sábado, 16 de junho de 2012

Moçambicano que falaria sobre a presença da Vale em seu país na Rio+20 é deportado pela PF


Os coletivos e movimentos sociais que trabalham na construção da Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental abaixo listados vem a público expressar sua indignação com o impedimento de entrada no Brasil e ato arbitrário que deflagra um processo de criminalização de um ativista da sociedade civil e participante da Cúpula dos Povos vindo de Moçambique. 
Jeremias Vunjanhe, jornalista de profissão da organização não-governamental moçambicana JA (Justiça Ambiental), membro moçambicano da federação Internacional dos Amigos da Terra, foi impedido de entrar no Brasil no dia 12 de Junho de 2012. Ele participaria da Cúpula dos Povos e do III Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, para expor o polêmico caso da Vale em Moçambique e compartilhar com comunidades atingidas no mundo todo pelas corporações extrativas. Além de também estar credenciado como observador da sociedade civil na Conferência Oficial da ONU Rio + 20.
Ao chegar no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, no dia 12 de junho, foi-lhe retirado o passaporte sendo escoltado para a sala de embarque de regresso a Moçambique pela Polícia Federal brasileira, sem qualquer explicação, apesar deste ter solicitado que fossem apresentadas as razões. O seu passaporte foi-lhe devolvido horas depois de levantar voo, carimbado com o selo de Impedido da SINPI (Sistema Nacional de Impedidos e Procurados) do Departamento da Polícia Federal.
A Embaixada do Brasil em Moçambique emitiu o visto de entrada seguindo todos os requisitos exigidos e em momento algum o Sr. Jeremias foi informado da existência de alguma questão que pudesse constituir impedimento para a sua entrada no Brasil.


Confira no Brasil de Fato

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Iminente golpe de estado na Síria - A OTAN prepara uma vasta operação de intoxicação

por Thierry Meyssan
Os estados membros na OTAN e do CCG preparam um golpe de Estado e um genocídio sectário na Síria. Caso pretendam opor-se a estes crimes, ajam quanto antes; façam circular estes artigos na Net e alertem os vossos conhecidos. Dentro de poucos dias, talvez a partir de s exta-feira 15 de Junho ao meio-dia, os sírios que pretenderem ver as cadeias de televisão nacionais terão estas substituídas nos écrans por televisões criadas pela CIA. Imagens realizadas em estúdio mostrarão cadáveres imputados ao governo, manifestações populares, ministros e generais apresentarão a sua demissão, o presidente el-Assad tratando de fugir, os rebeldes reunindo-se no coração das grandes cidades e um novo governo instalando-se no palácio presidencial. Esta operação, diretamente monitorizada a partir de Washington por Ben Rhodes, conselheiro adjunto da segurança nacional dos Estados Unidos, visa desmoralizar os sírios e preparar um golpe de Estado. A OTAN, que esbarrou no duplo veto da Rússia e da China, conseguiria assim conquistar a Síria sem ter de atacar ilegalmente. Qualquer que seja o julgamento sobre os atuais acontecimentos na Síria, um golpe de Estado poria fim a toda a esperança de democratização.  

Vejam mais em PATRIA LATINA

terça-feira, 12 de junho de 2012

Bancada demotucana virou bancada de Cachoeira com Perillo na CPI

Para incautos ou ingênuos, pode parecer o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) se saiu bem no depoimento dado na CPI do Cachoeira. Afinal, tarimbado até em debates nas campanhas eleitorais, conseguiu responder quase todas as perguntas com desenvoltura.

Mas será que se saiu bem mesmo?

Vejamos ponto a ponto.

1) Não mostrou indignação contra a infiltração de Cachoeira em seu governo em Goiás. Se fosse alguém sem rabo preso como quis aparentar, teria que ter mostrado indignação pelo menos com assessores.

Na prática defendeu todos os assessores afastados, não fazendo qualquer crítica às condutas ou minimizando. 

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Rio Grande do Sul tem 126 mil trabalhadores infantis

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, lembrado nesta terça-feira, é uma boa oportunidade para o lançamento de campanhas de enfrentamento do mal que assola várias sociedades pelo mundo. No Rio Grande do Sul, o Ministério Público do Trabalho (MPT) pretende impedir que cerca de 126 mil crianças, de 5 a 15 anos de idade, sigam trabalhando. Esse número, porém, representa apenas 2,5% dos cerca de 5 milhões de menores que estão nesta situação em todo o País - segundo dados do MPT.

Para o procurador do Trabalho Fabiano Holz Beserra, a erradicação do problema é difícil em qualquer sociedade, mas piora nos países em desenvolvimento. A campanha tem o objetivo de parar essa prática tão perversa, que acaba desestruturando famílias e interferindo na cadeia produtiva de uma nação. "Crianças e adolescentes são vistos em subempregos e, muitas vezes, em condições de risco à sua integridade física", relata o procurador.






Confira no Correio do Povo

Prêmio de 10 camelos pela captura de Obama; e pela captura de Hillary, 10 galinhas e 10 galos

Hillary y ObamaAnteriormente, o Departamento de Estado dos EEUU haviam oferecido 33 milhões de dólares pela ajuda na captura dos líderes do grupo radical islamita Al Shabab, que controla grande parte da Somália.
Mas Al Shabab fez uma contra-oferta: uma recompensa de 10 camelos pela cabeça de Obama. O grupo tem se declarado responsável por vários atentados suicidas e se orgulha de suas conexões com a Al Qaeda.
"Posso assegurar-lhes que este tipo de coisas nunca irão dissuadir-nos de continuar uma guerra santa contra eles", publicou o membro deste grupo Fuad Mohamed Khalaf (recompensa: 5 milhões de dólares), num site. A recompensa oferecida pela captura da secretária de Estado dos EEUU, Hillary Clinto, é ainda mais baixa: "10 galinhas e 10 galos". 

(Com informação de RT: http://actualidad.rt.com/actualidad/view/46586-Los-islamistas-de-Al-Shabab-ofrecen-10-camellos-por-Obama)   

Texto original em CUBADEBATE e tradução livre do blog NEBULOSA.DE.ÓRION


Lula abortou golpe de Demóstenes contra Dilma

LulaSegundo o veículo de comunicação goiano DM, Lula teria abortado um golpe, cuidadosamente articulado pelo senador Demóstenes Torres e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, contra o governo da presidenta Dilma Rousseff. Embora o artigo não apresente provas do envolvimento do ex-presidente com a questão, vale a pena lê-lo para conhecer mais dos objetivos do ambicioso senador. Segue abaixo a íntegra do texto.
Lula aborta o golpe
Cai a mais audaz e ambiciosa conspiração política do Brasil
Lula teve visão política para evitar novo golpe da direita
Nos bastidores da Operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal, o senador Demóstenes Torres (ex-DEM) e o empresário de jogos de azar Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, gestavam uma estratégia que passou ao largo das investigações: pavimentar a candidatura do parlamentar para o Palácio do Planalto em 2014. 

Vejam mais em CORREIO DO BRASIL

Jornal britânico diz que Brasil é modelo de diplomacia e compara Lula a Franklin Roosevelt

O Brasil “não apenas deve ter um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, como também é a melhor razão para uma reforma do órgão e para uma tentativa de tornar o sistema internacional mais representativo”. É o que diz um elogioso editorial publicado nesta segunda-feira (11/06), no qual o jornal britânico The Guardian sugere uma maior valorização da diplomacia de Brasília e destaca a ascensão econômica vivenciada pelo país ao longo dos últimos anos.
  
Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Memória da ditadura – Exclusivo: Dossiê aponta sevícias e assassinato de militante do PCBR

Detalhe do laudo cadavérico constante no
 processo que ainda não foi julgado

Ela nasceu no interior de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na cidade de Martins (região serrana do Estado), em 9 de julho do ano de 1945. Recebeu o nome de Anatália, uma espécie de equívoco ortográfico, que evidencia a pouca escolaridade dos pais, ou do tabelião. Coisas do interior, de um Brasil tão diverso e gigante, que quando se diz Natália no Sul, ecoa no Norte como Anatália e assim fica sendo.
Logo, quando tinha apenas cinco anos, a família se transferiu para Mossoró, onde ela fez o curso primário, o ginásio e, por fim, cursou o científico, concluído em 1967. Trabalhava durante o dia, na Cooperativa de Consumo Popular, para estudar à noite. Em 1966, um ano antes da formatura, se apaixonou e iniciou namoro com um bancário, Luiz Alves Neto, emprego fixo no Banco do Brasil. Dava para se casar, e assim o fizeram, em 1968. Parou de trabalhar fora de casa, dedicando-se à atividade de costureira. A vida seguia sem sobressaltos, casa popular comprada pelo financiamento do Fundo de Habitação Popular do Estado de Pernambuco (FUNDHAP), louça e mobília. 

Vejam o texto completo em CORREIO DO BRASIL


Televisa recebeu dinheiro público para manipular eleições mexicanas, diz jornal

A Televisa, maior rede de televisão do México, é acusada de ter recebido dinheiro público em troca de uma cobertura ampla e favorável ao candidato à Presidência Enrique Peña Nieto, do PRI (Partido Revolucionário Institucional) em seus programas jornalísticos e de entretenimento, enquanto este era governador do Estado do México e já preparava sua atual estratégia eleitoral.

Além disso, a rede de TV é acusada de ter promovido, na eleição presidencial passada, em 2006, uma campanha com o objetivo de prejudicar a imagem de Andrés Manuel Lopez Obrador, do PRD (Partido da Revolução Democrática), principal rival de Peña Nieto e derrotado na ocasião por apenas 0,68% dos votos a menos do que Felipe Calderón.


A informaçãodiz é do jornal britânico The Guardian, que afirmou ter recebido cópias de uma série de documentos de um funcionário da própria Televisa. E que, embora não tenha como confirmar a autenticidade do papéis, realizou extensas verificações cruzadas entre os nomes, as ações de mídia e situações mencionadas se alinham com o conteúdo obtido.




Leia mais no Opera Mundi.

domingo, 10 de junho de 2012

O Problema com o Wi-Fi

Conexões impossíveis, quedas de sinal, redes fantasmas: por que a internet sem fio parece presa à Idade da Pedra

por David Pogue


Para a maioria das pessoaso Wi-Fi é um milagre. No raio de 45 metros de algum modem oculto, seu laptop, tablet ou telefone pode ficar on-line com a velocidade da internet a cabo – sem o cabo. Mas o Wi-Fi também é um mistério. Tantos leitores me perguntam sobre Wi-Fi que eu busquei as respostas definitivas dos maiores especialistas.   






Vejam o texto completo em SCIENTIFIC AMERICAN

Democracia e falência da moralidade da direita

A melhor forma de ajudar a recuperação da oposição direitista é transformar a CPI num repto moralista, aproveitando a “onda” anti-Demóstenes (a direita quer se livrar dele), apenas invertendo a mão do que vinha acontecendo contra Lula. Com isso deixa de lado a gravidade do que ocorreu: não apenas atos isolados de corrupção, mas uma conspiração criminosa que usava a luta contra a corrupção para promover uma corrupção ainda maior, a destruição no atacado do espaço político democrático. O artigo é de Tarso Genro.