sábado, 28 de novembro de 2009

Baixaria da FSP

Viomundo: "Estuprado" desmente César Benjamin. E agora, Otavinho?

Da revista Veja, que escondeu o desmentido no fim do texto:

Por liderar greves no ABC paulista, Lula passou 31 dias preso no Dops, em São Paulo, em 1980, com outros sindicalistas. VEJA ouviu cinco de seus ex-companheiros de cela. Nenhum deles forneceu qualquer elemento que confirme a história de Benjamin. Eles se recordam, porém, de que havia na mesma cela um militante do Movimento de Emancipação do Proletariado (MEP). “Tinha um rapaz com a gente que se dizia do MEP. Tinha uns 30 anos, era magro, moreno claro. Eu não o conhecia do movimento sindical”, diz José Cicote, ex-deputado federal. “Quem estava lá e não era muito do nosso grupo era um tal João”, lembra Djalma Bom, ex-vice-prefeito de São Bernardo do Campo. “Eu me lembro do João: além de sindicalista, ele era do MEP mesmo”, conta Expedito Soares, ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O João em questão é João Batista dos Santos, ex-metalúrgico que morou e militou em São Bernardo. Há cerca de três anos, ganhou uma indenização da Comissão de Anistia e foi viver em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Por meio do amigo Manoel Anísio Gomes, João declarou a VEJA: “Isso tudo é um mar de lama. Não vou falar com a imprensa. Quem fez a acusação que a comprove”.

Fonte: Luiz Carlos Azenha http://www.viomundo.com.br

Ciber Cuba


Em 29 de outubro, a revista cubana Temas promoveu seu encontro/debate semanal, que veio a ser conhecido como "a última quinta-feira [do mês]". A discussão era sobre a Internet e a cultura cubana. Este é, por si mesmo, um tópico enormemente complexo no mundo de hoje, e é ainda mais complicado no caso de Cuba, já que todo acesso e uso da Internet tem sido politizado pelos que se opõem ao governo da ilha. A Internet, ao mesmo tempo, tem se tornado apenas mais um instrumento usado pelo governo americano para executar sua política externa e influenciar processos internos no resto do mundo. [1]

Durante a discussão sobre Internet e cultura promovida pela Temas, Yoani Sánchez pediu e recebeu a oportunidade de falar. Sua primeira pergunta disse respeito a se a banda larga tem alguma coisa a ver com a não permissão à maioria dos cubanos para acessar a Internet.


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

La tele nunca miente. La televisiòn. Fabricante de miedos.

Tengo miedo y son demasiadas las razones para tenerlo.

Tengo miedo a los extranjeros, pero no a todos, a los moros, a los sudacas, a los rumanos, a los negros.

Tengo miedo al terrorismo,

a perder el trabajo,

a que me quiten la casa,

a que se distraigan mis ahorros en los laberintos financieros,

a las enfermedades,

al cambio climático.

Tengo miedo a los delincuentes, a los vàndalos, a los que husmean las basuras, a los que se drogan, tengo miedo a salir de noche, a utilizar el coche, tengo miedo a envejecer, a comer, a gastar, a fumar.

Texto completo em KAOSENLARED.NET


Colômbia - Estado é responsável pela maioria dos casos de tortura, afirma estudo

De acordo com o relatório, Colômbia ainda apresenta registros de torturas em quase todo o território nacional

Karol Assunção

Apesar de os registros de torturas na Colômbia terem diminuído nos últimos anos, a situação ainda continua sendo grave. Isso é o que conclui o "Relatório alternativo sobre tortura, tratos cruéis, desumanos ou degradantes Colômbia 2003-2009", lançado no dia 11 pela Coalizão Colombiana Contra a Tortura (CCCT). A ideia é apresentar ao Comitê Contra a Tortura (CAT) uma análise alternativa sobre a situação de tortura no país após a última investigação do Estado, promovido pelo CAT.


Vejam mais em PATRIA LATINA

A garrafa de Coca Cola no século retrasado, como é que teria sido?



.
Vc já parou pra pensar como eram as primeiras garrafas da Coca Cola quando o produto foi lançado no século retrasado? Pois veja só, na imagem abaixo a evoluçao das embalagens da bebida. Respectivamente, as garrafas sao de 1899 / 1900 e depois de 1915 / 1916 / 1957 / 1986.

Do BlueBus.

"Informação não é mais o negócio deles, o negócio deles é grito"

(...) A mesma informaçao pode ser perfeitamente interpretada como um ponto para o governo. O governo reduziu o IPI de móveis, porque o setor moveleiro está em crise. Crise essa que é resultado do encarecimento da matéria prima essencial do setor - madeira - que está mais escassa devido a reduçao do desmatamento. 27/11 Beni Borja

Ou seja, sem a informaçao essencial, que ninguém investigou - Qual a razao da crise do setor moveleiro - ficaremos sempre nas interpretaçoes. Mas, verdade seja dita, o Globo com seu novo slogan - 'Nós e você , já sao dois gritando' - já admite abertamente que informaçao nao é mesmo mais o negócio deles. O negócio deles é grito.

Confira no BlueBus.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

No Congo, casas para denunciar as violências sexuais

Todos os dias, em Goma, mulheres chegam para relatar uma paz como ela não se pretende. Relatos em voz baixa, com mímicas dos golpes, o sutiã ou a saia levantados para mostrar os ventres e os seios feridos. Muitas vezes elas chegam sozinhas, das cidades vizinhas, e os relatos se encadeiam, nos quartos escuros. Aqui, são chamadas de "casas de escuta". As mais cuidadas têm uma cama e uma cortina. Outras são barracos de madeira com teto de lona, possuem somente um banco, uma mesa baixa com uma toalha branca.

Continue lendo o texto do Le Monde, disponível no UOL.

Moratória de Dubai derruba mercados na Europa e Ásia

Os temores nos mercados foram detonados com a notícia, na quarta-feira, de que o conglomerado estatal Dubai World, responsável pela vasta expansão imobiliária do emirado, atrasará o pagamento de suas dívidas, avaliadas em US$ 58 bilhões – a maior parte da dívida do emirado, de US$ 80 bilhões.

O conglomerado avisou credores que suspenderia o pagamento da dívida como primeiro passo para tentar reestruturar seus negócios.

A ameaça do calote de Dubai sacudiu os mercados internacionais, que estavam ou ainda estão tentando se recuperar da crise global financeira iniciada com a crise de crédito do mercado imobiliário americano, em setembro de 2008.

Notícia completa na BBC Brasil.

Transcrições mostram Arruda negociando divisão de dinheiro no DF

Inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgado nesta sexta-feira (27) relata transcrições de gravações feitas com autorização judicial em que o ex-secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal Durval Barbosa e o governador José Roberto Arruda (DEM) tratam da suposta divisão de dinheiro entre membros do primeiro escalão do governo. O vice-governador, Paulo Octávio, também é citado nas transcrições.

Mais no G1.

Rigotto desiste para “ajudar o PMDB”

27/11/09

Da Redação do Jornal JÁ.
O ex-governador Germano Rigotto reuniu ontem a imprensa e “ditou” o que está nos jornais de hoje: que sua decisão é pessoal, que com isso quer “ajudar o PMDB e Simon” (ao acabar com a dicotomia entre seu nome e o do prefeito José Fogaça, o que retardaria a definição de alianças), que “seria muito ruim afastar qualquer possibilidade de coligação”, e que uma das razões é que ele já foi governador, e Fogaça, não. Por três vezes, quase chorou.

Não está nos jornais: perguntado pelo JÁ se pesou na decisão o fato de estar na internet que sua família está processando um jornal, respondeu o mesmo que já “ditou” [sic] ao blogueiro Políbio Braga esta semana: não tem nada com isso. Acrescentou, sem que fosse questionado: “Nunca indiquei ninguém pra governo”. Referia-se, sem citá-lo, ao irmão Lindomar Rigotto, principal implicado na fraude da CEEE, que gerou um processo judicial que corre em segredo de justiça há 14 anos.

Maluf e Tuma responderão por ocultar mortos na ditaduraMaluf e Tuma responderão por ocultar mortos na ditadura

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) ofereceu hoje denúncia à Justiça Federal contra o ex-governador de São Paulo, deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), e o senador Romeu Tuma (PTB-SP) por ocultação de cadáveres durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Além dos dois parlamentares, foram denunciados em duas ações civis públicas o ex-prefeito da capital paulista Miguel Colasuonno, o médico legista e ex-chefe do necrotério do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo Harry Shibata, e o ex-diretor do Serviço Funerário Municipal Fábio Pereira Bueno.

Confira a notícia da Agência Estado no Yahoo Notícias.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Suspeito de autoria do massacre nas Filipinas se entrega à polícia

O membro de um poderoso clã e principal suspeito de ter planejado e executado o massacre de pelo menos 57 pessoas no sul das Filipinas se rendeu à polícia nesta quinta-feira, anunciou o chefe do corpo, general Jesús Verzosa.

Andal Ampatuan, filho do governador de mesmo nome, se rendeu ao assessor presidencial Jesús Dureza na capital provincial de Maguindanao horas depois de serem detidos pelo menos 20 de seus pistoleiros ligados ao massacre.

Segundo o Exército e pessoas ligadas às vítimas, Ampatuan organizou a chacina para impedir a candidatura de Mangundadatu nas eleições do próximo ano.

Continua na Folha Online.


¿Por qué la izquierda debe defender el Software Libre?

Recientemente se ha publicado en Rebelión algún artículo que podría poner en duda la defensa del Software Libre por parte de la izquierda. Sin embargo, muchos de los lectores habituales de Rebelión, que conocen a fondo el tema del Software Libre, las Tecnologías de la Información y Comunicación, TICs, y el Conocimiento Libre, defienden la libertad del conocimiento como punto fundamental de la izquierda.
(...)

El concepto de Software Libre

La clave para entender la importancia del Software Libre está en lo que llaman “La Propiedad Intelectual” y su implicación en la acumulación de capital. El Software Libre habla de 4 libertades en este sentido:

0 La libertad de usar el programa, con cualquier propósito.

1 La libertad de estudiar cómo funciona el programa y modificarlo, adaptándolo a tus necesidades.

2 La libertad de distribuir copias del programa, con lo cual puedes ayudar a tu prójimo.

3 La libertad de mejorar el programa y hacer públicas esas mejoras a los demás, de modo que toda la comunidad se beneficie.

(...)

Tenemos un ejemplo claro con lo que pasó con Petróleos de Venezuela, PDVSA, en el año 2003. Ante la inminente nacionalización de la industria petrolera por parte del gobierno venezolano, la derecha organizó un paro petrolero que durante varios meses paralizó la economía del país. El PIB llegó a bajar más de un 20%. El estado trató de recuperar el control de su industria pero el “cerebro” de PDVSA estaba controlado por empresas privadas de software privativo que impedían la recuperación del control de la industria. Un país entero sometido a través del control del Software.

El control del conocimiento y la tecnología es una forma de dominación tan poderosa como la económica o, incluso, la militar.

Vejam o texto completo em CUBADEBATE - Contra o Terrorismo Midiático



Organización estadounidense que apoyó golpes de Estado en Haití y Venezuela observará elecciones en Honduras

Reproducimos un comunicado divulgado por el Centro de Investigación Económica y de Política (CEPR), con sede en Washington.

Washington, D.C. - El Instituto Democrático Nacional (National Democratic Institute, NDI, en inglés) y el Instituto Republicano Internacional (International Republican Institute, IRI, en inglés) planean mandar observadores electorales a Honduras para las elecciones del 29 de Noviembre, dice el Senador Republicano Richard Lugar en un comunicado.

Ambas organizaciones reciben dinero del Departamento de Estado de los Estados Unidos. En los últimos años el IRI ha apoyado golpes de estado contra presidentes elegidos democráticamente en Haití y Venezuela. Al parecer, el NDI y el IRI planean ayudar a las autoridades electorales de Honduras a monitorear el proceso electoral, a pesar roceso electoral será efectivamente controlado por las fuerzas armadas y la policía nacional.

Estas son las mismas fuerzas que han cometido innumerables abusos contra los derechos humanos, incluyendo matanzas, violaciones, golpizas y miles de detenciones desde el golpe de estado del 28 de Junio.


Vejam mais em CUBADEBATE - Contra o Terrorismo Midiático

Mais a respeito da blogueira cubana

La "ciberdisidencia"

En abril de 2007, Yoani Sánchez decidió integrar el universo de la oposición en Cuba fundando su blog Generación Y. Olvidándose de la magnanimidad de las autoridades hacia ella cuando regresó a Cuba en 2004, se vuelve así una acérrima detractora del gobierno de La Habana. Sus críticas son acerbas, poco matizadas y en sentido único. Presenta un panorama apocalíptico de la realidad cubana y acusa a las autoridades de ser responsables de todos los males. Nunca evoca, ni un solo instante, el singular contexto geopolítico en el cual se encuentra Cuba desde 1959. Existen cientos de blogs en Cuba. Varios de ellos denuncian de manera incisiva algunas aberraciones de la sociedad cubana. Pero el enfoque es mucho más matizado y la información menos partidista. Pero la prensa occidental ha escogido el blog maniqueo de Sánchez.

(...)

Las condiciones de vida de Yoani Sánchez

Enésima contradicción. La prensa occidental, al relatar las palabras de Sánchez, no deja de repetir que los cubanos no tienen acceso a Internet, sin explicar cómo la bloguera puede escribir a diario en su blog desde Cuba. Grande fue la sorpresa de los 200 periodistas internacionales acreditados para la Feria Internacional del Turismo en Cuba, ese miércoles 6 de mayo de 2009, cuando divisaron a Yoani Sánchez tranquilamente instalada en el vestíbulo del más lujoso establecimiento de turismo de la Isla, el Hotel Nacional, entrando en Internet, cuando el precio de conexión es prohibitivo incluso para un turista extranjero.


Premios internacionales y periodismo bélico

Hace unos meses se concedía el Premio Nobel de la paz al presidente de EEUU, una buena parte de la izquierda occidental se escandalizaba de la concesión de este galardón como si realmente dichos premios fueran un reconocimiento real de los méritos a que aluden. Se hacía balance de aquellos que habían recibido este premio y se concluía que se trataba de un reconocimiento inmerecido o se señalaba la devaluación del Nobel. Pocos se ocuparon de indagar sobre la función propagandística o el papel legitimador que tendría, de cara a la opinión pública internacional, un premio con tal proyección mediática. No hace más de un mes que se concedió otro premio, desde luego no tan relevante internacionalmente pero, sin duda, de gran significación en la política norteamericana y europea hacia Cuba, nos referimos al premio María Moors Cabot de periodismo que se otorga a “quienes se han destacado en la cobertura de Latinoamérica y el Caribe” y que este año reconoció a una bloguera cubana llamada Yoani Sánchez. Un año antes, esta ciudadana cubana ya había sido merecedora de un premio de periodismo otorgado por El País, periódico español del grupo empresarial PRISA, que concede los premios Ortega y Gasset.
(...)

La guerra contra Cuba es, ha sido siempre, una guerra contra el socialismo. Por eso no puede haber medias tintas, ni concesiones, por eso no hay tregua en los ataques que sufre. Por eso se aprovecha el más mínimo resquicio para abrir brecha. La guerra contra Cuba es la guerra contra la hegemonía del pueblo y por eso los medios siguen siendo tan beligerantes contra la isla, por eso, lo son también con Venezuela y con Bolivia. Denunciar, entender y desentrañar el complejo mediático constituye hoy una tarea ineludible para poder enfrentarlo.

Vejam os textos completos em REBELIÓN

Washington Post atrasa publicação de reportagem para proteger tropas no Afeganistão

O jornal Washington Post decidiu segurar por um dia a publicação de um documento sobre a Guerra do Afeganistão no qual o chefe militar das operações dos Estados Unidos e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) naquele país dizia que o conflito dos últimos oito anos “poderia resultar em um fracasso” sem o envio de mais tropas em 2010, informa Howard Kurtz, do próprio Post.


Vejam mais em JORNALISMO NAS AMERICAS

Assassinato de jesuítas em El Salvador foi "premeditado", segundo documentos da CIA

A justiça espanhola recebeu nesta terça documentos desclassificados da agencia estadunidense de inteligencia (CIA) que demonstram que o assassinato de seis jesuitas em El Salvador em 1989 foi "premeditado" indicaram à AFP fontes judiciais.

A perita estadounidense Terry Karl, da Universidade de Stanford, declarou nesta terça perante o juiz Eloy Velasco da Audiencia Nacional, principal instancia judicial espanhola, segundo as fontes.


Karl entregou ao juiz «12.000 documentos da CIA desclassificados que demonstram que o crime foi premeditado», indicaron las fuentes.

A professora estadunidense é autora de um informe sobre documentaçao oficial da CIA e dos serviços secretos espanhois que recolhiam informação do Exército salvadorenho e o plano de assassinato, acrescentaram.



Vejam mais em APORREA.ORG

Arcebispo de Mariana demite e manda recolher jornal

Decisão é motivada por conteúdo que faz duras críticas a prefeitos da região e ao governador Aécio Neves

Dom Geraldo Lyrio Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Mariana (MG), demitiu parte do conselho editorial do Jornal Pastoral e mandou recolher os exemplares da edição do mês de setembro, proibindo assim sua circulação. O periódico, com tiragem de aproximadamente 2 mil exemplares, é de responsabilidade da diocese de Mariana e tem circulação garantida em aproximadamente 70 municípios da região.

Segundo religiosos envolvidos no caso, entrevistados pelo Brasil de Fato e que não se identificaram temendo perseguições, o que levou dom Geraldo a adotar tal medida foi o conteúdo do editorial da edição de setembro. Intitulado “Do toma lá dá cá ao projeto popular”, o texto faz duras críticas a prefeitos da região e ao governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). De acordo com um dos religiosos, o texto estava totalmente pautado no pensamento da Igreja. “O editorial condiz com o que pensa a Igreja voltada para o compromisso social. Por isso, avaliamos que esta é uma posição pessoal do bispo”, completa.

Vejam mais em BRASIL DE FATO

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Colombianos residentes na Venezuela criticam bases dos EUA

Caracas, 25 nov (Prensa Latina) O diretor da Associação de Colombianos na Venezuela (ACV), Juan Carlos Tanus, assegurou hoje que a instalação de sete bases militares estadunidenses em seu país só conseguirá aumentar os problemas sociais internos e a violência regional.

Em declarações a Prensa Latina, antecipou um recrudescimento do conflito colombiano e a crise humanitária derivada do mesmo, como resultado da presença a mais efetivos norte-americanos nesse país.

Com segurança aumentarão os deslocados, um fenômeno alarmante se temos em conta que já são mais de quatro milhões os neogranadinos que fugiram de seus territórios pela insegurança e a falta de recursos para subsistir, lamentou.


Vejam mais em Prensa Latina-Agencia Informativa Latinoamericana

Começam primeiros experimentos no acelerador de partículas LHC

Nesta quinta-feira, dia 26, às 16h, será transmitido pela internet relato da primeira semana de operação do acelerador LHC (sigla do inglês Large Hadrons Collider).
Na última segunda-feira, dia 23, dois feixes de prótons com energia de cerca de 400 GeV circularam simultaneamente e se chocaram pela primeira vez no acelerador, permitindo que as colisões próton a próton pudessem ser detectadas.


Vejam mais no Jornal da Ciência-SBPC


O sub-udenismo


Por mais diferentes que possam parecer as condições históricas, a polarização política atual se parece incrivelmente àquela de décadas atrás entre Getúlio e a oligarquia paulista. Alguns personagens são os mesmos – os Mesquitas, por exemplo -, outros se agregam a eles – os Frias, os Civitas -, os partidos tem outros nomes – PSDB no lugar da UDN; PSOL, no lugar da Esquerda Democrática; FHC no lugar de um udenista carioca, mas o xodó da direita paulista de então, Carlos Lacerda; intelectuais acadêmicos mudam de nome, mas repetem o mesmo papel.


Vejam o texto completo do professor Emir Sader aqui

O massacre de Felizburgo

Em 20 de novembro de 2004, o fazendeiro Adriano Chafik Luedy e seus jagunços invadiram o acampamento Terra Prometida, no município mineiro de Felisburgo, assassinaram cinco trabalhadores rurais Sem Terra e deixaram mais de 20 gravemente feridos. O Massacre de Felisburgo, que completa cinco anos, é considerado um retrato da atualidade da violência no campo, da impunidade da Justiça e da paralisação da Reforma Agrária.

Para lembrar esta data e reafirmar nosso compromisso na luta o MST/MG e os Setores de Comunicação, Cultura e Direitos humanos do MST apresentam o vídeo documentário FELISBURGO, com a duração de 10”36”’.

ASSISTA O VÍDEO CLICANDO NO LINK ABAIXO

http://blip.tv/file/2791848

Do blog do Luís Nassif.

Violência física atinge 40% das mulheres da América Latina, diz Cepal

Um estudo da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe) divulgado nesta terça-feira indica que até 40% das mulheres da região são vítimas de violência física e, em alguns países, o índice de violência psicológica chega a cerca de 60%.

De acordo com o organismo, a violência física sofrida pelas mulheres vai “desde pancadas até ameaças de morte, acompanhadas por forte violência psicológica e muitas vezes também sexual”.

Quarenta e cinco por centro declararam ter recebido ameaças de seu companheiro e entre 5% e 11% das mulheres disse ter sido vítima da violência sexual.

O estudo destaca que na Colômbia e Peru, por exemplo, a violência psicológica supera os 60%. Já na Bolívia e México este indicador chega a quase 40%.

Continua na BBC Brasil.

JÁ, RESISTÊNCIA E AGONIA - O jornal que ousou contar a verdade

Por Luiz Cláudio Cunha em 24/11/2009

A maior fraude com dinheiro público da história do Rio Grande do Sul carrega nos ombros o sobrenome ilustre de Germano Rigotto. O irmão do ex-governador gaúcho, Lindomar, brilha como o principal implicado entre as 22 pessoas e 11 empresas denunciadas pelo Ministério Público e arroladas na CPI da Assembléia gaúcha que investigou há 14 anos uma milionária falcatrua na construção de 11 subestações da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Foi uma tungada, em valores corrigidos, de aproximadamente 800 milhões de reais – quase 15 vezes o valor do mensalão do governo Lula, três vezes o valor dos desvios atribuídos ao clã Maluf em São Paulo, cerca de 20 vezes o valor apurado no escândalo do Detran que expôs a governadora gaúcha Yeda Crusius a um pedido de impeachment.

Esta história foi contada em detalhes, em 2001, por um pequeno jornal de Porto Alegre, com tiragem de apenas cinco mil exemplares numa capital com quase 1,5 milhão de habitantes – e está recontada, a partir desta semana, numa edição extra do que chega às bancas e no seu site.


Vejam mais no OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

TRANSMISSÃO AO VIVO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA CONTRA O MONOPÓLIO DA RBS

ESTA TRANSMISSÃO FOI GRAVADA, NÃO ESTARÁ DISPONÍVEL ONLINE.
QUEM DESEJAR A CÓPIA, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO COM A CATARSE:
catarse@coletivocatarse.com.br

Free Webcam Chat at Ustream

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Um filme sobre a violência conjugal liberta a fala das palestinas

Quatro filmes foram realizados dessa forma, e depois projetados durante o outono em dezenas de associações, centros culturais e universidades de territórios ocupados, e entre eles "Sementes de romã douradas", dirigido pela documentarista palestina Ghada Terawi. Essa bela e dolorosa obra intercala entrevistas de jovens mulheres, que contam seu calvário nas mãos de um pai libidinoso e de uma mãe que finge não ver, com a apresentação de um conto folclórico sob forma de desenho animado.

É a história de uma jovem chamada "Sementes de romã douradas", martirizada pelo xeque de seu vilarejo que ela surpreendeu enquanto devorava uma criança, mas que ela se recusa a denunciar. O filme termina com a súplica de uma das mulheres que depõe, com o rosto à sombra para que não seja reconhecida: "Não fiquem em silêncio. Falem... mesmo que seja ao vento... mas falem, falem..."

Notícia do Le Monde, reproduzida no UOL.

Las contradicciones de la bloguera cubana Yoani Sánchez

El 7 de noviembre de 2009, los medios occidentales dedicaron amplios espacios a la bloguera cubana Yoani Sánchez. La noticia procedente de La Habana sobre el altercado entre la disidente y las autoridades cubanas dio la vuelta al mundo y eclipsó el resto de la actualidad1
(...)
Estados Unidos (donde Yosvanis Valle, un ciudadano cubano de 34 años, había sido ejecutado 48 horas antes, llevando a 42 el número de ejecuciones del año 20094) declaró su “profunda preocupación”, a través del portavoz del Departamento de Estado Ian Nelly. “Seguiremos interesándonos por la salud de Yoani Sánchez y su acceso a la atención médica"5


Vejam o a matéria completa em REBELIÓN.ORG

Mortos por violência política nas Filipinas chegam a 46

Cerca de cem homens armados armados sequestraram cerca de 40 pessoas, aparentemente para impedir que uma mulher apresentasse a candidatura de seu marido nas eleições provinciais de maio. Pouco depois, um grupo de soldados encontrou os corpos decapitados de 13 mulheres e oito homens, entre eles advogados, jornalistas, além da esposa e de outros familiares de Ibrahim Mangudadatu, vice-prefeito da cidade de Buluan.

Segundo os militares, entre os mortos estava Genalyn Tamzon-Mangudadatu, que pretendia apresentar a candidatura do marido para governador da Província de Maguindanao. Ele concorreria ao cargo com Datu Andal Ampatuan, chefe de uma poderosa família local. Fontes militares asseguram que o grupo armado foi pago por Ampatuan, governador da província e chefe da ala opositora a Mangudadatu.

Notícia completa no Estadão Online.


O mito da queda do muro, por Breno Altman

A propaganda moderna é um moedor de cérebros. Especialmente quando se trata do estabelecimento de valores, idéias e informações a serviço dos detentores do poder político, econômico e midiático. A queda do Muro de Berlim talvez seja o caso mais proeminente desse arrastão mental. Forjou-se, sobre esse tema, um senso comum de amplo espectro.
(...)
Mas, depois de vinte anos, há uma pergunta simples parada no ar: o mundo está melhor ou pior que em 1989? Qualquer resposta respeitável sobre o tema está obrigada, no mínimo, a substituir o discurso da esperança e a denúncia do sistema derrotado pela análise dos fatos concretos que sucederam e consolidaram essa formidável virada no cenário internacional.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

ENTREVISTA - TARSO GENRO: “Judiciário não pode capturar prerrogativas do Executivo”

Em entrevista à Carta Maior, o ministro da Justiça, Tarso Genro, fala sobre o caso Battisti e suas repercussões políticas. Para ele, esse debate vai além de questões técnicas sobre a extradição, envolvendo visões diferentes sobre a democracia, o Estado de Direito e a Soberania. Tarso Genro critica a tentativa de alguns juízes do STF de avançar sobre prerrogativas do Executivo e estranha o silêncio na mídia sobre os precedentes existentes no Supremo, que apóiam a decisão contrária à extradição, e também sobre outras concessões de refúgio feitas pelo Ministério da Justiça, como as dadas a dezenas de bolivianos, ligados à oposição de direita, que realizaram ações armadas contra o governo Evo Morales.


Vejam a entrevista em CARTA MAIOR

Novo movimento no Brasil



Imagem exclusiva de um novo movimento que articula-se,
nas imediações de Higienópolis e em Brasília, o movimento
“Eu Também Sou Filho de FHC”.


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Como adestrar indígenas? É cana neles, desde cedo

Não basta lucrar, tem que ser fácil: o Ministério Público do Trabalho e as Polícias Federal e Civil flagraram três adolescentes indígenas sendo aliciados para o corte de cana na usina Santa Olinda, em Sidrolândia (MS), que pertence à Companhia Brasileira de Açúcar e Álcool, do Grupo José Pessoa.

Uma fiscalização, gerada por denúncia anônima, verificou as aldeias Bororó, Panambizinho e Jaguapiru, em Dourados (MS). Segundo o MPT, o procurador do Trabalho Paulo Douglas de Moraes identificou os adolescentes, que receberiam documentos de pessoas maiores de 18 anos fornecidos por um “gato” (contratador de mão-de-obra) para poderem trabalhar. Um ônibus circulava pelas aldeias recolhendo indígenas para trabalharem na usina – no melhor estilo “restaurante self-service” de mercado de trabalho. O MPT vai solicitar à Polícia Federal um inquérito para apurar a responsabilidade criminal dos membros da empresa.

Continua no blog do Sakamoto.


Perito quebra sigilo e descobre voto de eleitores em urna eletrônica do Brasil

Durante os testes promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para testar a segurança da urna eletrônica a ser usada nas eleições de 2010, um perito teve sucesso em quebrar o sigilo eleitoral e descobrir, por meio de radiofrequência, o candidato escolhido pelo eleitor.

O consultor Sérgio Freitas da Silva compôs o grupo de 32 especialistas convocados pelo TSE e compareceu à sede do órgão na terça-feira (10/11), primeiro dia dos testes, com a estratégia de detectar a interferência eletromagnética que a urna exerce sobre as ondas de rádio.

"Fiz meu experimento em 29 minutos e obtive sucesso no escopo que estava proposto: rastrear a interferência e gravar arquivos para comprovar a materialidade do fenômeno", que sintonizam ondas longas e curtas e estações em AM e FM.

Segundo Sérgio, o equipamento usado é encontrado em rádios convencionais vendidos nas lojas, "destes que custam 10 reais". A técnica acabou dando a Sérgio a primeira posição no concurso de melhorias para urna promovido pelo TSE, o que lhe rendeu prêmio de cinco mil reais.

"Enquanto eu digitava na urna, rastreava através do rádio pra ver se detectava alguma interferência. Consegui rastrear a interferência que isto provocava na onda, gravando um arquivo WAV com estes sons", explica.

Notícia completa no IDGNow!, via blog do Luís Nassif.

Denúncia de fraude no exame de alunos de São Paulo

Depois do vexame do governo federal com o vazamento e tentativa de venda de questões do Enem, agora aparecem fraudes do Serasp, o sistema de avaliação de matemática, língua portuguesa, história e geografia usado pelo governo paulista. A denúncia partiu da repórter Ana Aranha, especialista na cobertura de educação da revista Época.

Mais no blog do Sakamoto.

Serra cai e Dilma sobe ao lado do PMDB, diz pesquisa CNT-Sensus

* Sondagem mostra Serra com 31,8 por cento e Dilma com 21,7 por cento

* Ciro aparece com 17,5 por cento e Marina Silva com 5,9 por cento.

* Eleitor fará opção por quem é mais de centro, diz diretor do instituto

* Potencial de Lula para transferir voto fica acima de 50%

* Quase metade diz não votar em candidato apoiado por FHC

Leia mais na REUTERS.

domingo, 22 de novembro de 2009

O novo tratado de direitos autorais

Novo tratado de copyright pode ser aprovado secretamente

A maioria das pessoas espera que as leis sejam passadas apenas depois de um período de debate público. No entanto, o ACTA (Anti-Counterfeiting Trade Agreement) pode ser uma exceção a essa regra.

Várias nações (incluindo Austrália, Canadá, a União Européia, Japão e EUA) estão negociando a ACTA nesse momento, com o objetivo de aprovar um tratado internacional de proteção à propriedade intelectual em algum ponto de 2010.

Eu gostaria de poder lhes dizer mais sobre o que está sendo discutido no ACTA, mas não posso: o conteúdo da lei é considerado confidencial.

Continua no blog do Luís Nassif.

Só falta trazer US$ 17,4 bi para o Brasil

O governo brasileiro recuperou mais US$ 1 milhão enviado ilegalmente ao exterior no esquema do Banestado. Descoberto em 1998, o escândalo no sistema financeiro que envolvia remessas ilegais de dinheiro para o exterior deu origem a uma investigação federal e a uma Comissão Parlamentar de Inquérito em 2003. O dinheiro, que estava bloqueado nos Estados Unidos, será depositado na conta do Tesouro e representa muito pouco dos US$ 20 bi desviados. Essa não é a primeira repatriação de recursos do caso do Banestado. Em novembro de 2007, US$ 1,6 milhão foram devolvidos aos cofres públicos. Pela legislação norte-americana, o país tem direito a um terço dos recursos que foram enviados ilegalmente.

A recuperação dos recursos estava sendo negociada pelo Ministério da Justiça e pelo Department of Homeland Security (DHS), responsável pela segurança interna e que também atua para coibir a remessa de dinheiro ilegal para os Estados Unidos.


Vejam mais no Blog dos Amigos do Presidente Lula