Há uma crise do automóvel, mas porquê? Apenas porque a crise financeira se estende à economia real e atinge, em primeiro lugar, o automóvel? Ou o automóvel já se encontrava antes em decadência e a actual crise generalizada apenas traz à luz essa circunstância e, ao mesmo tempo, acelera a sua queda? Por Michael Jäger publicado originalmente no semanário Freitag Afirmava-se há pouco, num grande jornal, que o automóvel está a perder o seu carácter de símbolo de estatuto social. Se esta afirmação estiver correcta, poder-se-á ainda a indústria automóvel de todo em todo reerguer? Sondagens, que directamente apoiem esta afirmação, não parece, na verdade, que existam. Mas podemos aproximarmo-nos à questão através de outras conclusões e de observações retiradas do quotidiano. Porém, de antemão, é claro que, mesmo já antes da crise, a indústria automóvel se queixava de perda de imagem e de redução das vendas. Vejam o artigo completo no Esquerda.Net |
sábado, 3 de janeiro de 2009
Alemanha: a despedida de um símbolo de estatuto social
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Família muçulmana é retirada de avião nos EUA
Uma família muçulmana, retirada de um avião da companhia AirTran Airways no primeiro dia do ano, disse nesta sexta-feira que eles foram informados que não poderiam embarcar de novo no avião nem remarcar as passagens, mesmo depois que as autoridades de segurança os liberaram para viajar.
Atif Irfan afirmou à CNN que autoridades federais retiraram, além dele, sete parentes e um amigo do avião, depois que passageiros escutaram integrantes do grupo conversando sobre o lugar mais seguro para se sentar numa viagem aérea. Irfan disse, inclusive, que o grupo prestava atenção para não usar palavras como "bomba" na conversa, o que poderia levar a um alerta de segurança.
O grupo deixava Washington a caminho de um retiro religioso na Flórida.
Notícia completa no Terra.
As imagens bestiais desta sexta-feira do bombardeio em Gaza e suas repercussões
Mudanças em Canoas
Jairo Jorge assume a prefeitura
"Com lotação máxima do plenário da Câmara de Vereadores, o prefeito Jairo Jorge (PT), a vice Beth Colombo (PP), e mais os 15 vereadores tomaram posse de seus mandatos. A sessão que iniciou com mais de uma hora de atraso, teve a eleição do novo presidente da Casa, o vereador Nelsinho Metalúrgico (PT) e dos integrantes da Mesa Diretora, composta por César Mossini (PMDB), vice-presidente; Dário Oliveira (PDT), 2º vice-presidente; Ivo Fiorotti (PT), 1º secretário e; Pateta (PMDB), 2º secretário.
Às 18h30min Jairo Jorge fez o juramento de posse como novo prefeito de Canoas. Em seu discurso, na Câmara, o petista recordou o passado de militância e o sonho de comandar a cidade. “Há 20 anos, em 1º de janeiro de 1989, como vereador eleito, abri a sessão de posse com desafio de escrever a nova constituição da nossa cidade. Hoje, 1º de janeiro de 2009, assumo aqui o compromisso de defender e cumprir a Lei Orgânica do Município. Serei o prefeito de todos os canoenses”, disse.
Segundo afirmou o novo prefeito, começa agora uma nova etapa na história de Canoas: “É hora de transformar idéias em ações. A missão do novo governo é o desenvolvimento político e resgatar a identidade e auto-estima dos canoenses. Nossa administração será embasada em honestidade, competência e humildade”. "Construiremos o futuro da cidade e a cidade do futuro". (...)
* Leia mais no blog http://jcsgarcia.blogspot.com/
Israel permite saída de estrangeiros da Faixa de Gaza
...
A maioria dos estrangeiros que cruza a fronteira é de mulheres casadas com palestinos, e crianças, acrescentou o correspondente.
...
Protestos
Em Ramallah, na Cisjordânia, e em Jerusalém, palestinos entraram em confronto com a polícia israelense durante manifestações convocadas pelo Hamas contra os bombardeios em Gaza.
Líderes do grupo pediram aos palestinos que realizassem um "dia do ódio" nesta sexta-feira.
Em Jerusalém, palestinos jogaram pedras contra os policiais, que responderam com bombas de gás lacrimogênio.
mais AQUI
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Egito cancela festa de ano-novo em solidariedade a Gaza
Cairo - O Ministério da Cultura do Egito cancelou as celebrações oficiais do ano-novo em solidariedade aos palestinos durante o ataque de Israel à Faixa de Gaza. O ministério informou que os eventos patrocinados pelo Estado, incluindo um concerto popular na Opera House, foi suspenso por causa das ofensivas a Gaza.
O Ministério da Informação também cancelou seu principal evento, um concerto do famoso cantor libanês Assi Hilani. As imagens de destruição e morte em Gaza causaram revolta no mundo árabe e outros países da Arábia suspenderam suas celebrações de fim de ano. O Egito tem sido particularmente criticado na região por suposta cumplicidade nos ataques que mataram cerca de 374 palestinos.
Israel rejeita trégua e Hamas se prepara para combate terrestre
Os militantes do movimento islâmico radical Hamas se preparam para o combate terrestre com as tropas israelenses após a recusa de Israel de aceitar a proposta francesa de uma trégua temporária de 48 horas. Nesta quarta-feira, o Hamas lançou diversos foguetes contra o território israelense em resposta ao quinto dia consecutivo de bombardeios pelas forças de defesa de Tel Aviv, que já deixaram ao menos 380 mortos e 1.700 feridos.
Os militantes do Hamas ficaram de vigília durante toda a madrugada desta quarta-feira. Alguns deles, relata a agência de notícias Reuters, aguardavam atentos ao lado de um aparelho conectado a fios que corriam para debaixo do solo.
"O que você vê são pequenas surpresas, mas o que espera [os israelenses] está além da imaginação deles", disse Abu Sakher, comandante de um batalhão do Hamas, fazendo uma ronda pelos pontos militares na fronteira da faixa de Gaza, à espera de um ataque terrestre iminente de Israel.
Sakher não disse o que os fios ligavam, mas parecia um detonador de uma mina terrestre para ser usada contra os tanques e infantaria israelense. "Não apenas há surpresas escondidas, mas também homens, e se os sionistas entrarem, eles serão encontrados onde nunca esperam para serem confrontados", disse Sakher.
Continue lendo na Folha Online.
Dono da Gol é indiciado por mais um assassinato
Dono da Gol é indiciado por mais um assassinato
O empresário Nenê Constantino, de 77 anos, dono da Gol, foi indiciado nesta terça-feira pelo assassinato de Tarcísio Gomes Ferreira e por tentativa de homicídio de José Amorim dos Reis, ambos de 42 anos de idade. Constantino tem três indiciamentos, já que a Polícia Civil do Distrito Federal o tinha indiciado no último dia 10 pelo assassinato de Márcio Leonardo. Os três crimes envolvem a disputa de terras na região de Taguatinga, cidade-satélite de Brasília, onde funcionava a garagem da Viação Pioneira, de propriedade do empresário. A Pioneira é do grupo Planeta, uma das grandes companhias de ônibus urbanos do DF.
Mais no O Globo.
Destruição ou renascimento do Hamas?
Destruição ou renascimento do Hamas?
Num esforço para impedir que rockets artesanais atormentem os residentes de algumas das suas cidades no Sul, Israel parece ter insuflado nova vida ao decadente movimento islâmico na Palestina.
Há dois anos que o Hamas vinha a perder apoios, internos e externos. Não era essa a situação nos dias que se seguiram à chegada ao poder deste partido, pela via democrática, em 2006; apesar de ter sido injustamente ostracizado pela comunidade internacional por se recusar a reconhecer Israel. O Hamas tinha o apoio de palestinianos e de árabes. Tendo vencido por maioria as eleições com um programa que prometia reformas e mudanças, o Hamas esforçou-se arduamente para governar melhor do que a Fatah, a sua rival e predecessora.
Continua no Público.
Bilbau: carro armadilhado explode junto ao edifício da televisão basca
Bilbau: carro armadilhado explode junto ao edifício da televisão basca
Um carro armadilhado explodiu esta manhã junto à sede da televisão pública basca, em Bilbau, sem provocar vítimas. Pouco antes, um telefonema feito em nome da ETA alertava para a iminência da explosão, que ocorre dois anos depois do atentado que pôs fim à trégua.
A notícia continua no Público, via Google News.
HAMAS
O Hamas (acrónimo parcial de Harakat al-Muqawamah al-Islamiyyah ou حركة المقاومة الاسلامام em árabe; em português, Movimento de Resistência Islâmica) é um partido político-religioso (sunita) palestiniano.
A origem do Hamas está ligada à luta pela formação do Estado Palestiniano, e pela desocupação dos territórios palestinianos ocupados por Israel, durante a Guerra dos Seis Dias. Criado em 1987, na cidade de Gaza, o Hamas preconiza a luta contra Israel, por todos os meios, visando à libertação da Palestina e a formação de um estado independente palestiniano "... desde o Rio Jordão até o mar". Sua carta de princípios, redigida em 1988, preconiza o estabelecimento de um estado muçulmano na Palestina mas, segundo seu dirigente, Khalid Meshal, a carta não prega de modo algum a destruição de Israel. Em árabe, está escrito para colocar um fim na ocupação israelitas da Palestina. "Não queremos nos livrar do outro. Desejamos apenas obter nossos direitos."
De um lado, o Hamas figura na lista de organizações terroristas do Conselho da União Europeia [1], do Canadá[2], do Japão[3], dos EUA[4] e de Israel[5]; os ataques de seu braço armado - as brigadas Izz ad-Din al-Qassam - visam tanto alvos militares como alvos civis israelitas.
Por outro lado, o movimento criou uma vasta rede de assistência social na Cisjordânia e na Faixa de Gaza e, em 25 de Janeiro de 2006, venceu as eleições para o parlamento Palestino, derrotando o Fatah. Após a contagem final, em 28 de Janeiro de 2006, conquistou 74 das 132 cadeiras do parlamento, não precisando, portanto, formar coligações.
O partido liderou dois governos sucessivos da Autoridade Palestiniana. Seus representantes têm afirmado o interesse em resolver as divergências com o Fatah, e têm buscado o reconhecimento internacional da organização, como interlocutor qualificado e legítimo representante dos interesses do povo palestino, embora até então não reconheça o Estado de Israel.
WIKIPEDIA
Ataque a Gaza - 4
Fotos de mães amamentando são barradas do Facebook
O texto continua na Folha Online.
Irã confirma detenção de blogueiro pioneiro no país
Hossein Derakhshan, chamado de "Blogfather" por seu papel pioneiro na revolução dos blogs (diários pessoais na Internet) no Irã, atualizou seus comentários pela última vez em outubro e os meios de comunicação canadenses informaram que, de acordo com um amigo, ele teria sido preso no dia 1o de novembro durante uma visita ao país.
Texto da Reuters, no UOL Tecnologia.
Rebeldes 'mataram mais de 400 no Congo', diz ONG
A organização humanitária católica Caritas acusou rebeldes de Uganda de matar mais de 400 pessoas no norte da República Democrática do Congo desde o dia de Natal.
Segundo o diretor da organização no Congo, Bruno Mitewo, cerca de 20 mil pessoas foram forçadas a fugir para as montanhas por temer ações dos rebeldes do grupo Exército de Resistência do Senhor (ERS), que negam ter realizado ataques na região.
Mais na BBC Brasil.
Saiba mais sobre o Hamas, movimento islâmico que domina a Faixa de Gaza
Comandando Gaza desde 2007, ele prega a destruição de Israel.
O movimento islâmico Hamas, que vem enfrentando uma ofensiva israelense na Faixa de Gaza desde sábado, se impôs desde a vitória nas legislativas de 2006 como força inquestionável no tabuleiro palestino.
O Hamas, que controla Gaza desde junho de 2007, recusou-se a prolongar em 19 de dezembro a trégua com Israel, acusando o Estado hebreu de manter o território palestino sob bloqueio.
Mais no G1.
Israel rejeita pressão por cessar-fogo e ataca casa de líder do Hamas
O texto continua na Folha Online.
Escritores israelenses pedem cessar-fogo com militantes do Hamas
Três renomados escritores israelenses, David Grossman, Amos Oz e A.B. Yehoshua, se pronunciaram a favor de um cessar-fogo imediato com o Hamas em meio ao quarto dia consecutivo da grande ofensiva de Israel contra o movimento islâmico radical, na faixa de Gaza, que já deixou ao menos 340 mortos.
"Para não adicionar mais mortos e mais destruição, devemos cessar total e unilateralmente o fogo durante 48 horas, e inclusive se os palestinos dispararem contra Israel, não responderemos", escreveu Grossman no jornal "Haaretz".
"Melhor ainda: vamos convidar os países vizinhos e distantes a uma mediação entre nós e vocês para que o cessar-fogo retorne", acrescentou.
Texto completo na Folha Online.
Análise: Israel quer neutralizar Hamas, mas rendição é improvável
Israel apresentou um plano de guerra ambicioso. As autoridades dizem que querem criar um novo ambiente de segurança para proteger israelenses que vivem ao alcance de foguetes lançados da faixa de Gaza.
O país quer, de acordo com uma autoridade, "neutralizar os milicianos do Hamas" para que eles não lancem mais ataques ao território israelense.
Neste domingo (28), a forma como Israel acredita poder fazer isso se tornou um pouco mais clara.
Os bombardeios tentaram matar o maior número possível de combatentes do Hamas e destruir a infra-estrutura de poder e de governo que o Hamas vem tentando construir desde que assumiu o controle da faixa de Gaza.
A análise, que por sinal originalmente também é da BBC, continua na Folha Online.
Ataque a Gaza - 3
Bombardeio 'é a 1ª de várias fases', diz premiê de Israel
O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, disse nesta terça-feira que o bombardeio de alvos na Faixa de Gaza é apenas "a primeira de várias etapas" na operação israelense na região, iniciada no sábado.
Prédios do governo do território, controlado pelo movimento palestino Hamas, e instalações de segurança continuaram sendo os principais alvos neste quarto dia de ataque.
Fontes médicas palestinas dizem o número de palestinos mortos na ofensiva israelense já passa de 360, e cerca de 800 ficaram feridos. A situação nos hospitais da região foi classificada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha como "caótica", com os grupos de auxílio médico "pressionados ao seu limite".
Por outro lado, pelo menos quatro israelenses morreram também desde sábado em ataques palestinos com foguetes contra o território palestino.
Segundo um jornalista da BBC na Cidade de Gaza, houve pelo menos 25 ataques israelenses na Faixa de Gaza nas últimas horas.
Continua na BBC Brasil.
Ataque a Gaza - 2
Israel bombardeia 'símbolo cultural' do Hamas em Gaza
Aviões de guerra israelenses bombardearam, neste domingo, a Universidade Islâmica, na Faixa de Gaza, considerada um reduto e símbolo cultural do Hamas.
Segundo o correspondente da BBC em Gaza Rushdi Abualouf, três explosões foram ouvidas na região por volta da meia-noite (horário local) e o campus da universidade foi totalmente destruído pelo ataque.
Mais na BBC Brasil. De 28/12/2008 também.
Ataque a Gaza - 1
Ataques provocam medo e desespero em Gaza
O jornalista da BBC e morador da Cidade de Gaza, Hamada Abu Qammar, conta como está sendo o impacto dos bombardeios israelenses contra o Hamas na Faixa de Gaza:
"As ruas em Gaza estão desertas, fora alguns poucos carros que levam vítimas para hospitais ou famílias levando - aos gritos e choros - entes queridos ao cemitério para serem enterrados.
Notícia completa na BBC Brasil. De 28/12/2008.
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Brasil amplia rede de proteção e promoção social e atende 63,8 milhões em 2008
Vejam mais no PT-Partido dos Trabalhadores
Descoberto o maior sítio arqueológico do mundo
Vejam mais no JBOnline
Equador determina pagamento de parcela de dívida com o BNDES
REUTERS
QUITO - O Equador autorizou o pagamento de uma parcela de 28,1 milhões de dólares de uma dívida com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou nesta segunda o presidente do Banco Central equatoriano.
Vejam mais no estadao.com.br
Johann Hari: Verdadeira história não é a contada por Israel
O mundo não está assistindo apenas aos crimes que Israel está cometendo em Gaza; estamos também assistindo à autodestruição de Israel.
Por Johann Hari, no The Independent
Vejam mais no Vermelho.
domingo, 28 de dezembro de 2008
Protestos contra ofensiva israelita
Milhares de manifestantes, em especial no mundo árabe, mas também em vários países europeus, saíram hoje às ruas em repúdio pela ofensiva israelita contra a Faixa de Gaza. Hoje, como na primeira e segunda Intifada, a Estrela de David, símbolo de Israel, voltou a ser queimada nas ruas. Foto: Umit Bektas/Reuters
Israel lança novos ataques aéreos contra Gaza
...
O líder do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, acusou Israel de ter promovido "um massacre" e convocou uma nova intifada, ou levante, contra Israel.
leia mais AQUI
Cientistas desenvolvem "sex-chip" para estimular prazer
Mais na Folha Online. Como diria a Zezé Macedo, "só pensam naquilo!".
Morre o Nobel de literatura Harold Pinter
O dramaturgo britânico Harold Pinter morreu na quarta-feira, aos 78 anos.
Ele sofria de câncer no fígado.
Considerado o maior dramaturgo da atualidade na Grã-Bretanha, Pinter foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, em 2005.
A notícia continua na BBC Brasil.