sábado, 8 de outubro de 2011

Subfinanciamento do SUS começou com ‘garfada’ de 1994

Em entrevista à Carta Maior, o médico sanitarista Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, diz que, apesar da derrota no Congresso da proposta de criação de um imposto financeiro com destinação à Saúde, o reconhecimento de que o setor é subfinanciado é um avanço. Sem dinheiro novo, a imensa máquina de saúde pública brasileira, hoje referência mundial, continuará devendo qualidade de serviços ao seu usuário. O subfinanciamento, segundo Gadelha, começou com a primeira garfada dada na Saúde, em 1994, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Naomi Klein: Ocupa Wall Street é o movimento mais importante do mundo hoje

“Por que eles estão protestando?”, perguntam-se os confusos comentaristas da TV. Enquanto isso, o mundo pergunta: “por que vocês demoraram tanto? A gente estava querendo saber quando vocês iam aparecer.” E, acima de tudo, o mundo diz: “bem-vindos”. Dez anos depois, parece que já não há países ricos. Só há um bando de gente rica. Gente que ficou rica saqueando a riqueza pública e esgotando os recursos naturais ao redor do mundo. Leia o pronunciamento de Naomi Klein em Nova York.

OUTUBRO: UM NOVO MARCADOR HISTÓRICO?

Colapso do neoliberalismo passa a ser decidido nas ruas.  Primeira semana de outubro reúne ingredientes que sugerem um ponto de mutação: greve geral na Grécia põe em xeque a solução ortodoxa para a crise; ascensão fulminante dos indignados nos EUA instala a contestação  ao neoliberalismo no coração do sistema financeiro internacional e pauta a sucessão de Obama. Passeatas de desempregados na Espanha  afrontam a rendição socialdemocrata aos 'livres mercados'. Radicalização  política no Chile desmascara a 'direita moderna da AL' em sua vitrine mais festejada. A maior greve bancária brasileira em duas décadas desmente acomodação sindical e expõe lucros obscenos do poder financeiro. PT fará seminário sobre regulação da mídia.
 
(Carta Maior; Domingo,09/10/ 2011)

Promotoria denuncia três por morte de estudante africano em MT


O Ministério Público de Mato Grosso denunciou três pessoas sob acusação de participação no episódio do espancamento e morte do estudante africano Toni Bernardo da Silva, 27, em uma pizzaria de Cuiabá.


O empresário Sérgio Marcelo Silva da Costa, 27, e os policiais militares Higor Macell Mendes Montenegro, 24, e Wesley Fagundes Pereira, 24, irão responder a acusação de lesão corporal seguida de morte.

Continue lendo na Folha.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Wikipedia fecha site italiano em protesto contra lei


A Wikipedia desativou seu site italiano em protesto contra uma lei de privacidade elaborada pelo governo de Silvio Berlusconi que deve impor novas restrições a jornais e páginas da Internet, além de coibir a publicação de escutas telefônicas da polícia.
A enciclopédia online alertou que pode fechar sua página www.wikipedia.it permanentemente por causa do disposto na lei, que obriga websites a corrigir conteúdos considerados prejudiciais à imagem de uma pessoa dentro de 48 horas a partir do recebimento de uma queixa, sem direito a recurso.

Confira mais no UOL Tecnologia

Biografia da pintora Frida Kahlo chega ao Brasil após quase 30 anos


Uma vez que o ícone pop suplantou a artista no imaginário coletivo, não é difícil encontrar por aí o que ler e ver sobre Frida Kahlo.
Mas só agora, quase 30 anos após ser lançada nos EUA, em 1983, chega ao Brasil uma biografia referencial da pintora mexicana nascida em 1907 e morta em 1954.
Escrita pela americana Hayden Herrera, 70, "Frida - A Biografia" (Globo Livros), nas livrarias a partir de sábado, se distingue por uma alentada pesquisa, que municiou primeiro a tese de doutorado da autora na City University de Nova York.


Leia mais na Folha.com .

EUA ameaçam suspender financiamento à Unesco por recomendar adesão palestina


Com uma nova ameaça de ordem econômica, os Estados Unidos voltaram a defender o não-reconhecimento da Palestina como Estado pleno na ONU (Organização das Nações Unidas). Nesta quinta-feira (06/10), a secretária de Estado do país, Hillary Clinton, afirmou que os EUA poderão retirar o apoio financeiro à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) caso a entidade reconheço a Palestina como seu membro de pleno direito.

O pedido palestino na Unesco foi feito na última quarta-feira (05/10). No mesmo dia, o Conselho da entidade aprovou uma recomendação com 40 votos favoráveis de 58 possíveis. 


Leia mais no Opera Mundi

Empresa na Espanha obriga funcionárias a usarem cartaz no pescoço para irem ao banheiro



Antes de ir ao toalete, as funcionárias da empresa El Ciruelo, na Múrcia, Espanha, são obrigadas a seguir um ritual humilhante: colocam um cartaz vermelho no pescoço com o dizer "banheiro", além de ter o tempo para as necessidades controlado -- não mais do que cinco minutos. Além disso, o consumo livre de líquidos é proibido pelos superiores, justamente para diminuir a frequência de saídas do posto de trabalho. 


Continue lendo no Opera Mundi

Polícia reprime protestos contra reforma do ensino superior na Colômbia; 22 ficam feridos

Cerca de 22 pessoas ficaram feridas e 12 foram presas na Colômbia após a intervenção da polícia em manifestações de estudantes contra um projeto de reforma do ensino superior enviado pelo governo ao Congresso. Os estudantes afirmam que não foram ouvidos e acusam o presidente Juan Manuel Santos de tentar privatizar o ensino superior público.




Leia mais no Opera Mundi

Para cortar custos, BBC demitirá dois mil funcionários

A BBC (British Broadcasting Corp.) anunciou que cortará 2 mil postos de trabalho para cortar custos. Segundo o diretor-geral da corporação, Mark Thompson, as demissões fazem parte da um projeto de redução de 20% dos gastos em cinco anos.




Leia mais no Opera Mundi

Está difícil ser jovem nos EUA

Na última semana, milhares de americanos se reuniram em Nova York para protestar contra a especulação financeira e a escalada do desemprego nos Estados Unidos. Pelo menos 700 pessoas foram presas, ajudando a alastrar o movimento para cidades como Boston, Chicago, Los Angeles e São Francisco. A maioria era jovem, e tinha lá bons motivos para indignar-se.



Pela primeira vez na história, as dívidas estudantis contraídas nos Estados Unidos superaram as dívidas dos americanos com cartões de crédito. A previsão é de que ela alcance US$ 1 trilhão ainda este ano, levando bancos e fundos de investimento a emitirem alertas de um novo risco de default. O medo é de calote, e desta vez por parte da juventude americana.
Segundo contas feitas pelo New York Times, é como se cada americano que precisou de empréstimo para pagar um bacharelado universitário devesse, em média, 24 mil dólares. Dívida demais para uma juventude arrochada pelo desemprego, que contrai empréstimos para estudar mas não consegue trabalho para pagá-los.


Continue lendo na CartaCapital

Rússia critica política dos EUA sobre escudo antimísseis

A Rússia qualificou nesta quinta-feira (06/10) de "inaceitável" a política dos Estados Unidos em matéria de defesa antimísseis na Europa, ao comentar o anúncio do acordo entre Washington e Madri pelo qual instalações navais espanholas servirão de base para quatro navios norte-americanos.

"Consideramos inaceitável a prática norte-americana de fatos consumados nos assuntos relativos à defesa antimísseis na Europa", afirma uma declaração emitida pelo Ministério das Relações Exteriores russo.

A nota ressalta que "são tomadas decisões capazes de influenciar a segurança e a estabilidade euro-atlânticas sem um debate coletivo, sem levar em conta a opinião de todos os países interessados". 





Continue lendo no Opera Mundi


Leia também: - EUA inauguram escudo anti-míssil na Espanha

Engenheiro genial, empresário comum

Não há a menor possibilidade de se negar as qualidades de Steve Jobs como engenheiro e criador no mundo da tecnologia. Ele foi o principal nome do grupo de jovens empreendedores do Vale do Silício, na Califórnia, que, a partir dos anos 1970, transformaram o computador de um monstrengo gigantesco a um útil aparelho que cada vez mais todos temos em casa e no bolso e sem os quais não conseguimos mais viver. Se eu escrevo este texto em um computador e você o lê em outro, é porque um dia pessoas como Jobs assim o criaram. Se existem os smartphones e tablets, é pela mesma razão.




Continue lendo na CartaCapital

Protestos do setor público têm violência na Grécia

Os protestos do setor público grego contra as medidas de austeridade impostas pelo governo para enfrentar a crise no país se intensificaram na manhã desta quarta-feira (5). Nas ruas, cenas de violência e pessoas feridas já são vistas.


A convocação de uma greve de 24 horas nos serviços e empresas públicos inclui um protesto à tarde em Atenas. Hoje, estão fechados escolas e museus, os voos foram cancelados e os hospitais estão atendendo apenas casos de emergência.




Confira mais no G1


Confira também: Contra medidas de austeridade Grécia faz greve no setor público

Exigências da Fifa para a Copa violam direitos do consumidor brasileiro

A polêmica começou quando se descobriu que o projeto de lei e as exigências feitas pela Fifa entram em conflito com dispositivos já vigentes no Brasil, como o direito à meia-entrada, o Código de Defesa do Consumidor, os Estatutos do Idoso e do Torcedor e leis adotadas por alguns Estados para questões específicas, como a venda de bebidas alcoólicas.

A organização presidida pelo suíço Joseph Blatter já disse, por exemplo, que não quer que estudantes e idosos tenham direito a pagar meia-entrada para assistir às partidas. Além disso, não abre mão da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, o que é proibido por leis estaduais, e pretende elevar a pena para quem piratear produtos esportivos.

Acontece que o maior fornecedor desses produtos é a própria Fifa, que também faz a intermediação da maioria das relações comerciais nos jogos. De acordo com o advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec),Guilherme Varella, se aprovada, a lei fará da entidade uma “superfornecedora”. "A Fifa tem exclusividade na venda de todos os produtos e serviços cuja marca seja a Copa do Mundo, desde a negociação de transmissão das imagens até a venda de ingressos e de produtos básicos, como camisetas e canecas.

Ele diz que, como fornecedora, a Fifa deveria se sujeitar à legislação brasileira. A Fifa não pode ser uma exceção sob o pretexto da excepcionalidade do evento. A Lei da Copa permite que ela entre no território nacional como uma superfornecedora. Nenhum outro fornecedor terá as mesmas condições durante o torneio. 





Confira o texto completo no Correio do Povo

Sindicatos de Nova York se unem aos 'indignados' de Wall Street

Quinze sindicatos de trabalhadores de Nova York se uniram nesta quarta-feira (05/10) ao movimento "Occupy Wall Street" (Ocupe Wall Street), manifestação que começou em 17 de setembro e que protesta contra o que considera as injustiças do sistema financeiro americano.

Agora, somam-se aos indignados de Wall Street, que ocupam o sul de Manhattan, sindicatos como o Transport Workers Union (TWU), que agrupa trabalhadores de empresas de ônibus, metrô e de companhias aéreas de todo país, e a United Federation of Teacher, que representa os professores de escolas públicas de Nova York. 





Leia mais no Opera Mundi

'Grécia é cobaia de especuladores financeiros', diz deputada independente

“Meu país serve como cobaia nesse momento. É vitima dos especuladores do sistema financeiro internacional, que querem um povo oprimido e submisso. Um povo que deixe a circulação de capitais funcionar livremente, sem qualquer interrupção e obstáculo. O mais importante para os credores do meu país não é ter seu dinheiro de volta: querem é aprofundar as reformas políticas para baratear a mão de obra, acabar com os direitos dos trabalhadores ao mesmo tempo em que aumentam suas obrigações”. 


Com esse apelo, a deputada independente grega Sofia Sakorafa expressou o sentimento de seu país face à dura crise refletida nesta quarta-feira (05/10). O país mediterrâneo é tomado por uma greve geral que se opõe às medidas de austeridade exigidas pela Troika (Fundo Monetário Internacional, União Europeia e Banco Central Europeu) para que o país consiga receber empréstimos e tenha solvência até o fim do mês e, quem sabe, até o resto do ano.




Continue lendo no Opera Mundi

Morre Steve Jobs, fundador da Apple

Steve Jobs, fundador da Apple e considerado o maior gênio do mundo da tecnologia atual, morreu nesta quarta-feira (5). A empresa colocou uma foto do executivo e a inscrição “1955-2011″ em seu site. Ele vinha lutando contra um tipo raro de câncer de pâncreas nos últimos anos e deixara a presidência da companhia em agosto para se tratar.


Leia mais na CartaCapital

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quando a política vira coisa "técnica"

A virtual quebra da economia grega representa o grau máximo de submissão de uma autoridade pública aos ditames do mercado. Ou seja, ao mundo privado. Embora as relações de troca se deem na esfera pública, suas regras, dinâmicas e procedimentos acontecem a partir daquela pequena mas poderosa parcela da sociedade que concentra capital e, por conseguinte, poder.

O governo grego, capitaneado por um partido que tem a denominação de “socialista” – o que hoje não significa muita coisa – resolveu tomar lado no dilema colocado à sua frente. Se suspendesse os pagamentos do serviço de sua dívida pública, estaria ameaçado de sofrer uma retaliação brutal por parte dos bancos credores – em sua maior parte europeus – e de ser tratado como um pária no sistema financeiro internacional. Uma espécie de leproso da Idade Média, de quem nada ou ninguém quer se aproximar e muito menos oferecer linhas de crédito.





Continue lendo na Agência Carta Maior

EUA colocam vida de ex-espião cubano em risco ao obrigá-lo a ficar em Miami, diz Havana


O governo de Cuba afirmou que responsabilizará os Estados Unidos se algo acontecer com René González, um dos “cinco” cubanos presos no país desde 1998 por espionagem. Após cumprir sua pena, ele deverá ser libertado na próxima sexta-feira (07/10), mas uma decisão judicial o obriga a ficar em Miami por pelo menos três anos em liberdade condicional.

González fez parte de um grupo de agentes enviados por Havana durante as décadas de 1970 e 1980 para combater ações de grupos anticastristas em território norteamericano. Cuba alega que os espiões nunca representaram risco à segurança dos EUA e apenas buscavam evitar atos terroristas contra o país –especialmente de grupos exilados após a revolução de 1959, que se concentram justamente na região de Miami.


Continue lendo no Opera Mundi

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A América cruel

Tem havido muitos sinais, recentemente, de que os EUA estão mergulhando fundo num padrão de crueldade. É difícil dizer por que uma coisa dessas está ocorrendo, mas parece que isso tem a ver com uma fé crescente na força como a solução de quase todos os problemas, seja em casa ou fora. O entusiasmo por matar é um sintoma inequívoco de crueldade. Isso é especialmente perturbador quando não são apenas os quadros do governo, mas pessoas comuns que se engajam nessas efusões. O artigo é de Jonathan Schell.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A loira burra da Revista Época

A colunista Ruth Aquino, em artigo da Revista Época (PIG/RJ), tornou-se a piada pronta da "loira burra" (*) em pessoa, ao entender errado a "piada".

A piada (de mau gosto), no caso, é o anúncio de lingerie retratando Giselle Bundchen como uma espécie de... Loira burra!

E a loira burra da Revista Época, achou o anúncio "divertido", leve, maroto! (nas palavras dela).

 A loira burra da Revista Época não entendeu que a propaganda é machista quando chama indiretamente as mulheres de "barbeiras" no trânsito, ao colocar Giselle como culpada de pegar o carro do "seu homem" e batê-lo.

Vejam o texto completo no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Porqué odian los conservadores a Warren Buffett

Buffett ha enfurecido a los conservadores al declarar que paga impuestos con un tipo impositivo más bajo que el de su secretaria. Lleva años diciéndolo, pero ahora se ha convertido en blanco de ataques porque el presidente Obama utiliza sus comentarios para defender la idea de mayores impuestos a los millonarios. 

Leia mais AQUI.