sábado, 1 de setembro de 2007

Por que Bárbara Paz substituiu Mônica Veloso na capa da Playboy

A edição da revista masculina Playboy que chega às bancas nos próximos dias não terá a ex-amante do presidente do Senado, Renan Calheiros, na capa. O ensaio sensual será de outra ex. A ex-namoradinha de Supla na Casa dos Artistas, a atriz Bárbara Paz.

A justificativa da editora Abril é que o ensaio de Mônica Veloso não ficou pronto a tempo para a edição deste mês. Este blog, porém, tem informações confiáveis de que a alegação é falsa e de que a revista estava diagramada com as fotos da ex-Renan, pronta para a impressão.

Com o crescimento das assinaturas de parlamentares para a criação da CPI da Abril-Telefônica no Congresso, um dos advogados da empresa dos Civita alertou que a publicação das fotos da principal testemunha do caso Renan numa publicação do grupo poderia trazer prejuízos ao processo. Afinal, a empresa estaria contratando e pagando caro por um trabalho dessa testemunha. Civita teria ordenado pessoalmente a suspensão da publicação das fotos da moça.
[...]


LEIA MAIS NO BLOG DO ROVAI

Argentina: Córdoba vai às urnas para decidir controle da água

Os moradores da cidade de Córdoba, na Argentina, vão participar, neste domingo (2) de uma consulta popular na qual opinarão se estão de acordo com o novo contrato com a empresa Aguas Cordobesas (Suez-Roggio). A votação, que se realizará junto com as eleições gerais da província, faz parte da luta da Comissão Popular pela Recuperação da Água por uma empresa de águas estatal, pública, comunitária, sob a gestão e controle de usuários e trabalhadores.
LEIA NO VERMELHO

RBS: olha o monopólio aí, gente!

IMPRENSA CATARINENSE
RBS expande seus domínios
Por Jacques Mick em 28/8/2007
O maior negócio da história da mídia em Santa Catarina foi concluído no final de junho sem qualquer cobertura jornalística local – um sinal modesto das conseqüências que a monopolização pode provocar. Quando o empresário Moacir Thomazi entregou ao Grupo RBS o cargo de presidente do jornal A Notícia, de Joinville, chegou discretamente ao fim uma transação de 50 milhões de reais cujos bastidores revelam uma intensa disputa entre os dois principais conglomerados de mídia com atuação no estado. Desde 23 de agosto de 2006, todos os diários com mais de 10 mil exemplares de tiragem impressos em Santa Catarina são da RBS, mas a concentração da propriedade não é feita só de boas notícias para o grupo: um ano depois da aquisição de A Notícia, a circulação paga do jornal caiu 17,5%. Em qualquer outro setor da economia, isso seria pauta obrigatória. Continue AQUI.

A defesa entusiasmada da ditadura é parte da história do grupo RBS

Trecho:
Três dias depois da publicação do famigerado Ato Institucional n° 5 (13 de dezembro de 1968), ZH publicou matéria sobre o assunto afirmando que “o governo federal vem recebendo a solidariedade e o apoio dos diversos setores da vida nacional”. No dia 1° de setembro de 1969, o jornal publica um editorial intitulado “A preservação dos ideais”, exaltando a “autoridade e a irreversibilidade da Revolução”.
RS URGENTE - AS HISTÓRIAS QUE A RBS NÃO CONTA

Blogged with Flock

Brasil sobe para 4º no mundo em venda de PCs

O Brasil subiu, no segundo trimestre de 2007, da sétima para a quarta posição no ranking mundial de vendas de computadores, segundo dados da IDC Brasil. O crescimento de quase 20% se deveu à venda de 2,1 milhões de desktops e notebooks no país entre abril e junho.

Do Baguete Diário.

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

'Estadao recua e diz a blogueiros - Amamos vocês'

'Estadao recua e diz a blogueiros - Amamos vocês' | no Jornalirismo 15:05 "Caro Julio, tudo bem? Fiz a cobertura do debate de ontem, promovido pelo Estadao. Foi um grande mea culpa que rendeu uma boa matéria e uma exclusiva com o chefao do digital deles".

Do BlueBus.

Venezuela: Conselhos Comunais receberão computadores com software livre

O Ministério do Poder Popular para Participação e Proteção Social da Venezuela irá distribuir dois mil computadores com software livre aos Conselhos Comunais, na Oficina de Tecnologias da Informação.

Leia o texto (castelhano) no sítio do MPS.

Repórteres sem Fronteiras: sim à tortura

Robert Ménard, diretor da ONG internacional Repórteres sem Fronteiras, defende o uso da tortura em entrevista radiofônica.

Leia o texto (castelhano) em REBELIÓN

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Tecnologia Gaúcha em análise pelo Governo Federal

O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o Diretor d o Departamento de Fomento à Economia Solidária do Governo Federal, Dione Manetti, virão ao Estado nesta sexta-feira (31/08) para conhecer uma experiência inovadora na produção de biodiesel.

A CTMC (Cooperativa dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas) apresentará aos representantes do Governo Federal o protótipo de uma máquina produtora de biodiesel e ração animal desenvolvida com tecnologia totalmente gaúcha e voltada para atender às necessidades da agricultura familiar.


A máquina que produz o biodiesel, na verdade, faz parte de um sistema que compreende, também, o beneficiamento do combustível e de resíduos. Para se ter uma idéia, com 280 Kg de grãos (de girassol, soja, canola, etc), o equipamento produz 100 litros por hora de biodiesel e 180 Kg de farelo de grão, que após o beneficiamento, se transforma em ração para rebanhos.


A idéia é que o projeto seja utilizado, preferencialmente, por cooperativas de agricultores familiares, seguindo à forte tendência do mercado para o consumo do biodiesel e, ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de produção dos pecuaristas, pois a ração produzida com o resíduo dos grãos é altamente nutritiva e potencializa a produção animal.


Outra idéia é que a produção excedente destas novas cooperativas de agricultores familiares seja comercializada em rede nacional via Governo Federal, a exemplo do que já está acontecendo com outros segmentos produtivos.


Algumas prefeituras do Interior do Estado estão bastante interessadas no projeto e a Prefeitura de São Pedro do Butiá (região Noroeste) já adquiriu o equipamento.


O Ministro Carlos Lupi e o representante da SENAES Dione Manetti interessaram-se pelo projeto diante do baixo custo e da alta rentabilidade do empreendimento, e pensam em desenvolver um programa de apoio às empresas autogestionárias (no caso, cooperativas) capaz de incrementar a renda dos pequenos e médios agricultores.


Eles visitarão a sede da CTMC amanhã (31/08), às 14h (Av. Guilherme Schell, 2.750 – Canoas). Notícia recebida de Letícia Vargas, por emeio.

Sua TV não mostrou: fazendeiros mantiveram jornalistas estrangeiros em cárcere privado; veja o vídeo

A fronteira agrícola avança, comendo a floresta pelas bordas.

É uma notícia de grande interesse para o público brasileiro e mundial.

Mas...parem as máquinas.

Fazendeiros de Mato Grosso mantiveram jornalistas estrangeiros e ativistas do Greenpeace em cárcere privado na cidade de Juína e ninguém noticiou?

Cadê o Repórteres Sem Fronteiras?

Nada.

O Instituto Prensa y Sociedad, aquele que vigia o Hugo Chávez?

Nada.

Ah, entendi, proteger ESSES JORNALISTAS não interessa, né?

LEIA A ÍNTEGRA DESTE TEXTO-DENÚNCIA DO AZENHA E VEJA O VÍDEO CLICANDO NO TÍTULO DESTA POSTAGEM.

Folha: Lewandowski afirma que "imprensa acuou o Supremo"

"A imprensa acuou o Supremo" e "todo mundo votou com a faca no pescoço", teria afirmado o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski, em telefonema particular "inteiramente testemunhado" pelo jornal Folha de S.Paulo, que fez da afirmação a sua manchete desta quinta-feira (30). Não se sabe se Lewandowski foi vítima pela segunda vez de um procedimento jornalístico eticamente duvidoso (na quinta-feira da semana passada foi O Globo que se valeu de fotos para ler e-mails particulares do ministro), ou se tirou partido da "gana paparazza" da mídia para tornar público o que pensa.

LEIA NO VERMELHO

Imagens da discórdia


A estátua da Virgem Maria coberta por uma burka e Bin Laden retratado como Cristo causam polêmica na Austrália(Fotos de Mick Tsikas/Reuters)

A obra "Bearded Orientals: Making the Empire Cross" (Orientais Barbudos: Representando a Cruz do Império), de Priscilla Bracks, é uma "dupla visão" que ilustra Jesus e Bin Laden
A estátua de Luke Sullivan "The fourth secret of Fatima" (O quarto segredo de Fátima) cobre o torso e a cabeça da virgem com uma burca azul, igual a que as mulheres afegãs eram obrigadas a vestir na época do governo do Talibã.
As polêmicas obras foram exibidas entre outras 500 no prestigioso prêmio Blake de arte religiosa e foram incluídas em uma exposição na Escola Nacional de Arte de Sydney.
"A escolha deste tipo de trabalho é uma ofensa gratuita às crenças religiosas de muitos australianos", disse nesta quinta-feira (30) o primeiro-ministro John Howard ao jornal "Daily Telegraph".
A maioria dos 20 milhões de australianos é cristã, e a pintura foi condenada por um grupo cristão do país.
Charges que satirizavam o profeta Maomé em jornais europeus em 2006 causaram protestos violentos de muçulmanos em todo o mundo, dizendo que se tratava de uma afronta ao Islamismo. Saiu aqui no G1.

Dialógico: Solucionador de problemas tucano

Do Tudo em Cima:
Dialógico: Solucionador de problemas tucano

Blogged with Flock

Microsoft contra GPLv3

A Free Software Foundation acusa a Microsoft de fugir de suas obrigações de acordo com a licença GNU GPL Versão 3. A Microsoft declarou que não está obrigada a estender seu acordo de patentes com a Novell a todos os distribuidores de programas com licença GNU GPLv3, ainda que a Novell decida distribuí-los. A FSF ameaça com represálias legais.

Microsoft Statement About GPLv3 (July 5, 2007)

Microsoft cannot declare itself exempt from the requirements of GPLv3 (August 28, 2007)

Ver também: Novells fora, ...

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A festa acabou

O título é o do artigo do Bresser Pereira, na Folha hoje, que vale a pena ler, para quem se interessa em entender o que se passa agora nesse balouçante mercado financeiro internacional. O Bresser tem ficado à esquerda de muito petista coroado, e é uma voz corajosa contra o que ele mesmo chama de saber convencional, os dogmas de manual dos economistas de plantão.

O "post" vem do blog do Sérgio Léo, com um extrato do artigo do Bresser, e um linque para o artigo completo.

Denúncia

FHC é réu em ação que aponta o sumiço de 9,6 bilhões de toneladas de minério de ferro da Vale
"Apenas um fato, entre vários, já justifica perante a justiça anular o processo de privatização: O "sumiço" de 9,688 bilhões de toneladas em reservas de minério de ferro."
Continue a leitura do Viomundo AQUI.

O atraso do censo do IBGE

A respeito do censo no N e NE:
"Perdemos os caboclos da região porque eles não sabiam mexer nos computadores. Antes, eles pegavam a pastinha, caíam no mundo e voltavam depois de um mês com tudo pronto. Andavam a pé, a cavalo, de bicicleta, pegavam carona, dormiam nas casas das pessoas e eram conhecidos de todos."
Outro problema:
"(...) os moradores de condomínios de alto padrão em São Paulo (como Alphaville), em Teresina e em Maceió, não deixam os recenseadores entrar ou recusam-se a falar com eles."
O texto completo do blog Seqüências Parisienses AQUI.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Saída de Gonzales indica limpeza política

WASHINGTON - Os afastamentos em seqüência de Karl Rove e Alberto R. Gonzales, dois antigos aliados do presidente Bush que se tornaram pára-raios no Capitólio, equivalem a uma faxina política para a Casa Branca, dando a Bush uma nova chance de fazer o melhor que puder em seus últimos meses no cargo.

Texto completo na tradução que o IG promoveu para notícia do The New York Times.

TorrentSpy bloqueia usuários dos EUA

SÃO PAULO – O popular site de buscas para arquivos de torrent anunciou que não vai mais aceitar usuários dos Estados Unidos.

Segundo os administradores do serviço, a decisão de bloquear usuários cujas conexões partam dos Estados Unidos visa diminuir as tensões entre o TorrentSpy e as autoridades americanas.

Texto completo no saite da Info Exame.

O mesmo

Aviso aos navegantes: se cai a acusação de formação de quadrilha, no caso dos figurões envolvidos no mensalão, volta-se, automaticamente, ao que sempre esteve claro. Ou seja, assistimos a mais um clássico da ligação criminosa entre políticos e empresa privada, pela tangente tradicional do Caixa 2. Donde: o mensalão nasceu da fantasia jeffersoniana, prazerosamente repercutida, alimentada e estufada pela mídia. A mazela é imponente, sem dúvida. Gravíssima. Insuportável em um país que se apresenta como democrático. Mas, infelizmente, está longe de ser entrecho novo em folha. E não é mensalão.

Do Blog do Mino Carta.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Estadão: Tutty Vasques terá coluna e blog

"Tutty Vasques estréia na segunda-feira (03/09) seu blog dentro do portal do Estadão. Outra novidade é a mudança na editoria de Fotografia: assume Juca Varella e Wilson Pedrosa volta a Brasília para ser coordenador da área."

Para quem gostava do Tutty no No Mínimo. Texto completo no Comunique-se.

TV Pública: Organizações criticam proposta em manifesto

Importantes entidades da sociedade civil - entre movimentos sociais, centrais sindicais e organizações não-governamentais que lutam pela democratização da comunicação - divulgaram na sexta-feira manifesto com fortes críticas à proposta para o modelo de gestão da nova rede pública de televisão, batizada de TV Brasil. As organizações reivindicam o cumprimento dos princípios da Carta de Brasília - documento final do 1º Fórum de TVs Públicas.
LEIA MAIS NO VERMELHO
Visite também: http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/

CartaCapital fecha acordo com blogs

Relacionamento inédito entre mídia impressa e sites independentes visa a fortalecer a comunicação livre no País

A revista CartaCapital fechou um acordo inédito entre mídia impressa e blogs independentes. Para cada assinatura da publicação vendida por meio dos sites associados à comunidade sec.un.dum (http://secundum.com.br/forum/) serão destinadas comissões que vão de 35 reais a 100 reais, dentre as maiores pagas pelo mercado de afiliados no Brasil.
Por trás da iniciativa, além da ampliação de sua base de assinantes, está a estratégia de CartaCapital de apostar na mídia independente como alternativa às tradicionais. Destaque-se que a revista é a única dentre as mais influentes do País a ter como blogueiro, com publicação diária de posts, seu diretor de Redação, Mino Carta (http://www.blogdomino.blig.ig.com.br).
A parceria com uma comunidade, e não com blogs em separado, tende, na visão da revista, a fortalecer a produção de informação na internet e, conseqüentemente, no País. CartaCapital pretende assim contribuir com a construção da cidadania e da verdadeira liberdade de expressão no Brasil.

Mundo precisa de US$ 200 bi anuais contra aquecimento, diz ONU

O mundo precisa de investimentos entre US$ 200 bilhões e US$ 210 bilhões ao ano até 2030 para controlar o aquecimento global, segundo documento das Nações Unidas que começa a ser discutido nesta segunda-feira em uma conferência de cinco dias na capital da Áustria, Viena.

A conferência serve como preparação para a próxima cúpula do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, que será realizada em Bali, na Indonésia, em dezembro, quando deverá ser redigido o sucessor do Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.

Segundo Yvo de Boer, secretário-executivo da UNFCCC, a Agência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, o encontro desta semana indicará o grau de comprometimento dos países em tentar controlar os efeitos das mudanças climáticas.

Grande Irmão: Estudantes podem ser vigiados por GPS

Fabricante de uniformes escolares no Reino Unido considera produzir uniformes com Sistema de Posicionamento Global (GPS) por satélite, o que permitiria vigilância total de estudantes.
UK company "seriously considering" GPS tracking devices in school uniforms

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) foi criado e é controlado pelo Departamento de Defesa [sic] dos Estados Unidos da América.

Fenômeno interessante no mundo que trabalha

Um exército de 3,9 milhões de brasileiros com mais de 50 anos de idade já trabalha nas maiores capitais brasileiras. É gente suficiente para ocupar todo o comércio das metrópoles. Há alguns anos eles voltam ao mercado, por necessidade de complementar a renda familiar. Mas agora são as empresas que correm atrás deles. A falta de jovens qualificados está dando lugar a aposentados experientes sobretudo nos setores de energia, petróleo, de construção civil, na indústria automotiva e no varejo. Leia no JB(1), JB (2), JB (3) , JB (4).

Pra frente é que se anda, sem atrito

A idéia dos cientistas é que, em até três anos, um trecho de 3 km na cidade universitária - entre o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e o prédio da reitoria - possa ser percorrido em um trem de levitação magnética, o chamado Maglev (transporte de levitação magnética, na sigla em inglês). O trem teria capacidade para 254 passageiros e andaria a 70 km/h, a mesma velocidade do metrô. Leia no JB.

Leonardo Boff sobre as favelas e o império

(...) Ao Império norte-americano não passaram desapercebidas as conseqüências geopolíticas de um "planeta de favelas". Temem "a urbanização da revolta" ou a articulação dos favelados em vista de lutas políticas. Organizaram um aparato Mout (Military Operations on Urbanized Terrain: operações militares em terreno urbanizado) com o objetivo de se treinarem soldados para lutas em ruas labirínticas, nos esgotos, nas favelas, em qualquer parte do mundo onde os interesses imperiais estejam ameaçados. (...) Leia aqui.

Mauro santayana sobre as elites

(...) Se a escolaridade não confere honradez e patriotismo, a ignorância retira dos pobres os instrumentos de sua realização, mas não os priva especialmente da ética. A devolução de dinheiro achado pelos que ganham salário mínimo demonstra sua conduta, essa sim, de verdadeira elite. (...)
Leia o ótimo artigo aqui.

domingo, 26 de agosto de 2007

Caras de Cu

CANSEI! TÔ CANSADINHO!: "CARAS DE CU", A MAIS NOVA REVISTA DAZELITI

Blogged with Flock

Mobilização contra o acordo do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil e a Microsoft Brasil

Imagine um governo que assine um contrato para que 1 milhão de jovens passem a trabalhar, pelo resto de suas vidas, em prol de um monopólio decadente e ultrapassado, já condenado na Europa, nos EUA e no Brasil, remunerados mediante um único pagamento de míseros R$4,00 por jovem, em dinheiro impresso pelo próprio monopólio. Impossível? Antes fosse.
LEIA MAIS NO SÍTIO DA FUNDAÇÃO SOFTWARE LIVRE AMÉRICA LATINA

Diário da Cratera Urbana: Brasil em Movimentos

Na última semana, os Movimentos Sociais (os de verdade, nada de riquinhos entediados) saíram a campo, exercer seu legítimo papel de pautar os debates nacionais.
Diário da Cratera Urbana: Brasil em Movimentos

Blogged with Flock

Lula quer reeleger suas políticas em 2010

Esse candidato não será necessariamente do PT?

Se a gente tiver juízo, a gente constrói essa candidatura única. Ser do PT ou não ser do PT é um problema que o partido vai ter de decidir. Eu acho improvável que um partido do tamanho do PT decida não ter candidato. Assim como é bastante provável que todos os outros partidos da base apresentem candidatos. Mas é importante que o PT esteja disposto a conversar, e que a gente construa a possibilidade de ter uma candidatura única da base.

Qual é o perfil ideal desse candidato único?

É aquele que dê continuidade à política que estamos plantando agora. Quando a gente assume um compromisso da importância de colocar R$ 504 bilhões para produzir melhorias na vida dos brasileiros até 2010, isso vai formar uma carteira de obras no Brasil que, se você não deixar isso parar mais, você tem a chance de, em pouco tempo, dar ao Brasil todo o melhoramento que o Brasil precisa, desde saneamento básico até portos, aeroportos, gasodutos e rodovias. Se você trunca a política social, ela perde a eficácia. Se continuar todo ano aumentando um pouquinho, você consolida um país com uma classe média forte e uma classe média baixa, mas com poder de sobrevivência com dignidade. Essa combinação é que vai transformar o Brasil em um país definitivamente justo. Leia a entrevista aqui.

Primeiro e segundo mundos...

"Aqui, no cerco de 1941, morreu um milhão de pessoas", repetem os guias diariamente, a todos os visitantes. "Aqui viviam 3 milhões de habitantes. Um milhão conseguiu fugir, um milhão morreu, um milhão sobreviveu." Penso que os guias são, às vezes, filhos dos que sobreviveram, e ouviam contar em casa, ao mesmo tempo em que o aprendiam na faculdade de turismo, que não havia então mais água potável na cidade, nem comida, e que houve canibalismo, e que quando afinal, depois de 900 dias, o cerco e os bombardeios terminaram, não havia mais na cidade um único cão, um único gato, todos haviam sido comidos. Marina Colasanti, aqui.

Revista francesa "emagrece" foto de Sarkozy. Pravda publica guia para ter um corpo igual ao do Putin




Veja mais na Periferia do Império.