sexta-feira, 4 de julho de 2014

Al Jazeera debate a desigualdade em Fortaleza antes de Brasil x Colômbia

A rede de televisão árabe "Al Jazeera" visitou Fortaleza para debater a desigualdade social na cidade do jogo entre Brasil e Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo. Segundo o correspondente do canal no Brasil, Gabriel Elizondo, na "capital brasileira do surfe", uma das capitais brasileiras que mais atraem turistas, as "profundas divisões econômicas permanecem escondidas nas sombras"(assista à reportagem, em inglês).
Ele visitou uma comunidade onde vivem 500 famílias, em meio a esgoto a céu aberto, ratos e mosquitos da dengue. Mais de 90 casas no local foram destruídas para a construção de uma linha de trem, parte do projeto de mobilidade da Copa do Mundo para a cidade.

Confira no blog Brasil Visto de Fora.

Morre Julio Cezar Barreiros, dublador do Homer Simpson, Robocop e Indiana Jones!

Não gosto de dar notícias tristes aqui no Infosfera, mas esta voz com certeza embalou uma geração. Julio Cezar Barreiros, um dos dubladores que davam voz ao nosso querido gordinho amarelo Homer Simpson, faleceu na madrugada do dia 3 julho após ter sido encaminhado ao Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio de Janeiro, segundo familiares.
A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. Ele teve um acidente vascular embólico no aparelho digestivo e não resistiu após várias tentativas da equipe médica.

Mais no Infosfera

quinta-feira, 3 de julho de 2014

O candidato guerrilheiro Aloysio

Nas redes sociais, nas últimas eleições, apoiadores do tucano José Serra bombardeavam a candidata petista Dilma Rousseff por ela ter sido guerrilheira durante a ditadura militar brasileira que atolou o país no obscurantismo a partir de 1964. A escolha por Aécio Neves de Aloysio Nunes Ferreira para seu vice enterra um dos argumentos mais usados pela direita mais extrema em relação a quem participou da luta armada contra terrorismo de Estado. Aloysio Nunes Ferreira é conhecido como o “motorista de Marighella”. O vice de Aécio participou com Carlos Marighella, executado pelos militares em 1969, da Ação Libertadora Nacional. Aloysio tem uma biografia de guerrilheiro de linha de frente. Não ficou nos bastidores. Fez bem.


Confira no Blog do Juremir Machado da Silva.

Escola para travestis na Argentina usa metodologia do brasileiro Paulo Freire

Desde março, Virginia, hoje com 22 anos, está de volta aos estudos. Ela é uma das 35 alunas da escola de travestis Mocha Celis. As aulas não são sobre como usar salto alto ou se maquiar, mas, sim, um supletivo para quem não completou o ensino médio, com aulas de língua, matemática, ciências e outras disciplinas que estariam em qualquer instituição do tipo. Dez alunos são heterossexuais. Em geral, eles são parte de outras minorias excluídas do sistema educacional, como imigrantes.
“A diferença é que agregamos discussões de gêneros aos tópicos das disciplinas”, explica Francisco Quiñones, 27, um dos 25 coordenadores e também professor do curso “Gênero” define a construção social da sexualidade e a maneira como o indivíduo se vê. Virginia, por exemplo, nasceu com o sexo masculino, mas seu gênero é feminino. Isso influencia o aprendizado em áreas como a biologia, em que tradicionalmente só é abordada a divisão sexual entre homens e mulheres. Na Mocha Celis, são discutidas também as razões para a existência de travestis e transexuais – como a questão é vista pela biologia, sociologia e psicologia.

Confira a reportagem completa no UOL Educação