sábado, 28 de março de 2009

Acreanos reagem ao gentílico “acriano” do Acordo Ortográfico

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde o dia 1º de janeiro, fez surgir no Acre um movimento de políticos e intelectuais em defesa do gentílico acreano para continuar designando quem nasce no Estado. A reação ao “acriano” como a única grafia correta para quem é natural do Acre, como sugere o Acordo Ortográfico, mexeu com o brio daqueles que se orgulham como os únicos que são brasileiros por opção.

Na verdade a nova questão do Acre ganhou contornos de movimento quando a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) percebeu a reação espontânea da população, vários artigos em jornais e blogs, e decidiu convocar intelectuais do Estado para enfrentamento do caráter restritivo do Acordo Ortográfico em relação Estado e sua história.

Continue a leitura AQUI.

As mulheres em busca dos espaços de poder

É uma pauta que se repete na imprensa todos os anos. Quando chega março, são apresentadas pesquisas sobre as evidentes desigualdades de gênero no Brasil e em outras partes do mundo. E, na última década, os números mudam muito pouco de um ano para outro. Mesmo com exemplos notáveis de lideranças no meio político, sindical e na sociedade civil organizada, as mulheres ainda têm um longo caminho a percorrer até alcançar a almejada igualdade, ocupando espaços de poder e de decisão hoje reservados aos homens.


Vejam mais na Revista Fórum

Feministas galegas boicotean la campaña reaccionaria de la iglesia

Feministas de Vigo boicotean con pintura lila numerosos paneles de la campaña retrograda de la extrema derecha y la iglesia catolica contra el aborto.
________________________

Hacemos un llamamiento a todo el movimiento feminista de Galiza para que emprenda iniciativas de boicot a esta y otras campañas propagandistas que ataquen el derecho de las mujeres a decidir sobre su propio cuerpo.


Vejam em La Haine.org (proyecto de desobediencia informativa)

Programa habitacional: a mão visível do Estado

Pode-se dizer que, no capitalismo, o problema do déficit habitacional é algo sem solução. É a lógica da escassez como condição para que um bem tenha um preço acima do seu valor. Essa constatação faz do programa habitacional anunciado pelo governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva uma ação política de significado ainda incalculável.

Por Osvaldo Bertolino

Além dos benefícios sociais, é preciso considerar o potencial de dinamismo que o programa representa para toda a cadeia produtiva — desde produtores de materiais de construção até lojas de móveis — e para o conjunto da economia. A expectativa é de que finalmente o país passe a ter uma política habitacional — até agora o que nós tínhamos era um mosaico com medidas isoladas e paliativas.

Vejam mais no Vermelho

INVESTIGAÇÃO DA MORTE DE PASOLINI PODE SER REABERTA

ROMA, 27 MAR (ANSA) - Um advogado e uma criminologista apresentaram nesta sexta-feira um pedido à Procuradoria de Roma para que sejam reabertas as investigações da morte do diretor italiano Pier Paolo Pasolini, assassinado no dia 2 de novembro de 1975 em uma praia próxima a Roma.
O advogado Stefano Maccioni e a criminologista Simona Ruffini afirmam que Pasolini foi assassinado porque "sabia demais" sobre a morte de Enrico Mattei, fundador da petrolífera italiana ENI, em um acidente aéreo em outubro de 1962.


Vejam mais na Ansalatina

Opiniones ¿Pronósticos sombríos para la Tierra?

Investigaciones recientes de científicos europeos especializados en climatología y astronomía, al parecer, están arrojando luz sobre las causas fundamentales del cambio climático de la Tierra.

Se trata del denominado oscurecimiento global, es decir, la disminución substancial de la cantidad de luz solar que ha llegado a la Tierra en los últimos años.


Vejam mais na RIA Novosti

Sigam o exemplo do Brasil, recomenda Immanuel Wallerstein

Em minha opinião, a única atitude sensata é aquela tomada pelo grande, poderoso e militante Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Brasil. O MST apoiou Lula em 2002 e, a despeito do não-cumprimento do que ele prometeu, eles o apoiaram na sua reeleição em 2006. E fizeram isso com plena consciência das limitações de seu governo, porque a alternativa era claramente pior. O que eles também fizeram, contudo, foi manter a pressão nos encontros com o governo, denunciando-o publicamente quando fosse merecido e se organizando contra suas falhas.


Vejam mais na Agência Carta Maior

sexta-feira, 27 de março de 2009

27 de março: Dia do Circo

Veja a homenagem dos leitores ao Dia do Circo





O Brasil celebra nesta sexta-feira (27) o Dia Nacional do Circo, com muitas homenagens a palhaços, equilibristas, trapezistas, mágicos e outros artistas.

Em homenagem ao Dia do Circo, o G1 pediu para os internautas enviarem fotos e relatos de sua relação com o circo.

Veja no G1.

Charge do Bessinha



Charge copiada do blog do Nogueira (Brasil! Brasil!).

E aí, beleza?


A deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) figura entre as indicadas na competição para escolher a mais bela parlamentar do planeta. A lista encontra-se abrigada no site espanhol 20 Minutos. Até o momento, a namorada do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) soma 13.626 pontos e encontra-se na 17ª posição. Mais aqui, no Cloaca News.


Acertaram no alvo; acertaram no negro


Na quinta-feira o presidente Lula disse que a crise econômica “foi feita por gente branca, de olhos azuis”. Declarou ainda não conhecer nenhum banqueiro negro. A manifestação muito desagradou a turma do PIG.
Diligente, como todo bom sabujo, o jornalista serrista Carlos Alberto Sardenberg foi à luta para desmentir a fala presidencial e descobriu que “no auge do sistema financeiro americano, um dos nomes mais influentes era Stanley O`Neal, presidente do Merryll Linch, negro. Perdeu o emprego quando o banco de investimento, em crise, foi vendido, no final do ano passado”.
Pronto, já descobriram quem é o responsável pela crise. Prendam o negro. Com algemas.
Quem quiser conhecer o blog do Sardenberg, clique aqui. Aconselho antes tomar um anti-ácido e tapar no nariz.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Israel nega que uso de armas com fósforo branco seja crime de guerra

O Exército de Israel negou nesta quinta-feira que as munições com fósforo branco, usadas pelas Forças Armadas na recente ofensiva contra a Faixa de Gaza, constitua um crime de guerra, como afirma a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch.

"Com base nos dados obtidos até agora, é possível concluir que o Exército israelense utilizou obuses fumígenos de acordo com a lei internacional", afirma um comunicado militar.

Notícia completa no UOL Notícias.

Irã considera pena de morte a autores de blogs ‘ofensivos’

Um vídeo da rede de notícias Al-Jazeera afirma que o Irã considera punir com pena de morte os responsáveis por blogs com conteúdo ofensivo.

As leis do país autorizam a morte de homens, mulheres e crianças que assassinam outras pessoas e minam a estabilidade e autoridade do Estado — aberta à interpretação, esta segunda alternativa já puniu pessoas que cometeram estupro, adultério, tiveram relação com droga e comportamento homossexual. De acordo com a Al-Jazeera, o Irã quer expandir a pena para blogueiros.

Mais no BR-Linux.


Os argumentos da TV Câmara

Deixa ver se eu entendi. O diretor da TV Câmara, Manuel Roberto Seabra, em entrevista ao site “Comunique-se”, afirma que “assessores” do ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, reclamaram do conteúdo do programa “Comitê de Imprensa”, do qual participei como convidado, para falar das investigações contra o delegado Protógenes Queiroz, da Polícia Federal, com base em uma reportagem da revista Veja. Ele afirma ter recebido “muitas reclamações” (dos assessores de Gilmar Mendes?) sobre a “matéria”. Era um programa de debates. Eu não entendo muito de televisão, mas sei diferenciar um programa de debate de uma matéria. Mas vamos adiante, porque a coisa ainda vai desandar mais.

Veja mais no blog do Luís Nassif. O texto citado é do Leandro Fortes, da CartaCapital. Está citado também o texto do Comunique-se, visto anteriormente aqui. Enfim, ampla contextualização sobre a celeuma provocada porque o programa Debate da TV Câmara desmascarou disse algumas coisas a respeito da CPI dos Grampos e do Supremo Presidente Gilmar Mendes.

Jornalistas têm alergia à crítica?

Durante décadas, os profissionais da chamada grande imprensa trabalharam sem o tipo de acompanhamento crítico diário que ocorre hoje na internet. E sempre tiveram posição contrária à censura de seus trabalhos. Agora, aparentemente, jornalistas podem engrossar a onda daqueles que querem impor “limites mais rígidos à internet. A linguagem adotada pela maioria dos blogs e sites alternativos é irreverente por natureza. Pois agora, a irreverência e o sarcasmo estão sendo tipificados criminalmente.

Veja o texto completo no RS Urgente.

Yeda recebe solidariedade de Maluf: "Confio 100% na honestidade da governadora"

Comentário do deputado federal Paulo Maluf (PP), acusado de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro, sobre a governadora Yeda Crusius (PSDB), em entrevista ao jornal O Pioneiro:

“Vou ser muito claro: confio 100% na honestidade da governadora Yeda. Eu também fui governador e sei que quem chega a ser governador ou presidente está escrevendo a sua biografia. Ninguém chega num cargo desses pretendendo fazer irregularidades. Se as pessoas não têm defeito quando chegam num cargo público, a oposição inventa. Eu acredito na honestidade da governadora, foi uma boa ministra do Planejamento no governo do Itamar, e tenho certeza de que ela tem uma história de luta. A mulher gaúcha é muito valorosa, e acho que ela vai vencer com uma administração correta, competente como está fazendo, sem as acusações mentirosas que a oposição faz a ela”.

Visto no RS Urgente.

Sugiro a Justiça Eleitoral 'seguir' o José Serra no Twitter, pelo menos

Email de leitor - "Olá Pessoal do Blue Bus, Sugiro a Justiça Eleitoral 'seguir' o José Serra no Twitter, pelo menos. Pré candidato declarado e utilizando a internet?".

Comuna de Paris para Brasília

(...)
Laboratório de larápios
O Congresso brasileiro, atualmente, sob o comando do PMDB, no Senado e na Câmara, criou um laboratório de larápios que desenvolve reativamente o ânimus social comunitário contra os abusos, apelando ao poder constitucional representativo que assegura direitos e garantias individuais no processo civilizatório nacional em escala ascendente. Será suficiente?
Os dois conservadores políticos mineiro-pernambucano da oposição estariam falando o que falaram se no poder estivesse não Lula, mas FHC , ao qual serviram, ou se o senador José Sarney ouvisse o canto de sereia deles e abandonasse o presidente, para enfraquece-lo no Congresso?


Vejam o texto completo no Patria Latina

OU VAI OU RACHA


Bristol (EUA) – Passou quase despercebido no noticiário, mas a China acaba de dar mais um sinal de que pode provocar alteração profunda no panorama econômico internacional.

A partir da Conferência de Bretton Woods, em 1946, quando o dólar foi adotado como moeda de reserva para todos os países, os Estados Unidos passaram a gozar de uma situação privilegiada.

É isto que leva não só o Brasil como a China e outras nações a financiarem o American way of life, investindo em Letras do Tesouro dos Estados Unidos.



Vejam o texto completo no Direto da Redação

La ONU responsabiliza a la oposición boliviana de la muerte de 11 civiles · ELPAÍS.com

ELPAÍS.com:
"El alto comisionado de la Organización de las Naciones Unidas (ONU) para los Derechos Humanos en Bolivia, el canadiense Denis Racicot, presentó ayer un informe en el que subraya positivamente las medidas del Gobierno en materia de permanencia escolar, protección a la vejez, alfabetización y lucha contra la desnutrición. En cambio, Racicot manifestó la preocupación de la ONU por la violencia de los enfrentamientos entre campesinos y las fuerzas de seguridad en las regiones que pretenden mayor autonomía del Gobierno de Evo Morales. En particular, responsabilizó a la oposición de la llamada masacre de Pando, donde hubo choques violentos entre los partidarios de Morales y de las regiones autonomistas. De acuerdo con la ONU, 11 campesinos fallecieron en esa confrotación."
Leia mais.....

quarta-feira, 25 de março de 2009

TV Câmara confirma contato de Gilmar Mendes, mas nega censura

O diretor da TV Câmara, Manuel Roberto Seabra, confirma que assessores do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, reclamaram com a emissora sobre o programa “Comitê de Imprensa”, exibido no dia 13/03. Entretanto, nega qualquer tentativa de censura.

Segundo Seabra, o programa saiu do seu objetivo, que seria o debate sobre a cobertura da revista Veja no caso das investigações contra o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, e se transformou em um palco de acusações pessoais.

A decisão de retirar o link foi tomada pela própria emissora. A ideia era inserir um direito de resposta no vídeo e recolocá-lo no ar.

O texto continua no Comunique-se. Entendeu?

Financial Times faz elogios ao Brasil e cita chegada da M&C Saatchi

Sob o título 'Apostando no Brasil' ('Betting on Brazil'), o Financial Times publica hoje que "conforme as preocupaçoes se espalham ao redor do mundo, quanto à recessao global, o Brasil continua a ser visto como um dos poucos países a oferecer a perspectiva de crescimento econômico nos próximos anos". A longa reportagem ressalta que "as companhias estrangeiras continuam chegando ao Brasil" e mostra o caminho das pedras. Detalha, em especial, a experiência da agência de publicidade M&C Saatchi, que decidiu se instalar no país.

Blue Bus

Yeda (PSDB-RS), a impopular

Cloaca News:
"Com uma administração marcada por arroubos fascistas, sucateamento da Educação, depreciação da Saúde, menoscabo à Segurança, desvios milionários no Detran, compra de casa com dinheiro de campanha, engodos contábeis e, agora, até espionagem criminosa (não vamos incluir nesse rol o cadáver do 'embaixador' gaúcho em Brasília), a inquilina do Palácio Piratini sobrevive graças aos seus sabujos da mídia local, devidamente alimentados com as generosas verbas 'de comunicação' do estado."
Leia mais.....

Daniel Dantas | Folha e Globo ignoraram a noticia, só o Estado deu

A Folha de S Paulo e o Globo ignoraram a notícia, mas o Estado de S Paulo publica na ediçao de hoje, 3a, com destaque, que o Tribunal Regional Federal da 3ª Regiao impôs ontem uma importante derrota à estratégia de defesa do banqueiro Daniel Dantas. O controlador do banco Opportunity queria trancar a açao penal nascida da acusaçao de corrupção ativa, por tentativa de subornar um delegado federal para ser excluído da chamada Operaçao Satiagraha. A decisao é fundamental para o prosseguimento das açoes judiciais contra Dantas. Por essa razao, os leitores da Folha e do Globo ficarao menos informados sobre o assunto do que os leitores do Estadao. Do Luciano Martins Costa hoje no Observatorio da Imprensa.

24/03 Blue Bus

Justiça censura blog de professor que criticou fotógrafo da RBS

Uma decisão judicial em primeira instância determinou que o jornalista Wladymir Ungaretti, professor da faculdade de Comunicação da UFRGS e figura tradicional do Bom Fim, retire do ar todas as referências e críticas que mantém em seu blog “Ponto de Vista” ao também jornalista e fotógrafo da RBS, Ronaldo Bernardi. No site, Ungaretti analisa diversas fotos de Bernardi, apelidado de Fotonaldo, e sugere que as imagens são armadas – a tradicional “cascata”, em termos jornalísticos.

Mais no site do Jornal Já. A censura ao blog Ponto de Vista repercutiu em diversos outros blogs, como o coletivo Celeuma. Também é possível obter informações sobre o caso através do artigo Tristes retratos do jornalismo, publicado no fim do ano passado pelo jornalista Ronaldo Martins Botelho no Observatório da Imprensa.
Triste que ao invés de uma discussão sobre a ética da imprensa a série de posts publicados pelo professor Wladymir Ungaretti resulte em uma série de processos judiciais.

Árabes e polícia entram em choque após marcha direitista em Israel

Árabes israelenses entraram em confronto nesta terça-feira com a polícia que protegia uma manifestação de israelenses direitistas na cidade majoritariamente árabe de Umm Al-Fahm.

A polícia disse ter usado gás e armas de efeito moral para conter a multidão de árabes que atirava pedras. Boa parte dos moradores considerou a marcha promovida pela extrema direita de Israel como uma provocação.

Mais de 2,5 mil policiais protegiam cerca de cem manifestantes. A marcha estava marcada para 2008, durante as comemorações dos 60 anos de Israel, mas a polícia havia adiado o evento por questões de segurança.

Os manifestantes judeus dizem querer exercer o direito de carregar a bandeira israelense em todo o território do país.

"Estamos apenas levantando a bandeira de Israel", disse um dos líderes da marcha, o parlamentar Michael Ben-Ari Ben-Ari. "Só exigimos a lealdade ao Estado."

Mais na BBC Brasil, com vídeo.

Execuções aumentaram 90% no mundo em 2008, diz Anistia

Cerca de 2390 condenados à morte foram executados no mundo no ano passado, um aumento de 90% em relação a 2007, aponta relatório da organização não governamental Anistia Internacional, AI, divulgado nesta terça-feira.

O documento "Penas de Morte e Execuções em 2008", que é publicado anualmente, revela que a China sozinha executou mais prisioneiros do que todo o resto do mundo, sendo responsável por 72% das mortes ocorridas no ano passado.

O número de mais de 1718 prisioneiros mortos na China, no entanto, é uma estimativa independente, pois o Partido Comunista não divulga estatísticas sobre o assunto.

Dentre os seis países que mais utilizam a pena capital, apenas os Estados Unidos revela números.

Mais na BBC Brasil.

França vai indenizar vítimas de testes nucleares


O governo francês anunciou nesta terça-feira que irá indenizar as vítimas de 210 testes nucleares realizados pelo país desde a década de 60 no deserto do Saara e na Polinésia francesa, no Oceano Pacífico.

Segundo o governo, cerca de 150 mil pessoas, entre militares, funcionários do governo e população local, estiveram nos locais dos testes e podem ter sido afetados.

A população da Polinésia Francesa, por exemplo, era de cerca 2 mil pessoas, entre elas, 600 crianças.

O governo disse que pretende analisar caso a caso.

Mais na BBC Brasil.

Camisas com agressões a palestinos viram moda entre soldados israelenses


Camisetas estampando agressões a palestinos viraram moda entre os soldados israelenses, segundo uma reportagem do jornal "Ha'aretz". A publicação cita fontes de uma confecção do sul de Tel Aviv, que disse estar sendo muito procurada por militares que pedem camisas com estampas e frases em que os palestinos são atacados.


De acordo com o "Ha'aretz", as imagens mais pedidas mostram crianças mortas, mães chorando sobre os túmulos de seus filhos e mesquitas destruídas por bombas.


Já a frase "Um disparo, dois mortos" é um das que mais acompanham as fotos.

Mais no G1. Já havia sido visto no Animot.

terça-feira, 24 de março de 2009

Solução-Meirelles para problemas-Meirelles?

Arianna pede a cabeça de Meirelles - Vi o Mundo:
"O presidente Lula está completamente perdido se imagina que Henrique Meirelles é a solução para uma crise causada... pelas idéias de Henrique Meirelles."
Leia mais.....

A perda de credibilidade dos jornais nos EUA

Arianna pede a cabeça de Meirelles - Vi o Mundo:
"Como vocês sabem, os jornais americanos estão perdendo leitores a cada dia. Estão perdendo credibilidade. Afinal, foram os jornais que propagandearam as tais 'armas de destruição em massa' do Iraque e que não conseguiram antecipar a crise financeira. Enquanto isso, o site Counterpunch previa o colapso do sistema bancário em julho de 2008, em artigo de Michael Hudson que o Viomundo reproduziu na época. Aí eles perdem leitores e culpam... a internet."
Leia mais.....

Surreal é a visão de Yeda (PSDB-RS) sobre o surreal

Agente 65: Desgovernada Yeda:
"Vejamos, Yeda diz que 'qualquer um' pode alardear à imprensa que tem denúncia grave 'contra uma autoridade'. Esta é a tradução dela para o que entende surrealismo. Eu chamo isto de estado de direito. Realmente qualquer um pode de fato levantar o que quiser contra quem entender, claro que é responsável pelo que diz. Yeda confunde direitos fundamentais de cidadão com fuga da realidade."
Leia mais.....

Aprendendo a lição com o governo Yeda (PSDB-RS)

China sugere substituição do dólar em reservas internacionais

O Banco Central da China pediu o estabelecimento de uma nova moeda para substituir o dólar nas reservas mundiais administradas pelo Fundo Monetário Internacional.

O diretor do Banco Central Chinês, Zhou Xiaochuan, não mencionou diretamente o dólar, mas afirmou que a crise expôs os riscos de se fazer uso de apenas uma moeda.

"A explosão da crise e sua proliferação para o mundo todo refletiu as vulnerabilidades e riscos sistêmicos no sistema monetário internacional", disse Xiachuan em um ensaio publicado no site do Banco do Povo da China.

Xiaochuan afirmou que a supremacia do dólar no sistema financeiro levou a crises cada vez mais frequentes desde o início da década de 70.

BBC

Novo financiamento divide o meio cultural

Um dia depois da divulgação do projeto de reformulação da Lei Rouanet, o meio cultural parece estar com a respiração suspensa. À noite, a frase era: “Deu até no Jornal Nacional“.

Muitos não entenderam muito bem o que é, de fato, a proposta do ministério. Outros, estão temerosos – para não dizer raivosos. Há também a ala dos que acreditam que a cultura brasileira terá muito a ganhar com as mudanças.

Enquanto um grupo se organiza para dizer A Lei Rouanet É Nossa, outro, ligado ao teatro engajado de São Paulo, clama pelo fim da Lei e pela criação de fundos públicos, considerado um meio mais democrático de distribuição dos recursos.


Leia mais no Terra Magazine, clique aqui.

EUA bloqueiam declaração da água como direito humano

(...) O Fórum Mundial da Água, que se realizou em Istambul durante a semana passada, terminou no Domingo e não aprovou a proposta de considerar o direito à água como um direito humano, limitando-se a considerar a água uma "necessidade básica". A proposta foi feita por países da América Latina, mas os Estados Unidos boicotaram-na, assim como o Brasil, o Egipto e a Turquia, o país anfitrião.

Óscar Olivera, porta-voz da Coordinadora de Agua de Cochabamba (Bolívia) declarou: "O que vemos com preocupação no sul é que os governos progressistas, apesar do seu discurso a favor da água como direito humano, não tenham podido sair das estruturas herdadas de anteriores governos neoliberais".


Vejam mais no Esquerda.Net

Noam Chomsky, Julio Chávez y Michael Albert debatieron en Boston la construcción de una sociedad desde las bases

Boston, 22 de marzo de 2009.- Ante un auditorio repleto de estudiantes, académicos y activistas, el reconocido intelectual estadounidense, Noam Chomsky; el profesor Ph.D en economía Michael Albert; y el ex-alcalde venezolano Julio Chávez, discutieron el pasado jueves 19 de marzo la construcción de una sociedad desde las bases.


Vejam mais no aporrea.org

LIBERDADE DE EMPRESA

(...)
O verdadeiro motivo do posicionamento da SIP é o de pressionar o Poder Público e boicotar a realização da Conferência, ou manipulá-la para evitar que cumpra os objetivos a que se propõe, ou seja, debater e sugerir mudanças na área da mídia. A resistência é tão forte que alguns analistas entendem serem as reformas na mídia mais difíceis de serem incrementadas até do que a reforma agrária, atrasada no Brasil há pelo menos dois séculos.


Vejam o texto completo no Direto da Redação

Madagascar tem manifestação contra presidente provisório

Milhares de pessoas se reuniram nesta segunda-feira (23) no centro da capital de Madagascar, Antananarivo, para denunciar a chegada ao poder de Andry Rajoelina e reclamar a volta do presidente deposto Marc Ravalomanana.

Mais no G1.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Explicar, judicioficar, ou o quê, Mendess?!

Os interessados em participar do evento com o ministro Gilmar Mendes devem se inscrever hoje, das 14h às 19h, pelo telefone 0/ xx/11/ 3224-3473 ou pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br. É preciso dar nome completo, telefone e RG. A sabatina será realizada, das 10h às 12h, no Teatro Folha (av. Higienópolis, 618, no shopping Pátio Higienópolis). O presidente do Supremo Tribunal Federal também responderá a perguntas dos espectadores.
Fontes: Idelber Avelar (bota nome nisso!) e Antônio Mello (que também não é de se jogar fora.).

domingo, 22 de março de 2009

A proliferação do ódio

A guerra em Gaza modificou profundamente a situação na região, só que não no sentido desejado pelos dirigentes israelenses: ela apenas confirmou a marginalização da Autoridade Palestina e favoreceu a consolidação de uma frente de resistência reunida em torno do Qatar e da Síria

Alain Gresh, para Le Monde Diplomatique

Gilmar Mendes, o ministro faz censura qdo nao gosta do que é publicado

Carta Aberta aos Jornalistas do Brasil, postada esta noite no site da CartaCapital pelo repórter Leandro Fortes, sobre entrevista que deu à TV Câmara no dia 11 - "Durante a gravaçao, discutimos questoes relativas à Satiagraha, à CPI, às açoes contra Protógenes e, é claro, ao grampo de áudio nunca revelado envolvendo Gilmar Mendes. Citei o fato de estar sendo processado por Mendes por ter denunciado os negócios nebulosos que envolvem o Instituto Brasiliense de Direito Público, farto de contratos sem licitaçao firmados com órgzos públicos e construído com recursos do Banco do Brasil... Qual foi minha surpresa ao ser informado por colegas, na 4a, dia 18, que o link para o programa havia sido retirado. Apurar o evento nao foi difícil - irritado com o teor, Mendes telefonou ao presidente da Câmara, Michel Temer, e pediu a retirada e a suspensao da veiculaçao na TV Câmara. O pedido foi prontamente atendido... Na semana passada, diante de um questionamento sobre a posiçao contrária ao MST, Mendes voltou-se furioso para o repórter e disparou - 'Tome cuidado ao fazer esse tipo de pergunta'. Como assim? Que perguntas podem ser feitas ao ministro Gilmar Mendes? Até onde nós, jornalistas, vamos deixar essa situaçao chegar sem nos pronunciarmos, em termos coletivos, sobre esse crescente cerco às liberdades individuais e de imprensa patrocinados pelo chefe do Judiciário?". Via Toda Midia. 20/03 Blue Bus

O déficit zero ou a vida

Não pode haver um só gaúcho que considere o equilíbrio das contas públicas do Estado como uma coisa negativa. Mas não pode haver um só gaúcho que considere positivo o Estado soltar três acusados de homicídio porque o setor que administra o sistema carcerário não conseguiu meios de encaminhá-los para audiências judiciais. O que uma coisa tem a ver com outra? Tudo, conforme se verá a partir dos fatos ocorridos no Vale do Sinos na semana passada.

A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), a quem compete o transporte de presos, deveria ter levado três homens acusados de assassinato que estavam no Presídio de Novo Hamburgo, para prestar depoimentos no Fórum da cidade. Mas na hora das audiências, nenhum preso apareceu. No presídio, nenhum registro de fuga ou motim. A justificativa para o não comparecimentos dos homicidas foi de que a Susepe não os encaminhou ao Fórum porque não tinha viatura para transportá-los.

Diante da situação estapafúrdia, não restou alternativa ao juiz da Vara do Júri, André Vorraber Costa, que determinou a soltura dos acusados.(...)

Continue lendo no RS Urgente.

Liturgia e estratégia: et pur se muove, por José Luís Fiori

(...)
Na mesma semana da reunião brasileira, o encontro do G 20, na Grã Bretanha, consagrou o fim da ordem econômica conservadora instaurada pelas reformas liberais da década de 1980. E a vitória eleitoral do candidato presidencial da Frente Farabundo Marti para a Libertação Nacional – FMLN, nas eleições presidenciais de El Salvador, consagrou o fim de uma era geopolítica que começou na América Central, com a intervenção do governo americano na Nicarágua, Honduras e El Salvador, agora governados pelas forças políticas que foram derrotadas durante a “segunda guerra fria”, da administração Reagan, na mesma década de 80.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

Tucano-peemedebista Jarbas Vasconcellos volta a posar de vestal

Em entrevista à Terra Magazine, o senador tucano-peemedebista Jarbas Vasconcellos voltou a bater na surrada tecla udenista da “corrupção”. Ele tenta ocupar, na mídia, o lugar que já foi do histriônico Roberto Jefferson e do trêfego Fernando Gabeira.

por Osvaldo Bertolino

Segundo o tucano-peemedebista, há uma articulação de um grupo de “políticos” da base do governo que “faz e acontece” no Congresso Nacional, “pessoas que estariam manipulando o orçamento e outras coisas mais”.


Vejam mais no Vermelho