sábado, 19 de abril de 2008

Em matéria da Carta Capital, erros típicos do PIG

Em artigo no site da Revista Fórum, o jornalista Kerison Lopes critica a matéria “O êxodo das cordas”, publicada na Carta Capital. Ele diz que a reportagem comete falhas graves ao abordar a contratação de músicos estrangeiros pela Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais. “Não houve o cuidado mínimo de apuração”, observa.

``Ao contrário das maravilhas que Ana Paula conta, o que se viu em audições realizadas pela OSCIP foram cenas dignas de uma comédia, com jurado fugindo pela janela para se esconder do oficial de justiça que levava a proibição para realizar a seleção.''

VERMELHO
FÓRUM

Para não esquecer 1968



PARA NÃO ESQUECER 1968 Nei Lisboa




foto Daniel de Andrade-Gaia




blog it

Enquanto isso, fora do fisl...

Todas as escolas de Porto Alegre que receberam estrutura de Informática da Prefeitura Municipal irão migrar de Linux, sistema operacional contido no projeto original, para Windows. A denúncia é feita pelo gabinete da vereadora gaúcha Margarete Moraes, do PT. "Imagine que custo isso não acarretará! Além disso, houve a liberação, em dezembro, de uma dispensa de licitação da EPTC para contratação, junto à Procempa, de R$ 470 mil em licenças de Windows", afirma o chefe do gabinete, Cesar Bento.

Leia o restante no Baguete.

Fotos mostram lixo espacial na órbita da Terra

A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira imagens do lixo espacial em órbita em volta da Terra.

Além dos satélites desativados, as fotos de satélite mostram resíduos espaciais como fragmentos de aeronaves espaciais que se quebraram, explodiram ou foram abandonados. De acordo com a ESA, aproximadamente 50% dos objetos que podem ser rastreados são derivados de explosões ou colisões na órbita terrestre.

blog it

charge BIER

clipped from grafar.blogspot.com
blog it

EM DEBATE: Sementes do mal

Os produtos transgênicos e o jogo de poder envolvido na liberação dos mesmos. Essa e outras questões sobre transgênicos podem ser encontradas no livro Transgênicos: As sementes do mal – A silenciosa contaminação dos solos e dos alimentos.

Radioagência NP: Como acontece a contaminação de transgênicos em plantações não transgênicas de espécies como a soja, milho e colza?

Antonio Andrioli: A soja é uma planta autogâmica. Ela mesma se poliniza e não há cruzamento, pois esse é fechado e se dá dentro da própria planta e há uma probabilidade de cruzamento para uma outra espécie de soja, em torno de um por cento apenas. Já o milho e a colza são diferentes, pois elas são plantas de polinização cruzada, então vai haver um cruzamento e você acaba tendo um alto índice de contaminação. Outro fator é que nós também sabemos claramente que no Brasil, não temos uma separação da soja transgênica e não transgênica nos armazém, isso causa altos índices de contaminação.
blog it

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Apóie esta causa

Mais informações no enlace abaixo.
clipped from www.pol.org.br
8 Razões para aprender Psicologia no Ensino Médio
  • A Psicologia, enquanto ciência, apresenta um conjunto de teorias e estudos contemporâneos voltados para uma formação humanizadora do jovem.
  • Os estudos da Psicologia permitem uma relevante leitura das relações sociais e culturais na constituição dos sujeitos sociais.
  • A Psicologia possibilita que o jovem compreenda os fatores constitutivos da subjetividade humana, do desenvolvimento da personalidade, da vida comunitária e das novas organizações familiares.
  • A Psicologia contribui de forma direta para a concretização dos objetivos do ensino médio estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB favorecendo a construção de sujeitos autônomos e democráticos.

  • Apóie esta luta!

    Senadores e Deputados solicitamos a inclusão da Psicologia como disciplina no Ensino Médio nos Projetos de Lei que tramitam na Câmara e no Senado, tais como:

    blog it

    O assassinato da menina Isabella de Neve

    Jamais se fez e provavelmente jamais se fará um jornalismo que cubra seriamente crimes cometidos por marginais pobres. Numa cidade como o Rio, os jornais não teriam espaço para outras notícias. São os mortos e criminosos anônimos do dia a dia que não dão leitores. Quando o crime acontece acima da classe média, porém, quando deixa o drama para invadir a tragédia, dificilmente abandona a primeira página. O assassinato da menina Isabella em São Paulo é uma tragédia e os personagens centrais são conhecidos. Fazem parte da mitologia. Leia o artigo de Fausto Wolff no JB.

    Fiocruz contra malária

    Ontem, o laboratório farmacêutico público do Brasil, Farmanguinhos/Fiocruz, em parceria com a Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), lançou, no Rio de Janeiro, o novo medicamento contra a malária: o ASMQ. A nova combinação de artesunato (AS) e mefloquina (MQ) é em dose fixa. Tanto as crianças, principais vítimas da malária, como os adultos tomarão um ou dois comprimidos por dia, durante três dias. Mais no JB .

    Recorde de contratações com carteira assinada

    A contratação de trabalhadores com carteira assinada bateu novo recorde em março e no primeiro trimestre do ano. Segundo dados do Ministério do Trabalho, foram abertas 206.556 vagas em março, o que representa um aumento de 41% em relação ao mesmo mês do ano passado.

    Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram ainda que nos três primeiros meses do ano foram gerados 554.440 novos postos de trabalho, um aumento de 39% em relação ao primeiro trimestre de 2007. Assim, trata-se do melhor mês e do melhor primeiro trimestre da série histórica, que entrou no 17º ano. Mais na Pholha.

    UnB: Assembléia dos Estudantes decide pela desocupação da reitoria














    Os estudantes decidiram desocupar a Reitoria após quinze dias de movimento. Eles deixarão o prédio hoje, dia 18 de abril, às 12h. A decisão foi tomada na tarde de quinta-feira durante assembléia geral no térreo do edifício. Cerca de 500 alunos participaram da reunião. A desocupação não será imediata porque os estudantes estão passando a noite fazendo uma limpeza geral, para entregar o espaço em ordem.

    mais no blog da ocupação.

    A ocupação chegou ao fim com muitas conquistas, mas a luta continua.

    Detran - RS, um departamento que diz a que veio

    quinta-feira, 17 de abril de 2008

    PirateBay cria refúgio para blogueiros

    Os campeões suecos da provocação criaram seu próprio WordPress para abrigar blogueiros em busca de liberdade de expressão. É o BayWords.

    Texto completo no blog da Sandra Carvalho, da Info Exame. Em tempos em que se cogitou que a justiça brasileira poderia bloquear acesso a todos domínios do WordPress, é bom saber que outros espaços estão se abrindo.

    Morre o poeta Aimé Césaire, considerado o apóstolo da 'negritude'


    O poeta e político Aimé Césaire, da ilha da Martinica, no Caribe, faleceu hoje aos 94 anos de idade em um hospital de Fort-de-France onde estava internado havia uma semana, informaram meios de imprensa locais.

    Considerado o apóstolo da "negritude" junto ao senegalês Léopold Sédar Senghor e o guianense Léon-Gontran Damas, Césaire foi durante anos deputado da ilha de Martinica e prefeito da capital, permanecendo como prefeito de honra até sua morte.

    Mais no obituário feito no G1. Foto também do G1.

    12 lábios em convívio amoroso

    Uma nova revolução sexual parece estar germinando entre a nossa juventude. Meninas estão andando de mãos dadas e beijando-se lascivamente em locais públicos. Há algum tempo me contaram que algumas adolescentes, colegiais ainda, estavam se beijando nas baladas para chamar a atenção dos meninos. Achei que era apenas um comportamento restrito a locais fechados e a algumas tribos urbanas, provavelmente saídas de colégios como o Equipe, Oswald de Andrade, Vera Cruz e outros tão caros e tão liberais quanto. O novo costume, entretanto, ganhou as ruas. Tenho visto essa cena se repetir na calçada de casa, na padaria, nos shoppings-centers. Leia mais no blog Escuta Zé .

    nota do editor: ontem à noite, umas 8 e meia, na esquina da Vigário com a Rua da Praia (Porto Alegre), eu vi duas meninas, tipo saindo do colégio, passarem de braços dados, trocando beijos na boca e afagos no rosto e cabelos. Iam muito divertidas entre si, mas davam umas olhadinhas para os lados, com frisos de olhar, pescando os olhares que as pescavam.

    Bolsa Família é um programa família mesmo

    A taxa de adequação no uso dos recursos do Bolsa Família é uma das maiores entre os projetos sociais desenvolvidos em todo o mundo. Ou seja, grande parte dos recursos são realmente usados para a finalidade a que se destinam. A informação é da vice-presidente do Banco Mundial para área de Desenvolvimento Humano, Joy Phumaphi, que fez em março uma visita de cinco dias ao Brasil para conhecer nossos principais programas em saúde, educação e proteção social. Jornal da Mídia .

    Povera Italia, povera sinistra italiana

    A coalizão de centro-direita liderada por Silvio Berlusconi venceu as eleições legislativas da Itália nesta segunda-feira. O ex-prefeito de Roma Walter Veltroni reconheceu a derrota do seu partido de centro-esquerda para o magnata da mídia italiana, que assumirá seu terceiro mandato como primeiro-ministro.

    Berlusconi conseguiu maioria absoluta no Senado e na Câmara, em um pleito que marcou a derrota da extrema-esquerda (a mesma que ajudou a derrubar Prodi), que agora não atingiu a porcentagem mínima de votos para ter representação no Congresso. Pholha.

    Governo Federal renovou a concessão da Globo

    A presidência da República publicou nesta terça-feira, 15, decretos renovando todas as cinco concessões pertencentes à Globo Comunicação e Participações S.A por mais 15 anos (contados a partir de 5 de outubro de 2007). As concessões permitem a radiodifusão de sons e imagens nas capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e do Distrito Federal. Nos demais estados, a programação da emissora é veiculada por meio de retransmissoras e, por isso, as concessões são em nome dessas empresas e não da Globo. As concessões das grandes redes de radiodifusão brasileira venceram em outubro do ano passado.
    A análise das renovações das concessões das radiodifusoras esquentou o clima no Congresso Nacional
    A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI), normalmente fora da lista de prioridade dos partidos, passou a ser a vedete da disputa
    O PT acabou vencendo a disputa e elegendo Walter Pinheiro (BA) para o comando da comissão.
    blog it

    Campanha mundial propõe restrições à publicidade infantil

    Horas e horas em frente ao computador, à tevê e ao videogame, aliadas à conseqüente redução da prática de exercícios físicos, somados ainda a uma dieta pouco sadia, têm tornado as crianças desta década mais rechonchudas que o recomendável para sua saúde. Este problema já não é mais exclusividade de países ricos, como os EUA. Pesquisas recentes constataram que o Brasil e outros países em desenvolvimento têm adotado uma dieta de risco desde a infância, com o aumento do consumo excessivo e desbalanceado de calorias e de alimentos de baixo teor nutricional, como biscoitos e refrigerantes.
    Fracasso da auto-regulação

    As “polêmicas” são fruto da discordância do setor regulado, que não aceita seguir qualquer regra. As indústrias alimentícias, agências publicitárias e meios de comunicação defendem a auto-regulação, que atualmente vigora no Brasil e em outros países.
    O que propõe o Código?
    Vetar qualquer tipo de propaganda destes alimentos nas escolas;
     blog it

    Comunicado as rádios comunitárias

    Diário Oficial publica novo aviso de habilitação para rádios comunitárias

    Fonte: Assessoria de Imprensa - MC (01/04/2008)

    Entidades têm até 12 de maio para solicitar inscrição junto ao MC. Objetivo é atingir 100% dos municípios brasileiros

    Brasília – O Ministério das Comunicações publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28/03), aviso de habilitação para rádios comunitárias em 24 novas localidades, abrangendo 12 estados diferentes. As entidades interessadas em executar o serviço nessas localidades têm 45 dias para solicitar sua inscrição junto ao MC e encaminhar a documentação necessária.

    No último aviso, que contemplava 950 localidades do país, 740 entidades se inscreveram e seus processos estão em análise inicial pela área de radiodifusão comunitária do MC.

     blog it

    quarta-feira, 16 de abril de 2008

    PirateBay processa indústria fonográfica

    O portal de torrents Pirate Bay anunciou que vai processsar o International Federation of the Phonographic Industry pela perda de receita sofrida pelo site após o bloqueio na Dinamarca, movido pelo IFPI em fevereiro.

    Texto completo no Baguete.

    O ouro dos tolos

    Brasil recebe carro de R$ 4 milhões. O esportivo Zonda F, automóvel mais caro do país, já tem compradores. O Brasil importa neste ano o primeiro esportivo Zonda F, de cerca de R$ 4 milhões. Mais sobre essa idiotice no JB.

    Banrisul está grandão! Ou é pra valorizar as ações?

    O Banrisul passou a integrar a lista das 2.000 maiores empresas do mundo, segundo a publicação norte-americana Forbes, especializada em economia, finanças e negócios. Leia no Baguete diário.

    Nelson Tanure ( Docas, JB, Gazeta Mercantil, CBM) compra Intelig

    A Intelig acaba de ser vendida. O comprador é Nelson Tanure, do Grupo Docas.

    Segundo informações do JB Online, o acordo foi fechado na segunda-feira, 14. O valor da operação não foi revelado. "A Intelig está sendo duplamente revigorada. Primeiro, porque o novo controlador está determinado a investir para fazer a empresa crescer e se tornar mais competitiva. Segundo, porque tem sinergia com um grupo de mídia que produz conteúdo diversificado, do hard-news ao lazer e entretenimento. Vai elevar a Intelig ao patamar mais disputado hoje pelas empresas de telecomunicação e comunicação, que é o da convergência de mídias", disse Leo Simpson, presidente da Intelig. Do Baguete .

    Entrevista de Mino Carta à Revista do Brasil

    Há quem diga que se Lula não tivesse cumprido os compromissos assumidos na Carta aos Brasileiros teria caído.
    Eu duvido. Quem dá o golpe se o povo elegeu e reelegeu esse cara da forma como o elegeu e, sobretudo, como o reelegeu? A mídia compactamente contra ele, todo dia soltando informações sobre corrupção, envolvimentos terríveis com o que há de pior etc. etc., e assim mesmo ele foi reeleito. Quer dizer, a estratégia da minoria branca, que normalmente dá certo, desta vez falhou. Não acho que havia condições para nenhum tipo de golpe. Os grandes estadistas têm coragem. Claro, se ele me ouvisse dizer essas coisas, diria: “Ah, o Mino é um iludido, um anárquico”. Conheço o Lula há 30 anos, sei o que ele pensa. Em inúmeras vezes percebi que ele me achava incômodo. Sou amigo dele e gosto muito dele, o acho um sujeito extremamente dotado, além de tudo tem um QI muito bom. Mas falta peito, falta coragem. [...] Acho que o segundo mandato está pior que o primeiro. Fiz uma longuíssima entrevista com ele – 13 páginas – em novembro de 2005 e ele me disse: “Você sabe, Mino, que eu nunca fui de esquerda...” [...] Leia a entrevista, também sobre o PIG, na Revista do Brasil.

    terça-feira, 15 de abril de 2008

    fisl: público recorde em 2008!

    Já passa de 6.200 o número de inscritos para participar do fisl 9.0, que ocorre no Centro de Eventos da PUC-RS da quinta-feira, 17, ao sábado, 19. O evento, que teve sua primeira edição em 2000, vem aumentando seu público ao longo dos anos: em 2007 foram 5.363 pessoas, vindas de 19 países. Destas, cerca de 60% eram profissionais do setor de TI, enquanto outros 38% eram estudantes da área.

    Texto completo no Baguete. Fisl, para quem ainda não sabe, é o Fórum Internacional de Software Livre.

    ONDE ANDAM AS CANSADAS

    Ana Maria Braga desistiu de mandar sua vaca para leilao no Rio
    09:44 Nota da Monica Bergamo hoje na Folha diz que a apresentadora Ana Maria Braga desistiu de levar uma das suas vacas a um leilao no Rio. Foi por conta do uso indevido de sua imagem - de Ana Maria, nao da vaca :- ). Diz a nota, citando a assessoria da apresentadora, que a organizaçao do leilao fez um comunicado ambíguo que sugeria que ela estaria no evento, o que nao iria acontecer. O plano original de Ana Maria era mandar um administrador da sua fazenda - com o incidente provocado pelo comunicado, ela desistiu. 15/04 Blue Bus

    Territórios da Cidadania não é eleitoreiro, segundo o TSE

    Essa é a conclusão da que chegou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com respeito ao pedido de abertura de ação contra o programa Territórios da Cidadania pelo DEM, que acusava o programa de fins eleitorais.

    O pedido do DEM foi relatado pelo Ministro do TSE, Ari Pargendler, que considerou sem procedência a acusação do DEM. Em sua conclusão anotou o seguinte:
    “.. parece desarrozoado (não razoável) reconhecer os atos relatados na petição inicial como propaganda eleitoral antecipada”.

    Em outra parte de seu relatório o Ministro do TSE diz:
    “.. nada no Programa Territórios da Cidadania, autoriza a conclusão de que ele proporcionará a distribuição bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública".

    O programa foi questionado pelos partidos oposicionistas PSDB e DEM, mas apenas esse último chegou a levar a questão aos tribunais. Outro que questionou o programa foi o ministro do TSE Marco Aurélio Mello. Clique aqui para ver a matéria publicada na Última Instância.

    segunda-feira, 14 de abril de 2008

    Fidel alerta cubanos sobre a volta ao capitalismo

    O líder Fidel Castro alertou aos cubanos que uma volta ao capitalismo eliminará os êxitos sociais de sua revolução, em um artigo publicado nesta sexta-feira (11), no qual criticou os "teóricos do acesso fácil aos bens de consumo".

    Recentemente, o irmão de Fidel e atual presidente, Raúl Castro, liberou a venda de produtos como computadores, celulares, motos, televisão, entre outros. O ato causou um grande salto de vendas de aparelhos eletrônicos na ilha. Raúl também autorizou que cubanos possam se hospedar em hotéis de turismo do país.


    O texto completo no G1.


    Brasil é 2º em ranking de redução de mortalidade infantil

    O Brasil ocupa a segunda posição entre os dez países que mais conseguiram reduzir o número de mortes de crianças com menos de cinco anos desde 1990, de acordo com uma edição especial sobre as Metas do Desenvolvimento do Milênio preparada pela revista médica britânica "The Lancet".

    O Brasil só ficou atrás do Peru na lista dos países que mais avançaram e vai precisar reduzir em apenas 0,6% a taxa de mortalidade infantil até 2015 para alcançar a meta.

    O Brasil reduziu de 57 para 20 o número de mortes nessa faixa etária a cada mil nascimentos entre 1990 e 2006, uma diminuição de 65%. A meta do país para 2015 é reduzir para 19 o número de mortes a cada mil nascimentos.

    O texto da BBC Brasil, está, completo, no UOL.

    Senado aprova novo fuso horário para evitar adequação à Classificação Indicativa

    Dias após a entrada em vigor dos dispositivos da Portaria 1.220/07 que determinam que as emissoras de TV adaptem suas transmissões aos diferentes fusos horários vigentes no país em função da classificação indicativa dos programas, as Organizações Globo radicalizaram a ofensiva contra a medida, prevista no Estatuto da Criança e Adolescente e na Constituição Federal. Antes da plena entrada em vigor da Portaria (foram cinco adiamentos), as emissoras tiveram 14 meses para se adequar às regras.

    Com um dia de atraso, a Globo alterou a grade da programação nos estados da Região Norte e Centro-Oeste que possuem fuso horário diverso do adotado em Brasília, “atrasando” seus programas em uma hora. Mas, ao contrário do que deu a entender na última semana [ver aqui] a emissora investe pesado para derrubar a classificação indicativa em todo o país.

    A cartada mais recente da emissora da família Marinho não é nada modesta: a alteração do fuso horário do Norte do país, igualando o fuso do Pará ao de Brasília e o do Acre e de parte do Amazonas ao do restante da Região Norte. A intenção é uma só: evitar “maiores danos” à grade de programação da emissora na região, agora já sob as obrigações da Portaria 1.220.

    Continue lendo no Observatório do direito à comunicação, visto na coluna Toda a Mídia, da Folha de São Paulo. Ou seja, talvez se venha a mudar os fusos horários do país para agradar a Rede Globo.

    Marquetinguelês e publish boys enfurecidinhos

    Essa cambada não quer passar sem sua cachaça ($$$$$$$) extraída dos comerciais de cerveja, os quais finalmente estão para ser regulamentados e proibidos em horários em que crianças assistem TV. Aí bolaram uma propaganda, bisonha que nem só eles! contra a regulamentação. Nela dizem que proibir a propaganda de cerveja é como proibir o abridor de garrafa. Não, mané: proibir propaganda de cerveja para crianças é como proibir cerveja para crianças. É por essa e outras que todos os dias eu agradeço por não ser um publish boy. Confira a bisonhice no JB .

    Programa Luz para Todos será levado para mais 1 milhão de famílias

    O programa Luz para Todos deverá ser ampliado, até 2010, com a inclusão de mais 1 milhão de residências. A informação foi dada hoje (14) pelo novo diretor do programa, Hélio Morito. Segundo ele, o governo vai conseguir atingir a meta estipulada, no lançamento do programa em 2004, de atender 2 milhões de famílias até o final deste ano. O orçamento total do Luz para Todos é de R$ 12,7 bilhões. Desses, R$ 10,8 bilhões já foram contratados.

    Agência Brasil

    Sobre a Resolução do TSE e a Internet

    Para ler o artigo na íntegra, acessar o enlace bem acima do texto.
    TSE AGE ILEGALMENTE AO PROIBIR O USO DA INTERNET NA CAMPANHA ELEITORAL
    *Por Luiz Afonso de Melo Peres
    O Tribunal Superior Eleitoral, expandindo a vertente autoritária que vem caracterizando diversas atitudes suas, novamente invade a competência privativa do Poder Legislativo para legislar, ato que compete ao Poder Legislativo.
    O Código Eleitoral e a Lei 9.504/97, que regulamentam as eleições, não trazem uma palavra sequer a respeito do uso da internet nos pleitos eleitorais. Logo, o TSE somente pode se limitar a regulamentar o que está na lei, e não criar direito novo, como fez através da referida Resolução. Tal conduta, além afrontosa à própria Constituição Federal, por caracterizar usurpação da função do Poder Legislativo em criar leis novas, igualmente se constitui em verdadeiro absurdo sob qualquer ângulo que se possa analisar.

    Por isso, temos que nos somar ao movimento que já vem ganhando espaço no País: o TSE tem que tirar suas mãos da Internet!

     blog it

    Financial Fuck Times

    Em maio de 1995 iniciaram-se na OCDE negociações secretas para um Acordo Multilateral de Investimentos, que abolia a soberania dos Estados, substituindo-a pelas empresas multinacionais. Denunciado o seu teor, dois anos depois, reação popular, principalmente nos grandes países europeus e no Canadá, impediu a tentativa. Muitas de suas cláusulas, no entanto, foram impostas, mediante convênios bilaterais, a países como o Brasil. O governo brasileiro de então, já cooptado pelo Consenso de Washington, abriu, sem reciprocidade, o mercado interno aos estrangeiros. Desnacionalizou empresas estatais estratégicas – em troca de moedas podres e com financiamento público – e estimulou, direta e indiretamente, a transferência de grande parte do parque industrial privado ao controle externo. Leia o artigo de Mauro Santayana no JB .

    Brasileira preside Conselho Mundial da Paz

    Delegações de 83 países participaram semana passada da Assembléia do Conselho Mundial da Paz (CMP), em Caracas, Venezuela, proclamada durante estes dias como capital mundial da paz e da luta antiimperialista. O fato novo é a grande presença latino-americana, facilitada pela escolha de um país da região como sede do evento, um fato inédito em 58 anos de vida da entidade. A brasileira Socorro Gomes foi eleita presidente do CMP. Leia mais no Vermelho. Dica da La Pasionaria Selénia alle.

    Pedrada de ouro em fantasma tucano

    Polícia Federal instaurou nesta semana inquérito para investigar a empresa fantasma Gold Stone, emissora de notas fiscais frias para o PSDB e para a campanha do tucano José Serra a presidente em 2002. Leia no blog Jacarandá da Bahia.

    Direita, eu?

    Chega a ser engraçado essa coisa de, no Brasil, ninguém ser de direita. Por aqui, alguém só se diz de direita quando quer chocar ou demonstrar certa ferocidade política e pessoal do tipo “sou de direita mesmo, vai encarar?”. Coisa de cabo eleitoral da TFP e bestas-feras do gênero. Mas a regra é diferente. Quem é de direita só abre a boca quando percebe receptividade no ambiente. Mais ou menos como quem é racista. Leia o artigo de Leandro Fortes na Carta Capital.

    Guia para reconhecer direitista enrustido:
    Pessoas de direita tendem a ser extremamente incoerentes. Via de regra, elas falam mal de tudo (política e políticos, programas na TV, filmes, jornalistas, sexualidade, música) e repetem que “o mundo está perdido”, “nada mais presta” ou “na minha época não tinha nada disso”. E geralmente terminam suas reclamações dizendo que a única solução para tudo isso é “jogar uma bomba atômica e começar tudo de novo”. Aí, logo depois, eles afirmam que são “conservadores”... Leia o guia de André Lux na Revista Fórum.

    Crivella lidera com folga e candidato petista dispara em pesquisa no Rio de Janeiro

    A aliança PT-PMDB pode mesmo surpreender na eleição carioca. Isso já era esperado. O ritmo de crescimento da candidatura de Alessandro Molon, candidato do PT à prefeitura do Rio de Janeiro, é que pegou todos de surpresa. Semanas atrás aparecia com míseros 1% dos votos. Em nova pesquisa, agora pelo Instituto GERP realizada entre os dias 8 a 11 de abril, o candidato petista saltou para 9%, em empate com Jandira Feghalli (PC do B), que aparece com 11%.

    O senador Marcelo Crivella (PRB), também da base de apoio do presidente Lula, lidera a pesquisa, passando de 20% para 30%, enquanto o candidato da aliança PV-PSDB-PPS, Fernando Gabeira, aparece com 22%. Em queda, a candidata do DEM, Solange Amaral, apoiada pelo prefeito-dengue César Maia, que aparece com 4%, num empate técnico com Chico Alencar (PSOL), com 3%. Clique aqui para ver a matéria do Jornal O Dia.

    Frei Betto, como São Tomé, teve que ver pra crer

    Nunca vi cabeça de bacalhau, mendigo careca, santo de óculos, ex-corrupto, nem filho de prostituta chamado Júnior. Nunca imaginei que, fora dos grotões, onde o compadrio prevalece sobre princípios ideológicos, veria uma aliança entre PT e PSDB. Mas o impossível acontece em Belo Horizonte, com ampla aprovação das bases petistas. Leia mais no blog do Júlio Garcia.

    domingo, 13 de abril de 2008

    PF tem Secretarias de Segurança de 14 estados

    14 dos 27 estados brasileiros (mais da metade) têm delegados da PF ocupando os cargos de Secretário de Segurança. Alagoas e Rio Grande do Sul (PSDB), Sergipe, Pará e Bahia (PT), Amapá, Amazonas, Ceará , Mato Grosso, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí e Rio de Janeiro. Leia "O ambicioso projeto dos federais" no JB.

    Todo mundo solto - ôba!

    A Polícia Federal prendeu, na Operação Pasárgada, 53 pessoas em Minas, Bahia e DF. Aí o judiciário federal (um juiz federal tinha sido preso) mandou soltar todo mundo (acho que já vi esse filme). Só o prefeito de Juiz de Fora (MG), Carlos Alberto Bejani (PTB), um dos 17 prefeitos suspeitos de roubo continua preso, pois tinha armas ilegais. Acompanhe a cobertura do caso na Pholha e algo no Acessa.com.

    O drama da oposição política

    Duas matérias que saíram hoje na Folha de São Paulo evidenciam o drama que vive a oposição – PSDB, DEM e PPS – às voltas das eleições municipais deste ano. Na primeira, a matéria da Folha mostra que a oposição só governa hoje 25 das cem principais cidades brasileiras. Aponta ainda como fator de enfraquecimento da oposição o fato de que apenas 64% dos prefeitos que lhes restaram são pré-candidatos, contra 76% dos partidos governistas.

    A Folha também destacou em outra matéria a luta do DEM para permanecer entre os grandes partidos. O isolamento do partido de direita, disputando hoje o mesmo eleitorado do PSDB, até então seu principal aliado político. De fato, o partido terá grande dificuldade em manter as prefeituras que possui nas grandes cidades. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o partido dificilmente manterá à frente dos executivos municipais. Clique aqui para ver as matérias publicadas originalmente no Congresso em Foco.

    Marta Suplicy e a nova norma do TSE

    A Folha de São Paulo destacou hoje que norma do TSE põe em risco a candidatura de Marta Suplicy à prefeitura de São Paulo. A primeira observação a ser é que o título da matéria poderia ser outro: “Norma do TSE põe em risco a candidatura de Alckmin em SP”. Explico. É que a nova norma do TSE fixa a aprovação da prestação contas em eleições anteriores como exigência para registro de candidatura no país. Acontece que tanto a candidatura de Marta Suplicy em 2004 quanto de Geraldo Alckmin em 2006 não foram aprovadas, portanto, os dois pré-candidatos estariam na mesma situação. É claro que a situação de Alckmin é mais confortável, pois não foram ainda rejeitadas, apenas o parecer é para sua rejeição. Mas também não foram aprovadas, como diz o texto da nova norma. Para ver a matéria orignalmente publicada pela Folha de São Paulo clique aqui.

    Pela CPI da "dívida" o Congresso poderia se redimir

    Há um tema importantíssimo em discussão no Congresso Nacional: a instalação da CPI da Dívida Pública, que conta com o mais absoluto silêncio das corporações de mídia.

    A iniciativa foi do PSOL, que se mobilizou desde fevereiro e conseguiu recolher, na Câmara dos Deputados, 185 assinaturas. São 14 a mais que o mínimo necessário. O deputado Ivan Valente disse ao blog que não há nenhum impedimento regimental para o início dos trabalhos; basta apenas vontade política do presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para que a CPI seja instalada. Em sua página na internet, Ivan pede a todos que enviem mensagens para Chinaglia cobrando a instalação imediata da CPI da Dívida Pública. O endereço é presidencia@camara.gov.br. A mensagem deve ser enviada com cópia para ivanvalente@uol.com.br e sol@chicoalencar.com.br, para que os deputados do PSOL também possam levar as cobranças pessoalmente.
    Leia a íntegra da nota de Marcelo Salles, do blog Fazendo Media. Mais sobre CPI da "divida" no sítio do deputado Ivan Valente.

    JUDICIÁRIO E POLÍCIA FEDERAL SE EMPORCALHAM EM MINAS

    A decisão do TRF em cima de uma firula jurídica e atendendo à defesa de um juiz preso por corrupção, que liberta esse juiz e estende a medida a todos os envolvidos, inclusive o prefeito de Juiz de Fora, notório corrupto, sem nenhum compromisso com coisa alguma que não seja a propina, é um escárnio, coloca o Judiciário sob suspeita no mínimo de corporativismo e remete o processo que vai resultar desse inquérito para mofar nos almoxarifados e escaninhos, nas pastas de um poder que por vários fatores tem sido cúmplice da corrupção. Vale a pena ser corrupto no Brasil. [...]

    Há dias ouvi de um advogado que havia recomendado ao seu cliente contratar um escritório de advogados lobistas em Belo Horizonte, pois a parte contrária fizera isso. O que é advogado lobista? É aquele que percorre os gabinetes dos tribunais distribuindo gentilezas a juízes, desembargadores, ministros, ou levando, como os bancos fizeram, a passeios em resorts de alto luxo, para conseguirem decisões favoráveis não importa a natureza do crime e no caso de Bejani são crimes continuados de corrupção.

    Leia o artigo de Laerte Braga e saiba como a PF emporcalha nesta operação o belo trabalho que vinha fazendo até agora. O Judiciário nós já conhecemos, mas a PF, surpreende pela segunda vez, depois daquele triste caso no Rio.