sábado, 17 de outubro de 2009

Finlandia: Internet es un derecho legal

Mientras que en otras partes del mundo los usuarios deben mantener una lucha encarnizada con sus proveedores de Internet para obtener una conexión decente, y en otros hay costos tan altos que un acceso de banda ancha es prohibitivo, una novedad proveniente de Finlandia nos muestra que todavía hay esperanzas para todos los que creemos que la red de redes es algo a lo que toda la raza humana debe tener acceso. Comenzando en julio del año entrante, todos los proveedores de Internet operando en territorio finés deberán garantizar por ley conexiones a la red que posean una velocidad mínima de un megabit por segundo.


Vejam mais em REBELION

Muere en Honduras sindicalista herido en manifestación

Jairo Sánchez fue baleado en una protesta callejera pro retorno del presidente depuesto Zelaya.

AFP
Publicado: 17/10/2009 19:14

Tegucigalpa. Un dirigente sindical hondureño murió la tarde de este sábado después de casi cuatro semanas en estado grave al recibir un balazo durante las manifestaciones callejeras a favor del retorno del depuesto presidente Manuel Zelaqya, informaron fuentes del movimiento.

Jairo Sánchez, presidente del Sindicato de Trabajadores del Instituto de Formación Profesional (Sitrainfop), "murió en la tarde de un tiro que sufrió la noche del 22 de septiembre", dijo el coordinador del Frente de Resistencia contra el Golpe de Estado del 28 de junio, Juan Barahona.

Según el dirigente del Frente, Sánchez participaba en una toma de calles en la zona de la colonia San Francisco, sur de la capital, donde los manifestantes fueron reprimidos por las fuerzas policiales y militares leales al gobierno de facto de Roberto Micheletti.


Vejam mais em LA JORNADA

Dona Joana: Por quem os sinos dobram

Bob Fernandes
De Barra (BA)
Terra Magazine
Em foto de Ricardo Stuckert, Lula abraça Joana Camandaroba depois de receber o livro "Barra, um retrato do Brasil"
Joana Camandaroba tem, segundo suas próprias palavras no instante desta conversa, "noventa e cinco anos, três meses, vinte dias e vinte horas". Ela é a matriarca da Barra, cidade fundada em 1752. O presidente da República visitou Barra em seu giro de três dias pelas obras de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, expedição esta, a da "Coluna Lula", que se encerra nesta sexta-feira.
Lula arrastou consigo quatro ministros, três presidenciáveis, oito governadores, numa viagem que mobilizou dois aviões da FAB, três helicópteros e mais de 150 funcionários federais.
A história do encontro de Joana e Lula é exemplar sobre os meandros da política à brasileira. Do começo ao fim. Dos silêncios às badaladas do sino da igreja da matriz em Barra.


Vejam também a entrevista em PATRIA LATINA

Depredações são falsas, diz movimento

Luís Brasilino e Renato Godoy de Toledo,
Da redação


O MST admite ter destruído 2 hectares de plantações de laranja da empresa Cutrale. No entanto, foram imputados ao movimento outras atitudes que ele nega, tais como a destruição de tratores, roubo de combustíveis e furto de pertences pessoais de trabalhadores da fazenda.

"A gente fica bastante sentido da imprensa ter dito isso. Estamos atrás de terra e não de outra coisa. Teve gente que não era do movimento, gente da cidade, que não sabíamos nem quem era. E falavam que estavam 'só dando uma olhada...'", conta Cristina, do acampamento Rosa Luxemburgo, que participou da ocupação na Cutrale, mas prefere não revelar o sobrenome.

O MST cobra das autoridades uma investigação independente sobre o que aconteceu na área. A assentada Andréa do Carmo Pio, que também participou da ação, reforça que não sabe o que ocorreu depois que as famílias deixaram a ocupação. "Eles [polícia e funcionários da Cutrale] forjaram isso para queimar a imagem do movimento, não são burros. Nós deveríamos ter um advogado para vistoriar", lamenta.


Vejam mais em BRASIL DE FATO

Deputado quer que CPI também investigue entidades ruralistas

Por Camila Souza Ramos [Sexta-Feira, 16 de Outubro de 2009 às 18:08hs]

Caso a CPMI para investigar as acusações de repasse de verbas para órgãos ligados ao MST seja instalada, o deputado Dr. Rosinha (PT) pedirá que a comissão investigue também as denúncias de uso indevido de verbas públicas repassadas para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e para o Serviço Nacional de Aprendizagem do Coooperativismo (Sescoop). As entidades são ligadas aos grandes fazendeiros e integram o “Sistema S”, formado por pessoas de direito privado.

A mesa da Câmara aprovou no dia 30 de setembro um pedido do deputado ao Ministério da Fazenda pedindo esclarecimentos sobre a movimentação financeira das duas entidades. O ministério deve responder ao pedido até o dia 30 de outubro. O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou relatórios que apontam indícios de desvio de finalidade de função na aplicação de recursos.

No documento consta que, ao invés de aplicarem as verbas em educação, elas foram utilizadas para pagamento de funcionários, despesa com transporte de pessoal, contratação irregular e transferências para entidades privadas. O deputado quer que o ministério divulgue todos os repasses ao Senar e à Sescoop desde janeiro de 2006 até agosto de 2009.



Vejam mais na REVISTA FÓRUM

Para relator da ONU, há tentativa de tirar a credibilidade do MST no Brasil

O relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para direito à alimentação, Olivier De Schutter, afirmou nesta sexta-feira (16) que há uma tentativa de "descredibilizar" o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) no Brasil.

"Há uma estratégia para descredibilizar o Movimento dos Sem Terra. Um indicador disso é o estudo recente encomendado pela Confederação Nacional da Agricultura ao Ibope que pretenderia tirar conclusões com base em nove assentamentos, dos 8.000 que há pelo país. Como professor de universidade eu não aceitaria esse tipo de porcentagem", disse.

Continua no UOL Notícias.

Fome Zero reduziu a desnutrição infantil em 73%, diz ONG

O grupo ativista ActionAid divulgou relatório nesta sexta-feira elogiando o Brasil e a China pelos esforços feitos para combater a fome nos países. O documento cita o programa Fome Zero, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reduziu a desnutrição infantil em 73% e a mortalidade infantil em 45% no Brasil. A China reduziu o número de pessoas que passam fome em 58 milhões ao longo de dez anos.

Contrastando com isso, outros 30 milhões se somaram às fileiras dos que passam fome na Índia desde meados dos anos 1990, apesar do aumento da renda per capita nesse país, e 47% das crianças com menos de 6 anos de idade estão abaixo do peso.

Continua na Folha Online.

Gripe suína mata mais de 4.700; OMS vê queda de contágio no Brasil

Pelo menos 4.735 pessoas morreram em decorrência da gripe suína --como é conhecida a gripe A (H1N1)-- desde a identificação da doença, no México, em abril passado, informou a OMS (Organização Mundial de Saúde) nesta sexta-feira. A América continua sendo a área mais afetada, com um total de 3.406 mortos, contra 962 na região Ásia-Pacífico.

O novo relatório revelou que a atividade do vírus cresceu na América do Norte e na Europa, nesta última, porém, em menores proporções. Nas áreas tropicais foi percebida transmissão mista, com aumento de casos em alguns países e queda em outros.

Continua na Folha Online.

O escândalo das terceirizadoras

O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, baixou ontem Instrução Normativa para disciplinar as terceirizações de mão de obra aonde a contratante é a União Federal. Sem contar as estatais, são 3 milhões de pessoas empregadas. Pela medida, a parcela do FGTS do trabalhador não mais será paga à terceirizada e sim depositada diretamente pelo Governo Federal na conta do empregado, deduzida da fatura.

A terceirização de mão de obra é a grande caixa preta do gasto publico no Brasil nos ultimos vinte anos. Pouco se fala, pouco se audita, pouco se analisa. Não tem CPI, operação policial, manchete de jornal, declarações solenes do Tribunal de Contas.

A explicação é simples.

O sistema é ligado à politica, faz o papel que no passado era das empreiteiras de obras publicas. O gasto com a terceirização é muito maior, o numero de fraudes é gigantesco, na fatura aparecem 1000 empregados e trabalham 700, a verificação seria facilima se quisessem, cobra-se na fatura todas as leis sociais, a terceirizadora paga apenas algumas ou nenhuma, a terceirização é a grande conta do aumento dos gastos correntes nas administrações publicas brasileiras.

A instrução do Ministro Paulo Bernardo apareceu porque decisões consolidadas da Justiça do Trabalho dão ao empregado o direito de cobrar do Governo os direitos trabalhistas que a terceirizadora não pagou e nem vai pagar.(...)

Continua no blog do Luís Nassif.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fim do Mundo

Imagine a cena: uma jornalista à beira de uma cachoeira no bucólico Vale da Lua, que faz jus ao nome e fica próximo ao povoado de São Jorge, em Goiás. De repente, ela se lembra de algo importante no trabalho. Enxuga a mão, saca um celular e dali mesmo liga para Brasília e/ou São Paulo, sem a menor cerimônia e sem o menor problema.

A situação, além de insólita, tem algo de ridículo, de falta de bom senso. E é assim que, num estalo, a jornalista percebe que ali, naquele aparelho celular que pesa alguns gramas e cabe na palma da mão, ela tem tudo do que precisa para se comunicar com o mundo.

Foi-se o tempo em que nossos país e avós encantavam-se com relógios Patek Philippe ou mesmo que nossos amigos e filhos divertiam-se com essas marcas moderninhas, de pulseiras de plástico coloridas.

Para que relógio, se o celular tem? Para que despertador? E calculadora? Agenda? Gravador? Câmera? Filmadora? E para que jornal, rádio, até TV?

Isto é parte da "Pensata" da Eliane Castanhede, na Folha Online.

Uganda estuda pena de morte para casos de homossexualismo

Um parlamentar de Uganda apresentou um projeto de lei que prevê a pena de morte para alguns tipos de práticas homossexuais.

David Bahati, do partido governista, quer a pena capital para os que fizerem sexo com portadores de deficiência, menores de 18 anos ou quando o acusado é HIV positivo.

Analistas em Uganda acreditam que o projeto tem grandes chances de se tornar lei, já que, apesar de críticas da oposição, várias lideranças políticas do país, inclusive o presidente, expressam publicamente posições contrárias aos gays.

Grupos de defesa dos direitos dos homossexuais em Uganda calculam que existam cerca de 500 mil pessoas com essa orientação sexual no país, que conta com uma população de 31 milhões de pessoas.

Continua na BBC Brasil.

Coelhos são queimados para gerar biocombustível na Suécia

Coelhos estão sendo usados como matéria-prima para a produção de biocombustível para o aquecimento de casas na Suécia.

Os corpos de milhares de coelhos são queimados em uma usina de geração de energia na região central da Suécia.

Os animais vem da capital sueca, Estocolmo. A Prefeitura mata milhares de coelhos anualmente para proteger parques e campos na cidade.

As espécies de coelhos não são nativas da Suécia. De acordo com as autoridades, os coelhos sujam muitos dos espaços verdes da capital.

Como não há animais predadores de coelhos em Estocolmo, a Prefeitura contrata caçadores para matá-los.

Continua na BBC Brasil.

LANs do Paraná terão câmeras e cadastro

As LAN houses do Paraná terão que instalar câmeras de vigilância no interior das lojas e manter cadastros atualizados dos clientes.

Aprovado por votação na Assembléia Legislativa do Paraná, o projeto de lei foi anunciado pelo presidente Nelson Justus (DEM) e irá valer assim que for publicado no Diário Oficial.

A proposta prevê que os cadastros dos clientes sejam atualizados e mantidos por um prazo de dois anos nos arquivos do estabelecimento, por meio eletrônico.

Serão exigidos número do documento, endereço e telefone. Para identificar as ações de cada usuário, os donos das LAN houses terão que guardar dados de quais equipamentos e em que horário foram usados, o IP e um número de identificação do maquinário.

Continua na INFOExame.

Novo atentado contra polícia mata ao menos 12 no Paquistão


Pelo menos 12 pessoas morreram nesta sexta-feira em um atentado a bomba na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, segundo informações da polícia.

A explosão aconteceu em um escritório de investigações da polícia na região de Swati Pathak, que fica próxima a um posto militar paquistanês. O atentado teria sido causado por um carro-bomba.

Continua na BBC Brasil.

Fome é causada pela má distribuição e não pela falta de alimentos


Em 2050, a população da Terra deverá chegar a 9 bilhões de pessoas. Já hoje não se consegue alimentar os atuais 6 bilhões. Especialistas alertam que será preciso encontrar novas concepções para lidar com o problema.
...
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) já tinha reconhecido há 20 anos que "o problema não é tanto a falta de alimentos, mas a falta de vontade política". Como a pobreza é o principal causador da fome, esta diminui em países que empreendem políticas capazes de gerar empregos e renda. Em contrapartida, onde há ditaduras e despotismo, há fome e morte por inanição.

Leia a íntegra na DW.

Agora é na Corsan. MP de Contas aponta despesas sem licitação e sem cobertura contratual

A usina geradora de crises em que se transformou o Governo Yeda continua a todo vapor. A vítima da vez é a Corsan.

Analisando uma inspeção extraordinária realizada naquela Companhia, no período 2003/2008 (casualmente, o mesmo da fraude do Detran), o Ministério Público de Contas (MPC) divulgou, hoje, que descobriu diversas irregularidades em despesas continuadas sem licitação (outra coincidência com o Detran) e sem cobertura contratual (mais uma), ou seja, muitos pagamentos feitos sem que tenha havido qualquer planejamento ou controle na prestação dos serviços.

Continua no RS Urgente.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Os brancaleones da modernidade

Tomemos como exemplos, os trabalhadores brasileiros nas linhas de produção japonesas, os chamados decasseguis. Submetidos aos braços mecânicos, à inteligência artificial e aos processos desumanizantes de uma lógica de produção avançada, esses trabalhadores buscam no consumo o sentido para a sua existência. Pois "ganhar dinheiro" - a máxima para os imigrantes do final do século XIX e início do século XX - tornou-se, nas sociedades avançadas, tão corriqueiro quanto "gastar dinheiro".

Como "ganhar dinheiro" deixou de fazer-lhes sentido, esses trabalhadores perambulam entre a casa e a fábrica (os que se dedicam à poupança) e entre as fábricas, as lojas de departamentos, as baladas, as boates e as drogas (os que se atiram à gastança). Se Brancaleone e seu exército maltrapilho visavam à conquista de Aurocatro, os trabalhadores brasileiros não buscam a conquista do Japão, nem sequer de uma posição digna na sociedade nipônica. Muitos deles não sabem porque estão lá.

Texto completo no Terra Magazine.

Engenheiro é 25º empregado de operadora a se suicidar

Mais um funcionário da France Telecom, um engenheiro de 48 anos, se suicidou nesta quinta-feira em Lannion (noroeste da França), elevando a 25 o número de trabalhadores da gigante francesa das telecomunicações que se mataram desde fevereiro de 2008, informou a direção da empresa.

O empregado, que estava de licença médica há um mês, se enforcou em sua casa na Bretanha. Na terça-feira, em Marselha, outro funcionário da France Telecom, um homem de 54 anos, também de licença médica, tentou se enforcar, sem sucesso.

Continua no Invertia.

Fotografia tirada em Marte captura Terra e Júpiter na mesma imagem



Esta é uma foto da Terra e de Júpiter, juntos de suas respectivas luas. Tudo no mesmo enquadramento. Ela foi tirada de Marte, é incrível e faz com que nos sintamos muito pequenos.

"Post" completo no Gizmodo Brasil. Clique na foto para vê-la em tamanho maior.

A Abril consegue a primeira condenação

Ainda não tenho os dados à mão. Mas, pelo que sou informado, fui condenado a pagamento de 100 salários mínimos pelo juiz Vitor Frederico Kümpel, da 27ª Vara Cível, em processo movido por Mário Sabino e pela revista Veja. No primeiro processo – de Eurípedes Alcântara – fui absolvido.

Pode haver apelação nas duas sentenças.

Ao longo dessa longa noite dos celerados, a Abril lançou contra mim os ataques mais sórdidos que uma empresa de mídia organizada já endereçou contra qualquer pessoa. Escalou dois parajornalistas para ataques sistemáticos, que superaram qualquer nível de razoabilidade. Atacaram a mim, à minha família, ataques à minha vida profissional, à minha vida pessoal, em um nível só comparável ao das mais obscenas comunidades do Orkut.

Não me intimidaram.

Apelaram então para a indústria das ações judiciais – a mesma que a mídia vive criticando como ameaça à liberdade de imprensa.(...)

Continua no blog do Luís Nassif.

Ataques à polícia deixam 37 mortos no Paquistão

Pelo menos 37 pessoas morreram em uma série de ataques coordenados contra prédios da polícia no Paquistão, nesta quinta-feira.

Na cidade de Lahore, quatro homens armados atacaram um prédio da Agência Federal de Investigação. Ao mesmo tempo, outros grupos de homens armados atacou duas academias de polícia na cidade.

Pelo menos 26 pessoas morreram nos confrontos. A polícia afirma que todos os militantes foram mortos e que a situação está sob controle.

Na cidade de Kohat, noroeste do Paquistão, pelo menos 11 pessoas morreram quando um carro bomba explodiu próximo a uma delegacia policial.

A violência extremista aumentou no Paquistão, e nas últimas duas semanas, atentados suicidas deixaram mais de cem mortos no país.

Continua na BBC Brasil.

Os Frias defendem a democracia contra as crianças brasileiras

A família Frias é uma família democrática. O pai, democraticamente, legou ao filho a direção da empresa que dirigia há décadas, para garantir que continue sendo uma empresa defensora da democracia.

O filho, desde então, é democraticamente reeleito pelo Comitê Editorial para dirigir a empresa do seu pai. Escreve democraticamente os editoriais do jornal para expressar a opinião da empresa, sem consulta aos jornalistas – que ele mesmo escolhe e demite para democraticamente trabalhar na empresa.

(...)

Na semana passada a empresa democrática prestou mais um serviço à democracia brasileira, ao desmascarar o governo federal, que pretende – de forma demagógica, populista, com recursos públicos – cometer mais um crime contra a democracia: doar gratuitamente uniformes escolares para 50 milhões de crianças. Não importa o fato, mas que, alem de gastar recursos dos impostos que a empresa não paga ao governo, fazê-lo em ano eleitoral (dois dos quatro anos do mandato são eleitorais, o que deveria fazer com que um governo democrático se abstivesse desses atos populistas pelo menos durante a metade do seu mandato, cumprindo com os mandatos democráticos do Estado minimo).



Vejam mais no Blog do Emir

Lula inventa universidade do século 21, diz o jornal francês 'Le Monde' Lula inventa universidade do século 21, diz jornal.

Lula inventa universidade do século 21, diz jornal.
Na edição desta quarta-feira, o jornal francês Le Monde publica uma elogiosa reportagem sobre educação no Brasil, na qual afirma que, com sua política para a área, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "inventa a universidade brasileira do século 21".
Em um caderno especial sobre educação, o correspondente do jornal em São Paulo, Philippe Jacqué, afirma que o presidente Lula deu "um sopro de oxigênio ao ensino superior" e multiplicou, desde 2002, planos para dinamizar as universidades do país.


Vejam mais no blog Os Amigos da Presidente Dilma

Zelaya y Micheletti evalúan preacuerdo

Tegucigalpa (AFP) El depuesto presidente de Honduras, Manuel Zelaya, y el gobernante de facto Roberto Micheletti evalúan en la tarde de este miércoles la propuesta acordada por sus negociadores para poner fin a la crisis política que desató el golpe de Estado del 28 de junio.

1. GOBIERNO DE UNIDAD Y RECONCILIACIÓN NACIONAL (APROBADO)
2. AMNISTÍA PARA LOS DELITOS POLÍTICOS (RECHAZADO)
3. RENUNCIA A CONVOCAR A ASAMBLEA CONSTITUYENTE (APROBADO)
4. ADELANTAMIENTO DE LAS ELECCIONES (RECHAZADO)
5. FUERZAS ARMADAS (APROBADO)
6. RETORNO DE PODERES A SU INTEGRACIÓN PREVIA AL 28 DE JUNIO (CONSENSUADO POR LOS DELEGADOS, ESPERA APROBACIÓN DE MICHELETTI Y ZELAYA)
7. LA COMISIÓN DE VERIFICACIÓN Y LA COMISIÓN DE LA VERDAD (APROBADO)
8. NORMALIZACIÓN DE RELACIONES CON COMUNIDAD INTERNACIONAL (APROBADO)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

RSF diz que lei argentina é uma 'revolução midiática'

A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras classificou a Lei de Radiodifusão aprovada na Argetina como uma “pequena revolução midiática” promovida pela presidente Cristina Kirchner.

“Essa lei era necessária e valente, levando em conta os meios de pressão de grupos de imprensa bastante egoístas”, afirma a organização.

Continua no Comunique-se.

O que explica Rio-2016? A vocação inata do Brasil para a felicidade

Se houvesse sido feita uma pesquisa nacional, teria aparecido que nesse dia 100% dos brasileiros se sentiram felizes quando o presidente do COI abriu o envelope e apareceu Rio de Janeiro como vencedora da competição para realizar os Jogos Olímpicos de 2016. Os brasileiros, que gozam de uma formidável coesão nacional, estão sempre abertos para acolher qualquer motivo para ser felizes. E abrigar os jogos lhes causou orgulho e felicidade. E não escondem isso - outra característica do brasileiro.

(...)

Qualquer um que passa pelo Brasil, por turismo ou trabalho, sente-se rapidamente capturado pela cordialidade, a exuberância afetiva, o acolhimento alegre de sua gente, do norte ao sul do país. "É que com os brasileiros não se pode brigar, porque sorriem até quando você fica nervoso", me disse um correspondente argentino. É verdade. A vocação do brasileiro é mais para a paz, a amizade, o entendimento mútuo, o desejo de agradar, do que para a guerra ou a disputa. E então, o que acontece com a violência que mata no Brasil mais que em outros países? Não é uma violência brasileira, mas produzida pelo câncer do tráfico de drogas.

Texto do El País, no UOL.

As olímpíadas no país sem direito ao esporte

Na sexta-feira dia 02 de outubro, o país dos extremos viveu mais um contra senso. O governo de Lula, o mesmo que cortou em 85,69% o orçamento do Ministério do Esporte (ME) para 2009, comemora a realização de uma Olimpíada no Brasil. Entramos em júbilo quando o Rio de Janeiro foi eleito como cidade sede das Olimpíadas de 2016. O presidente fez-se acompanhar por um verdadeiro séquito de atletas, ex-atletas, dirigentes esportivos, personalidades, ministros e políticos no exercício do mandato. Autoridades choraram copiosamente e cantaram com desenvoltura. Tudo estaria perfeito, caso não faltasse o principal elemento. Na festa olímpica brasileira, faltou o direito ao esporte.

Continua no Estratégia e Análise.

Fossa olímpica



Do Kayser.

Número de famintos no mundo passa de 1 bilhão em 2009, diz ONU

Uma combinação da crise alimentar e da desaceleração econômica global fez com que mais de 1 bilhão de pessoas passasse fome em 2009, informaram agências da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira, confirmando a perspectiva pessimista divulgada neste ano.

A Organização para a Agricultura e Alimentos (FAO, na sigla em inglês) e o Programa Mundial para a Alimentação (WFP, na sigla em inglês) disseram que 1,02 bilhão de pessoas --cerca de 100 milhões a mais do que no ano passado-- estão subnutridas em 2009, maior número em décadas.

"A alta no número de pessoas famintas é intolerável", disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, durante a divulgação do relatório anual sobre a fome no mundo.

Notícia da Reuters, no UOL.

Internet lenta y sitios bloqueados por hostilidad de EE.UU. a Cuba

Autoridades informáticas cubanas consideraron que la persistente hostilidad norteamericana por más de cinco décadas mantiene hoy una Internet lenta e infinidad de sitios bloqueados a los cibernautas de la isla. La famosa libertad en la web y que todo está abierto es por lo menos un chiste cuando se trata de Cuba, expresó a reporteros Francisco Hartmamm, director de Estrategia de la Oficina para la Informatización.

Cuba no tiene derecho a acceder a los servicios que ofrecen gran número de páginas cuando el enlace se establece desde una dirección de internet otorgada al dominio cubano punto cu, expresó el experto.

Sólo se tiene noción de la afectación cuando se accede desde la nación caribeña, o desde Libia, Irán, Corea del Norte y Sudán, aclaró.


Vejam mais em REBELION

Tragicómix



De REBELIÓN (Re-konkista Kalvellido)

(Comentário do Editor: No balãozinho, o frade diz: "-Claro! Bater recordes de lucros todos os anos!" . Infelizmente, essa parte do diálogo saiu um pouco desfocada. É notável e nunca desnecessário lembrar a relação entre ganancias e lucros. Para nós, da lingua portuguesa, a palavra ganância é extremamente negativa, enquanto "lucros" está atrelada firmemente ao rol de virtudes dos capitalistas.)

Trabalho morto: Marx e Lênin mereceriam Nobel de Economia

Marx previu a miséria crescente dos trabalhadores e Lênin previu a subordinação da produção de bens à acumulação de lucros do capital financeiro com a compra e venda de instrumentos de papel. As suas previsões são de longe superiores aos "modelos de risco" aos quais tem sido atribuído o Prêmio Nobel e estão mais próximos da moeda do que as previsões do presidente do Federal Reserve, de secretários do Tesouro dos EUA e de economistas nobelizados tais como Paul Krugman, o qual acredita que mais crédito e mais dívida são a solução para a crise econômica. A análise é de Paul Craig Roberts. "O capital é trabalho morto, o qual, como um vampiro, vive apenas para sugar o trabalho vivo, e quanto mais sobreviver, mais trabalho sugará". (Karl Marx)

Se Karl Marx e V. I. Lênin hoje estivessem vivos, seriam os principais candidatos ao Prêmio Nobel de Ciência Econômica.

Marx previu a miséria crescente dos trabalhadores e Lênin previu a subordinação da produção de bens à acumulação de lucros do capital financeiro com a compra e venda de instrumentos de papel. As suas previsões são de longe superiores aos "modelos de risco" aos quais tem sido atribuído o Prêmio Nobel e estão mais próximos da moeda do que as previsões do presidente do Federal Reserve, de secretários do Tesouro dos EUA e de economistas nobelizados tais como Paul Krugman, o qual acredita que mais crédito e mais dívida são a solução para a crise econômica.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Prémios de Guerra e Paz

12-Out-2009

Howard ZinnAs pessoas deviam receber um prémio de paz não com base em promessas feitas, "como no caso de Obama, um eloquente fabricante de promessas", mas com base em feitos reais para acabar com guerras. Mas Obama continuou as acções militares mortíferas e desumanas no Iraque, no Afeganistão e no Paquistão, observa o historiador norte-americano Howard Zinn, neste artigo publicado no The Guardian


Fiquei consternado quando ouvi que Barack Obama tinha ganho o Prémio Nobel da Paz. Foi realmente um choque pensar que um presidente que conduz duas guerras vai receber um prémio de paz. Até que recordei que Woodrow Wilson, Theodore Roosevelt e Henry Kissinger também receberam prémios Nobel da paz. O comité Nobel é famoso pelas suas avaliações superficiais, baseadas em retórica e em gestos vazios, e ignorando violações grosseiras da paz mundial.

Sim, Wilson tem crédito pela Liga das Nações - aquele corpo ineficaz que nada fez para evitar a guerra. Mas tinha bombardeado a costa do México, enviado tropas para ocupar o Haiti e a República Dominicana e envolveu os EUA na carnificina europeia da Primeira Guerra Mundial, que certamente está no topo da lista das guerras mais estúpidas e mortais.


Vejam o texto completo em ESQUERDA.NET

A TRAPALHICE DO COMITÉ NOBEL e A OBSCENIDADE DESTE NOBEL

O Comité Nobel norueguês violou as suas próprias normas na atribuição do prémio Nobel da Paz deste ano: o prazo de candidatura a esse galardão venceu-se apenas 10 (dez) dias após a tomada de posse de Barack Obama como presidente dos EUA. A denúncia, feita pela viúva do prémio Nobel da Paz de 1975, está em El Confidencial .
Já se sabia que o prémio fora político, o que não se sabia ainda era que a submissão do Comité Nobel ao império leva-o à violação das suas próprias regras.

Cartoon de Apicella.
Se um criminoso como Henry Kissinger ganhou o Prémio Nobel da Paz, por que não atribuí-lo a Barack Obama? Os bons serviços à paz do sr. Obama vêem-se na intensificação da guerra no Afeganistão, nas agressões iniciadas ao Paquistão, na não retirada da tropa imperialista do Iraque, no golpe de estado em Honduras, no aumento desbragado do orçamento militar, no domínio absoluto do complexo militar sobre o aparelho de estado dos EUA, nas mais de 800 bases militares que a potência imperial tem espalhadas por todo o mundo. Na nova linguagem (deles) isso é chamado de paz.


Vejam em RESISTIR.INFO

Venezuela no Mercosul: Jereissati trai o Brasil. E defende o que é bom para os Estados Unidos

Irresponsabilidade tucana

Mauricio Dias /Carta Capital

Como já era esperado, o senador tucano Tasso Jereissati apresentou um relatório contrário à entrada da Venezuela no Mercosul, proposta em um Contrato de Adesão que tramita no Congresso desde julho de 2006.

Na reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado, no dia 1º de outubro, quando Jereissati leu o parecer que fez, não apanhou ninguém de surpresa. Era uma carta já marcada. O relator, por exemplo, ausentou-se das sessões em que os depoentes apresentaram argumentos e informações divergentes dos palpites dele sobre a questão.

O que representam o relatório e o comportamento de Jereissati?

“Um ato hostil a um país com quem o Brasil tem aprofundado laços não apenas econômicos, mas também culturais e científicos. Lamentavelmente, o parecer não é apenas diplomaticamente equivocado. É também irresponsável”, responde o professor Fabiano Santos, coordenador do Núcleo de Estudos Sobre o Congresso (Necon/Iuperj), que faz acompanhamentos das comissões do Parlamento que tratam de temas relevantes para a inserção internacional do Brasil.


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Diversão com comandos linux



/ # amor
-sh: amor: não encontrado
/ # felicidade
-sh: felicidade: não encontrado
/ # paz
-sh: paz: não encontrado
/ # matar
-sh: matar: você precisa especificar quem matar

Ah, então é por isso que as pessoas acham que o Linux não é amigável.

Visto no Gizmodo Brasil.

I Conferência Metropolitana de Comunicação

Nesta quarta-feira (14), às 8h30, ocorre a I Conferência Metropolitana de Comunicação de Canoas, no prédio 59, da Ulbra. O encontro é preparatório à Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada de 1° a 3 de dezembro, em Brasília.

As inscrições podem ser feitas diretamente na página do evento ou pelo e-mail: secom(arroba)canoas.rs.gov.br . A programação completa do encontro também está disponível no mesmo endereço.

Haverá transmissão on line do evento por meio do curso de comunicação da Ulbra. As inscrições são gratuitas e haverá certificado.

Visto no RS Urgente.

Kayser lança livro




Visto no RS Urgente.

Aeroporto de Manchester testa máquina de raio-x que expõe passageiros nus



O aeroporto de Manchester, na Grã-Bretanha, iniciou nesta semana testes com uma máquina de raio-x que mostra os passageiros “pelados”, para acelerar o processo de checagens de segurança e procurar armas ou explosivos escondidos.

Na semana passada, autoridades francesas alertaram que a rede al-Qaeda estaria desenvolvendo supositórios explosivos para cometer atentados suicidas.

O aparelho revela rapidamente se há algo escondido, mas o raio-x de corpo inteiro também mostra implantes nos seios, piercings e um claro contorno, em perto e branco, das partes íntimas do passageiro.

Continua na BBC Brasil.

Número de deputados que usam o Twitter no Brasil mais que dobra em 4 meses

O número de deputados no Brasil que usam o serviço Twitter para se comunicar com seus correligionários saltou de 74 em julho para 179 no começo de outubro, mais que dobrando a quantidade em apenas quatro meses.

A cifra atual significa que 35% dos 513 deputados brasileiros usam o Twitter, segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados na quinta-feira (8/10).

O aumento de 142% tem relação direta com a aprovação da reforma eleitoral tanto pelo Senado como pela Câmara e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de setembro.

Continua no IDGNow!

Diferenças no enfrentamento da crise

As diferenças entre o Governo Lula e o Governo Serra no enfrentamento da crise econômica revelam, na verdade, profundas diferenças na concepção de ambos em relação ao papel do poder público.

Para o Governo Lula, o poder público pode e deve atuar fortemente na garantia do desenvolvimento social e econômico do país.

Já a agenda tucana tem como eixo principal o Ajuste Fiscal Permanente iniciado em 1997, com a assinatura do Acordo da Dívida do Estado de São Paulo com a União. Naquele momento, Mário Covas se comprometeu a aumentar a arrecadação, cortar gastos (sobretudo com o funcionalismo público), vender o patrimônio público (privatizar), não realizar novas operações de crédito e reduzir os investimentos. Buscava-se, deste modo, ampliar o superávit primário, gerando recursos para o pagamento dos encargos da dívida pública.

De lá para cá, quase nada mudou na agenda dos governos tucanos no Estado de São Paulo, nem durante a grave crise econômica e financeira pela qual o país passou no final de 2008 e princípio de 2009.

Para sermos mais precisos, as diferenças entre Lula e Serra no enfrentamento da crise econômica e financeira recente podem ser apresentadas em quatro pontos:

Confira na Comunidade do blog do Luís Nassif.

Batalha da mídia: diferenças entre Argentina e Brasil

``Vou escrever aqui sobre a Lei de Comunicações que acaba de ser aprovada na Argentina; e também sobre a nova pesquisa “DataFolha” que aponta grande aprovação à TV Brasil. São dois fatos importantíssimos, são parte da batalha da mídia na América Latina.''

Leia o texto de Rodrigo Vianna

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

dica 029 - Afirmar que não existe racismo no Brasil

Para se tornar um genuíno membro da Classe Média brasileira, você não pode ser racista. Simplesmente porque, na ótica da Classe, o racismo não existe no Brasil. Não existe privilégio para nenhuma raça, tudo se pode conseguir através do esforço e do trabalho, seja a pessoa médio-classista ou negra. Convença-se disso.

Racismo hoje, talvez só nos Estados Unidos. Ali sim já se praticou racismo "do bom", racismo "de raiz", onde qualquer um pode encher um neguinho de porrada ou atear fogo na casa dele quando quiser... Mas hoje, nem lá as coisas são como eram... o presidente deles é negro, então os negros não têm do que reclamar.

Tome cuidado! Essa história de cotas, de segregação racial, de discriminação e tratamento diferenciado não pode afetar sua culta percepção do mundo, a percepção de quem recebeu uma bela educação paga nos melhores colégios católicos. Você dever entender isso como mera coisa de livros de História, coisa que ninguém lembra mais, da época em que trouxeram os negros escravizados da África, situação que logo mudou quando a Princesa Isabel assinou a tal parada, e desde então brancos e negros têm acesso ao que quiserem em igual condição.

Para demonstrar a seus estimados colegas da Classe o quanto você faz por merecer a aceitação no grupo, discuta, sempre que surgir o tema, sobre como os negros simplesmente não querem estar na mesma posição dos brancos (lembre-se de representar uma "indignação analítica contida" quando disser isto). Você causará suspiros de admiração, será ouvido e respeitado por seus pares. Argumente que, se você conseguiu chegar onde chegou, qualquer negro também conseguiria, pois este é um país onde o mérito funciona e é a base de tudo. Diga que você acha estranho, mas talvez, por uma questão de gosto pessoal, eles prefiram jogar capoeira a ir para a Universidade (novamente contenha a indignação de palestrante culto). E dê o veredito: se os negros estão reclamando, botando a culpa nos brancos, querendo cotas, se organizando em grupos culturais, movimentos de ações afirmativas e bandas de música black, eles é que são racistas! (neste ponto, você fica autorizado pela audiência a ignorar a autocontradição).

A dica continua no Classe Média Way of Life.

A Guerra no Século XXI ou a terceirização da guerra

Em entrevista ao jornal argentino Página 12, Dario Azzelini, pesquisador italiano das novas guerras, defende que "a guerra não é mais para instalar outro modelo econômico; ela é o modelo". "O sentido da guerra mudou. Tradicionalmente era para trocar as elites e o controle das economias, ou introduzir outro modelo de domínio econômico ou político. Agora, em muitos casos as guerras são permanentes. Não se faz a guerra para implementar outro modelo econômico, mas a guerra mesmo é o mecanismo de lucros", afirma o historiador.

domingo, 11 de outubro de 2009

Hasta Siempre!



*Na data do 42º aniversário da morte do Comandante Ernesto
'Che' Guevara
, transcorrida em 09/10, a singela homenagem do
blog - através do vídeo acima -, com a magistral interpretação
(do incomparável Buena Vista Social Club) da belíssima canção
de autoria do compositor cubano Carlos Puebla.

*Anexo a este vídeo, outras belas versões de Hasta Siempre,
como a protagonizada por Silvio Rodriguez (Chile, 1997) e por Jahmila (Roma, 2007). Confira!

**Do Blog do Júlio Garcia - http://jcsgarcia.blogspot.com/