quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Morre coronel Ustra, ex-comandante do DOI-Codi de São Paulo

Morreu na madrugada desta quinta, no Hospital Santa Helena, o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra. Ele foi comandante do Destacamento de Operações Internas (DOI-Codi) de São Paulo no período de 1970 a 1974, durante a ditadura militar. O coronel estava tratando contra câncer. 

Ustra foi acusado pelo Ministério Público Federal por envolvimento em crimes como o assassinato do militante comunista Carlos Nicolau Danielli, sequestrado e torturado nas dependências do órgão. Em 2008, tornou-se o primeiro militar a ser reconhecido, pela Justiça, como torturador durante a ditadura.


Leia mais no Correio do Povo

Por que Dilma demorou tanto tempo para chamar os golpistas de golpistas?

Queria entender o seguinte.
Por que Dilma demorou tanto tempo para chamar os golpistas de golpistas?
Um dos preços que um golpista tem que pagar pelo seu assalto à democracia é ser chamado de golpista, e assim entrar para a história em suprema abjeção.
Carlos Lacerda, o maior golpista que o Brasil já conheceu, se atormentou até o final de sua vida com o fato de ser classificado como golpista.
Em Depoimento, um excelente livro feito de  conversas de Lacerda com jornalistas do Estadão pouco tempo antes de sua morte, ele tentou várias vezes, em vão, limpar sua imagem de golpista.
Em vão.
Aécio tem também que pagar o preço de sua conduta abjeta, e não só ele. FHC é outro.
São ambos golpistas. Nem mais e nem menos que golpistas.

Continue lendo no Diário do Centro do Mundo

Uma sugestão de pauta para a equipe da Globo presa com “cocaína falsa”: o Helicoca

Só fica mais abstrusa a presepada da afiliada da Globo que tentou produzir uma “reportagem” sobre a fragilidade do combate ao tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia.
O episódio acaba expondo o que é rotulado de “jornalismo investigativo” na televisão. O repórter Alex Barbosa foi detido no último dia 12 com outros três membros de sua equipe com 240 quilos de gesso em dois carros.
A ideia genial era passear com a “falsa cocaína” de um lado para o outro dos dois países para provar como a fiscalização não serve para nada.
Deu ruim. (...)
Deixo aqui uma sugestão de pauta sobre drogas no Brasil: o Helicoca. Trata-se do apelido carinhoso que um juiz deu para o caso de apreensão de um helicóptero com meia tonelada de pasta base de cocaína no Espírito Santo.
Rende uma matéria incrível: a aeronave pertence à família de um político mineiro envolvido em diversos escândalos, Zezé Perrella. Ele vem a ser amigo do peito do senador Aécio Neves. Ambos são cruzeirenses fanáticos, veja só.

Confira o texto completo no Diário do Centro do Mundo

O silêncio tragicômico de Sheherazade sobre as contas de Cunha na Suíça

Eduardo Cunha se casou com uma jornalista da Globo nos anos 90. Hoje talvez se casasse com Rachel Sheherazade.
Um dos melhores vídeos do ano mostra uma defesa inflamada feita por ela a respeito de Cunha, ainda na época em que a Veja o lançava como o homem mais poderoso da república.
Depois de ver o vídeo fui tomado por uma certa curiosidade mórbida e resolvi entrar no perfil da moça no Facebook para ver se ela ainda morria de amores pelo quase ex-deputado.
Vasculhei a linha do tempo semanas e nada. As únicas menções a Cunha feitas por Sheherazade se referem aos pedidos de impeachment contra a presidente Dilma.

Continue lendo no Diário do Centro do Mundo

Bachelet surpreende e anuncia em rede nacional elaboração de nova Constituição no Chile

Às 21h de terça-feira (23/10), enquanto chilenos se amontoavam em frente aos televisores para assistir ao jogo entre o Chile e o Peru pelas Eliminatórias da Copa de 2018, a presidente do país, Michelle Bachelet, aparece de forma inesperada na tela. Em discurso em rede nacional de pouco mais de sete minutos, a mandatária anunciou o início do processo de elaboração de uma nova Constituição, que substituirá a atual carta magna imposta em 1980, durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

O processo constituinte é uma das três grandes promessas feitas por Bachelet durante a campanha eleitoral. O processo anunciado começará este ano, e consiste em quatro etapas, sendo que as duas primeiras envolvem a participação da cidadania, em dinâmicas que ela definiu como de “pedagogia cívica” e “deliberação comunitária”.


Continue lendo no Opera Mundi

Como a Lava Jato foi pensada como uma operação de guerra

O vazamento torrencial de depoimentos, a marcação cerrada sobre Lula, o pacto incondicional com os grupos de mídia, a prisão de suspeitos até que aceitem a delação premiada, essas e demais práticas adotadas pela Operação Lava Jato estavam previstas em artigo de 2004 do juiz Sérgio Moro, analisando o sucesso da Operação Mãos Limpas (ou mani pulite) na Itália.
paper "Considerações sobre a operação Mani Pulite", de autoria de Moro é o melhor preâmbulo até agora escrito para a Operação Lava Jato. E serviu de base para a estratégia montada.


Confira no Blog do Luís Nassif

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Playboy não vai mais publicar fotos de mulheres nuas

A Playboy, revista lançada em 1953 com uma capa particularmente sexy de Marilyn Monroe, anunciou que, em face da concorrência de sites pornográficos, vai parar de publicar fotos de mulheres nuas. No entanto, continuará a publicar fotos de mulheres em poses provocantes. Simplesmente, elas não vão estar nuas, explicou o diretor da Playboy Scott Flanders ao jornal New York Times.


Leia mais no Correio do Povo

terça-feira, 13 de outubro de 2015

O segredo da impunidade de um corrupto como Eduardo Cunha

Os mais puros, diante dos fatos acachapantes das últimas semanas, se perguntam: como alguém como Eduardo Cunha pode fazer uma carreira com tamanhas delinquências ao longo de tantos anos?
A resposta é um retrato do Brasil.
Os americanos, na Guerra Fria, se referiam a ditadores que os apoiavam de uma maneira abjetamente pragmática.
São os nossos ditadores.
Eles matavam, perseguiam, torturavam – e eram mantidos no poder pelos líderes do “Mundo Livre” porque eramseus ditadores.
E então.
Na visão da plutocracia, Eduardo Cunha é um dos nossos corruptos.
Exatamente como Ricardo Teixeira, para ficar num caso. Teixeira cansou de roubar na CBF. Mas era amigo da Globo, e portanto da plutocracia, e então teve vida fácil no Brasil.

Confira o texto de Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo