sábado, 2 de outubro de 2010

Relatividade com os pés (quase) no chão

Experimentos provam, com medidas e velocidades corriqueiras no nosso dia a dia, as teorias de Einstein.

Olhe bem o seu relógio. Observe o visor, sinta o andar dos ponteiros. Agora, suba em uma cadeira ou um degrau. Acredite: o tempo está passando mais rapidamente.

Assim funciona a teoria da relatividade geral de Einstein. Ela diz: quanto maior a gravidade, mais lentamente o tempo passa para um objeto (em relação a outro). Então a lógica se impõe: o objeto mais distante do solo – e que sofre menos força da gravidade, portanto – tem o seu tempo dilatado.


Qual é a novidade? Antes, a teoria de Einstein era explicada por experimentos com medidas e proporções pouco mundanas e de difícil entendimento nas escalas do nosso dia a dia. De modo geral, as provas científicas da relatividade envolviam medições espaciais pouco concretas ao entendimento comum – como a observação do pulsar de estrelas, ou do passar do tempo a bordo de superjatos.


Vejam mais detalhes em CIÊNCIA HOJE-SPBC

Com um sutiã no rosto e uma bactéria na cabeça


Uma semana antes do Nobel, a tradição de sempre: a distribuição das láureas do Ig Nobel, a cerimônia que faz humor com a ciência. Neste ano, destaque para a 'propriedade anestésica' dos palavrões, a relação da asma com montanhas-russas e a intimidade dos morcegos.

Por: Thiago Camelo

Em que palco do mundo seis prêmios Nobel podem ser vistos com sutiãs no rosto? Ou, ainda, usando chapéus com penduricalhos que imitavam bactérias?

Na véspera da revelação dos laureados do maior prêmio científico do mundo (a partir da próxima segunda-feira), a cena só pode acontecer em um lugar: no cada vez mais celebrado – e engraçado – Ig Nobel, cerimônia da comunidade científica que premia os trabalhos que, segundo o slogan, "fazem primeiro rir e depois pensar".

Pois é: ontem, em um teatro da Universidade Harvard (Estados Unidos), seis vencedores do prêmio Nobel participaram da 21ª edição do evento, que teve como mote as bactérias (com direito a uma ópera em homenagem ao micro-organismo que adotou, como coadjuvantes, os renomados cientistas vestidos com o chapéu-bactéria).


Vejam mais detalhes (e vídeos) em CIÊNCIA HOJE-SBPC

Gilmar Mendes será denunciado na ONU por telefonema de Serra


Da revista Carta Capital

O suposto telefonema do presidenciável José Serra (PSDB) ao ministro Gilmar Mendes, durante uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), levou a ONG Justiça Global e uma série de outras organizações de direitos humanos a encaminhar uma denúncia para as Nações Unidas, devido às suspeitas de falta de independência do magistrado. A ligação telefônica, segundo reportagem da Folha de S.Paulo, teria ocorrido na quarta-feira 29, durante o julgamento de recurso do PT contra a obrigatoriedade de o eleitor portar dois documentos no dia da votação.

Vejam também em CARTA MAIOR

Folha censura paródia na Internet

Folha entra na justiça para impedir o site falhadesaopaulo de permanecer no ar.

http://www.falhadespaulo.com.br/


Visto no blog do Luís Nassif.

Informe confirmado: Inteligência dos EEUU se infiltrou na polícia equatoriana

JEAN-GUY ALLARD

A insubordinação de elementos golpistas da polícia equatoriana contra o Presidente Rafael Correa confirma um informe alarmante sobre a infiltração na polícia equatoriana por serviços de inteligência ianques difundido em 2008, no qual se assinalava como muitos membros dos corpos policiais desenvolviam uma "dependência" da embaixada dos Estados Unidos nesse país sul-americano.

O informe precisava que unidades da Polícia "mantém uma dependência econômica informal com os Estados Unidos, para o pagamento de informantes, capacitação, equipamentos e operações."

O uso sistemático de técnicas de corrupção da parte da CIA para adquirir a "boa vontade" de oficiais da polícia foi descrito e denunciado em numerosas oportunidades pelo ex-agente da CIA Philip Agee, quem, antes de abandonar as fileiras da agência, esteve designado para a embaixada dos Estados Unidos em Quito.

Em seu informe oficial, difundido em finais de outubro de 2008, o ministro equatoriano da Defesa, Javier Ponce, revelou como diplomatas ianques se dedicavam a corromper a polícia e também a oficiais das Forças Armadas.


Vejam o texto completo em DIGITAL GRAMNA INTERNACIONAL

O que diz o Obama?


Gustavo de la Torre Morales - Cubainformación.- O império a espreita dos acontecimentos, movendo fios à sombra para que não se veja seu rosto, mas inevitavelmente sabe-se quem dirige, coordena, ordena e financia cada passo da direita e alta burguesia dos paises das Américas.

A Venezuela esteve a pouco de perder seu grande sonho de independência com o golpe contra Hugo Chávez, mas o povo respondeu com energia e valentia; Honduras não se salvou dessa arremetida imperial e além da vil destituição do presidente constitucional Manuel Zelaya, foi também cenário de sangue inocente e ainda de repressão.

Vejam o texto completo em CUBAINFORMACIÓN

Corpos e almas

Os métodos e ideias do management começaram a ser concebidos há um século. Desde o início, o management tomou status de ideologia, baseada em uma fé inabalável no mercado, nos procedimentos racionais de gestão e no gênio empreendedor dos indivíduos. Nos anos 1990 e 2000, o management ganhou o mundo e transbordou das empresas para o governo, dos domínios corporativos para as esferas da educação e da cultura, das escolas de administração para as ruas, da iniciativa privada para a vida privada.

Hoje, respiramos – e transpiramos – as ideias do management. Semiconscientes, vamos impregnando nossas experiências, estilos de vida e decisões pessoais com conceitos vindos do mundo dos negócios. Nós calculamos o investimento em nossos filhos, avaliamos o custo-benefício de nossas amizades, gerenciamos nossas atividades de lazer e fomentamos nossas redes sociais, procurando delas extrair o máximo proveito.

Após duas décadas de intoxicação, os anos 2010 parecem configurar-se como o momento da ressaca: uma ressaca ética, cultural e social. Os incomodados pensam em mudar, mas não encontraram ainda voos para a sua Pasárgada. Dois bons filmes recentes (indicações do excelente blog de cinema Laranja Psicodélica) retratam o espírito da época e os efeitos da colonização da vida privada pelas ideias do management.


O texto continua no sítio da revista CartaCapital.

A censura no jornal ABCD Maior

O pedido de apreensão envolve uma história típica de um outro período da história política brasileira, de acordo com o editor Walter Venturini. Segundo ele, na noite de segunda-feira o delegado Victor Lutti telefonou para saber se existia uma matéria a respeito de uma auditoria feita pelo Denasus (Departamento Nacional de Auditoria/SUS), que concluiu em julho que um contrato feito entre a prefeitura e a empresa Home Care Medical tinha indícios de fraude. "Estranhei pois havíamos tentado escutar Dib, que tem asssesoria de imprensa, e não tínhamos conseguido", conta Venturini. O delegado teria se oferecido para ajudar, na condição de "cidadão", e foi à redação junto com a advogada Elizabeth Sibinelli Spolidoro - que assina o pedido de apreensão - e mais um assessor de Dib.


A notícia completa no blog do Luís Nassif.

Caso Netinho não pode ficar sem resposta

O caso Netinho não pode passar em branco. Durante anos se falou em ameaça do uso do poder do Estado contra adversários políticos. Essa ameaça se concretizou na invasão da casa de uma pessoa pela polícia, sem embasamento legal.

Netinho foi alvo de uma investida em que pessoas, se valendo de seus cargos públicos, promoveram um atentado inaceitável às liberdades democráticas.


Continue lendo no blog do Luís Nassif.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Jefferson anuncia voto em Plínio e libera petebistas a escolherem candidato à Presidência

A dois dias da eleição, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, liberou o partido para votar em qualquer candidato na disputa presidencial e anunciou seu voto no candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio. Oficialmente, o PTB compõe a aliança com o candidato do PSDB, José Serra.

"Como presidente do PTB, libero meus companheiros a escolherem seu candidato a presidente do Brasil", disse Jefferson no twitter. E completou: "Plínio terá meu voto pessoal para presidente do Brasil".

No microblog, Jefferson criticou a desenvoltura de Serra no último debate presidencial, realizado ontem na TV Globo. "Serra foi o mesmo de sempre. Sem graça, sem emoção, sem colorido. Sem compromisso com o coletivo de partidos a seu lado. Eu, eu, eu...", afirmou.


Continue lendo na Folha.com .

Protesto contra construção de estação tem dezenas de feridos na Alemanha

Dezenas de pessoas ficaram feridas em protestos na noite desta quinta-feira na cidade alemã de Stuttgart contra a construção de uma estação ferroviária central, situação que acontece praticamente diariamente desde o começo das obras, em julho.

A Cruz Vermelha alemã informou que 114 manifestantes ficaram feridos, dos quais 16 foram hospitalizados. Os demais foram atendidos por funcionários dos serviços de saúde do entorno das obras.

A Polícia comunicou que seis agentes ficaram feridos nos enfrentamentos. Foram detidas 26 pessoas, com idades entre 15 e 68 anos.


Outra notícia da EFE, disponível no UOL.

Explosões durante atos pela independência nigeriana deixam 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas foram mortas e diversas outras ficaram feridas em consequência de duas explosões registradas nesta sexta-feira nas cercanias da Praça das Águias, em Abuja, onde eram realizados atos oficiais pelos 50 anos da independência da Nigéria.


A notícia, da EFE, continua no UOL.

Tentativa de golpe no Equador enfrenta forte reação popular

As ações protagonizadas hoje pelos policiais não ficaram sem respostas. Logo após a tomada à força do regimento número 1 em Quito, organizações sociais equatorianas, assim como organismos internacionais e autoridades latino-americanas, declararam apoio ao mandatário e demonstraram preocupação com a democracia do país. Sob o lema "defendemos a democracia e apoiamos a gestão do Presidente da República Rafael Correa", milhares de equatorianos e equatorianas foram na manhã de hoje à Praça da Independência apoiar o chefe de Estado.

Karol Assunção - Adital

O texto completo pode ser lido também em PATRIA LATINA

Asteróide de 14 metros passa próximo da Terra

Moscou, 1 de outubro, RIA Novosti. O asteróide 2010 SK13, de 14 metros de diametro, passsou ontem à noite perto da Terra sem impacta-la, segundo informe da NASA publicado em sua página web.

O asteróide 2010 SK13 descoberto no dia 28 de setembro por astronomos do observatório ianque Spacewatch 2, e em 30 de setembro , às 15:58 GMT, passou a 254.300 quilometros da Terra a 18 km por segundo.

Vejam mais detalhes em RIA NOVOSTI

Reitores de Federais dizem que Brasil está no rumo certo

Reitores de universidades federais brasileiras divulgaram um manifesto intitulado "Educação - O Brasil no Rumo Certo", defendendo o governo Lula como "aquele que mais se investiu em educação pública". "Foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais; institui-se a Universidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 campi universitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e a ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas e Institutos Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens", diz o documento.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Resgatado, Correa chega em segurança ao palácio presidencial

O presidente do Equador, Rafael Correa, chegou em segurança ao Palácio de Carondelet, a sede do poder executivo do país, após ser resgatado por forças militares do hospital no norte de Quito onde estava cercado por policiais rebelados.

O líder político era esperado por alguns ministros e centenas pessoas, que balançavam bandeiras do Equador. Correa escapou do hospital em meio a um tiroteio entre os policiais rebeldes e militares leais ao governo, que entraram no hospital para buscá-lo.


Continue lendo no Terra.

Cubanos ficam para trás na revolução da informação, diz pesquisa

Os cubanos continuam extraordinariamente isolados da tecnologia da informação, com apenas 2,9 por cento deles reportando uso regular de Internet e 5,8 por cento uso regular de e-mail, de acordo com pesquisa governamental divulgada na quinta-feira.

Apenas 2,6 por cento dos entrevistados afirmaram usar celulares regularmente, de acordo com pesquisa do Serviço Nacional de Estatística (Onecu), postada em seu site.

O serviço de estatísticas conduziu entrevistas em 38 mil domicílios e constatou que quase todos os usuários acessam a Internet no trabalho ou na escola, porque poucos deles contam com acesso domiciliar.

O acesso à Internet no país comunista é severamente restrito e os usuários precisam obter autorização do governo.


A notícia, da Reuters, continua no UOL Tecnologia.

Brasil é 1º país da América do Sul a receber Google Street View

O Google lançou oficialmente nesta quinta-feira (30) no Brasil o Google Street View, serviço que disponibiliza imagens panorâmicas de ruas de cidades brasileiras. Desde 2009, a empresa vem tirando fotos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – esta última localidade também inclui as cidades históricas Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e Ouro Preto. Cidades vizinhas a essas capitais como Niterói (RJ), Campinas (SP) e Curvelo (MG) também foram cobertas pelo serviço.


Continua no UOL Tecnologia.

Nota da CGU sobre Erenice Guerra

A Controladoria-Geral da União (CGU) já concluiu quatro das nove auditorias que vem realizando em contratos, licitações, autorizações, pagamentos e outros atos administrativos que, segundo denúncias feitas nas últimas semanas por veículos de comunicação, seriam irregulares.

Notas Técnicas sobre as apurações já concluídas foram encaminhadas hoje pelo Ministro-Chefe da CGU, Jorge Hage, ao Presidente Lula, que havia determinado à CGU a apuração de todas as denúncias. Os demais casos continuam em apuração.

Confira a íntegra das notas técnicas sobre as apurações já concluídas.


Confira no blog do Luís Nassif.

Vicepresidente: Correa pide a militares no tomar hospital donde se refugia

El presidente ecuatoriano, Rafael Correa, ordenó a los militares no tomar el hospital donde se encuentra retenido, luego que policías que se sublevaron este jueves se encuentran en los alrededores, informó el Vicepresidente de Ecuador, Lenín Moreno.

En una entrevista con Daniel Viotto de CNN en Español, el vicepresidente dijo que habló con el mandatario Correa quien le manifestó no tenerle miedo a la muerte.

Moreno recordó que las fuerzas armadas ecuatorianas han respaldado la gestión del presidente.

Además, indicó que debido a las protestas de la policía se han registrado algunos hechos de violencia esporádicos, sin embargo, dijo que el ejército se encarga de la seguridad pública luego de que el gobierno anunciara el estado de excepción.


Continua na CNN - México.

Levante no Equador

Na manhã de 30 de setembro, a polícia e parte das forças armadas se levantaram contra o governo de Rafael Correa no Equador, tendo como pretexto o protesto contra a aprovação de uma lei que suprime certos bônus e reajustes automáticos por tempo de serviço dessas corporações, como medida de corte de gastos públicos.

Nos dias anteriores, o presidente cogitava usar recurso previsto na Constituição que lhe faculta dissolver o Congresso e convocar eleições antecipadas para o Executivo e Legislativo – governando por decreto até que estas se realizem – devido à recusa de parte de seus partidários de apoiar projetos de cortes de gastos com funcionalismo.

Cerca de 800 policiais (há 41 mil no país) tomaram quartéis e delegacias de Quito e bloquearam o acesso à cidade, 150 aviadores fecharam o aeroporto e a base aérea. O presidente foi ao Regimento Quito, o maior destacamento policial da cidade, tentar dialogar. Disse aos rebelados que foi quem mais fez por seus soldos e lembrou-os quanto ganhavam antes de seu governo, mas os policiais o chamaram de “mentiroso” e o agrediram com coquetéis molotov e uma bomba de gás lacrimogêneo, que explodiu perto de seu rosto.

“Senhores, se querem matar o presidente, aqui está. Matem-me se tem vontade, matem-me se têm valor, em vez de estar na multidão, covardemente escondidos”, disse Correa, exaltado e ferido no rosto e numa perna.


Continua no sítio da CartaCapital.

Lula bate novo recorde

A aprovação ao governo do presidente Lula subiu para 79,4% e atingiu novo recorde na série histórica da pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta quarta (29). Essa foi a taxa somada de avaliação positiva verificada pelo levantamento entre os dias 26 e 28 deste mês. Na pesquisa anterior, feita entre 10 e 12 de setembro, a aprovação ao governo era de 78,4%.

Affonso Ritter

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Site Pirate Bay apresenta defesa no segundo dia do julgamento de recurso

O julgamento de recurso do site Pirate Bay entrou nesta quarta-feira (29) em seu segundo dia, contando com apresentação da defesa.

Os donos do site, Fredrik Neij, Svartholm Warg, Peter Sunde, além de Carl Lundstrom, que dá apoio financeiro, foram condenados em 2008, em primeira instância, por facilitar o acesso a arquivos que infringem o direito autoral, tais como filmes, músicas, programas e jogos.


A notícia continua na Folha.com .

Greve geral tem adesão de 70% na Espanha, dizem sindicatos

Sindicatos da Espanha anunciaram que 70% dos trabalhadores do país aderiram nesta quarta-feira a uma greve geral que está afetando fábricas e serviços públicos.

O protesto é a resposta dos sindicatos ao pacote de reformas trabalhistas, aprovado pelo governo socialista do primeiro-ministro, José Luis Rodriguez Zapatero, no passado mês de junho.

(...)

O pacote de Zapatero, anunciado para combater a crise econômica, prevê, entre outros pontos, a redução dos direitos dos trabalhadores em novos contratos, mudanças para permitir aos empregadores realizar demissões mais facilmente e a reforma da previdência, alterando a idade mínima de aposentadoria dos atuais 65 anos para 67 anos.

Confira a notícia completa, da BBC Brasil, reproduzida no UOL.

O caixa dois de Kátia Abreu para senadores e deputados do DEM. Dona Cureau vai investigar com os rigores da lei?

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) enviou cartas a produtores rurais pedindo doações para "senadores e deputados comprometidos com o setor". Em anexo, a carta traz um boleto bancário de R$ 200 a serem pagos para o Diretório Regional do Democratas no Tocantins.

(O fac-símile do boleto no sítio original)

Os documentos enviados a donos de propriedades agrícolas também fora do Tocantins fazem parte de uma campanha chamada "Agricultura Forte", liderada pela senadora. Kátia não é candidata em 2010, mas usa sua já conhecida popularidade entre os agricultores. O texto garante que a verba irá para candidatos da bancada ruralista, mas não aponta quais. A conta informada, porém, é a do Partido Democratas. A lei eleitoral obriga a abertura de uma conta bancária específica para doações a candidatos e proíbe que sejam feitas em contas preexistentes, como é o caso.

Continue lendo no blog Os Amigos do Presidente Lula.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Folha enxerta Lula na crítica de Marina a Serra

A alegação da Folha de S.Paulo em seu hipócrita editorial de ontem de que “procura manter uma orientação de independência, pluralismo e apartidarismo editoriais” é escandalosamente desmentida hoje pelo próprio jornal com o título que criou para as críticas que Marina fez ao relacionamento- se é que se pode chamar assim - de Serra com a imprensa.

Enquanto O Globo escreveu “Em Guarulhos, Marina diz que Serra intimida jornalistas”, e o IG usou “Marina critica Serra por ‘intimidar a imprensa’”, a Folha encontrou um jeito de incluir Lula na história e titulou assim a sua matéria: “Marina acusa Lula e Serra de tentarem intimidar imprensa”.

Para justificar seu título forçado, a Folha disse que a crítica a Lula foi velada e que a crítica a Serra foi direta. Mas o “imparcial” jornal paulista ignorou um dado fundamental que constava de sua própria matéria e deveria ter sido determinante na orientação do título. Depois de criticar intimidações à imprensa de uma forma geral, Marina foi perguntada a quem se referia, e respondeu que era a Serra.


Confira no blog do Luís Nassif.

Israel apreende iate de ativistas judeus que tentava ir à Gaza

A Marinha israelense abordou nesta terça-feira um iate no mar Mediterrâneo para impedir que um pequeno grupo de ativistas judeus chegasse à Faixa de Gaza para protestar contra o bloqueio de Israel ao enclave palestino.

Um comunicado militar informou que a embarcação Irene, de bandeira britânica, foi apreendida sem incidentes perto do litoral de Gaza, dentro da área de 20 milhas náuticas que Israel define como águas territoriais de Gaza. O iate foi levado para o porto israelense de Ashdod.


Continue lendo a notícia, da Reuters, no UOL.

Na estratégia bélica de Israel, ciberataques têm posição central

Por Dan Williams

JERUSALÉM, 28 de setembro (Reuters) - A guerra computadorizada silenciosamente se tornou um dos pilares centrais do planejamento estratégico israelense, com uma nova unidade de inteligência militar estabelecida para incorporar táticas sofisticadas de invasão de sistemas de computação, disseram fontes dos serviços de segurança israelenses na terça-feira.

A busca de opções por Israel quanto à sabotagem dos sistemas centrais de computação de adversários como o Irã, e de mecanismos de proteção aos seus sistemas sensíveis, foi revelada no ano passado pelo major-general Amos Yadlin, chefe do serviço de inteligência militar.

Leia MAIS.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Motorola e ShotSpotter querem eliminar balas perdidas em Canoas

Se você pensa que a Motorola só vive de Android, há coisas mais humanas por trás da empresa também: em parceria com a ASI Brasil, representante da ShotSpotter no Brasil, a companhia criou um sistema de transmissão de informação via rádio de ponto-a-multiponto, para rastrear de onde saíram os disparos de uma arma de fogo. Entenda melhor.


Entenda melhor lendo no Gizmodo Brasil.

Partido de Chávez ganha eleições, mas não faz maioria absoluta na Assembleia Nacional

De acordo com o CNE (Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela), o governista PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) conquistou 95 cadeiras na Assembleia Nacional, os partidos coligados na MUD (Mesa da Unidade Democrática), 61 e os do PPT (Pátria Para Todos), dois. O nível de participação foi de 66,45%. Dessa forma, o governo perde a maioria absoluta que mantinha desde 2005 na Assembleia, ou dois terços das cadeiras, de um total de 165.

A notícia continua no Opera Mundi.

Confira também no Opera Mundi: Vitória sem maioria qualificada cria desafios para Chávez.

França começa a "caçar" internautas que realizam downloads ilegais

A lei anti-downloads francesa começa a entrar em funcionamento, com o governo daquele país iniciando a “caça” aos internautas que realizam downloads ilegais. Segundo o jornal espanhol El País, os provedores (ISP’s) locais já receberam a primeira lista de endereços IPs e agora eles têm a missão de identificar os titulares, suspeitos de baixar músicas e filmes ilegalmente.


Confira o texto completo no IDGNow!

Lapso na Televisão - A ex-ministra francesa Rachida Dati confunde "inflação" com "felação"

A ex-ministra da Justiça francesa Rachida Dati aceitou com humor a confusão que teve em um programa ao vivo, quando no lugar de dizer "inflação" disse "felação".

"Se isso faz as pessoas rirem...", consolou-se na rádio RTL a hoje eurodeputada do partido de Sarkozy quando a perguntaram a respeito do lapso que teve na véspera na cadeia de televisão Canal +. O erro da ex-ministra sarkozista teve uma grande repercussão na internet.

"Quando vejo que alguns (fundos de investimentos estrangeiros) pedem taxas de rentabilidade de 20% ou 25% com uma felação quase nula...", disse Dati em um programa dominical.

Vejam mais detalhes em elPeriódico.com

APÓS SER DESTITUÍDA, CÓRDOBA AGRADECE APOIO DE COLOMBIANOS E DE ESTRANGEIROS

BOGOTÁ, 27 SET (ANSA) - A senadora colombiana Piedad Córdoba, destituída e inabilitada de seu posto pela Procuradoria Geral do país, agradeceu hoje as expressões "de carinho de colombianos e estrangeiros".

"Seguimos em frente, lhes contarei como será o processo", escreveu Córdoba em um post na rede social Twitter.

Em sua página oficial, a senadora pede uma saída pacífica ao conflito armado interno de seu país e se opõe à "solução militar", também foi uma mensagem de agradecimento.



Vejam mais detalhes em ANSALATINA.IT

Ministério Público aciona Serra por crimes de difamação e calúnia

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, através da promotora eleitoral Margarida Teixeira de Moraes, ofereceu denúncia contra o candidato do PSDB, José Serra, acolhendo representação criminal do Partido dos Trabalhadores por difamação contra o partido e por calúnia contra o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

No dia 22 de julho deste ano, na capital gaúcha, durante entrevista ao jornal Zero Hora, ao responder sobre as declarações do seu vice, Índio Costa, acerca da afirmação de que o PT teria ligações com o narcotráfico, Serra respondeu que é "uma coisa antiga, que está mais do que evidenciado, que o PT tem ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que, por sua vez, são uma força do narcotráfico".

Nesta mesma entrevista, Serra imputou falsamente ao PT e a Pimentel o crime de violação de sigilos na Receita Federal.A promotoria eleitoral acolheu a representação do PT e ofereceu denúncia pelos crimes de difamação e de calúnia ao Juiz Eleitoral da 111ª Zona de Porto Alegre contra o candidato do PSDB. Clique aqui para ver o texto da denúncia do MP


Vejam no PORTAL VERMELHO

Carta ao Povo: Juristas lançam manifesto defendendo governo Lula

Um grupo de renomados juristas divulgou nesta segunda-feira (27) manifesto intitulado "Carta ao Povo Brasileiro", onde reafirmam o compromisso do governo Lula com a preservação e a consolidação da democracia no pais. Os juristas rebatem a tese do "autoritarismo e de ameaça à democracia" que setores da grande imprensa e a oposição vêm tentando imputar ao presidente Lula e ao seu governo, após o presidente ter feito críticas ao comportamento da mídia em relação à candidatura de Dilma Rousseff.

A iniciativa é uma resposta ao manifesto lançado por um outro grupo de juristas de direita, ligados ao PSDB e ao DEM, que lançaram texto a pedido dos empresários da mídia atacando o presidente Lula. (leia mais aqui)

"Nos últimos anos, com vigor, a liberdade de manifestação de idéias fluiu no País. Não houve um ato sequer do governo que limitasse a expressão do pensamento em sua plenitude. Não se pode cunhar de autoritário um governo por fazer criticas a setores da imprensa ou a seus adversários, já que a própria crítica é direito de qualquer cidadão, inclusive do Presidente da República", diz um trecho do documento, assinado por dezenas de personalidades do mundo jurídico, incluindo vários presidentes estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Vejam mais detalhes (inclusive a carta) no PORTAL VERMELHO

Cientista desmente números oficiais sobre vazamento no Golfo do México


Agência AFP

WASHINGTON, 27 Set 2010 (AFP) -Um pesquisador especialista em meio ambiente desmentiu nesta segunda-feira as estimativas do governo americano sobre o vazamento em um poço da BP no Golfo do México, ressaltando que mais da metade do petróleo derramado permanecia nas águas.

Grande parte do petróleo derramado evaporou, foi incendiado ou recuperado na superfície, mas o restante, "mais de 50% do material derramado é duradouro, resistente a qualquer dissolução", afirma o oceanógrafo Ian MacDonald em um painel presidencial sobre o vazamento.

Vejam mais detalhes em JORNAL DO BRASIL

Qual a origem desse ódio?

Como o Estadão enxerga um mau exemplo num sujeito reeleito e com 80% de aprovação popular, que mal consegue andar, onde quer que vá? Por que tanta raiva? Qual a origem desse ódio? Por que o Estadão não alertou o Brasil, em 2002, que o projeto de governo tucano objetivava perpetuar-se no poder a fim de assegurar “o bem-estar da tucanagem”? Um editorial que poderia ter entrado para a história recente da democracia brasileira como exemplo de amadurecimento da liberdade de expressão, respeito ao processo eleitoral e à cidadania, acabou revelando todo o ódio de classe que a elite paulista nutre pelo projeto político petista para o Brasil.

Todo partido político tem direito a um projeto de governo. O PSDB de José Serra e Fernando Henrique Cardoso planejava, em 20 anos, fazer com que o Brasil esquecesse a era Vargas. Escolheu, para viabilizá-lo, a despeito do substantivo composto “social-democracia” em sua sigla, mero embuste semântico, o pensamento neoliberal.


Vejam o texto completo no
Blog de Marcelo da Silva Duarte - La Vieja Bruja

O fim da Internet?

Uma gigantesca tempestade solar começou, parte da próxima fase de erupções cromosféricas no Sol. Os cientistas temem que o resultado poderia ser uma repetição da tempestade de radiação maciça que queimou cabos de telégrafo subterrâneos no século XIX. Poderia isso significar o fim da Internet no futuro próximo?

Por enquanto, a atividade é reduzida a crescentes erupções cromosféricas, que começaram a aumentar, a primeira etapa de uma nova onda de tempestades solares, que funcionam em ciclos de onze anos, o último pico sendo registrado no ano de 2000.

Não é boato, mas um fato, que a radiação solar pode afetar as comunicações em onda curta, interrompendo as transmissões via satélite e perturbando celular, GPS, TV e rádio, mesmo fluxo de electricidade ao longo de linhas de energia. O surto de 2003 foi enorme. Foi a maior registrada desde outubro de 1989, causado por uma explosão no campo magnético que se reúne acima de uma mancha solar.



Vejam mais detalhes em PRAVDA.RU

Alterações Climáticas: O estranho caso das vacas e dos oréganos

Para o resgate, para salvar o planeta. Não é um sofisticado plano de acção elaborado por cientistas de topo, nenhum físico, nem agências das Nações Unidas a carregarem a ionosfera com partículas para bloquear o sol, nem se trata de uma cúpula sobre mudança climática. Apenas, puro e simplesmente, orégãos - não na sua pizza, mas no intestino da vaca.

O intestino de vaca?
Sim, porque uma quantidade substancial de Gases de Efeito Estufa é produzida por vacas e outros animais ruminantes na forma de gases digestivos. Para ser exato, 16 por cento dos GEE é produzido por vacas, veados, cabras e ovelhas quando o gás metano é emitido pelo seu sistema digestivo. O modo como funciona é assim: as bactérias do rúmen, um dos estômagos funcionando no processo digestivo desses animais, fomentam a fermentação da vegetação que comem para libertar seus nutrientes. Um dos sub-produtos é o gás metano.



Vejam mais detalhes em PRAVDA.RU

SERRA, NAFTALINA E GUERRA FRIA

Venezuela vai às urnas em clima de absoluta democracia. Observadores internacionais atestam a lisura do pleito. População comparece em massa aos locais de votação. Não há confrontos, não há incidentes políticos sérios. Chávez obtem maioria simples no Congresso; a oposição cresce; haverá mais negociação para se aprovar mudanças estratégicas na economia e na sociedade. É isso a 'ditadura chavista'? Um dia de voto e liberdade desmente centenas de páginas da mídia demotucana; capas e mais capas de VEJA derretem como picolé ao sol do Caribe. Sobretudo, porém, o pleito de ontem revela a esférica lente do anacronismo político com a qual Serra olha E interpreta a América Latina, a ponto de ter feito campanha contra o ingresso da Venezuela no Mercosul por discordar da liderança de Chávez. A oposição venezuelana, uma das mais extremadas da região, mostrou-se menos obtusa que o candidato do conservadorismo brasileiro; foi às urnas e renasceu como interlocutor político. Entre outras razões, é por isso que Serra sai da eleição menor do que entrou. Na questão externa, sai como um porta-voz dos editoriais do Estadão, encharcado de naftalina e guerra fria.


(Carta Maior, 27-09)

Noam Chomsky considera que EE.UU. já não podem mais controlar a América Latina

Escritor e filósofo ianque, Noam Chomsky, considerou que seu país já não pode controlar a América Latina do modo que sempre fez há décadas, porque a região pela primeira vez aproxima-se de sua total independência graças à integração que impulsiona atualmente.

(...)

Para o escritor o país já não tem o poder sobre outras nações que gozava há décadas atrás e aponta regiões como o Meio Oriente, China e parte do hemisfério ocidental como as mais importantes atualmente.


Vejam mais detalhes em TERC3RA INFORMACIÓN

Jornal inglês diz que Dilma é "uma líder extraordinária"















O jornal The Independent destacou neste domingo que o Brasil se prepara para eleger no próximo final de semana a "mulher mais poderosa do mundo" e "uma líder extraordinária". As pesquisas mostram que ela construiu uma posição inexpugnável – de mais de 50%, comparado com menos de 30% - sobre o seu rival mais próximo, homem enfadonho de centro, chamado José Serra. Jornal também afirma que candidata tem sofrido ataques em uma campanha impiedosa de degradação patrocinada pela mídia brasileira.

A mulher mais poderosa do mundo começará a andar com as próprias pernas no próximo fim de semana. Forte e vigorosa aos 63 anos, essa ex-líder da resistência a uma ditadura militar (que a torturou) se prepara para conquistar o seu lugar como Presidente do Brasil.

Como chefe de estado, a Presidente Dilma Rousseff irá se tornar mais poderosa que a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel e que a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton: seu país enorme de 200 milhões de pessoas está comemorando seu novo tesouro petrolífero. A taxa de crescimento do Brasil, rivalizando com a China, é algo que a Europa e Washington podem apenas invejar.


Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

domingo, 26 de setembro de 2010

Brasil:Quem tem medo da democracia?

















Toda a velha imprensa, que segue ai – FSP, Globo, Estadão, Veja – pregou e apoiou o golpe militar, compactuou com a destruição da democracia no Brasil e enriqueceu com isso.
O momento mais trágico da história brasileira – o do golpe de 1964 e da instauração do pior regime político que o Brasil já teve, a ditadura militar – foi o momento da verdade da democracia. O momento revelou quem estava a favor e quem estava contra a democracia. E quem pregava e apoiava a ditadura. Foi um divisor definitivo de águas. O resto são palavras que o vento leva. A posição diante da ditadura e da democracia, na hora em que não havia outra alternativa, em que a democracia estava em risco grave – como se viu depois - foi decisiva para definir que é democrata e quem é ditatorial no Brasil.

Toda a velha imprensa, que segue ai – FSP, Globo, Estadão, Veja – pregou e apoiou o golpe militar, compactuou com a destruição da democracia no Brasil e enriqueceu com isso. Compactuou inclusive com a destruição da Última Hora, o único jornal que sempre resistiu à ditadura. O mesmo aconteceu com a maior parte da elite política da época - uma parte da qual ainda anda por aí, quase todos dando continuidade ao mesmo papel de inimigos da democracia, mesmo se disfarçados de democratas.


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Brasil pediu o retorno com garantias de Zelaya a Honduras

O chanceler brasileiro, Celso Amorim, pediu ao plenário da ONU em Nova York que Manuel Zelaya regresse a Honduras "sem ameaças a sua liberdade". O diplomata reitorou a condenação brasileira ao bloqueio que USA impõe sobre Cuba.

O Brasil "condena os movimentos antidemocráticos, como foi o golpe de Estado em Honduras", assinalou o ministro brasileiro de Relações Exteriores durante a abertura dos debates da Assembléia Geral das Nações Unidas.

Mesmo assim , considerou que "o regresso do ex-presidente Zelaya sem ameaças a sua liberdade é indispensável para a normalização total das relações de Honduras com o resto da região".

Vejam mais detalhes em URGENTE24

Uma força estranha no espaço está obstruindo a viagem de uma nave da NASA

Uma força inexplicável está fazendo com que a sonda Pioneer 10 não possa abandonar o sistema solar, a que é atraída a 25 cm por dia. Originalmente, a sonda se distanciava da terra a um milhão de quilometros por dia.

Cientistas tem ficado perplexos por um misterioso fenômeno que tem impedido que a nave se mova ainda mais longe no espaço exterior.

Descrevendo-a como uma força que desafia todas as leis da natureza, os cientistas afirmam que as leis da gravidade deverão ser mudadas eventualmente.


Vejam mais detalhes em URGENTE24

"Se a Espanha não quer saber nada de mim, eu tampouco quero saber nada dela"

Com um pouco de sorte no próximo mês estarei em Au-Pair no Reino Unido cuidando de crianças em uma família que me oferece cama e comida em troca de 60 euros por semana.

Quando era pequena meus pais sempre me diziam: "Nós não pudemos estudar porque não tinhamos dinheiro. Filha, estude para que o dia de amanhã não estejas tão aborrecida como nós". A menina deu importância e hoje, 24 anos depois, já mulher tem uma licenciatura em Comunicação Audiovisual, um mestrado em Jornalismo, títulos de F.P.O., vários cursos e seminários, muitos (demasiadas) estágios em importantes empresas da Espanha, um curriculum e académico brilhante e está desempregada.

Sem dúvida, hoje sinto que o resultado de tudo o que fiz na minha vida não deu seus frutos. Não em encaixo na realidade e ainda por cima o peso da culpa recai sôbre minhas costas. Que fiz de mal? É uma pergunta que não deixo de fazer a mim mesma, sobretudo quando vou buscar trabalho a cada manhã.


Vejam mais detalhes em ELPAIS.COM

Eleições na Venezuela

Ministro Giordani fue víctima de agresión por parte del candidato opositor Richard Blanco
Por: Radio Nacional de Venezuela
Fecha de publicación: 26/09/10

Caracas, septiembre 26 - El ministro del Poder Popular de Planificación y Finanzas, Jorge Giordani, denunció que durante el ejercicio de su derecho al voto en la Escuela básica Nacional José Gonzalo Méndez, de Santa Mónica, fue víctima de una agresión por parte del candidato opositor Richard Blanco.

El ministro Giordani informó que el candidato contrarrevolucionario acudió al centro de votación para realizar proselitismo político, ya que no está inscrito en dicho centro electoral.

A este respecto Giordani indicó que "esta es una clara manifestación del fascismo que muestra la intención de volver desde el pasado, sin respeto por la decisión del otro".

"No vamos a permitir esas agresiones, así que hago la denuncia formal ante los medios y lo pasaré por escrito ante el CNE", agregó el ministro.

La denuncia la hizo el ministro a través de los micrófonos de la Radio Nacional de Venezuela.



Vejam em APORREA.ORG

Por que os DRM violam as 3 leis da robótica?

la TV con DRM os controla

O célebre autor de ficção científica Isaac Asimov teve a previsão de propor as três leis da robótica há mais de meio século. O homo sapiens do século 21, como espécie, é suficientemente sábio para escutar seu aviso e evitar a auto-destruição em mãos de robot sapiens desobedientes cujos ancestrais já estamos construindo atualmente?

[Nota: Este artigo é a tradução de René Mérou do artigo que publicou OFSET (uma interessante associação para impor o software libre na educação) com o título DRM and Other Forces Overriding the Three Laws of Robotics [EN] publicado por HUNG Chao-Kuei. Aqui em francês]

Globalmente, os direitos dos consumidores e inclusive os os direitos humanos estão sendo erodidos porque alguns vendedores descobriram que a propriedade intelectual e o copyright servem para vender-nos várias vezes a mesma coisa e infectam seus produtos eletrônicos com mecanismos de DRM (Digital Restrictions Management) e como a DMCA -- a lei que pretende proteger os DRM -- é negociada secretamente por uns poucos setores de uns poucos paises fortes para ser imposta ao resto do planeta mediante tratados (ACTA 1, 2) à margen dos parlamentos. Estas poderosas forças estão substituindo as três leis da robótica (se existiram alguma vez) por outra coisa de princípios insensatos.

Vejam mais detalhes em HISPALINUX

São Paulo: um projeto neoliberal em risco

Pedro Ayres

A campanha política brasileira entrou em sua reta final. Todos os partidos e candidatos se apresentam com propostas e projetos. Estado por Estado, região por região, o quadro político parece estar em processo de definição. Embora a grande mídia tudo faça para favorecer o candidato do PSDB, as mais sérias indicações precisam a provável vitória de Dilma Rousseff, da aliança popular progressista -PT, PDT, PSB, PCdoB. É um cenário completamente em desacordo com os desejos da elite empresarial e oligárquica brasileira, como se pode ver pela simples leitura dos grandes jornais e revistas, que, seguindo o roteiro traçado desde Washington, porfiam por um outro resultado.

Um quadro que tem até determinado o aparecimento de grupelhos fascistóides em São Paulo, ora usando a sigla MMDC, ora através de um grupo de universitários ("São Paulo para os paulistas"). Numa evidente comprovação de que a quebra do processo democrático faz parte de seus objetivos, caso as urnas lhes sejam desfavoráveis. Para esses grupos, nacionais e estrangeiros, pouco importa se os seus planos redundarem na ruptura democrática do país. O que importa, a exemplo de Honduras e de todos os golpes de Estado propiciados pelo establishment estadounidense, é que haja a preservação e até o aumento de seus interesses na região ou no país.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Militar terrorista venezuelano lança mensagens subversivas do território dos EEUU

Jean-Guy Allard
O ex-tenente da Guarda Nacional venezuelana José Antonio Colina, fugitivo da justiça de seu país por ser responsável por ataques terroristas, acaba de lançar manifestações subversivas do território norte-americano com a cumplicidade de um diário de Miami vinculado à máfia terrorista cubano-americana.

A publicação de declarações do militar terrorista em Miami surge apenas 24 horas após a importante denúncia do diário cubano Gramna, de onde o terrorista Francisco Chávez Abarca confessa planos da máfia de Miami para semear o terror durante o processo eleitoral venezuelano, assassinar o Presidente Hugo Chávez e afundar barcos de petróleo venezuelanos.

Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG

Foi lançada uma API que permite localizar todos os celulares dos Estados Unidos

Navegante

A barreira entre a localização e a segurança começa a romper-se. Desde este momento, qualquer desenvolvedor pode descarregar de forma totalmente gratuita a plataforma Universal Location Service que agrega a localização de todos os telefones das grandes operadoras do país e, depois, centraliza a gestão privada para os usuários finais.


Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG

Esmeralda gigante encontrada na Bahia é disputada em processo de US$ 372 mi nos EUA

Uma esmeralda gigante descoberta na Bahia é o objeto de uma disputa judicial em Los Angeles, Estados Unidos, onde um juiz está analisando o caso para decidir a quem pertence a gema.

A pedra de 360 kg, um dos maiores minérios preciosos já escavados do mundo, é avaliada em US$ 372 milhões.

Leia na BBC.

32 libros de descarga gratuita sobre Linux & Soft. libre

Eärendil
Usemos Linux


En LinuxLinks han publicado esta semana dos artículos recopilatorios: 20 of the Best Free Linux Books y 12 More of the Best Free Linux Books. Allí se listan libros especializados, como "Ubuntu Pocket Guide and Reference", "Getting Started with OpenOffice.org 3.x" o "Grokking the GIMP", pero también hay libros que tratan sobre la importancia cultural e histórica del Software Libre. No faltan libros para "principiantes", como "The Linux Starter Pack" o "Bash Guide for Beginners", y para usuarios más avanzados, como "Advanced Linux Programming", "Linux 101 & 102 Modular Training Notes" o "Linux Network Administrator's Guide - 2nd Edition".


http://usemoslinux.blogspot.com/2010/09/32-libros-sobre-linux-soft-libre-de.html


Visto em REBELIÓN.ORG

Corrupção na Imprensa: Grupo Estadão teve contrato prorrogado sem licitação no governo tucano


Em primeira mão no blog Os Amigos do Presidente Lula em 26/09/2010

Quando a TELESP (Companhia telefônica de São Paulo) ainda era estatal, o Grupo Estadão explorava o filão de listas telefônicas, através de uma empresa do grupo: a OESP Gráfica. Era fornecedora da TELESP, em contrato que deveria haver licitação.

Mas em 1995, em pleno Governo Covas (PSDB), com Geraldo Alckmin (PSDB) de vice, e com Sérgio Motta (PSDB) no Ministério das comunicações, o Grupo Estadão conseguiu prorrogar o contrato de edição de lista telefonica SEM LICITAÇÃO.


Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA