sábado, 8 de setembro de 2007

A VALE DO RIO DOCE segundo Fausto Wolff

Vários grupos bem-intencionados estão promovendo até amanhã um plebiscito que pede a restituição ao Estado da Companhia Vale do Rio Doce. (...)

Ligue a televisão e verá ministros, banqueiros e grandes industriais se vangloriarem dos milhões e dos bilhões que lucram. É verdade, (...)

A VRD é a segunda maior empresa mundial do ramo de mineração. Foi criada no governo de Getúlio. (...)

Vários grupos de investidores internacionais adquiriram extensas glebas de terra próximas e em 1909 fundaram o Brazilian Hematite Syndicate, um sindicato que visava a explorar os dois bilhões de toneladas métricas de ferro. (...)

Em 1961, entrou em cena Eliezer Batistam, engenheiro ferroviário que tornou a VRD conhecida e admirada mundialmente. Vendeu ferro ao Japão em preços competitivos com a bem mais próxima Austrália. (...)

Foi privatizada em 1997 por FHC, (o rebelde que no Chile chamava todo o mundo de entreguista) com financiamento subsidiado pelo BNDS. FHC tirou a segunda maior mineradora do mundo das mãos do povo e deu dinheiro aos milionários para comprá-la. (...)

Creio que se 10 milhões de pessoas responderão até amanhã que a Vale deve voltar a ser do Estado, o srs. Silva e Cardoso terão de explicar ao mundo: como se rouba uma fortuna de um povo faminto para dá-la a alguns amigos? (...)

Leia o imprescindível artigo aqui.

Lobby contra a CPI da Abril

O Grupo Abril está fazendo de tudo para evitar a criação da CPI. Agora, lobistas contratados e até um assessor de imprensa do grupo pressionam os congressistas a retirar suas assinaturas do requerimento de criação da CPI. O requerimento continha 182 assinaturas, e o objetivo dos lobistas é obter a desistência de 92 dos signatários.

Pelo jeito, o Grupo Abril desistiu temporariamente de conseguir seus objetivos pela manipulação da informação aos eleitores e resolveu agir diretamente sobre os eleitos. Devem ter todo o know-how, já que 30% do Grupo pertence à Naspers, que foi um dos esteios do regime de apartheid na àfrica do Sul.

A notícia completa está no Portal Vermelho.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

7 de Setembro


Fonte: Wikipédia.

Ah, essa terrível miopia

Por isso, às vezes, faço uma leitura muito precária dos jornais. Por exemplo, leio hoje na Folha a confirmação de uma notícia de agosto, que a Bolívia cortou o fornecimento de gás a Cuiabá e decidiu cortar o gás que manda à Argentina, para garantir o suprimento do combustível a São Paulo. Eu, quatro olhos sempre, vejo na notícia a informação de que o Evo Morales, retratado costumeiramente como aquele-índio-sacana-com-a-pátria-verde-amarela, decidiu, então, vender menos a Corumbá e à Argentina, que lhe pagam mais, para honrar o contrato com o Brasil, vendendo, a menor preço, o gás para São Paulo.

É o comentário do Sérgio Léo ao texto aí embaixo que ele recomendou.

Bolívia suspende envio de gás para Cuiabá e revisa exportação para Argentina

A Petrobras pediu à Bolívia que garanta a entrega de 30 milhões de metros cúbicos diários de gás, de hoje até o dia 14 de setembro

A exportação de gás da Bolívia para Cuiabá (MT) será suspensa temporariamente e o envio para a Argentina passará por uma reestruturação para garantir o abastecimento de São Paulo, informou o Governo boliviano.

O ministro dos Hidrocarbonetos da Bolívia, Carlos Villegas, disse nesta sexta-feira em entrevista coletiva que o Governo decidiu tomar as medidas como conseqüência da diminuição na produção nacional de gás de 40 para 38,3 milhões de metros cúbicos diários, há seis dias.

Notícia do Clica Brasília.

Imprensa critica Google por acordo fechado com governo da Tailândia

Acordo dá liberdade ao governo para bloquear o acesso a vídeos considerados inapropriados e que infrinjam a lei tailandesa.

Pois é. Notícia do IDGNow!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Começa a circular novo jornal gratuito em Porto Alegre

Começou a circular na terça-feira (04/09) o Jornal da Capital, de Porto Alegre (RS). O veículo gratuito, que aborda temas como política, negócios, cultura e mídia, terá periodicidade mensal. Com tiragem inicial de 10 mil exemplares, a publicação é distribuída nas principais esquinas da cidade.

A matéria de capa do jornal, que na primeira edição apresenta 24 páginas, trata de roubos de carros na capital gaúcha. A publicação é uma iniciativa da Athos Editora, lançada pelo empresário de comunicação Julio Ribeiro para concentrar também os portais Adonline e Revista Press, além de novos projetos.

Notícia do Comunique-se. Detalhe: a não ser por esta imagem de divulgação aí de cima, eu ainda não vi o tal jornal gratuito.


quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Oposição tem 22 deputados investigados no STF; PT tem 7

Um em cada seis parlamentares da atual legislatura está sob investigação na mais alta corte do país. Levantamento feito pelo site Congresso em Foco revela que, até o último dia 29, havia 172 inquéritos e ações penais contra 92 deputados e 23 senadores. Chama atenção que os três principais partidos de oposição (PSDB, DEM e PPS) têm 22 deputados sendo julgados pelo STF, três vezes mais que o PT, que tem sete parlamentares nesta condição.
LEIA MAIS NO VERMELHO

ROVAI: Mr. Civita, cadê as fotos de Mônica Veloso?

``A Editorial Abril silenciou sobre as fotos de Mônica Veloso. A capa de Bárbara Paz chega às bancas como se eles não tivessem feito um baita alarido sobre as imagens quer produziram com a ex-amante de Renan. É mais uma prova de que as informações deste blog estavam corretas. E de que a nossa mídia é toda amiguinha, só aqui demos a informação e a repercussão foi zero, porque não interessa o assunto, afinal o pano de fundo é a CPI da Abril-Telefônica.''
LEIA MAIS NO BLOG DO ROVAI

Aécio efetivará 98 mil não-concursados

Um projeto de lei complementar apresentado pelo Executivo promete polêmica na Assembléia Legislativa. Para regularizar a situação previdenciária de cerca de 98 mil funcionários – contratados sem concurso público –, a matéria prevê a efetivação de todos eles, o que significa dar os mesmos direitos concedidos a quem chegou ao estado por concurso público.

O governo mineiro não é o primeiro a adotar a medida. Há dois meses a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou projeto semelhante, apresentado pelo governador José Serra, incorporando 200 mil servidores temporários ao Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp).

LEIA MAIS NO UAI

Sudão: Ban Ki-moon negocia paz em Darfur

Cartum, 04/09 - O Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, está desde segunda-feira no Sudão para negociar a paz em Darfur, onde o conflito custou a vida a mais de 200 mil pessoas e deixou milhões de outras desalojadas.

Ban Ki-moon, que quarta-feira visita um campo de refugiados em Darfur, salientou que a prioridade é a colocação de uma força híbrida de paz entre as Nações Unidas e a União Africana.

A força projectada deverá incluir 26 mil efectivos militares e pessoal de segurança.

Não se espera que as novas tropas cheguem até ao próximo ano mas a violência prossegue, com centenas de mortes registadas no mês passado.

Os países africanos ofereceram alguns dos efectivos militares necessários para o contingente híbrido mas as nações do Ocidente têm sido lentas quanto à entrega de apoio logístico e de helicópteros de ataque necessários para o estabelecimento da monumental operação de paz.

Texto completo na Angola Press.

669 pit-bulls abandonados por donos em SP

Um problema que preocupa o Centro de Controle Zoonoses (CCZ) de São Paulo, é o abandono de pit-bulls. Segundo O Globo , este ano, 669 animais já foram deixados nas ruas de São Paulo – é quase o dobro do que foi registrado em todo o ano passado.
(...)
“Eles têm abandonado os cães nas ruas, isso por conta da aquisição por impulso. As pessoas não sabem o que significa ter um cão, ainda mais da raça pit-bull. Depois, as pessoas se assustam e acabam abandonando”, afirma Adriana Vieira, gerente de controle do CCZ.

O texto completo no Pravda em Português.

Pecuária é motor de desmatamento da Amazônia, diz secretário do MMA

Brasília - O avanço desordenado da pecuária nos nove estados da Amazônia Legal, causando desmatamento "ilegal" de áreas para pastagem, é atualmente uma das principais preocupações do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“A pecuária é o grande motor de desmatamento da Amazônia. Essa é nossa preocupação”, afirma o secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Vianna.

Segundo estimativa do ministério, 75% da área desmatada na região é ocupada pela pecuária. São 70 milhões de bovinos, e um terço está no Mato Grosso. Vianna afirma que a ocupação é de quase uma cabeça de gado por hectare, o que representa “uma pressão muito forte”. “Significa que um boi ocupa no mínimo dez mil metros quadrados. Isso é altamente degradante”.

Texto da Agência Brasil, mas também pescado no Sítio do Sérgio Léo.

Congresso em Foco: Muito além do mensalão

Em lua-de-mel com a opinião pública por ter determinado a abertura de processo contra os 40 acusados de participarem do mensalão, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem pela frente a árdua tarefa de examinar cerca de 200 procedimentos judiciais envolvendo congressistas.

Um em cada seis parlamentares da atual legislatura está sob investigação na mais alta corte do país, responsável por encaminhar e julgar questões criminais e administrativas relacionadas a integrantes do Legislativo federal. Dos 513 deputados e 81 senadores que estão no exercício do mandato, 105 são alvo de algum tipo de investigação no Supremo.

Levantamento feito com exclusividade pelo Congresso em Foco revela que, até o último dia 29, havia 172 inquéritos e ações penais contra 92 deputados (veja a lista) e outros 23 contra 13 senadores (clique aqui) em tramitação no STF. Apenas quatro partidos (PCdoB, Psol, PTdoB e PHS) e dois estados (Amapá e Mato Grosso do Sul) não têm nenhum de seus representantes sob o foco da Justiça.

Texto completo no Congresso em Foco, mas pescado no Sítio do Sérgio Léo.


Do Terra Magazine: Jobim brinda a Waldir Pires em jantar de desculpas

Num jantar realizado em sua residência, em Brasília, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, se recompôs com o ex-ministro Waldir Pires, na presença dos comandantes da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, do Exército, Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, Juniti Saito. No meio da recepção, o novo ministro da Defesa levantou a taça para o antecessor e entoou: "Um brinde a Waldir Pires, por sua história e pelo grande apreço que temos por ele!". Todos comandantes repetiram: "Um brinde a Waldir Pires!".

O texto completo, de Cláudio Leal, está no Terra Magazine.

Trabalhador morto = comoção zero

Guina:
Resolvi procurar alguma menção do protesto das famílias [das vítimas da tragédia ferroviária do Rio] no blog do 'Comédia' Reinaldo Azevedo e nada. Fui até o blog do Noblat e do Josias de Souza, também não encontrei nenhuma nota referente ao momento dolorido destas famílias.
Tribuna Petista: O Acidente de Trem no RJ e o Silêncio dos Abutres

Funcionários da Funai e índios sofrem ameaças em cidade de onde ativistas foram expulsos

O clima de tensão instaurado na cidade de Juína (MT) em razão do processo de reavaliação das terras dos índios enawene-nawe é "bastante preocupante". A constatação é do chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai), na cidade, Antônio Ferreira de Aquino.

Aquino conta que a sede da fundação no município foi invadida por fazendeiros contrários à ampliação das terras indígenas um dia depois (21/8) de um grupo de ativistas e jornalistas estrangeiros terem sido forçados a deixar a cidade, sob escolta policial

O grande favorito em Veneza mostra estupro no Iraque e condena a midia

Progressivamente situado como favorito no Festival de Veneza 2007, o filme 'Redacted' ('Editado'), de Brian de Palma, "tem chocado o público com a reconstruçao impiedosa do estupro verídico de uma iraquiana de 14 anos e o assassinato dela e de toda sua família por soldados americanos", conta a Reuters.

LEIA ESSA NOTÍCIA DO BLUE BUS CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Telejornal da noite na TV Cubana

Irã ameaça os EUA com resposta a ataque

O principal assessor do líder supremo iraniano para Assuntos Militares, Yahya Rahim Safavi, ameaçou com uma "resposta inimaginável" a um possível ataque dos Estados Unidos contra o seu país, informou hoje a rede de televisão iraniana Alalam.

"Os EUA enfrentariam três problemas se atacassem o Irã. O primeiro é que eles não sabem o tamanho da resposta iraniana e as perdas que sofreria, já que todas suas bases no Golfo Pérsico estão vigiadas", disse Safavi, segundo a emissora.

"O segundo problema é o que aconteceria a Israel. E o terceiro é o que poderia ocorrer com o fornecimento de petróleo do Golfo Pérsico, de onde sai uma considerável parte das necessidades de petróleo do mundo", acrescentou.


Íntegra no Tera, clique aqui.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

ESTADÃO RECUA E DIZ A BLOGUEIROS: "AMAMOS VOCÊS"

O jornal O Estado de S.Paulo fez na noite de quarta-feira, durante a Mesa-redonda Responsabilidade e Conteúdo Digital, um pedido formal de desculpas aos blogueiros, depois da reação provocada pela nova campanha publicitária do portal do Estadão, com crítica direta à informação produzida e veiculada por blogs.

“A campanha não teve o objetivo da ofensa ou da irritação”, abriu a noite de debate o jornalista Roberto Godoy, do Estadão, ao ler comunicado oficial do jornal. “Amamos os blogs”, resumiu.


Já houve referência a a este texto do Jornalirismo, aqui mesmo no Blogoleone, com referência do BlueBus. O Láldert do Periferia do Império foi atrás e deu o serviço completo.


Assim o texto completo, que vale a pena ler, no Jornalirismo.

Brasil tem banda larga mais cara, diz estudo

SÃO PAULO - Análise mostra que o custo da banda larga no Brasil é muitas vezes superior ao de países da Europa e Ásia.

Na medicação da TelComp (Associação Brasileira de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas) a falta de concorrência e de regulamentação no setor fazem os preços serem exagerados.

Na cidade de Manaus, por exemplo, uma conexão de 1Mbps custa 395 vezes mais que a mesma velocidade numa cidade japonesa, por exemplo.

Texto completo no saite da Info Exame.


No ar, Rede Blogo

O Blogoleone fazendo escola!
clipped from www.sivuca.com

A rede golpista de blogueiros, mais conhecida por SIVUCA, estréia no dia 7 de setembro o seu jornal nacional.

REDE BLOGO ENTRA NO AR NO SETE DE SETEMBRO

Finalmente, depositaremos na conta de cada um o rateio da venda de alguns barris de petróleo enviados pelo Chávez para patrocinar nosso golpe bolivariano.

CRÉDITOS

Editor-chefe: HOMER

Chefia de Redação: FRED FLINTSTONE

Editor de Política: BUTTHEAD

PS: Àqueles que se increveram recentemente na rede: somos lerdos por aqui. Leva um tempo até que o site seja integrado ao SIVUCA. Além do mais, não podemos deixar de seguir todos os rituais da Máfia.

Eu disse neurônios, portanto saímos na frente da Ivete Sangalo e daquele Aladin da Philips, o cara da lâmpada queimada.

 blog it

Do site do Angeli

Juíza suspende planos de Bush contra imigrantes

Uma juíza federal de São Francisco, Maxine Chesney, decidiu conceder uma liminar que congela os planos do governo Bush para enviar 140 mil cartas ameaçadoras a empresas suspeitas de empregar imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Chesney considerou que existem problemas quanto à legalidade da medida governamental, e atendeu em primeira instância ao pedido da central sindical AFL-CIO, responsável pela apresentação do recurso contra o envio das cartas.

A juíza marcou uma nova audiência judicial para considerar o assunto, em 1° de outubro. As cartas, que deveriam ser enviadas pela Administração do Seguro Social e pelo Departamento de Segurança Interna, a partir da segunda-feira, tinham por objetivo alertar as empresas sobre discrepâncias entre os bancos de dados do governo e os números e nomes dos funcionários que elas têm registrados.

Os empresários teriam prazo de 90 dias para esclarecer a identidade das pessoas assim identificadas, ou despedi-las. Aqueles que não cumprissem a lei e continuassem dando emprego a imigrantes ilegais estariam ameaçados de pesadas multas e até mesmo de penas de prisão.

LEIA A ÍNTEGRA CLICANDO NO TÍTULO.

Eduardo Guimarães organiza protesto contra mídia partidarizada

O Eduardo Guimarães está organizando um protesto contra a mídia partidarizada.

A primeira manifestação será no dia 15 de setembro.

Ele enviou o seguinte texto ao Observatório da Imprensa:

"Como vocês, observadores, e a parte do público desse espaço que eventualmente me lê sabem, tenho um blog com uma audiência surpreendentemente significativa para alguém que não é jornalista.

Em razão de meu crescente inconformismo com o que a mídia está fazendo com o país ao atuar como partido político ou até como órgão de repressão, calando pessoas que divergem (como este que escreve), debochando de autoridades, inventando crises, protegendo corruptos de ontem e acuando supostos corruptos de hoje, tomei uma decisão muito séria.

PARA LER A TOTALIDADE, CLIQUE NO TÍTULO.

Antijornalismo orquestrado e surdez

Nassif:
Conversei com jornalistas e assessores que cobriram o acidente. Na primeira entrevista do presidente da TAM foi mencionado o problema do reverso. A questão é que os repórteres só estavam interessados em levantar hipóteses relacionadas com a pista recém-reformada. Não davam ouvidos a mais nada. E porque isso? Porque saíam das redações com a incumbência de testar apenas uma hipótese – a hipótese Kamel, graças ao poder de orquestração do "Jornal Nacional".
projetobr.ig.com.br - Testando argumentos

Blogged with Flock

Movimento dos Sem-Mídia

"O direito à informação correta, fidedigna, imparcial e honesta é um direito humano. Trágico é, portanto, que o Brasil deste início de milênio não disponha de uma instituição tão importante para a democracia quanto é uma grande imprensa que se paute por esses valores, pois a grande imprensa brasileira, desde a aurora da República, sempre foi um grande feudo instrumentalizado pela aristocracia para manter este país como um dos mais socialmente injustos do mundo."
Continue a leitura sobre a mobilização do dia 15/09/07 em SP, convocada pelo Eduardo Guimarães do blog Cidadania.com, AQUI. Se puder, compareça!!!

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Entrelinhas : Recordar é viver...

O jornalista Eduardo Bresciani reparou em algo muito interessante: a turma que agora luta para que o voto seja aberto na sessão do Conselho de Ética do Senado que julgará a cassação do mandato do senador Renan Calheiros, presidente da Casa, é a mesma que, em 2003, ajudou a derrubar a PEC que instituía o voto aberto em votações no Congresso. Um pouco de coerência não faria mal a ninguém...

Oposição derrubou proposta de voto aberto em 2003

30/08 - 13:50 - Eduardo Bresciani, do Último Segundo/Santafé Idéia

A mesma oposição que agora briga no Conselho de Ética contra o voto secreto no processo do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi fundamental para derrubar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que instituía o voto aberto no Congresso. Os líderes do PSDB, Arthur Virgílio, e do DEM, José Agripino votaram contra a proposta, assim como o presidente do PSDB, Tasso Jereissati.

Do Blog Entrelinhas. Texto completo lá.

Ministra defende aborto sem riscos

Porque o acesso é só para assinantes, aqui vai a íntegra da notinha do Correio do Povo:

"A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, defendeu ontem a descriminalização do aborto. Para ela, as mulheres que desejam abortar deveriam ser atendidas adequadamente pelo serviço público de saúde, sem os riscos à integridade física aos quais estão expostas em clínicas clandestinas. 'As mulheres não escolhem fazer aborto por opção pessoal, mas por uma cultura que as leva, muitas vezes, a engravidar', disse a ministra. Matilde participou do 3º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Paulo, que aprovou a proposta de descriminalização do aborto."

Vale reage ao plebiscito popular com mentiras e violência

Empresa investe em publicidade afirmando “preservar o meio-ambiente” e reprime manifestação pacífica em Belo Horizonte.

Conforme a campanha A Vale é Nossa, pela nulidade da venda da Vale do Rio Doce (CVRD), ganha intensidade e se aproxima da semana do plebiscito popular (de 1º a 7 de setembro), a Companhia joga sua fichas na publicidade massiva para se contrapor à campanha.

Em horário nobre na televisão, com a voz da atriz Fernanda Montenegro, a companhia anuncia seu vínculo com o país e com o meio ambiente. Isso apesar de os movimentos sociais denunciarem que os rumos da empresa são decididos, hoje, pelo consórcio Valepar (que tem a presença do banco Bradesco) e pelos acionistas preferenciais (62% deles estrangeiros). A Vale ressalta o seu caráter de preservação do meio ambiente, quando o trabalho de formação para o plebiscito aponta o contrário: a produção da companhia explora a camada vegetal da Amazônia com o objetivo da exportação.

LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Ponta-cabeça

A minha entrevista telefônica com Machiavelli teve excelente repercussão e ganhou muitos elogios. Estou satisfeito com a minha iniciativa e agradeço sensibilizado. Reparei que muitos internautas assistiram ao Roda Viva que entrevistou Alberto Carlos Almeida, autor da audaciosa obra A Cabeça do Brasileiro. Todos desancam o sociólogo (sociólogo?). Ele merece.

LEIA A ÍNTEGRA DESTE TEXTO DO MINO CARTA CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

EUA planejam bombardeio ao Irã

Londres. O Pentágono prepara um plano envolvendo um bombardeio aéreo contra 1.200 alvos no Irã para aniquilar a capacidade militar e nuclear do país em apenas três dias. A denúncia é do especialista em segurança nacional dos EUA, Alexis Debat, citado ontem no jornal britânico Sunday Times. Leia no JB.

Igreja Católica: uma grande seita?

Os acontecimentos ocorridos nos últimos meses dentro da Igreja Católica Romana fazem suscitar a questão do risco de esta assumir claramente comportamentos de seita. Bento XVI está imprimindo um curso perigoso à Igreja Católica, provocando severas críticas não apenas de teólogos mas de cardeais, de inteiros episcopados como o da França, de grupos de bispos da Alemanha e, espantosamente, de bispos da romaníssima Itália, além de outros líderes religiosos e de organismos ecumênicos mundiais. Leia o artigo de Leonardo Boff, no JB.

Caos USAéreo

"Maior número de atrasos dos últimos 13 anos, aeroportos lotados, problemas de infra-estrutura. Esse poderia ser mais um capítulo da caótica realidade da aviação brasileira, mas é um retrato dos problemas de outro país: os Estados Unidos." Leia no JB, que assiM defende a abertura à iniciativa privada no setor.

Novos dados do Brasil, pelo IBGE

Nos 5.435 municípios visitados pelos recenseadores, levantamento preliminar de 22 de agosto apontou 27,4% de pessoas com menos de 14 anos e 9,9% com 60 ou mais. Para se ter uma idéia, à época do Censo 2000, o IBGE registrou que 8,5% da população tinha mais de 60 anos de idade e 29% até os 14.

O fluxo migratório do país também renovou-se. A pesquisa indica que a velha movimentação em sentido a outros Estados, às grandes metrópoles ou regiões metropolitanas vem dando lugar à mudança para cidades mais próximas, não tão grandes, mas com mais acesso a serviços.
No JB.

Primeiro candidato?

Com a certeza de que o Partido dos Trabalhadores não terá um nome à altura de Luiz Inácio Lula da Silva na próxima disputa presidencial, o PSB e o PDT, dois importantes partidos que compõem a coalizão governista, vão dar uma discreta largada para corrida eleitoral de 2010 na segunda-feira, um dia depois de o PT encerrar seu congresso nacional.

O prato principal do lançamento do bloco de esquerda para a disputa das eleições municipais do próximo ano será a defesa da candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência da República. Ontem, em São Paulo, o líder do bloco PSB-PDT-PCdoB-PHS-PMN- PRB na Câmara, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, voltou a lançar por conta própria o nome de Ciro à disputa. Em 2002, ambos concorreram ao Planalto como candidatos - Ciro na cabeça da chapa e Paulinho como vice - mas os resultados não foram os esperados.
Mais aqui.

Vale quanto sonhamos

Eu sei que quando a Vale foi vendida o PT liderou a turma que era contra. Sei também que de lá para cá o PT e o presidente da República construíram boas relações políticas e de amizade com o pessoal que comprou a Vale, inclusive com o Bradesco. Mas eu espero que esse aspecto não interfira na posição que o governo vai adotar no caso. Eu tenho certeza de que o PT e o governo vão colocar o interesse nacional acima de eventuais relações políticas ou de amizade. Leia mais no blog do Alon.

Se quiser bebe, se não quiser bebe

Quase 140 milhões de pessoas em 70 países consomem níveis inseguros de arsênico na água que bebem diariamente. O envenenamento está mais grave em Bangladesh. No Brasil, três áreas estão prejudicadas. Leia no JB.

Rindo com a arcada toda.

Dentes novos implantados rapidamente, sem dor, cortes ou suturas. Uma nova técnica que coloca em prática esta proposta inovadora tem atraído um número crescente de pacientes com sorrisos desfalcados para os consultórios dos dentistas e, por isso, virou tema principal de um congresso de especialistas na área. Leia Aqui.

domingo, 2 de setembro de 2007

Deputados querem rever artigo da Constituição sobre concessões a políticos

Passado o recesso parlamentar, a Subcomissão de Radiodifusão da Câmara dos Deputados retoma o processo de regulamentação de concessões de rádio e TV, sobretudo as concessões que estão nas mãos de políticos. A próxima meta é rever o Artigo 54 da Constituição Federal, que coíbe a prática, mas também dá margem a irregularidades.

“Vamos propor à Comissão de Ciência e Tecnologia, vamos apresentar uma minuta de uma proposta de emenda constitucional, alterando esse Artigo 54 e eliminando qualquer dúvida ou possibilidade de interpretação que fuja daquilo que é a essência do artigo”, disse a presidente da subcomissão, Luiza Erundina (PSB-SP), em entrevista à Rádio Nacional.


Do Comunique-se.

Estadão e José Nêummane Pinto condenados a indenizar Paulo Maluf

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou O Estado de S. Paulo e o jornalista José Nêummane Pinto a indenizar o ex-prefeito de São Paulo e deputado federal (PP-SP) Paulo Maluf em cem salários mínimos por dano moral. No artigo “Viva o Voto”, publicado no jornal em 2000, Nêummane escreve que “o voto direto não tenha livrado o Brasil de pragas como Maluf” e que “hoje a possibilidade mais concreta de Maluf e sua escola virem a ser castigados por malfeitorias em território nacional está nas mãos do FBI”.

Texto Completo no Comunique-se. Também havia saído no Correio do Povo de sexta-feira (para assinantes).

Comentário pessoal: Não conheço o Nêumane, e não sou fã do O Estado de São Paulo, mas pelos extratos divulgados esta condenação é uma lástima.

O Projeto Alambique de Álcool

O projeto foi concebido para unidades familiares mínimas que disponha de uma área de 7 hectares de terra e com propriedade individual ou coletiva.
Nesta unidade mínima os proprietários vão plantar 3 hectares de cana, 1 hectare de FSD (Floresta Super Densa) com 20.000 árvores por hectare, para corte anual após 2 anos da implantação. Deixarão 2 hectares para pastagem destinada a pisoteio intensivo no período chuvoso e 1 hectare para produção de alimentos.
Cada unidade destas, tem suporte agrícola para alimentar 10 vacas de leite e um reprodutor, durante todo o ano.
Durante o período seco de 200 dias, a unidade produzirá 100 litros de cachaça e 50 litros de leite por dia, além de 500 kg. de adubo orgânico, também por dia.
Durante o período das águas, (aproximadamente 160 dias), a produção passa a ser de 100 litros diários de leite e 50 litros de cachaça, continuando a produção de 500 kg. de adubo orgânico.

O projeto está localizado na Fazenda Jardim, de propriedade de Marcelo Guimarães, situada a 5 km do km 391 da BR 262. Está aproximadamente a 65 km de Belo Horizonte, na direção da cidade Pará de Minas, MG.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO NO SÍTIO DO INSTITUTO DO SOL

Chávez medeia negociação entre FARC e Uribe

Bogotá, 31 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, abriu esperanças para os reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e ofereceu seu país para servir de sede para diálogos com o Exército de Libertação Nacional (ELN), na sua reunião desta sexta-feira com seu colega colombiano, Álvaro Uribe, em Bogotá.

LEIA MAIS EM BR.NEWS.YAHOO.COM

Ver também Chávez logra diálogo Uribe-FARC en Caracas

Memória dos Anos de Chumbo na web

Pablo Mancini:
A partir del año que viene, Brasil liberará en la web documentos desclasificados de la dictadura de ese país. [...] Una iniciativa inédita en América Latina
Brasil libera documentos de la dictadura - Blog de Pablo Mancini

Blogged with Flock