sábado, 30 de abril de 2011

Antimatéria pesada

Uma colaboração que reúne 584 cientistas de 12 países – inclusive do Brasil – acaba de anunciar feito impressionante: a produção da porção de antimatéria mais pesada até o momento. Trata-se de um antinúcleo do elemento químico hélio. O hélio ‘normal’ (no caso, matéria) tem dois prótons e dois nêutrons. A sua antimatéria é formada por dois antiprótons e dois antinêutrons.

Matéria e antimatéria têm basicamente as mesmas propriedades. A diferença marcante é no sinal invertido da carga elétrica. Assim, um antipróton tem carga negativa – bem, isso não vale para partículas sem carga, como o nêutron, cuja antimatéria continua igualmente sem carga.

Quando matéria e antimatéria se encontram, elas se autodestroem, criando energia na forma de luz.

Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE-SBPC

OTAN assassina filho e netos de Kadhafi; líder líbio sobrevive ao ataque

O líder líbio Muamar Khadafi sobreviveu neste sábado a um ataque da OTAN, com pelo menos um míssil, que matou a seu filho mais novo e a três de seus netos, informou um porta-voz.

Khadafi e sua esposa se encontravam dentro da casa de seu filho de 29 anos, Saif al-arab Khadafi, quando esta foi atacada com pelo menos um míssil, lançado por um avião da aliança atlântica, de acordo com o porta-voz líbio Musa Ibrahim. Outros amigos e familiares de Khadafi ficaram feridos, segundo o porta-voz.

A casa de um piso em uma vizinhança exclusiva de Trípoli ficou severamente danificada.

Saif al-arab Khadafi era o sexto filho de Khadafi. Havia passado muito tempo na Alemanha em tempos recentes.


Vejam em CUBADEBATE

A direita dos EEUU ficou "injuriada" porque SUPERMAN rechaçou sua cidadania

Deve Superman ser neutro politicamente falando? É obrigado a apoiar os EEUU e manifestar-se contra Ahmadineyad? Isto é tão importante para uma simples revista-em-quadrinhos?

Parece que nos EEUU sim. É que o patriotismo dos ianques não entende de revista-em-quadrinhos e nem de ficção. Para eles, que Superman renegue sua cidadania ianque - como tem feito no número 900 da revista publicada nesta quarta-feira - supõe uma grande injúria.

E já o demonstraram claramente à editora de 'Superman', DC Comics, a qual tem acusado de "menosprezar o país".

Aqueles que se consideraram mais injuriados, e por tanto os que tem mais protestado, são da direita dos EEUU. Jornalistas, colunistas e opinadores diversos tem manifestado sua oposição a esta mudança. "Se não crêem nos EEUU não crêem em nada".

Vejam mais detalhes em CUBADEBATE

IBGE REVELA: FHC CHOVEU NO MOLHADO, PSDB ESQUECEU O "POVÃO" FAZ TEMPO.

A maior taxa de mortalidade infantil do país, conforme os dados do Censo de 2010, divulgado pelo IBGE nesta 6º feira, ocorre no Estado mais rico da federação. Há 17 anos conduzido pelo 'modo tucano de governar' --os últimos três sob a batuta do ' gestor' José Serra, São Paulo registrou 6.111 óbitos de crianças com menos de 1 ano em 2010, um recorde funesto na radiografia do IBGE. A Bahia ocupa a 2º colocação: 3.083 mortes. Regionalmente, o Sudeste também se sobressai no ranking sombrio: 11.984 crianças menores de um ano morreram na região entre agosto de 2009 e julho de 2010, a maior taxa do Censo. O Nordeste paupérrimo aparece logo atrás: 11.349 mortes. O Sudeste tem a maior fatia da população brasileira (42%), o que mecanicamente o absolveria. Ocorre que a região também abocanha a maior proporção do PIB (56,5%), um contraste chocante que se repete no caso do Estado paulista: com 21,5% da população brasileira, SP é a unidade da feredação que detém a maior parcela do PIB (33,9%). Por que tanta riqueza e 'eficiência' não se traduz em maior saúde neonatal? Com a palavra a mídia e o colunismo isentos.


(Carta Maior; Sábado, 30/04/2011)

Lincoln Secco: A luta de classes nos corredores da USP

Podemos agora reler cuidadosamente O 18 Brumário de Luiz Bonaparte que a editora Boitempo acaba de lançar em nova tradução. Mas não podemos deixar de dizer que, apesar de sua genialidade, Karl Marx não imaginou até onde chegariam as lutas de classes em França ou fora dela. Bem, elas simplesmente chegam aonde é necessário.

por Lincoln Secco*

Recentemente, a Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP foi palco de um protesto "sujo". As funcionárias de uma empresa terceirizada de limpeza estavam sem receber seu salário. Diante disso, juntamente com alguns estudantes, elas viraram os cestos de lixo e inundaram o prédio de História com os rejeitos que raramente aparecem aos olhos de quem os produz.

Todos ficaram justamente indignados quando viram o que havia dentro da lata de lixo da história.


Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO

Solidaridad con Joaquín Pérez Becerra y el sentido común


Visto em REBELION.ORG (Viernes, 29 de Abril de 2011)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Médicos eram cúmplices de tortura em Guantánamo, revela pesquisa

"Os informes médicos de cada um dos nove casos indicam que as alegações específicas de torturas e maus tratos eram altamente consistentes com as provas médicas e psicológicas documentadas nos documentos médicos e avaliações realizadas por especialistas não governamentais”, constataram os pesquisadores. “No entanto, o pessoal médico que tratou os presos de Guantánamo não perguntou nem registrou as causas, nem das lesões físicas e/ou os transtornos psicológicos que presentavam”.

Os nove detidos afirmaram que foram submetidos a várias formas de tortura como privação de sono, exposição a temperaturas extremas, ameaças, espancamento ou obrigação de permanecer sem roupas. Eles declararam também que foram submetidos a torturas "não autorizadas", como fortes espancamentos que chegaram a provocar fraturas ósseas; agressão sexual e o “submarino” (que consiste em asfixiar o preso colocando sua cabeça na água ou em saco plástico).

Vários dos detidos declararam ter perdido a consciência durante os interrogatórios. Tentativas de suicídio, depressão grave e alucinações são algumas das queixas frequentes daqueles que hoje estão em liberdade, mas que já passaram por Guantánamo.

Os médicos do Departamento de Defesa alegam não terem visto nem notado nada que apontasse para danos provocados intencionalmente nos presos quando eles estavam sob sua responsabilidade. 


Confira a notícia no Opera Mundi

Direitos Humanos - Decisão inédita: crime de tortura não prescreve

Para o Desembargador Jorge Luiz Lopes do Canto, relator, não há dúvidas quanto à ilicitude dos atos praticados pelos agentes públicos, nem quanto ao nexo causal ou dever de reparar, insculpidos no art. 186 do Código Civil, nem ao menos da responsabilidade objetiva que cabe ao Estado em função da prática de tortura comprovada no feito e realizada por aqueles.

Ele avaliou que a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, e a tortura o mais expressivo atentado a esse pilar da República, de sorte que reconhecer imprescritibilidade dessa lesão é uma das formas de dar efetividade à missão de um Estado Democrático de Direito, reparando odiosas desumanidades praticadas na época em que o país convivia com um governo autoritário e a supressão de liberdades individuais consagradas.

O juiz considerou ainda que é inaplicável o prazo prescricional previsto no Decreto nº 20.910/32 e reconheceu a imprescritibilidade da ação de indenização referente a danos ocasionados pela tortura durante a ditadura militar. A respeito da indenização já deferida com base em Lei estadual, afirmou o julgador, o autor foi contemplado com o valor máximo estabelecido na Lei.


Confira o texto completo na Agência Carta Maior

Morre Orlando Bosch, acusado de derrubar avião cubano em 1976

Aos 84 anos, morreu o terrorista cubano Orlando Bosch Ávila, conhecido por ser um dos homens que, ao lado de Posada Carriles, dedicou a vida a tentar derrubar o governo de Fidel Castro.


Leia a notícia no Opera Mundi.

Para que serve a monarquia inglesa



Por que ainda temos uma monarquia? A Inglaterra abriu o caminho na luta para abolir poder absolutista da monarquia, quando o Rei Charles I foi executado em 30 de janeiro de 1649.

Foi logo após a Guerra Civil Inglesa entre forças leais à monarquia e as que defendiam o parlamento, lideradas por Oliver Cromwell.

Apesar disso, a monarquia ainda reina na Grã-Bretanha, ao contrário de países como França, Alemanha e Rússia, onde foram derrubadas.

Isto tem a ver, em parte, com a restauração da monarquia britânica após o governo de Cromwell.

A cada vez mais poderosa classe dos comerciantes fez as pazes com a monarquia para recuperar a estabilidade social.

Assim, Carlos II subiu ao trono em 1660, embora ele e seus sucessores desfrutassem de um poder bem menor que o que seu pai exercia.

O poder na Grã-Bretanha de hoje não está nas mãos da rainha. Mas também não se está sob controle de nossos representantes eleitos.

Quem controla o poder é a classe capitalista, os que enriquecem à custa do resto de nós. A realeza age como um símbolo de classe.



Leia mais no Revolutas .

Um casamento de conto de fadas? Que tolice!

Um casamento de conto de fadas? Que tolice!

Marco Evers

O casamento real de William e Kate na sexta-feira (29/3) será uma piada, uma celebração irremediavelmente exagerada de um sistema absurdamente antidemocrático, segundo o correspondente do “Spiegel” em Londres, Marco Evers. Ele se apieda pela perda iminente de liberdade da noiva e se pergunta por que esta nação excêntrica continua a adorar a família Windsor.
A coisa toda parece uma aberração da história.
 
 
 

Marcadores: "monarquia", "monarquia britânica", "nobreza"

Justiça autoriza realização da Marcha da Maconha no Rio

O juiz acolheu o pedido com base em decisões anteriores, que foram concedidas para evitar a prisão dos manifestantes na marcha realizada em 1º de maio de 2010. "Com efeito, o direito invocado pelos pacientes possui fundamento constitucional, a uma, por lhes ser conferida a possibilidade de reunião pacífica em locais abertos ao público, e a duas, pois o que pretendem os postulantes é a garantia da expressão de uma ideia, uma opinião, um pensamento, o que se distingue de fazer apologia ao uso de substâncias entorpecentes ou a qualquer outra conduta delitiva, como o tráfico de drogas", afirmou o juiz Alberto Fraga.

O magistrado disse ainda que a proposta da manifestação é discutir uma política pública e defender a exclusão da maconha do rol das substâncias ilícitas, sem incentivar o seu uso ou comércio. A ação foi proposta contra o delegado de polícia da 14ª DP e o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar.


Confira a notícia no Terra

TV Digital: Argentina prepara concorrente ao Ginga brasileiro

Se no Brasil, a estratégia para a TV Digital não está definida no Governo Dilma Rousseff, na Argentina, as autoridades estão dispostas a assumir o controle de todas as atividades ligadas à digitalização de TV, após a decisão de adotar o ISDB-T, o padrão nipo-brasileiro.

Os planos envolvem, além da construção de uma rede nacional de fibra óptica para sustentar a oferta de novos serviços, entre eles, o IPTV, especialistas trabalham numa versão própria do middleware de interatividade para avançar na oferta de aplicativos.



Continue lendo no Convergência Digital.

Aromas de la CIA

Guillermo Tell

A própria fonte se encarrega de esclarecer que se para muitos não constitui notícia que a CIA está envolvida nas redes de narcotráfico, agora por outro lado, já se passaram das bem fundamentadas suspeitas acumuladas e da teoria do conhecimento pleno, confirmado oficialmente, perante cujo cúmulo suspeito que não restem mais quem se aferre a apelidar tantas denúncias de "complô dos comunistas".

De acordo com os dados desclassificados, que representam apenas uma parte do que está guardado e bem selado até o ano 2030, a sinistra instituição financiou pelomenos com dois milhões de dólares a resistência afegã nos anos 80 através dos cartéis locais da droga. E na América Latina recorreu a organizações de narcotraficantes para financiar movimentos desestabilizadors contr governos desobedientes aos designios de Washington, em troca de seguras lavagens de dinheiro em Wall Street.

E tudo isto a custa de danos colaterais aos próprios Estados Unidos que viu aumentar o consumo de cocaína de 80 toneladas métricas para 600 toneladas métricas em menos de um década, ampliando assim um mercado que tanto tem estimulado cartéis na fronteira com o Méxido.

A CIA, além de acumular incontáveis malfeitos políticos, tem aromas de cocaína, heroína e ópio.

Vejam em CUBADEBATE

O IMPÉRIO AVISA: NÃO TEM REFRESCO

Presidente do Banco Central norte-americano (FED) , Ben Bernanke, em entrevista nesta 4º feira, reiterou aos bons entendedores que a prioridade do império são os interesses imperiais. Os EUA manterão a taxa de juro negativa pelo tempo que for necessário; proverão elevada transfusão de liquidez aos mercados para lubrificar a digestão de dívidas incomensuráveis acumuladas por bancos, rentistas e famílias de classe média, surpreendidos pela crise de 2008 em pleno salto mortal da imprudência contábil pessoal e corporativa. O desafio americano é a dívida, estúpido, parece dizer Bernanke. Obama não vai abandonar a nação quebrada no purgatório falimentar em plena campanha pela reeleição. A dívida decidirá o pleito: republicanos querem empurrá-la goela abaixo do Estado e dos pobres com cortes orçamentários que ressuscitam o espírito da secessão escravocrata. A opção de Obama é a diluição em banho-maria, menos incisiva, mas de purgação longa e perigosa, cujo ônus terá que ser pago por alguém: o mundo. Corporações e midle-class foram à tripa forra nos últimos anos com a aquisição de ativos (casas, ações etc) que agora valem metade ou menos, bem menos em muitos casos, do valor pago originalmente. Dissolver esse imenso Big Mac financeiro sem corroer mortalmente o estômago da economia requer refinanciamento a juros baixos, plausível com oferta superlativa de dinheiro barato. A taxa de juro reafirmada pelo FED nesta 4º feira é de 0,25% para uma inflação em torno de 2%. Juro negativo. O oposto do que ocorre no Brasil, onde a Selic orbita em torno de 12% e a inflação testa o degrau de 6% ao ano: juro real de 6%. A distancia abissal atrai avalanches de capitais especulativos originários do Tio Sam e outras praças globais ao pasto nativo. É isso que nos devora. O resto deriva por gravidade. Não há mecanismo de mercado capaz de equilibrar um organismo econômico que oferece ao rentismo mundial um ponto de fuga desse calibre. Ademais, o que se denomina generosamernte de ' livre mercado' tem em Ben Bernanke um guarda-de-esquina vigilante e aplicado. Se alternativa há ela é política. E passa por uma nova agenda que inclui controle de capitais e redução de juros. Ou seja, o oposto do que apregoa a pátria rentista tropical. A ver.

(Carta Maior; 5º feira, 28/04/2011)

Opinião pública não vê cofundador do WikiLeaks como bandido

Uma pesquisa feita em 24 países mostrou que a maior parte da opinião pública global não considera que Julian Assange, cofundador do site WikiLeaks, seja um bandido, nem que deva ser processado pelo governo norte-americano por causa da divulgação de milhares de documentos secretos dos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa do instituto Ipsos, 79 por cento das pessoas ficaram sabendo das atividades do WikiLeaks, e dois terços delas acreditam que Assange não deve ser indiciado, enquanto três quartos apoiam a missão do site de divulgar segredos governamentais ou empresariais.

O texto, da Reuters, está disponível no UOL Tecnologia.

EUA cancelam programa de escuta extraterrestre

O programa americano de escuta para captar eventuais emissões de civilizações extraterrestres foi cancelado no dia 15 de abril passado por falta de verba, após os cortes no orçamento federal.

O corte na verba para o SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), fundado em 1984, obrigou esta organização sem fins lucrativos e instalada na Califórnia a paralisar seus 42 radiotelescópios, conhecidos por "Allen Telescope Array" (ATA), a partir do dia 15 de abril.


Continue lendo a notícia, da AFP, no UOL Tecnologia

Nokia cortará 7 mil empregos para reduzir custos

A Nokia vai eliminar 7 mil empregos e terceirizar suas operações relacionadas ao software Symbian buscando reduzir custos em 1 bilhão de euros (1,46 bilhão de dólares), em meio às dificuldades para competir no aquecido mercado de smartphones.

A Nokia, maior fabricante mundial de celulares em termos de volume, detalhou nesta quarta-feira uma reestruturação de seus negócios, o que incluirá a demissão de 4 mil funcionários e a tranferência de outros 3 mil para a empresa de serviços de tecnologia Accenture, totalizando 12 por cento do seu quadro de trabalhadores na unidade de telefonia.

Notícia da Reuters, disponível no UOL Tecnologia.

Operadoras querem criar 'pedágio' para tráfego de dados de grandes sites

As empresas europeias de telecomunicações cogitam cobrar de grandes provedores de conteúdo, como Google e BBC, pelo envio de dados por suas redes.

De acordo com o Financial Times, as empresas do setor na Europa estão se associando para, juntar, criar encargos para esses e outros provedores de conteúdo, que geram enormes quantidades de tráfego de dados com serviços como YouTube e iPlayer.

A Comissão Europeia vem exigindo investimentos cada vez maiores de empresas de telecom para aumentar a oferta de banda larga por fibra óptica em toda a Europa. Mas essas empresas têm dito que, em contrapartida, precisam gerar mais receita para cumprir as metas.




Continue lendo no IDGNow!

Banda larga nas escolas: Teles deixaram de cumprir metas

Em meio a uma dura negociação para efetivar o Plano Geral de Metas de Universalização 3, o governo constatou que as concessionárias não cumpriram o acertado no PGMU 2,5, que levou conexão às escolas em todo o país - cerca de 60 mil escolas - em troca dos postos de serviços telefônicos.

Na próxima semana, a Anatel, o ministério das Comunicações e o ministério da Educação vão se reunir para tratar da questão. Fiscais da agência reguladora detectaram que a velocidade de conexão acordada - variando entre 1 Mbps e 2 Mbps - não está sendo ofertada em várias escolas.

"Os fiscais da Anatel numa mostragem feita no trimestre perceberam que há falhas em várias escolas. Vamos sentar à mesa e saber as razões para que as velocidades acordadas não estejam em operação. A reunião servirá para ajustarmos as ações", afirmou Cesar Alvarez, secretário-executivo do ministério das Comunicações, que participou nesta quarta-feira, 27/04, da cerimônia de abertura da 11ª do Rio Wireless. 





Continue lendo no Convergência Digital.

Tiroteio no aeroporto de Cabul deixa 10 mortos, incluíndo oito soldados americanos

Pelo menos 10 pessoas morreram nesta quarta-feira, incluindo oito soldados da Otan, em um tiroteio no aeroporto militar de Cabul, após uma discussão entre um agente afegão e militares estrangeiros.

O ataque ao aeroporto militar de Cabul deixou oito soldados americanos mortos, informou o porta-voz do Pentágono, coronel David Lapan, acrescentando que um civil americano que trabalhava para os Estados Unidos também morreu no ataque.

Segundo Lapan, o agressor foi um ex-piloto afegão que também morreu.

O incidente ocorreu no Centro de Formação Aérea da Otan, que fica dentro do aeroporto militar de Cabul, ao lado do aeroporto civil, dois dos complexos mais bem protegidos da capital afegã.

O ministério da Defesa do Afeganistão atribuiu o tiroteio a uma disputa entre um piloto militar afegão e soldados estrangeiros e informou que o oficial foi morto.
Os talebans afirmaram que o incidente foi um ataque suicida executado por um de seus militantes, que trabalhava na base aérea.

A notícia, da AFP, está disponível no UOL.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fatah e Hamas superam divergências e acordam governo interino

Representantes das facções palestinas rivais Fatah e Hamas chegaram nesta quarta-feira no Egito a um entendimento sobre todos os temas nos quais discordavam, incluindo os referentes a formação de um governo e uma data para as eleições gerais.

Uma fonte egípcia de alta representatividade citada pela agência Mena disse que o entendimento aconteceu durante as negociações realizadas no Cairo entre uma delegação do grupo nacionalista Fatah, presidida por Azam al-Ahmad, e outra da organização Hamas, liderada por Moussa Abu Marzuk. O encontro desta quarta-feira foi apenas um de muitos encontros secretos.


Continua na Folha.com

"Avó" do Facebook vai apagar dados de usuários no fim de maio

Antes do Facebook havia o MySpace e, bem antes deste, a Friendster, rede social cujas atividades se encerram (ao menos, por um tempo) no dia 31 de maio, segundo um anúncio feito nesta terça-feira.

A Friendster foi criada em 2002 por Jonathan Abrams e Peter Chin e, segundo o site DigitalTrends, foi logo melhorada por competidores --o que acarretou na sua obsolescência.

Ainda de acordo com o site, no dia 31, todos os registros de membros (como fotos, blogs, comentários e grupos) vão ser apagados --mas usuários poderão exportar informações do perfil a outros sites como o Flickr.


Continue lendo na Folha.com

Livro sobre insetos chegou a custar US$ 23 milhões na Amazon (um erro, claro)

Livros de ciência custam caro, justamente pelo grau de dificuldade e o tanto de trabalho que dá escrever um bom, confiável e aprovado pela comunidade científica. Mas quanto? Uns US$ 23 milhões está de bom tamanho? Justo não é mesmo? Pois esse foi o preço que o livro “The Making of a Fly”, sobre biologia e insetos, alcançou no último 19, na Amazon. U$23.698.655,93 + US$ 3,99 do frete (!), para ser mais exato.

Quem primeiro notou a “inflação” foi o biólogo Michel Eisen, que narrou tudo em seu blog. Segundo Michael, no primeiro momento que notou algo incomum, livro estava à venda pela bagatela de US$ 1,7 milhão. Mas, à medida que o biólogo recarregava a página do livro, o preço subia mais e mais. Até que, no auge, chegou ao absurdo dito no primeiro parágrafo.


Mais no Gigablog de Tecnologia do UOL.

Internet em poucas mãos

Mariano Blejman
Página 12

Dois provedores globais de Internet anunciaram sua fusão há poucos dias por três bilhões de dólares. Setenta por cento do tráfego mundial de dados ficaria em mãos de uma só empresa.

O tráfego mundial de dados de alta velocidade está cada vez em menos mãos. O leitor pensou alguma vez por onde viajam os dados que alguém busca na web? como se faz, fisicamente, para chegar até aos servidores do Facebook, Twitter, Google ou Wikipedia? Como? Faz-se através dos provedores da camada mais alta da internet: a chamada camada 1 (tier 1). Alguns dias atrás, Leve 3 adquiriu Global Crossing, por uns três bilhões de dólares. Em ambas trafegam dados nesta camada 1: são o coração da internet. Seguramente o leitor não conhece a nenhuma destas empresas, mas é provável que as está utilizando neste momento. Pois bem, esta fusão serve para analisar como funciona a camada mais alta de internet e como mudará a fisionomia da rede em diante: uma só empresa terá estrutura própria em 50 paises, chegará a 70 paise e concentrará 70 por cento do tráfego mundial daqui até 2013.


Vejam o texto completo em REBELION.ORG (ou no espaço de comentários deste post)

Energia solar com ajuda de vírus

O estudo, publicado na revista Nature Nanotechnology, emprega também nanotubos de carbono para aumentar a eficiência no agrupamento de elétrons na superfície da célula solar para a produção de corrente elétrica.

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, descobriu uma forma inusitada de melhorar a eficiência na conversão de energia solar em elétrica: por meio do uso de vírus.

Essa propriedade dos nanotubos era conhecida, mas seu uso em tal aplicação era prejudicado por dois problemas. Em primeiro lugar, sua fabricação produz geralmente uma mistura de dois tipos: semicondutor e metálico. Outro problema é que os nanotubos tendem a se aglutinar, o que reduz sua eficiência.

A nova pesquisa mostrou que os efeitos dos dois tipos de nanotubos são diferentes e que os semicondutores podem melhorar o rendimento das células solares, enquanto os metálicos têm o efeito oposto.

Vejam o texto completo em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Há oportunidade para montadora brasileira com tecnologia do carro elétrico, dizem especialistas

Processo ainda deve demorar a se consolidar, mas País teria chance ímpar para empregar uma das mais promissoras tecnologias que começam a surgir no mercado.

Há uma mudança de paradigma em curso na indústria automobilística mundial com a necessidade de substituição de veículos movidos a fontes de energia não renováveis e poluentes por outras ambientalmente menos agressivas. Para especialistas ouvidos por Inovação Unicamp, esse processo ainda deve demorar a se consolidar, mas o Brasil tem uma oportunidade ímpar dentro desse novo cenário para criar uma montadora nacional que empregue uma das mais promissoras tecnologias que começam a surgir no mercado, o carro elétrico. Essa iniciativa seria viabilizada com o aproveitamento da expertise da engenharia automobilística consolidada no País desde a década de 1950, quando começou a produção de carros em solo brasileiro.

Vejam o texto completo em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Os menores presos não eram um perigo para os EEUU

Só um dos 14 presos adolescentes forneceu informação relevante para a segurança dos Estados Unidos. - Os interrogadores do Pentágono classificaram a quase todos os reclusos mais jovens de Guantanamo como de nulo ou de baixo interesse.

"Não nos consta nenhuma razão para que o detido tenha sido enviado às instalações de Guantánamo". "Nós o avaliamos como um menino soldado que os talibãs obrigaram a alistar-se em suas tropas". "Não é membro da Al Qaeda nem um líder talibã. Não supõe uma ameaça aos interesses dos EEUU e de seus aliados". Estas são frases escritas pelo alto comando militar de Guantánamo. Elas se referem aos 14 menores de idade ou aos maiores de 65 anos que tem passado pela base militar ianque na ilha de Cuba durante os últimos nove anos.


Vejam mais detalhes em ELPAÍS.COM (ou no espaço de comentários deste post)

Imagens


Imagem vista em REBELIÓN.ORG (de 27.04.2011)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Exército sírio envia reforços a Deraa; EUA pedem que americanos abandonem a Síria

O exército sírio enviou nesta terça-feira reforços à cidade de Deraa, no sul, onde continua disparando contra os habitantes, um dia depois de matar 25 pessoas para pôr fim, pela força, aos protestos contra o governo.

"Novos reforços das forças de segurança e do exército entraram em Deraa. Háum tanque na praça Kaziet al Balad, no centro da cidade", informou um militante de direitos humanos, Abddulah Abazid, contatado por telefone pela AFP. "Os disparos continuam contra os habitantes", afirmou ainda.

"A mesquita de Abu Bakr Asidiq é alvo de intensas rajdas e um franco-atirador está postado na mesquita d Bilal al Habachi. Há tanques e barreiras instalados nas entradas da cidade, o que impede a entrada das pessoas em Deraa", contou ainda.

Ao menos 500 pessoas foram detidas em outras partes da Síria nesta terça, segundo a organização defensora dos direitos humanos Sawasiah. A organização independente disse ter recebido informações de que ao menos 20 pessoas morreram em Deraa desde que os tanques entraram na cidade na segunda-feira, mas a comunicação com o sul da cidade, impediu a confirmação da informação.


A notícia continua no UOL.

Ao menos 165 pessoas morreram em confrontos no Sudão do Sul em uma semana

As Forças Armadas do Sudão do Sul informaram nesta segunda-feira (25/04) que pelo menos 165 pessoas foram mortas na última semana em combates entre milícias e o exército do recém-criado país, que terá sua independência formal decretada em julho. Forças leais a dois comandantes militares renegados entraram em confronto armado contra o exército do Sul nos Estados de Jonglei e Unity, disse o porta-voz dos militares, Malaak Ayuen. As informações são da agência Reuters.


Mais no Opera Mundi.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mundial de Rugby terá transmissões em 3D



Mais um evento esportivo contará com transmissões em 3D. Depois da NBA e do UFC, agora é a vez do mundial de Rugby, que será disputado na Nova Zelândia em setembro, a ter, a partir da fase semifinal, partidas exibidas em três dimensões (não para o Brasil). Tudo isso por conta da compra de direitos de transmissão por parte da produtora neozelandesa 3D Live, que será responsável por gerar as imagens das partidas com essa tecnologia.

Além da transmissão para a TV (na Nova Zelândia, a Sky deverá mostrar os jogos em 3D para seus assinantes), algumas salas de cinema do país, e até da Austrália, mostrarão as partidas. Algo bem semelhante ao que tivemos aqui no Brasil durante a Copa do Mundo de futebol, como nosso colega Ricardo mostrou.

Leia mais no Planet Tech.

Em Guantánamo, ter relógio Casio é sinal de ligação com Al-Qaeda

Ter um relógio digital Casio F-91W é sinal de que seu dono pode ter ligações com a Al-Qaeda, informou nesta segunda-feira (25/4) o jornal britânico The Guardian com base em documentos usados no treinamento de agentes antiterrorismo.

Os documentos são parte dos mais de 700 arquivos sobre o centro de detenção norte-americano da Baía de Guantánamo vazados das Forças Armadas dos Estados Unidos e que foram entregues ao The Guardian e ao New York Times pelo site WikiLeaks.

Um dos modelos mais simples e baratos da Casio, o F-91W é citado em documentos de treinamento obtidos pelo jornal como possível temporizador de dispositivos de controle de bombas. Sua posse sugere que o dono pode ter recebido treinamento da Al-Qaeda para construção de bombas-relógio.


Continue lendo no IDGNow!

Irã afirma ser alvo de novo ciberataque

O general responsável por investigar o ataque Stuxnet ao programa nuclear do Irã afirma que o país recebeu um segundo ataque direcionado, chamado inicialmente de "Stars".

Até o momento, foram divulgados poucos detalhes sobre o suposto ataque, a não ser pelo fato de que ele parece ter sido direcionado a sistemas de computadores específicos do país. “Determinadas características sobre o worm Stars foram identificadas, incluindo o fato de que ele é compatível com o sistema (atingido)”, disse o general Gholam-Reza Jalali, diretor da Passive Defense Organization do Irã, em uma entrevista para a agência local Mehr News Agency.

O Irã está tentando reforçar suas ciberdefesas desde que foi atacado pelo vírus Stuxnet no ano passado. Acredita-se que esse worm teria sido escrito para sabotar o programa nuclear iraniano, ao atacar os sistemas de controle industrial das centrífugas de urânio do país.


Mais no IDGNow!

Soldados do Camboja e da Tailândia entram em confronto na fronteira pelo 4º dia seguido

Soldados do Camboja e Tailândia trocaram tiros nesta segunda-feira (25) pelo quarto dia consecutivo, enquanto a saída diplomática foi freada pelo cancelamento do diálogo da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

A troca de disparos e bombas começou por volta das 10h do horário local no templo de Ta Muen e, por enquanto, não causou vítimas frente os 11 mortos registrados desde sexta-feira.


Continue lendo a notícia, da EFE, no UOL

Wikileaks divulga documentos secretos sobre abusos em prisão de Guantánamo

O site Wikileaks divulgou na noite de domingo uma série de documentos secretos do Pentágono que revelam que o governo dos Estados Unidos usou a prisão de Guantánamo ilegalmente para obter informação de seus reclusos, independentemente do fato de serem suspeitos ou não.

As milhares de páginas dos mais de 700 documentos do Pentágono divulgados revelam que ao menos 150 dos presos em Guantánamo eram afegãos e paquistaneses inocentes, incluindo motoristas, agricultores e cozinheiros, que foram detidos durante operações de inteligência em zonas de guerra.

Muitos destes permaneceram presos durante anos devido a confusões de identidade ou simplesmente por terem estado no lugar errado na hora errada.

De acordo com os documentos vazados, os EUA criaram na prisão de Guantánamo "um sistema policial e penal sem garantias no qual só importavam duas questões: quanta informação se obteria dos presos, embora fossem inocentes, e se podiam ser perigosos no futuro".


Continue lendo na Folha.com

domingo, 24 de abril de 2011

Tensão entre a França e a Itália

Os governos da França e da Itália disputam o papel de protagonista na colonização da Líbia enquanto satisfazem seus leitores mais xenófobos.

A idéia de “missão humanitária” que os paises europeus estão levando a cabo na Líbia ficaram mais claras nas palavras do ministro de Assuntos Exteriores italiano Franco Fratttini: "Reconhecemos os rebeldes de Bengasi como interlocutores - explicou o político conservador - o conselheiro delegado da (a petroleira estatal) ENI, Paolo Scaroni está contatando o Conselho Nacional Trasitório para renovar a cooperação no campo petrolífero".

A Italia, que até recentemente tem tentado salvar sua relação privilegiada com Khadafi (um vínculo que consentiu à ENI o controle da maior parte do fluxo de petróleo que chega de Líbia a Europa) mudou de de lado com um só objetivo: garantir seu abastecimento energético. Não poderia ser de outra maneira: A Liga Norte, o partido xenófobo que exerce o papel de sócio principal do desgastado governo de Silvio Berlusconi, já deixou bem clara sua idéia sobre as relações com Tripolí: "Não é possível que outros paises levem o petróleo e nos deixem aos clandestinos" disse um porta-voz da formação autonomista em referência aos refugiados políticos. A algumas semanas das eleições municipais, a frustração dos liguistas é máxima: enquanto milhares de migrantes procedentes do Norte da África seguem desembarcando nas costas italianas, fracassa a intenção do ministro transalpino do Interior, Roberto Maroni (de la Liga Norte) de livrar-se do problema acima enviando-lhes a outros países. Sugestão de seu líder Umberto Bossi, que frente aos jornalistas propôs uma simples solução: Os imigrantes? "que não encham meu saco"(*).

(*)nota deste editor: traduzi “Fuera por mis cojones” como "não encham meu saco" para ficar mais próxima da expressão brasileira .

O texto completo, e com mais informações, está no DIAGONALweb

Venezuela diz adeus à Comunidade Andina das Nações

Caracas, (Prensa Latina) Uma nova etapa marcará a retirada da Venezuela da Comunidade Andina das Nações (CAN), bloco subregional formado também pela Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, países com os que já se definiram relações sob diferentes parâmetros legais.

Em 19 de abril de 2006 o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou durante uma reunião em Assunção, no Paraguai, a saída de seu país da CAN como consequência direta dos prejuízos imediatos que os Tratados de Livre Comércio (TLC) assinados pela Colômbia e Peru com Estados Unidos lhe causariam.

Para Chávez, a assinatura desses convênios precipitou a queda da CAN, organismo que considerou condenado à morte há anos ao servir às elites, às multinacionais, mas não aos indígenas, aos negros ou aos pobres. "Não serve ao nosso povo e não só não nos serve, nos afeta".

Vejam mais detalhes em PATRIA LATINA

A rapina do século: O assalto aos fundos soberanos líbios

por Manlio Dinucci [*]

Banco Central da Líbia. O objetivo da guerra na Líbia não é apenas o petróleo, cujas reservas (estimadas em 60 mil milhões de barris) são as mais importantes da África e cujos custos de extração estão entre os mais baixos do mundo. Nem, tão pouco, o gás natural, cujas reservas são estimadas em cerca de 1500 mil milhões de m3. Na mira dos "voluntários" da operação "Protetor unificado" também estão os fundos soberanos, os capitais que o Estado líbio investiu no estrangeiro.

Os fundos soberanos geridos pela Libyan Investment Authority (LIA) são estimados em cerca de 70 mil milhões de dólares, que sobem a mais de 150 se incluírem os investimentos estrangeiros do Banco Central e de outros organismos. E poderiam ser ainda mais importantes. Ainda que sejam inferiores aos da Arábia Saudita ou do Kuwait, os fundos soberanos líbios caracterizam-se pelo seu crescimento rápido. Quando a LIA foi constituída em 2006, ela dispunha de 40 mil milhões de dólares. Em apenas cinco anos ela efetuou investimentos em mais de uma centena de sociedades norte-africanas, asiáticas, européias, norte-americanas e sul-americanas: holdings, bancos, imobiliário, indústria, companhias de petróleo e outras.

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Pacifistas constatan que no hubo bombardeo en oeste de Libia por Ejército de Gaddafi

El grupo Civiles Británicos por la Paz en Libia y demás activistas de Francia, Alemania, Túnez e Italia constataron con evidencias que no existe un bombardeo por parte del Ejército de Muammar Al Gaddafi en el oeste del país, como lo denuncian medios internacionales. No obstante, sí dieron cuenta de los efectos de las bombas de la Organización del Tratado del Atlántico Norte (OTAN).

El enviado especial de teleSUR a Trípoli, Rolando Segura, conversó con algunos de los miembros del grupo británico que realizaron investigaciones por varios días en diversos puntos de la zona oeste del país norteafricano.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Charge de Chisp@



Vista em REBELIÓN (de 24 de abril de 2011)

Patrocinadores do terrorismo: EEUU permite que Posada faça apologia do terror na CNN

JEAN-GUY ALLARD – Não só a administração ianque não extradita e nem processa devidamente o terrorista Luis Posada Carriles, como exigem as convenções internacionais que assinou, mas também estabelece uma "lista de patrocinadores do terrorismo" para difamar aos demais, deixando-o atacar de seu território a outras nações.

O terrorista de origem cubana concedeu uma entrevista à cadeia de notícias CNN em espanho, cujos administradores são vinculados à máfia cubanoamericana, e denegriu o presidente venezuelano, o sistema judicial do país e inclusive Cuba, sem que a ninguém ocorre que este entrevistado, apresentado como um interlocutor legítimo, é um reconhecido terrorista, torturador e assassino com uma carreira de várias décadas a serviço da CIA.


Vejam mais detalhes em CONTRAINJERENCIA (ou no espaço de comentários deste POST)

Espancado até à morte o personagem cómico mais famoso do Iraque

Símbolo nacional pela sua sátira e pela crítica à situação política
22 de Abril de 2011
Fares al-Sharifi
Fonte: iraqsolidaridad.org

Yusef Radi, aliás Abu Inaam, foi assassinado na cidade iraquiana de Nasiriya há alguns dias. Abu Inaam era o personagem mais conhecido no mundo humorístico iraquiano do Facebook pela subtileza da sua crítica à política e aos governantes, que não largava a cabeça dos fantoches. Segundo relataram os seus familiares, Yusef Radi foi espancado até à morte por um jovem. Su hija declaró a Al Hayat: “ Nunca na sua vida havia feito mal a alguém. Aconteceu tudo de repente: um jovem aproximou-se e espancou-o até à morte. Não nos calaremos, vamos exigir justiça para que o criminoso pague pelo que fez”.
Abu Inaam era um dos personagens cómicos mais famosos do Iraque. Os jovens que protestam nas ruas e nas praças iraquianas nas manifestações das sextas-feiras aproveitam como slogans algumas das suas sátiras.
Abu Inaam ganhou fama através da sua crítica popular à situação política e aos governates. Transformou-se num símbolo popular de tal dimensão que criaram desenhos animados inspirados na sua pessoa, bem como várias páginas no Facebook. No Youtube existem vários vídeos seus.
A forma como foi assassinado levanta várias interrogações. Alguns amigos seus acusam certos sectores —sem os nomearem— de terem participado no assassinato. Asseguram que o objetivo do crime foi desfazerem-se duma pessoa que poderia usar da seu prestígio para lhes fazer frente politicamente.
Abdelbuni al-Zeidi, dramaturgo iraquiano, comentou no diário Al Hayat que Abu Inaamera um homem complexo que levantava muitas questões, uma personagem forjada na base de pequenos vídeos postos no YouTube que mostram um talento para a sátira e que é fruto, em parte, da influência exterior e, por outro lado, pela pressão vivida na actual situação; uma pessoa da rua que reage a essa situação na base do humor negro
.

Vejam em TRIBUNALIRAQUE-Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque

Drones dos EEUU matam 25 civis no Paquistão

Os cinco mísseis lançados de aviões ianques não tripulados (drones) sobre a região tribal de Waziristán do norte, no Paquistão, limítrofe com o Afeganistão, mataram pelo menos 25 pessoas na cidade de Spinwam, entre elas três mulheres e cinco crianças, informa a televisão Geo, citada por EFE.

O objetivo do bombardeio era uma casa "que acolhia combatentes rebeldes", segundo assegurou à France Press um oficial dos serviços de informação.

O último bombardeio ianque na região, em 17 de março passado, causou 39 mortes, a maioria delas civis. O governo paquistanẽs protestou energicamente ante Washington, de quem é um aliado chave desde 2001, e Barack Obama reagiu enviando estes aviões não tripulados para que realizem incursões na Líbia.

A campanha com aviões drone da CIA naquela região tem se intensificado desde o verão de 2008. Em 2010, segundo um responsável do Exército, foram disparados 100 mísseis que mataram pelo menos 670 pessoas.


Vejam em CUBADEBATE

O declínio do capitalismo e o fim do crescimento global

O início do século XXI assinala um paradoxo crucial: o capitalismo assumiu claramente uma dimensão global, mas iniciou igualmente o seu declínio. As turbulências de 2007-2008 podem ser consideradas como o ponto de partida para o crepúsculo do sistema; a multiplicidade de crises que explodiram nesse período (financeira, produtiva, alimentaria, energética) convergiram com outras como a ambiental ou a do Complexo Industrial Militar do Império, atolado nas suas guerras asiáticas. Esse somatório de crises não resolvidas travam, impedem, a reprodução ampliada do sistema. O artigo é de Jorge Beinstein.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR