sábado, 20 de junho de 2009

Projeto de reforma eleitoral cria versão impressa de voto

A partir de 2014, o voto deverá ganhar uma versão impressa. Essa é a proposta apresentada hoje pelo PDT ao grupo de trabalho que está analisando a reforma eleitoral.

O líder do PDT na Câmara, deputado Brizola Neto, afirmou que o sistema eletrônico só foi adotado no Brasil e não é seguro, já que não pode haver recontagem de votos em caso de suspeita de fraudes. "O sistema brasileiro de votação é muito frágil, não é seguro e não foi aceito nem incorporado por nenhum país do mundo. O Paraguai, que chegou a aceitar as nossa urnas para experiência, acabou de devolvê-las por não considerar o sistema seguro."

O coordenador do grupo de trabalho da reforma eleitoral, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), incorporou a proposta a seu relatório por acreditar que há tempo hábil para a implementação da mudança.

Fonte: Portal da Câmara dos Deputados

Fraude nas Eleições do Irã e a possibilidade de recontagem dos votos

[...] Acima está um pequeno resumo dos últimos acontecimentos políticos do Irã, uma teocracia com uma fina camada de democracia. Entretanto, um fato merece destaque: os eleitores votaram, o Conselho de Guardiães apurou e totalizou os votos, o candidato derrotado não concordou com o resultado, denunciou oficialmente a fraude e tudo indica que irão recontar os votos.

Ótimo para o Irã. Péssimo se as suspeitas de fraude eleitoral tivessem acontecido no Brasil. Ao contrário dos iranianos, os brasileiros não podem recontar votos. No Brasil, caro leitor, usa-se urnas eletrônicas e paga-se um preço muito caro pela modernidade: é impossível recontar os votos. [...]

LEIA O TEXTO COMPLETO

LEIA TAMBÉM: Se o Brasil fosse o Irã não haveria recontagem dos votos

PRIVATIZACIÓN DE TIERRAS FÉRTILES - La FAO alerta sobre la compra masiva de tierras

Empresas multinacionales y países con abundante capital y escasez de tierras cultivables se lanzan a la compra compulsiva de terrenos fértiles en las zonas más pobres del planeta.

Vejam mais em Diagonalweb

sexta-feira, 19 de junho de 2009

De Mossadegh a Ahmadinejad - A CIA e o laboratório iraniano

Em Março de 2000 a secretária de Estado Madeleine Albright admitiu que a administração Eisenhower havia organizado uma mudança de regime no Irão, em 1953, e que este acontecimento histórico explica a hostilidade actual dos iranianos face aos Estados Unidos. Na semana passada, aquando do seu discurso no Cairo dirigido aos muçulmanos, o presidente Obama reconheceu oficialmente que "em plena Guerra Fria os Estados Unidos desempenharam um papel na derrubada de um governo iraniano eleito democraticamente"

(...)

Simultaneamente, num esforço novo, a CIA mobiliza os militantes anti-iranianos nos EUA e no Reino Unidos para aumentar a desordem. Um Guia prático da revolução no Irão foi-lhes distribuído. Ele inclui vários conselhos práticos, tais como:
  • acertar as contas Twitter no fuso horário de Teerão;
  • centralizar as mensagens nas contas Twitter @stopAhmadi, #iranelection et #gr88;
  • não atacar os sítios internet oficiais do Estado iraniano. "Deixem isso para o exército dos EUA" (sic).

    Uma vez aplicados, estes conselhos impedem toda autenticação das mensagens Twitter. Já não se pode saber se eles são enviados por testemunhas das manifestações em Teerão ou por agentes da CIA em Langley, e não se pode mais distinguir o verdadeiro do falso. O objectivo é criar cada vez mais confusão e levar os iranianos a lutarem entre si.


  • Vejam mais em RESISTIR.INFO

    Justiça permite a volta do Counter-Strike

    SÃO PAULO – O videogame Counter Strike, da Electronic Arts, foi liberado para comercialização por uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

    A decisão, no entanto, não é final. Ainda cabe recurso, o que significa que a proibição pode voltar. A venda e distribuição do game havia sido proibida no Brasil em outubro de 2007. Naquela época, o jogo EverQuest, também da EA, teve sua comercialização vetada. Mesmo assim, foi só no dia 17 de janeiro do ano passado que a medida começou a ser cumprida pelo PROCON e tornou-se pública.

    Leia mais na INFO Exame.

    Morre a viúva de Salvador Allende

    Santiago de Chile (Prensa Latina) Milhares de chilenos desfilaram nesta sexta pela sede do ex- Congresso Nacional para se despedir dos restos de Hortensia Bussi, viúva do ex-presidente Salvador Allende, falecida na quinta-feira aos 94 anos de idade.
    Desde que ontem à de ontem (quinta) chegou o caixão da "Tencha", como era popularmente conhecida, ao antigo recinto parlamentar, reservado para eventos de alta significação, se acercaram dezenas de dirigentes políticos, ex-colaboradores da Unidade Popular e funcionários públicos do governo, a ministra porta-voz do Governo, Carolina Tohá.


    Vejam mais em Patria Latina

    Enquete revela a queda da popularidade de Obama nos EUA

    WASHINGTON. — A popularidade do presidente Barack Obama registrou uma queda nos EUA como resultado do desemprego e do déficit orçamentário, revelou em 17 de junho uma enquete realizada para a cadeia de televisão NBC e o jornal The Wall Street Journal.

    O aumento do desemprego é um fator de desaprovação ao governo.
    O aumento do desemprego é um fator
    de desaprovação ao governo.

    Segundo a sondagem, a gestão de Obama na Casa Branca conta agora com um respaldo de 56% dos estadunidenses, uma queda de cinco pontos percentuais comparado com outra similar feita no mês passado.

    Vejam mais em Digital Gramna Internacional

    Uma pilha de cadáveres negros

    Uma pilha de cadáveres negros

    Atualizado e Publicado em 06 de junho de 2009 às 12:23

    Uma Pilha de Cadáveres Negros... Bom dia, Direitos Humanos! Bom dia, Nova Bahia!

    Por Vilma Reis*

    Djair Santana de Jesus, negro, 16 anos, estudante do ensino fundamental, com mãe negra chefa de família, foi assassinado pela Polícia Militar da Bahia, na comunidade do Alto da Esperança, na região das Sete Portas, sob a acusação de ter trocado tiros com os policiais da ROTAMO. As mulheres que protestaram a sua morte foram covardemente espancadas e sua tia, dona Jaciara Santana, foi baleada nas nádegas. Toda a comunidade presenciou, com medo e tristeza, o sorriso sinistro e jocoso do policial atirador. Mais uma ocorrência rotineira em Salvador, segunda maior cidade negra do planeta, onde ser negro ainda é sinônimo de perigoso, indesejável, fora do lugar e, fundamentalmente, descartável.

    Continue lendo no Vi o Mundo.

    Produção científica - destaque do Brasil

    Inteligência nacional

    Brasil consegue destaque internacional em algumas áreas específicas, nas quais seu desempenho está bem acima da 13ª colocação que ocupa no quadro geral e da média de 2,12% da produção científica mundial.


    Razões do avanço, artigo de Jorge A. Guimarães

    A maior indexação de periódicos eleva o quantitativo da produção científica, mas não foi apenas a indexação que elevou o nosso reconhecimento.


    Acima aponto dois artigos a respeito da produção científica no Brasil e sua variação de posição em relação à produção mundial nos últimos anos. Os dois textos podem ser lidos na íntegra no Jornal da Ciência(SBPC).


    RS: 'Fora Yeda!'













    Trabalhadores e estudantes gaúchos exigem o afastamento da governadora Yeda Crusius

    Os trabalhadores e os estudantes voltaram às ruas nesta quinta-feira (18), em Porto Alegre, para exigir o afastamento da governadora Yeda Crusius. A concentração começou às 10h, em frente ao Ministério Público Federal, localizado na rua esquina formada pela avenida Júlio de Castilhos e a Praça Rui Barbosa. Em seguida, a manifestação se dirigiu à Praça da Matriz, onde estão o Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa.

    A manifestação (foto) foi organizada pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), CUT, CTB, Conlutas, Intersindical, CPERS/Sindicato, Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do RS, Via Campesina, MTD, MMM e Movimento Estudantil. (...)

    *Leia mais no sítio PTSul e Blog O Boqueirão

    Entre quatro paredes

    Emir Sader

    Duas analises tem sido muito difundidas, ambas incorretas: uma acredita que a crise atual levou ao fim do neoliberalismo e condena o próprio capitalismo à morte. A outra afirma que todas as tentativas atuais – especialmente as latinoamericanas – de superação do neoliberalismo fracassaram ou tendem a fracassar, “traindo” os mandatos que receberam.

    (...)

    O debate ideológico dentro da esquerda deve ser dar em função do objetivo maior de construção de alternativas de esquerda, não de ver quem triunfa no marco fechado da esquerda. Senão o campo ficará livre para que a direita decida quem governará – e o fará sempre contra a esquerda e o campo popular.


    Vejam o texto integral no Blog do Emir

    Versões de Mona Lisa nua são destaque em mostra na Itália

    Um retrato de uma mulher nua, com as mãos cruzadas, de olhar delicado e sorriso tímido assemelha-se ao quadro mais famoso do pintor Leonardo da Vinci e é um dos destaques de uma nova exposição no Museu Ideale Leonardo Da Vinci, na Itália.

    (...)

    A segunda metade da exposição é dedicada ao fenômeno que ficou conhecido por "Leonardismo" ou ainda "Giocondologia" e retrata como o quadro Mona Lisa tornou-se um ícone mundial da literatura, design gráfico e internet na sociedade contemporânea.

    O objetivo da mostra é discutir "as origens, o sucesso e os mistérios" da Mona Lisa. Além da exposição, o museu propõe a difícil tarefa de documentar e catalogar todas as Mona Lisas do mundo - do século 16 até os dias de hoje.

    Vejam mais na BBC Brasil

    A VOLTA DE SOLEDAD


    Amigos, aquilo que há muitos e muitos anos eu sentia por todos os poros e sentidos, aquilo que meu faro pressentia, que a hora de Soledad Barret Viedma se acercava, agora chegou. Em julho, a Boitempo Editorial publica o meu, o nosso livro, “Soledad no Recife”.

    Para quem não sabe, Soledad Barret Viedma foi torturada e morta no Recife em 1973, grávida e traída, depois de entregue a Fleury pela marido, o Cabo Anselmo.

    Um dos leitores de Soledad no Recife assim se expressou:

    “O livro alcança e fere vários tipos de leitores, desde os que já conhecem a história do ‘massacre da chácara São Bento’ até os que a desconheçam totalmente.

    Vejam o texto integral em Direto da Redação

    Uma afronta ao Estado de Direito

    Ministério Público de Santa Catarina processa grupo RBS por formação de oligopólio de comunicação no Estado. No Rio Grande do Sul, a organização acaba de lançar um jornal em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, depois de expandir a operação da Rádio Gaúcha para a frequência FM. Apesar da negativa da empresa, desde o início do ano rola um boato de que o grupo iria comprar outros três tradicionais veículos do interior.

    Por: Naira Hofmeister




    Continua a leitura na página da ADufrgs AQUI.

    Vozes contra a infâmia

    Deisy Francis Mexidor

    "JAMAIS confiamos no sistema judicial estadunidense" mas esta jornada será "marcada para sempre como um dos dias mais vergonhosos da jurisprudência dos Estados Unidos", respondeu num e-mail ao jornal Granma, Alicia Jrapko, após conhecer-se, em 15 de junho, a decisão da Suprema Corte de não rever o caso dos Cinco antiterroristas cubanos, presos políticos naquele país desde 12 de setembro de 1998.

    Vejam mais em Patria Latina

    Síndrome do rolodex

    Façam um teste e procurem esses nomes no seu jornal, revista, rádio, TV, site preferidos.

    Questões trabalhistas? Disk Pastore
    (O sociólogo José Pastore, mas sem dizer que ele dá consultoria para a Confederação Nacional da Indústria e a empresários que têm interesse direto no assunto)

    Constitucionalismos? Disk Ives Gandra
    (O respeitável jurista do Opus Dei não vacila jamais)

    (...)

    Pau no governo Lula? Disk Marco Antônio Villa
    (Historiador. Tiro e queda. Mais pau no governo Lula? Disk Lúcia Hippólito - com a vantagem de ser uma das meninas do Jô)

    (...)

    Geografia? História? Demografia? Sociologia? Socialismo? Política? Geopolítica? Raça? Relações internacionais? Coréia? Pré-sal? Cotas? Mensalão? América Latina? MST? Pugilistas cubanos? Liberdade de imprensa? Farc? Tarso Genro? Disk Demétrio Magnoli.

    Este texto é do blog do Sakamoto, mas veio do Vi o Mundo do Azenha. Então, para ver o contexto e a lista completa, confira no Vi o Mundo.


    Mobilização e consciência

    Escrito por Wladimir Pomar
    17-Jun-2009

    Para tratar da relação complexa entre mobilização e consciência, ou entre prática e teoria, gosto de citar um caso ocorrido no interior do Ceará, durante a seca de 1970. Mais de 60 mil camponeses (foreiros, arrendantes, meeiros e pequenos proprietários), também chamados de "cassacos", se encontravam agrupados em vários acampamentos das frentes de trabalho. Só voltavam para casa no final da semana, quando recebiam o "pagamento" (a maior parte em mantimentos) pelo trabalho na construção de estradas, açudes e outras obras públicas.

    (...)

    Esse caso nos mostra, ao contrário do que pensam os voluntaristas, que as massas iniciaram sua mobilização por conta própria, inclusive apontando uma proposta de luta para os militantes "conscientes". E mostra também, ao contrário do que pensam os espontaneístas, que a consciência pode desempenhar um papel importante para evitar que a indignação diante do aspecto negativo da realidade seja confundida com a disposição de adotar uma forma de luta ou outra.


    Vejam o texto integral no Correio da Cidadania

    Fechada Central de Imprensa Palestina

    Reporteros sin Fronteras condena la decisión, adoptada en la mañana del 11 de mayo por el Ministerio de Seguridad Interior israelí, de cerrar el Centro de Prensa Palestino, situado en el barrio de Sheik Jarrah de Jerusalén.

    “Pedimos a las autoridades israelíes que reconsideren la decisión, que significa un atentado a la libertad de prensa”, ha declarado la organización.

    Mais nos Repórteres sem Fronteiras.

    quinta-feira, 18 de junho de 2009

    Anistiados 44 camponeses torturados pela ditadura no Araguaia

    Em um julgamento inédito, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça anunciou nesta quinta-feira (18) que indenizará 44 camponeses que sofreram com a repressão da ditadura militar à guerrilha do Araguaia, entre 1972 e 1974. "Estamos fazendo aqui um reconhecimento e um pedido de desculpas", disse o ministro da Justiça, Tarso Genro, em São Domingos do Araguaia (PA).

    Vejam mais no Vermelho

    Comissão discute proposta brasileira para Conferência Mundial de Ciência

    A versão final do documento começou a ser analisada ontem (17) e deve ser concluída nesta quinta-feira (18), no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)

    O Brasil se prepara para ser destaque na Conferência Mundial de Ciência, que se realiza em novembro próximo, em Budapeste (Hungria). O país quer que o avanço conquistado na ciência e tecnologia nos últimos 10 anos seja o destaque principal do encontro. Além disso, a Ciência, a Tecnologia e a Inovação como instrumentos fundamentais para a sustentabilidade do planeta e para o processo de inclusão social também fazem parte da pauta de discussão.

    Vejam o texto completo no Jornal da Ciência(SBPC)

    Ministra italiana faz saudação fascista

    Um vídeo divulgado pelo jornal La Repubblica mostra a ministra do Turismo italiana, Michela Vittoria Brambilla, com o braço erguido para a frente após escutar o hino da Itália, num gesto próprio da saudação fascista.


    A Ministra é do partido Povo da Liberdade, o mesmo de Berlusconi. O vídeo foi captado durante um acto dos "Carabinieri" (polícia militarizada) na localidade de Lecco (norte da Itália).


    Vejam mais em ESQUERDA.NET

    Israel condena jornalistas por noticiar invasão em Gaza

    Uma corte israelense condenou dois jornalistas a dois meses de prisão por noticiar as movimentações de tropas em Israel uma hora antes do início da incursão israelense na Faixa de Gaza em janeiro, informou a Reuters nesta segunda-feira.

    Os dois homens, ambos palestinos moradores da região árabe de Jerusalém, ocupada por Israel, foram condenados no domingo por violar regulações de censura militar em suas reportagens sobre a movimentação de tropas para a mídia iraniana do lado israelense da fronteira com Gaza no dia 3 de janeiro.

    Vejam mais em Patria Latina

    ¿Qué pasa en Irán?

    Irán o Persia vuelven a saltar a las primeras páginas de la política internacional. Las informaciones sobre los sucesos que se están desarrollando sobre todo en Teherán (la capital, en la que vive el 12 % de la población) copan los avances informativos de medio mundo. Sin embargo más allá de blogs que siguen minuto a minuto los sucesos, es difícil entender lo que está pasando, de ahí que antes de entrar a intentar explicar la situación actual y las diferencias entres los grupos que se disputan el poder es necesario contextualizar los hechos.


    Vejam o texto completo (muito bom, com histórico dos fatos que levaram ao tipo de conflito que estamos vendo atualmente no Irã) em KAOSENLARED.NET

    Parlamentares formam frente contra CPI da Petrobras

    A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, instalada na tarde desta quarta-feira (17), no Seminário ''Petrobras: Patrimônio do Povo Brasileiro'', realizado na Câmara, quer reinaugurar a campanha que defendeu o petróleo e culminou com a criação da Petrobras na década de 1950. Parlamentares, sindicalistas e estudiosos do setor concluíram que deve ser definido novo marco regulatório para exploração do pré-sal. A Frente recebeu apoio de 320 parlamentares, entre deputados e senadores.

    Vejam mais no Vermelho

    FPA, PT e parceiros organizam seminário internacional sobre a crise mundial

    Será nos dia 20 a 21 de junho de 2009, em São Paulo, o Seminário internacional sobre a crise mundial que está sendo organizado pela Fundação Perseu Abramo (FPA), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), pela Fundação Maurício Grabois (FMG), e pela Rede IPES/Corint (da França). O evento acontece no Hotel Braston, à Rua Martins Fontes, 330 - Centro/São Paulo e a participação é aberta ao público. Não haverá inscrições prévias.

    A abertura acontece no dia 20, às 9h, com apresentação do seminário, seguida de palestra do cientista político e professor da Uerj Emir Sader.

    Vejam mais no Portal da Fundação Perseu Abramo-FPA

    Pré-sal: Coppe defende valorização de pesquisadores brasileiros

    Coordenador do instituto pede valorização de pesquisa na política do pré-sal e contratos de trabalho mais longos para pesquisadores no Brasil

    O coordenador do Laboratório de Tecnologia Submarina do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Segen Farid Estefen, defendeu, nesta terça-feira, a valorização do pesquisador na política de exploração da camada do pré-sal.

    Para ele, é preciso dar garantia de continuidade de emprego na área de pesquisa, com contratos de 5 ou 10 anos, no lugar dos contratos atuais, de estágio de 2 anos. "Temos de criar uma carreira de pesquisa, com estabilidade, porque o País só vai avançar se puder manter esse pessoal", disse.

    Vejam mais no Jornal da Ciência(SBPC)


    quarta-feira, 17 de junho de 2009

    Jimmy Carter diz que palestinos de Gaza são tratados "como animais"

    Os palestinos da faixa de Gaza são "tratados mais como animais do que como seres humanos", disse nesta terça-feira o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, em visita à região.

    Em visita ao território palestino controlado pelo movimento islâmico radical Hamas, Carter condenou a operação militar de Israel em janeiro passado (que deixou cerca de 1.400 mortos) e o bloqueio imposto ao território.

    (...)

    "Isso é muito angustiante para mim", declarou aos jornalistas enquanto observava uma escola destruída durante a guerra de 22 dias que Israel lançou em Gaza em resposta ao lançamento de foguetes contra a fronteira israelense.

    "Preciso conter as lágrimas quando vejo a destruição deliberada que foi lançada contra esse povo", acrescentou. "Essa escola foi destruída deliberadamente por bombas de F16 fabricados em meu país", admitiu ainda.

    Notícia completa na Folha Online.


    Mais um: Projeto de lei brasileiro quer que provedores cortem conexão a partir da análise de downloads

    Um deputado federal paulista apresentou um projeto de lei para punir quem compartilha arquivos protegidos por direitos de propriedade intelectual.

    O projeto se assemelha à recém-aprovada lei francesa, que faz uma “parceria” com os provedores de internet para vigiar e punir gradativamente os usuários que fazem download de músicas e filmes de forma ilegal.

    Continue lendo no BR-Linux.

    FEDOR DE INTERVENÇÃO E GOLPISMO NO IRÃ

    Departamento de Estado dos EUA pede para Twitter não parar

    WASHINGTON (Reuters) - O Departamento de Estado dos Estados Unidos contatou o site de microblogs Twitter neste final de semana para pedir o adiamento de uma planejada manutenção do serviço que poderia ter cortado o acesso de iranianos, informou uma autoridades norte-americana nesta terça-feira.

    Twitter adia manutenção para ajudar manifestantes do Irã


    NOVA YORK (Reuters) - O site de microblogs Twitter adiou uma planejada atualização para evitar interromper seus serviços aos iranianos que o estão utilizando para coordenar protestos contra o resultado da eleição presidencial.

    terça-feira, 16 de junho de 2009

    Irã

    Pedida intervenção federal no RS

    CORREIO DO POVO
    PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 16 DE JUNHO DE 2009

    O procurador de Justiça da 5ª Câmara Criminal do TJ/RS Lenio Luiz Streck encaminhou, ontem, ao procurador-geral da República, Antônio Fernando Barros e Silva de Souza, pedido de representação para intervenção federal no Estado.

    Leia mais AQUI (somente para assinantes)

    El imperio del consumo y sus consecuencias en la vida cotidiana

    escrito por Eduardo Galeano
    Una civilización, que confunde la cantidad con la calidad, confunde la gordura con la buena alimentación.

    (...)

    Los dueños del mundo usan al mundo como si fuera descartable: una mercancía de vida efímera, que se agota como se agotan, a poco de nacer, las imágenes que dispara la ametralladora de la televisión y las modas y los ídolos que la publicidad lanza, sin tregua, al mercado. Pero, ¿a qué otro mundo vamos a mudarnos? ¿Estamos todos obligados a creernos el cuento de que Dios ha vendido el planeta a unas cuantas empresas, porque estando de mal humor decidió privatizar el universo? La sociedad de consumo es una trampa cazabobos. Los que tienen la manija simulan ignorarlo, pero cualquiera que tenga ojos en la cara puede ver que la gran mayoría de la gente consume poco, poquito y nada necesariamente, para garantizar la existencia de la poca naturaleza que nos queda. La injusticia social no es un error a corregir, ni un defecto a superar: Es una necesidad esencial. No hay naturaleza capaz de alimentar a un shopping center del tamaño del planeta.

    Vejam o texto completo em Resumen Latinoamericano

    IRÃ - A FRAUDE DA MÍDIA

    Laerte Braga
    Quem se der ao trabalho de compulsar (típica palavrinha/palavrão) edições de jornais ou relembrar noticiários de tevês nos últimos dez dias, mais precisamente, desde que o presidente do Irã cancelou sua visita ao Brasil e for um pouco mais atrás, digamos assim, em 2002, nos dias que antecederam a tentativa fracassada de golpe contra o presidente Chávez – Venezuela – vai ver que o esquema dos donos do mundo não mudou nada, é sempre o mesmo, precisão matemática na mentira, na fraude, na tentativa de iludir a opinião pública e dar como consumado um fato que não é real.

    No caso da tentativa de golpe contra Chávez é só buscar edições antigas do JORNAL NACIONAL – principal porta-voz da mentira neoliberal/sionista no Brasil –. Duas semanas antes do golpe, dentro do cronograma armado pelo governo do então presidente Bush e empresários, banqueiros e latifundiários venezuelanos, a rede enviou à Venezuela a consagrada mentirosa Míriam Leitão para uma série de reportagens sobre aquele país, o governo Chávez e exibiu o “trabalho” na semana que antecedeu ao golpe. A conclusão da senhora Miriam Leitão na série foi a seguinte –“o povo da Venezuela não agüenta mais Chávez –.
    Vejam o texto completo em Patria Latina

    Jogada ensaiada

    Hoje, a radiodifusão dos canais abertos está sendo feita em simulcast, isto é, os canais analógicos e digitais coexistem e estão sendo emitidos pelas antenas das emissoras, só que cada um em uma faixa diferente do espectro eletromagnético. A razão disso é que é preciso que as pessoas vão se adaptando aos poucos à nova transmissão digital, comprando os set-up boxes que permitem a recepção da TV digital em seus aparelhos velhos ou comprando logo novos televisores que já têm a eletrônica para a recepção digital embutida. Esse, evidentemente, é um processo longo, que se espera termine em 2016 no Brasil, quando haverá o que se chama de switch-off _ os canais analógicos serão “apagados” e só haverá a transmissão digital.

    Na grande maioria dos países que estão fazendo a transmissão para o digital, a faixa de espectro onde era transmitido o canal analógico, depois do switch-off, volta para o governo, que faz uma redistribuição desse espectro para outros usos com maior valor social. Em vários países, inclusive os EUA, esse espectro foi leiloado, trazendo um bom dinheiro para os cofres públicos.

    O que as radiodifusoras brasileiras estão dizendo é que querem continuar com seu latifúndio de espectro. Não querem devolver a faixa onde hoje é transmitido o analógico. Isso, é claro, “em nome do público”.

    Confira o texto completo n’O Hermenauta.


    segunda-feira, 15 de junho de 2009

    Massacre indígena no Peru: a história que a mídia prefere ignorar

    Desesperados ante tal cenário e na iminência de perderem suas terras, os indígenas aumentam o tom e a frequencia dos protestos, bloqueando estradas. Em 9 de maio o governo declara Estado de Emergência em cinco estados da Amazônia. Está aberto o caminho para a disseminação da violência oficial...
    “Causa indignação o fato de a população limenha estar, em sua maioria, desinformada pelos meios de comunicação, que exibem informações tendenciosas [que horror! isso jamais acontece aqui no Brasil, Claudio]: fala-se em 12 policiais e 3 indígenas mortos, mas na zona de conflito a imprensa local faz estimativas de algo entre 50 e 100 mortos entre os indígenas (além de centenas de feridos), pois vários corpos teriam sido queimados e outros jogados em um rio; é patente que a polícia ostentava grande quantidade de francoatiradores que disparavam para matar”.

    Mais aqui.

    Brasil reforça em US$ 5 bi as reservas argentinas

    O Brasil vai reforçar em US$ 5 bilhões as reservas internacionais da Argentina por meio do mecanismo de troca (swap) de moedas, anunciaram representantes dos dois governos. A notícia foi divulgada pelo assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, ao jornal "Clarín" sexta-feira. No sábado foi confirmada pelo chefe de Gabinete da presidência argentina, Sergio Massa.

    Mais em Os Amigos do Presidente Lula.

    Brasil: uma guerra urbana

    Estimativas sobre a base de dados do Ministério da Saúde - a partir dos atestados de óbitos - permitem afirmar que mais de um milhão de brasileiros foram assassinados desde 1979 no País. Em tempo: nos 11 anos da guerra encerrada em 1975, os EUA e seus aliados perderam 54 mil soldados - entre as estimadas 1 milhão a 1,5 milhão de vítimas no Vietnã.
    Em três décadas de sua guerra nas ruas, o Brasil perdeu um milhão de homens e mulheres, quase sempre jovens. Para perder algo como 2 milhões de vidas em Angola, matou-se por quase quatro décadas, 38 anos, numa das mais ferozes guerras que o mundo já viu.
    No Brasil, em 2007 e 2008, a média anual de homicídios girou em torno de 47 mil. De 1996 a 2006, ocorreram 505.945 mil assassinatos. Só em 2006, mais de 49 mil casos.

    Texto completo no Terra

    Localizan 100 depósitos de oro en regiones peruanas

    Lima. Al menos 100 depósitos de oro para su futura explotación fueron descubiertos en Perú, en la franja Nazca (Ica) y Ocoña (Arequipa), con características de vetas y de origen hidrotermal, informó hoy el gobierno local.
    A través de un comunicado, el Ministerio de Energía y Minas señaló que, con la presencia de los nuevos prospectos auríferos, esa franja se extiende por el Norte hasta Ica y por el Sur hasta La Joya, en la región peruana de Arequipa.
    Además de oro, en los yacimientos también hay plata y cobre, precisó la dependencia, al indicar que el primer material está en vetas angostas de poca longitud, mezclado con pirita, calcopirita y galena.
    También se han encontrado vetas de hierro de inyección magmática, similares a las vetas de la región de Acarí, Arequipa, detalló la nota oficial.

    Vejam mais em La Jornada en línea

    Diário de Fernando: Nos cárceres da ditadura militar brasileira

    Eis um documento histórico, inédito, que esperou 36 anos para vir a público: trata-se do diário de prisão do frade dominicano Fernando de Brito, prisioneiro da ditadura militar brasileira, ao longo dos quatro anos (1969-1973) em que foi submetido a torturas e removido para diferentes cadeias. Fernando, em companhia de outros frades dominicanos, vivenciou algo inusitado em se tratando de presos políticos do Brasil: foi obrigado a conviver, durante quase dois anos, com presos comuns, em penitenciárias de São Paulo.

    Assim como o "Diário de Anne Frank" nos revela a natureza cruel do nazismo, Diário de Fernando retrata o verdadeiro caráter do regime militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985. Não se conhece similar entre as obras publicadas sobre o período.

    Vejam mais em KAOSENLARED.NET


    Ensino à Distância - Observatório Nacional

    Nosso curso de Sistema Solar

    Informações Gerais

    O que é o curso a distância de Astrofísica do Sistema Solar

    A Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional dando continuidade ao seu projeto de "Ensino a Distância", apresentada aos leitores da revista Café Orbital o curso "Astrofísica do Sistema Solar".

    Não é necessário qualquer conhecimento prévio de astronomia para acompanhar o nosso curso a distância uma vez que ele está voltado para um público não especializado em ciências exatas. Nosso objetivo é difundir e atualizar o conhecimento científico de todas as pessoas interessadas em astronomia.

    Devido à sua característica abrangente, durante o curso abordaremos, várias vezes, assuntos muito básicos, o que não deve ser entendido pelos professores participantes ou por aqueles que já possuem bons conhecimentos de astronomia como um demérito à sua competência. Para estes haverá seções especiais, optativas, onde alguns assuntos serão apresentados de modo bem mais técnico.


    Vejam mais na página do curso do Observatorio Nacional

    Software livre e gratuito - FEDORA 11 já está disponível


    O Fedora é um sistema operacional baseado em Linux, que traz tecnologia de ponta em software livre e gratuito. O Fedora é sempre livre para que qualquer pessoa possa usar, modificar e distribuir. Ele é feito por pessoas em todo o mundo que trabalham em conjunto, como uma comunidade: o Projeto Fedora. O Projeto Fedora é aberto e qualquer pessoa é bem-vinda a participar.

    Download do sistema veja aqui.

    Vejam mais no Projeto Fedora

    Cartilha explica crise financeira para militância dos movimentos sociais

    Adital -
    Movimentos sociais cearenses, que fazem parte da Assembleia Popular, lançam hoje (10), em Fortaleza (CE), a cartilha Para Debater a Crise, que expõe de modo didático como a quebra do sistema financeiro mundial atingiu os trabalhadores de todo o mundo, em especial, do Brasil. O evento ocorre às 18h30, na sede do Sindicato dos Comerciários, no Centro da cidade.

    A Assembleia Popular (AP) se reúne em várias cidades para debater e encaminhar temas comuns da população. Em Fortaleza, o lançamento contará com a presença de João Paulo Rodrigues, da Secretaria Operativa Nacional da AP e da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

    "A cartilha mostra os desafios que os movimentos sociais têm nessa nova conjuntura mundial, que é impedir que essa crise caia nas costas do povo. As conseqüências dela são fortes em todo o mundo, mas muito mais profundas na América Latina", opina Leidiano Farias, integrante do movimento estudantil da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da AP.

    Vejam mais em Adital

    Un grupo fascista ofrece patrullas ciudadanas en Italia

    El asunto no habría creado tanto revuelo en Italia si no fuera porque las rondas negras son promovidas por el ultraderechista Movimiento Social Italiano-Derecha Nacional (MSI-DN) de Gaetano Saya, activo fundador en los últimos diez años de una serie de minipartidos radicales y procesado en 2004 por difundir ideas sobre la superioridad y el odio raciales. Entre sus perlas está calificar a los inmigrantes como "un peligro para nuestra raza".

    Las rondas de seguridad ciudadana son un viejo caballo de batalla de la Liga Norte de Umberto Bossi, aliado de Silvio Berlusconi e inspirador de una ley que aún está pendiente de entrar en vigor.


    Vejam mais em EL PAIS.COM

    domingo, 14 de junho de 2009

    Lucia Flecha de Lima - Vida privada e vida pública

    Por Laerte Braga

    A “embaixatriz” – título indevido – Lúcia Flecha de Lima é dona de sua vida, de seu corpo e deles faz o que bem lhe aprouver desde que não os transforme, o corpo principalmente, em instrumento de ganhos em grandes negociatas com dinheiro público.

    Aí, a própria expressão se auto define. O dinheiro é público. A “embaixatriz” protagonizou episódios vergonhosos durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, apogeu de seu falecido marido o embaixador Flecha de Lima. O caso com ACM facilitou muito mais que embaixadas de alta relevância para o marido. Foram grandes os “negócios” envolvendo um banco nas Bahamas do qual o senador era sócio junto com o banqueiro Ângelo Calmon de Sá – Banco Econômico, liquidado por fraudes diversas – e obras para a construtora OAS de um ex-genro de ACM, mas que nunca perdeu as ligações com o antigo sogro.

    A sigla OAS chegou a ser aquinhoada com o epíteto Obras do Amigo Sogro. E não foram poucas as vezes que a “embaixatriz” foi chamada a desembaraçar debaixo dos lençóis situações que poderiam favorecer concorrentes da empresa, tanto no Brasil, como no exterior.

    Vejam o texto completo em Os Amigos do Presidente Lula