sábado, 5 de dezembro de 2009

Veja aqui as imagens censuradas pela Folha/UOL

Baixe para seu computador e suba para seu blog ou rede social.
.
.
.

O Grupo Folha não vê problema em expor uma ficha falsa da ministra da Casa Civil e candidata do presidente Lula a sua sucessão, Dilma Roussef, na primeira página de um domingo, acusando-a de participar de ações terroristas. Não vê problema também em abrir uma página inteira para Cesar Benjamim expor seus fantasmas político-sexuais (à espera de um Wilhelm Reich) e acusar o presidente Lula de estuprador. Acha também perfeitamente natural chamar de ditabranda a ditadura que sequestrou, torturou e matou inúmeros brasileiros. Mas a Folha e o UOL não gostam de virar vidraça.

Confira no blog do Mello.

Folha e UOL querem reprimir cancelamento de assinaturas

O movimento de internautas para de cancelamento de assinaturas da Folha e do UOL começa a incomodar o Grupo Folha.



Só isso explica acionar o departamento jurídico notificar o blog arlesophia de Antonio Arles, conforme ele relata:

Acabo de ser notificado extrajudicialmente por escritório de advocacia representando a Folha de São Paulo para que retirasse os selos da campanha #CancelandoFOLHA #CancelandoUOL, sob pena de processo por suposto uso indevido das marcas. Sendo assim, retirei imediatamente os referidos selos.

Vejam mais no blog Os Amigos do Presidente Lula

Os Muppets cantando Bohemian Rhapsody em alta definição

Porque hoje é sábado...



Via Gizmodo Brasil.

Quem quiser conhecer ou relembrar o vídeoclip original do Queen, pode conferir no YouTube.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O guardião da ética do Mampituba

O senador Pedro Simon enviou um pedido para a Executiva Nacional do PMDB solicitação satisfações públicas sobre as denúncias de que peemedebistas também teriam recebido dinheiro do “mensalão do DEM”, em Brasília. Segundo Simon, o partido precisa tomar providências enérgicas. “Temer e todos os companheiros do PMDB negam enfaticamente o envolvimento nestas operações escusas e anunciam processos na Justiça para contestar seus detratores. Mas só isso não basta. É preciso mais. Não podemos conviver com suspeitas, insinuações, dúvidas e maledicências”, diz o senador.

Já quanto às denúncias envolvendo ilustres peemedebistas do Rio Grande do Sul, como o deputado federal Eliseu Padilha, o deputado estadual Alceu Moreira e o secretário da Habitação, Marco Alba, Simon segue mantendo eloqüente silêncio. Que tal uma carta à Executiva Estadual do PMDB-RS, dizendo que negativas enfáticas não bastam?

Só uma coisa explica esse comportamento do senador: a certeza da conivência e da cumplicidade da maioria da mídia gaúcha em relação a esta peculiar geografia moral.

Do RS Urgente.

Continua a crise política em Honduras

É quase impossível caminhar por Honduras sem ver ou tocar algo que não pertença aos Canahuati Larach, os Flores Facussé, os Andonie Fernández, os Ferrari, os Kafie, os Násser, os Rosenthal e os Goldstein. Quase todas essas famílias são de origem árabe-palestina e de confissão cristã, exceto os judeus Rosenthal e Goldstein. E quase todas têm algo em comum: seus patriarcas eram homens semianalfabetos que emigraram para Honduras no final do século 19 ou início do 20, instalaram pequenos comércios, prosperaram, enviaram seus filhos e netos para se formar nos EUA e agora estes ocupam as mais altas esferas do poder.

Não há inimizade entre árabes e judeus. Os Rosenthal compartilham com os demais as instalações do Clube Árabe de San Pedro Sula, a cidade mais industrializada. Estudam nos mesmos colégios, vão às mesmas festas e aos mesmos enterros. Às vezes discordam educadamente em questões políticas. Mas quanto ao golpe de Estado de 28 de junho, quase todas as grandes famílias o apoiaram.

O presidente deposto, Manuel Zelaya, vinha indicando desde 2007 alguns desses empresários pelo nome e sobrenome, culpando-os pelo atraso de Honduras. Ainda hoje Zelaya mostra-se convencido de que foram os grandes grupos empresariais, e não o presidente de fato, Roberto Micheletti, nem os militares quem promoveu o golpe.

Texto do El País, reproduzido no UOL.

Victor Jara - Homenagens





Aporrea.org

El nivel de vida de los países de Europa oriental sigue descendiendo - Veinte años después de la vuelta al capitalismo

Durante su reunión en Estambul a principios de este mes, El Banco Mundial hizo público un informe que revela el enorme descenso del nivel de vida experimentado en la ex Unión Soviética y Europa oriental como consecuencia de la crisis económica y financiera mundial.

Con el título de “La crisis mundial afecta a los hogares en la Europa emergente y Asia Central”, habla de “un agudo aumento del paro y de la pobreza” en toda la región.

(...)

La vuelta a las relaciones económicas capitalistas ha producido, asimismo, la aparición de una reducida clase media, especialmente en las principales zonas urbanas. La pobreza, el paro y el subempleo prevalecen, sin embargo, en las grandes metrópolis, y las condiciones de vida en las áreas más remotas del país son consideradas, en general, catastróficas.

A pesar del crecimiento económico de los últimos años, la situación de la economía de Rusia hoy supone alrededor de tres cuartos de lo que era en 1989, antes de la reintroducción del libre mercado capitalista. La bajada del PIB en otros antiguos Estados satélites soviéticos es mucho más dramática. En 2008- antes de la crisis mundial- las economías de Georgia y Moldavia habían disminuido alrededor del 40 por ciento de lo que producían en 1989.

Simultáneamente, el aumento de las desigualdades sociales en Rusia ha producido un enorme coste social. Según el British Medical Journal, el colapso de la Unión Soviética en 1991 ocasionó un gran aumento del índice de mortalidad en Rusia, con los mayores incrementos de muertes por alcoholismo, seguidas por las resultantes de accidentes y violencia.

Vejam o texto completo em REBELION

Adiós a Víctor Jara

Chile vela los restos del cantante 36 años después de su asesinato

Centenares de personas empezaron ayer a dar el último adiós al cantautor Víctor Jara, asesinado en 1973 por militares, en el inicio del velatorio de sus restos, que se extenderá durante tres días.


Vejam mais em EL PAÍS.COM

O Nobel da Paz, Obama, não assina proibição das minas terrestres

O executivo norte-americano decidiu não assinar uma convenção internacional que proíbe as minas terrestres, revelou esta terça-feira o porta-voz do Departamento de Estado. Ian Kelly afirmou que a administração Obama acabou recentemente de reapreciar a questão e decidiu não mudar a política da administração Bush.

«Decidimos que a nossa política para as minas terrestres continua em vigor», disse Kelly.

Embora oficialmente não tenha sido dada uma razão especifica, sabe-se que a revisão feita pela administração Obama incluiu a opinião de dirigentes militares.

Vejam mais em TribunalIraque.info-Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque

Perseguição no RS é comparada a práticas da ditadura

Por Bianca Costa, de Porto Alegre (RS) [Quinta-Feira, 3 de Dezembro de 2009 às 11:07hs]

A Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos Humanos (CDDPH), órgão ligado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), apura tentativas de criminalização dos movimentos sociais no Rio Grande do Sul. O relatório final aponta para 28 recomendações a instituições dos governos estadual e federal e para o Ministério Público Estadual. O documento foi apresentado em uma audiência pública na Assembléia Legislativa gaúcha, no dia 26 de novembro.

O texto é resultado de dois anos de investigações da Comissão, criada após denúncias do deputado federal Adão Pretto (PT-RS), morto em fevereiro, sobre a criminalização dos movimentos sociais por parte da Brigada Militar (a Política Militar do RS), do Ministério Público Estadual e do governo estadual. O trabalho foi realizado com base em ações da Brigada Militar, depoimentos de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da entidade patronal Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), de representantes da sociedade civil e de movimentos sociais urbanos.


Vejam o texto completo na REVISTA FÓRUM

Israel apoya a Rusia en su lucha contra falsificaciones históricas de la Segunda Guerra Mundial

Tel Aviv, 4 de diciembre, RIA Novosti. Israel apoya a Rusia en su lucha contra los intentos de falsificar la historia de la Segunda Guerra Mundial, informó la víspera el secretario del Consejo de Seguridad de Rusia, Nikolai Pátrushev, tras la reunión con las autoridades israelíes.

Vejam mais em RIA NOVOSTI

Declaram a Sandino Herói Nacional da Nicarágua

Manágua, 3 dez (Prensa Latina) A Assembléia Nacional da Nicarágua declarou oficialmente ao general Augusto César Sandino Herói do país em reconhecimento a sua luta em defesa da soberania em frente à intervenção imperialista.

A proposta foi apresentada pelo presidente do Parlamento, o sandinista René Núñez, em outubro passado, para render homenagem a Sandino (1895-1934), ao outorgar-lhe um reconhecimento já existente de fato para a maioria de seu povo.


Vejam mais em PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana

Petrobras investe em supercomputador para explorar pré-sal

Equipamento é o maior da América Latina e pode realizar 160 trilhões de cálculos por segundo

Cibelle Bouças escreve para o "Valor Econômico":

A Petrobras acaba de concluir o projeto Galileu, que consiste na instalação de um supercomputador com capacidade de 160 teraflops - o equivalente à realização de 160 trilhões de cálculos por segundo. O projeto envolveu uma parceria com cinco universidades e investimento de R$ 24,2 milhões. O supercomputador é o maior da América Latina e figura entre as 30 máquinas mais velozes do mundo, de acordo com um levantamento feito pela organização americana Top 500.

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Editorial: Covardia, indecência e torpeza

A Folha tem todo o direito de ter suas preferências políticas e deveria fazê-lo de modo transparente, ao invés de transformar as páginas do jornal em uma usina de espertezas e vilanias. Mas não tem nenhum direito de reivindicar o interesse público como cúmplice dessa estratégia desesperada e enlouquecida. O único objetivo do referido artigo foi atingir o caráter do presidente da República na esperança de que isso possa ter repercussão na eleição presidencial de 2010. Isso é o que o jornal não pode confessar. E, a essa altura, nem precisa, dado que já é explícito. Práticas como esta, que infelizmente estão se tornando perigosamente freqüentes na imprensa brasileira, merecem total repúdio.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bhopal continua morrendo 25 anos depois de tragédia em fábrica de pesticida

Passados 25 anos, Bhopal continua sofrendo. A situação ainda é desastrosa. Os diretores da Union Carbide, encabeçados por seu presidente, Warren Anderson, escaparam da Índia e do processo criminal aberto contra eles. A fábrica ficou abandonada e sem limpeza. No que é hoje o centro da cidade permanecem mais de 300 toneladas de produtos químicos perigosos - entre eles DDT - em contêineres que ficaram desprotegidos até apenas quatro anos atrás.

Confira a notícia completa do El País, reproduzida no UOL.

Marcadores:
"UNION CARBIDE"
"CRIME AMBIENTAL"
"BHOPAL"

Juíza recebe denúncia contra Maluf e Tuma por ocultação de cadáveres

A juíza Tânia Lika Takeuchi, da 4ª Vara Federal Cível de São Paulo, recebeu a ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal que pretende responsabilizar a União, o Estado de São Paulo, três universidades e autoridades pela demora na identificação dos restos mortais de militantes políticos mortos durante a ditadura militar e enterrados no cemitério de Perus, na zona norte de São Paulo.

O recebimento significa a instauração formal do processo civil. A juíza determinou a citação do senador Romeu Tuma (PTB-SP), que foi chefe do Departamento Estadual de Ordem Política e Social, dos ex-prefeitos Paulo Maluf (PP-SP) e Miguel Colasuonno, atual diretor da Eletrobrás, do médico legista Harry Shibata e de Fábio Pereira Bueno, ex-diretor do Serviço Funerário de São Paulo. Eles deverão apresentar suas defesas no prazo legal.

Mais na Folha Online.

Congresso rejeita restituição de Zelaya à Presidência

A maioria dos deputados do Congresso de Honduras rejeitou, nesta quarta-feira, a restituição do presidente deposto, Manuel Zelaya, à Presidência.

Apenas 14 deputados apoiaram a restituição do líder deposto e 111 votaram contra o regresso dele ao poder.

Zelaya disse, em carta ao Congresso, que a decisão é uma "vergonha para Honduras".

Continua na BBC Brasil.

Oi/Brasil Telecom e Itaú/Unibanco lideram lista de reclamações dos consumidores

O governo federal divulgou nesta quarta-feira (2) um ranking com as empresas que mais receberam reclamações do consumidor no período compreendido entre setembro de 2008 e agosto deste ano. Também foi divulgada a lista das empresas que mais deixaram de solucionar as queixas apresentadas. A Oi/Brasil Telecom lidera as duas listas.

Texto completo no UOL Notícias.

‘Pai’ da web critica desconexão para combater downloads

Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web (www), mostrou-se contrário à intenção de vários governos europeus de cortar o acesso à web dos usuários que fizerem downloads ilegais.

Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (1) no Parlamento Europeu, Berners-Lee advertiu que o controle dos movimentos dos usuários na rede, necessário para detectar se descumprem as leis de propriedade intelectual, pode representar uma violação dos “direitos fundamentais” das pessoas.

Mais no BR-Linux.

O esgotamento do petróleo mexicano

“Se nos está acabando el petróleo. Mexico dejó de producir 215 mil barriles de petróleo al día, al año perdimos como unos 5.300 millones de dólares en ingresos fiscales”

Neste linque...

Não é o único país exportador dessa matéria prima essencial para o mundo moderno que vê o esgotamento de suas fontes. As países que exploram o petróleo no Mar do Norte passam por idêntica situação. O Reino Unido de exportador se tornou importador, o mesmo aconteceu com a Indonésia, motivo pelo qual ela deixou a OPEP. Diminuem o número dos países exportadores ao mesmo tempo em que a maioria vê sua produção interna em queda. Não há capacidade dos que ainda permanecem exportadores de manter o consumo mundial.

Mais no blog do Luís Nassif.

Colonos desafiam congelamento de assentamentos na Cisjordânia

Os líderes dos colonos israelenses na Cisjordânia anunciaram que vão combater a decisão do governo de congelar parcialmente e temporariamente a construção de novas casas nos assentamentos no território palestino.

Nesta terça-feira, colonos expulsaram fiscais que levavam ordens de suspensão de construções ao assentamento de Kiriat Arba, perto de Hebron.

De acordo com o anúncio do Conselho da Judeia e Samaria (nome bíblico para a Cisjordânia), o orgão que representa os colonos israelenses, a decisão do governo de congelar a construção é "desumana, imoral e antissionista".

"Vamos continuar a construção do país com ou sem o governo", anunciaram os líderes dos colonos. "A decisão do governo prejudica os direitos básicos de mais de 300 mil israelenses que moram em Judeia e Samaria e promove a criação de um Estado palestino no coração da terra de Israel".

Continua na BBC Brasil.


Jogo do bicho se moderniza e opera com sistema digital de apostas em SP

Aposentando os bloquinhos de anotação e os tradicionais sistemas de divulgação de resultados, os operadores do jogo do bicho em São Paulo digitalizaram o negócio. Foi-se o tempo em que, sentados em cadeiras nos cantos de bares, os funcionários dessa loteria ilegal anotavam apostas e distribuíam o número dos animais sorteados em pequenos pedaços de papel escritos com caneta.

Hoje, como a reportagem do UOL Notícias comprovou em vários pontos da cidade, os contraventores estão usando um sistema que lembra o utilizado em restaurantes para o pagamento de refeições com cartões de débito e crédito. Como visto, assim que o cliente chega com sua aposta, prontamente o anotador passa a digitar os números dos animais escolhidos no terminal eletrônico, chamado de POS (ponto de venda, da sigla em inglês).

(...)

Apesar de parecer um sistema totalmente clandestino, a bobina de papel e os terminais utilizados pelo repórter eram de marcas conhecidas. Os bilhetes, por exemplo, são os mesmos usados nos pagamentos com cartão de débito ou crédito. Aliás, no verso de todos os recibos obtidos pelo UOL Notícias, estava impresso o logotipo da Redecard, empresa que explora as transações bancárias à distância.

Os aparelhos também tinham selos que indicavam seus fornecedores. Alguns eram da Verifone e outros eram estampados pela marca da Ingenico, ambas empresas estrangeiras que vendem os chamados POS para o mercado legal.

Texto completo no UOL Notícias.

Acadêmicos amestrados

Por Idelber Avelar [Quarta-Feira, 2 de Dezembro de 2009 às 16:26hs]

Se um marciano aterrissasse hoje no Brasil e se informasse pela Rede Globo e pelos três jornalões, seria difícil que nosso extra-terrestre escapasse da conclusão de que o maior filósofo brasileiro se chama Roberto Romano; que nosso grande cientista político é Bolívar Lamounier; que Marco Antonio Villa é o cume da historiografia nacional; que nossa maior antropóloga é Yvonne Maggie, e que o maior especialista em relações raciais é Demétrio Magnoli. Trata-se de outro monólogo que a mídia nos impõe com graus inauditos de desfaçatez: a mitologia do especialista convocado para validar as posições da própria mídia. Curiosamente, são sempre os mesmos.

Se você for acadêmico e quiser espaço na mídia brasileira, o processo é simples. Basta lançar-se numa cruzada contra as cotas raciais, escrever platitudes demonstrando que o racismo no Brasil não existe, construir sofismas que concluam que a política externa do Itamaraty é um desastre, armar gráficos pseudocientíficos provando que o Bolsa Família inibe a geração de empregos. Estará garantido o espaço, ainda que, como acadêmico, o seu histórico na disciplina seja bastante modesto.


Vejam na REVISTA FÓRUM

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Governo começa limpeza pra copa e olimpíadas

"Mesmo aqui de Porto Alegre, há mais de 1.500km do Rio de Janeiro é impossível não se envolver com a situação das favelas cariocas. O tráfico de drogas é sim um problema do Brasil e do mundo. Mas aqui nas terras tupiniquins o estado que mais sofre as conseqüências disso é o RJ.

Já nos acostumamos com notícias sobre a guerra entre a Polícia Militar e os traficantes de algum morro carioca. E cada vez que isso acontece, temos ainda mais certeza de que os principais afetados por essa guerra são os inocentes."

Mas aqui.

MST em Felisburgo: do massacre à vitória

1) Cinco anos do Massacre de Felisburgo: a impunidade continua (*)

Dia 21 de novembro de 2009, no município de Felisburgo, Vale do Jequitinhonha, MG, celebramos os cinco anos do Massacre de Felisburgo. Houve marcha do MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - e de representantes das Pastorais Sociais e de Movimentos Sociais. Centenas de militantes marcharam por muitas ruas da cidade. Chegamos ao Cemitério da cidade onde estão sepultados os CINCO MÁRTIRES DE FELISBURGO - Francisco, Iraguiar, Manoel, Joaquim e Miguel -, onde fizemos uma celebração recordando-os.

(...)

Na parte da tarde do dia 21/11/2009, experimentamos que os cinco mártires de Felisburgo estão ressuscitados nos Sem Terra do MST e em tantos que apóiam a luta pela reforma agrária. Na entrada da ex-fazenda havia uma placa "Fazenda Nova Alegria" que foi derrubada e no lugar foi colocada uma Faixa com a inscrição "Assentamento Terra Prometida".

Lula desapropriou a fazenda por agressão ambiental, mas falta o INCRA mover o processo de imissão na posse para as dezenas de famílias Sem Terra que lá resistem há 8 anos. A sede da ex-fazenda deverá se transformar em uma Escola Família Agrícola. O curral abrigou a festa da conquista da fazenda, com churrasco e forró. "Onde boi berrava, agora nós fazemos festa", comemorava Jorge.


Vejam o texto completo em ADITAL

Movimentos sociais propõem candidatura de Fidel Castro para Nobel da Paz 2010

Cidadãos, movimentos sociais, culturais, universitários, representantes de direitos humanos e políticos da Argentina e outros países do mundo estão organizando uma petição para a Academia de Oslo, propondo a candidatura do cubano Fidel Castro para o Prêmio Nobel da Paz 2010.

Vejam mais em ADITAL

Aprendizagem forma sinapses

Novas conexões entre neurônios começam a se formar logo após o aprendizado de uma nova tarefa, indica estudo publicado no domingo (29/11) no site da revista Nature.

A pesquisa envolveu observações detalhadas do processo de alteração nas ligações nervosas em animais que ocorre no cérebro durante a aprendizagem motora. Os pesquisadores estudaram camundongos que foram condicionados a se deslocar por uma passagem em uma gaiola para alcançar sementes.

Foi observado um rápido crescimento das sinapses, as estruturas que formam conexões entre neurônios no córtex motor, a parte do cérebro que controla os movimentos musculares.

Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Operação Solidária: pivôs e operadores

A presidente da CPI da Corrupção apresentou também nesta segunda-feira uma lista com alguns dos principais envolvidos nas fraudes investigadas no curso da Operação Solidária. São eles:

Eliseu Padilha – Deputado federal do PMDB, apontado como o n° 1 do esquema e como sócio oculto de uma das empresas acusadas de participação nas fraudes. Acusado de envolvimento no direcionamento de licitações.

Chico Fraga – Ex-secretário de governo de Canoas na gestão Marcos Ronchetti (PSDB), apontado como elo entre a Mac Engenharia e a Magna Engenharia. Acusado de corrupção, formação de quadrilha e enriquecimento ilícito.

Veja quem são os demais PIVÔS E OPERADORES no RS URGENTE.

29-N: Elecciones de golpe de estado en HONDURAS. Resistencia llama a NO votar

"Hay más policías y militares que votantes" dicen testimonios. Zelaya, dijo que "el pueblo le va a decir no a la dictadura",y el Frente de Resistencia dice que la abstención es entre 65 y 70%.
El nuevo de dictador de Honduras se llama Porfirio Lobo

Estas son las informaciones dadas por los golpistas y repetidas por la prensa cómplice

Elvin Santos, candidato del oficialista Partido Liberal, reconoció su derrota en las elecciones del domingo en las que, tras escrutar un 62% de las actas, Porfirio Lobo le aventaja con 18 puntos de diferencia.
En sus declaraciones dijo que ""En votación libre y soberana, los hondureños han decidido elegir a don Porfirio Lobo Sosa como su presidente de la República y solo nos queda acatar esa voluntad... y la acatamos serenamente", dijo Santos.

Vejam mais em KAOSENLARED.NET


Enquanto isso, no Uruguai


De Allan Macdonald no REBELIÓN

El golpista Pepe Lobo, nuevo líder de la dictadura, no representa ni a 1 de cada 10 hondueños Elecciones en Honduras: La participación fue del 21,5%

El Frente Nacional de Resistencia Popular, la mayor organización político y social de Honduras, difundió unos datos en los que se confirma la raquítica participación en los comiciones hondureños, un escasísimo 21,5%. Este dato se evidencia en los medios del fascismo hondureño, los cuales no nuestran ninguna imagen de gente votando, sólo algunas fotos del candidato ganador y otras donde algo más de una decena de personas festejan el resultado de las elecciones.

Vejam mais em REBELIÓN

Máquina de' Bing Bang' bate recorde acelerando partículas a 1.18 TeV

O maior colisor atômico do mundo bateu nesta segunda-feira o recorde de aceleração protônica que tinha sido registado por um laboratório norte-americano, acelerando raios de protões com energia de 1.18 trilhões de eletrões-volts (TeV) por entre os 27 quilomêtros daquela máquina.

O Grande Colisor de Hádrons (LHC) eclipsou o anterior recorde de 0.98 TeV do laboratório Fermi de Chicago, que tinha sido estabelecido em 2001, disse a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN).

O mais recente sucesso, que aconteceu no princípio da manhã de hoje é parte de um trabalho de preparação que visa alcançar níveis energêticos ainda maiores naquele experimento que se espera que venha a desvendar segredos da origem e formação da matéria e do universo.

Vejam mais em INTERNATIONAL BUSINESS TIMES


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Seminário: Anistia, 30 Anos

A guerra baiana

Irmão de Geddel e outros figurões citados em esquema de corrupção: a coisa inchou e o bicho pegou

O irmão de ministro Geddel, Lúcio Vieira Lima, é presidente do PMDB na Bahia e candidato a deputado federal.

Agora, ele que é o homem da linha de frente da política do ministro Geddel e comandante das tropas do PMDB baiano está envolvido diretamente no maior escândalo político do ano na Bahia.

Na Operação Expresso, a Polícia Civil da Bahia buscou desmontar um suposto esquema de corrupção na agência estadual que regula os transportes (Agerba). A operação prendeu muitos figurões, entre eles, Antônio Lomanto Neto, irmão de Leur Lomanto, ex-presidente da ANAC , filho do ex-governador Lomanto Júnior e tio do deputado estadual Leur Lomanto Júnior.

Outro envolvido é o Secretário de Transportes de Salvador, Almir Melo, o que traz o prefeito João Henrique para o escândalo.

Na Bahia, o clima é de guerra entre PT e PMDB. O caso tem amplas e profundas repercussões na política local.

Continua no blog do Luís Nassif.

domingo, 29 de novembro de 2009

Não convencional: Jornal gratuito em Londres usa apenas conteúdo de blogs

Londres ganhou um novo jornal gratuito, o The Blogpaper. Nem o conteúdo nem o processo de ediçao sao convencionais. O jornal é produzido com material de blogs e a ediçao é colaborativa - os blogueiros decidem o que vai entrar na ediçao impressa votando uns nos trabalhos dos outros. O co-fundador do projeto, Karl Jo Seilern, diz que a intençao é que o jornal continue sem um editor e que os leitores monitorem a qualidade do conteúdo.

Do BlueBus.

A bomba que vem de Dubai

“US$ 2,5 trilhões é menos do que o preço excedente que a população é manipulada todo mês para pagar por um barril de petróleo”, afirma Davis, ao ressaltar que tais roubos ocorrem na ICE (Intercontinental Exchange).

Criada em 2001, a ICE possui como fundadoras as petrolíferas BP (British Petroleum), Royal Dutch Shell e Total, além dos bancos Morgan Stanley, Goldman Sachs, Deutsche Bank e Société Générale. A bolsa é sediada em Altanta, nos EUA, mas a regulação norte-americana passa longe das negociações.

Tamanha falta de regulação gera as chamadas dark pools of liquidity, ATS (Alternative Trading Systems) usados por traders que procuram movimentar grandes quantias sem revelar as operações no mercado aberto. Como decorrência, a especulação toma forma, e explica como o barril de petróleo saltou de US$ 40,00 para US$ 80,00 somente este ano, em meio à fraca demanda física pela commodity.

Á procura da verdade, Davis mostra que investigação do Congresso dos EUA datada de 2003 descobriu como a ICE é usada para facilitar negociações “round trip” (viagens de ida e de volta), nas quais uma firma “A” vende energia para uma empresa “B”, que vende novamente o mesmo montante de volta para a firma “A”: o resultado real é nulo, mas o sinal ascendente para os preços do petróleo não.

Confira sobre Dubai e uma fraude no preços do petróleo no blog do Luís Nassif.

Alerta Vermelho: A segunda vaga do tsunami financeiro

– A vaga está a ganhar força e pode atacar entre o 1º e o 2º trimestre de 2010

por Matthias Chang
Papel higiénico. Muitos dos meus amigos que têm recebido os meus alertas por email nos últimos dois anos têm-se queixado de que nas últimas semanas não tenho comentado o estado da economia global. Compreendo a ansiedade mas eles esquecem-se de que eu não sou um analista do mercado de acções pago para escrever artigos a fim de atrair os investidores para o mercado. O meu sítio web é gratuito e eu não vendo uma folha informativa financeira portanto não preciso de cozinhar previsões ou análises diárias.

No entanto, quando os dados são convincentes e indicam uma tendência inevitável, chega a altura de mais uma análise. Este Alerta Vermelho pretende capacitar os visitantes do meu website a efectuar as acções adequadas para salvaguardar a sua riqueza e o bem-estar das suas famílias nos próximos meses.

Desde o último trimestre de 2008 as principais economias globais têm vindo a travar uma guerra implacável de divisas e embora até agora esta competição não tenha sido antagónica, em breve será antagónica porque as diferenças inerentes são irreconciliáveis. As consequências para a economia global vão ser devastadoras e para as pessoas vulgares está garantido o desemprego maciço e a intranquilidade social.


Vejam o texto completo em RESISTIR.INFO

Honduras - ditadura do século XXI

Honduras: Continúa la persecución y cacería de opositores por las fuerzas represivas del Estado

Las fuerzas represivas del Estado en cuyo poder descansa la emergente dictadura del siglo XXI en Honduras, ha desplegado intensos operativos en varias regiones

Alerta 5. La persecución contra líderes y lideresas del movimiento social se ha intensificado en los últimos días en los departamentos de Olancho, Intibucá, Francisco Morazán, Colón, Choluteca y El Paraíso en un despliegue militar y policial sin precedentes, como si se tratara de una alerta en estado de guerra. Las fuerzas represivas del Estado en cuyo poder descansa la emergente dictadura del siglo XXI en Honduras, ha desplegado intensos operativos en varias regiones del país para identificar a los opositores y las opositoras a las fraudulentas elecciones y callar las voces de aquellos y aquellas que en los últimos meses se han identificado con la resistencia.


Honduras: Esta dictadura es peor que la de los años 80

Organizaciones de derechos humanos impugnan elecciones ante el TSE :: Ya son 30 las personas que han sido asesinadas por el golpe de Estado, nueve en el último mes

Bertha Oliva, coordinadora del Comité de Familiares de Detenidos Desaparecidos en Honduras (COFADEH), recibió a Sirel en su oficina cuyas paredes están cubiertas de atestados por el incansable trabajo desarrollado en casi 30 años de lucha en defensa de los derechos humanos en Honduras.

Bertha sufrió en carne propia la violencia de la represión militar desatada en el país en los años 80. El 11 de junio de 1981, cuerpos paramilitares penetraron en altas horas de la noche en la casa donde estaba durmiendo con su marido, el miembro fundador de la Unión Revolucionaria del Pueblo (URP), Tomás Nativí Gálvez, y se lo llevaron. Pese a las denuncias y a las movilizaciones, Bertha, que en aquel momento tenía cuatro meses de casada y tres meses de embarazo, nunca más lo volvió a ver.


Vejam os textos completos em LA HAINE.ORG

Yoani Sánchez ou María Fernanda Martínez

A mídia faz eco de Yoani Sánchez e não de María Fernanda ou Wendy ou Marta Inés... Assim é a imprensa às vezes.

Muitos no mundo conhecem o trabalho de Yoani Sánchez. Varias mídias tem se encarregado de "fabricar" e dar cobertura a essa blogueira. que algumas vezes, a partir de Havana, enfrenta, critica e maldiz ao governo cubano. Ninguém conhece a uma menina chamada María Fernanda Martínez. Yoani Sánchez é uma blogueira. María Fernanda es minha filha e a única semelhança entre elas é que ambas vivem em Cuba.
(...)

Nem mais nem menos: diz Yoanis Sànchez que a liberdade pode chegar dos Estados Unidos.

Talvez tenha esquecido - ou não sabe, ou não interessa - que nos Estados Unidos morre um menino a cada três horas por ferimentos a bala. Não imagina Yoanis Sánchez com que tranquilidade os pais cubanos deixamos, cada manhã, a nossos filhos na escola.

(...)

Yoani Sánchez esqueceu inclusive que o governo cubano se ocupa dos meninos da ilha, desde antes de nascer... e atende, protege e ajuda às mulheres grávidas.

Não tenho lido no Blog de Yoani Sánchez, que nos Estados Unidos, esse país da qual ela diz que pode chegar a liberdade a Cuba, as armas de fogo em idades de 10 a 19 anos, são a segunda causa de morte, só superada pelos acidentes de automóveis.

Mas o mundo conhece a Yoani Sánchez e não a María Fernanda Martínez... assim é a imprensa às vezes.

Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

United Fruit Company: 110 años en golpes de Estado

Podría pensarse que la United Fruit Company, creada en Estados Unidos en 1899, es historia pasada. Pero con dos cambios sucesivos de nombre, sigue detrás de los golpes de Estado en América Latina. Una parte de su capital es reinvertido en violar las leyes, lograr influencia, sobornar políticos, apoyar a escuadrones de la muerte o actuar con sus propias bandas de asesinos, para asegurarse más riquezas de la explotación de los obreros agrícolas.

El terror desde el poder real

Uno de los presidentes de la United Fruit, Sam Zemurray, es el autor de una frase de principios del siglo XX, que refleja la temprana calaña de la compañía: "En Honduras es más barato comprar un diputado que una mula". Su primer golpe de Estado fue precisamente en ese país, para imponer la reposición del presidente exilado Manuel Bonilla, lo cual logran en 1912. Bonilla pagó el "favor" al otorgarle 10 000 hectáreas libres de impuestos.

Vejam o texto completo em APORREA.ORG

Honduras - eleições fajutas


Charge de Iván Lira em REBELIÓN

Diplomático estadounidense comete el sacrilegio de criticar a la prensa de su país

Dmitri Kosirev, RIA Novosti

A juzgar por los estereotipos establecidos en la sociedad de Estados Unidos, el embajador estadounidense en Pekín se ha comportado de manera muy extraña. Vale la pena destacar que últimamente con los funcionarios de la administración de Barack Obama han sucedido muchos incidentes poco comunes en Washington.

(...)

Se puede criticar una religión o una de las tantas sectas que abundan en EEUU, se puede reñir a los s compañeros de oficio como demuestran los debates públicos sobre Afganistán, pero sin embargo, nadie tiene derecho de arremeter contra los medios de prensa, porque semejante ataque es comparable a un suicidio.

Huntsman no armó un escándalo. Solamente declaró que los medios de información estadounidense "no prestaron la debida atención" al hecho de que las relaciones chino-americanas lograron un avance notable.


Vejam o texto completo em RIA NOVOSTI

Disputa entre Microsoft e Google ameaça livre fluxo de informações na Web

Por enquanto ainda é rumor, mas crescem os indícios de que há mesmo uma conversa em curso entre a Microsoft e o império jornalístico News Corporation, controlado pelo magnata Rupert Murdoch, para tentar obrigar o mecanismo de buscas Google a pagar pela indexação de notícias publicadas na imprensa.

Ao que tudo indica a Microsoft e a NewsCorp decidiram que é hora de encurralar a Google numa jogada de alto risco, cujas conseqüências para a internet vão muito além de uma mera guerra entre três das maiores empresas do mundo digital contemporâneo.


Vejam mais em OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

Testemunha de acusação contra suspeito de assassinato de irmã Dorothy sofre atentado

Brasília - Uma das principais testemunhas de acusação contra um dos investigados pelo assassinato da irmã Dorothy Stang sofreu um atentado no último dia 26, no município de Anapu, no Pará. Apesar de ter levado diversos tiros nas pernas, na cabeça e na boca Roniery Bezerra Lopes não morreu, e está em estado grave, internado em um hospital da região. A informação foi passada hoje (28) à Agência Brasil pela irmã Jane Dwyer, da mesma congregação da irmã Dorothy.

O atentado foi cometido menos de três horas após Roniery ter recebido intimação da Justiça para ser testemunha de acusação contra Regivaldo Pereira Galvão, no caso que investiga fraudes, uso de laranjas e falsificação de documentos para esconder a grilagem do Lote 55, local onde a irmã Dorothy foi assassinada e centro dos conflitos agrários na região.

Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

Folha mostra o que vem por aí na campanha eleitoral de 2010

A manipulação canhestra dos fatos realizada pela série de matérias publicadas nesta sexta-feira (27/11) pela Folha de S.Paulo no caderno Brasil sobre o filme Lula, o Filho do Brasil, mostra o desserviço que parte da imprensa tradicional vem prestando ao povo brasileiro, no seu direito à informação.

Vejam mais no PORTAL DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

A liberdade deles



Charge do Tommy em DIGITAL GRANMA INTERNACIONAL

Invasão do Iraque: Responsabilidade e Responsabilização

Como a Rússia tinha dito, o Iraque não possuía armas de destruição maciça. A única fonte que afirmava que o Iraque tinha armas e estava ligado a Al Qaeda era o regime de Bush. Agora o primeiro dia do inquérito do Iraque em Londres expôs as mentiras, as traições, as maquinações e o engano, a teia de mentiras tecida pelo Bush Cia. Chega a altura para a responsabilidade, responsabilização e a prestação das contas.

Vejam mais em PRAVDA

CPI da Dívida Pública (1)

Escrito por Paulo Passarinho
28-Nov-2009

Estive recentemente na Câmara Federal, onde prestei depoimento à CPI da Dívida Pública. O convite à minha participação foi uma iniciativa do deputado Ivan Valente, do PSOL de São Paulo. Na ocasião, também participou da sessão desta importante Comissão Parlamentar de Inquérito o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga.

Foi uma grande oportunidade de expor aos parlamentares a minha visão a respeito do que considero um dos mais graves problemas que temos de enfrentar: o endividamento do Estado brasileiro.

As conseqüências desse problema extrapolam a área econômico-financeira. Deixa seus nefastos efeitos no conjunto das demais políticas públicas, não somente em termos de restrições orçamentárias, mas nas próprias opções de conteúdo político dos governos.

Vejam o texto completo em CORREIO DA CIDADANIA

Jornal da Ciência - notícias recentes

Valor das bolsas de pós-graduação é debatido em audiência pública

Proposta em tramitação na Câmara visa aumentar o valor das bolsas para 80% dos salários dos professores.

O Projeto de Lei 2.315 de 2003, que dispõe sobre os critérios para definição dos valores das bolsas de fomento a desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural, foi debatido nesta quinta-feira, 26, na Câmara dos Deputados.

Conhecido como o PL dos pós-graduandos, um dos principais pontos do projeto, é associar as bolsas de pós-graduação à carreira docente das instituições federais de ensino superior. A proposta visa aumentar o valor das bolsas para 80% dos salários dos professores.


Universidades federais criam 15 mil novas vagas no primeiro ano do programa Reuni

Investimento foi de R$ 415 milhões

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira, 27, o balanço de um ano do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Criado em 2007, o Reuni permitiu a reestruturação da rede federal de educação superior a partir dos projetos de expansão apresentados pelas universidades. O balanço apresenta as ações executadas em 2008, primeiro ano do programa.


Formação do professor deve ter cursos a distância e mais tecnologia

Especialistas defendem maior integração entre os ensinos presencial e a distância

A educação a distância na formação do professor, que precisa ter acesso a novas tecnologias para não parar no tempo, foi um dos temas debatidos no 1º Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil, promovido em Brasília pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

JORNAL DA CIÊNCIA - SPBC


O folheiro, Benjamin, Dreyfus e a Cadeia

Muita gente inocente dormiu na cadeia. Uma dela foi o capitão Alfred Dreyfus.

Em 1894, o jovem oficial da artilharia francesa foi condenado à prisão perpétua. O motivo: a suposta revelação de segredos militares aos alemães.

Dreyfus era inocente. Dois anos depois, comprovou-se que o culpado era Ferdinand Esterhazy, um major do exército francês.
(...)

Muitos criminosos, entretanto, jamais passaram perto do cárcere.

É o caso, por exemplo, do proprietário de jornal que, em São Paulo, colaborava com os torturadores e assassinos empregados pelo Regime Militar.

Esse elemento nunca dormiu num banco de concreto atrás das grades, nunca comeu feijão estragado, tampouco tomou sofreu em sessões de eletrochoque.

Impune, pôde educar seu herdeiro para a iniquidade.

Criou um lagarto de rasteiro caráter, invejoso e fraco, capaz de valer-se da calúnia e da difamação para atingir seus objetivos.

Esse dublê de jornalista, falso intelectual, despreza a lei e escarra nos mais básicos códigos de civilidade.

A acusação a Lula no episódio "estupro" agrega mais uma nódoa à ficha do empresário canalha da desinformação. O interesse? Derrubar a candidatura daquela que rotularam de terrorista.

Vejam mais no blog OS AMIGOS DA PRESIDENTE DILMA