociedade civil após a Anistia de 1979.

Vejam mais em Radioagência NP

O silêncio que ofende a consciência nacional

Janio de Freitas, o decano dos comentaristas políticos do país, de quem não se pode dizer que seja simpatizante do PT, nem mesmo remotamente lulista, carrega algo indisponível nas dobradiças gelatinosas que compõem a espinha intelectual e profissional da maioria dos colunistas do dispositivo midiático conservador: ética profissional.

Sua coluna desta 3ª feira na 'Folha', 'A voz das provas', funciona como aquela sirene solitária que todavia não hesita em dar ao odor exalado das páginas ao seu redor o significado que tem na história.

A Suprema Corte do país, a quem caberia em última instância a tarefa de resguardar a Constituição e o Direito condenou lideranças políticas da esquerda brasileira com base em descarga verborrágica desprovida do fundamento basilar de um sentença em regime democrático: a prova do delito.

'A voz das provas', demonstra o artigo de Janio de Freitas, foi toscamente substituída e abafada "pelas imputações (do relator Joaquim Barbosa) compostas só de palavras".

Vejam o texto completo no Blog das Frases (CARTA MAIOR)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Diabetes mata 4 vezes mais do que a aids no Brasil


O Ministério da Saúde divulgou esta tarde (13) os novos números de mortes e internações por diabetes e alertou que a doença, associada à obesidade e ao sedentarismo, mata quatro vezes mais do que a aids no País.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foram 50 mil óbitos de diabéticos em 2010 – último ano analisado – contra 12 mil que não sobreviveram por causa da infecção pelo vírus HIV.

Leia mais no IG

Condenado sem domínio nem fato


O primeiro cidadão brasileiro condenado por corrupção ativa num processo de repercussão nacional se chama José Dirceu de Oliveira.
Foi líder estudantil em 1968, combateu a ditadura militar, teve um papel importante na organização da campanha pelas diretas-já e foi um dos construtores do PT, partido que em 2010 conseguiu um terceiro mandato consecutivo  para governar o país.
Pela decisão, irá cumprir um sexto da pena  em regime fechado, em cela de presos comuns.
O sigilo fiscal e bancário de Dirceu foi quebrado várias vezes. Nada se encontrou de irregular, nem de suspeito.
Ficará numa cela em companhia de assaltantes, ladrões, traficantes de drogas.

Renda de trabalhadores negros cresce cinco vezes mais que a de não negros na Grande São Paulo


A renda média dos trabalhadores negros nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo cresceu cinco vezes mais do que a dos não negros (brancos e amarelos) de 2002 a 2011, com aumentos de 14,8% e 2,9%, respectivamente. No entanto, na média, os negros ainda recebem salários menores, correspondentes a 61% dos não negros. Em valores, a hora paga aos negros, no ano passado, ficou em torno de R$ 6,28, ante R$ 10,30 para os não negros.
As informações fazem parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), feita em conjunto pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). De acordo com a observação do economista da Fundação Seade, Alexandre Loloian, os dois segmentos étnicos tiveram melhoria em razão do crescimento econômico do país, porém, as ocupações melhor remuneradas continuam, majoritariamente, com os não negros.

Continua na Agência Brasil

NOTA: Sobre a definição da pena a ser aplicada a José Genoíno


A aplicação da pena é apenas a decorrência maior da injustiça já antes perpetrada. Sua condenação contraria toda a prova dos autos.
Irresignado, o acusado viverá até o fim de seus dias. E isso quer dizer que continuará batalhando junto ao Supremo a causa de sua inocência. Condenação sem o mínimo indício de prova merece reparação seja quando for, onde for e de quem for.

A nota integral no sítio do PT.

Tropeços fazem rebeldes anti-Assad perderem apoio entre sírios

A mudança no clima político na Síria representou mais do que apenas um problema de relações públicas para os militantes do Exército Livre da Síria, que dependem de seus partidários para sobreviver ao poder de fogo do governo.

Uma diminuição desse apoio mina a capacidade dos rebeldes de lutar e vencer o que se tornou uma guerra devastadora, cuja violência deixou cerca de 40 mil mortos, colocou centenas de milhares em campos de refugiados e forçou mais de 1 milhão a abandonar suas casas.

(...)

"Esperávamos que eles nos ajudassem a construir uma sociedade civilizada", lamentou um ativista civil em Saraqib, uma cidade do norte da Síria, onde os rebeldes foram filmados executando um grupo de soldados sírios desarmados , um ato que a ONU declarou um provável crime de guerra.


Historiador decifra carisma de Hitler e vê paralelos com mundo hoje


Hitler disse a milhões de alemães que eles eram arianos e, portanto, "especiais". Que eram, racialmente, um povo "melhor" do que os outros, algo que ajudou a cimentar a conexão carismática entre o líder e os liderados.
Ele não escondeu do eleitorado seu ódio, seu desprezo pela democracia ou sua crença no uso da violência para alcançar objetivos políticos. Um detalhe crucial, no entanto, era que ele falava contra inimigos definidos cuidadosamente, como comunistas e judeus.
A maioria dos alemães comuns não se encaixava nesses grupos e, desde que essa maioria abraçasse o novo mundo nazista, o alemão comum estava relativamente livre de perseguições. Pelo menos até os alemães começarem a perder a guerra.
Essa história é importante para nós hoje. Não apenas porque nos oferece "lições", mas porque a História pode conter avisos. Em uma crise econômica, milhões de pessoas decidiram se voltar para um líder pouco convencional que, na opinião deles, tinha "carisma". Um líder que se conectava com seus medos, esperanças e desejo latente de culpar os outros pela situação difícil que viviam.
O resultado disso foi desastroso para milhões de pessoas. Quando Hitler assumiu o poder, o índice de desemprego na Alemanha era 30%. Hoje, na Grécia, ele é 25,1%. E está subindo.


Confira o texto da BBC Brasil, reproduzido no Terra

A VOZ DAS PROVAS



'Nada disso "tonifica" o Supremo, como disse ontem seu presidente Ayres Britto. Decepciona e deprecia-o --o que é péssimo para dentro e para fora do país.'

CLIQUE AQUI  para ler o artigo do jornalista  Janio de Freitas.

Mensalão mambembe

 

Charge do Bessinha vista no blog BRASIL! BRASIL!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Viagens próximas à velocidade da luz matariam seres humanos rapidamente

Em outras palavras, viaje próximo à velocidade da luz e você será bombardeado por tanta radiaçãoque morreria rapidinho. Mesmo que ainda seja possível criar uma nave capaz de viajar a velocidades próximas à da luz, ela não seria capaz de transportar pessoas.


Confira no Gizmodo Brasil

Classe média brasileira é mais rica que 54% da população mundial, afirma Data Popular

Bobagem, afinal quem pode brigar com os números. E que números, em se tratando desse gigantesco extrato social. Só para ter uma ideia do poder desse grupo, se a classe C brasileira fosse um país, ele seria 12º mais populoso, e 18º mais rico do mundo. “Nossa classe média é 54% mais rica que a população mundial, sendo que só 18% da população mundial é mais rica que a nossa classe média brasileira”, afirma Meirelles, que completa: “Não há mais fosso que separe a classe C da classe A no que diz respeito a consumo”, explica Meirelles. A classe C vai gastar mais de R$ 1 trilhão em 2012.


Confira no blog do Guilherme Barros. na IstoÉ Dinheiro.

domingo, 11 de novembro de 2012

PSOL enfrenta 'choque de realidade' na capital do Amapá

O PSOL, fundado por dissidentes do PT, é um partido de dois mundos. O primeiro é o do radicalismo, uma resposta às recentes denúncias de corrupção no PT. O outro é o da política real, que no País necessita de acordos até outro dia impensáveis para os socialistas. O embate entre esses dois mundos já criou a primeira lavação de roupa suja no PSOL. O estopim do debate que hoje divide o partido foi a costura de apoios e alianças no 2.º turno de Macapá.


Confira no Estadão

A mídia e os juízes

Marcos Coimbra
MARCOS COIMBRA
A mídia e o STF estabeleceram uma parceria. Uma pauta o outro, que fornece à primeira novos argumentos. Vão se alimentando reciprocamente, como se compartilhassem as mesmas intenções
Ainda há quem duvide quando ouve que a mídia brasileira é partidarizada. Que tem posição política e a defende com unhas e dentes.    
Por opção ideológica e preferência político-partidária, ela é contra o PT. Desaprova os dois presidentes da República eleitos pelo partido e seus governos. Discorda, em princípio, do que dizem e fazem seus militantes e dirigentes.
A chamada “grande imprensa” é formada por basicamente quatro grupos empresariais. Juntos, possuem um vasto conglomerado de negócios e atuam em todos os segmentos da indústria da comunicação. Têm um grau de hegemonia no mercado brasileiro de entretenimento e informação incomum no resto do mundo. É coisa demais na mão de gente de menos.  

Vejam o texto completo em 24/7

MOSTRE AS ALGEMAS, ZÉ!



Por Lula Miranda*
Foi o que teria dito a José Dirceu, em Setembro de 1969, um dos presos políticos naquele histórico momento de resistência à ditadura militar em que 15 prisioneiros do regime de exceção e arbítrio, que se instaurara no Brasil,  foram libertados em troca do embaixador americano – na fotografia aparecem 13, apenas uma mulher.
Exceção e arbítrio. Palavras malditas. Palavras-emblema  de tempos sombrios.
Segundo relato de Flavio Tavares, hoje jornalista e escritor, ele teria sussurrado aos companheiros na ocasião: “Vamos mostrar as algemas”. Fez isso num insight “de momento” ao notar que os presos que estavam ali perfilados, alguns agachados, como um time de futebol campeão, numa forçada pose para uma foto que viria a se tornar histórica, escondiam as algemas. E por que escondiam as algemas aqueles jovens? Talvez por vergonha. Talvez porque estivessem preocupados em como aquela imagem poderia machucar ainda mais seus familiares e parentes mais próximos. Ou talvez, simplesmente, porque já estavam por demais combalidos e abalados moral e emocionalmente para se preocuparem com aquele peculiar adereço do arbítrio. Não se sabe ao certo, tampouco importa. Mas, insistiu Tavares, naquele “insight” que, ao contrário,em vez de esconder, as exibisse.
Mostre as algemas, Zé! Exorto-lhe nos dias que correm hoje. Dias de incipiente e vilipendiada democracia.
Na foto, podem verificar, percebe-se nitidamente o Zé Dirceu exibindo, intrépido, as malditas algemas. (...)
CLIQUE AQUI para ler mais.