sábado, 2 de março de 2013

1ª professora com Down do país defende inclusão em escola regular

Seja na aula de spinning, de musculação, nas oficinas de teatro ou no trato com as crianças no trabalho como professora, Débora Araújo Seabra de Moura, de 31 anos, prova que a inclusão é possível. Moradora de Natal (RN), ela estudou exclusivamente na rede regular de ensino, e foi a primeira pessoa com síndrome de Down a se formar no magistério, em nível médio, no Brasil, em 2005. Fez estágio na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e há nove anos trabalha como professora assistente em um colégio particular tradicional de Natal, a Escola Doméstica.


Confira no G1.

ULTRADIREITA DE ALCKMIN É MAIS GRAVE DO QUE PARECE


É bem mais grave do que parece a nomeação feita pelo governador Geraldo Alckmin do advogado Ricardo Salles, como seu secretário particular. Nesta função, Salles cuidará de toda a agenda do governador do estado mais rico do País. Aparentemente uma função burocrática, mas o fato é que, com essa nomeação, o político tucano instala, dentro do Palácio dos Bandeirantes, um movimento que exala obscurantismo.
Fundador do Instituto Endireita Brasil, Salles lidera campanhas contra o desarmamento, é contra o casamento gay e classifica o MST como um movimento "terrorista". Que a direita mostre sua cara, e o faça dentro dos limites da legalidade, é algo que faz parte do regime democrático. Ocorre que a atuação do Endireita Brasil vai muito além da defesa de princípios conservadores e da economia de mercado.
Basta entrar na página do Instituto no Facebook para constatar algumas atrocidades que são publicadas pela turma de Salles. Uma das postagens, por exemplo, pergunta: "Qual você escolhe, governos militares ou DITADURA do proletariado?" Na imagem, generais que estiveram à frente de um regime que perseguiu, torturou e matou opositores são apresentados como homens de bem, que não enriqueceram no poder, e confrontados com o ex-presidente Lula – um homem que teria uma fortuna de US$ 3 bilhões. A fonte dessa informação? Uma reportagem da revista Forbes que jamais existiu. Ou seja: uma das táticas do Endireita Brasil, agora instalado no Palácio dos Bandeirantes, é espalhar mentiras pela internet.

Leia mais no Brasil 247.

A Itália e o mito do BC independente


Mario Monti era a encarnação desse sistema, que avançou mais na Europa do que em outras partes do mundo por uma questão prática. Enquanto no resto do mundo o Banco Central responde a um determinado governo – muitas vezes eleito democraticamente –, no Velho Mundo vive-se uma situação especial. O Banco Central é mesmo “independente” dos eleitores.  Escolhido por todos os governos, não presta contas a ninguém – tornando-se um alvo fácil dos mercados.
Não tem compromisso com o futuro das famílias comuns nem com o emprego da juventude.
Sua base social é vaporosa, pulverizada.  Não responde a ninguém. Por isso todos os  governos europeus caem como dominó, mas a política do BCE continua a mesma.

Facebook falha em manter páginas que incentivam crimes

Depois de ganhar fama por censurar páginas que fazem alusão à nudez, o Facebook ainda tem dificuldades de conter fanpages brasileiras que incentivam o crime. Uma delas é “Dina Terro Dos Policia”, do traficante Dina, que se diz membro do Comando Vermelho, uma organização criminosa que atua no Rio de Janeiro. Entre as fotos empunhando pistolas e fuzis, ele se gaba de ter participado de uma “guerra” contra a favela vizinha em setembro de 2012.


Confira no IG.

O homem que fazia chover


Quando pequeno, eu sabia me esconder dentro da chuva. Trancava-me com força dentro das gotas que juntas formavam aquela cortina de coisa limpa e viva, aquele choro de alegria que o céu derramava quase raramente. Como água caindo do céu era coisa difícil pelas bandas da minha vida, eu geralmente precisava inventar esconderijos diversos: dentro das coisas velhas que meu avô mantinha num depósito com cheiro de metal enferrujado e tristeza de rato faminto, dentro dos gritos da minha mãe, mais dentro ainda, e perdido, no amor também da mãe que não sabia usar sua liberdade para encontrar a minha.
Passava o ano inteiro esperando pela chuva, para encontrar a porta daquela outra vida que me recebia tão bem. Eu me escondia secretamente no barulho dela. Se a chuva durasse dois dias, por dois dias, todos de casa ficavam malucos procurando minha presença, aquela coisa pequena que ria de tudo e só sabia ficar quieto e obedecendo, de cabeça erguida, com os olhos dentro dos olhos do céu, com a boca aberta, escondendo a vida da chuva dentro do que eu queria que em mim fosse vida nova.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Sem emprego, haitianos perambulam por cidades do Acre

Em uma casa que abriga haitianos, o espaço é pequeno; todos os cômodos são aproveitados e estão superlotados. As árvores do quintal servem para amarrar as redes.

Não há comida para todos. Quem ainda tem dinheiro compra o que pode, como arroz e feijão. Uma forma encontrada pelo governo para auxiliá-los é fazer com que cada empresário que busca a mão de obra dos haitianos doe cestas básicas.

A casa está com o fornecimento de energia suspenso por falta de pagamento. O esgoto corre a céu aberto. Não há banheiros suficientes. O banho é tomado ao ar livre. A água escorre pelo quintal, criando um ambiente insalubre.


Confira o texto da BBC no UOL.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Morre o francês Stéphane Hessel, autor de "Indignai-vos!"

O intelectual francês Stéphane Hessel, autor do livro "Indignai-vos!", que inspirou movimentos de protesto em todo o mundo, faleceu na noite de terça-feira aos 95 anos, informou a esposa, Christiane Hessel-Chabry. Stéphane Hessel nasceu em 20 de outubro de 1917 em Berlim, mas se mudou para a França aos oito anos e adquiriu a nacionalidade francesa em 1937. 

Membro da resistência e deportado durante a Segunda Guerra Mundial, e depois embaixador da França, Hessel, homem de esquerda e europeísta convencido, era conhecido pela defesa dos direitos humanos, do direito de asilo, dos imigrantes e dos direitos dos palestinos. Escreveu muitas obras, mas foi o pequeno livro "Indignai-vos!, publicado em 2010 e no qual defendia o espírito de resistência, que lhe rendeu fama mundial.


Confira na Correio do Povo.

México estima que 26 mil desapareceram desde 2006

O governo mexicano estima que 26.122 pessoas desapareceram durante dezembro de 2006 a novembro de 2012, durante o governo do presidente anterior, Felipe Calderón.

A estimativa, divulgada pela secretária de direitos humanos do ministério do Interior, Lia Limon, é muito maior que do que as anteriores feitas pelo governo. A lista inclui mais de 20 mil investigações oficiais em andamento e outros 5.206 casos que ainda estão pendentes.

Na semana passada, a ONG Human Rights Watch disse ter encontrado provas de "desaparecimento envolvendo agentes do Estado".

O grupo diz que 250 desaparecimentos ocorridos durante o governo anterior, do então presidente Felipe Calderón, ocorreram com envolvimento de membros de forças de segurança que estariam ligadas a carteis de drogas.


Confira a notícia da BBC Brasil, no UOL.

Yoani de 'saia justa'




* No 'Roda Viva' da TV Cultura, a 'blogueira' cubana Yoani Sanchez foi  questionada sobre a alegada 'repressão' sofrida por ela,  mas  que, contraditoriamente, dá entrevistas, não tem sido presa, viaja e volta ao país... Os cubanos também podem livremente 'tocar' e cuidar de sua vida...  A resposta de Yoani é impagável. Veja no vídeo acima, via You Tube. 

**Pescado do blog Islamia

Promotoria quer investigar repasses do governo mineiro à rádio de Aécio Neves


O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) deve decidir nesta terça-feira, 26, se a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte poderá investigar repasses publicitários feitos pelo governo de Minas Gerais para a Rádio Arco-Íris, do ex-governador e atual senador Aécio Neves (PSDB-MG) e de sua irmã, Andrea Neves. O CNMP vai decidir se a competência é da Promotoria ou do procurador-geral de Justiça.
No ano passado, o coordenador de Defesa do Patrimônio de Belo Horizonte, João Medeiros, abriu inquérito civil para apurar se os repasses não ferem a Constituição. O inquérito foi aberto pelos deputados estaduais Rogério Correia (PT-MG) e Sávio Souza Cruz (PMDB-MG), que pedem para que sejam investigadas as transações feitas entre 2003 e 2010, informa a Agência Estado.  

A investigação, porém, foi cancelada pelo procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques, que assumiu o comando do inquérito e o arquivou no final do ano passado. A medida foi considerada ultrajante por Medeiros, que propôs para o Conselho Nacional uma “reclamação para a preservação da autonomia” do Ministério Público, pedindo a devolução do inquérito civil. 


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Brasil. Caso Potxolin: “Imbróglio” de Mentiras e Verdades

 
Arapongas da Polícia Federal a serviço da truculenta "Ertzaintza"prenderam no dia 18 de janeiro Joseba Gotzon Vizan González- Potxolin, cidadão basco,que vivia no Rio de Janeiro desde 1996 dando aulas.Declarações do “zeloso” Superintendente da Polícia Federal Valmir Lemos de Oliveira.  

Versão completamente diferente publica o jornal ABC de Madri, que a detenção no Rio de Janeiro havia sido feita por agentes da Polícia Nacional da Espanha, a truculenta "la Ertzaintza". Mais tarde, outras versões apresentaram a detenção como realizada somente pela Polícia Federal. O que há de Verdade e de Mentira no “imbróglio”internacional.   


Vejam mais em KAOSENLARED.NET

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Argentina denuncia presença de armamento nuclear nas Malvinas perante a ONU

A Argentina acusou nesta segunda-feira (25/02) o Reino Unido de transportar, em submarinos, armamento nuclear às Ilhas Malvinas e violar, assim, os tratados internacionais que estabelecem que esta zona deveria estar desnuclearizada.

"Nos encontramos em uma etapa precária de implementação do tratado de Tlatelolco, que proíbe completamente o armamento nuclear na América Latina e no Caribe. Esta precária implementação é desafiada pelo Reino Unido", manifestou o secretário de Relações Exteriores da Argentina perante a Conferência de Desarmamento da ONU, Eduardo Zuain.

Além disso, Zuain responsabilizou o Reino Unido de uma injustificada e desproporcional presença militar no Atlântico Sul, "que inclui deslocamentos de submarinos com capacidade de levar armamento nucleares na zona desnuclearizada".



Leia no Opera Mundi.

Índia coloca sete satélites em órbita, seis deles estrangeiros

A ISRO (Organização da Pesquisa Espacial da Índia) colocou em órbita nesta segunda-feira (25/02) sete satélites, sendo seis deles estrangeiros, informou a agência do país asiático através de seu site.

Os satélites foram lançados pouco depois das 18h local (9h30, horário de Brasília), em um veículo polar PSLV-C20 de 44,4 metros de altura e 229 toneladas de peso desde uma plataforma na base de Sriharikota, no sudeste do país.


Confira no Opera Mundi.

Venezuela (II): EUA ficaram impressionados com modernização das Forças Armadas da Venezuela, segundo Wikileaks

Os EUA espionaram o Exército, a Marinha e a Força Aérea venezuelana, além da indústria armamentista do país sul-americano. A revelação foi feita pelo site Wikileaks, fundado pelo jornalista e ativista australiano Julian Assange. O site vazou mais de cinco milhões de arquivos da empresa de espionagem norte-americana Stratfor.

Dos milhões de documentos vazados pelo Wikileaks, cerca de 41.160 são relacionados ao país governado por Hugo Chávez. Nos documentos há especulações sobre o estado de saúde de Chávez, a aproximação do país com o Irã, alertas sobre o risco de nacionalização de empresas privadas, a situação econômica e as Forças Armadas da Venezuela.


Confira no Opera Mundi.

Venezuela (I): Wikileaks: EUA atuaram para unir direita venezuelana em 2012, mostram documentos

Os Estados Unidos fizeram um esforço de bastidores para unir a oposição venezuelana e tentar tirar Hugo Chávez do poder nas eleições de outubro de 2012, revelam documentos vazados pelo site Wikileaks. O site, criado pelo jornalista e ativista australiano Julian Assange vazou mais de cinco milhões de telegramas da empresa de espionagem norte-americana Stratfor.

A Stratfor alega prover informações para multinacionais com o desejo de investir na Venezuela. Entretanto, a troca de telegramas mostra outro cenário: a empresa trabalhou como uma agência de espionagem, com o objetivo de influenciar a política do país sul-americano, criando condições adequadas para o aumento da influência norte-americana.


Continue lendo no Opera Mundi

Charge do Osval






Charge de OSVAL vista em REBELION.ORG

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Presidente Chávez e os abutres


*Charge do Latuff

-Via http://o-boqueirao.blogspot.com.br/

O que Aécio faria do Brasil que temos hoje?

Encarregado de fazer o contraponto à la carte para a mídia, Aécio Neves sequer roçou a grande pergunta embutida no feixe de avanços sociais e econômicos reunidos pela Fundação Perseu Abramo, para o evento da última 4ª feira, '10 Anos do PT'.

A pergunta é:

'Se voltasse ao poder, o que o conservadorismo faria do Brasil que temos hoje?'

A omissão não deve ser debitada à superficialidade pessoal do provável candidato tucano em 2014.Colunistas da cota reservada a José Serra sibilam essa interpretação.

Maldade.

O fato de Aécio ter omitido preferências não significa que não as tenha.

Ele as tem.

São as mesmas dos seus rivais de partido; as mesmas dos vulgarizadores de seu credo na mídia.

As mesmas marteladas pelos professores-banqueiros encarregados de pavimentar a candidatura conservadora até 2014.  


Vejam mais em CARTA MAIOR

MPF apura possível ameaça de morte a religioso por fazendeiros

Delimitação de Terra Indígena em Iguatemi teria ocasionado a intimidação. Inquérito policial deve investigar a existência ou não do crime de ameaça

do MPF/MS

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso do Sul solicitou à Polícia Federal de Naviraí a instauração de inquérito policial para apurar possível crime de ameaça contra um frei franciscano que atua junto às comunidades indígenas guarani-kaiowá e guarani-ñandeva no sul do estado.  

A ameaça de morte teria sido realizada verbalmente por fazendeiros e comerciantes de Iguatemi durante uma reunião, em janeiro deste ano, na sede da Associação Comercial do município. O encontro tratava da publicação de portaria da Fundação Nacional do Índio (Funai) que delimita a Terra Indígena Iguatemipegua I (Mbarakay e Pyelito) e dá prosseguimento à demarcação de terras na região.  

Na ocasião, o frei teria sido acusado de incitar os índios a ocupar fazendas e reivindicar áreas. Intimidado, o religioso encaminhou documento ao MPF relatando o fato. Na representação, ele afirma realizar apenas trabalho de evangelização e promoção social em prol das comunidades indígenas, sem interferir na autonomia dos índios nem incentivar a ampliação de suas reservas.


Vejam mais em BRASIL DE FATO

PT, 33 – Lula/Dilma, 10

 Selvino Heck

Sem falso orgulho, mas com suficiente modéstia e responsabilidade, posso dizer que participei dos 33 anos do Partido dos Trabalhadores, do qual sou fundador, e dos 10 anos dos governos Lula e Dilma. 

Orgulho, porque, pela primeira vez na história, é criado um partido popular, das lutas e mobilizações e sociais, de esquerda, de baixo para cima e, pela primeira vez na história, a partir deste partido foram eleitos presidentes da República um operário metalúrgico e sindicalista e uma mulher e ex-presa política.  

Modéstia, porque muitas e muitos participaram e ainda participam desta história, são seus autores e artífices, uma multidão de jovens, mulheres, operários, empregadas domésticas, agricultores, funcionários públicos, motoristas, aposentados.  


Vejam mais no JORNAL DO BRASIL