sábado, 13 de abril de 2013

Opositores comemoram morte de Thatcher em Trafalgar Square

Centenas de opositores de Margaret Thatcher festejaram na noite deste sábado, na Trafalgar Square, centro de Londres, a morte da ex-primeira-ministra britânica, vítima de um derrame cerebral no início da semana.

Antigos mineiros de carvão que participaram da greve nos anos 80 contra o governo da chamada "Dama de Ferro" se uniram a ativistas de extrema esquerda e a estudantes para comemorar a morte de Thatcher.

A multidão levou até os pés da coluna de Nelson uma efígie da líder conservadora, que incluía o característico colar de perolas e um cabelo formado por bolsas de plástico da cor laranja.


Confira a notícia da AFP, disponível no UOL.

Café "mais forte do mundo" ganha nome de Desejo de Morte. Topa?


Cansado de ouvir seus clientes pedirem por um café cada vez mais forte, um americano moeu os grãos e atendeu aos pedidos, dando origem ao que ele chama de "o café mais forte do mundo".
Batizado de "Desejo de Morte", ou Death Wish Coffee (em inglês), a mistura criada por Mike Brown tem um teor de cafeína 200% superior ao normal. Brown, que trabalhava em um pequeno café de Nova York antes de lançar ao mundo essa novidade, avisa aos futuros clientes que esperem "muitas noites sem dormir".

Leia mais no UOL Tabloide.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fux ganha festa de 60 anos bancada por advogado no RJ


Em meio à polêmica que cerca sua atuação no processo do mensalão, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux vai comemorar seu aniversário de 60 anos com uma recepção para mais de 140 convidados no próximo dia 26, na residência do advogado Sérgio Bermudes, no Flamengo, zona sul do Rio. "Será uma festa do mundo jurídico", define Bermudes, que vai promover o evento como presente ao amigo de 40 anos.
Um dos elos entre os dois amigos é a advogada Marianna Fux, filha do ministro. Também advogada, ela trabalha no escritório de Bermudes e, segundo ele, sugeriu a festa em homenagem ao pai. Marianna quer concorrer a uma vaga de desembargadora no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro pelo Quinto Constitucional destinado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para isso, precisa estar na lista sêxtupla que será submetida aos 180 desembargadores. Os três mais votados dessa relação serão levados ao governador, que escolherá o novo magistrado. Na festa, a candidata poderá encontrar boa parte do eleitorado e mesmo o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), que apadrinhou a candidatura de Fux pai ao Supremo Tribunal Federal. O prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB) também vai. 
Uma parte relevante da elite do Judiciário - ministros do Supremo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores, juízes, advogados - está sendo convidada. Reunião corriqueira, segundo Bermudes: ele já ofereceu reuniões sociais para o próprio Fux após sua nomeação para o STJ e para Carlos Alberto Direito quando nomeado para o STF. "Fora a entrevista do José Dirceu, não haveria nenhum motivo para que a festa tivesse repercussão", disse Bermudes.

Confira em A Tarde.

Atualização: O jornal Folha de São Paulo de 13 de abril informa que o ministro pediu que a festa fosse cancelada.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Coreia do Norte usa ameaças para reduzir miséria do povo


Cão que ladra não morde. O velho dito popular explica bem a estratégia política da Coreia do Norte. Apesar da retórica exagerada, o ditador Kim Jong-un não vai lançar um ataque contra Coreia do Sul e Estados Unidos, segundo especialistas ouvidos pelo R7. Mas as ameaças de Kim não são apenas latidos estridentes e teriam dois objetivos: sacramentar seu poder internamente e conseguir comida para aplacar a miséria da população.
O jovem líder norte-coreano assumiu o país em dezembro de 2011 em meio a uma séria crise alimentar — problema que se arrasta desde a década de 1990, quando milhares de pessoas morreram de fome.
No país de Kim, dois terços da população de 24 milhões de habitantes correm o risco de falta de alimentos, segundo a ONU. E 28% das crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição crônica.
Diante de um cenário que derrubaria qualquer governo no mundo, a resposta do regime comunista de Pyonyang foi subir o tom das ameaças.

Mais no R7.

Advogado de Limeira é proibido de usar redes sociais por ofender MP


A Justiça de Limeira (SP) proibiu o advogado Cássius Haddad, de 31 anos, de acessar redes sociais na internet. Ele é processado criminalmente pelo Ministério Público (MP) por ofender o promotor Luiz Bevilacqua na rede mundial de computadores. O advogado, que já foi alvo de um ato público de desagravo do MP, nega ter cometido o crime e disse que vai recorrer da decisão. Se descumprir a ordem, ele pode ter a prisão preventiva decretada.
Em liminar, o juiz Henrique Alves Correa Iatarola, da 2ª Vara Criminal, barra o acesso de Haddad a páginas do Facebook, Twitter, Orkut, MySpace, Flixster, Linkedin e Tagged. "Os comentários depreciativos estão sendo feitos através da internet, devendo o denunciado permanecer distante desses locais para evitar o risco de novas infrações", escreveu o juiz.

Confira no G1.

'Monopólio' brasileiro do nióbio gera cobiça mundial, controvérsia e mitos


Um metal raro no mundo, mas abundante no Brasil, considerado fundamental para a indústria de alta tecnologia e cuja demanda tem aumentado nos últimos anos, tem sido objeto de controvérsia e de uma série de suspeitas e informações desencontradas que se multiplicam na internet – alimentando teorias conspiratórias e mitos sobre a dimensão da sua importância para a economia mundial e do seu potencial para elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Trata-se do nióbio, elemento químico usado como liga na produção de aços especiais e um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas. Quando adicionado na proporção de gramas por tonelada de aço, confere maior tenacidade e leveza. O nióbio é atualmente empregado em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, em tomógrafos de ressonância magnética, na indústria aeroespacial, bélica e nuclear, além de outras inúmeras aplicações como lentes óticas, lâmpadas de alta intensidade, bens eletrônicos e até piercings.

Confira no G1.

Jovem ingere por ano 26 kg de açúcar em bebidas

As crianças e os adolescentes brasileiros estão trocando o consumo de água e leite por bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados ou em pó - o que têm aumentado consideravelmente os casos de obesidade infantil, além dos riscos para o desenvolvimento de doenças antes observadas em adultos, como diabete tipo 2 e hipertensão. A constatação - que reforça a necessidade de mudanças de hábitos alimentares - está no primeiro estudo epidemiológico brasileiro que avaliou o consumo de bebidas entre crianças e adolescentes de 3 a 17 anos em cinco capitais: São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. A pesquisa, desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e do Instituto da Criança do HC, foi publicada no BMC Public Health.


Confira a notícia no UOL.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Monopólio da mídia é uma vergonha para um país democrático, diz Tarso Genro



Porto Alegre/RS - “Não há liberdade sem igualdade”. É este o lema do III Fórum da Igualdade, que teve início nesta segunda-feira (8) com a presença do governador do Estado, Tarso Genro.  O evento é promovido pela Coordenação dos Movimentos Sociais do RS (CMS/RS) e criado como um contraponto dos movimentos sociais e de esquerda ao neoliberal Fórum da Liberdade, que também começou nesta segunda. Realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, o fórum ainda conta com painéis nesta terça-feira (09).

Em seu discurso, o governador falou da evolução da liberdade, mencionando quatro etapas: a liberdade de pensamento, a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a “liberdade de fazer circular livremente a opinião”. A primeira, articulada na Idade Média, era reivindicada pelas mulheres acusadas de bruxaria.  “Na época, a Igreja organizava a dominação através do pensamento”, argumentou Tarso. (...)
Clique Aqui  para continuar lendo a matéria produzida pela jornalista  Débora Fogliatto, do sítio  gaúcho Sul21.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Thatcher morreu impune, diz líder de veteranos das Malvinas

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, falecida nesta segunda-feira aos 87 anos, morreu impune, sem ser julgada, afirmou à AFP Mario Volpe, líder dos veteranos da guerra nas ilhas Malvinas entre Argentina e a Grã-Bretanha em 1982.

Mais no Terra.

Leia também: - Morre a ex-primeira ministra britânica Margareth Thatcher (no Correio do Povo)

Imigrantes são presos em solitárias nos EUA


Dados do governo dos EUA revelam que cerca de 300 imigrantes são mantidos em solitárias nos 50 maiores centros de detenção do país sob o controle de autoridades da agência de Imigração e Alfândega.
Quase metade deles passa 15 dias ou mais na solitária, o ponto a partir do qual, para especialistas psiquiátricos, existe o risco de danos mentais graves. Cerca de 35 são mantidos por mais de 75 dias.


Notícia do The New York Times, reproduzida na Folha de São Paulo, disponível no Colagens do Umbigo e da Mosca Azul.

Visita de Beyoncé e Jay-Z a Cuba causa polêmica nos EUA

Dois congressistas americanos desejam saber se a cantora Beyonce e seu marido, o rapper Jay-Z, tinham autorização do governo para viajar a Cuba, apesar do embargo econômico que pesa sobre a ilha. Os representantes Ileana Ros-Lehtinen e Mario Diaz-Balart, da Flórida, enviaram uma carta a Adam Szubin, diretor do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro, para solicitar informações sobre o tipo de permissão recebida pelo casal.


Confira no Correio do Povo.

Brasil entra na rota do tráfico de haitianos para países vizinhos

Pela primeira vez a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Acre e a Polícia Federal conseguiram comprovar que o Brasil entrou na rota do tráfico de haitianos para outros países. Nessa semana, em operação conjunta da secretaria e da PF no Aeroporto de Rio Branco, foram detidos um adolescente haitiano de 14 anos e o conterrâneo Inocente Olibrice, maior de idade. Olibrice, que atuava como "coiote", embarcaria com o adolescente para a Guiana Francesa e, em contrapartida, receberia 500 euros pelo tráfico.


Confira no Terra.

domingo, 7 de abril de 2013

Reforma política entra em semana decisiva


A semana que vem será decisiva para o andamento da proposta de reforma política que está na Câmara. O tema estará em pauta na terça (9) e na quarta (10) e deverá ser levado a voto. Aprovar a reforma é um desafio importantíssimo que o PT está liderando.

O relator da proposta, Henrique Fontana (PT-RS) explicou nesta semana quais os principais pontos que farão parte do debate. Entre eles, está o financiamento público de campanhas. Esse ponto é um dos pilares da reforma. Se aprovado, ficarão vetadas as doações de pessoas físicas e empresários para os candidatos.


Vejam mais no blog do JOSÉ DIRCEU