sábado, 25 de dezembro de 2010

Nasceu o rei dos miseráveis


Era filho de um explorado carpinteiro, pela mais-valia das portas e janelas, e da humilde e doméstica María.
Nascido em Belém, sob a sangrenta estrela de David e na aldeia mais esquecida do mundo num 25 de dezembro de um ano que agora chamam de zero.

Ali nasceu, em meio ao esterco do gado, entre pobres bestas de carga e num humilde e vulgar casebre nasceu o maior homem deste mundo.

Foi filho de um explorado carpinteiro, pela mais-valia das portas e janelas, e da humilde e doméstica Maria.

Cresceu vendo as misérias de seu povo e a tristeza dos judeus pisoteados pelo imperador romano. O rei dos judeus miseráveis, se voltou subversivo e planejou o destino contra Roma, não como uma revolta sem transcendência e de imolação, na qual morreram inutilmente muitos zelotes com coragem mas sem estratégias, senão como predizendo com a clareza dos processos históricos que os sistemas imperiais se reviram na lassitude pueril de suas contradições, até virar pó.

Foi capturado pelo sistema, torturado e assassinado injustamente na cruz, cravado nos pés e nas mãos, frente ao sol morreu o homem. Vendo a utopia azul em forma de nuvem que havia embasbacado a grandes religiões históricas que se embriagaram de céus e perderam o apoio do solo.

Abaixo o mundo caiu derrotado para sempre pela força dos onipresentes status quo.

Hoje se o recordam entre árvores e enfeites natalinos, e cada um se programa para ser bom, para dar migalhas, para vestir-se de um velho barbudo bobo que presenteia brinquedos e sorrisos com a ideia clara de que suas fábricas fazem as horas extras da rentabilidade desumana. Entre falsas luzes que parodiam o brilho das estrelas e entre compras suntuárias de consumo imediato, segue-se crucificando de novo ao maior homem de todos os tempos. Aquele que não deram de beber e nem de comer, nem o visitaram no cárcere quando se fez subversivo, nem o deram nem de viver e nem bem de morrer: Jesus o nazareno, o messías que anunciouas boas novas do socialismo pelos séculos dos séculos.

Allan McDonald


sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A luz dos novos tempos

Lâmpada de nanoled desenvolvida no parque científico e tecnológico da PUCRS tem vida útil 50 vezes maior que a de uma lâmpada incandescente. Em tempos de conscientização ambiental e esgotamento de fontes de energia, o novo dispositivo surge como alternativa auspiciosa.

Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE-SBPC

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lula entrega primeiro caminhão para projeto de catadores de material reciclável

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Em sua última participação na cerimônia de celebração do Natal dos catadores e da população de rua como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva fez a entrega simbólica do primeiro caminhão destinado ao projeto Logística Solidária Cataforte - Fortalecimento da Infraestrutura de Cooperativas de Catadores para Coleta, Transporte e Comercialização de Materiais Recicláveis, que será destinado à rede de cooperativas e associações paulistas.

A entrega foi feita no encerramento da Reviravolta Expocatadores 2010, hoje (23), na capital paulista. O evento marcou ainda a entrega do Selo Amigo do Catador para oito prefeitos que assinaram parcerias com cooperativas de catadores em suas cidades.


Vejam mais detalhes em AGÊNCIA BRASIL

Heranças atávicas

Dilma foi um tsunami tão forte quanto Lula. E um tsunami que provocou a recuperação, parcial que seja, dos valores de uma sociedade patriarcal, misógina, homofóbica, autoritária e elitista. A parte da sociedade que assumiu esses valores de modo militante recusa conquistas já consagradas pelas sociedades democráticas avançadas. E o fez abraçando-se a religiões, pretendendo que o Estado brasileiro deixasse de ser laico, e se rendesse a princípios que contrariam os avanços da ciência e dos direitos à saúde, e atacando principalmente o direito das mulheres. O artigo é de Emiliano José.


FECHO DE OURO: O PRÉ-SAL É NOSSO


"O que estamos sancionando é o maior avanço industrializante experimentado na história brasileira com lastro suficiente para elevar o patamar do parque produtivo nacional no século 21" (Presidente Lula, ontem,ao sancionar o novo marco soberano de exploração das reservas do pré-sal; 23/12)


CARTA MAIOR - 23.12.2010

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Justiça de Buenos Aires condena 16 repressores da ditadura militar argentina

Após pouco mais de um ano de julgamento, 16 torturadores da última ditadura militar (1976-83) foram condenados na noite desta terça-feira (21/12) por um tribunal de Buenos Aires. Doze cumprirão prisão perpétua e quatro, 25 anos de prisão. O único a ser absolvido foi Juan Carlos Falcón, conhecido como "Kung Fu" por dar golpes de artes marciais nos prisioneiros.

Acusados de 181 crimes, entre os quais torturas, sequestros, estupros e assassinatos, os réus atuavam nos centros de detenção clandestinos Olimpo, Club Atlético e Banco, na capital argentina, onde um total de 1,5 mil detentos circulou.

Dos réus, dez foram membros da Polícia Federal; um, agente do Serviço Penitenciário Federal; dois, agentes da polícia estrangeira; três, membros do exército e um, agente civil de inteligência. Entre eles está o policial Julio Simón, um dos condenados à prisão perpétua. Conhecido como "El Turco", ele costumava estuprar prisioneiras na frente dos maridos. Simón dizia que “não era um monstro” e cometia a violência sexual "pela pátria".


A notícia continua no Opera Mundi

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Comemoram 50 anos da Frente de Libertação vietnamita

Hanói, 20 dez (Prensa Latina) O presidente do Vietnã, Nguyen Minh Triet, destacou os valiosos contribuintes da Frente Nacional de Libertação do Vietnã do Sul à reunificação do país em ocasião do cinquentenário de sua fundação.

Minh Triet reiterou a eterna gratidão de todo o povo aos combatentes caídos e a consagração demonstrada na luta pela independência e a liberdade nacional em um ato ao efeito realizado em Cidade Ho Chi Minh.

Faz 50 anos, em 22 de dezembro, no meio de uma intensa luta pela independência, foi criado a Frente Nacional de Libertação Nacional do Vietnã do Sul, organização que existiu até a reunificação da nação depois da derrota dos invasores estadunidenses em 1975.


Em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Conto de Natal – Maria e José na Palestina em 2010

por James Petras

Os tempos eram duros para José e Maria. A bolha imobiliária explodira. O desemprego aumentava entre trabalhadores da construção civil. Não havia trabalho, nem mesmo para um carpinteiro qualificado. Os colonatos ainda estavam a ser construídos, financiados principalmente pelo dinheiro judeu da América, contribuições de especuladores de Wall Street e donos de antros de jogo.

"Bem", pensou José, "temos algumas ovelhas e oliveiras e Maria cria galinhas". Mas José preocupava-se, "queijo e azeitonas não chegam para alimentar um rapaz em crescimento. Maria vai dar à luz o nosso filho um dia destes". Os seus sonhos profetizavam um rapaz robusto a trabalhar ao seu lado… multiplicando pães e peixes.

Os colonos desprezavam José. Este raramente ia à sinagoga, e nas festividades chegava tarde para fugir à dízima. A sua modesta casa estava situada numa ravina próxima, com água duma ribeira que corria o ano inteiro. Era mesmo um local de eleição para a expansão dos colonatos. Por isso quando José se atrasou no pagamento do imposto predial, os colonos apropriaram-se da casa dele, despejaram José e Maria à força e ofereceram-lhes bilhetes só de ida para Jerusalém.

Vejam o conto completo em PATRIA LATINA

Liu Xiaobo merece o prêmio Nobel da Paz?

O governo chinês cometeu a bobagem de transformar Liu Xiaobo em mártir Ele nunca deveria ter sido preso, mas os políticos que compõem o comitê do Nobel, liderados por Thorbjorn Jagland, ex-primeiro ministro trabalhista, quiseram dar uma lição a China e, para isso, fecharam os olhos para os pontos de vista de seu herói. En tre outras coisas, Xiaobo defende as guerras da Coréia, do Vietnã e do Iraque e sustenta que a tragédia da China é não ter sido colonizada ao menos durante 300 anos por uma potência ocidentral ou pelo Japão. O artigo é de Tariq Ali.


Vejam mais detalhes em CARTA MAIOR

Os protestos de Anonymous pelo Wikileaks são como protestos de rua

Richard Stallman argumenta que os protestos de "Anonymous" na internet contra MasterCard e Amazon, por bloquearem as contas da ONG Wikileaks, não são hacking nem cracking: são os equivalentes eletrônicos dos protestos de rua:

SIGA A LIGAÇÃO PARA LER O TEXTO (EM INGLÊS): The actions against MasterCard and Amazon are not 'hacking'. People are just finding a way to protest in a digital space

Resistência apela a governos no mundo que mantenham atenção sobre Honduras

A Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), fez um apelo, nesta sexta-feira, aos governos no mundo e aos organismos internacionais de direitos humanos, a que "prestem atenção ao que sucede em Honduras, onde a vida e a integridade humana são desrespeitadas sistematicamente".

A Frente, denunciou a ofensiva militar que o regime de Porfirio Lobo executa contra as comunidades camponesas na região do Bajo Aguán, no departamento de Colón e em Zacate Grande no litoral do Pacífico.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

DDHH na Colômbia, panorama desolador: 38.255 desaparecidos em 3 anos, 41 sindicalistas assassinados em 2010...

O desaparecimento forçado na Colômbia, segundo associações de vítimas ultrapassa os 250.000 desaparecidos nas duas últimas décadas... Em 2010 foram assassinados 41 sindicalistas.

Em meio a uma crise generalizada, especialmente aprofundada nos oito anos de governo de Uribe Vélez ( e a continuidade de sua política pelo seu sucessor Santos), neste 10 de dezembro celebrou-se na Colômbia o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Aos 62 anos transcorridos desde a declaração Universal desses direitos e a 60 anos de haver estabelecido este dia como data comemorativa todo ano, o panorama nesta matéria no país não pode ser mais desolador, pelo que não houve nada o que celebrar e muito a denunciar.

Para citar alguns dados, nos dois períodos de Uribe ocorreram 4.293 violações aos direitos fundamentais dos trabalhadores sindicalizados, entre os que se encontram: 2.513 ameaças, 528 assassinatos, 33 desaparecidos, 534 deslocamentos forçados, 295 detenções arbitrárias e 231 fustigamentos, entre outras estatísticas oferecidas pela Escola Nacional Sindical. Durante o ano de 2010 foram assassinados 41 sindicalistas.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Yoani Sánchez pidió a subsecretaria de Estado tener acceso a compras on line, revela Wikileaks (+ Video)

En una visita que realizara a La Habana en septiembre de 2009 para dialogar sobre el restablecimiento del correo directo entre Cuba y Estados Unidos, la subsecretaria de Estado adjunta para Latinoamérica Bisa Williams debió haberse sorprendido con la solicitud que le hiciera la bloguera Yoani Sánchez: levantar la restricción que le impide hacer compras por Internet.
(...)
La insólita revelación aparece en un cable filtrado por Wikileaks, que publicó este domingo el sitio estadounidense Along the Malecon.


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

domingo, 19 de dezembro de 2010

Arizona: a xenofobia de Estado e o negócio privado multimilionário de encarcerar imigrantes

David Brooks
Adital


Empresas da indústria privada carcerária elaboraram e impulsionaram a lei anti-imigrante do Arizona para gerar lucros multimilionários com o negõcio de encarcerar imigrantes, revelou hoje National Public Radio em uma ampla investigação jornalística, negócio que se tenta repetir em outros estados do país.

A lei que tem provocado a maior controvérsia sobre migração e racismo contra latinos, tanto nos Estados Unidos como no México, pode ter o efeito de enviar a dezenas de milhares de não-documentados à prisão, o que poderia gerar centenas de milhares de dólares de lucros para as empresas de cárceres privadas que se encarregam de alojar as vítimas da lei, informou NPR.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Para onde vai a Europa?

Sami Nair

Depois da Grécia, a Irlanda. E depois, provavelmente, Portugal. Na sequência, não sabemos. O que é certo é que vários países estão ameaçados pelos mercados. A Espanha já está sob a alça da mira. Mas com o devido respeito pelos demais, o caso da Espanha é diferente. Trata-se da quarta economia da Europa (12% do PIB europeu) e é um peso pesado da política europeia. A dívida espanhola é três vezes superior à grega, seu déficit está, há dois anos, em torno de 10% do PIB, e o desemprego, que atinge todas as faixas de idade, está acima dos 20%. Se a Espanha recorrer ao fundo de resgate europeu, isso abriria também, de maneira inevitável, o caminho para ações especulativas contra Itália e França, o que significaria um giro decisivo para a Europa.

O paradoxo é que a estratégia europeia de saída da crise mundial (desregulamentação do mercado de trabalho, deflação salarial, desemprego estrutural, cortes orçamentários e privatizações) mostra os mercados cada vez mais vorazes. Daqui em diante, eles querem tudo. Essa estratégia, fundamentalmente recessiva, provoca um aumento legítimo das reivindicações sociais e políticas e dá lugar a perguntas que começam a ser formuladas espontaneamente pelas opiniões públicas. Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia, expressa assim esse estado de ânimo: “Para Atenas, Madri ou Lisboa, se colocará seriamente a questão de saber se interessa continuar o plano de austeridade imposto pelo FMI e por Bruxelas, ou se, ao contrário, é melhor a voltar a serem donos de suas políticas monetárias” (Le Monde, 23-24 de maio de 2010).

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

SBPC e ABC apresentam propostas ao futuro ministro de C&T

Aloizio Mercadante, confirmado nesta quarta-feira (15/12) como ministro da Ciência e Tecnologia no governo Dilma, terá reunião na próxima semana com o atual titular, Sergio Rezende

Em nome da comunidade científica brasileira, os presidentes da ABC e da SBPC, Jacob Palis e Marco Antonio Raupp, encaminharam ao futuro ministro de C&T, Aloizio Mercadante, propostas de ação para o setor.

O documento reúne 10 pontos considerados como necessários para promover o avanço da ciência brasileira. A íntegra do texto pode ser lida no seguinte link: http://www.jornaldaciencia.org.br/links/Propostas_ABC_SBPC.pdf


Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC



Sai resultado da 32ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) teve a participação de 350 mil jovens estudantes e seus professores

A OBM tem crescido nos últimos anos. Neste ano, participaram 4.651 escolas, sendo 2.770 da rede pública e 1.881 da rede privada de ensino. Veja os resultados da OBM 2010 em:

http://www.obm.org.br/opencms/premiados/2010.html

O Programa Nacional de Olimpíadas de Matemática conta com a colaboração de professores universitários em 155 instituições de ensino superior: eles participam de todas as atividades da OBM, inclusive aquelas referentes à OBM Nível Universitário em atividades de coordenação, divulgação, treinamento de alunos, aperfeiçoamento de professores e aplicação das provas.

(Assessoria de Imprensa da OBM)


Em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Viva Wikileaks! "Sicko" não foi proibido em Cuba

Wikileaks fez ontem algo incrível e publicou um trecho classificado pelo Departamento de Estado que tratava, em parte, sobre mim e meu filme, 'Sicko'.

É uma visão impressionante sobre a natureza orwelliana de como os burocratas do Estado fazem circular suas mentiras e tratam de recriar a realidade (suponho que para satisfazer seus chefes e dizer-lhes o que querem escutar).

A data é o 31 de janeiro de 2008. Apenas uns dias depois que Sicko fora indicado ao Oscar como Melhor Documentário. Isto deve ter enlouquecido alguém no Departamento de Estado de Bush (seu Departamento do Tesouro em seguida havia me notificado que estavam investigando quais são as leis que podia ter violado ao levar três dos primeiros resgatistas do 11 de novembro a Cuba para que recebessem atenção médica que lhes havia sido negada nos Estados Unidos).

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

O jornalista que lançou o sapato em Bush escreveu um livro sobre o sofrimento iraquiano

O jornalista iraquiano Muntazer al Zaidi, que se fez famoso após arrojar há dois anos seus sapatos sobre o então presidente ianque, George Bush, publicou um livro no Líbano "para mostrar o sofrimento do povo iraquiano".

“A última saudação ao presidente George Bush”, é o título da obra deste jovem de 28 anos no qual denuncia a destruição de seu país desde o bloqueio imposto contra o governo de Sadam Hussein em 1991, em represália pela invasão iraquiana do Kuwait.

“Os ianques fomentaram as matanças e os saques” no Iraque após a invasão de 2003, assegura Al Zaidi à agência Efe, enquanto fuma um "narguilé" sentado em um restaurante do sul de Beirute.

El libro se titula "El último saludo al presidente George Bush"

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

Revista Eletrônica inTolerância

O LEI - Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP - publica, hoje, com satisfação, o Nº 1, de sua revista eletrônica inTolerância.

Com esta iniciativa inauguramos mais um espaço disposto a acolher ideias no campo das humanidades, com o objetivo de discutir amplamente as problemáticas relativas ao binômio intolerância/tolerância.

A partir de agora, o leitor interessado poderá acessar as páginas de inTolerância através do Portal Rumo à Tolerância.

Convidamos a todos a colaborar com os próximos números desta revista, enviando material, conforme as normas ao final da publicação.

Boa leitura!

Editoria Executiva

inTolerância

Revista Eletrônica LEI/USP
PORTAL RUMO À TOLERÂNCIA

Chávez afirma que impedirá a entrada de novo embaixador americano na Venezuela


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou no sábado que não permitirá a entrada no país do embaixador designado pelos Estados Unidos, Larry Palmer, que voltou a acusar de "desrespeitar" seu governo.

"O senhor Palmer aqui não entra", afirmou Chávez em uma reunião do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que ele preside, transmitida pelo canal estatal VTV.

"Se vier será preciso agarrá-lo em [o aeroporto internacional de] Maiquetía. [Chanceler] Nicolás [Maduro], dê um café em meu nome e ao, mesmo tempo, 'bye bye', não pode entrar neste país", completou Chávez.


Confira a notícia da France Presse, na Folha.com .

Richard Stallman: “Chrome OS significa perder el control de datos”


En unas palabras recogidas por The Guardian, Richard Stallman vuelve a reafirmar su posición frente a la computación en nube, a días de que se haya lanzado Chrome OS un sistema que, como sabemos, opera exclusivamente en la nube.

Stallman advierte que Chrome OS significa perder el control de datos y que empujará al común de los usuarios a una “computación descuidada” ya que los datos los almacenará y controlará una empresa en sus remotos servidores, llevando documentos e información personal a lugares desconocidos.


Vejam mais detalhes em MUY LINUX

Richard Stallman: “WikiLeaks es un modo de resistencia contra estados que odian nuestras libertades”

Richard Stallman, referente internacional en el activismo de software libre, y el fundador del Free Software Foundation, considera a Julian Assange como un héroe. Pero disputa la utilidad de las últimas filtraciones diplomáticas porque —según Stallman— no revelan ningún crimen y podrían llegar a obstaculizar la libre comunicación en la red.


Vejam a entrevista em USEMOS LINUX

Debian 6.0 tendrá un kernel completamente libre de código propietario


La próxima edición 6.0 –nombre en clave ‘Squeeze’- de la gran distribución GNU/Linux referencia en el sector, contará con un kernel totalmente libre sin código propietario según anuncian desde Debian.


Vejam mais detalhes em MUY LINUX

Declínio e queda do império americano

Quatro cenários para o fim do século americano em 2025

por Alfred W. McCoy [*]
Uma aterragem suave para a América daqui a 40 anos? É melhor não apostar. O desaparecimento dos Estados Unidos, enquanto superpotência global, pode chegar muito mais depressa do que se imagina. Se Washington está convencido que o fim do Século Americano será lá para 2040 ou 2050, uma avaliação mais realista das tendências internas e globais sugere que em 2025, apenas daqui a 15 anos, pode estar tudo acabado excepto a gritaria.

Apesar da aura de omnipotência que a maior parte dos impérios projecta, uma olhadela para a sua história devia lembrar-nos que eles são organismos frágeis. A sua ecologia de poder é tão frágil que, quando as coisas começam a correr mesmo mal, os impérios normalmente esboroam-se com uma rapidez impiedosa: um ano apenas para Portugal, dois anos para a União Soviética, oito anos para a França, 11 anos para os otomanos, 17 anos para a Grã-Bretanha e, com toda a probabilidade, 22 anos para os Estados Unidos, a contar do ano crucial de 2003.


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

A CIA ofereceu multimilionários gastos para defesa legal de contratistas que aplicaram tortura

Quando a CIA decidiu torturar detidos em prisões no estrangeiro submetendo-os às técnicas do submarino, a agência buscou dois contratistas. Estes homens desenharam para a CIA o programa de interrogatórios e também tomaram parte pessoalmente nas sessões de tortura.

Mas para fazer o trabalho, a CIA teve que prometer-lhes uma cobertura de pelo menos 5 milhões de dólares de honorários legais para que eles pudessem se defender em caso problemas futuros, revelaram ex-funcionários dos EE.UU. ao The Huffington Post.

O acordo secreto é a mais generosa proteção oferecida pela agência, inclusive maior que aquela que dá a seus próprios funcionários, assegura o diário digital.

Legenda da foto: "Mike Morice, centro, y otros miembros del grupo "El mundo no puede esperar" realizan una demostración de la técnica del "submarino" fuera del consulado español en Manhattan para instar el enjuiciamiento en España de la presunta participación de funcionarios de la administración Bush en la tortura de sospechosos de terrorismo, Jueves, 23 de abril de 2009 en Nueva York. (Foto AP / Mary Altaffer)"


Vejam mais detalhes em CUBADEBATE