sábado, 30 de junho de 2007

Repúdio

Marcel Granier: Persona non grata
Movimentos sociais repudiam presença de golpista venezuelano em solo brasileiro

Uma manifestação relâmpago reuniu 40 lideranças dos movimentos sociais nesta quinta-feira (28) contra a presença em nosso país do dono da RCTV venezuelana, o golpista Marcel Granier. Convidado pelos donos da mídia, Granier fez palestra no Hotel Meliá Mofarrej em um "ato em defesa da liberdade de imprensa", organizado por diversas entidades dos magnatas da comunicação. Impedidos "democraticamente" de entrar no recinto, os manifestantes protestaram no hall e em frente ao hotel.(...)

Leia mais no 'blog do Júlio Garcia': http://jc-garcia.zip.net
e/ou no site da 'CUT Nacional': http://www.cut.org.br/

Em palestra na Academia de Polícia Militar (27/6)

Ricardo Brissola Balestrelli, Diretor de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) definiu o sistema de segurança pública: “ é uma besta, um animal forte, com quatro patas pesadas e sem cérebro. O policiamento feito hoje com viaturas está equivocado e ultrapassado, é ineficiente e oneroso'. Como estavam presentes na palestra todos os dinossauros da segurança publica gaúcha, naturalmente com aquela cara de soberba de quem acha que sabe tudo de segurança pública, acabaram ouvindo em alto e bom tom algo que desacomodou as cadeiras: "vocês estão aí há trinta anos fazendo a mesma coisa e da mesma forma e os resultados estão na violência cada vez maior; se vocês continuarem fazendo tudo igual os resultados serão os mesmos e até piores, é preciso mudar". Leia mais no RS Urgente.

O emissário da paz para o Oriente Médio

A língua portuguesa durante a Idade Mídia

Conexão wireless à internet já é feita através de luz

Assisti agora mesmo um programa na WTN (Web Television Network - o nome é em inglês mas os programas são em português brasileiro) que dá uma bela e concisa aula sobre transmissão de dados, sem fio, wireless, e sua provável evolução para transmissão por rede elétrica e luz, entre outras informações interessantes. Assista aqui.

Internet atropelando a arcaica televisão

Uma pesquisa divulgada esta semana pelo instituto espanhol GECA mostra que a audiência das principais redes de TV norte-americanas caiu 10%, no horário nobre, de 2006 para 2007. O maior ladrão desta audiência foi justamente o universo online. Um único documentário sobre o 11 de setembro (Loose Change), exibido num site inglês, teve 50 milhões de espectadores, sem ter previsão de chegar à TV. Leia mais no JB.

Racismo e inconsciência branca no Brasil

A professora Cláudia Fonseca, a partir do RS Urgente:
clipped from rsurgente.zip.net
"Brasil não é um país racista", ouvi na televisão ontem de um professor da UFRGS se manifestando contra cotas raciais. Que alívio, penso eu. Então o fato de brancos no Brasil viverem na média seis anos mais do que negros deve ser conseqüência de algum problema físico desses "outros".Brasil "não tem segregação racial", leio numa coluna de opinião contra as cotas. Que bom. Aquela porção (quase o dobro dos brancos) que vive amontoada nos aglomerado subnormais deve refletir um gosto cultural pela vida simples. "Não há prova estatística impedindo a ascensão social de negros", leio de outro autor escrevendo contra cotas. Que consolo pensar que aquele grande número de negros vivendo abaixo da linha de pobreza ( 46.8% contra 22,4% dos brancos) deve ser porque eles simplesmente não se esforçam mais!".
blog it

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Poema


















'Favela em Chamas', de Raymond Piper



TRAGÉDIA CARIOCA I


Agora foram dezessete

Os mortos da guerra carioca

(dezessete os mortos na noite

da cidade guardada pelos braços

do Redentor).


Meninos a maioria

mortos, estraçalhados,

corpos franzinos decompondo-se,

dilacerados, expostos aos 40 graus

e à insensibilidade geral,

sob o sol equatorial da antiga cidade maravilhosa.


Dezessete as vítimas fatais

da vingança policial desencadeada

nas cinco horas do massacre

(ou “tiroteio” – estava nos jornais).


- A favela Nova Brasília é o novo front

da guerra do Rio.


Dezessete mortos nesta noite

desovados no subúrbio ironicamente chamado

‘Bonsucesso’.


Dezessete vidas ceifadas

na guerra civil – que a tela global denomina

“a Guerra do Tráfico” – e lava as mãos sanguinolentas.


Meninos a maioria

As vítimas da guerra nas favelas.


Os espelhos das águas outrora cristalinas

das lagoas do Rio

Estão embaçados pelo sangue

dos meninos mortos na guerra dos morros

pelo sangue das vítimas da tragédia carioca

que continua...


Júlio Garcia


(Do livro ‘Cara & Coragem’ – Poemas – PoA/1995.
Infelizmente, o poema ... e a tragédia ...continuam atuais)

Mickey Mouse palestino é morto em programa infantil anti-EUA

Sósia palestino do personagem Mickey Mouse, Farfur (foto acima), personagem de um programa infantil palestino, foi assassinado no último episódio de seu programa por um ator vestido de militar israelense. O final foi ao ar nesta sexta-feira (29). A emissora de televisão Al Aqsa, controlada pelo organização política Hamas, criou polêmica com a exibição do programa infantil. Incomodou países como Israel, que viu na atração uma tentativa de doutrinar as crianças contra os israelenses e os Estados Unidos.
O programa Os Pioneiros do Amanhã tinha como protagonista o camundongo Farfur - um boneco quase idêntico a Mickey Mouse, personagem de Walt Disney. O ratinho fazia resistência a Israel e tecia comentários sobre os Estados Unidos. Farfur também ensinava às crianças o respeito aos preceitos do Islã. No episódio desta sexta, o militar tentava comprar as terras de Farfur. O ratinho reagiu e o chamou de "terrorista".
Os dirigentes da emissora disseram que Farfur foi assassinado para dar lugar a novos programas na grade da emissora. No entanto, o conteúdo substitutivo não foi anunciado. Publicado no Vermelho.

A monstruosidade do racismo

Diz K. Palestina:
Sabem por que sinonimizar empregada doméstica com “negra” é comum em famílias classe média ou altas? Ah, você não sabia que essa sinonimização é promovida? Nunca ouviu nem viu essa identificação misteriosa?
Mas eu não poderia nem posso é denegar essa brutalidade. A pior violência é invisível, mesmo. Godard já tinha dito que Noite & Neblina é que tinha exibido as verdadeiras imagens pornográficas, do holocausto. Tripa, sangue, toneladas de cabelos e armações de óculos num vão. Esqueletos jogados num buraco banhado posteriormente de cal. Nada disso se compara ao que resta na memória dos sobreviventes de um campo de concentração. Nada disso pode ser pior que sofrer – e ter sofrido –, na própria pele, a brutalidade do racismo.
Não é por ser irracional, é por ser monstruoso. É por ser inominável e por isso inalcançável. Deparar-se com um racista é ruim, mesmo que seja uma graduanda de licenciatura. Sofrer racismo é algo que não tem expressão adequada.
blog it

A macacada da mídia gorda não quer saber dos crimes do Estado no complexo do Alemão

O pacto da morte. Banal. Dos pobres. Da gente mais criativa e lutadora. Morte do futuro. No início a força bruta das armas de fogo. Mais de mil homens. Subindo e atirando. No meio a gente. Mesmo não atingidos no corpo, perfurados na alma. No fim a mídia inteira. Vingativa, desde que Tim Lopes, a soldo da TV Globo, foi preso, torturado e morto no morro do Alemão. No final a tragédia pulava amarelinha. Às 17 horas eram 18 mortos. No Jornal Nacional eram "apenas" 13 mortos. Na manhã da quinta feira a Manchete: foram 19 mortos. (...) Na hora de dormir: os caveirões desceram como um rabecão, pingando sangue, com os corpos amontoados qual um frigorífico. Foram 40 mortos. Mentira, omissão, bravata e "amargo remédio para o povo do Rio de Janeiro". No Jornal Nacional apenas autoridades justificando a mortandade. Sem a voz do Ministério Público ou da OAB. A volta da ditadura militar. A mídia brasileira regrediu mais de 20 anos no tempo. José do Vale Pinheiro Feitosa. Na revista O Lobo.

Cotas aprovadas na UFRGS!

Do blog UFRGSprocotas:

"Às 13:44 os conselheiros do CONSUN informaram que a primeira emenda, que introduz as cotas étnico-raciais e sociais na UFRGS, foi APROVADA para candidatos autodeclarados negros, indígenas e egressos de escolas pública!! Ainda faltam serem aprovadas todas as outras emendas referentes a porcentagens! Graças ao poder de pressão popular e os anos de luta ativa de centenas de pessoas engajadas na construção de uma universidade mais justa. Os manifestantes festejam na reitoria com tambores e gritos de euforia!! COTAS SÃO UMA REALIDADE NA UFRGS!! ACABOU A REGALIA, É O PODER DA PERIFERIA!!"

The Yes Men


Um dia depois do grupo Yes Men anunciar jucosamente que a companhia Exxon Mobil planeja transformar bilhões de vítimas relacionadas a mudanças climáticas em um novo tipo de combustível chamado Vivoleum, o provedor do serviço à Internet dos Yes Men desativou o sítio Vivoleum.com, o falso sítio do produto fictício, e cortaram o serviço de envio de e-mails, em reação a uma reclamação cuja fonte eles não revelarão.

Os Yes Men presumem que o reclamante foi Exxon. “Já que a paródia é protegida pelas leis dos EU, Exxon deve pensar que os pessoas vendo esse sítio pensarão que Vivoleum é um produto real da Exxon, não somente uma paródia,” disse um dos Yes Men, Mike Bonanno. “A política da Exxon já contribui a 150,000 mortes relacionadas a mudanças climáticas por ano,” acrescentou o Yes Men Andy Bichlbaum. “Então talvez o sítio tenha mesma credibilidade. Que recurso!”

N.E.: O grupo Yes Men tem o objetivo de divulgar os desastres sociais e naturais causados pela ganância das grandes corporações multi-nacionais. No momento, eles precisam de ajuda para encontrar outro provedor. Seu síto é
www.theyesmen.org .

OAB recebe denúncia de execução de inocentes no Alemão

A doméstica Rosa Goulart da Silva, de 38 anos, reconheceu ontem no Instituto Médico Legal (IML) o corpo do sobrinho Emerson Goulart, de 26 anos, uma das vítimas da operação policial de anteontem no complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio. A Secretaria da Segurança garante que todos os mortos tinham ligação com o crime. Rosa diz que o jovem apenas morava na região. Denúncias recebidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) indicam que pelo menos 11 dos 19 mortos seriam moradores sem ligação com o tráfico.

O que é que a grama tem a ver com a minhoca, Joaninha?

Deliciosa aula de ecologia no quintal do Luiz Carlos Azenha, que metamorfoseou-se em suburbano ianque, pelo que entendi. Saca só um pedacinho:
"As trabalhadoras vão ficar tão contentes que irão se multiplicar como malucas.
Sexo selvagem no jardim do Azenha?
Se você tratar bem delas, é o que vai acontecer."

Bá, Quitéria! Frankenstein cresceu, multiplicou-se e estão à solta!

Pesquisadores transformaram uma espécie de bactéria em outra pela troca de seus genomas. A iniciativa acelera a corrida pelo desenvolvimento de microorganismos sintéticos. Leia no JB.

Inveja do pênis? Muito maior é a inveja da vagina!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dois milhões de meninas são submetidas à mutilação sexual por ano, no mundo. No total, 28 países africanos ainda praticam as mutilações genitais femininas. Leia no JB.

N.E. - Acho que é por inveja que os homens permitem e incentivam um troço desses.

Voto-E: Debate sobre a segurança do processo eletrônico de votação no Brasil

Audiência Pública na Câmara Federal em 29 de março de 2007 realizou "Debate sobre a segurança do processo eletrônico de votação no Brasil".
http://www.brunazo.eng.br/voto-e/textos/CCJaudiencia1.htm

Aproveito para indicar também este texto sobre a Lei do Voto Virtual às Cegas - Lei 10.740/03, do Senador Eduardo Azeredo:
http://www.votoseguro.org/textos/PLazeredo.htm

E, finalmente, o MANIFESTO DOS CIENTISTAS E PROFESSORES, que está aberto a apoio de brasileiros e brasileiras:
http://www.votoseguro.com/alertaprofessores/

Correio do Povo Condena Pichações Racistas

O jornal Correio do Povo, aqui de Porto Alegre, condenou em editorial as pichações racistas na UFRGS, e manteve posicionamento relativamente poderado no debate sobre as cotas sócio-econômicas-raciais na universidade.

Abaixo:

AS COTAS E AS PICHAÇÕES RACISTAS


Independentemente da posição que se possa ter acerca da discutível questão das cotas para negros e indígenas nas universidades públicas, é imprescindível que essa polêmica seja travada dentro de contornos civilizados, com urbanidade e respeito. Como se sabe, de acordo com a Constituição, no seu artigo 5º, o racismo é crime e é imprescritível, sendo, portanto, essa conduta discriminatória rechaçada e punível pelo ordenamento jurídico, bem como condenada pelo senso de justiça da população.

Dessa forma, são inaceitáveis as manifestações racistas feitas por meio de pichações veiculadas no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Expressões discriminatórias e ofensivas foram usadas para combater o sistema de cotas, que garante a inclusão social e universitária de setores historicamente discriminados. O preconceito passa ao largo da discussão de conteúdo e merece ser criticado.

Nesta semana, a Comissão de Ações Afirmativas da Ufrgs está decidindo a forma de participação da universidade no sistema de cotas, se ela será mais racial ou mais social, ou seja, se a raça de origem será predominante ou se a condição socioeconômica do candidato deverá preponderar. O percentual para cotas deverá ser em torno de 40%.

Essa discussão acerca da implantação ou não do sistema de cotas e sobre os critérios a serem seguidos tem sido alvo de intensos debates por parte da sociedade e da comunidade universitária. Existem argumentos importantes para ambos os lados e eles devem ser esgrimidos e analisados. Todavia, não se pode perder o norte de uma discussão a ser feita de forma equilibrada, visando contemplar os interesses de todos os envolvidos.

Há que se cobrar, também, na questão, a responsabilidade do governo federal. Em vez de aumentar vagas nas universidades, para contemplar mais candidatos, realiza uma política dita de inclusão a custo zero. Estimula a concorrência acirrada sem investir na expansão do ensino superior. Ganha os bônus sem maior ônus. Os alunos brigam e o governo assiste a tudo de camarote.


Ou no sítio do jornal (para assinantes).

There is the Big Brother

Câmeras, chips, controle de redes, cartões de identificação, transmissores de rádio, telefones celulares...

Por toda parte, monitoram e vigiam a todos nós... o Grande Irmão já existe!

There is the Big Brother - Workplace Control and Workforce Surveillance
http://unionreview.com/there-big-brother-workplace-control-and-workforce-surveillance

Entidades protestam pela vinda de concessionário da RCTV ao Brasil

Em oposição ao ato em ''defesa da liberdade de imprensa'', organizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e outras entidades patronais do setor de comunicação, organizações e movimentos sociais realizaram hoje (28) um ato de repúdio ao concessionário da RCTV, Marcel Granier, em frente ao Meliá Mafarrej, em São Paulo, mesmo local onde aconteceu o ato organizado pelas patronais.
Leia mais aqui

Vermelho: Um golpe na reforma política

``A sessão da noite de quarta-feira (27) na Câmara dos Deputados confirmou as previsões mais pessimistas sobre os rumos da reforma política. Por 240 votos a 203, os parlamentares derrubaram uma emenda aglutinativa que tentava garantir alguns avanços no sistema eleitoral, com a introdução da lista flexível de votação e do financiamento misto, público e privado, das campanhas. Logo na seqüência, a maioria também rejeitou o projeto original, que propunha a lista fechada e o financiamento público exclusivo.''
Leia mais no Vermelho

SINAIS DA CREDIBILIDADE EM CRISE

“Realizado anualmente em homenagem ao Dia da Imprensa, o Troféu Imprensa teve as votações da edição de 2006 encerradas na sexta feira, dia 15.O6.2007. Os resultados disponíveis no site http:portaimprensa.uol.com.br, confirmam a crise de credibilidade da mídia brasileira. Os grandes veículos, ao contrádio de edições anteriores do prêmio promovido pela revista e o portal Imprensa, sairam derrotados da enquente realizada durante 30 dias. Na categoria de MELHOR REVISTA DE INFORMAÇÃO, CARTA CAPITAL venceu com 75% dos votos. A revista VEJA teve 18%, a Época 3% e a IstoÉ, 2% (…) mais embolados ficaram as categorias em que apenas os grandes grupos competiram. No caso de jornal diário, por exemplo, o jornal “O Estado de São Paulo” foi escolhido por 38% dos leitores, ante 25% dos votos para a “Folha de São Paulo” e 24% para o “Valor Econômico”. Mal das pernas diantes dos eleitores ficaram os veículos das Organizações Globo. O jornal “o Globo” teve menos de 7% e o JORNAL NACIONAL foi escolhido por 10% dos votantes, perdendo na categoria de Jornal Televisivo para o LEITURA DINÂMICA (REDE TV!), com 33%. Entre os sites de notícia, o iG foi o mais bem cotado, com 49%”. (Carta Capital, pág.22 da edição de 27 de junho de 2007).
Do blog Ponto de Vista, artigo completo AQUI.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

O horror, o horror...

O site do jornal O Dia publica uma série de fotos dos mortos de ontem na guerra entre policiais e bandidos no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. São fotos chocantes de uma guerra urbana. Se você não é daquelas pessoas que se deixam impressionar facilmente, clique aqui e veja o horror, o horror...

A exemplo de Incitatus

Conta a História que Calígula (Gaius Caesar Germanicus), terceiro imperador romano, nomeou seu cavalo favorito, Incitatus, para o Senado.

O ato provocou profundo mal-estar entre os senadores e o patriciado de Roma, mas até que a idéia do imperador louco não era tão ruim assim.

Pelo menos ao que se saiba, Incitatus jamais atentou contra o Erário, não consta que conhecesse um só lobista de empreiteira e por sua natureza, não tinha fazendas nem traficava com vacas de qualquer espécie e, portanto, não forjava papéis, até porque em seu tempo o papel ainda não existia. (Fonte: Montblaat , cadastre-se escrevendo a flordolavradio@uol.com.br para acessar o texto completo).

Tirem as crianças da sala

Governo recua na classificação indicativa; portaria é editada com ajuste. Pressionado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pelas emissoras de televisão, o Ministério da Justiça decidiu recuar na questão da análise prévia dos programas, que críticos acusam de ser uma espécie de volta da "censura prévia" ao Brasil.

O ministério ainda discute qual será o grau da mudança, mas a posição defendida pelo diretor do Dejus (Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça), José Eduardo Elias Romão, é o fim total da análise prévia, sem nenhuma exceção. Atualmente, a análise prévia já era uma exceção, mas estava nos mecanismos da fiscalização. Aqui, na Folha Online.

Agressores de doméstica do Rio podem ser reincidentes

A polícia do Rio suspeita que os cinco jovens de classe média acusados de espancar e roubar no sábado a empregada doméstica Sirley Dias Pinto, de 32 anos, sejam reincidentes. "Há indícios de que eles vêm tendo essa conduta rotineiramente, espancando pessoas e tomando seus pertences", disse o delegado Carlos Augusto Nogueira Pinto, da 16ª DP.

Denúncia aponta Pan como pretexto para extermínio

Uma megaoperação com 1.350 homens das polícias militar e civil, além da Força Nacional de Segurança, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, deixou 19 de mortos.


Maurício Campos, membro da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, denunciou em reuniões com entidades de direitos humanos e em entrevistas a rádios na Alemanha e na Suíça, que os Jogos Pan-Americanos estão sendo usados pelo governo do Rio como pretexto para a prática de uma política de extermínio e de limpeza social na cidade. Campos, que regressou ontem de viagem, aponta um aumento de 40% dos homicídios em confronto com a polícia no primeiro trimestre, enquanto a apreensão de drogas caiu 8%, o total de prisões diminuiu 21% e a retirada de armas de circulação baixou 9%. Ele utilizou dados do Instituto de Segurança Pública do governo. "Esses números são a prova de que a política do governo é do extermínio", disse ao jornal O Estado de S. Paulo.
O antropólogo Luiz Eduardo Soares, secretário de Valorização da Vida e Prevenção à Violência de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, diz que a atual política de segurança é ineficiente. Para Soares, às vésperas do Pan, o governo deve usar o total de mortes para tentar vender ao público que as autoridades estão trabalhando.
Para a coordenadora da ONG Justiça Global, Sandra Carvalho, apesar da brutalidade, a eficácia das políticas governamentais do Rio é nula. Publicado no Terra.

Piora a imagem dos EUA e das grandes potências

O sentimento anti-americano cresceu no planeta e a opinião pública mundial desconfia das grandes potências em geral, revela uma pesquisa realizada em 47 países e publicada nesta quarta-feira.

Condenado, mas livre


A fera pode recorrer em liberdade.


O ministro Arnaldo Esteves Lima, da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve a decisão que negou a suspensão condicional do processo do jogador de futebol Edmundo Alves de Souza Neto, condenado em março de 1999 à pena de quatro anos e meio de prisão pela morte de três pessoas em um acidente de trânsito ocorrido na famosa "curva da morte", no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro, em dezembro de 1995.
Os advogados do jogador do Palmeiras ainda podem recorrer da decisão no próprio STJ. Dessa maneira, Edmundo somente poderá ser preso após a decisão final, quando não houver mais possibilidade de recurso no STJ e na instância superior, que é o Supremo Tribunal Federal (STF). Desde a condenação, em 1999, esta é a sétima tentativa de Edmundo de reverter a condenação. Publicado no G1.

Brasileiros fazem sexo 145 vezes por ano, revela estudo mundial


O brasileiro gosta de sexo. E pratica bastante. É o que revela pesquisa do instituto Harris Interactive feita em 26 países com mais de 26 mil pessoas e divulgada nesta quarta-feira (27) pela agência France Presse.
Segundo o estudo, o brasileiro pratica, em média, 145 relações sexuais por ano. Essa taxa deixa o Brasil em segundo lugar no mundo, entre os países pesquisados.
Os brasileiros só perdem para os gregos -que praticam sexo, em média, 164 vezes por ano. A notícia completa está aqui no G1.

Do Blog do Mino Carta: O Ministério das Comunicações adverte

Sugestão do professor Belluzzo, inspirado na advertência estampada em todo maço de cigarros e assinada pelo ministério da Saúde. No caso, o aviso partiria do ministério das Comunicações e sairia na primeira página dos diários e na capa das revistas, redigido da forma seguinte: o ministério das Comunicações adverte: este órgão apoiou e defendeu o golpe de 1964 e suas conseqüências.

Do blog do Mino Carta.

Noticia de Blue Bus: 'Doméstica espancada só é culpa da falta de educação e do preconceito'

"O epsódio da doméstica espancada no Rio de Janeiro por um grupo de mauricinhos sem educaçao nada tem a ver com o comportamento de celebridades como Paris Hilton, Kate Moss e outros. Tem a ver sim com a falta de educaçao, com pais que destratam seus empregados, com intolerância e preconceito com prostitutas, deficientes, homossexuais e etc."

No Blue Bus

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Pequena Mídia : Ex-formadores de opinião e a pesquisa CNT/Sensus

Os antigos formadores de opinião vistos pelo Pequena Mídia.

Resposta do Incra à ZH

Por esses dias, a ZH mais uma vez destilou seu veneno contra o processo de Reforma Agrária no RS.
Respondendo a isso, segue abaixo pequeno texto do superintende do INCRA/RS publicado no canto da pg 2 do jornaleco, na seção "Sobre ZH" de hoje.

"Em relação ao artigo "O risco de uma nova Annoni", de Humberto Trezzi (ZH de 16 de junho), gostaria de esclarecer alguns pontos para que não prevaleçam interpretações equivocadas sobre as ações do Incra/RS.
Não há por que comparar a ação de desapropriação da Fazenda Annoni com a proposta encaminhada pelo Incra para a Fazenda Coqueiros. Presume-se que esta seja produtiva, e, caso seja confirmado pelo Incra, não haverá contestação judicial a este fator.
A Fazenda Annoni foi desapropriada por ser improdutiva à época. Fato menos lembrado é que a propriedade ajudou a disseminar o capim annoni, espécie exótica altamente invasora que hoje é considerada "praga" em nosso Estado. Também não é o mesmo o caso da Southall, há quatro anos.
Não se tratou de tentativa de desapropriação de imóvel produtivo, conforme alegado no artigo, mas de processo de obtenção de imóvel improdutivo, anulado pela Justiça não pela contestação da improdutividade aferida pelos técnicos do Incra, e sim por uma simples questão de formalidade processual.
Logo, a situação da Fazenda Coqueiros é singular e está sendo tratada com toda a probidade necessária, para buscar a solução do conflito naquela região, dentro da lei.
Mozar Artur Dietrich
Superintendente regional do Incra/RS"

Nota deste editor que esteve tanto na Fazenda Annoni, quanto na Coqueiros e Southall: feliz do Rio Grande do Sul se as desapropriações virarem assentamentos parecidos com o da Annoni.

O Pobre e a Leitura

Se procurarmos refletir sobre o enfoque dado à pobreza, dentro da Literatura Brasileira, encontraremos duas situações bem distintas: escritores(as) que sentiram a penúria como experiência real em suas vidas e autore(as) que, apesar de representá-la literariamente, nunca passaram por privações de natureza econômica. Não se trata aqui de julgar uns superiores ou mais "habilitados" do que outros para escrever sobre a pobreza; apenas registrar algumas observações sobre componentes dos dois "gupos". (Fonte: Ração (Razão) das Letras).

Programaço!!!

Palestra A BANALIZAÇÃO DO MAL NA MÍDIA, com Pedrinho Guareschi, hoje, 27 de junho, às 19h30, na Palavraria. Entrada gratuita.

Palavraria - Livraria-Café, Rua Vasco da Gama, 165 - Bom Fim - Porto Alegre
Telefone 051 32684260 Emeio: palavraria@palavraria.com.br

Os novos bárbaros


Estudante do Ensino Fundamental agrediu a professora após xingá-la dentro da sala. Com olhos e mãos machucados, a vítima se diz chocada com a atitude do garoto.

Um aluno de 15 anos será transferido de uma escola de Suzano, na Grande São Paulo, por ter agredido a professora quando ela saía da sala de aula.
Segundo a professora, o estudante, da 8ª série do Ensino Fundamental, começou a xingá-la durante uma atividade. Ela pediu para que ele se retirasse da sala. O garoto ficou no corredor, esperou o horário de troca de aulas e, na saída da educadora, agrediu-a no rosto e na cabeça. Ela também teve os olhos e as mãos machucados.
Um levantamento da Apeoesp feito com 684 professores do estado de São Paulo apontou que 87% deles disseram que conhecem histórias de violência nas escolas. Em 93% dos casos, os responsáveis são os alunos. O estudo aponta, também, as principais causas dessa violência: 76% estão relacionados a conflitos entre os estudantes, 63% por causa de drogas e álcool e 45,6% pobreza generalizada. Mais aqui no G1.

Só faz bem

Médico defende que o ato sexual na gravidez só traz benefícios. Prática deixa bebê feliz e ajuda a mãe a se preparar para o parto.

Apesar de ser ainda considerado um “tabu” para muitos, o sexo durante a gravidez não apenas não tem contra-indicação, como faz bem para o bebê. “A prática do sexo é positiva tanto para o feto quanto para a preparação da mãe para o parto”, disse o ginecologista e obstetra José Bento, dos hospitais São Luiz e Albert Einstein, de São Paulo. A notícia completa aqui no G1.

Internet supera jornais e revistas


"A Pesquisa CNT Sensus (18 a 22 de junho, 2000 entrevistas, margem de erro +/- 3%) divulgada nesta terça-feira, mostra que a internet avança na preferência do "meio de comunicação", já alcançando o 3º lugar (na frente de "jornal" e "revista", atrás de "TV" e "rádio")."
Dá uma olhada também nos resultados da CNT Sensus sobre fidelidade partidária, voto em lista fechada e os motivos para não ter orgulho do Brasil.

Pescado do Blog do Gadelha.

A CPI que não interessa a deputados e ministro

O presidente da Câmara dos Deputados arquivou o pedido de CPI para investigar o obscuro negócio da privatização do Sistema Telebrás. O Ministro das Comunicações já havia se oposto ao inquérito, alegando que a iniciativa traria prejuízo às empresas do setor.

O Ministro Hélio Costa é servidor do povo e não das empresas de telefonia. Os cidadãos que elegeram o governo a que pertence, e o fizeram Senador por Minas Gerais, têm o direito de saber se a entrega dos serviços de telecomunicações - a espanhóis, portugueses, e sócios brasileiros - causou ou não causou danos ao país. Frente à necessidade de transparência do maior processo de transferência de ativos nacionais a empresas privadas, é irrelevante saber se o conhecimento dos fatos, agora, causará problemas aos acionistas e controladores das empresas privatizadas.
Artigo de Mauro Santayana, que quer respostas para 8 perguntas fundamentais. Na revista O Lobo.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Bastam paciência e dedicação

[...] "Chegou o escândalo que Renan esperava. Foi salvo por Roriz e ambos serão salvos pelo tempo.

Os senadores, sempre que elogiavam Renan, ressaltavam que acima da amizade estava o Senado, que não poderia perder a confiança do povo. São uns brincalhões esses marginais. A confiança do povo vocês perderam quando se deixaram acabrestar tão docilmente pela ditadura"

Fausto Wolff, no Jornal do Brasil.

Corrupção envergonha brasileiros

A corrupção e a violência são os itens que mais envergonham os brasileiros, revela pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte e divulgada nesta terça-feira (26). Realizada entre 18 e 22 de junho, a pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios de todo o país.
Para 41,3% dos entrevistados, a corrupção é o principal motivo de vergonha. A violência aparece em seguida, sendo citada por 17,1%. A pobreza é apontada por 12,7%.
De modo geral, a ampla maioria dos entrevistados (91,1%) disse ter orgulho de ser brasileiro. Apontam como motivo de orgulho as riquezas naturais (25,7%) e a solidariedade do brasileiro (19,5%). A política foi citada por apenas 0,3%.
Mais aqui no G1

Sensus: 64% aprovam Lula e 47%, o governo

O desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem aprovação superior à do governo que ele comanda, informa pesquisa do instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça (26). Realizada entre 18 e 22 de junho, a pesquisa ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos em 136 municípios de todo o país.

A avaliação positiva do governo Lula ficou em 47,5% em junho, estável em relação ao levantamento de abril, quando havia sido de 49,5%. A variação negativa está dentro da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o levantamento, 64% dos entrevistados aprovam o presidente Lula e 29,8% o desaprovam. Na pesquisa anterior, a aprovação pessoal de Lula era de 63,7% e a desaprovação, de 28,2%.

Os dados mostram que Lula tem a melhor aprovação pessoal desde fevereiro de 2005, quando registrou 66,1% de aprovação. Mais aqui no G1.

Edir Macedo não consegue tirar vídeo do YouTube


A Justiça de São Paulo negou pedido do bispo Edir Macedo e da Igreja Universal do Reino de Deus para tirar do ar os vídeos do YouTube em que o bispo explica a pastores como convencer fiéis a fazer doações em dinheiro. Para a defesa da igreja, a divulgação dos vídeos caracteriza “difamação, calúnia e injúria”.

Os filmetes trazem uma série de reportagens da Rede Globo exibida em 1995, que mostra o bispo, depois de um jogo de futebol, dando lições de arrecadação de dinheiro. O bispo afirma que os pastores têm de ser firmes ao pedir doações: “Tem de ser assim: Você vai ajudar na obra de Deus. Se não quiser ajudar, Deus arrumará outra pessoa para ajudar. Ou dá ou desce”.

Leia mais no Consultor Juridico

PINTO PEQUENO?

PARA QUEM DIRIGE MUITO RÁPIDO.

Internautas são mais sociáveis, diz estudo

Um estudo promovido por uma universidade da Catalunha, na Espanha, desconstrói alguns dos clichês atribuídos aos internautas, ao assegurar que os usuários da internet são mais sociáveis, mais ativos, estão mais envolvidos na vida política e têm mais amigos que o resto da população.
Sociólogo Manuel Castells e a reitora da Universidade Aberta da Catalunha, Imma Tubella, dirigiram a pesquisa, intitulada "Projeto Internet Catalunha", que se desenvolveu ao longo dos últimos seis anos através de 15.390 entrevistas presenciais e 40.400 pela web.
Leia mais em AdaDigital

RÁDIOS COMUNITÁRIAS -- O coronelismo eletrônico de novo tipo (1999-2004)

Pesquisa analisa influência política sobre rádios comunitárias no Brasil.
``As rádios comunitárias legalmente autorizadas, exploradas por associações e fundações, deveriam ser um dos mais importantes instrumentos para a efetiva democratização da comunicação no Brasil. Nelas deveria ser exercido o direito à comunicação por aqueles que, em geral, não o têm – até porque, muitas vezes, o desconhecem. Infelizmente, não é o que acontece.
O conjunto de resultados confirma a hipótese central da existência de um "coronelismo eletrônico de novo tipo" envolvendo as outorgas de rádios comunitárias.
Já no início do processo de obtenção da outorga no Ministério das Comunicações fica claro que a existência de um "padrinho político" é determinante não só para a aprovação do pedido como para a velocidade de sua tramitação.
Na etapa seguinte – o Palácio do Planalto – alguns processos foram acelerados enquanto outros foram retidos sem qualquer razão de ordem técnica que justificasse tal procedimento. Na prática, o resultado é a outorga de rádios comunitárias para algumas entidades e a não-concessão para outras.''
Leia o Artigo de Venício A. de Lima e Cristiano Aguiar Lopes
e também o Relatório da pesquisa Coronelismo eletrônico de novo tipo (1999-2004) – As autorizações de emissoras como moeda de barganha política

A banalização do mal


Folha - O sr. acredita na acusação contra seu filho?

Ludovico Ramalho Bruno - Eles não são bandidos. (Quem faz o que eles fizeram são o que, então?)Tem que criar outras instâncias para puni-los. Queria dizer à sociedade que nós, pais, não temos culpa nisso.(E de quem é a culpa? Da sociedade? Ainda voga o antigo dogma que o homem é 50% genética, 50% meio-ambiente?) Eles cometeram erro? Cometeram. Mas não vai ser justo manter crianças que estão na faculdade, estão estudando, trabalham, presos. (Crianças??? Estudam e trabalham? Por que então não valorizaram essas oportunidades?) É desnecessário, vai marginalizar lá dentro. (Desnecessário? Cumprir a lei, neste país já tão sem lei e ordem é desnecessário? Marginalizar? MAIS???) Foi uma coisa feia que eles fizeram? Foi. Não justifica o que fizeram. Mas prender, botar preso, juntar eles com outros bandidos... (E vai prender bandido e botar junto com quem???) Essas pessoas que têm estudo, que têm caráter, junto com uns caras desses? (Caráter?? Como eles demonstraram o caráter que possuem...) Existem crimes piores. (Mesmo? Quais? O que é isso, valoração de crime? Matou só um pouquinho?).

A Acantha, do Banalidades Raras, reproduz e comenta a entrevista de Ludovico Ramalho Bruno à Folha de São Paulo. Ele é pai de um dos meliantes que roubaram e agrediram a empregada doméstica Sirlei Pinto. Vale a pena ler mais, clicando aqui.

Bicho bom

Os primos de primeiro grau da humanidade já foram pintados como macacos sem coração, incapazes de se preocupar com o próximo, mas uma nova e rigorosa pesquisa promete recuperar a imagem dos chimpanzés. Um grupo de pesquisadores na Alemanha usou uma série de experimentos para demonstrar que esses primatas são capazes de ações custosas para ajudar desconhecidos humanos ou membros de sua espécie, agindo de forma espontânea e sem esperar recompensas. Trocando em miúdos: os bichos parecem ser capazes de altruísmo, coisa que hoje é normalmente considerada uma exclusividade do comportamento humano. Mais aqui no G1.

Vitória da imprensa alternativa

Carta Maior, Carta Capital e Luís Nassif foram indicados por um júri altamente qualificado e depois votados nas respectivas categorias, como a melhor imprensa do Brasil. A eleição, de livre acesso, foi conduzida na página do Portal da Imprensa, e teve quase 20 mil votantes.

No dia 15 de junho passado foram encerradas as votações da segunda edição do “Troféu Dia da Imprensa”, computando-se os quase 20 mil votos, organizada pela revista Imprensa. Os finalistas haviam sido indicados por um colégio eleitoral com composição profissional diversificada, e de amplo espectro ideológico, contando com personalidades como Zilda Arns, Cristovam Buarque, Aldo Rebelo, o deputado estadual de Minas Gerais Carlos Mosconi, o prof. Wilson da Costa Bueno, Yara Perez, Eduardo Pugnali, Ricardo Viveiros.Na categoria “Melhor página de hard news”, Carta Maior triunfou por ampla maioria, tendo obtido 64,05% dos votos.

Em segundo lugar ficou a Agência Estado, com 21,56%, em terceiro, G1, com 5,66%, em quarto Uol News, com 4,96% e em quinto, Último Segundo, 3,75%. Uma vitória que dá reconhecimento ao trabalho sério, independente, crítico, da Carta Maior, competindo com sites com grande circulação comercial, sendo boicotado pela mídia oligárquica, que trata de desconhecer e mesmo sabotar o papel que a mídia alternativa tem desempenhado, cada vez mais, como espaço de construção democrática de uma informação rigorosa e pautada pela defesa ampla dos direitos da cidadania.
Leia mais

Aquecimento global fará Paris ferver e Mediterrâneo, secar

Paris vai ferver e boa parte do Mediterrâneo, secar, segundo um novo estudo, que alerta para o calor que a região pode absorver por causa do aquecimento global.

De acordo com os autores, os dias mais quentes da atualidade serão os mais frescos no fim do século XXI se for mantido o ritmo atual de emissões de dióxido de carbono.

As ondas de calor, como a que matou 15.000 pessoas na França em 2003, serão cada vez mais intensas e mais comuns à medida que o número de dias quentes aumentar entre 200% e 500%.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Pichações Racistas na UFRGS


Manchete: Prédio da UFRGS é pichado com dizeres racistas

Sub-Manchete: Pichadores são contra a política de cotas étnicas na universidade

Fotos: Adriana Franciosi / Agência RBS.

EUA em Cuba: AP divulga relatório do governo americano

A Associated Press teve acesso a um relatório do Departamento de Estado americano, ainda não divulgado oficialmente, sobre o Office of Cuba Broadcasting, órgão que administra a TV e rádio Martí. Os veículos transmitem da Flórida programação voltada à população cubana. O objetivo do documento é avaliar as operações de propaganda dos EUA em Cuba e servir de base para o debate no Congresso sobre o financiamento de programas relacionados ao país.
LEIA MAIS NO OI

Pacoweb - Sítio dedicado a Música Andina


Pacoweb é um sítio dedicado a música andina, com muitas informações interessantes, como descrição e fotos de instrumentos típicos, ligações para grupos musicais, danças andinas, e ritmos sul-americanos. Há ainda um fórum de discussão.

Franco-brasileira Mandriva rejeita acordo com Microsoft

A franco-brasileira Mandriva, resultado da conexão com a francesa Mandrake e a brasileira Conectiva, e dona de uma distribuição Linux, se juntou a outras empresas que mantém versões próprias do popular sistema de código aberto e rejeitou um acordo sobre patentes com a Microsoft.
[...]
É que a Microsoft alega que aplicações de código aberto (que podem ser modificadas por programadores) infringem centenas de suas patentes, embora não tenha explicitado publicamente quais até hoje.
LEIA AQUI

Basta uma dedada


A notícia, porque ruim, correu rapidinho a uébi, com o que, aposto, você a recebeu, mas eu vou insistir na propagação da mesma - e você verá o porquê.

O senador marcelo crivela - mais conhecido como sobrinho do edir macedo, o todo phoderoso da igreja universal, além de estrela deste vídeo aqui - está querendo fazer aprovar uma emenda à Lei Rouanet, a qual permitirá a construção e a reforma de templos religiosos com renúncia fiscal, assim passando a disputar verbas com a cultura - e, bom relembrar, a constituição deste país já garante isenção de impostos a qualquer intermediário de Deus. Trocando em miúdos: tudo o que lucrarem é deles e tudo o que gastarem, pagaremos nós. Jóia, né?

Criou-se uma petição a ser encaminhada para o congresso nacional, com a qual espera-se fazer os colegas de crivela, de renan (colosso de lugar, hein?) pensarem bem, antes da aprovação, mas a coisa, até agora, tem míseras 26 mil assinaturas, que é o que a universal deve ter de fiéis em um só de seus templos - e, claro, prontinhos a criarem e assinarem petição pela aprovação, se assim o pastor ordenar. Daí, pois - vê? -, minha insistência em propagar a má notícia.

Se ainda não assinou, clique neste linque http://www.petitiononline.com/cult2007/petition.html, e, com uma simples dedada no mausi, manifeste-se contra esse bundalelê (mais um) - e, claro, espalhe o linque entre o seus contatos.
E que Deus, ou o diabo, nos livre...

Previdência privada cresce 25%

"São Paulo. As empresas de previdência privada aberta captaram R$ 8 bilhões no primeiro quadrimestre deste ano, num crescimento de 25% na comparação com o mesmo período de 2006, segundo informou Antonio Cássio dos Santos, presidente da Federação Nacional das Empresas de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi). Já o segmento de seguro de vida evoluiu 11,69%, para R$ 3,3 bilhões no quadrimestre." No JB.

Shit generation, os filhos holhudiânus videoguêimicos

Rapazes de classe média da Barra da Tijuca espancam (e roubam) uma empregada doméstica na madrugada de ontem. Por volta de 5h, Sirlei Dias de Carvalho esperava um ônibus na Avenida Lúcio Costa, perto do condomínio Barra Summer Dream, onde trabalha, quando teve a bolsa puxada pelos jovens. Ela se virou e levou um chute no rosto. Caiu no chão e continuou sendo espancada com pontapés, socos e cotoveladas na cabeça. Os agressores que estão presos e confessaram o crime são Felippe de Macedo Nery, 20 anos, estudante do 4º período de administração da Universidade Gama Filho, Júlio Junqueira, 21 anos, empresário e estudante de gastronomia, e Leonardo Andrade, 19 anos, técnico de informática. Os que estão foragidos são Rodrigo Baçalo, 21 anos, estudante de turismo conhecido pelo apelido de Big Head, e Rubens Arruda, 19 anos, que cursa faculdade de direito na Estácio de Sá. Como confirmou o delegado, um dos criminosos chegou a dizer que sua família tem boas condições financeiras e que, com isso, poderia se livrar com mais facilidade do problema.

Aconteceu de novo. Mais detalhes sórdidos no Jornal do Brasil .